Vous êtes sur la page 1sur 7

Processo Civil I 1 semestre 2011/2012

Tramitao
Segundo o art.267/1 do CPC, o processo inicia-se com a proposio da aco, sendo que esta se considera intentada, logo que recebida na secretaria a petio inicial. Assim, a petio inicial o acto que impulsiona o desencadear do exercicio do poder jurisdicional. Tipos e formas de processo: O processo pode ser comum ou especial (art. 460 n1). O processo comum quando no se subsume nas situaes de processos especiais. O processo comum de declarao (art. 461 e ss) ou de execuo (art. 465 e ss). O processo comum de declarao pode ser ainda ordinrio, sumrio ou sumarissmo. Assim, nos termos do art. 462, o processo ordinrio se o valor da causa exceder a alada da relao (art. 24 n1 LOFTJ), caso contrrio, ser processo sumrio. O processo comum objecto de aces declarativas ou executivas (art. 4 n1) e pode ter trs finalidades: a apreciao da existncia de um direito ou de um facto (aco declarativa de simples apreciao), a condenao realizao de uma prestao ou entrega de uma coisa (aco declarativa de condenao), ou a constituio de uma mudana na ordem juridica existente ( aco declarativa de constituio art. 4 n2). J na aco executiva, o autor requer as providncias adequadas reparao do direito violado (art. 4 n3).

A petio inicial : As finalidades fundamentais so a definio do pedido (art. 467 n1 alinea e)) e a indicao das razes de facto e de direito (art. 467 n1 alinea d)). A petio inicial tem de ser entregue na secretaria judicial, mas esta pode desde logo recus-la se verificada alguma das situaes constantes do art. 474 (requisitos formais de validade). Nos casos previstos no art. 234 n4, a citao do ru depende de prvio despacho judicial, sendo o processo entregue ao juiz antes da citao (art. 234 -A n1). A petio inicial, deve conter a indicao do valor de causa art. 467n1al. f) CPC. Quando for o caso, deve constar da petio a designao do solicitador de execuo que efectuara a citao ou do mandatrio judicial que a promover art. 467 n 1 al. g) Nos termos do art. 467 CPC, o autor deve ainda juntar petio documento comprovativo do

prvio pagamento da taxa de justia inicial ou da concesso de beneficio de apoio judicirio art. 467 n 3 CPC. Deve ainda se juntar petio inicial os documentos destinados a fazer prova dos factos nela alegados art. 523 n 1. A petio inicial tem que ser assinada por quem a realizou, ou seja pelo advogado constitudo, cujo domicilio profissional deve ser indicado art. 467 n 1 al b) CPC. A petio Inicial o articulado mais importante, a base de todo o processo, sem esta o processo nunca chega a existir.

2 3

A citao do ru: Aceite a petio inicial pela secretaria, o ru chamado ao processo para contestar, atravs da citao (art. 480). Assim a aco s tem efeito sobre o ru aps a regular citao. Segundo o art. 481, a citao torna estveis os elementos essenciais da causa, fazendo cessar a boa f do possuidor e inibe o ru de propr contra o autor da aco destinada apreciao da mesma questo juridica. A contestao: O ru deve contestar no prazo de 30 dias a contar da citao (art. 486 n1). Na contestao o ru pode defender-se por impugnao ou por excepo (art. 487 n1). Defende-se por impugnao quando procura contradizer os factos inscritos na petio inicial (impugnao de facto) ou afirmando que estes no podem produzir o efeito juridico pretendido pelo autor (impugnao de direito). Defende-se por excepo quando apresenta contra-factos, ou seja, quando alega factos que obstam apreciao do mrito da aco ( excepes dilatrias art. 494) ou que servem de causa impeditiva, modificativa ou extintiva do direito invocado pelo autor e determinam a improcedncia total ou parcial do pedido (excepes peremptrias art. 493). - art. 487 n2. O ru pode ainda usar a contestao para deduzir litigios contra o autor, desde que observados os requisitos de admissibilidade da reconveno (art. 274 e 501). Por fim, h que salientar que o ru possui o nus da impugnao (art. 490). Ainda, se o ru declarar que no sabe se determinado facto real, a declarao equivale a confisso quando se trate de facto pessoal e equivale a impugnao no caso contrrio (art. 490 n3). Do mbito de aplicao do nus de impugnao exceptuam-se os incapazes, os ausentes e os incertos, quando representados por um advogado oficioso (art. 490 n4).

