Vous êtes sur la page 1sur 5

Trabalho de Ncleo Livre

Disciplina: Mdia e Imaginrio Alunos: Andr Campos Rodovalho; Fabricio Eustquio de Oliveira

O Mito
Mito da Caverna O mito da caverna, tambm conhecido como alegoria da caverna, prisioneiros da caverna ou parbola da caverna, foi escrito pelo filsofo grego Plato e encontra-se presente na obra intitulada A Repblica (livro VII). Esse mito relata a exemplificao de como podemos nos libertar da condio de escurido que nos aprisiona atravs da luz da verdade. Imaginemos um muro bem alto separando o mundo exterior e uma caverna. Nessa caverna existe uma fresta por onde passa um feixe de luz exterior. No interior da caverna permanecem seres humanos, que nasceram e cresceram ali. Os seres humanos ficam de costas para a entrada, acorrentados, imobilizados, forados a olhar somente a parede do fundo da caverna, onde so projetadas sombras de outros homens que, alm do muro, mantm acesa uma fogueira. Pelas paredes da caverna tambm ecoam os sons que vm de fora, de modo que os prisioneiros associam esses sons com as sombras, como se esses sons fossem as falas dessas sombras. Desse modo, para esses prisioneiros, essas sombras so a realidade. Suponha que em um certo momento um dos prisioneiros consiga se libertar das correntes e, aos poucos, avance na direo do muro e o escale, enfrentando com dificuldade os obstculos que encontre e saia da caverna, descobrindo que as sombras eram feitas no apenas por homens como eles mas tambm todo o mundo e a natureza. Suponha agora que esse prisioneiro decida voltar caverna para revelar aos seus antigos companheiros a situao extremamente enganosa em que se encontram. Segundo Plato, esse prisioneiro correr srios riscos. Alm de poder ser totalmente ignorado, o prisioneiro tambm poder ser agarrado e morto pelos outros prisioneiros que o julgam como louco e inventor de mentiras. Sob a influncia de Scrates, Plato buscava a essncia das coisas para alm do mundo sensvel. E o personagem da caverna, que caso se liberte, correria o risco de ser morto por expressar seu pensamento e querer mostrar um mundo totalmente diferente, assim como aconteceu com Scrates. Trazendo para a nossa realidade, como se voc acreditasse, desde que nasceu, que o mundo de um determinado modo, e ento vem algum e diz que quase tudo aquilo falso, parcial, e tenta te mostrar novos conceitos, totalmente diferentes e de certa forma absurdos. Foi justamente por razes como essa que

Scrates foi morto pelos cidados de Atenas, inspirando Plato escrever a Alegoria da Caverna pela qual Plato nos convida a imaginar que na existncia humana as coisas se passassem, comparavelmente situao da caverna, ou seja, de forma ilusria, com os homens acorrentados a falsas crenas, preconceitos, ideias enganosas e, por isso tudo, inertes em suas poucas possibilidades. O mito da caverna uma metfora da condio humana perante o mundo, no que diz respeito importncia do conhecimento filosfico e educao como forma de superao da ignorncia, isto , a passagem gradativa do senso comum enquanto viso de mundo e explicao da realidade para o conhecimento filosfico, que racional, sistemtico e organizado, que busca as respostas no no acaso, mas na causalidade. Segundo a metfora de Plato, o processo para a obteno da conscincia, isto , do conhecimento abrange dois domnios: o domnio das coisas sensveis (eikasia e pstis) e o domnio das idias (dinoia e nesis). Para o filsofo, a realidade est no mundo das idias - um mundo real e verdadeiro - e a maioria da humanidade vive na condio da ignorncia, no mundo das coisas sensveis - este mundo -, no grau da apreenso de imagens (eikasia), as quais so mutveis, no so perfeitas como as coisas no mundo das idias e, por isso, no so objetos suficientemente bons para gerar conhecimento perfeito.

