Vous êtes sur la page 1sur 6

Boa Noite!

Meus cumprimentos, antes de mais nada, aos pais e familiares aqui presentes e a todas as autoridades aqui presentes.

Prezados Formandos, estimados parentes e convidados presentes, boa noite! Em nome da Escola de Direito da Faculdade Cambury e em nome dos Formandos, agradeo o comparecimento de todos os presentes a esta solenidade, uma vez que todos vocs contriburam sobremaneira para a conquista deste jbilo. Aos parentes prximos, de convvio, nossos prstimos mais auspiciosos, pela fora, pela f e pela pacincia, vez que sabidamente, nos ltimos cinco anos, tiveram que compartilhar seus entes queridos com os livros, com a internet, com os grupos de estudo.

Aos professores da Turma, meus grandes colegas de jornada, presentes ou no, meus sinceros agradecimentos e minha confisso de estima, respeito e adorao. A par da honrosa presena de todos que acabei de cumprimentar e agradecer, peo-lhes vnia para dirigir minhas singelas palavras queles que so os donos da noite, os nossos Formandos, afinal de contas, por eles, e para eles, que estamos todos a celebrar.

Desde o momento em que recebi o convite para ser o Paraninfo desta Turma, senti-me lisonjeado, literalmente prestigiado. Imediatamente fui acometido pelo nobre e reconfortante sentimento do dever cumprido. Era, naqueles segundos que se sucederam, a cereja do bolo, o pice da carreira de um docente. Senti-me grande, envaidecido. Como se tivesse alado um alto vo e atingido lugares onde poucos haviam pisado, e que h muito eu, com praticamente uma dcada de carreira docente, tanto sonhara. Mas logo eu, pensei! EU, que j havia sido homenageado noutras ocasies, por outros exalunos, sentindo-me to realizado daquela forma! Haveria um motivo especial?

Uma razo diferenciada?

Nossa! Como h motivos especiais! No se tratam apenas de ex-alunos que estavam por homenagear-me. So amigos, so parte de um todo. Compem a minha histria. Representam o mais puro e sincero sentimento da Escola de Direito da Faculdade Cambury, cujos objetivos eu ajudei a trilhar. Em seus reflexos, nobres Formandos, esto estampados os sonhos almejados por todos os atuais alunos da Escola de Direito da Faculdade Cambury, qui de qualquer faculdade de direito deste pas. Vocs, cidados de bem que eu tanto aprendi a respeitar e admirar estavam, num momento mpar de suas vidas, escolhendome para declamar algumas palavras de amor, de amizade, de responsabilidade.

No poderia ser diferente, a emoo toma-me o peito de entusiasmo, como se no fosse caber dentro de mim o orgulho de ter feito parte da construo acadmica de cada um de vocs. Com todas as minhas precariedades, minhas falncias e vcios, ainda assim fui lembrado, com a benesse de ser, o Paraninfo da Primeira Turma de Formandos da Escola de Direito da Faculdade Cambury. Era o bastante sim, havia plurais motivos para eu estar orgulhoso. Logo aps a natural euforia, a adrenalina tomou o meu corpo como se quisesse lembrar-me da concomitante responsabilidade que viera juntamente com a honraria. Atnito, comecei, ainda dentro do carro, a confeccionar as frases, juntando aleatoriamente as palavras, ao vento, como se fosse possvel, seno necessrio, que o meu discurso estivesse pronto, acabado, infalvel, emocionado. Como de costume comecei a refletir sobre o meu papel enquanto educador, enquanto professor, enfim, enquanto profissional inserido neste crculo de educar, de formar e de criar, acima de tudo, cidados de bem. Conclui que talvez, e apenas talvez, estes nobres Formandos quisessem, tambm, demonstrar que pelo menos satisfatoriamente eu havia alcanado a solene misso de transmitir o conhecimento de maneira tica, e a contento.