4 5 6 7

A rplica: Caso haja deduo de excepes ou exista reconveno na contestao, dever ser assegurado o principio do contraditrio ao autor atravs da rplica no prazo de 15 dias (art. 502 n3). Na rplica, o autor s poder responder quanto matria das excepes da contestao, no lhe podendo opr nova reconveno (art. 502 n1). A trplica: Caso tenha sido modificado o pedido ou a causa de pedir na rplica, ou se o autor tiver deduzido alguma excepo reconveno (art. 503 n1). A trplica dever ser apresentada no prazo de 15 dias (art. 503 n2). Despacho pr-saneador: Pretende a sanao da falta de pressupostos processuais; correco das irregularidades dos articulados (falta de requisitos formais; falta de documento essencial; regime). Audincia preliminar: Concluidas as diligncias prescritas pelo 508, o juiz dever convocar uma audincia preliminar, a

realizar num dos 30 dias subsequentes (art. 508-A). A primeira finalidade da audincia preliminar a tentativa de conciliao das partes (art. 508-A/1, al. a)). A audincia preliminar deve servir para permitir que as partes discutam as questes de facto e de direito (art. 508-A/1 al. b)). Quando o juiz considere que est em condies de emitir uma deciso de mrito logo aps a audincia preliminar, a convocao da audincia preliminar obrigatria. Na audincia preliminar discute-se a posio que as partes tm no processo de modo a que se defina o objecto do processo (art. 508-A/1, al. c)). Desta discusso o juiz poder inferir que deveria ter sido redigido um despacho pr-saneador. Assim, o juiz pode, na audincia preliminar, emitir um despacho pr-saneador para suprir as irregularidades s agora identificadas.

8 9

Despacho saneador : Pretende o conhecimento das excepes dilatrias; conhecimento de nulidades processuais; conhecimento de mrito; valor do despacho saneador); factos assentes e base probatria (objecto e critrio da seleco; matria de facto e matria de direito; valor da seleco); preparao das fases seguintes. Fase da instruo: Segundo o art. 513, a instruo tem por objecto os factos relevantes para o exame e deciso da causa que devam considerar-se necessrios de prova. O art. 514 elenca os factos que no carecem de prova (factos notrios ou de conhecimento geral) e o art. 515 define quais as provas atendiveis. O art. 516 dispe ainda que a dvida sobre a realidade de um facto e sobre a repartio do nus da prova resolve-se contra a parte a quem o facto aproveita (o juiz no se pode abster de proferir uma deciso art. 8 do C.C.). O art. 517 plasma o principio do contraditrio em matria de prova, impedindo o tribunal de valorar qualquer prova sem a prvia admisso do contraditrio da parte contra a qual a prova apresentada. O art. 519 contm o dever de cooperao entre as partes.

10

Audincia de discusso e julgamento: Segundo o art. 652 n1, no havendo razes de adiamento, realizar-se- a discusso da causa. O art. 652 n2 diz-nos que a primeira funo da audincia de discusso e julgamento a tentativa de conciliar as partes. Se a conciliao no for conseguida, apresentar-se-o as provas e testemunnhas. Findo o debate oral sobre a prova produzida, o tribunal recolhe para decidir sobre a matria de facto, indicando quais os factos que considera provados e os que no considera provados. As partes podem reclamar do julgamento da matria de facto (art. 653). O ltimo acto da audincia de discusso e julgamento so as alegaes sobre a matria de direito (art. 657).