O Filme
O filme A Vila (The Village) do diretor Manoj Nelliattu Shyamalan, possui algumas caractersticas semelhantes ao Mito da Caverna ou Alegoria da Caverna, narrado por Plato em seu livro A Repblica. Como dito anteriormente, este mito nos apresenta, metaforicamente, a sada da ignorncia para a conquista do pensamento racional. Para Plato, h dois mundos: o Mundo das Ideias e o Mundo das Sombras, ou Mundo dos Sentidos. Segundo ele, para atingirmos a racionalidade, devemos ignorar nossos sentidos, pois eles nos fazem enxergar o mundo de uma forma errnea. No filme, trata-se da histria de um grupo de pessoas que recriam uma vila tpica de 1897 isolada do restante da civilizao moderna. Estas pessoas, conhecidas como sbias ou ancis, dizem aos mais jovens que existem monstros perigosos que habitam a floresta que limita esta sociedade, a fim de manter o isolamento dessa sociedade para com o resto do mundo. Esses habitantes da vila, enganados pelos mais velhos, representam os homens acorrentados descritos por Plato. Os ancies os aprisionam despertando nos jovens o medo associado aos sentidos humanos, colocando mostras de animais abatidos espalhados na vila, dizendo que os monstros so responsveis por tal atrocidade e demonstrando averso cor vermelha, instigando assim o uso dos sentidos humanos.

No filme, esses monstros so referidos como aqueles dos quais no falamos. Ironicamente, os nicos personagens que conseguem descobrir o segredo da fictcia vila so uma deficiente visual, Ivy Walker, e um habitante com srios problemas mentais, incapaz de distinguir entre o certo e o errado ou de racionar de forma coerente. Temos ento nesse momento, uma mostra de que os sentidos no so necessrios para a conquista da racionalidade. Algo no muito diferente do que propunha Plato h milhares de anos atrs. No filme, a deficiente visual desesperada em salvar seu amado, que foi esfaqueado, tem a coragem de pedir aos ancies para atravessar a floresta e enfrentar os monstros para conseguir buscar remdios que ajudariam seu amado. nesse momento ento que seu pai, que um ancio revela a verdade para ela. Durante o percurso na floresta, a moa sofre um ataque do outro habitante que sabia da verdade. Esse habitante, como dito anteriormente, possui problemas mentais e tenta matar a moa usando a fantasia do monstro. A moa consegue resistir ao ataque e consegue voltar para a vila com os remdios. Alm deste filme, existem vrios outros que exploram esta mesma dinmica de separao de mundos, especialmente nos do gnero fixao cientfica. Podemos observar algo semelhante nos filmes Matrix e 13.o Andar; ambos tratam de realidades virtuais, onde seres humanos se inserem na realidade virtual e ali surgem tais conflitos e a dificuldade de adaptao.

As Notcias
Curiosamente existem comunidades isoladas nos dias atuais, muitas delas so formadas por pessoas que cortaram contatos com o mundo exterior por conta prpria, ou porque nasceram l. A maioria destas sociedades est baseada na religiosidade, e em geral os mais velhos tm poder de deciso e liderana. Das vrias comunidades, destaca-se a comunidade Amish, e a comunidade dos Mrmons. Elas tm ganhado as manchetes dos jornais internacionais principalmente por casos de abuso sexual infantil, existem tambm relatos, inclusive livros publicados de ex-membros destas sociedades isoladas, que contam como era a vida nesta reserva social. O ponto chave da questo, que existe muita dificuldade por parte dos que nasceram nestas comunidades em se re-adaptar ao mundo moderno. Existem vrios casos inclusive de pessoas, que mesmo tendo apoio de outrem do lado de fora, no se desprendem dos costumes internos, e acabam voltando por vontade prpria para o lugar que antes desejavam abandonar. Talvez o que falte a elas seja justamente a tal referncia de vida, como levantado por Plato, atravs do Mito da Caverna. As fontes mais esclarecedoras sobre estes fatos so:

Documentrio: National Geographic, Bastidores - A Comunidade Amish (http:// www.natgeo.tv/br/synopsis/309-75533) Sinopse: Acompanhe um grupo de jovens que tomou a difcil deciso de deixar sua vida como Amish. Eles cresceram bem distantes da cultura predominante, em famlias e igrejas com laos muito estreitos e que enfatizam a simplicidade e a frugalidade. Agora eles formaram uma comunidade em Columbia, Missouri, e encaram os desafios de viver no mundo moderno. Livro: Cave Mais Fundo - Joshua Harris (http://issuu.com/editorafiel/docs/ cave_mais_fundo) Sinopse: Com transparncia surpreendente, Joshua Harris compartilha como redescobriu a relevncia e o poder da verdade crist. Para os indiferentes ou espiritualmente inertes, as reflexes cmicas e envolventes de Harris sobre as crenas crists mostram que a ortodoxia no apenas para eruditos para todos que anelam conhecer o Senhor Jesus Cristo. Como Harris escreve: "Cheguei a aprender que a teologia importante. importante no porque desejamos impressionar as pessoas, e sim porque o que sabemos a respeito de Deus molda a maneira como pensamos e vivemos. A teologia importante porque, se a entendermos de modo errado, toda a nossa vida ser errada". Livro: Why I left the Amish : a memoir - Saloma Miller Furlong (http:// books.google.com.br/books?id=lbI_zw77D7wC) Sinopse: There are two ways to leave the Amish - one is through life and the other through death. When Saloma Miller Furlong's father dies during her first semester at Smith College, she returns to the Amish community she had left twenty four years earlier to attend his funeral. Her journey home prompts a flood of memories. Now a mother with grown children of her own, Furlong recalls her painful childhood in a family defined by her father's mental illness, her brother's brutality, her mother's frustration, and the austere traditions of the Amish - traditions Furlong struggled to accept for years before making the difficult decision to leave the community. In this personal and moving memoir, Furlong traces the genesis of her desire for freedom and education and chronicles her conflicted quest for independence. Eloquently told, Why I Left the Amish is a revealing portrait of life within - and without - this frequently misunderstood community. Notcia: EUA: crianas de seita so devolvidas aos pais (http://noticias.terra.com.br/ mundo/noticias/0,,OI2924875-EI8141,00EUA+criancas+de+seita+sao+devolvidas+aos+pais.html) Chamada: Mais de 460 crianas detidas por autoridades estaduais do Texas em abril como resultado de uma investigao sobre possveis abusos sexuais em uma comunidade isolada de polgamos no oeste do Estado comearam a ser devolvidas aos seus lares na segunda-feira. O caso, uma das maiores disputas judiciais de guarda j travadas na histria dos Estados Unidos, causou srias dificuldades ao sistema de assistncia criana do Estado do Texas e se tornou ponto focal de um debate

nacional quanto aos limites do poder de polcia. Programa de TV: GNT, Oprah Winfrey - Former Polygamist Speaks Out (http:// www.oprah.com/world/Carolyn-Jessop-Reacts-to-Oprahs-Polygamy-Show) Chamada: Oprah visita a seita polgama: A apresentadora visita um complexo polgamo no Texas - uma comunidade religiosa onde, h um ano, foras policiais removeram as crianas aps receberem denncias de abuso sexual e casamentos polgamos com menores de idade. O rancho uma seita mrmon criada por Warren Jeffs, que est preso acusado de se casar e ter relaes sexuais com uma menina de 12 anos. Caroline Jessop fugiu do complexo h alguns anos, levando seus oito filhos, preocupada que sua filha mais velha, de 14 anos, fosse forada a se casar. Mas quando completou 18, ela voltou para o rancho por vontade prpria. As mulheres afirmam que podem fazer suas escolhas e no so foradas a nada, mas Oprah nem sempre se mostra convencida.

Vous aimerez peut-être aussi