Irresignado que sou, ou melhor, que somos! Inquieto e desconfortvel pela ignorncia, fui buscar o significado da palavra Paraninfo, a fim de aclarar-me quanto ao real e verdadeiro objetivo da honraria. Dentre as definies encontrei duas que me chamaram a ateno, a primeira, clssica que , referese ao significado etmolgico da palavra, que vem do grego e significa padrinho, aquele responsvel por arcar, inclusive com os custos. Logo percebi que precisaria de outra definio, afinal de contas, arcar com os custos no seria, assim, um de meus predicados, at porque, dentre os demais professores, conheo outros tantos com esta aptido, digamos, mais aguada do que a minha, como o caso do solidrio Professor Djalma ou professor Marcelo de Moraes. A segunda definio, mais moderna, portanto, mais parecida comigo, refere-se ao papel do professor Paraninfo, aquele escolhido pelos alunos para dar uma ltima lio, quer porque simplesmente querido, quer porque tem o dom da oratria, ou, ainda, porque colhe entre os Formandos certa unanimidade, vez que seus discursos e atitudes representam os anseios e expectativas daqueles que esto a Colar Grau. Assim sendo, neste paradoxo de sentimentos, levado pela emoo e pelo medo, pelo entusiasmo e pela cautela, pela euforia e pela responsabilidade, aceitei com muito orgulho o convite de ser Paraninfo da Primeira Turma de Formandos da Escola de Direito da Faculdade Cambury.

Cora Coralina dizia: Procuro semear otimismo e plantar sementes de paz e justia. Digo o que penso, com esperana. Penso no que fao, com f. Fao o que devo fazer, com amor. Eu me esforo para ser cada dia melhor, pois bondade tambm se aprende. Mesmo quando tudo parece desabar, cabe a mim decidir entre rir ou chorar, ir ou ficar, desistir ou lutar; porque descobri, no caminho incerto da vida, que o mais importante o decidir. Vocs, nobres Formandos, decidiram por enfrentar, e seguiram destemidos na batalha acadmica. Enfrentaram, por exemplo, as sdicas ameaas do brilhante professor Marcelo Alcntara; enfrentaram as temidas e apavorantes provas da renomada professora Alessandra Nardini; enfrentaram as maluquices do gnio da didtica professor Jlio Anderson; enfrentaram as filas para dialogar com a nossa Chefe de Escola, a magistral e admirada professora Neire Divina Mendona, enfim, enfrentaram e venceram cada uma das batalhas que lhes foram impostas, de cabea erguida, levando consigo o mais valoroso dos bens, aquele que a ningum foi dado o poder de retirar-lhes, qual seja, o conhecimento, claro!

Certa feita afirmou Henry Ford que: os obstculos so aquelas coisas terrveis que voc enxerga quando perde o foco no objetivo principal. Pois o que seria este momento, seno a prova inconteste, documental, registrada, que todos vocs tiveram foco. Nestes ltimos trs anos em que estive vinculado Faculdade Cambury, guardarei do convvio fraterno e inesquecvel aqui vivenciado, no fundo do meu corao e pelo resto de minha vida, as melhores lembranas e as mais gratas recordaes, a par de imensa saudade dos meus diletos amigos, hoje Formandos, fico com a certeza de que as amizades aqui sedimentadas perduraro pelos tempos. certo que o valor das coisas tambm se assenta na intensidade com que elas acontecem. Por isso mesmo existem momentos surpreendentes e marcantes, como este agora, ou como o carinhoso afago que recebi do meu amigo e Formando Aldo de Oliveira Gomes, quando abruptamente fui levado ao cho, pela traio do brao de uma insolente carteira. Nunca mais me esquecerei, arrepio s de lembrar!