11

Sentena: a ltima fase do processo declarativo, o acto em que o tribunal vai ponderar os resultados obtidos ao longo de todo o processo e definir a soluo juridica da causa, fazendo a apreciao critica de todas as provas produzidas. uma deciso definitiva, sendo que uma vez proferida fica imediatamente esgotado o poder jurisdicional daquele rgo quanto matria daquela causa (art. 666), sem prejuizo da possibilidade de rectificao ou interposio de recuso. Estas fases no correspondem em termos temporais ou cronolgicos, a momentos distintos e espartilhados da tramitao processual, todas elas esto interligadas; podem ser praticados actos de

instruo antes do momento especialmente previsto para o efeito (art. 520 CPC e quanto aos documentos art. 523 CPC) e at aps a discusso da matria de facto (art. 653 n 1 CPC). Tambm o julgamento da causa pode ser feito na fase do saneamento, desde que o juiz se sinta habilitado para isso, mediante aquilo que resulta do processo (art.510 n 1al.b) CPC). PROCESSO SUMARISSIMO: S tem aplicao em situaes limitadas e de valor reduzido (art.462 CPC), sendo assim a tramitao mais simples e ligeira, em duas fases; Articulados: h uma limitao quanto ao nmero de peas, na medida em que apenas so admitidas a petio inicial e a contestao. Audincia final: aps os articulados passa-se logo para a fase da audincia final, a qual inclui a produo de prova, a discusso (debate oral) e a deciso do pleito (sentena) proferida imediata e verbalmente. ARTICULADOS: a fase introdutria do pleito, que iniciada com a apresentao da petio inicial em juzo e prossegue com a citao do ru para contestar. Por isso esta fase visa por um lado instaurar o pleito e por outro, definir os seus termos. As peas apresentadas pelas partes designamse por articulados porque a exposio dos seus argumentos de facto deve ser feita por artigos, isto por proposies numeradas, sempre que a lei no dispense tal formalismo (art. 151 n2 CPC). No CPC no h qualquer artigo relativo tramitao do processo ordinrio que dispense a forma articulada, o mesmo sucede em relao ao processo sumrio. Quanto ao processo sumarssimo, o art. 793CPC prev a despensa da utilizao deste formalismo. Segundo o art. 151 n 1, esto previstos quatro espcies de articulados; os anormais, os eventuais, os supervenientes e os judicialmente estimulados. Articulados normais; so apenas a petio inicial, apresentada pelo autor (marcando o inicio da aco) e a contestao, na qual o ru aduz a sua defesa. Articulados eventuais; so a rplica (para o autor) e a trplica (para o ru). Dizem-se eventuais, porque ao contrrio dos normais, estes podem ter sempre lugar. A rplica s pode ser apresentada se, na contestao, o ru se estiver definido por excepes, tiver formulado um pedido reconvencional ou estivermos perante uma aco de simples apreciao negativa art. 502 CPC. Por sua vez a treplica s pode ser apresentada, se o autor, na rplica, tiver modificado o pedido ou a causa de pedir, ou tiver deduzido alguma excepo contra a reconveno (art. 503CPC). Articulados supervenientes: destinam-se a permitir trazer ao processo factos que tenham ocorrido depois da apresentao dos articulados, ou de as partes s tenham tomado conhecimento aps aquela apresentao art. 506 e 507 CPC. Assim a sentena vai poder tomar em considerao esses factos objectiva e subjectivamente supervenientes, a fim de que a deciso final da aco corresponda situao existente no momento do encerramento da discusso (art 663CPC). Articulados judicialmente estimulados: ao contrrio dos anteriores, no so espontaneamente apresentados pelas partes. Derivam antes, de um convite feito pelo juiz da causa, quando entenda que h insuficincias ou imprecises na exposio ou concretizao da matria de facto alegada. So estes articulados, pretensamente completadores ou correctores dos espontaneamente apresentados (al. b) do n 1 e n 3 do 508 CPC). Requisitos dos articulados: os articulados devem ser apresentados em duplicado, sendo tantos os duplicados quantas as pessoas a que estes sejam opostos e que vivam em economia separada art. 152 n 1CPC, se forem apresentados por tramitao electrnica ver n 7 e 8 do art.152 CPC em conjugao com o n1 do art. 15CPC. Devem se juntar aos articulados (em numero igual aos duplicados) cpias dos documentos que os acompanham - art. 152 n 2 CPC, essas copias dos documentos tambm se devem juntar quando a tramitao electrnica, ficando dispensado o envio do original n 7 e 8 do art. 152 CPC, em conjugao com o n3 do art. 150 CPC.

