Vous êtes sur la page 1sur 135

Srie Cris Seu Para Sempre

Editora Betania Digitalizao: deisemat www.portaldetonando.com.br/forumnovo/

SEU PARA SEMPRE 1

ROBIN JONES GUNN O Presente 1


Cris Miller, garota de quinze anos de idade, estava de p no canto do ginsio de esportes, sentindo-se meio tensa. - T vendo, Katie? No falei que ele no estaria aqui?!, disse ela, em voz baixa. - Acredite em mim, Cris. O Rick afirmou que viria jogar basquete hoje noite, aqui na igreja. J deve estar chegando, disse Katie, balanando o cabelo cor de cobre, ao virar-se para olhar a entrada. - Bem, mesmo que ele venha, no vou entregar este presente de Natal. Foi uma pssima idia, replicou Cris, guardando o pequeno embrulho dentro da bolsa. - No foi no! - Foi sim, Katie! Mal conheo o Rick. No devia estar correndo atrs dele para lhe dar um presente, disse Cris, sentindo o rosto queimar e um calor no corpo todo. E passando rapidamente o dedo nas plpebras, perguntou: - Minha maquiagem est manchada? Katie fitou os olhos azul-esverdeados de Cris. - No, nem um pouco. No d pra notar que voc se maquiou. - Talvez eu deva ir ao banheiro passar mais um pouquinho.

- Cris, pare com essa infantilidade. Voc tem uma beleza natural, e o Rick sabe bem disso, disse Katie, colocando as mos na cintura. Voc tem "fugido" do Rick Doyle desde que o conheceu. Agora que ele finalmente est mostrando interesse por voc, por que no fica quietinha e deixa que ele se aproxime? Cris olhou sua volta, evitando responder pergunta. A verdade era que ela se derretia toda com apenas um olhar do Rick. Sentia-se bem ao lado dele, principalmente quando estavam provocando um ao outro com brincadeiras. Contudo ficar ali parada, esperando que ele aparecesse, deixava-a desconcertada. No ginsio de esportes da igreja ecoava o barulho das bolas de basquete batendo no cho, e os gritos dos atletas que se aqueciam para a habitual noite recreativa de sexta-feira. As nicas outras garotas que Cris viu ali estavam sentadas num grupinho na arquibancada. - Katie, me arrependi de ter vindo, disse Cris, passando a mo no cabelo cor de noz moscada, quase na altura do ombro. No sou esportista como voc. Estou totalmente deslocada aqui. A expresso do rosto de Katie de repente iluminou-se. - No olhe agora, murmurou, mas ele est bem ali! - Ele nos viu? Est vindo pra c? perguntou Cris, sentindo o corao bater to alto como o som das bolas de basquete no cho do ginsio. Katie parecia contente. - A resposta sim e sim. Agora com voc. A gente se v mais tarde. - Katie! gritou Cris, enquanto a amiga saa correndo, quicando uma bola, atravessando o ginsio e entrando numa fila de jogadores para fazer lanamentos na cesta de basquete. -Ol! Cris ouviu uma voz grave atrs de si. Virou-se devagarinho, e seu olhar encontrou os olhos castanhos de Rick. Seu cabelo escuro e ondulado estava ainda mais bonito.

- Ol, respondeu ela, sentindo-se mida apesar do seu metro e setenta de altura, ao lado do metro e noventa e cinco dele. - A Katie disse que voc viria aqui hoje. - E voc veio s pra me ver, certo? disse Cris, deixando de lado o nervosismo e comeando a agir de maneira despreocupada, flertando com ele, como vinha fazendo ultimamente, sempre que o encontrava. - Estava contando os segundos para encontrar-lhe, respondeu Rick, entrando na brincadeira. - Ah ? E quantos segundos contou? - Bilhes. - No sabia que voc conseguia contar to alto, brincou Cris. E, ainda brincando, Rick pegou-a pelo cotovelo. - assim que se fala com o nico cara que lhe trouxe um presente de Natal? - Voc trouxe? Cris sentiu-se enrubescer com a surpresa. Talvez fosse verdade o que todo mundo vinha dizendo. Talvez o Rick estivesse mesmo gostando dela. - Talvez, respondeu ele sorrindo. Depende. Voc foi uma boa menina este ano? - Ah sim, Papai Noel. Tenho sido muito boazinha. - Nesse caso, acho melhor voc vir ao meu tren agora para pegar o seu presente. Ainda mais que meus ajudantes me informaram que voc pretende viajar amanh. - , vou com minha famlia pra casa dos meus tios, em Newport Beach. Mas s vamos ficar l uma semana. - Uma semana? perguntou Rick, colocando a mo no peito como se estivesse sofrendo um ataque cardaco. Sabe quantos bilhes de segundos existem numa semana? Cris deu uma risada. - No. Quantos? - No sei. Por isso que perguntei. No sei contar to alto, lembra?

Cris deu um tapa de brincadeira no ombro de Rick, e depois seguiu-o para fora do ginsio, at o estacionamento. Era uma noite agradvel, tpica da Califrnia. Rick estava de short e uma blusa de malha amarela e capuz. Ela sentia-se vestida demais com sua cala marrom e camisa branca, abotoada at a gola, onde havia um broche antigo de ouro que sua av lhe dera. Ficaram fazendo gozao um com o outro at chegarem ao Mustang vermelhocereja do Rick. Desde o dia em que ele lhe dera uma carona da Pizza Hut at sua casa, havia dois meses, ela vivia olhando em volta - na escola e na igreja - para ver se encontrava seu carro. Geralmente estava cheio de gente, e Rick andava to ocupado com seu f-clube que no a notava olhando-o de longe. Entretanto, duas semanas atrs ele puxara conversa com ela na igreja e, desde ento, sem saber bem por que, os dois comearam a disputar quem provocava mais ao outro. Conversavam todos os dias, e as pessoas comearam a perguntar a Cris se estavam namorando. Agora, de p ali no cantinho do estacionamento, em frente ao carro dele, tudo parecia to silencioso depois da barulheira do ginsio de esportes... Rick abriu a porta da frente, abaixou-se e pegou um embrulho de presente, com uma enorme fita vermelha. - Pra voc, disse. - No precisava, Rick! - Eu sei, eu sei. - Ser que abro agora? Ela estava empolgada e cheia de curiosidade. Sentia-se aliviada por ter trazido um presente para ele tambm. - Claro, abra! Viva perigosamente, disse ele, cruzando os braos. Sinceramente, eu no sabia o que comprar. Minha irm sugeriu um livro. Ela disse que a maioria das garotas gosta de ler. Cris abriu o presente, que era mesmo um livro. Levantou-o para ler o ttulo luz

fraca: Cento e doze utilidades para um hamster morto. Sua empolgao murchou.Que presente mais esquisito! Ser que ele pensou mesmo que ela gostaria de ganhar um livro de piadas como presente de Natal? Rick sorriu: - Consegui uma das poucas cpias que sobraram. Este ano vai ser um best-seller. - Rick, voc t doido?! Cris teve vontade de jogar aquele livro esquisito nele. - D uma olhadinha no nmero quinze, disse ele, virando as pginas. o meu predileto. Veja s, voc dobra um cabide, coloca um hamster em cada ponta e faz um protetor de orelhas. Cris no olhou a ilustrao, mas encarou-o. Ele fitou-a tambm e em seguida bateu na testa com a palma da mo, dizendo: - Puxa vida! Como pude ser to bobo? Voc j tem este livro, certo? Cris caiu na risada. - Voc to estranho, Rick Doyle! o cara mais esquisito da face da terra! - por isso que preciso de uma pessoa como voc: bonita, charmosa, que pode me influenciar com sua boa educao. Cris parou de rir. Ficou quieta, olhando para ele, os olhos azul-esverdeados procurando decifrar os dele. Como ele conseguia fazer isso? Provoc-la sem d e logo em seguida elogi-la. - Voc mesmo. Quer dizer, charmosa, falou ele e aproximou-se mais de Cris e, com voz abafada, completou: na verdade, o que eu queria lhe dar no se pode pr numa caixa. - mesmo? E o que ? perguntou Cris, sentindo-se meio tensa. No estava acostumada a falar srio com ele. - Isto. Rick puxou-a pelos ombros, curvou-se ligeiramente e deu-lhe um beijo. Ento

ergueu-se novamente e olhou em volta, como se estivesse verificando se algum os tinha visto. Cris engoliu em seco e tentou no parecer to chocada. Por que ele fez isso? E agora?
O que que digo? O que que eu fao?

Rick ficou parado, na expectativa da reao de Cris. - Eu... ... tambm lhe trouxe um presente, disse ela. - Ah ? perguntou ele, com um sorriso meio de lado. -Aqui, disse Cris, tirando da bolsa a fita cassete embrulhada para presente e entregando-lhe. Espero que voc ainda no tenha esta. O sorriso de Rick desapareceu. Parecia desapontado por ela ter reagido como se o beijo nem tivesse acontecido. Ser que ela deveria ter esperado mais antes de dar-lhe o presente? Cris sentia-se sem jeito e pouco atraente. Rick abriu o presente e disse com pouco entusiasmo: - Ah, obrigado. Ainda no tenho esta. Os sentimentos estranhos e desconcertantes que dominaram Cris quando Rick a beijou comearam a evaporar-se. Ela ficou pensando que agora eles iriam voltar para o ginsio, como se nada demais lhes tivesse acontecido. Seriam apenas amigos novamente e voltariam a flertar um com o outro. O clima embaraoso entre eles desapareceria, e tudo voltaria a ser divertido novamente. - Muito obrigado, Cris. Foi muito legal da sua parte, disse Rick, jogando a fita no banco da frente do carro e trancando a porta. Colocando ento as chaves no bolso, murmurou: Mas eu estava com esperana de que o seu presente tambm fosse do tipo que no se pe numa caixa. O corao de Cris comeou a bater mais forte. Ele queria beij-la de novo. Mas ser que ela queria? Ser que aquilo fazia parte da brincadeira, e agora seria sua vez de tomar uma atitude?

Antes que ela conseguisse coordenar os pensamentos, Rick deu-lhe outro beijo. Mais longo que o primeiro. Ela afastou-se depressa. Ele estava indo rpido demais, e isso estava desconcertando-a. O que ser que ele estava pensando? Ela abaixou a cabea, e ele soltou-a, colocando as mos nos bolsos. Ficaram ali parados, em silncio. O corao e a mente de Cris estavam tumultuados, cheios de idias contraditrias. - Bem, acho melhor a gente voltar, disse Rick, limpando a garganta e apontando para o ginsio com um aceno de cabea. A expresso do rosto dele demonstrava que estava magoado. Ou zangado. Ou as duas coisas. Cris no sabia o que dizer. Os dois saram dali caminhando rapidamente. Um clima de tenso pesava entre eles. De volta ao ginsio, Cris sentia-se como se as cenas ao seu redor estivessem se passando em cmera lenta. No conseguia parar de pensar no que acabara de acontecer. O que ser que deu errado? Todas as garotas que ela conhecia eram loucas pelo Rick. Ela tambm gostava dele. Sentia-se bem quando estavam juntos e quando as pessoas os viam assim. Gostava de provoc-lo e das brincadeiras que ele fazia com ela. Ele tinha um jeito de ser diferente de todos os outros rapazes que ela j conhecera. E alm disso, era to bonito!... E quando a olhava, tendo nos lbios aquele sorriso meio de lado, ela tambm se sentia bonita. verdade que ela ficara imaginando como seria se eles se beijassem. Mas o que aconteceu no estacionamento foi bem diferente do que esperava. O beijo que sonhara era doce, inocente e romntico, como o que Ted lhe dera nas frias passadas, em Newport Beach. Fora bem no meio da avenida, com todo mundo olhando, e ela sentira uma emoo to grande, que a deixara radiante de felicidade. Com Rick, sentiu-se meio assustada e desconcertada, como se eles estivessem escondendo-se de todos naquele estacionamento escuro. No estava preparada para o

que acabara de acontecer. Agora, ali no ginsio, durante todo o tempo em que Rick jogava basquete, Cris no tirava os olhos dele. Ele, entretanto, nem olhava para o lado onde ela estava. Ser que ele tambm estava confuso? Ou zangado? Ser que ela estragara tudo por no ter tido uma reao que demonstrasse que gostava dele? Resolvida a conversar com ele antes de ir embora, Cris foi para perto da sada e ficou esperando. Rick passou por ela, discutindo com um rapaz sobre quem cada um deles deveria ter marcado na ltima jogada, e nem olhou para ela. Pior de tudo foram as perguntas de Katie na volta para casa. - Ento ele lhe deu um livro bobo. E da? - A eu dei a fita cassete pra ele. Cris no queria contar mais detalhes, ainda mais que a me de Katie estava ali, dirigindo o carro e escutando tudo. - E ento, ele gostou da fita? - Disse que sim. - Ento o que que houve de errado com vocs hoje? Ele passou pertinho de voc quando estava indo embora, e nem se despediu... - No houve nada, Katie. Ns somos apenas amigos, disse Cris, assumindo uma atitude defensiva. Katie deu um tempo e mudou de assunto. - E ento? Quando que voc vai pra casa de seus tios? - Amanh. Voltaremos no dia 1 ou 2 de janeiro. - O Ted telefonou? Voc vai v-lo na semana que vem? - No sei, Katie. Ele ainda no telefonou, respondeu Cris, sentindo as palavras lhe doerem no corao. Katie calou-se novamente. Na semana anterior, as duas haviam discutido sobre o Ted. Katie aconselhara Cris a esquec-lo - j que fazia meses que ele no escrevia nem telefonava - e a dar em cima

do Rick, que comeara a demonstrar um interesse repentino por ela. Cris argumentara que seu relacionamento com Ted era to slido que mesmo que eles no se vissem durante meses, ainda assim poderiam continuar de onde tinham parado nas frias passadas. Nada teria mudado entre eles. Agora ela estava prestes a confirmar se o que dissera era realidade ou no. No dia seguinte faria uma viagem de carro, de uma hora e meia, de Escondido a Newport Beach. Iria com os pais e o irmo David, de oito anos de idade, para a casa dos tios Bob e Marta. Ted estaria l, morando na casa do pai dele. E ento, o que ser que iria acontecer? Ser que Ted se lembraria que em outubro telefonara e a convidara para tomar um caf da manh na praia, quando ela fosse a Newport Beach? Ser que o relacionamento deles ainda seria como antes? E o que aconteceria com o Rick enquanto ela estivesse fora? Ao chegar em casa, Cris refugiou-se no quarto. Pegou na penteadeira uma lata decorativa e, virando-a, despejou sobre o edredom amarelo uma poro de cravos secos. Era o que restara do buqu de cravos brancos que Ted lhe dera no dia em que a beijara. Revirando entre os dedos uma das ptalas secas, Cris murmurou: - Senhor, como ir ficar meu relacionamento com o Ted? Como devo agir em relao ao Rick? At hoje tudo parecia to bem!... Ser que o Senhor se interessa por essas pequenas coisas? Claro que sim. O que que estou dizendo? O problema que tu no falas comigo pra me dizer o que devo fazer. Assim seria to mais fcil... Fazendo uma pequena pausa, ela apertou uma flor contra a bochecha e, ento, continuou: - Gostaria de ter uma segunda chance com o Rick e comear de novo, sem deixar que as coisas se compliquem. Gostaria tambm que o meu relacionamento com o Ted continuasse como era nas frias passadas. isso que quero no Natal, Senhor. Ah, mais uma coisa: quero te agradar e no fazer nada que entristea ao Senhor ou a qualquer outra pessoa.

Preparando-se para ir dormir, Cris pensava se agira corretamente ao apresentar a Deus aquela lista de pedidos, como se ele fosse Papai Noel.
Pelo menos fui sincera. No quero esconder nada de Deus. Ele sabe tudo mesmo!

Ento, deslizando sobre o lenol macio, ela cobriu-se com o edredom, apertando-o bem sob o queixo, e ficou segurando um cravo seco, at dormir.

Uma Promessa Cumprida 2


- Est pronta, Cris? perguntou seu pai, batendo na porta do quarto. - J estou indo, respondeu ela, agarrando a bolsa e a necessaire com cosmticos, e correndo para o carro. Sua me, uma senhora baixa e gordinha, em p ao lado da porta da frente, ajeitou uma mecha de cabelo branco que sara do lugar. - Norton, disse ela, voc devia levar sua Bblia. No sei se Bob e Marta tm uma em casa. - Talvez devssemos ter comprado uma Bblia, em vez da caixa de queijos importados, respondeu ele, com voz forte e grave. Cris sabia que ele estava brincando. Sua me tivera dificuldade de encontrar um presente adequado para Bob e Marta, pois o casal tinha tudo. No dia em que chegou do shopping com uma caixa enorme de queijos importados, embrulhada para presente, por alguma razo ele achou aquilo muito engraado, e vinha mexendo com ela por esse motivo havia dias. - Cris, disse sua me, ignorando a gozao do marido, faa o favor de colocar o resto das coisas no carro e diga a seu irmo que estamos saindo! Cris encontrou David no quintal, em cima de uma rvore, e convenceu-o a descer. David era um menino grande, de cabelo castanho-avermelhado e parecia-se com o pai. Tinha comeado a usar culos havia algumas semanas e estava desenvolvendo o hbito de franzir o nariz para evitar que escorregassem. Cris achava aquilo horrvel, e vivia falando: "No faa isso, David!" A ele franzia ainda mais o nariz e perguntava: "No faa o qu?"

Ele repetiu o gesto umas vinte vezes durante a viagem. Finalmente, Cris disse: - David, voc est parecendo um hamster. - No to no! replicou ele imediatamente. Me, a Cris me chamou de hamster! - Vocs dois no vo comear agora, n? Estamos quase chegando. Olhem s para o mar. No lindo? Est com uma cor to diferente hoje! Parece de vidro, disse a me. - Sinto falta da neve, disse David, fazendo beicinho. Sem neve no parece Natal. - Isso porque voc nunca teve de passar quatro horas no dia do Natal tirando neve da frente da garagem com uma p, para poder sair com o carro, disse o pai. No sinto a menor falta disso. A me sorriu e, estendendo a mo, apertou o ombro do marido. Cris sentiu uma satisfao interior. Fazia anos que no via os pais to contentes. As coisas tinham sido muito difceis para eles na fazenda no Wisconsin. Contudo, desde que se mudaram para Escondido, em setembro, a famlia estava muito mais unida. As maiores transformaes que Cris notou nos pais ocorreram depois que eles comearam a freqentar a igreja e a participar de um grupo de estudo bblico em lares. Estavam adaptados ali, tranquilos e felizes. - Posso ir praia na hora que chegarmos l? perguntou David. - Vamos ver... respondeu a me. *****

Bob recebeu-os porta de sua luxuosa casa, com vista para a praia de Newport. - Bem-vindos! Bem-vindos, todos vocs! Feliz Natal! Entrem, entrem. Ele estava com um colete vermelho e uma gravata borboleta da mesma cor, com luzinhas brancas que acendiam e apagavam. - Legal! exclamou David, tocando na gravata borboleta. Como que voc faz isso? Bob apontou para o bolso direito da cala, mostrando uma caixinha com pilhas.

Ento levantou o colete, revelando o fio que a ligava gravata. - Ns, os caras dos efeitos especiais, nunca revelamos nossos segredos, disse com uma piscadela para David. Mas talvez tenhamos mais um desses apetrechos por aqui. Quem sabe?... Marta veio correndo. - Por que no me avisou que eles estavam aqui, querido? Entrem, entrem. Ela estava usando um suter grande, com aplicao de uma rvore de Natal cheia de enfeitinhos de l amarrados. Cris deu uma olhada rpida em sua famlia, todos de jeans e blusas amarrotadas. Comeou ento a perturbar-se com sentimentos de inferioridade e vergonha. Entretanto, como sua me no parecia estar-se incomodando, resolveu fazer o mesmo. Entraram na sala, e todos admiraram os enfeites elegantes. Tudo era branco, inclusive um conjunto novo de sofs de trs e dois lugares. Havia guirlandas brancas e prateadas dependuradas na imensa janela e acima da lareira. Perto da janela havia uma rvore coberta de flocos brancos, abarrotada de bolinhas prateadas e enfeites em forma de carneirinhos, com dezenas de presentes em sua base. - Cris, lembra-se de quando escolhemos esses enfeites de carneirinhos em San Francisco, nas frias passadas? No ficou lindo? - Est bonito mesmo, tia Marta, respondeu Cris educadamente. No fundo ela sentia falta do cheiro de pinheiro vivo e das fileiras de pipoca e frutinhas vermelhas que costumavam enfeitar a rvore de Natal que faziam em casa. - Trouxemos nosso prespio, disse Cris. Podemos arm-lo na mesa de caf? - Acho que sim, disse Marta devagar. Desde que no arranhe o vidro, querida. - Pode deixar que vou tomar cuidado. O pai de Cris foi tirar as malas do carro, a me foi ajudar na cozinha, e ela foi montar o prespio. Enquanto trabalhava nisso, volta e meia dava uma olhadinha pela janela, vendo a praia l fora. No parava de pensar no Ted. Onde estaria ele agora?