Conheci nestes anos vrias personalidades. Nunca me esquecerei do nmero do telefone do Formando Matheus Vieira Silva, cuja dedicao aos estudos e perspiccia caracterstica lhe impe um dever, de atender as dvidas dos prximos. Tambm, caso esquea o telefone, perguntarei ao Cleber Antnio Flores e Silva, pessoa de to elevada estima e confiana que abri as portas de meu escritrio, hoje sua disposio. Conheci as pessoas que poderiam ser, em breve, minhas advogadas, Dra. Tatyane Rodrigues de Paula Silva, Dra. Ngilla Reila de Souza Soares, Dra. Juliana Dias, com as quais toro para nunca ter de enfrentar numa audincia. Propositadamente, quer pelo tempo, quer pelo cansao do prprio discurso, no falarei de todos. Cada um teve o seu papel, o seu brilho, como as peas de um relgio que para faz-lo funcionar demandam a perfeita sintonia, todos vocs foram indispensveis. Aflijo-me pelos que ficaram no caminho, meu amigo Anapolino, meu amigo Helber Natal, e outros. Sinto suas faltas!

O Juiz de Direito de Goinia, Dr. Ari Ferreira de Queiroz afirma que: O caminho para o sucesso tortuoso e s quem tem disposio para enfrentar as tribulaes do tempo e intempries de toda sorte ser vencedor. O trabalho honesto acima de tudo, a fora de vontade inconteste, a seriedade, o dinamismo e o definitivo no preguia e desorganizao, so as chaves para vencer a corrida a que muitos se lanam, mas poucos sequer saem dos primeiros passos. Olhe ao seu redor e aos seus crculos de amizades e de colegas de escola e de trabalho e veja que os vencedores no o foram por acaso. Desculpas, como a falta de tempo, por exemplo, a mais comum das justificativas para a falta de fibra, no superam obstculos. No mximo, servem para satisfazer o sentimento ntimo e transmitir a falsa sensao de s no ter feito mais, por no poder. No mercado de trabalho a seleo natural e os concorrentes no perguntam se voc teve, ou no teve tempo. Nunca busque justificativas para as falhas. Reflita sobre elas e, se quiser ser um vencedor, corrija-as. Vocs j so vencedores! So os meus Vencedores! Opondo-se a ti, nobres Formandos, opem-se a mim!

Hoje se encerra uma fase, um ciclo, como tantos que j se passaram e como tantos outros que ainda viro. O Direito agradece a colaborao de vocs, mais que isso, aguarda vocs. Tenham certeza que nossa sociedade esta afoita por v-los ativos, trabalhando, aplicado os ensinamentos que de hoje em diante vocs so os responsveis por repass-los, retransmiti-los. Sejam os formadores de opinio que a sociedade inteira espera de vocs, mostrem-se, submetam-se e provem-se. Apliquem o Direito com o mais abalizado preceito tico. Sejam ticos, no s no discurso, mas tambm nas atitudes. Faam da tica uma bandeira. Ns precisamos disso. Conquistem, abracem o mundo, no tenham vergonha de captar causas, de obter lucros, de estudar para galgar uma vantajosa carreira pblica. Sonhem alto, procurem uma vida melhor, mais confortvel para vocs e para seus pares. S no permitam que esta ambio torne-se desmedida, e extrapole os limites principiolgicos, aqueles que vm de bero, no se deixem apequenar, no vale pena.

O ciclo da Graduao, outrora utpico, encerra-se hoje, real, com mritos e com louvor, outros iniciaro, novos cursos viro, para alguns at mesmo de

graduao, para outros apenas de ps-graduao. Animem-se, entusiasmemse. Tenham conscincia da dimenso de suas conquistas, mas tenham a humildade de perceber que o apogeu ainda est longe. Portanto, estudem mais, atualizem-se. Enfim, recebam as expresses mais afetuosas que traduzem o meu grande apreo por todos vocs, aos quais sado com franco carinho. Abrao e felicito a todos, a cada um de vocs, nobres Formandos, querendo-os to bem como sempre, querendo-os tanto quanto posso.

Por sorte no me resta um adeus, mas apenas um at breve, at qualquer hora, e desejar-lhes as coisas boas, o melhor da vida, timos desafios e significativas e proveitosas vitrias e conquistas. Que as foras superiores os pretejam, os iluminem, e os guiem pela retido e pela tica! Caros Formandos, obrigado, por tudo!

Vous aimerez peut-être aussi