Alem destes meios de apresentao das peas processuais, o 150 n2 CPC prev as seguintes modalidades; a) Entrega directa na secretaria b) Remessa pelo correio sob registo c) Envio atravs de telecpia

Principios
Principio do contraditrio: , em si mesmo, uma decorrncia do princpio da igualdade das partes estabelecido no art. 3-A . Ele atribui parte no s o direito ao conhecimento de que contra ele foi proposta uma aco ou requerida uma providncia e, portanto, um direito audio antes de ser tomada qualquer deciso, mas tambm um direito a conhecer todas as condutas assumidas pela contraparte e a tomar posio sobre elas, ou seja um direito de resposta. a) Direito audio prvia: o direito audio prvia encontra-se consagrado no art. 3/1 (o Tribunal no pode resolver o conflito de interesses que a aco pressupe sem que a resoluo lhe seja pedida por uma das partes e a outra seja devidamente chamada para deduzir oposio). ainda o direito audio prvia que justifica todos os cuidados de que h que revestir a citao do ru e a tipificao dos casos em que se considera que ela falta (art. 195 CPC) ou nula (art. 198/1 CPC) e que est subjacente possibilidade de interposio do recurso extraordinrio de reviso contra uma sentena proferida num processo em que tenha faltado a citao ou esta seja nula (art. 771-f CPC) e de oposio e anulao da execuo com base nos mesmos vcios (arts. 813-d e 921 CPC). b) Direito de resposta: cumpre secretaria notificar oficiosamente as partes quando, por virtude de disposio legal, elas possam responder a requerimentos, oferecer provas ou, de um modo geral, exercer algum direito processual que no dependa de prazo a fixar pelo juiz, nem de prvia citao (art. 229/2 CPC). Concretizaes desta regra constam dos arts. 146/5, 174/1, 234/1, 542 e 670/1 CPC. O direito de resposta consiste na faculdade, concedida a qualquer das partes, de responder a um acto processual da contraparte. Este direito tem expresso legal, por exemplo, no princpio da audincia contraditria das provas constante do art. 517 CPC. O art. 3/3 1 parte CPC, impe ao juiz, o dever de observar e fazer cumprir, ao longo de todo o processo, o princpio do contraditrio. Significativa tambm, quanto a este aspecto, a supresso dos processos sumrios e sumarssimos como processos cominatrios plenos (arts. 784 e 794/1 CPC). A violao do contraditrio inclui-se na clusula geral sobre as nulidades processuais constante do art. 201/1. Uma concretizao desta regra encontra-se no art. 277/3 (so nulos os actos praticados no processo posteriormente data em que ocorreu o falecimento ou extino que, nos termos do n. 1, devia determinar a suspenso da instncia, em relao aos quais fosse admissvel o exerccio do contraditrio pela parte que faleceu ou se extinguiu) CPC. Principio da legalidade da deciso: o julgamento e a sentena devem fundamentar-se em critrios normativos ou no normativos ou em poderes discricionrios, mas tm de ser sempre fundamentados em critrios legais. Este dever de fundamentao da deciso decorre do art. 205 da CRP e a sua no verificao gera a nulidade da sentena nos termos do art. 668/1, al. b) do CPC. Principio da cooperao: o art. 266/1 CPC, dispe que, na conduo e interveno no processo, os magistrados, os mandatrios judiciais e as prprias partes devem cooperar entre si, concorrendo para se obter, com brevidade e eficcia, a justa composio do litgio. Este dever de cooperao dirige-se quer s partes, quer ao Tribunal, pelo que importa algumas consequncias quanto posio processual das partes perante o Tribunal, deste rgo perante aquelas e entre todos os sujeitos processuais em comum. O art. 519 consagra tambm o dever de cooperao para a descoberta da verdade, ou seja, todos os