Quando telefonaria? Ser que iria procur-la? Ser que tomariam mesmo aquele caf da manh na praia, como ele prometera? A essa altura, ela nem se lembrava de Escondido, do Rick e da Katie. O que lhe interessava agora era Ted e os seus amigos que conhecera nas frias passadas. A famlia sentou-se mesa da cozinha para jantar. Havia sopa e salada. Enquanto tomavam a sopa francesa de cebola, Marta explicou: - Planejei um jantar bem levinho, porque tem tanta coisa pra se comer aqui hoje! Imaginei que ficaramos beliscando at tarde da noite. Muitos amigos nos presentearam com comida este ano. E deve ter havido uma liquidao de queijos em alguma loja, porque ganhamos trs caixas de queijos importados! O pai de Cris tentou conter uma gargalhada, mas no conseguiu. Acabou espirrando sopa por toda a mesa. Ento inclinou a cabea para trs, soltando uma risada contagiosa. David ria como um louco e fingiu cair da cadeira para chamar ainda mais a ateno. Cris dava risadinhas incontrolveis. A pobre me parecia prestes a chorar, mas depois, devagarinho, foi comeando a rir tambm... - Ser que foi alguma coisa que eu disse? perguntou Marta, confusa, sem saber se eles estavam rindo dela ou de alguma coisa que dissera sem querer. Olhou para o marido como a pedir socorro. Bob, sempre gentil e sbio, continuou tomando sua sopa calmamente. - Talvez entendamos melhor quando abrirmos o presente deles hoje noite, disse ele, dando uma piscada para a me de Cris. Pessoalmente, gosto muito do queijo de Brie. Marta ainda parecia confusa, mas assim que todos pararam de rir, voltou a agir como se estivesse no controle da situao. - Acho que deveramos abrir os presentes hoje noite, disse ela. Assim poderemos dormir at mais tarde amanh e ter nosso almoo especial de Natal uma da tarde. A que horas vocs precisam voltar para Escondido?

- Eu e Norton temos de trabalhar depois de amanh cedo, ento vamos tentar sair daqui l pelas cinco ou seis da tarde, disse a me de Cris. - Isso me faz lembrar uma outra coisa, disse o pai, inclinando-se sobre a mesa, balanando a colher e apontando-a na direo de David e Cris. Vocs dois vo ficar aqui com seus tios na prxima semana, mas no se esqueam de que eles no tinham obrigao nenhuma de convid-los. Tratem de encaixar-se nos planos deles, viu?! Nada de ficar inventando moda! Os dois acenaram concordando. - Muito bem, disse ele, colocando a colher de volta no prato. Ento Cris desligou-se do papo do pessoal e comeou a sonhar acordada com o momento em que encontraria o Ted, imaginando como seria. Aquela noite, todos reuniram-se na sala, em frente lareira. Antes de atacar o monte de presentes, o pai de Cris ofereceu-se para ler a histria do Natal, no Evangelho de Lucas. Ele fazia isso todos os anos, desde que Cris era pequena, e ela sabia a passagem quase de cor. Entretanto este ano tudo era diferente para Cris. No s porque estavam na casa dos tios, mas porque agora ela realmente conhecia a Jesus. No o via mais apenas como um nenezinho na manjedoura. Nas frias passadas, ela havia entregado a vida a Cristo, consagrando-lhe todo o corao. Ele era real para ela, e seu Esprito habitava nela. - Que lindo! bom lembrar o verdadeiro sentido do Natal, disse Marta, quando Norton terminou de ler. Ento ela endireitou-se na poltrona e apontou para um pequeno pacote. David, voc ser o primeiro, est bem? Foi uma dificuldade encontrar este presente. O preo subiu muito desde que comprei o do Bob h trs anos, mas eu sabia que o David iria gostar. David rasgou o papel e era uma gravata borboleta, com pisca-pisca. - Legal! exclamou. Como que a gente liga, tio Bob? Isso foi s o comeo. Ficaram ali mais de duas horas, abrindo presentes e mais

presentes caros. Ao lado de Cris, no sof, havia uma pilha de coisas maravilhosas: roupas, perfume, maquiagem, um CD player e um walkman AM/FM. Entretanto, embora ela achasse aquilo muito legal, sentia que era meio vazio. J havia vivenciado com os tios esse tipo de situao - dinheiro e presentes - e nunca se sentira muito bem com isso. Agora mesmo, o que ela realmente queria era que seu pai lesse novamente a narrao bblica sobre os anjos e os pastores. Alm disso, Cris estava meio chateada tambm porque ningum demonstrara muito entusiasmo pelas camisetas que ela dera. Ela e Jane, uma amiga de Escondido, haviam passado trs dias pintando-as. Tinham comprado tinta, estnceis e camisetas lisas, e ela gastara nisso todo o dinheiro que tinha. Divertiram-se bastante, e Cris ficara satisfeita com o resultado. Contudo agora, observando a tia segurar a blusa de flores amarelas e alaranjadas to cuidadosamente pintadas, percebeu que fora um desperdcio. Marta jamais usaria aquela pea. Pelo menos David gostou da dele. Tinha a estampa de um surfista em cores bem vivas. Bob tirou um envelope de um dos galhos da rvore de Natal e entregou-o a Cris. - Feliz Natal para nossa querida sobrinha! disse ele. Era uma caderneta de poupana no nome de Cris, no valor de cinco mil dlares. Ela engoliu em seco e mostrou a caderneta para os pais. - Bob, disse Norton com voz seca, isso a demais. No podemos aceitar... Parecia ofendido e zangado ao mesmo tempo. - Deixe-me explicar, disse Bob calmamente. Um dos meus investimentos imobilirios l no Rancho Califrnia rendeu bem mais do que eu esperava este ano. Achei que seria proveitoso para mim reinvestir esse dinheiro numa causa promissora, que valesse a pena: o futuro da Cris. Registrei essa conta como um fundo para a

faculdade. Ela s pode mexer no dinheiro depois que completar dezoito anos. No sei como os jovens conseguem cursar uma boa faculdade hoje em dia sem um pezinho de meia. A me de Cris parecia que ia chorar. O pai ainda estava com uma expresso zangada. - Acreditem, se aceitarem vocs estaro prestando-me um lavor. Abrindo uma conta para bolsa de estudos, posso abater nos impostos. A me de Cris sorriu e olhou para o marido. Ele agradeceu com voz rouca. Cris levantou-se e deu um beijo no rosto do tio. - Muito obrigada, disse sorrindo. - Que chateao! disse David. Todo esse dinheiro e ela s pode mexer nele quando fizer dezoito anos! - David! repreendeu-o a me. Bob riu e tirou outro envelope da rvore. - Essa "chateao" para voc, David. Voc tambm s poder receber seu dinheiro quando completar dezoito anos. Calculo que em dez anos, deve dar um bom rendimento. - Puxa vida! Mil dlares! exclamou David, olhando o total. Ser que eu podia tirar s um pouquinho pra comprar uma bicicleta nova? - No! exclamaram os pais. - Bob, disse Marta, animada. Por que no entregar o ltimo presente do David? Bob puxou uma caixinha de cima de um galho e entregou-o ao sobrinho, que abriu-a, tirou um bilhete e leu em voz alta: "V ao armrio do corredor e veja o que Papai Noel deixou para voc!" Todos foram com ele at o armrio. Ele abriu a porta e encontrou no cho um enorme lao, com uma fita comprida que passava por cima da porta e continuava pelo cho da cozinha.

- Que legal! exclamou David. Ento todos o seguiram. Atravessaram a cozinha, passaram pela sala de jantar, voltaram novamente cozinha, partiram ento para a lavanderia e, enfim, chegaram garagem. Bem no meio dela, havia uma bicicleta nova, com um grande lao branco. David pulou e gritou de alegria, e todos fizeram tanto barulho que Cris s percebeu que o telefone estava tocando quando Bob lhe disse: - Voc pode atender o telefone, Cris?! Deve ser a sua av. A garota correu at a cozinha e atendeu animada: - Feliz Natal! - Ol, como vo as coisas? -Ted? - Sim, sou eu. Tudo bem com voc? - Oi! Voc est na casa do seu pai? - Estou. - E est tendo mesmo um "Feliz Natal"? perguntou ela, achando a prpria pergunta meio boba. - Mdio. Ei, quer tomar caf da manh comigo na praia amanh? - Na manh do Natal? - No sabia se voc e sua famlia tinham planejado alguma coisa, ento resolvi arriscar o convite. - Sim, quer dizer, no. A idia era dormir at mais tarde. Vou perguntar aos meus pais rapidinho, t bem? D s um tempinho. No desliga no. Cris correu at a garagem, sem flego. Como ia pedir-lhes isso? Ser que seus pais entenderiam o quanto significava para ela? - Me? comeou Cris, interrompendo a conversa dos adultos, que observavam David andar em crculos com a bicicleta na garagem vazia. Me, um dos amigos que conheci nas frias passadas est no telefone. Esto me convidando pra tomar caf da

manh com eles amanh cedo. - Na manh de Natal? - Bem, que eu pensei que vocs iriam dormir at mais tarde... Marta intrometeu-se na conversa. - isso mesmo que ns planejamos. No vejo motivo pra voc no ir. - E onde vai ser esse caf da manh? perguntou a me. - Na praia. Vamos preparar l mesmo. - Sei no, Cris, disse a me, hesitando. Bob aproximou-se e disse com voz calma: - totalmente seguro. A gente v as churrasqueiras ali da janela da sala. - Acho que no h problema. Vou perguntar ao seu pai. Norton, a Cris est querendo ir tomar caf da manh na praia com uns amigos amanh cedo. O que voc acha? - Mas por que voc quer fazer uma coisa dessa? perguntou ele, virando-se e fitando a filha. Cris deu uma olhadinha para a me, e para os tios. Todos olhavam para Norton com expresso positiva. - Ah, tudo bem. Pode ir sim, disse ele. Cris correu de volta ao telefone. - Ted? Voc ainda est a? - Sim. - Tudo bem. Vou poder ir. A que horas nos encontraremos, e o que eu preciso levar? - s sete cedo demais? - No, est timo. O que que eu levo? - J fui ao mercado e comprei bacon, ovos e suco de laranja. Lenha para a fogueira ns j temos. Voc s precisa vir. Cris sorriu. - Tudo bem. Estou ansiosa pra te ver, Ted. - , vai ser bom te encontrar. Agora acho melhor desligar. J tomei muito do seu

tempo. No quero atrapalhar seu convvio com os familiares. - No se preocupe. Voc no atrapalha. A gente se encontra amanh cedo ento. - At mais, disse Ted, desligando. - Tchau, Ted. Te vejo amanh, sussurrou Cris com o fone ainda no ouvido.

Alvorada de Dezembro 3
- O qu?! Quer dizer que vou ter de levar o David comigo? reclamou Cris. - Eu e seu pai achamos que seria bom o David conhecer alguns dos seus amigos. Ele no conhece ningum por aqui. J que vocs dois vo passar a semana com seus tios, achamos que seria bom se ele pudesse fazer algumas amizades tambm. - Mas, me! comeou Cris, escolhendo as palavras com cuidado, no vai ter ningum por l com a idade dele. Acho que ele no iria gostar. No mesmo! - Ento cabe a voc fazer com que ele goste. J est decidido: ou vo os dois para esse caf da manh maluco na praia, ou no vai ningum! O que voc prefere, Cristina? - , parece que o David vai comigo, disse Cris bem devagar. - timo, disse a me, dando-lhe um abrao e dirigindo-se para a porta do quarto. Bons sonhos. E divirtam-se amanh. A me fechou a porta, deixando Cris sozinha no quarto que fora dela durante as frias que passara ali, na casa dos tios. Ela deslizou sobre o lenol de algodo cor-derosa e deu uns bons golpes de carat no travesseiro. - No justo! murmurou. David vai estragar tudo! Era pra ser s eu e o Ted! H semanas estou esperando esse caf da manh, e agora o David vai atrapalhar tudo! No fundo, sabia que era sua culpa. Ela havia torcido um pouco a verdade com os pais, dando a entender que seria uma reunio com um monte de amigos e no s com o Ted. Se eles soubessem que seria s com o Ted, no teriam permitido que ela fosse. Ou teriam? Em vez de abrir o jogo e perguntar, Cris tentou encobrir a verdade, e agora estava enfrentando as consequncias.

No entanto, dentro de poucas horas estaria com o Ted. No podia deixar nada estragar isso. Nem mesmo o David. Por que Ted esperou at o ltimo momento para convid-la? Por que ele era to desligado?
Ted, voc imprevisvel! Me deixa to frustrada! Por que voc me provoca tantos sentimentos fortes e profundos? Como vai ser amanh? Voc vai me abraar? Vamos poder bater aqueles longos papos como nas frias? Ser que voc gosta de mim?

- Claro que sim, respondeu Cris em voz alta. Ele telefonou, no telefonou? Cumpriu a promessa sobre o caf da manh. At comprou comida! Est vendo, ele gosta de voc! Ele quer ver voc. No seja assim to insegura! Ela esforou-se para dormir, concentrando o pensamento no Ted. Depois de quase cinco meses sem v-lo, como ser que ele estaria; como ela o cumprimentaria, o que vestiria, sobre o que conversariam? Sorriu. Como criana na vspera de Natal, que sonha com um brinquedo novo, Cris caiu no sono. Hoje ela sonharia mais alto. Sonhos mais complicados, mas muito mais interessantes. E ao acordar no seria para ver Papai Noel e uns presentes, mas para ir a um caf da manh na praia, com o Ted. s cinco e meia o despertador tirou-a dos seus doces sonhos. A sua vontade era dormir mais uns dez minutos, mas sabia que no podia. Levou mais de uma hora para tomar banho, lavar o cabelo e fazer escova. Ento resolveu passar um pouco da sombra nova que Marta lhe dera de presente de Natal. Experimentou a lils e a marrom, mas achou que ficara com aparncia apagada, com o aspecto de quem no dormiu direito. Lavou rapidamente o rosto, escolhendo ento trs tonalidades de sombra azul e um delineador azul-escuro. No costumava usar tanta maquiagem, mas hoje queria se produzir melhor e parecer mais velha. Ser que o Ted notaria? Escolher a roupa foi fcil. Marta lhe dera um suter de que gostara muito. Era de tric, cheio de coraezinhos vermelhos. Vestiu ento sua cala jeans predileta, um pulver de gola rul e o suter de coraes. Sentia-se aquecida e romntica. Pronta para encontrar-se com o Ted.

- David, acorde! disse Cris, em p ao lado da bicama na sala de televiso, onde seu irmo dormia profundamente. - V embora. - Est bem. Cris comeou a sair de fininho, com uma idia em mente. Se o David no se levantasse, embora ela tivesse tentado acord-lo, no seria sua culpa se ele no fosse para a praia com ela, seria? De repente David levantou a cabea. - Pera! A gente vai praia, no ?
Droga!

- , David. Voc vem ou no? - Que cheiro esse? - Que cheiro? - De flor podre. Era o odor do perfume novo, Jungle Gardenia, que Cris borrifara no cabelo e na roupa para durar mais. Talvez tivesse exagerado um pouco. - Vamos depressa, David. Vou sair daqui a cinco minutos. Arrume-se rpido. O garoto saltou da cama exclamando: - J vou! J vou! Fecha a porta. Cris entrou na cozinha e encontrou o tio Bob preparando uma cesta de piquenique. Surpresa por v-lo j acordado, ela perguntou: - O que voc est fazendo? - Bom dia, Olhos Brilhantes. Voc est linda! disse ele, respirando fundo ao sentir o perfume. Eta cheirinho... a... "bonito", falou Bob, com uma tosse forada... bonito, isso. Voc est com cheiro de menina bonita. Ela deu uma risada. - Acho que vai diminuir com a brisa da manh, quando eu sair.

- Espero que sim, isto , imagino que sim, disse Bob, piscando para a sobrinha. Coloquei algumas coisas gostosas nesta cesta para voc e seus amigos. Espero que sejam suficientes. No sei quantos amigos seus iro ao piquenique... Cris estava com um sentimento de culpa terrvel. - Tio Bob? Posso confessar uma coisa? Bob parou de arrumar a cesta, voltando toda a ateno para Cris. - Claro que sim. - Bem, uns dois meses atrs o Ted telefonou pra mim. Ele ainda estava na Flrida. Disse que a me dele iria se casar e mudar pra Nova Iorque, e ele voltaria a morar com o pai, aqui em Newport Beach. Bom, ento ele me convidou pra tomar um caf da manh na praia com ele. E a s voltou a ligar ontem noite. Bob sorriu. - Ento voc ficou com medo de que seus pais no a deixassem ir sozinha, e deu a entender que a turma toda iria, no foi? Cris acenou que sim com a cabea. - Eu desconfiei, disse Bob, apertando a mo de Cris. Olha, ontem noite, depois que seus pais disseram que o David teria de ir com voc, eu bati um papo com eles. Falei muito bem do Ted, e eles acharam que no haveria problema, j que o David estaria com voc. Mas Cris, voc precisa entender que esse tipo de coisa machuca seus pais. Vai acabar perdendo a confiana deles agindo assim. Eu acredito em voc, Cris. E seus pais no merecem esse tipo de atitude da sua parte. A essa altura ela j estava chorando, e as lgrimas escorriam pelo seu rosto, deixando riscos azuis do delineador. Sentia-se horrvel. Ento perguntou, quase sussurrando: - O que que eu devo fazer? Bob endireitou o corpo e, com uma expresso de ternura, disse: - V ao seu passeio, aproveite bastante e, hoje tarde, quando tiver uma oportunidade, conte tudo aos seus pais. Eles vo entender. J foram jovens um dia.

David empurrou a porta da cozinha e foi direto bandeja de doces que estava em cima do balco. - Quando que ns vamos? perguntou, enfiando dois chocolates na boca de uma vez. Cris pegou uma toalha de papel e limpou os olhos. - Estou quase pronta. - Ainda tem uma manchinha na bochecha, disse Bob, enquanto ela limpava a ltima mancha azul. - A. Conseguiu. Est tima. Cris olhou para ele como se perguntasse: "Tem certeza?" Ele deu uma piscadinha. - Gosto mais de voc ao natural. Seus olhos no precisam de nenhum realce. Ela sentiu-se um pouquinho melhor. - Aqui, leve um cobertor para sentar e essa garrafa trmica de chocolate quente. receita minha, disse Bob. As canecas esto na cesta junto com os croissants e as frutas. Cris ajuntou tudo e chamou o irmo: - Vamos, David! Ele enfiou mais dois chocolates na boca. - T bem! T bem! murmurou, pegando mais quatro chocolates e dando um "tchau" para o tio, com a mo cheia. - Obrigada, tio Bob, disse Cris, jogando o cobertor para o irmo. Voc leva isso, David! - Vou ter de levar isto? reclamou ele, com a mo cheia de chocolates. - Prefere carregar a cesta e a garrafa trmica? - No, respondeu, colocando o cobertor debaixo do brao e saindo na neblina da manh, com a irm. O cu daquela manh de Natal combinava com o mar cinza-azulado cheio de

espuma. O ar, a areia e at mesmo a respirao rpida de Cris, pareciam frios e midos. - Senhor, sussurrou ela. Peo-te perdo pela confuso que fiz. No quero esconder nada dos meus pais, e muito menos de ti. Perdoa-me. Ento, com o corao cheio de expectativa, respirou fundo, enchendo os pulmes com o ar mido da manh. De repente parou. L estava ele! Alto, de ombros largos, loiro, vestindo short e uma blusa de esqui preta e amarela, Ted estava agachado, ajeitando as brasas da churrasqueira. Cris comeou a apressar os passos. David seguia logo atrs. Ted estava l a poucos metros, mas ela no conseguia pensar em nada para dizer. De repente David exclamou: - Ei, cara! Ted virou-se depressa. - David! exclamou Cris, por que voc falou isso? - assim que os surfistas falam. Eu vi na televiso. Cris olhou para cima. Ted estava logo ali, confiante e sorridente. Ento ela parou. Parecia que tudo que sentia por ele virara um novelo de emoes e se alojara na boca de seu estmago. No conseguia dizer nada. Ted s sorria. Ento ele olhou para David e perguntou: - Ol, como vo as coisas, cara? - T vendo, Cris? No falei que todos os surfistas dizem "cara"? Ted deu uma risada. - E ento? Como voc se chama, "cara"? - David. - J andou de prancha skim, cara? disse Ted, em tom de brincadeira. - Quer dizer, na gua? - Vem c, cara. Eu te ensino.

Ted deu um largo sorriso para Cris. Seus olhos azul-prateados penetravam os dela. Ento ele virou-se, pegou a prancha de fibra de vidro e ps a mo no ombro de David. Os dois correram para a gua, e Cris ficou ali, imvel.
Espere um pouco! O que est acontecendo? Ted! Por que voc saiu assim com meu irmo e me deixou aqui desse jeito?

Cris ainda estava segurando a cesta e o cobertor. Eu devia ter jogado essas coisas no
cho assim que vi voc! Devia ter largado isso e ter corrido para abra-lo, do jeito que eu tinha planejado ontem noite.

Agora ela estava ali feito uma idiota, parada, abraando o cobertor.
Vamos l, Cris! D um jeito! Faa alguma coisa, finja que esta se divertindo. Daqui a pouco eles voltam.

Ento ela comeou a agir. Estendeu o cobertor e verificou o que eles tinham para comer. Enquanto isso tentava elaborar um "Plano B", no qual ela prpria, e no David, seria o centro de ateno. Logo ela encontrou tudo de que precisava e, arrumando as fatias de bacon na frigideira, colocou-a sobre a grelha. Volta e meia ela dava uma olhada para a beira do mar, onde Ted demonstrava a tcnica de utilizao da prancha skim. Ele esperava a onda retroceder, jogava a prancha sobre a areia molhada, corria, pulava nela e descia alguns metros na linha da costa, antes de chegar outra onda. Quando esta tambm recuava, ele repetia os mesmos passos. Ted parecia mais alto e atltico, e seu cabelo estava um pouco mais escuro, mas ele ainda o usava bem curtinho. Observando-o distncia, Cris sentia-se como se estivesse assistindo a uma fita de vdeo, e no ali na praia, preparando o desjejum dos seus sonhos. O bacon pipocando chamou sua ateno de volta para o fogo. O cheiro estava delicioso. Ela virou cada fatia com cuidado, evitando que ficassem torradas demais. Parecia que Ted tinha-se lembrado de tudo: pratos, talheres, e at toalhas de papel para tirar o excesso de gordura do bacon.

Ela teve um pouco de dificuldade para quebrar os ovos. (Talvez porque seus dedos tivessem ficado engordurados ao fritar o bacon.) Contudo eles ficaram prontos bem depressa. Cris sentia-se a prpria "pioneira", e estava ansiosa para que Ted chegasse para v-la. - oo gente! gritou ela na direo da praia. Como eles no responderam, ela aproximou-se mais de onde eles estavam e gritou de novo. Ainda no escutaram. Ela correu os olhos de um lado a outro da praia. No havia mais ningum l alm deles. - Vamos l, pessoal! Afinal eles escutaram e acenaram, mas continuaram surfando. - Vem logo, gente! insistiu ela, com as mos na cintura, demonstrando impacincia. Finalmente eles voltaram. Ted, sem flego e com o rosto vermelho, correu at ela, com a prancha molhada debaixo do brao, e deu-lhe um rpido abrao. A garota sentiuse estremecer. Sem dizer nada, ela passou o brao pela cintura dele, e eles se dirigiram em direo churrasqueira, numa atmosfera romntica. De repente Ted soltou-a e saiu correndo, gritando e balanando os braos. - O que que foi? gritou Cris. David aproximou-se e os dois correram para a churrasqueira. - O que foi que aconteceu? - As gaivotas, disse Ted, segurando um prato de papel com uma fatia de bacon. Acho que elas pensaram que era um presente de Natal pra elas. - Ah, no! exclamou Cris. Olhe s para os ovos! Elas estragaram tudo! As gaivotas voavam em crculos e, com seus pios estridentes, pareciam pedir mais. - Tudo bem, disse Ted. Ainda temos suco de laranja.

- Mas Ted, disse Cris, tentando no chorar. Tudo estava to perfeito! - Eu j comi, disse David, com marcas de chocolate no lbio inferior. Posso usar sua prancha skim mais um pouco? - Claro, cara, disse Ted, mastigando a fatia de bacon que restara. Virando-se ento para Cris, falou: Nada mal. Foi por isso que as aves gostaram tanto. Ele parecia tranquilo e nada incomodado com a situao. Cris sentia-se frustrada, mas, ao mesmo tempo, calma. - Ah, acabei de me lembrar! Meu tio preparou .algumas coisas pra gente, disse ela, levantando a tampa do cesto. Tem bastante comida aqui. Voc gosta de croissant? - Claro. E o que isso aqui? perguntou Ted, pegando um pedao de queijo importado. Cris riu e contou a histria do excesso de queijos que Bob e Marta ganharam no Natal. Ele sorriu, mostrando as covinhas. Esticado sobre o cobertor, partiu um croissant e passou gelia de morango nele. Ento colocou os ps midos perto da fogueira e disse: - Bom dia, Senhor Jesus. Seu aniversrio est sendo bom? Cris no sabia se devia fechar os olhos e abaixar a cabea, ou olhar para o cu como o rapaz estava fazendo. Ela nunca ouvira ningum falar com Deus daquele jeito. Mas Ted era mesmo um cara diferente, e no costumava orar como as pessoas em geral. Ele terminou dizendo "Amm" e, comendo ento o croissant, que soltava casquinhas em seus dedos, olhou para Cris e disse: - Ei, agradea ao seu tio por mim. Est uma delcia. - Tem um pouco de gelia bem aqui, disse Cris, limpando com cuidado o canto da boca de Ted, com uma toalha de papel. - Obrigado. Ele olhou para Cris de um jeito diferente, como ela nunca vira antes. Era um olhar forte, profundo, intenso, que reacendeu todas as lembranas que a moa tinha dele,

todas as emoes. Naquele momento, ela se deu conta de que era mesmo o Ted que estava com ela ali na praia. Esta era a manh com a qual tanto sonhara e seu sonho estava se tornando realidade.

O Caminho Para o Corao de Um Homem 4


Parece que quando os sonhos se tornam realidade, eles nunca acontecem do jeito que espervamos. Eles vm alterados e nos deixam desapontados, com a sensao de que no obtivemos o que queramos. No sei a quem culpar: ao sonho em si ou realidade que o modifica.

Foi assim que Cris comeou a pgina do dirio na noite de Natal, enrolada nos cobertores, sozinha em "seu" quarto. A manh na praia no fora exatamente como ela esperava. Tinha passado depressa demais. Enquanto comiam, Ted falou sobre o casamento de sua me. Mas quando Cris comeou a sentir-se vontade para curtir o encontro, ele se levantou de repente e disse que havia prometido aos pais do Sam que estaria na casa deles s nove horas. Foi embora sem dizer nada especial. No a abraou e nem sequer comentou quando lhe telefonaria ou voltaria a procur-la. Ela sabia que Ted e Sam haviam sido muito amigos durante anos, mas Sam morrera havia alguns meses. Por que Ted estava deixando-a para passar o dia com os pais do amigo? No fazia sentido. Escreveu como se sentira sentada.ali sozinha, ao lado da fogueira que se apagava, olhando o Ted ir embora, carregando os apetrechos do piquenique. E nem olhou para trs. O caf da manh dos seus sonhos acabara e ela se sentia abandonada. Desprezada. Provavelmente teria ficado por l mais algum tempo, apesar da friagem, sentindo pena de si mesma, se no fosse pelos choramingos do irmo que estava molhado at os ossos e insistia em voltar para casa. Ento, juntou as coisas, e saiu andando pela areia,

irritada e chateada. Para trs ficou s a fogueira, que dentro em pouco viraria cinzas. De volta em casa, seus pais lhe perguntaram sobre "aquele desjejum maluco". Cris sentou-se com eles mesa da cozinha e comeou pedindo desculpas por no ter explicado claramente a situao. Marta ficou entrepondo seus comentrios favorveis sobre o Ted e David fez o mesmo, dando todos os detalhes de como Ted lhe ensinara a usar a prancha de skim. - Parece um bom rapaz! Gostaramos de conhec-lo algum dia, comentou a me. - Mas lembre-se, voc s poder namorar depois que completar dezesseis anos, acrescentou o pai. Pode passear na companhia do Ted e sair com seus outros amigos esta semana, desde que no v sozinha com ningum, como se namorasse. O tom do pai era um tanto firme, e ele acrescentou: - No minta nem para sua me, nem para mim; nunca. Se quiser ter mais liberdade e privilgios, precisa demonstrar que digna de nossa confiana. - Ela , interferiu Bob rapidamente. - Queremos confiar em voc, Cris, disse o pai, abrandando um pouco o tom. Mas a confiana algo que se conquista fazendo decises acertadas e falando a verdade sempre. Cris se sentia humilhada. Todo mundo olhava para ela enquanto seu pai lhe dava aquele sermo. - Se no confissemos em voc, Cris, no a deixaramos ficar aqui esta semana, acrescentou a me. S pedimos que no abuse do privilgio, est bem? Cris concordou com um aceno de cabea. Tinha uma sensao horrvel no estmago. Queria dizer muitas coisas, tais como:
Podem confiar em mim. J fiz uma poro de decises certas que vocs nem sabem. Estoume esforando muito, apesar de errar de vez em quando.

Mas no disse. Limitou-se a dar um sorriso amarelo e assentir com a cabea. A me sorriu. Marta e Bob tambm. Ningum disse nada. Apenas sorriram. Mas eram

sorrisos forados, tensos. - Bem, disse Cris, obrigada por deixarem eu e o David passarmos a semana aqui. Podem confiar em mim. Vou fazer o mximo. - Sabemos disso, querida, disse seu pai. Ela saiu da cozinha e foi se trocar, colocando um moletom. Sabia que o pai tinha razo ao falar sobre honestidade e confiabilidade, e bem que ela merecia o sermo. Mesmo assim, sentia-se pequena e abalada, como se tivessem arrancado dela as poucas alegrias que tivera pela manh. Agora, no final do dia, tentando escrever tudo que passara, sentia-se ainda mais deprimida. Sabia que no poderia dar bola fora durante esta semana. Mas de alguma forma, sem desobedecer s instrues dos pais, tinha de arrumar um jeito de passar mais tempo com Ted. Eles haviam dito que ela podia v-lo. S no podia sair com ele. Ento teria de pensar num monte de coisas que se poderia fazer em grupo. Juntar a turma das frias para que pudesse passar mais tempo na companhia dele. Sua ltima frase na pgina daquele dia foi: Esta semana tenho de descobrir como o Ted
me v - s como amiga ou o qu. Preciso saber em que p est nosso relacionamento e no que vai dar.

Ela tinha o nmero do telefone dele. Ao apagar a luz, Cris resolveu que se ele no telefonasse at o meio-dia, ela ligaria para ele e planejaria alguma coisa para fazerem. No dia seguinte, o telefone tocou exatamente s 11:45. Mas era Trcia, no o Ted. De incio, Cris sentiu-se frustrada de que Trcia tivesse telefonado bem quela hora, mas depois lembrou-se de algo. Afinal de contas, Trcia era sua amiga! E queria encontrar-se com ela tambm. Trcia era muito amiga de Ted. Podiam todos fazer algum passeio juntos. Cris mudou rapidamente o tom de voz e convidou a amiga para vir casa da tia. Juntas poderiam fazer brownies* ou algo semelhante. * Brownies - bolo de chocolate que pode ser coberto de

calda de chocolate e nozes picadas. (N. da T.) Assim que desligou, viu Marta descendo a escada, de cala preta, blusa branca e um suter preto de decote em V profundo, com alguma espcie de emblema no bolso. Estava bonitinha. Como uma escolar de uniforme novo. - Est pronta, Cris? - Pronta pra qu? - Para irmos fazer compras, querida. Pensei em fazermos algumas compras. J est meio tarde. Se voc quiser ir assim mesmo, est bem. Marta pegou sua bolsa chique, pendurada no chapeleiro estilizado do hall de entrada, e olhou por cima dos ombros para a sobrinha. - Vamos, Cris, disse, no fique a parada. Cris suspirou fundo e deu dois passos para ela. No momento estava mais alta que sua tia e esse pequeno detalhe ajudou-a a recobrar a coragem, - Tia Marta, eu no sabia que amos fazer compras. Voc falou comigo sobre isso mais cedo? - Creio que no, mas... Cris interrompeu com educao. - Como eu no sabia dos seus planos, fiz os meus. Convidei a Trcia pra vir aqui. Tio Bob disse que podamos. - Bbbem, bom, ento eu... gaguejou Marta, meio sem jeito. - Eu no pretendia estragar seus planos. s que voc no tinha me falado. - Entendi, declarou Marta, apertando os lbios. Com uma virada brusca, ela gritou em direo sala de televiso, onde David assistia no volume mximo. - David! David, venha c, querido. - O qu? gritou o garoto, sem se mexer. - David, quero que voc desligue essa televiso imediatamente e venha comigo, querido.

- David! gritou Cris mais alto que a tia, faa o que a tia Marta est mandando; agora! - T bem, t bem! replicou David. Da a pouco ele aparecia na porta vestido com uma cala de moletom e uma camiseta de skate. Torceu o nariz e apertou os olhos atravs dos culos. - Que foi? indagou. - David, vamos sair para fazer compras agora. V pentear o cabelo e calar os sapatos, disse Marta, parecendo assumir o controle da situao. - Ah! Tenho de ir? - Tem, disse Cris com firmeza, embora por dentro estivesse tentando conter uma risada. No sabia quem deixaria o outro maluco primeiro, Marta ou David. Sem dvida seria uma experincia inesquecvel. Cinco minutos depois, eles tinham sado e David j estava implorando Marta que o levasse ao McDonalds para lanchar. Bob ajudou Cris a procurar o que precisava na cozinha. Ela ficou muito surpresa. Em casa, eles nunca tinham tanta comida na geladeira. A despensa de sua casa no tinha tanta variedade ou quantidade. Ali havia at diversos tipos de chocolate granulado, inclusive de chocolate branco, e muitos outros ingredientes. Poderiam fazer uns brownies maravilhosos! Trcia chegou e entregou-lhe um prato de chocolate caseiro. - Isso pra voc, disse. Eu e minha me fazemos chocolate todo ano. Espero que goste. - Est brincando! Adoro tudo que de chocolate. Obrigada, Trcia. Mas agora me sinto mal porque no tenho nada pra lhe dar. A voz de Bob veio l de dentro: - Voc gosta de queijo, Trcia?

- O qu? gritou Trcia em resposta. - No liga no, disse Cris rindo e conduzindo Trcia para longe do tio maluco, em direo cozinha. Vamos! Vamos fazer os brownies. Temos ingredientes pra umas duas receitas. Acho que poderamos fazer uns a mais pra levar pra algumas pessoas hoje tarde. - Quer dizer, para o Ted? indagou Trcia, com um sorriso significativo. Era uma garota tipo mignon, com o cabelo castanho amarrado num rabo de cavalo. - , replicou Cris, sentindo o rosto avermelhar-se. E pra todos os outros tambm: a Helen, a Melissa, o Douglas e a turma das frias passadas. Trcia colocou a mo no brao de Cris, e disse com jeito brincalho: - No precisa explicar, Cris. Sei o que voc quer dizer. , acho que o Ted vai gostar muito. As duas garotas deram risadas. - Existe algum em especial pra quem voc gostaria de levar alguns brownies7 perguntou Cris, curiosa para saber se Trcia estava de corao inclinado para algum rapaz em particular. - Bem, na verdade... principiou Trcia com os olhos baixos. Estou meio interessada em algum, continuou hesitante, mas acho que ele no se interessa por mim. - Quem ? - No posso dizer. Eu me sentiria muito mal se todo mundo ficasse sabendo que gosto dele, principalmente porque ele no se interessa por mim. - Ora vamos! Conte quem ! - Se ele demonstrar algum interesse por mim, eu lhe conto. Se no, vou ter de desistir dele. - melhor voc me contar... - Eu conto. Prometo. Mas s se eu achar que posso ter esperana, est bem? - Tudo bem.

As meninas concordaram e passaram a trabalhar. A cozinha de Bob e Marta era maravilhosa. Havia muito espao para trabalhar e toda espcie de medidas e tigelas. Comearam com uma tigela enorme e fizeram a receita dobrada que tio Bob lhe dera, utilizando manteiga batida com acar. Depois vinham os ovos, farinha, essncia de baunilha e o chocolate. - Que tipo de castanha vamos usar? perguntou Cris, colocando na boca um punhado de amendoins. - Que tal nozes e amendoins? disse Trcia, pegando os dois pacotes. Cris deu risada e pegou um pouco de massa. - Vai ficar to gostoso! Trabalharam juntas, comendo punhados de castanhas, e, finalmente, colocaram a massa nas formas. - Quer tomar alguma coisa? perguntou Cris, olhando na geladeira. - Tem algum refrigerante diet? Cris virou e caiu na risada. - O que que h de to engraado? perguntou Trcia, enfiando mais um punhado de castanhas na boca. - Acho engraado que ns acabamos de comer umas dez mil calorias em castanhas e massa e a voc pede refrigerante diet! Trcia riu e lavou as mos. - No liga no. Vou tomar gua. J estou um pouco enjoada de tanto amendoim que comi. - Eu tambm, replicou Cris. Vamos enfiar essas duas assadeiras no forno para podermos levar logo para o Ted. Voc coloca no forno e eu vou procurar umas caixas. E ps-se logo a trabalhar, forrando duas caixas bonitas com papel de seda. Da a meia hora, j pusera nelas os brownies quentinhos e cheirosos. - Ser que devemos levar agora? indagou Cris, pensando ao mesmo tempo que

no gostaria que Trcia a considerasse mandona nem que achasse que ela s queria a companhia do Ted e no a dela. - Claro, concordou Trcia prontamente. Podemos congelar o resto dessa massa. o que a minha me sempre faz. Mas melhor darmos uma limpada na cozinha. - Eu lavo as vasilhas. Voc quer colocar uns brownies num pratinho de papelo pra seu namorado misterioso? Como era mesmo o nome dele...? - Cris! Cris! disse Trcia fingindo reprovao. Eu j lhe disse que s lhe conto se ele demonstrar algum interesse. No gosto quando vira uma brincadeira e todo mundo sabe que a gente gosta de um cara, menos ele. Depois os amigos todos chegam pra ele e dizem: "Sabe da ltima? A Trcia gosta de voc..." Da o pobre coitado tem de decidir se vai quebrar o meu corao ou entrar na brincadeira da turma. No quero fazer esse tipo de jogo com... e aqui ela parou. - Com...? disse Cris, tentando faz-la falar. Trcia cobriu a boca com a mo. - No acredito! Quase falei o nome dele! - Eu no contaria seu segredo pra ningum! - Eu sei, Cris. Mas j no aconteceu com voc de estar no meio de um relacionamento assim e de repente viu o que estava acontecendo, e disse: "Espere a! So os outros que querem isso, no eu!" E a vontade era comear tudo de novo e ser apenas amigos sem as presses que os outros fazem pra gente namorar? Cris puxou uma banqueta e sentou. - Trcia, sei exatamente o que voc quer dizer. Tem um rapaz na minha escola, o Rick, e eu no sei se realmente gosto dele ou se gosto dele s porque todo mundo fica dizendo: "Ah, o Rick perguntou por voc hoje. Ele gosta de voc. D pra notar". , eu sei exatamente o que voc quer dizer, e no vou chate-la mais. - E voc gosta do Rick? - Sim e no. No sinto por ele o mesmo que sinto pelo Ted. Fizemos o caf da manh na praia, mas nada saiu como eu achei que sairia. O Ted foi embora sem dizer se

telefonaria nem nada. E fiquei muito chateada, mas no estou me preocupando em saber se ele gosta de mim ou no. Acho que na prxima vez em que nos encontrarmos, continuaremos nosso relacionamento naturalmente. - O Ted mesmo desse jeito, no ? o cara mais leal que existe. Assim que somos amigos dele, somos amigos pra sempre, concordou Trcia. - Exatamente! Mas no assim com o Rick! Quando vim pra c, dois dias atrs, ele estava meio de mal comigo. Nem sei como ser nosso relacionamento quando a gente se encontrar de novo. - Isso horrvel, no ? -! Trcia tirou a ltima assadeira do forno e o desligou. - E por isso que apesar de eu gostar muito desse cara, vou esperar que ele demonstre algum interesse por mim, sem os "empurres" de amigos bem-intencionados. - Voc muito sensata, Trcia. Acho bom isso, disse Cris voltando-se para a pia e terminando de colocar as vasilhas na lavadora. No sei se lhe agradeci pela Bblia que voc e Ted me deram. - Agradeceu. E falando no Ted, vou telefonar pra ele e verificar se est em casa, disse Trcia. - Boa idia! exclamou Cris, que mal podia esperar para sair. Vou s escovar o cabelo e avisar ao meu tio aonde ns vamos, e a estarei pronta. Cris estava gostando muito desse sentimento de independncia, de poder mexer na cozinha, conversar abertamente com Trcia, como se sempre tivessem sido timas amigas, e agora, de ir at a casa do Ted. Essa parte parecia boa demais para ser verdade. Depois de ter passado cinco meses a milhares de quilmetros de distncia e mantido uma correspondncia unilateral com ele, agora ele estava to prximo que ela podia simplesmente caminhar at sua casa, v-lo, conversar com ele e estar perto dele.

A parte triste era que teria apenas mais alguns dias para gozar desse convvio. Cris sabia que todos os momentos que passasse com Ted tinham de ser bem aproveitados.