cidados devem colaborar com a justia, podendo estar sujeitos a sanes quando no o faam (art. 519/2). a) Posio das partes: dever de cooperao assenta no dever de litigncia da boa f (art. 266-A As partes devem agir de boa f e observar os deveres de cooperao resultantes do preceituado no artigo anterior CPC). A infraco deste dever pode resultar de m f subjectiva, se ela aferida pelo conhecimento ou no ignorncia da parte, ou objectiva, se resulta da violao dos padres de comportamento exigveis. Segundo o art. 456/2 CPC promio, essa m f pressupe quer o dolo, quer to-s a negligncia grave. Qualquer das referidas modalidades da m f processual pode ser substancial ou instrumental: substancial, se a parte infringir o dever de no formular pretenso ou oposio cuja falta de fundamento no devia ignorar (art. 456/2-a CPC), alterar a verdade dos factos ou omitir factos relevantes para a deciso da causa (art. 456/2-b CPC), isto , violar o dever de verdade; instrumental, se a parte tiver omitido, com gravidade, o dever de cooperao (art. 456/2-c CPC) ou tiver feito do processo ou dos meios processuais um uso manifestamente reprovvel, com o fim de conseguir um objectivo ilegal, impedir a descoberta da verdade, entorpecer a aco da justia ou protelar, sem fundamento srio, o trnsito em julgado da deciso (art. 456/2-d e art. 720 CPC). A m f processual obriga a parte ao pagamento de uma multa e, se a parte contrria o pedir, de uma indemnizao (art. 456/1 CPC). Esta indemnizao pode consistir, segundo a opo do juiz (art. 457/1-b 2 parte CPC), no reembolso das despesas a que a m f do litigante tenha obrigado a parte contrria, incluindo os honorrios dos mandatrios ou tcnicos (art. 457/1-a CPC), ou no reembolso dessas despesas e na satisfao dos restantes prejuzos sofridos pela parte contrria como consequncia directa ou indirecta da m f (art. 457/1-b CPC). A recusa da colaborao devida pela parte implica uma de duas consequncias: se a parte recusar a sua prpria colaborao, o Tribunal aprecia livremente, para efeitos probatrios, o valor desse comportamento (art. 519/2 1 parte CPC); se a violao de dever de colaborao resultar da circunstncia de a parte ter culposamente tornado impossvel a prova contraparte onerada, o nus da prova (art. 519/2 in fine CPC; art. 344/2 CC). Como o dever de colaborao pode recair sobre a parte que no est onerada com a prova do facto, esta inverso do nus da prova pode implicar, com base na regra do non liquet (art. 516 CPC; art. 346 CC), o proferimento de uma deciso de mrito contra a parte qual no cabia inicialmente a demonstrao do facto. b) Posio do tribunal: 1) Dever de esclarecimento, isto , o Tribunal tem o dever de se esclarecer junto das partes e estas tm o dever de o esclarecer (art. 266-A CPC). Encontra-se consagrado, quanto ao primeiro aspecto, no art. 266/2 CPC: o juiz pode, em qualquer altura do processo, ouvir qualquer das partes, seus representantes ou mandatrios judiciais, convidando-os a fornecer os esclarecimentos sobre a matria de facto ou de direito que se afigurem pertinentes e dando-se conhecimento outra parte dos resultados da diligncia. O segundo dos referidos aspectos (dever de esclarecimento do Tribunal pelas partes) est previsto no art. 266/3 CPC: as pessoas s quais o juiz solicita o esclarecimento so obrigadas a comparecer e a prestar os esclarecimentos que lhe forem pedidos, salvo se tiverem uma causa legtima para recusar a colaborao requerida. Deve considerar-se legtima a recusa baseada em qualquer das circunstncias referidas no art. 519/3 CPC. 2) Dever de preveno, ou seja, o dever de o Tribunal prevenir as partes sobre eventuais deficincias ou insuficincias das suas alegaes ou pedidos (art. 508/1-b, 508-A/1-c, 690/4 e 701/1 CPC). 3) Dever de consultar as partes, sempre que pretenda conhecer de matria de facto ou de direito sobre a qual aquelas no tenham tido a possibilidade de se pronunciarem (art. 3/3 CPC), porque, por exemplo, o Tribunal enquadra juridicamente a situao de forma diferente daquela que a perspectiva das partes ou porque esse rgo pretende conhecer oficiosamente certo facto relevante para a deciso da causa. 4) Dever de auxiliar as partes na remoo das dificuldades ao exerccio dos seus direitos ou faculdades ou no cumprimento de nus ou deveres processuais (art. 266/4 CPC).