Amigos de Todas as Horas 5


- Esperem um pouco, meninas! gritou Bob quando elas estavam saindo da porta. Quase me esqueci. Tambm tenho um presente para o Ted, continuou ele, aparecendo na porta com uma sacola de presente fechada. Divirtam-se, senhoritas! - O que que ? perguntou Cris, sacudindo a sacola. Tio Bob deu uma de suas risadas alegres e respondeu; - Um presentinho que acredito que um cara como o Ted vai apreciar muito. A tarde estava um pouco quente, mas ventava um pouco e Cris ficou alegre por estar de blusa de moletom, a que sua tia lhe comprara em San Francisco, nas frias passadas. Era azul e branca, com uma estampa de veleiros na frente. Ficou pensando se o Ted ainda usava o moletom que ela lhe comprara no mesmo lugar. E outra pergunta ainda mais importante era: "Ser que o Ted vai gostar da camiseta que pintei pra ele?" - Voc comprou alguma coisa pro Ted? perguntou Cris a Trcia. - Sim, todo ano eu o presenteio. Este ano comprei uma fita. A ltima da Debbe Stevens. Voc j tem? - No, comprei uma, mas acabei dando-a para o Rick. Depois achei que era melhor no ter dado, pois ele pareceu no gostar muito. - E o Rick, o que foi que lhe deu? - Um livro bobo. Foi uma brincadeira. Alguns caras tm idias to estranhas! - E eu no sei disso?! falou Trcia, rindo. - Comprei uma camiseta para o Ted, explicou Cris, mas no sei se devo dar. Pintei um surfista nela. Ia entregar a ele ontem, mas esqueci completamente. Provavelmente

foi melhor assim, porque ele no me deu nada. - A no ser o caf da manh, lembrou Trcia. Fiquei impressionada quando soube que ele comprou as coisas e aprontou tudo. Isso um bom presente, pelo menos na minha opinio. - Voc tem razo. Eu deveria ser mais grata. que as gaivotas comeram tudo, e o Ted acabou passando mais tempo com meu irmo do que comigo! - Ainda assim, Cris. Que garota no adoraria que o namorado tivesse esse trabalho todo por ela? - Meu namorado? - Bem, o Ted muito seu amigo. A impresso que d essa. Trcia e Cris viraram a esquina entrando na rua onde Ted morava. - Sabe duma coisa? Eu queria que existisse uma palavra pra quando a gente mais do que "amigo", mas no "namorado". - Sei bem o que voc quer dizer, completou Trcia. E tinha que existir uma palavra entre "gostar" e "amar". A gente s pode falar que "gosta" de um cara, ou ento que est apaixonada. Definitivamente h uma situao intermediria, mas no existe um nome pra ela. - Ento vamos inventar um! Trcia riu e comentou: - Vamos pedir ao Ted pra nos ajudar? A casa dele aqui. Parou em frente de um sobrado estreito, de frente para a rua, no para a praia. Vista de fora, parecia menor que a casa de Bob e Marta, mas mais nova. - Feliz dia depois do Natal! exclamou Cris animada, quando Ted atendeu a porta.

- Ol! Como vo? disse Ted, fazendo-as entrar. Era a sala mais bagunada que Cris vira em sua vida. Folhas de papel, louas usadas e roupas estavam espalhadas por todo lado. O mais bvio, porm, era a ausncia

de qualquer enfeite de Natal. No havia rvore, nem guirlandas, nem arranjos. Nenhuma evidncia de que ali morava uma famlia ou de que tivessem comemorado o Natal. - Desculpe a baguna, falou Ted, ajeitando um lugar no sof para elas sentarem. A faxineira ainda no veio esta semana. Meu pai est na Sua. - Sua? exclamou Cris surpresa. - H quanto tempo ele est viajando? perguntou Trcia. - Uns quatro ou cinco dias. Acho que volta no sbado. - Ted! exclamou Trcia. A moa parecia transtornada com o fato e Cris sentia o mesmo. - E o que voc fez no Natal? indagou Trcia. O rapaz virou-se para Cris, e sorriu. - Tomei o caf da manh na praia com a Cris e depois fui para a casa dos pais do Sam. Trcia parou um instante e depois comentou: - Aposto que eles gostaram de voc ter ido l. Em seguida, estendeu a sacola de presentes. Cris fez o mesmo, entregando-lhe sua sacola e dizendo: - Ns duas lhe desejamos feliz Natal com um dia de atraso, ou um ano adiantado, o que voc preferir. Vamos! Abra os presentes! Ted sentou-se e juntou as caixas no colo. Abriu primeiro a sacola que Bob mandara. Cris soltou uma exclamao ao ver Ted tirar um punhado de tringulos de queijos importados. - Legal! disse o rapaz. Ser que do mesmo tipo que ns comemos no desjejum? - Quem sabe? respondeu Cris, abanando a cabea. Temos uma variedade to grande de queijos em casa! Foi meu tio que mandou. Eu no sabia o que ele tinha colocado na sacola. Abra a caixa. Sei que vai gostar do que tem nela. - Ummm! exclamou Ted, tirando a tampa e pegando um dos quadradinhos de brownie. Foi voc que fez? - Eu e a Trcia. Gosta?

Ted enfiou mais dois na boca antes de responder. - Definitivamente! - Agora experimente meu chocolate, falou Trcia abrindo a caixa para ele. Ted acedeu, enfiando o maior dos pedaos na boca. As meninas riram dele tentando engolir o docinho e elogiar a Trcia ao mesmo tempo. Em seguida, ele abriu a fita cassete e agradeceu efusivamente a amiga. - Obrigado, Trcia! Voc no imagina o quanto gostei! - Tem mais uma coisa, disse Trcia, entregando-lhe a caixa de Cris. Cris sentiu medo de que ele no gostasse. Ser que a usaria? No teria sido melhor ter-lhe comprado uma fita? - Legal! gritou Ted levantando a camiseta e encostando-a ao corpo. Trcia tambm soltou exclamaes de admirao. - Gostou mesmo? perguntou Cris. - Definitivamente! disse Ted, com um olhar caloroso de apreciao. - Est realmente bonita, Cris, comentou Trcia. Foi ela mesma que pintou, Ted. Sabia? - mesmo?! Cris sentia o rosto avermelhar-se. Acenou que sim, aliviada por ele ter mesmo gostado. Ted ficou de p, passou por cima de uma pilha de jornais e deu um abrao em Cris e outro igual na Trcia. - Muito obrigado, Cris. Muito obrigado, Trcia. Pegou outro chocolate e dirigiu-se cozinha. - Querem tomar alguma coisa? Temos suco de framboesa e Seven-up. - Aceito um Seven-up! respondeu Trcia. - Eu tambm, completou Cris. - Estou com muita vontade de pegar o aspirador de p e comear a dar uma arrumada neste lugar, cochichou Trcia para Cris, enquanto Ted ainda estava na

cozinha. Est uma baguna total. Pela primeira vez na vida, Cris sentiu pena de Ted e isso a surpreendia. Antes, o rapaz lhe inspirara diversos tipos de emoo, mas nunca pena. Agora, vendo-o nessa casa com seus mveis caros, mas toda desarrumada, e sabendo que ele passara o Natal totalmente sozinho, sentiu o corao condoer-se. Como os seus pais podiam abandonlo assim? E logo no dia do Natal! Talvez o caf na praia tivesse sido um momento muito especial para o Ted tambm. Cris estava descobrindo um lado do rapaz que era totalmente diferente, e queria tanto poder dizer-lhe o quanto gostava dele. - Posso colocar a fita? perguntou Trcia quando Ted voltou. - Claro. Ela ligou o aparelho de ltima gerao e tirou a fita que estava no toca-fitas. Olhou para ela antes de colocar o novo cassete da Debbie Stevens, e exclamou: - Ted! Por que voc no me disse que j tinha esta fita? - Ela legal, explicou ele entregando-lhes os refrigerantes. Vou ficar com uma aqui em casa e a outra na "Kombi Nada". - Mas se no tivesse tirado o papel celofane, eu poderia ter trocado por outra fita diferente ou outra coisa que voc quisesse. - o seu presente de Natal, Trcia. Eu jamais devolveria uma coisa que uma amiga de todas as horas como voc me tivesse dado. - Essa boa, hein, disse Trcia virando-se para Cris. "Amigos de todas as horas." Que que voc acha? Cris pensou um pouco e afinal disse: - Boa, mas no exatamente o que queremos. - No exatamente o qu? perguntou Ted, sentando-se ao lado de Cris no sof. - Quando vnhamos pra c, estvamos discutindo que nome seria melhor para o sentimento que est entre "gostar" e "amar" e entre "apenas amigos" e "namorados".

Voc teria uma sugesto melhor do que "amigo de todas as horas"? - Eu no. No sou o escritor do grupo. Voc, Cris, que a escritora! Cris levantou as mos como que se defendendo. - Eu no tenho l nenhuma grande idia. - Vamos ter de pensar mais nisso, sugeriu Trcia. E sabe o que mais eu gostaria de fazer esta semana, para aproveitar que estamos todos juntos? Queria conversar sobre coisas da Bblia. Quem sabe, podemos todos ler o mesmo trecho e depois nos reunirmos e conversar a respeito dele. Ted e Cris olharam-na como se no soubessem ainda o que responder sugesto. - Que que voc quer ler? perguntou Ted. - Que tal Filipenses? Ou a Primeira Carta de Joo? Ou um dos Salmos? - Primeira Joo uma boa, replicou o rapaz. - timo! exclamou Trcia parecendo muito satisfeita por ter feito a sugesto. - Querem fazer alguma coisa amanh? indagou Cris. Ted e Trcia olharam-na, esperando que ela ampliasse a sugesto. - Quer dizer, vocs poderiam ir l em casa ou a gente podia fazer alguma coisa juntos. - Claro, respondeu Ted, sem hesitao. O que que voc sugere? - Podamos ir ao cinema, sugeriu Trcia. Isto , se tiver passando algum filme que valha a pena. Ou locar uma fita e assistir na minha casa. - Vocs costumam ir ao rinque de patinao no gelo? perguntou Cris. Quando morava no Wisconsin, desde que se entendia por gente, ela ia com os amigos patinar na lagoa que havia perto de sua casa e que congelava no inverno. Sem dvida na Califrnia deveria existir lugares para patinao no gelo. - Boa idia! disse Trcia. Vamos juntar a turma e ir pista de patinao de Costa Mesa. Se todo mundo ajudar na gasolina, voc leva a gente na kombi, Ted? - Claro. Quando que vamos?

- Sei l. Uma ou duas da tarde. Podamos nos encontrar na minha casa, disse Trcia. Podemos almoar l por volta do meio-dia. Minha me no se importa. Da a gente sai de l. - Parece boa idia. E agora, que horas so? perguntou Ted. Trcia olhou seu relgio. - Puxa! Cris, j so quase cinco horas. - Tambm vou ter de sair, falou o rapaz. Combinei de encontrar com o Douglas. Eu falo com ele sobre a patinao amanh. - Posso ir com voc at a casa dele? indagou Trcia. - Claro! Vamos, Cris, no caminho deixo voc na sua casa. Entraram na velha kombi de Ted, que ele chamava afetuosamente de "Kombi Nada". As duas meninas sentaram no banco da frente, com a Cris no meio, junto ao Ted. Quando chegaram em frente casa de Bob e Marta, ela desceu. Ted agradeceu mais uma vez pela camiseta e pelos brownies, virando ligeiramente o rosto para ela. Disse o seu breve "At logo" de sempre, e saiu rodando com a Trcia a seu lado. Cris acenou para seus dois "amigos de todas as horas" e entrou animada em casa. Agora no se importava de que o caf da manh com o Ted tivesse sido meio decepcionante. No dia seguinte iriam patinar no gelo, e ele seguraria a sua mo. Na verdade, estariam mais do que apenas "se gostando". Talvez at comeassem a estar "se amando".

Patinando Por A 6
Naquela noite, mesa do jantar, David remexia a verdura no prato e falava das compras com tia Marta. - Ela me fez comprar uma camisa cor-de-rosa. Cor-de-rosa! disse ele franzindo o nariz com seu jeito caracterstico. - David fica muito bem em tons pastis. E na verdade no cor-de-rosa. Eu diria que lils bem claro, explicou Marta. - cor-de-rosa, murmurou David. E o McDonald's aonde fomos nem tinha parquinho de brincar. - Voc est ficando meio grandinho para brincar no parquinho, no acha, querido? comentou a tia. Seu rosto bem maquiado parecia alterado. Cris ficou a imaginar como teria sido realmente. Quem fora o mais teimoso. Marta ou David? - L em Balboa tem um parque para crianas grandes, disse Bob. Que tal irmos l amanh, David? Se ainda posso brincar l, tenho certeza que voc tambm pode. David concordou, sorrindo, a boca cheia de batata assada - uma cena nada atraente. - Ento eu e Cris passaremos o dia fazendo compras, props Marta. - Eu j tenho planos pra amanh, tia, disse Cris devagar. A Trcia me convidou pra almoar com ela e depois a turma vai patinar no gelo. O Ted nos levar no carro dele. Pode ser? - Parece que vai ser divertido, disse Bob. Marta deixou o garfo cair no prato com certa fora.

- Estou surpresa, Cristina, falou em seguida, como voc conseguiu preencher to depressa sua agenda social para esta semana! Acha que sobrar algum tempo para ns? - Resolvemos isso hoje, tia Marta. No sabia que tinha outros planos!
Tempos atrs, querida tia, voc me "empurrou" pra praia pra que fosse conhecer esses novos amigos! Agora fica chateada de eu querer passar algum tempo com eles?!

Em voz tensa, Marta disse: - Diga-me, querida, estar disponvel, digamos, depois de amanh? Talvez pudssemos sair para almoar. Cris olhou para o tio Bob e a seguir respondeu numa voz doce demais: - Claro! Vai ser timo. Satisfeita, Marta sorriu, olhou para o prato e devagarinho deu mais uma garfada. Cris s podia pensar: Um dia inteirinho. Vou ter que acabar passando um dia inteirinho com
minha tia, e eu bem que poderia pass-lo na companhia do Ted.

Quando Marta deixou Cris na casa de Trcia, no dia seguinte, disse: -Agora lembre-se! Temos planos para amanh. Nada de combinar outro programa com seus amigos. Est bem? Cris concordou e agradeceu-lhe a carona, mas por dentro ficou chateada. Nas frias passadas sua tia tinha conseguido manobr-la em tudo, mas agora isso a irritava profundamente. No queria que Marta se intrometesse em sua vida. Contudo seu pai lhe pedira que se lembrasse de que era hspede e deveria submeter-se aos planos dos tios. Simplesmente teria de esforar-se mais. Helen e Lillian abriram a porta e a abraaram alegremente. Ela entrou na sala, onde dois rapazes estavam plantados na frente da televiso, jogando vdeo game. Dali avistou o Ted na cozinha, ajudando a Trcia e a me dela a fazer as pizzas. Ele salpicava um punhado de queijo ralado sobre a massa e em seguida enfiava outro punhado na boca. Trcia deu-lhe um safano no brao, de brincadeira. Cris ficou Indecisa, sem saber se entrava na cozinha ou esperava que ele a notasse.

- Cris! exclamou Douglas, surgindo de repente sua frente. Ele havia mudado bastante desde as frias passadas. Viera passar em casa as festas de fim de ano, aps seu primeiro semestre na Universidade Estadual de San Diego. Parecia mesmo um universitrio: o cabelo loiro curto dos lados, mais cheio na frente, camisa xadrez bem passada e combinando perfeitamente com o bluso amarelo atado em torno do pescoo. - Oi, Douglas! - Oi! Como vai? indagou, dando-lhe um abrao desajeitado. Vem sentar aqui. Conte pra gente como esto as coisas em Escondido. Como vai a escola? Gosta mais daqui do que do Wisconsin? Conversaram descontraidamente alguns minutos. Douglas sentara-se virado para ela, apoiando o brao no encosto do sof. - Voc fica bem de azul, falou ele. Reala seus olhos. - Obrigada, replicou Cris, sentindo o rubor subir-lhe ao rosto. Com o canto dos olhos ela percebeu que naquele momento Ted entrava na sala. Ser que vinha conversar com ela? No, voltou para a cozinha. Douglas falava sobre a faculdade e sua camionete nova. Ento, sem mais nem menos, exclamou: - Sabe, Cris, estou to contente de voc estar aqui e de saber que tudo est indo bem! Deu-lhe outro abrao rpido e desajeitado. Isso era tpico do Douglas. Estava sempre abraando as pessoas e dizendo-lhes palavras de nimo e incentivo. Naquele instante, Trcia apareceu na sala. Quando viu os dois ali, fez uma expresso estranha que durou apenas um instante. Em seguida gritou: - Vamos l, gente! A pizza est na mesa! Todos foram para a cozinha, reunindo-se em volta do balco, onde havia refrigerantes, pratos de papel e trs pizzas fumegantes. Douglas surrupiou uma azeitona

e Cris deu-lhe um tapinha de brincadeira na mo. Percebeu o olhar de Trcia e mais uma vez, por um instante, teve a impresso de que a amiga parecia zangada. - Vamos orar, gente, sugeriu Brian, pegando as mos dos que estavam ao seu lado. O resto da turma seguiu o exemplo. Douglas pegou a mo de Cris e ela segurou a de Helen do outro lado. A mo de Douglas era forte, um pouco spera mas muito quente. As sensaes confundiam-na. Eles deviam estar orando, como irmos em Cristo, mas ela se sentia dominada por emoes diversas.
Queria estar segurando a mo do Ted em vez desta. Ou ser que queria? Douglas parece interessado em mim, mas ser que est mesmo? Por que ser que a Trcia anda me dirigindo uns olhares de zangadona? Ser que ela queria que eu fosse ajudar a fazer as pizzas? E por que est ao lado do Ted, onde eu queria estar?

- Amm, disse Brian. Todos soltaram as mos e puseram a servir-se de pizza. Cris sentiu vergonha por no ter escutado nem uma palavra da orao do Brian. Colocou uma fatia de pizza num prato, pegou uma lata de refrigerante e foi sentar-se mesa da cozinha, ao lado da Helen. Manteria distncia dos rapazes por alguns minutos at conseguir pr as idias em ordem. - Seu cabelo est uma graa, disse para Helen. - Tenho a impresso de que vai desmanchar todo, comentou a outra, alisando a trana francesa que Lillian lhe fizera. - No parece, no, disse Cris, examinando mais detalhadamente o penteado. - O seu cabelo j d pra fazer trana, disse Lillian. incrvel como cresceu depressa! - Gosto dele comprido, disse uma voz masculina. Cris virou e viu o Ted sentandose ao seu lado. - O qu? indagou Helen com voz aguda. Voc gosta do cabelo da Cris comprido?

Quando foi que a viu de cabelo longo? Ted deu uma mordida na pizza, "puxando" um longo fio de queijo derretido. Douglas estendeu a mo e rebentou o fio de queijo e em seguida sentou-se frente de Cris. A moa se sentiu animada com a repentina ateno recebida, mas ao mesmo tempo, meio sem jeito. Ted engoliu, e olhou direto para Cris com uma expresso que ela ainda no conhecia. - Chegava quase cintura, disse. Gostava dele daquele jeito, Calou dando mais uma dentada na pizza. Cris ficou parada, repassando as recordaes que tinha dele. Ela viera Califrnia em julho com cabelo comprido, mas cortara-o curtinho um dia antes de conhecer o Ted. Como que ele sabia que ela tinha cabelo comprido? - Eu tambm gostava dele longo, acrescentou Douglas. Nesse instante, Trcia veio para a mesa e sentou-se ao lado do Douglas. - Do que que vocs esto falando? perguntou. - Trcia, disse Helen. Voc j viu a Cris de cabelo comprido? Estes caras aqui esto sendo malvados, dizendo que gostavam mais dela de cabelo comprido. As meninas olharam para a Cris, esperando que ela esclarecesse os fatos. Os rapazes continuaram comendo, a entreolhar-se como se soubessem de um grande segredo. Rapidamente Cris deu a explicao. - Quando cheguei aqui nas frias, eu tinha mesmo cabelo comprido! Mas cortei um dia antes de conhecer vocs. No sei onde esses caras me viram de cabelo comprido a no ser que... ela parou. Oh no! Eram vocs os caras que debocharam do meu mai antiquado naquele dia na praia? indagou Cris fitando-os apavorada. - Que mai? perguntou Trcia. - Que dia? indagou Helen. Do que vocs esto falando? Douglas e Ted continuaram comendo, com a expresso de quem sabia algum

segredo. Cris teve vontade de jogar alguma coisa neles. Douglas deve ter percebido a sua inteno porque engoliu a pizza rapidamente, inclinou-se para a frente, e disse: - No fomos ns que dissemos aquelas piadinhas no. Mas notamos voc naquele dia, sim. - Era meio difcil no notar, murmurou Ted. Douglas quase engasgou com sua coca quando Ted disse isso. Agarrou um guardanapo e cobriu a boca e o nariz, tentando segurar o riso. - A j no foi legal, Ted; no foi legal mesmo! Cris sentiu vontade de sair correndo e chorar at no poder mais. Como podiam fazer uma coisa dessas com ela? Aquela experincia fora horrvel. Alguns surfistas tinham rido do seu mai que parecia uma "vagem". Que maldade do Ted e Douglas mencionar o fato agora! Ela baixou a cabea e ficou piscando

depressa procurando segurar as lgrimas. - Algum quer mais pizza? perguntou Ted, levantando-se. Antes de deixar a mesa, ele se inclinou e cochichou baixinho no ouvido de Cris:

- Gosto do seu cabelo agora, mas gostava bastante tambm quando estava comprido. E saiu para buscar mais pizza. Cris sentiu o corao bater forte. A impresso deixada pelo sussurro de Ted, o hlito quente em seu pescoo perduraram alguns instantes. As lgrimas estancadas evaporaram, mas a veio a raiva.
Por que voc sempre faz isso comigo, Ted? Sempre me coloca nessa montanha russa, e, o que pior, parece estar-se divertindo muito!

Helen, a magrinha, ficou com o rosto vermelho e bateu a lata de Coca Cola na mesa.

- Vocs rapazes so todos uns... uns... - "Malas"? perguntou Douglas, soltando uma gargalhada. Ted voltou rindo tambm. Parecia estar curtindo muito a situao. - Bem, talvez ns, meninas, simplesmente no queiramos patinar com vocs "malas". O que vocs acham, Trcia, Cris, ser que deixamos esses caras aqui e vamos ao shopping! - No! replicou Trcia imediatamente, e todos a fitaram surpresos. Quer dizer, j liguei para o rinque de patinao e eles vo nos dar um desconto porque somos mais de oito pessoas. - Devamos deixar os rapazes irem sozinhos e pagarem mais caro, disse Helen, mostrando a lngua e fazendo careta para Ted e Douglas. - Eu tambm no guardaria uma coisa suja dessas na minha boca, no, disse Douglas. E os dois rapazes tiveram outra crise de riso. E foi assim o tempo todo, na ida para o rinque. Pareciam dois meninos de oito anos, soltando piadinhas infantis. Cris ficou irritada com o jeito deles. E falou de sua frustrao para Helen num momento em que estavam sentadas num banco, olhando o grupo patinar ao som da msica estridente. - O Ted est me deixando louca! Age como um garotinho. No me surpreenderia se daqui a pouco ele arrancasse um sapo do bolso! - Voc realmente gosta dele? perguntou Helen. Alguns fios de seu fino cabelo loiro haviam-se soltado da trana e danavam em volta de seu rosto. Ela dava a impresso de ser muito simples, uma pessoa totalmente confivel. - Posso lhe dizer uma coisa? indagou Cris, baixando a voz. - Claro, replicou Helen, arregalando um pouco os olhos. - Eu realmente gosto muito do Ted. Mas no consigo saber o que represento para

ele. Um dia, ele age como se gostasse de mim, e no outro, uma peste. - Isso porque no sabe o quanto voc gosta dele! Voc bonitinha e amvel com todo mundo. Aposto que ele no tem a menor idia de que voc est mesmo interessada nele mais do que no Douglas. - E isso que mais esquisito, confessou Cris. L na casa da Trcia, quase pensei que ele estivesse com cime porque me viu conversando com o Douglas. Mas a ele e Douglas ficaram falando todas aquelas coisas sem graa. Minha vontade foi de dar uns tapas nos dois. - E devia ter dado! exclamou Helen. Sabe, acho que talvez seja por a mesmo! - Como? Bater no Ted? - No! falou Helen rindo. Fazer cimes nele. Ele meio devagar, voc sabe. - , eu sei. - Ento, d um jeito de estimul-lo. D uma flertada com o Douglas e o Ted vai ver que se no agir rapidamente perder voc.

- Sei no, Helen. Acho que no certo fazer esse tipo de jogo com os sentimentos dos rapazes no. Com nenhum deles. - Ah, experimente! O que voc tem a perder? Chame o Douglas pra patinar e veja o que acontece. V! Relutantemente, Cris atravessou a pista e ficou em p junto grade olhando o pessoal girando por ali. Viu Ted patinando devagar na periferia do rinque com duas meninas mais novas a cerc-lo, prontas para "atacar" se ele casse, o que acontecia com certa frequncia. Talvez Ted fosse um grande surfista, alto e bonito, mas nos patins era bastante desajeitado. As garotas o tinham notado no instante em que ele chegara, e desde ento passaram a segui-lo. Cris sorriu, lembrando de quando ela e Paula, sua amiga do Wisconsin, tinham aquela idade. As duas costumavam ficar em volta dos rapazes mais velhos e mais

atraentes, sonhando com o dia em que estariam no segundo grau e exagerando as histrias sobre os rapazes cada vez que as recontavam. Agora Cris estava no colegial e era bastante grandinha. Ser que ainda seria capaz dessas infantilidades? Ser que a idia da Helen de "fazer cimes no Ted" no seria to tola quanto algumas das que ela e Paula tinham inventado, quando cursavam o primeiro grau? Naquele instante a msica parou. Os patinadores pararam e a iluminao foi diminuda. O disc-jquei anunciou a patinao de casais. Cris queria estar no meio da pista com o Ted a segurar-lhe a mo, do jeito que sonhara na vspera. - Ainda bem que voc est a, disse Douglas, chegando de repente por trs. Estava procurando voc. Quer patinar comigo? - Eu... bom... principiou ela. Cris detestava quando gaguejava desse jeito. No queria entrar no "jogo" de fazer o Ted ficar com cime, mas fora Douglas que a convidara e no o contrrio. O que deveria fazer? - Vamos! disse Douglas, tomando-a pela mo. Voc sabe patinar, Cris. Eu a vi na pista. No finja que no sabe! Douglas tambm patinava bem. Para frente, para trs, e ela o vira at mesmo rodopiar com a maior percia. Agora patinavam de mos dadas pela pista meio escurecida. Iam deslizando com arte. - Vamos tentar uma coisa, sugeriu Douglas. Em seguida, colocou-se frente de Cris, passando a patinar de costas, virado para ela. Segurou-a pela cintura e ela firmou as mos nos braos dele. - Me avise se eu for trombar com algum, pediu o rapaz. - Espero que voc saiba patinar bem de costas, falou a moa meio tensa. Eu s sei patinar normal.

- Que nada! Voc sabe patinar de costas, no sabe no? - Cuidado! gritou Cris. Douglas olhou para trs e conseguiu desviar de duas crianas que tinham acabado de cair. - Essa foi raspando! Boa! Vamos, eu lhe ensino a patinar de costas. No restante do perodo da patinao de casais, Douglas e Cris ficaram treinando: primeiro ele ia de costas, depois girava a Cris e ela ficava de costas, dirigida por ele. No comeo, ficava s olhando para trs, com medo, mas depois, relaxou e se divertiu bastante, deslizando com a graa de uma bailarina. Era maravilhoso. A msica suave chegou ao fim e todas as luzes foram reacesas. A pista se encheu de gente. Douglas dirigiu Cris para o centro do rinque onde ela rodopiou segura numa das mos dele e acabou na outra. Era to divertido! Cris mal notou que a iluminao fora diminuda novamente e eles anunciaram as "trplices" . - Vamos arranjar mais algum, disse Douglas. Olha ali a Helen. Ele apontou para a jovem que lhes acenava na beirada da pista e chamou-a para se juntar a eles. Helen pegou a outra mo de Douglas e os trs se puseram a dar voltas na pista. No momento em que Douglas no estava olhando, Helen fez um sinal para Cris; como que dizendo: - Bom trabalho! Voc est flertando com ele do jeito que eu falei! Cris ficou em silncio. Havia se esquecido da idia de fazer cimes no Ted. Ela e Douglas estavam apenas se divertindo. E nem era grande coisa. Ela nem sentia mais aquela emoo diferente ao segurar a mo dele. Alis, as mos dele estavam um tanto suadas. - Olha a! exclamou Helen com voz de ratinho, apontando para um trio desajeitado frente deles. Era Ted e as duas "deslumbradas" meninas do primeiro grau.

- Oi cara! gritou Douglas ao passar por eles. Gostei das suas muletas. As meninas deram risada e puxaram o brao de Ted, que parecia totalmente chateado. Cris sentiu-se culpada e com cimes. Tinha sentimentos de culpa por estar com o Douglas e, embora parecesse bobagem, tinha cimes das meninas. Afinal de contas, o que aquelas "garotinhas" estavam fazendo patinando com o seu "namorado"? No fora assim que pensara passar o dia. Mas tinha de melhorar. Precisava conversar com o Ted.

O Cachorrinho Ferido 7
Por volta das 17:30 o pessoal devolveu os patins e entrou na kombi do Ted. Seguiu-se uma discusso do que fariam a seguir: iam para casa, jantar fora, ao cinema, ou comer pipoca e chocolates em lugar do "jantar". Cris tinha vontade de ir para casa e comear novamente o dia. Passara o tempo todo na pista de patinao com o Douglas e no trocara uma palavra sequer com o Ted. Agora, sentada ali no banco da frente, achava-se bem prxima dele. Era a primeira vez que isso acontecia nesse dia. Ele parecia bem. No estava zangado e nem chateado, mas tambm no se podia dizer que estivesse timo. S bem. O grupo decidiu ir jantar no Richie's. Ted ligou o carro, que arrancou com um solavanco e saiu do estacionamento como um antigo trem de ferro. - melhor eu ligar pra meus tios e perguntar se posso ir, disse Cris. - no caminho. Ns damos uma parada l. Se eles disserem que no, voc j estar em casa, replicou Ted sem rodeios e sem olhar para ela.
O que ser que voc quer dizer com isso? Que no quer que eu v junto? Deseja que eles digam "no", pra me deixar em casa e livrar-se de mim? Ted! H meses estou esperando uma chance de encontrar-me com voc, e agora no conseguimos nem conversar!

- Traga alguns daqueles brownies que voc e a Trcia fizeram, gritou Douglas do carro, quando ela ia entrando na casa. Cris correu e chamou o tio. - Aqui dentro, respondeu Bob da sala de televiso, onde lia o jornal. Estava esticado na poltrona, os ps levantados. A televiso estava ligada e David ora assistia, ora mexia com seu carro de controle remoto.

- O pessoal est l fora esperando, explicou a garota. Querem ir a um lugar chamado Richie's pra jantar. Posso ir? - Voc disse Richie's? Boa escolha. Claro. Aqui, falou ele enfiando a mo no bolso, tenho s trinta dlares. Ser que d? - Ah, muito! S preciso de uns cinco ou seis. - Leve os trinta. Oferea-lhes o meu milkshake predileto: fantasia oreo. de matar! Divirtam-se! - Onde que ela vai? perguntou David, no momento em que Cris saa correndo pela porta da frente. Ela voltou para a "Kombi Nada" com vigor renovado. - Meu tio me deu trinta dlares e disse pra pagar pra todo mundo. A turma estava envolvida em vrias conversas e Helen ria s gargalhadas no banco de trs. S o Ted escutou. - Legal, replicou ele, sem olhar para ela. Vamos l, Ted, converse comigo! O que que h? Naquele instante, o Douglas se inclinou para a frente metendo a cabea entre Cris e Ted e perguntou onde estavam os brownies. - No tinha mais. - Aqueles brownies estavam de primeira. Voc no achou, Ted? Ted acenou que sim, mas no disse nada. Agora Cris comeava a ficar zangada. Por que ele age dessa maneira? - E ento, Cris, continuou Douglas. Quando que vamos patinar de novo? Estvamos ficando bons no negcio, hein? Voc viu, Ted? O que foi que achou? Nada mal, hein? Ted respondeu devagar e em tom firme: - . Vocs dois ficaram muito bem juntos. Cris j ouvira essas palavras antes: a mesma frase passara pela sua cabea dezenas

de vezes na noite anterior, quando sonhara em patinar de mos dadas com o Ted, no com o Douglas! No era o Ted que devia estar dizendo isso! Outra pessoa devia estar fazendo esse comentrio sobre ela e Ted! Estava tudo ao contrrio! Ted foi entrando no estacionamento perto do cais. O grupo saiu do carro conversando e dando risada. Douglas abriu a porta do lado de Cris. - Voc no vem? Ela desceu do carro e juntou-se turma que seguia pelo cais. Ted ia na frente, e Trcia andava ao lado de Brian e Helen. Douglas ficou bem ao lado de Cris. O vento do oceano soprava forte e Cris estava congelada at os ossos. Alguns pescadores mais obstinados, de casacos bem grossos, estendiam as varas de pescar em direo gua escura l embaixo. As ondas batendo nas pedras atiravam no ar uma nvoa fina. Cris cruzou os braos e passou as mos neles, tentando se aquecer. - Est com frio? perguntou Douglas. Antes que ela respondesse, ele j tinha tirado seu casaco e o colocara nela, pondo o brao esquerdo no ombro de Cris e puxando-a para mais perto de si.
Espere a! disse ela em pensamento. Por que o Douglas est fazendo isso? E se algum vir? E se o Ted vir?

Afastou-se um pouco, procurando ver se algum no grupo havia notado. Mas todos continuavam frente, de costas para eles. Ento, como se Douglas lesse seu pensamento, tirou o brao. Engraado. Enquanto estavam patinando, ela no se incomodou de que ele segurasse sua mo ou pusesse o brao em volta dela. Mas agora, ali, sentia-se constrangida. No sabia se ele agia "como um irmo", porque estava fazendo frio, ou como se eles fossem namorados. Douglas deu uns passos frente e abriu a porta do pitoresco restaurante, situado na ponta do cais. Era um ambiente pequeno e aconchegante, com decorao dos anos cinquenta, assentos forrados em vinil e um balco com banquetas vermelhas. O grupo ficou aguardando que o reservado maior, de canto, fosse desocupado para

que pudessem sentar todos juntos. Cris retardou os passos na esperana de sentar-se ao lado do Ted. Mas ele j se instalara junto parede e no havia lugar ao seu lado. Assim mesmo ela se armou de coragem e foi at onde ele se encontrava, esperando que o rapaz se afastasse para dar-lhe um espao. Mas ele fez que nem viu. Nem dava para acreditar! Estava ignorando-a completamente! - Cris, disse Douglas. Tem um lugar aqui.
timo! Vou sentar perto de voc, Douglas, e vou rir e me divertir e vou at esquecer que o Ted est aqui.

Trcia chegou e correu os olhos pela turma avaliando a disposio dos lugares. Provavelmente ela fora ao banheiro, enquanto eles estavam-se ajeitando, pois seu cabelo, normalmente preso num rabo-de-cavalo, agora estava solto. Pegou uma cadeira e colocou-a bem entre Douglas e Cris. Olhou feio para a amiga e disse: - Belo casaco! - do Douglas, defendeu-se a moa. Estava gelado l fora. - Sei, replicou Trcia num tom frio.
No acredito que isso esteja acontecendo! So todos meus amigos, crentes perfeitos, espirituais, e esto a ponto de me trucidar. O que que h com esse povo hoje?

Cris abriu o cardpio e ficou olhando-o sem ver as palavras. - Fritas com chili parece uma boa pedida! exclamou Douglas com animao forada. - Parecem muito sem graa! disse uma das garotas. - Ted! gritou o Douglas, olhando para a ponta da mesa. O que que voc costuma pedir? - Burger praiano, respondeu o outro sem entusiasmo, olhando para Cris e mantendo o olhar fixo nela. Em seguida, fez uma expresso diferente. Nada de extraordinrio; no mexeu as sobrancelhas, nem os olhos, ou talvez os tivesse movido ligeiramente. Mas foi um olhar

diferente e profundo, como se via nos filmes antigos, quando o heri fitava a mocinha procura de uma resposta no seu rosto. O olhar de Ted com sua mensagem silenciosa penetrou fundo. Cris desviou os olhos para o cardpio. Contudo s via os olhos azul-acizentados do rapaz que pareciam gritar: O que voc fazendo comigo, Cris? Ser que ele tambm estava chateado pelo modo como o dia tinha acabado? Talvez, mas tambm no estava se esforando muito para mudar a situao. - E voc? indagou o garom dirigindo-se Cris, batendo levemente o lpis sobre o cardpio dela. A garota levantou o olhar e viu um rapaz com camisa branca e gravata borboleta preta, parecendo um personagem de um filme antigo. - A... acho que vou comer um burger praiano tambm, e... vocs tm milkshake de oreo? - Fantasia oreo, respondeu ele. uma de nossas especialidades. - Quero um. Ela permaneceu em silncio, observando o Douglas que demonstrava para a Trcia como se faz uma "minhoca" com o invlucro do canudinho. Primeiro, ele o amassou bem apertado, como fole de acordeo. Depois, com o canudo, pingou gua sobre a "minhoca" e ela cresceu imediatamente. Trcia parecia estar muito vontade. Ria e incentivava as brincadeiras bobas do Douglas. O rapaz, por sua vez, estava adorando a ateno recebida e em seguida ps-se a fazer um truque de mgica com duas moedas e um guardanapo. Agora era a Cris que estava sendo ignorada enquanto Douglas e Trcia faziam suas brincadeiras. Achava que Ted ainda estava olhando para ela, mas no tinha certeza. Deu uma olhada despistada na direo dele e percebeu que no estava. Continuou calada durante a meia hora seguinte, mordiscando sem entusiasmo o seu hamburger. Nem pde se deliciar com o famoso milkshake.

Enquanto os outros comiam e conversavam, ela foi ao banheiro. Surpreendeu-se com sua imagem no espelho. O cabelo estava encrespado por causa do ar mido e as bochechas e o nariz avermelhados devido patinao no gelo. A sombra tinha virado um risco azul-esverdeado no meio da plpebra. O rmel formara manchas negras no canto dos olhos. Rapidamente pegou uma toalha de papel, molhou-a e tentou consertar a maquiagem dos olhos. Em seguida falou, um pouco para Deus, um pouco para si mesma:
Viu s como tudo deu errado? Claro que viu! Bem, no quero ser insolente nem nada, mas no acho que isso que os teus crentes deviam estar fazendo comigo.

Parou, olhou seu reflexo e acrescentou:


Sei que, como amiga dos outros, no sou nada de excepcional; mas pelo menos no tenho sido mal educada, como a Trcia.

Naquele instante a porta do banheiro se abriu e Helen entrou, quase sem flego. - Cris! Est dando certo! Nem acredito! Nunca vi ele agir desse jeito... - Quem? Agir de que jeito? - O Ted! Ele t parecendo um cachorrinho ferido. Est zangado com o Douglas. Ele est morrendo de cime! - Mas no quero que ele fique com cime! No quero que ele fique com raiva de ningum, reclamou Cris. Helen, no era pra ser assim! - No era? indagou Helen parecendo surpresa. - No. Esse tipo de jogo com as pessoas no d certo. Pode crer. - Mas claro que d. Voc patinou com o Douglas e o Ted ficou com cime, no foi? - Helen, no foi pra provocar cimes no Ted que patinei com o Douglas. Acabei patinando com ele porque ns dois sabamos patinar. S isso. - Ah ? E o casaco? falou Helen olhando para o bluso do Douglas que Cris ainda

estava usando. - Eu estava com frio e ele me emprestou. Helen girou os olhos para cima e ps as mos na cintura. - Cris, bom decidir o que quer, porque me parece que voc est atrs do Douglas. - No estou no. Verdade. - Ento no diga isso pra mim. Diga ao Ted. - Adoraria dizer ao Ted. Tem um monte de coisas que eu queria dizer a ele! S que no momento ele no est querendo conversar comigo! falou Cris cada vez mais zangada. Helen virou-se, verificou o cabelo no espelho, e disse: - Ento era melhor que voc no tivesse provocado cime nele. - Helen! exclamou Cris, jogando a cabea para trs e fechando os olhos. - O qu? - Primeiro voc me diz pra provocar cime no Ted. Agora, depois que ele ficou enciumado e todo mundo est com raiva de mim, vem me dizer que eu no deveria ter feito isso?! - E como que eu ia saber? Achei que era uma boa idia. O que vai fazer agora? indagou Helen, inclinando a cabea de lado, como um passarinho. Era difcil continuar zangada com essa garota de olhar to puro. - Sei l! Vou pensar em alguma coisa. Atravessaram o labirinto das mesas retornando ao seu lugar no momento em que os outros estavam tentando decidir sobre a conta. - Aqui, falou Cris, tirando do bolso os trinta dlares e colocando na mesa. Meu tio mandou pagar por todos. - Tem certeza? - Mesmo?

- sim. Pode pegar! Resolveram deixar uma boa gorjeta ao garom, j que a mesa ficara muito bagunada. Uma das meninas comentou que o rapaz tinha visto quando eles oraram antes de comer, e seria feio se aps uma atitude to espiritual no fossem generosos em recompens-lo pelo servio. Cris ficou para trs, esperando o Ted. Ele no disse nada. Passaram juntos pela porta que Douglas segurava aberta. Trcia estava ao lado deste, com uma expresso um pouco mais amena do que quando haviam chegado. Acabaram os quatro -Ted, Cris, Douglas e Trcia - descendo juntos pelo cais. O vento estava ainda mais cortante, e Trcia comentou: - Puxa! Est frio mesmo hoje! Imediatamente Cris tirou o casaco de Douglas, e disse: - Tome aqui, Trcia. Eu j me esquentei l dentro. Veste isso! Ela queria que fosse um gesto carinhoso para a amiga, mas quando Trcia ps o casaco, dirigiu um olhar zangado para Cris, como se esta fosse uma intrusa.
Intrusa por qu? Se Trcia estava com frio, precisava de um agasalho, no ? Ou ser que ela queria que Douglas pusesse o brao no ombro dela? Isso ele no fez.