Principio do dispositivo: o art. 264/1 dispe que s partes cabe alegar os factos que integram a causa de pedir e aqueles em que se baseiam as excepes , isto porque o juiz s pode fundar a deciso nos factos alegados pelas partes (art. 264 n2). Este principio materializa-se desde logo no principio do impulso processual, onde o tribunal no pode resolver o conflito de interesses que a aco pressupe sem que a resoluo lhe seja pedida por uma das partes (art. 3/1). Para a prof. Ana Paula Costa e Silva, o principio da oficiosidade um corolrio do principio do dispositivo. O principio da oficiosidade (art. 265/1) dispe que iniciada a instncia, cumpre ao juiz, sem prejuizo do nus de impulso especialmente imposto pela lei s partes, providenciar pelo andamento regular e clere do processo. O tribunal no est vinculado s alegaes das partes quanto matria de direito, mas s pode servir-se dos factos articulados pelas partes (art. 664), com as excepes por via do art. 264/2 (factos notrios e de conhecimento geral e aqueles que o tribunal tem conhecimento por virtude do exercicio das suas funes art. 514- bem como quando o processo usado para fins anormais ( art. 665). O ltimo grande corolrio do principio do dispositivo o principio da disponibilidade privada, ou seja, incumbe s partes definir o objecto do processo e prestar prova sobre os factos que nele se inserem. Principio do inquisitrio (art. 265/3): incumbe ao juiz realizar ou ordenar, mesmo oficiosamente, todas as diligncias necessrias ao apuramento da verdade e justa composio do litigio. A prova por inspeco judicial (art. 612) disso exemplo. Principio de imediao: um corolrio do principio da oralidade. A discusso da causa e a produo da prova devem decorrer perante o tribunal a quem compete proferir a deciso. So excepes, por exemplo, a antecipao do depoimento de parte ou testemunha (art. 520). Principio da publicidade: um corolrio da oralidade. Traduz-se no facto de as audincias serem em regra acessiveis a terceiros interessados na deciso. A violao deste principio constitui uma nulidade processual nos termos do art. 201/1. So suas excepes a salvaguarda da dignidade das pessoas e da moral pblica ou a garantia do normal funcionamento do tribunal (art. 206 da CRP e art. 656), que podero implicar a preterio do principio da publicidade Principio da legalidade: a tramitao do processo segue a forma legalmente estabelecida, que se impe s partes do tribunal. O principio da adequao formal uma excepo ao principio da legalidade e consiste na possibilidade de o tribunal atender a vrios pedidos que, partida, seriam pedidos que seguiriam formas de processo incompativeis, se verificadas as circunstncias necessrias. Desta forma, o principio da adequao formal pode constituir uma excepo ao principio da legalidade.

O acto processual

Vous aimerez peut-être aussi