De repente as peas do quebra-cabeas comearam a encaixar-se. Por que no percebera isso antes? Trcia gostava do Douglas! Era ele o namorado misterioso! E Cris tinha interferido o dia inteiro. Fora por isso que ele pedira os brownies. Trcia tinha ido para a casa dele no dia anterior com o Ted e lhe levara seu pratinho de brownies. Era por isso que a Trcia estava zangada! Que alvio saber qual a razo do problema! Agora, como que ia consertar tudo? Ted no disse uma palavra a caminho de casa. Cris ficou meio decepcionada com ele por t-la deixado em casa primeiro. Antes de descer, ela tocou no brao dele e disse baixinho para que os outros no ouvissem; - Ted, ser que uma hora dessas podemos conversar?

Ele virou-se e olhou para ela, ainda com a expresso de cachorrinho ferido nos olhos. Num tom de quem estava chateado e sem entusiasmo algum, ele concordou. - Claro! falou. Douglas enfiou a cabea no meio dos dois e disse: - Quer fazer alguma coisa amanh, Cris? A garota se retraiu, meio tensa. Com o canto dos olhos observou que a Trcia no estava nada contente. - Prometi a minha tia que passaria algum tempo com ela amanh, respondeu rpido. - Oi gente, tenho uma idia! interveio Helen em sua vozinha fina, Vamos fazer uma festa de ano novo na minha casa? Minha me no se importa. Ela prefere que eu leve os amigos pra l a que eu saia na passagem de ano. Vamos? Todo mundo aprovou a idia e comeou a dar sugestes. Cris olhou para o Ted, procurando na expresso dele alguma indicao de quando o veria novamente. Ele desviou o olhar e engatou a primeira. - Mais tarde, foi tudo o que disse. Cris desceu e bateu a porta da Kombi. Ficou parada na calada, tremendo de frio, acompanhando com os olhos o carro que se afastava levando seus amigos de todas as horas, distanciando-se mais e mais dela.

A Mulher Silenciosa 8
Dentro de casa as luzinhas da rvore de Natal piscavam, iluminando a sala. Todo mundo tinha ido dormir, deixando Cris sozinha com seus pensamentos.
Que dia pssimo! Ser que o Ted me telefonar amanh, ou devo ligar pra pedir desculpas? Mas o que foi que fiz de errado? Eu no queria ter passado tanto tempo com o Douglas, mas acabou acontecendo. Alm do mais, o Ted nem se esforou pra patinar comigo. Talvez fosse eu que devesse estar sentindo-se ferida, no ele.

Subiu at o quarto e jogou-se na cama. Havia uma carta sobre o travesseiro. Era de Alissa, uma garota que conhecera nas frias passadas. No comeo Cris admirava muito a Alissa e at queria ser igual a ela, mas depois descobriu como a jovem era de verdade e como sua vida era cheia de problemas. Elas se escreveram algumas vezes, mas fazia meses que Cris no recebia carta dessa amiga. E se esta fosse parecida com as anteriores, provavelmente no teria boas notcias. Cris se espichou sobre a cama, respirou fundo, e leu:
Querida Cris, Perdi seu endereo em Escondido. Espero que esta chegue certinho. Desejo a voc e sua famlia um feliz Natal. Muita coisa est acontecendo na minha vida, e sinto que voc a nica pessoa com quem posso me abrir. Por favor, no pense muito mal de mim, mas Cris, no sou inocente como voc. E at gostaria de ser! Mas a verdade que estou grvida.

Ela parou um instante para digerir a notcia. Depois continuou a ler, mas antes de chegar ao final da segunda pgina as lgrimas j rolavam, embaralhando as palavras.
Pensei em fazer um aborto porque achava que isso facilitaria tudo e meu problema

desapareceria. Mas como dizem: "Dois males somados no viram um bem". Certamente voc pensar muito mal de mim, e sei tambm que nunca deveria ter chegado a essa situao, mas cheguei. Uma amiga minha fez um aborto e disse que se arrependeu muito, porque at muito tempo depois ela ainda tinha pesadelos com o negcio. Disse que se tivesse de fazer tudo de novo, teria o nen e depois o entregaria pra ser adotado. Acho que o que vou fazer: entregar meu nen pra ser adotado.

Cris enxugou as lgrimas antes de continuar a leitura. Estava to chateada pela situao de Alissa! Contudo a ltima parte da carta era um pouco mais animadora.
Lembra que em sua ltima carta voc disse que eu deveria procurar arranjar uma Bblia e conhecer outros crentes? Pois fui a um centro de gravidez de risco e minha conselheira, Frances, crist. Ela est me ajudando e me deu uma Bblia. Tenho ido igreja com ela. Sei que voc ficar feliz em saber isso. Obrigada, tambm, por estar orando por mim. Estou mesmo precisando muito de suas oraes - lembre-se disso. Sei que no vai ser fcil, mas acho que estou no caminho certo. Bem, isso explica por que f az algum tempo que no escrevo. No se sinta na obrigao de me escrever. Eu s queria lhe informar sobre o bebe. Queria tambm pedir que ore sempre por mim. Alissa.

Aps ler a carta Cris s podia orar. No sabia ao certo como devia faz-lo, mas derramando sentidas lgrimas por Alissa, apresentou a Deus os seus pedidos, meio desajeitadamente, at cair no sono. ***** - Cris, querida... J acordou? indagou Marta batendo as unhas de acrlico na porta do quarto. J se levantou? - Sim, tia Marta, respondeu Cris com voz rouca, mal levantando a cabea. - Muito bem. Acho que devemos sair dentro de, digamos, meia hora?

Cris deixou a cabea cair bruscamente no travesseiro.


Ah . Dia de ir as compras com tia Marta. Como fui me esquecer?

- Estarei pronta, replicou. Na verdade Cris duvidava de que conseguisse se arrumar em apenas meia hora, mas estava decidida a no irritar a tia. Saram de casa dentro do horrio previsto por Marta, que at mesmo aprovou o jeans e a blusa escolhidos por Cris. Era a blusa nova com os coraezinhos vermelhos, que ganhara de presente de Natal. - Voc se divertiu ontem com seus amigos? - Sim. No era bem verdade, mas Cris no estava disposta a entrar em detalhes. - maravilhoso ver o Ted de volta, no acha? - A, ha, respondeu Cris com um sorriso forado. Vamos l, Cristina! No v dizer
nada negativo. Diga o que ela quer ouvir e tudo estar bem.

- E aquela garota, Trcia, uma gracinha, no acha? Bob disse que vocs se divertiram muito fazendo brownies. Estou to contente que tenha bons amigos aqui, Cristina. Sabe que difcil arranjar amigos queridos assim. Ela no disse palavra alguma. Nenhuma palavra. Meus "amigos queridos" esto todos
prontos a me chutar pra longe. Meu relacionamento com eles nunca mais vai ser o mesmo. Tudo que sobrou da amizade que tivemos nas frias est murcho e estraalhado - igual quelas ptalas de cravo que guardei dentro da lata. O que que fao com um monte de recordaes ressecadas?

Naquele instante, Marta parou num sinal fechado. O mesmo sinaleiro, o mesmo cruzamento onde, nas frias passadas, no meio da rua, Ted tinha lhe dado um buqu de cravos brancos e um beijo. No conseguia mais afastar o n de autopiedade que a engasgava. Virando para a janela, deixou as lgrimas carem. S durou um instante. O sinal abriu. Cris fingiu uma crise de tosse e mexeu na

bolsa procura de um leno de papel. Com uns retoques e um pigarro na garganta, conseguiu controlar as emoes. Mas Marta nem notou. Que contraste com as frias passadas, quando Cris derramava suas tristezas por todo lado e deixava a tia juntar os pedaos. As coisas haviam mudado entre elas. No apreciava mais a personalidade dominadora da tia. Cris sentiu como que o sabor de uma vitria vendo que conseguira conter as emoes, e interiormente se congratulou pelo autocontrole e amadurecimento. Agora, se conseguisse fazer desaparecer aquele aperto dolorido que sentia na boca do estmago... - A primeira coisa do dia, comeou Marta, o seu horrio das 9:30 com o Maurice. Ele vai ficar surpreso ao ver como seu cabelo cresceu! - Voc marcou hora pra eu cortar o cabelo? - Sabia que voc no se importaria. J cresceu tanto, querida. Est precisando de cortar. - No, interrompeu Cris. No vou cortar o cabelo! Manobrando dentro do estacionamento da Fashion Island, Marta olhava espantada para a sobrinha. - Cristina, estou chocada. O que est dizendo? - No quero cortar o cabelo, disse ela proferindo cada palavra devagar e com determinao. Estou querendo deixar crescer. Respirou fundo olhando para Marta que estacionou o Mercedes, desligou o motor e virou-se para encar-la. - Voc nem me perguntou, tia! continuou a garota. Podia pelo menos ter perguntado o que eu achava! Marta se retraiu parecendo uma tartaruga que se enfia no seu casco. Sua voz saiu controlada como a de Cris, mas, mais suave e educada. - Querida, eu estava pensando no que seria melhor para voc. Por uns instantes reinou o silncio. Em seguida Marta pigarreou e depois

literalmente botou a cabea para fora de novo. - Vamos ao cabeleireiro. Voc lava e faz escova. Da, se quiser fazer mais alguma coisa, diga para o Maurice exatamente como quer seu cabelo. Assim est bem? Cris queria gritar "No, no est bem! No me agrada a sua Interferncia na minha vida!" Mas, embora a dor no estmago fosse s aumentando, ela se controlou e respondeu: - Tudo bem. Maurice lavou o cabelo de Cris conversando animadamente com Marta. Cris ficou muda. Depois de condicionar e enxaguar, ele enrolou uma toalha em sua cabea e conduziu-a para o lugar de pentear. Cris olhou-se no espelho. Sua expresso era inquietante. Dura e fria, de dentes cerrados. No gostou. Vieram-lhe mente as palavras de uma cano da Debbie Stevens que ouvira na casa do Ted. Silenciosamente comeou a cantarol-las como se fosse uma orao:

Toca este corao to cheio de dor, Cura-me com o teu amor. Abranda-o e aquece-o, Quebranta-me com o teu amor. No quero que te afastes de mim. Volta ao meu corao, Volta para ficar, Quero ser amoroso, como tu s, Quebranta-me com o teu amor.

- To comprido! To precisado de um corte, de um trato! disse Maurice que removera a toalha e afofava o cabelo de Cris com os dedos. Da prxima vez no espere

tanto tempo para voltar aqui! Cris encontrou o olhar dele no espelho e falou com firmeza, mas educadamente: - Estou deixando meu cabelo crescer. No quero cortar hoje. - Mas ento s uma aparadinha? insistiu Maurice j com a tesoura na mo. - No. Quero deixar crescer. Maurice e Marta trocaram olhares no espelho atrs de Cris. A garota se sentia meio desconfortvel. No queria ser uma chata.
Quero ser amorosa, como tu s, Quebranta-me com o teu amor.

Maurice jogou a tesoura sobre o balco e afastou-se da cadeira. O olhar de Marta dizia: "Ah no! Agora voc atrapalhou tudo! Ofendeu o mais famoso cabeleireiro de Newport Beach!" Cris deu um sorriso amarelo para sua tia. No um maldoso sorriso de vitria, mas um sorriso legal, suave. Era um sorriso que mostrava que seu corao estava-se amolecendo, mas no a sua deciso. Demonstrava que ela j sabia o que queria, e ningum iria "fazer" sua cabea. Maurice colocou no colo de Cris um livro grande com uma variedade de penteados. Folheou-o rapidamente at chegar seo que mostrava modelos mais longos. - Como este? indagou ele apontando a gravura de um cabelo ondulado que dava plos ombros com franjas compridas penteadas mais para os lados. Examinando o desenho atentamente, Cris amoleceu um pouco mais. - bonito. Gostei. Mas o meu cabelo no to encorpado. S fica um pouco anelado. - Aha! exclamou Maurice, pegando o livro e fechando-o. Faremos um suporte. - Quer dizer uma permanente? Marta se aproximou. - Cris, quer fazer uma permanente de suporte hoje, querida?

Parecia estar falando com uma criana de dois anos, exagerando cada palavra para verificar se Cris concordava mesmo com a idia. - No tinha pensado nisso, mas, est bem! Desse jeito posso manter o cabelo comprido. - Tem certeza de que isso mesmo que quer, minha querida? falou Marta com um sorriso meio tenso. As emoes de Cris se conturbaram, provocando de novo o aperto no estmago. - Sim, tia Marta. o que quero. Parece que todo mundo ficou aliviado horas depois quando Maurice se afastou um pouco para admirar sua obra. O cabelo de Cris ficou lindo. Muito bonito. Ela adorou. Embora o anelado desse a impresso de que estava um pouco mais curto, deixou-o mais espesso e cheio. Maurice tinha arrumado as franjas um pouco altas demais para o seu gosto. Mas sabia que podia abaix-las assim que sasse do salo. Cris cumprimentou o cabeleireiro e agradeceu, dizendo-lhe que fizera um excelente trabalho. Ele ficou contente. Marta parecia satisfeita. - Quer fazer algumas compras, Cris? Ou prefere comer alguma coisa antes? - O que voc quiser. Foi como se Cris tivesse acabado de entregar-lhe as rdeas de uma parelha de cavalos bravos. Marta agarrou-as e l se foram elas, como um p de vento, entrando em vrias butiques e lojas da moda. Cris comprou um enfeite de cabelo, esmalte para unhas, um espelho "dobrvel" para levar na bolsa e meias de nilon. Nada empolgante demais, mas Marta parecia satisfeitssima a cada compra que a garota fazia. Estava claro que Cris poderia escolher o que quisesse. Contudo ela no se soltou, nem saiu comprando roupas e acessrios vontade. Ainda se sentia meio chateada por causa do Ted, do problema com Trcia e da situao de Alissa. Ademais, estava sendo mimada, e no gostava disso. Via-se controlada pela

tia, e detestava isso tambm. Alm do mais sua vontade no era estar fazendo compras. Preferia estar em casa, tomando alguma providncia para resolver a situao com o Ted. Tinha a sensao que cada minuto que passava com a tia afastava-a mais dele. s 14:30 Marta anunciou que era hora de almoarem. Cris sugeriu que fossem para casa e fizessem uma salada, mas a tia insistiu em dirigir at Corona del Mar. Estacionou em frente de um pequeno restaurante na estrada costeira, com o sugestivo nome de A Mulher Silenciosa. A velha placa acima da porta da frente era em estilo de taverna inglesa e trazia a gravura de uma mulher sem cabea. Aparentemente, essa era a "mulher silenciosa". Sentadas confortavelmente num dos reservados, Marta pediu "vitela Oscar" para si e o mesmo para Cris, e depois indagou: - Est bem para voc, Cristina? - Claro, qualquer coisa. Na verdade ela preferia um hamburger, mas no se importava, desde que comessem logo e pudessem chegar em casa, onde ela tentaria resolver algumas das complicaes de sua vida. O garom trouxe as bebidas e colocou-as frente delas. Cris esperou que ele sasse e em seguida abaixou a cabea para orar. - Voc realmente levou a srio esse negcio de religio, hein? Cris sentiu-se um pouco constrangida ao ver que a tia percebera que ela havia orado. - Nossa famlia sempre ora antes das refeies, disse. - Sim, sei disso, querida. Contudo notei que voc faz isso mesmo quando seus pais no esto por perto. algo que faz por sua prpria iniciativa. Isso merece um elogio, no acha? Cris deu de ombros. - . Acho que sim. Nunca pensei na orao como algo que a gente faa pra

receber elogios. Minutos depois o garom estava sua frente, servindo os pratos saborosos e enchendo suas taas de gua. Cris deu uma provadinha na tal "vitela Oscar" e achou-a deliciosa. Marta parecia extremamente satisfeita com a refeio e, entre uma garfada e outra, conversava sem parar. - Estou contente por ver como voc est amadurecendo, Cristina. Confesso que, meses atrs, em Palm Springs, fiquei preocupada quando voc e suas amigas saram do quarto do hotel no meio da noite. Cris abriu a boca para se defender, mas Marta balanou o garfo fazendo-lhe sinal para escutar. - No precisamos falar daquela noite, e eu s a mencionei para dizer que gostaria de exercer uma influncia maior sobre sua vida. Cris esperou que a tia continuasse. Sentia-se na defensiva, como quem espera alguma crtica. Marta era mestra em despejar crticas ferinas. - Percebi que voc estava relutante em sair comigo hoje. Nos ltimos dias, tem estado totalmente absorvida por suas amigas, e entendo isso. Contudo, acho que voc est dificultando meu envolvimento em sua vida. Acho timo que esteja tomando posio e assumindo aquilo que quer. Mas gostaria que voc discutisse as coisas comigo e pedisse minha opinio. Acredito que posso fazer muito por voc e dar-lhe aquilo que ningum mais pode dar. Cris se remexeu, meio incomodada. Amava a tia, mas no apreciava sua mania de agir como se fosse sua me. - Para deixar isso bem claro vou-lhe dizer algo: Cristina, voc a filha que nunca tive. Eu a vejo assim: como uma filha. Quero s o melhor para voc. Entende o que estou dizendo? Cris fez que sim. Entendia perfeitamente. S que no queria outra me. Nem uma "produtora" ou fosse qual fosse o papel que Marta quisesse desempenhar.

- Percebo um grande potencial em voc. Talvez mais do que seus pais. Poderia fazer de voc uma pessoa muito importante. Voc tem um corpo, um rosto, uma personalidade - , poderia chegar a ser realmente importante! Nunca antes os elogios doeram tanto! - Vejo voc tornar-se o tipo de jovem que se destaca numa multido, continuou Marta, aparentemente alheia ao desprazer que se estampava no rosto de Cris. Se deixar que eu me envolva mais em sua vida, posso ensinar-lhe a tornar-se algum que consegue tudo que quer; uma jovem belssima, dessas que marcam presena. Uma garota como, bem, como aquela sua amiga das frias, a Alissa. Booing! Cris sentiu algo explodir dentro dela. - Como a Alissa? isso que voc quer?! Quer que eu seja como a Alissa? - Abaixe a voz, querida. - AH! fez Cris rindo alto, e depois abaixou um pouquinho a voz. Acontece, tia, que a Alissa est grvida de cinco meses! Marta deixou cair o queixo e arregalou os olhos. - O nen vai nascer antes dela se formar do colegial. isso que voc quer que acontea comigo? Agora as lgrimas corriam pelo rosto de Cris. Ela no se importava quem estava olhando ou o que iriam pensar dela. Mas Marta se importava. Levantou-se depressa, como se precisasse sair correndo. Examinou rapidamente a conta, e jogou-a de volta na mesa com duas notas de vinte dlares. Cris enxugou os olhos e foi atrs da tia que, muito tensa, caminhava depressa pelo centro do restaurante e corria at o carro.
Agora estraguei tudo! Por que no fiquei de bico calado?

Marta bateu a porta do carro e arrancou, entrando na corrente do trnsito. Mas

havia tanto carro na pista que s conseguiram rodar alguns metros. Pararam com um solavanco. Andaram mais alguns metros e, a seguir, outra parada brusca, com Marta sempre metendo o p no freio. Nesse ritmo, iriam levar meia hora para chegar em casa. Ansiosa por acalmar as coisas, Cris perguntou: - Compreende agora por que no quero ser como a Alissa? Marta fez que sim sem olhar a sobrinha, e mais uma vez pisou no freio. - S quero ser eu mesma. No. Na verdade mais que isso: s quero ser como Deus quer que eu seja. - Isso muito bom, Cristina. Muito nobre. Contudo... e Marta parou, freiou de novo com outro solavanco como que enfatizando mais seu ponto de vista, a vida nem sempre do jeito que a gente espera ou que a gente quer. Havia um peso entre elas. Cris percebia que Marta no entendia. Mas tambm, talvez nem Cris entendesse completamente. Mais uma parada do carro e Marta comeou a tossir: uma tosse fingida, meio engasgada. Cris teve a impresso de ver lgrimas em seus olhos.
O que h comigo? Por que estou deixando todo mundo irritado? No fao nada direito!

- Tia Marta, me desculpe. No queria entristec-la, falou Cris sentindo sua determinao acabando. Marta no respondeu. O resto do tempo at chegar em casa foi de silncio total. Quando iam subindo a rampa da casa, uma Toyota amarela, de trao nas quatro rodas, seguiu-as e estacionou frente da casa. Era a camionete do Douglas. David estava sentado no banco da frente com ele, todo sorridente. - Ns nos divertimos mais do que vocs! cantarolou o garoto, pulando do carro para ir ao encontro de Cris e Marta, que estavam de cara amarrada. Ns fomos andar de skate. - David! exclamou Marta. Voc estragou seu jeans novinho em folha! E despejou no garoto um monte de palavras irritadas. Cris entendeu que o pobre

do David estava recebendo as bofetadas verbais que a tia tencionava dirigir a ela. - Eu sei. Ca uma poro de vezes, confessou o menino meio sem graa, apagando toda a chama de animao de sua voz. - V para dentro e troque-se imediatamente! Sem dizer mais nada, David correu para dentro. Cris sentiu muita pena dele. Douglas viera aproximando-se lentamente de onde Cris e Marta estavam, esperando acabar o conflito. Marta virou-se para ele e sorriu; mostrava-se calma e charmosa, exibindo a elegncia de sempre. Cris pigarreou, controlando as emoes e fez as apresentaes, explicando que o Douglas era amigo do Ted. O rapaz disse que sabia que Cris tinha sado para fazer compras, mas resolvera dar uma passada por l assim mesmo. Como a garota ainda no tinha voltado, resolveu levar o David a uma pista de skate. Marta parecia contente e disse: - Que bondade a sua, Douglas! um prazer conhec-lo. Cris, por que no convida seu amigo para ficar para o jantar se ele quiser? Ainda no sei bem o que est sendo planejado mas... e ento virou-se para o Douglas com uma doura exagerada, pode jantar conosco. - Obrigado, disse ele, sem se comprometer. Marta pediu licena e saiu. Cris e Douglas ficaram sozinhos na rampa. - Seu cabelo est bonito, disse Douglas. Voc arrumou ou fez o qu? - Fiz permanente. Estou deixando crescer, respondeu com um olhar significativo. Ele sorriu e continuou: - Voc fica bem de cabelo comprido, comentou e deu uma cheirada. Tem perfume de flores ou algo parecido. - o condicionador que usaram, explicou pegando uma ponta do cabelo e puxando perto do nariz. Acho que tem cheiro de ma verde. - isso ento? Falou ele.

Em seguida, com um gesto natural, colocou uma mo sobre o ombro dela e se inclinou para frente, cheirando-lhe o cabelo perto da orelha. Naquele instante, Cris ouviu um barulho muito conhecido. Olhou para a rua e viu a Kombi Nada passando.
O que devo fazer?

No dava pra ver o rosto do Ted, mas sabia que ele vira o Douglas inclinado sobre ela, cheirando seu cabelo. Ted descia a rua em disparada como se no tivesse nenhuma inteno de parar na casa dela. - isso mesmo, concordou Douglas, afastando-se um pouco, completamente alheio ao que acabava de acontecer. cheiro de ma verde. Cris sentiu vontade de gritar, mas ficou parada, congelada. No acredito que tudo isso
acaba de acontecer!

- Parei para conversar com voc. Ser que posso? - Sobre o qu? retrucou Cris com rispidez. - Bem, podamos sentar um instante na minha camionete? perguntou Douglas afastando-se um pouquinho. - Est bem, acho que sim, respondeu ela, procurando acalmar-se. Assim que entraram na cabine da Toyota, Cris ficou correndo os olhos para um lado e outro da rua, para ver se o Ted iria voltar. Desejava que ele voltasse, mas depois j no queria, pois tudo estava muito confuso naquele momento. Precisava resolver uma coisa de cada vez. Primeiro o Douglas. - Bom, espero que no me entenda mal. No sei direito como vou dizer isso. Pela primeira vez Cris reparou no Douglas. Ele parecia estar srio. - Pode dizer, Douglas. Pode me dizer qualquer coisa. Pode confiar em mim. Ao mesmo tempo sentiu-se insegura, sem saber em que estava-se metendo. - Sei que posso, disse o rapaz sorrindo. Notei isso quando a conheci. Voc muito accessvel. Deixa os outros bem vontade para conversar sobre qualquer coisa.

Ah ! Muito accessvel. por isso que todo mundo que conheo est furioso comigo no momento?

Ento lembrou-se da carta de Alissa. A jovem abrira o corao para ela, e no entanto Cris mal a conhecia. Ela havia dito "Sinto que voc a nica pessoa com quem posso me abrir". Douglas foi direto ao assunto. - O que eu queria dizer que, bom, vou dizer. que vou sair com a Trcia hoje noite. - Vai? perguntou Cris animada, e impulsivamente inclinou-se para a frente, ps as mos nos ombros dele e exclamou: Que maravilha! Douglas ficou meio surpreso e se afastou. Cris soltou-o depressa. No queria que Ted passasse de carro novamente e a visse com a mo no ombro do Douglas dentro da camionete dele. - Eu queria lhe dizer porque, bem, gosto muito de voc e no queria que isso atrapalhasse a nossa amizade. - No se preocupe. No atrapalha em nada. Estou contente por saber que vocs dois vo sair. - Acho que como ns ficamos patinando e tudo o mais, talvez alguma coisa estivesse comeando entre ns, mas eu no tinha certeza. Quer dizer, eu sei o quanto voc significa para o Ted, e nunca vou querer ficar entre os dois, mas assim mesmo, creio que estamos nos tornando bons amigos e gostaria que continuasse assim. Ele disse tudo num flego s e em seguida respirou fundo, como que para ganhar coragem. - , o que eu queria dizer que desejo ser seu amigo, mas s vezes, quando a gente sai com algum, todo mundo fica pensando que no queremos ser amigos de mais ningum, e queremos ficar o tempo todo s com aquela pessoa. Sabe o que eu quero dizer?

Ele parecia muito sincero. Cris sorriu. Era a primeira vez que sorria naquela tarde. Deu-lhe um aperto de mo. - Douglas, eu entendo, sim. De verdade! Podemos ser amigos - bons amigos - e s porque voc est namorando a Trcia, isso no muda nossa amizade. Pode at melhorar as coisas. - Como assim? - S posso dizer que estou muito contente por saber que voc e a Trcia vo sair juntos, disse Cris aps uma pequena hesitao. - timo! exclamou Douglas sorrindo. - Posso lhe perguntar uma coisa? O Ted sabe que voc vai sair com a Trcia hoje? - No. Ainda no falei com ele hoje. - Ento me faa um favor e conte a ele, t? - Claro. Por qu? - S pra ele ficar sabendo. Est bem? - Tudo bem, falou Douglas estendendo a mo e tocando-lhe novamente o cabelo. O que eles fizeram? Puseram fios eltricos no cabelo e ligaram a um gerador ou coisa parecida? Cris olhou-o fingindo-se irritada e se afastou dele. - Douglas, voc precisava ter uma irm para ensin-lo com relao s questes mais delicadas para as garotas. Na verdade, tanto o Ted quanto voc precisavam de uma irm. - Est interessada na "vaga"? - Talvez, respondeu ela brincando. Douglas caiu na risada, olhando para a janela, s costas de Cris. Ela virou-se e viu seu irmo fazendo caretas grotescas e babando em cima do vidro. - , mas pensando bem, acrescentou Cris em tom mais srio, talvez eu j tenha "irmos demais", e no precise de mais nenhum.

Confidncias mame 9
Cris teve muito em que pensar aquela noite. No dia seguinte seus pais voltariam, e isso significava que ela teria de acertar as coisas com a tia. Restavam-lhe s mais alguns dias para gozar da companhia dos amigos da praia, e precisava falar com o Ted. Alm do mais, ela queria acertar tudo entre ela e Trcia. Pretendia escrever logo para Alissa, mas no sabia direito o que dizer. Esses problemas todos a deixavam com uma estranha sensao interior. Resolveu comear pelo Ted. Vestiu o robe e calou os fofos chinelos de coelhinho. Foi ao quarto dos tios para telefonar. Corajosamente discou o nmero de Ted, planejando dizer a primeira coisa que lhe viesse mente. Iniciaria a conversa e deixaria que Ted a conduzisse a partir dali. Tocou quatro, cinco vezes, e afinal uma voz grave de homem atendeu. No era o Ted. Seria o pai dele? Cris abriu a boca e... no saiu nada. Bateu depressa o fone no gancho e ficou olhando o aparelho como se ele fosse um bicho de estimao que de repente a mordera. Tudo aconteceu depressa demais e .ela se sentia ridcula. No tinha coragem de ligar de novo. Por que desligara? Por que o corao batia to depressa? Voltou para a cama e soltou uma gargalhada nervosa. To ousada e corajosa! Havia corrido de volta para o seu quarto, como um ratinho, os chinelos de pelcia espalhando pelinhos brancos sobre o carpete do corredor. Na manh seguinte tentou telefonar duas vezes para o Ted, mas cada vez desligava antes mesmo de o telefone comear a chamar. Qual era o problema? Helen ligou por volta do meio-dia, contando, toda animada, uma poro de

novidades e os planos da festa que teriam na noite seguinte. - Voc conversou com mais algum hoje sobre a festa? perguntou Cris. - Com quem, por exemplo? indagou Helen, parecendo saber aonde Cris queria chegar. - Bem, o Ted j deu certeza que vai? Eu precisava muito conversar com ele, Helen. - Por que voc no telefona pra ele? -J tentei, mas... - Est bem, eu ligo pra ele, depois ligo pra lhe contar o que ele disse. - No preciso, Helen. - No, eu preciso mesmo falar com ele. Se por acaso eu mencionar que voc tem tentado se comunicar com ele, no dou muita nfase no. Cris suspirou ao telefone. - Vou ligar pra ele agora mesmo, est bem? - Est bem, replicou Cris dando outro suspiro. No quero complicar ainda mais a situao. - No se preocupe. Vai dar tudo certo. Olha como tudo est dando certo para o Douglas e a Trcia. Hoje ele vai jantar na casa dela. No timo? - Sim, formidvel! No fundo, Cris estava sendo sincera, mas no momento no era consolo algum saber que Douglas e Trcia estavam juntos. Ela ainda no tinha acertado as coisas com a Trcia, e aquele negcio da Helen ligar para o Ted era s mais uma parte desse jogo. Por que ela no conseguia ser corajosa e franca como o Douglas? Ele tinha sido to atencioso no dia anterior quando viera falar-lhe em particular e verificar se ela no se ofenderia por ele sair com a Trcia. E o Douglas era o nico amigo cuja personalidade no tinha mudado nos ltimos dias. Quando patinara com ela, ele a tratara do mesmo jeito de quando lhe contara que iria namorar uma outra garota, isso era ser

um amigo verdadeiro de todas as horas. Quando Helen ligou instantes depois, falou algo que perturbou Cris profundamente. - Ted disse que talvez ele no possa vir festa. Disse que vai a um jantar amanh. - Jantar? Com o pai dele? - No disse, mas deu a impresso de um jantar com uma garota ou coisa parecida. Cris sentiu o corao apertar. - Eu achava que ele no estava namorando ningum. - E no est, pelo que sei. Talvez algum pediu pra sair com ele, sabe; como, por exemplo, uma prima de outra cidade que veio passar as festas aqui, e ele no pde fugir do compromisso. - Formidvel! - Mas eu lhe disse que voc estava tentando comunicar-se com ele. Ele explicou que o seu pai acabou de chegar da Sua e ele tem ficado em casa pra passar algum tempo com o velho. Talvez voc deva ligar de novo. - E por que ele no telefona pra mim? Seria pedir demais? - No fique assim na defensiva! Eu tentei, est bem? - Desculpe, Helen. que achei que ele fosse sua festa e a seria a hora perfeita pra conversar com ele. - Bem, ele disse que ia a esse jantar, mas que depois talvez desse uma passada aqui. Por que voc no telefona? - , vou pensar no caso. Mas no telefonou. No poderia. Pelo menos no imediatamente. No momento, com os sentimentos em frangalhos, no aguentaria outro baque se o Ted no correspondesse do jeito que ela queria. Sabia que devia ligar para ele. Mas decidiu adiar e foi refugiar-se na sala de televiso, evitando contato com Marta ou qualquer outra pessoa. Passou a maior parte

do dia assistindo a filmes antigos na TV e comendo tudo que encontrava. Tudo, isto , a no ser queijo importado. Os seus pais chegaram no final da tarde, quando assistia ltima parte de Capito Janeiro, um antigo filme de Shirley Temple, a que ela nunca tinha assistido. - Cris! gritou o pai ao entrar na casa. Por favor, venha ajudar-nos. Busque a ltima mala. - Est bem! Daqui a um minuto! replicou ela, com os olhos grudados na TV. Seu pai parou na porta da saleta, e disse: - Eu preciso muito de sua ajuda neste instante, Cristina. - Est bem, me desculpe, disse ela, levantando de um salto e correndo ao carro. - Onde que coloco, pai? perguntou ao entrar com a mala. - No quarto de visitas do trreo, por favor, respondeu o pai, encaminhando-se para a cozinha. Cris apressou-se, esperando pegar o final do filme. Empurrou a porta do quarto com o ombro e parou. Na cama estava sua me, com o p engessado. - Me, o que aconteceu? - No nada, minha filha. Ontem, eu escorreguei e ca. Uma fratura fininha. Nem di, mas o mdico no quer que eu fique andando. - Me, eu no sabia! - No tinha por que lhes avisar. No to ruim assim, falou a me sorrindo e ajeitando o cabelo castanho que comeava a ficar grisalho. - Pelo seu pai, continuou ela, eu provavelmente estaria internada no hospital, mas o mdico o convenceu de que estou bem. Ela ajeitou o travesseiro para apoiar-se nele e agradeceu a Cris por ter trazido sua mala. - E ento, me conte: como foi a semana aqui? Foi boa? Naquele momento, Cris sentiu como se ainda tivesse quatro anos de idade.

Deitou-se ao lado da me, encostou a cabea no ombro dela, e chorou at no poder mais. Mas as lgrimas duraram s alguns minutos. Cris levantou a cabea, limpou os olhos e, sentindo-se ridcula, ficou pedindo desculpas vrias vezes. Como que ela fora descontrolar-se assim to de repente? Sua me sorriu e lhe entregou um leno. Fazia tempo que elas no viviam um momento de intimidade como esse. Em voz suave, a me sussurrou: - Deve ter sido uma semana bem ruim. Cris hesitou um instante. - No foi to ruim, me. s que todo mundo ficou zangado comigo e agora entrei aqui e a vi com o p engessado e eu nem sabia... explicou Cris, desviando os olhos. Oh, minha me! Minha vida est caindo aos pedaos! - Quer conversar sobre isso? Geralmente Cris no contava me muitos dos detalhes de suas amizades, mas agora que comeara a abrir-se com ela, resolveu falar. Numa longa conversa, relatou tudo sobre o Ted, sobre o cime que a Trcia tinha dela com o Douglas; e, embora isso j estivesse solucionado, ela ainda no tinha visto a Trcia. Contou da festa que a Helen ia dar, se bem que talvez o Ted no fosse... - Quando essa festa? perguntou a me. E onde vai ser? Cris disse que seria no prximo dia, na casa da prpria Helen, e em seguida indagou: - Posso ir, no posso? Preciso conversar com o Ted. Quer dizer, se ele for, mas preciso mais ainda conversar com a Trcia e deixar bem claro pra ela que eu no estava tentando roubar o Douglas dela. - . Acho que sim. Parece que vai dar tudo certo, isto , assim que voc conseguir conversar com seus amigos e esclarecer as coisas. Nervosa, Cris roa as unhas. - Voc no me parece muito convencida disso, disse a me. A propsito, seu cabelo est muito bonito. Marta levou-a ao cabeleireiro?

Cris fez que sim, com um leve aceno de cabea. - Fizeram compras tambm? Ela acenou confirmando. - S que acabamos discutindo no almoo. - O que foi que aconteceu? Cris nunca imaginara que seria to fcil conversar com a me. Talvez fosse porque no tinham tido essa oportunidade antes. Ou talvez fosse porque ela nunca tivesse tentado, achando que a me no a entenderia. Mas o que fora que Bob dissera na manh de Natal? Que os pais de Cris tambm tinham sido jovens. E como sua me fora criada junto com Marta, sabia que de vez em quando era difcil comunicar-se com ela! Cris contou sobre o Maurice e como Marta lhe dissera, no almoo, que Cris era a filha que ela nunca tivera. Os olhos azul-acinzentados de sua me se embaaram. - O que mais Marta lhe disse? - Que queria que eu fosse como a Alissa, uma garota que conheci nas frias passadas. - , disse a me pensativa. Lembro-me de ter ouvido a Marta mencionar essa moa. - Me, disse Cris, fitando-a nos olhos, recebi uma carta da Alissa uns dias atrs, e ela me contou um monte de coisas... disse e a parou um instante, e em seguida concluiu de chofre: Me, a Alissa est grvida! A me ficou sria, mas com uma expresso terna e compreensiva. - Assim que ela ficou sabendo, foi a um centro de aconselhamento. que na ltima carta que lhe escrevi, eu disse que estava orando por ela e que talvez fosse bom se ela procurasse conhecer outros crentes. E ela procurou informar-se e encontrou esse centro de gravidez de risco, dirigido por cristos, e eles a tm ajudado. Sua me continuava escutando atentamente. - Disse tambm que sua conselheira do centro de gestantes era uma senhora chamada Frances, e que a estava levando igreja. Essa era praticamente a nica notcia

boa da carta. - E onde a Alissa mora? - Em Boston, com a av. O seu pai morreu e sua me est num centro de recuperao para alcolatras. - Que tristeza! exclamou sua me abanando a cabea. Voc contou tudo isso a Marta? - No, replicou Cris, abaixando a cabea. Quando tia Marta disse que queria transformar-me numa pessoa como a Alissa, repliquei que ela estava grvida. - E qual foi a reao de sua tia? - No conversou mais comigo. Pedi desculpas, mas desde aquela hora, ela mal fala comigo. A me de Cris inclinou-se para a frente, colocou um travesseiro sob o p engessado, e se aprumou. - Cris tenho que lhe contar uma coisa. Agora era a vez da me se abrir e Cris no sabia o que esperar. - Marta teve uma filha certa vez, contou ela em tom doloroso e terno. Uma semana antes de voc nascer, Marta deu luz uma menininha. Cris olhou surpresa para a me, mal acreditando no que ouvia. - Era prematura, de seis meses, e nasceu com o crebro seriamente afetado. Os mdicos fizeram o que foi possvel, mas ela morreu. Parou um instante e depois acrescentou: No dia seguinte voc nasceu. Cris deixou as lgrimas correrem. - Eu no sabia, me. Por que nunca me contou? - Marta no gosta de falar sobre isso. Nunca, e com ningum. - Por que eles no tiveram outros filhos? - Tentaram. Apesar de o mdico aconselhar que no o fizessem, eles tentaram. Marta no conseguia engravidar.

- Por qu? indagou Cris, sentindo pela tia uma avalanche de emoes que nunca sentira antes. - Bem, continuou a me, escolhendo as palavras com cuidado, s vezes uma pessoa toma uma deciso que no momento parece a mais fcil ou a melhor, mas depois descobre que a escolha teve um alto preo. - No entendi. A me de Cris parou um instante, e disse: - Se Marta conversar sobre o assunto, da voc lhe pergunta, est bem? Cris ficou calada, lembrando uma srie de conversas, discusses e atos de sua tia que antes parecia no ter sentido, mas que agora tinha. Fora por isso que Marta lhe dissera que Cris era a filha que ela nunca tivera! Ela era como uma espcie de substituta da filha que Marta perdera. - Me, eles deram nome menininha? Uma expresso de ternura estampou-se no rosto de sua me. - Johana. Johana Grace. O nome de nossa av, da sua bisav. - Johana. um bonito nome. - Quase que foi o seu segundo nome. Eu e seu pai amos dar-lhe o nome de Cristina Johana. Mas depois da morte da pequena Johana, bem... Cris enxugou as ltimas lgrimas e abanou a cabea. - Mas que esquisito, me! engraado saber que meu segundo nome quase que foi outro e que tive uma prima e nunca soube. Existem outros grandes segredos da famlia que eu deveria saber? - Acho que por agora estas so as nicas coisas que voc deveria saber. Eu no planejava contar-lhe sobre a Johana, mas achei que isso a ajudaria a entender melhor a sua tia. Ela realmente gosta de voc, Cris. Acho que sabe disso, no ? No tem de concordar com tudo que ela planeja, mas entenda que ela age por instinto maternal. Voc muito importante para ela.

Naquele momento o pai entrou no quarto e perguntou se a me desejava alguma coisa. - No, obrigada, replicou ela. Est tudo bem. Escorada assim fica muito melhor, falou a me apontando para a perna engessada, elevada pelo travesseiro. - Pai, disse Cris, virando-se na cama e olhando para ele. Eu queria saber se posso ir casa da minha amiga Helen amanh noite. Ela vai dar uma festa de ano novo. Os seus pais estaro l e tudo o mais. O pai sentou-se na beira da cama, e abanou a cabea. - No me agrada a idia de voc estar fora de casa na passagem de ano. - Mas na casa da Helen no tem perigo algum. No longe daqui. E a ltima vez que vou me encontrar com todos os meus amigos. - Sua tia me disse que voc passou a maior parte da semana com eles, disse seu pai. - Na verdade, no passei no. Fomos patinar um dia, e foi s, falou Cris meio tensa. Parecia que seu pai no ia permitir que ela fosse festa e isso significava que talvez no visse mais o Ted. - Vou pensar no assunto, Cris. Ns no conhecemos os seus amigos daqui, nem a famlia deles. Cris sentiu o corao apertar. Talvez ele no me deixe ir, e a o que que vou fazer? - Podemos conversar sobre isso mais tarde, Cris, disse a me. Voc me faz um favor e veja se a Marta precisa de ajuda para preparar o jantar? - Pelo jeito, j est tudo pronto, informou seu pai. - Tudo pronto? O que que vai ter para o jantar? Perguntou a me. - Pelo que vi, vamos ter um bufe de queijos importados. Mame resmungou e fez "no" com a cabea.

- Por favor! exclamou Cris. Qualquer coisa, menos queijo!

O N mero Errado 10
Na verdade, o principal prato do jantar foi frango. E durante a refeio Cris no fez nada do que planejara. Pretendia levantar de novo o assunto da festa da Helen, com um objetivo em mente: se o Bob soubesse do caso, talvez convencesse seu pai a deix-la ir. Mas no teve coragem de falar. Depois do jantar, os homens foram para a rea na frente da casa brincar com o carro de controle remoto do David. Cris tirou a mesa sozinha e arranjou a loua na lavadora enquanto sua me e Marta conversavam na sala. Desde o conflito do dia anterior, a tia mal olhava para Cris. Isso inquietava a garota. No sabia se deveria pedir perdo novamente ou deixar passar. A ss na cozinha, ela ficou a pensar sobre as questes que a perturbavam. Parecia que todos os seus relacionamentos agora estavam "em compasso de espera". Colocou o detergente na mquina e ligou-a. A mquina comeou a funcionar e Cris encostou-se no balco, desejando poder remover os eventos desagradveis da semana com a facilidade que uma lavadora lava a loua. O telefone tocou. Tocou novamente, e Cris atendeu. -Alo? - Ol, Cris! Como vo as coisas? -Ted? - Eu mesmo. Como vai? -Bem. Ele a pegara desprevenida. No sabia o que dizer. - Tem certeza? perguntou ele com voz calma. Cris hesitou. O que devo dizer? A
verdade?

- Na realidade, as coisas j estiveram bem melhores. Pronto, agora ela estava falando a verdade. Seguiu-se uma pausa estranha. Uma pausa que deixou Cris completamente insegura, sem defesa, achando que Ted talvez estivesse arrependido de ter ligado. - A Trcia me disse que voc queria que eu lhe telefonasse. - Trcia? - Ela disse que a Helen falou que voc queria que eu telefonasse pra voc.
Oh no! Outro daqueles "tringulos". Pegou o telefone sem fio e sentou-se mesa da

cozinha, com a testa apoiada na outra mo. - Na verdade no, Ted. Quer dizer, eu queria conversar com voc, sim. A semana toda estou querendo falar com voc. Parece que no deu certo. Mas no mandei ningum lhe dar o recado. Ted no respondeu nada. Cris achou que deveria ser sincera e dizer o que realmente sentia. - Ted, o que eu queria lhe dizer era que... Naquele momento, Marta entrou na cozinha, e de repente Cris parou de falar; seu corao parecia que havia parado tambm. - O qu? indagou Ted. Cris desviou o olhar da tia, que tirava um refrigerante diet da geladeira. A garota caminhou calmamente at a janela, parecendo olhar o pai que manobrava o carrinho de controle remoto na rampa da entrada. - que a semana no foi como eu esperava. Gostaria que tivssemos passado mais tempo juntos. -Sim.
s isso que voc sabe dizer, Ted? "Sim"? Estou abrindo meu corao e s o que voc diz "sim"?

Houve outra pausa constrangedora e, dando a impresso de haver-se esforado

muito para escolher as palavras certas, Ted falou: -As coisas tambm no foram do jeito que eu desejava. Mas est tudo bem. Vai dar tudo certo. Quanto a mim, nada mudou. Foi s o que ele disse. Ela ficou aguardando que ele continuasse, que explicasse como tudo iria dar certo, que marcasse uma hora, que dissesse que iria casa dela. Mas no falou nada disso. No marcou nenhum compromisso. Marta colocou um copo debaixo do picador de gelo. O gelo caa nele com muito barulho. - Acho que estou tomando muito do seu tempo, disse Ted. - No, no tem importncia. Est tudo bem, replicou Cris observando a tia que saa da cozinha. O que que voc ia me dizer? - No quero impedi-la de passar mais tempo com seus familiares. - Mas no est impedindo no, Ted. De verdade. - Conversaremos mais quando nos encontrarmos. melhor eu desligar agora. At mais tarde. - Quando? indagou Cris com firmeza. Mas s ouviu o som do telefone que acabava de ser desligado. O que voc quer dizer
com "mais tarde"? Quando vamos conversar? Ted! O que voc quis dizer ao falar que "nada mudou"?

Cris atravessou a cozinha, recolocou o telefone no suporte e correu para a sala de jantar. L deu de cara com a tia. Cada uma olhava firme para a outra, a princpio sem dizer nada. Aps uns instantes, Marta abaixou a cabea, e com o copo de gelo na mo, murmurou: - Com licena, querida. Cris no estava aguentando mais aquela frieza e o distanciamento entre elas. - Espere um minuto, tia! Marta virou-se. A frustrao que Cris tivera com o Ted encheu-a de ousadia, e ela

resolveu abrir-se com a tia, embora se expressasse meio asperamente. - Tia Marta, minha me me contou sobre a Johana. Fiquei muito sentida. Eu nunca soube... - Ela o qu! gritou Marta furiosa. Cris no se deixou intimidar, mas abrandou a forma de abordar o assunto. - Mame me contou sobre o seu nenzinho, a menininha, e como... - Ela no tinha o direito de fazer isso! - Bem, mas estou muito contente de que ela tenha contado, pois me ajudou a entender por que voc faz tantas coisas pra mim e por que voc... Marta levantou o indicador e sacudiu-o a poucos centmetros do nariz de Cris, resmungando entre dentes cerrados: - Voc no entende nada, Cristina. Absolutamente nada! Virou-se e saiu, deixando-a sozinha na sala de jantar. Cris ouviu a porta dos fundos abrir-se e a voz de seu pai na cozinha. Correu para seu quarto, sentindo-se arrasada, resolvida a ficar longe de todo mundo. O objetivo de conversar no era exatamente resolver conflitos? As pessoas no deviam falar de seus sentimentos abertamente? Ento por que a situao ficava cada vez pior quando ela tentava conversar com a tia e por que, por que ser que ela se sentia mais confusa e frustrada depois de haver falado com o Ted? O que que estou fazendo de errado? Ficou deitada na cama, a cabea a mil por hora, tentando coordenar os pensamentos. Depois de muito tempo, pegou a Bblia. Tinha visto um versculo no visor da camionete do Douglas. Falava algo sobre Deus conhecer nossos pensamentos. Era do Salmo cento e trinta e alguma coisa. Abriu no Salmo 130 e comeou a ler: "Das profundezas clamo a ti, Senhor..."
Puxa, assim que estou me sentindo hoje!

Continuou a ler. Alguns versculos no tinham muito sentido para ela e saltou alguns trechos. Afinal chegou no Salmo 139, e encontrou o verso do Douglas:

"Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos. Ainda a palavra me no chegou lngua, e tu, Senhor, j a conheces toda." Fechando a Bblia, deitou-se com as mos sob a cabea e fitou o teto. "Senhor, seja sabes o que estou pensando e o que vou dizer, ento por que deixas que eu atrapalhe tudo o tempo todo? Por que no podes dirigir minha vida um pouco melhor? Todo dia tenho de voltar e confessar de novo que fiz tudo errado. O Senhor no se cansa disso? Eu no podia acertar pelo menos agora, uma vez s, para no ter de voltar e pedir-te outra chance? No quero viver sempre nessa agonia com meus amigos e parentes. Quero que tudo d certo, tranquilo. E quero te agradar." Sua orao foi sincera. Ela dissera isso de todo corao. E sabia que Deus ouvira tudo que ela dissera. Afinal de contas, ele sabia at mesmo os seus pensamentos, no mesmo? E ento, por que no dia seguinte tudo estava do mesmo jeito? Nada parecia ter mudado. Marta nem olhou para Cris no caf da manh. Ningum tocou no assunto da festa e papai no parecia estar muito accessvel. Ento Cris simplesmente ficou calada e esperou. Quando conseguiu ficar a ss com a me, Cris contou-lhe que falara sobre a Johana para a tia Marta e como a tia ficara zangada. Estava na expectativa de ter outra conversa aberta e franca com a me, como no dia anterior. Mas esta soltou um resmungo e abanou a cabea. - Por qu? Por que voc lhe falou?! Eu no lhe contei aquilo para voc ir jogar tudo de volta para a Marta! - Eu no joguei. Quer dizer, no foi essa a minha inteno. Eu s queria contar a ela que eu sabia.

- Mas por qu? - Porque isso mudou tudo pra mim. Agora eu a entendo muito melhor e sei por que ela me trata do jeito que trata. Voc disse que eu poderia perguntar para ela sobre o problema. - No, no, no! O que eu disse foi que se Marta mencionasse o assunto ela poderia lhe dar maiores detalhes, porque eu no me sinto com liberdade de faz-lo. No momento, melhor no conversarmos mais sobre esse assunto. - Est bem. Desculpe. Eu no quis... - Sei que no, disse a me, em tom mais suave. Me d aquela almofada ali? pediu indicando uma almofada na poltrona de canto na sala. Cris foi peg-la e entregou-a me, que a colocou sob o p engessado. - Me, arriscou Cris. Voc acha que vou poder ir festa da Helen hoje noite? - Acho que no, Cristina. Talvez no ano que vem, quando voc estiver mais velha. - Mas me! Preciso ver meus amigos e conversar com eles como ns duas conversamos! Certamente a me a compreenderia, sabendo o quanto aquilo era importante para Cris. Ela poderia convencer o pai a deix-la ir, no poderia? - Sei que voc vai ficar chateada, Cris, mas haver outras festas de passagem de ano. Eu diria que o melhor que voc tem a fazer telefonar para a Trcia e para o Ted. Tente resolver as coisas por telefone. Que golpe arrasador! O que o tio Bob dissera sobre os seus pais? Que eles j tinham sido jovens? Talvez sim. Mas naquele momento, Cris se recusava a acreditar que sua me e seu pai tivessem sido adolescentes normais. Afinal, seja tivessem sido, saberiam da importncia daquela situao toda. Ento era melhor mesmo telefonar para os dois. Melhor do que voltar para Escondido sem resolver nada. No faria mal nenhum. Indo para o andar de cima, Cris se muniu de coragem e discou o nmero da Trcia.

- Alo? era a me dela. - A Trcia est? - No, saiu com uns amigos. Quer deixar recado? - Sabe quando ela volta? - Hoje de tardezinha. - Ento tentarei ligar depois. At logo. Cris desligou e ficou olhando o telefone. Era agora ou nunca. Tinha de ligar para o Ted. Ele atendeu na primeira vez que o telefone tocou. - Ol Ted! disse ela corajosamente. -Oi! - Posso falar um pouco com voc? - Claro! Que barulho era aquele nos fundos? - Ted, eu queria saber se voc vai festa da Helen hoje noite. - Talvez. - Bem, que eu queria conversar um pouco com voc. Vou embora pra minha casa amanh. - Compreendo.
Vamos l, Ted! Voc s sabe responder com frases de uma palavra? E que barulheira essa nos fundos?

- Ento? Quando poderemos conversar? - Mais tarde, respondeu ele com um risinho fraco. Cristina perdeu as estribeiras. - O que voc quer dizer com mais tarde?! Seria muito pedir que voc desse uma resposta certa? Que negcio esse de sim, t bem, talvez, mais tarde?! Por que voc no pode dar uma resposta definida? Ted no respondeu. Ela nunca tinha gritado com ele antes. Escutava a respirao dele e ouviu claramente a voz do Douglas dizendo:

- Vamos l, Ted! Vai ficar no telefone o dia inteiro? Ento o Douglas estava l! Significava que a Trcia tambm estava. Todos os "amigos de todas as horas" se encontravam na casa do Ted, e ningum pensara em convid-la. Como isso doa! De repente ela lembrou que durante meses achara que seu relacionamento com o Ted no mudaria, mas isso no era verdade. O fato que ela no sabia o que representava para ele. No sabia mesmo! - Cris... principiou Ted. Mas ela o cortou dizendo algo que no havia pensado dizer e de que se arrependeu assim que o disse. - Ah, desculpe, falou com voz amarga e fria. Devo ter discado o nmero errado. Pensei que fosse outra pessoa. Bateu o telefone e caiu no choro. Um minuto depois, o telefone tocou. Ela deixou tocar duas vezes procurando controlar a voz tremula, e afinal atendeu. - O que que est acontecendo? perguntou Ted. Ela no conseguia responder. - Cris, disse ele, num tom que foi direto ao corao dela. No sei o que est havendo, mas seja l o que fiz de errado, me desculpe, t bem? - No culpa sua, Ted, replicou Cris, piscando e deixando cair as lgrimas. O problema comigo. Desculpe-me por ter-lhe incomodado. - Voc no me "incomodou", falou o rapaz parecendo irritado, mas em seguida amenizou a voz e continuou: Escuta, vamos deixar assim por enquanto. Mais tarde conversaremos mais um pouco, est bem? Era uma afirmao direta. Uma daquelas declaraes firmes que Ted costumava fazer. Com isso Cris sentiu ainda mais o vazio. - Est bem, concordou com voz rouca, e, em tom mais brando, repetindo a expresso do Ted: Mais tarde, bateu o telefone.
E agora, quando que vamos conversar? Ted est com todos os amigos na sua casa hoje e

noite vai ter um importante encontro. E mesmo que eu v f esta da Helen, ser que vamos poder conversar, ou o Ted ir levar a convidada com ele - se ele for, n?

De repente David entrou no quarto. - Cris? Ah, voc est a. Quer jogar vlei? -No! - Quer andar de bicicleta? -No! - Vamos l! Vamos praia! - No quero, David. Simplesmente me deixe em paz. - Aposto que voc iria se o Ted estivesse l! Cris deu um salto e empurrou o irmo para fora do quarto. - Nunca mais fale nesse nome! E saiu do quarto feito um raio enquanto David cantarolava atrs dela: - Ted! Ted! Ted! Ted! Ted! Ted!

O Tocador de Bandolim 11
- Cris! era Bob chamando-a com voz suave. Eu queria inform-la de que hoje teremos visitas para o jantar. uma espcie de tradio. Sempre temos um jantar formal na passagem de ano. Voc ter de usar um traje de festa. Ela no queria se arrumar. No queria jantar. E mais do que tudo, no queria ir festa da Helen. Estava convencida de que no tinha amigos de verdade em Newport Beach. Seria melhor voltar para casa, embora l as coisas tambm no estivessem muito melhores. Toda vez que estava na companhia de vrias pessoas, cabava por chate-las e ela prpria tambm ficava chateada. Por que sua vida no podia ser calma, simples e sem complicaes? Alguns minutos mais tarde, ouviu a batida forte da mo de seu pai na porta. - Cris? Ela se aprumou e limpou a garganta. -Oi! Ele abriu a porta, aproximou-se e sentou na cama. - Sobre a festa na casa da sua amiga hoje. Pensei um pouco e conversei com sua me a respeito do assunto. Decidimos que voc pode ir. - Bem, agora no quero mais ir, disse Cris, com voz baixa. Seu pai olhou-a com expresso de incredulidade e abanou a cabea. - Talvez mais tarde voc mude de idia. De qualquer jeito, quero que ponha seu vestido mais bonito e desa para o jantar s dezoito horas, est bem? Cris concordou, mas durante o tempo em que ficou no quarto, permaneceu em luta consigo mesma, com sua maneira sonhadora de enfrentar a vida, com sua raiva e

frustrao, e com a impresso de estar sempre decepcionando a Deus, apesar de esforar-se tanto para acertar. A semana de Cris havia sido um grande fracasso. Seus amigos crentes a tinham decepcionado. Ted a deixara completamente desiludida, e o impacto dos segredos de Alissa e de Marta deixaram-na fraca e vazia. Era assim que se sentia. Vazia. Completamente vazia. s 17:15 olhou o relgio e resolveu terminar a luta. Orou com sinceridade e franqueza total. "Voc sabe o que estou pensando, no sabe, Deus? Sabe tudo que sinto. Por que tem de ser assim? Detesto estar sempre caindo de cara no cho o tempo todo." Veio-lhe mente uma cena que vira dias atrs, quando sara com a tia Marta. Uma linda garotinha de tnis cor-de-rosa andava com a me. Tinha cabelinho loiro e bochechas rechonchudas e estava comeando a aprender a andar. A me colocou a menina no cho enquanto olhava umas roupas. A menininha deu uns cinco passos vacilantes e em seguida caiu de cara no cho. A me pegou seu anjinho, que berrava aos ouvidos de todos, beijou-a na ponta do nariz, e a colocou de novo no cho. Cris pensou que a menininha fosse ficar sentada onde a me a colocara, mas no. Assim que parou de chorar, levantou e deu mais uns seis ou sete passinhos e foi para junto da me. E ficou ali sorrindo, agarrada sua perna. Nesse instante Cris entendeu que era como aquela menininha, tentando andar, mas sempre caindo. - Est na hora de eu ficar de p e tentar novamente, no , Deus? Sentindo as foras renovadas para encarar a famlia, entrou em ao. Tomou um banho e se vestiu em tempo recorde. O nico vestido realmente chique que tinha trazido era um preto com uma barra de babados. Era um vestido de festa, e ela o usaria embora a nica festa que tivesse em vista fosse ali mesmo na casa de Bob e Marta, com um monte de velhos amigos do

casal. O vestido deixava-a parecendo mais velha. Todas as suas amigas diziam isso. Seu pai, que sempre lhe dizia para "ir mais devagar", provavelmente no gostaria dele. Entretanto, era o nico vestido chique que trouxera. s dezoito horas David bateu na porta do quarto. - Mandaram chamar voc. Cris abriu a porta de sopeto, e a primeira coisa, a nica coisa que viu foi a gravata borboleta piscante do seu irmo. - David, voc vai usar isso? - Por que no? Eu desligo as luzinhas. Ningum nem vai saber que ela pisca. Olha, eu at vesti essa camisa cor-de-rosa. E abriu o casaco para mostrar a roupa, mas Cris s notou os fios da gravata. - Venha c, disse, abanando a cabea. Se quer ficar todo "ligado", pelo menos esconda os fios. Com poucos minutos ela arrumou os fios da gravata do irmo. Enquanto ela ajeitava a gola atrs, David apertou o boto do bolso, fazendo a gravata piscar duas vezes. Cris sorriu. - Desculpe por aquela minha estupidez, David. Eu no devia ter lhe dado um empurro. Sabe, voc meu irmozinho "hamster" predileto. - Ah ? indagou David com um sorriso maroto. Ento, voc o meu besouro predileto. - Besouro? indagou ela franzindo o nariz. - . Besouro. Voc parece um besouro, com esse vestido preto, esse lao preto grudado na cabea e essa coisa escura nos olhos. Parece um besouro preto. Cris correu ao espelho do corredor. Gostava do lao no cabelo, e no iria tir-lo, apesar do que David dissera. Mas talvez o irmo tivesse razo quanto ao delineador. Ela nunca conseguia pass-lo sem manchar ou deixar riscos. Rapidamente limpou debaixo

do olho. - Vamos! Estou escutando msica l embaixo. Msica de verdade. E era mesmo. Enquanto desciam juntos, Cris constatou que a msica que ouviam, Greensleeves, vinha de um instrumento de verdade, no do aparelho de som. E parecia bandolim. Cris e David viram a me e o pai, bem vestidos, mas sem exageros, sentados ao lado da rvore de Natal. Centenas de luzinhas piscavam na sala escurecida, fazendo um jogo de luz sobre a blusa da me. Bob estava ao lado da lareira acesa, com um copo de gemada na mo, vestindo um smoking preto, com uma faixa azul-safira na cintura. Os trs se viraram quando viram David e Cris aproximarem-se da entrada, e Marta veio do canto, onde estava, deslumbrante num vestido azul-safira com strass prateada. - Vocs dois esto maravilhosos! disse Marta. Olhe, Bob, Cris est vestindo o traje que comprei para ela em Palm Springs. No est linda? Cris olhou para o pai para ver se ele aprovava. Dava para ela perceber que ele no gostou muito. Mas sorriu e disse: - Tem certeza de que esses dois so os meus filhos? No me recordo deles assim. Todo mundo riu e a msica continuou. Cris entrou na sala, curiosa para ver de onde vinha aquela melodia to doce. Um msico, vestido de fraque preto, achava-se sentado num canto escuro, perto da janela, cabea baixa, tocando um bandolim. Cris parou perto do sof, escutando com prazer a cano at o fim. Quando o tocador de bandolim tocou o ltimo acorde, levantou a cabea. Seus olhos azuisprateados foram direto ao corao dela. Ele levantou-se e inclinou-se num agradecimento, depois fitou-a novamente. Ela gelou. - Ted? sussurrou ela. Ele levantou-se e inclinou-se num agradecimento, depois fitou-a novamente. Ela gelou.

- Ei cara! gritou David cumprimentando o rapaz e correndo para bater as palmas das suas mos nas dele. - Surpresa? perguntou Marta, aproximando-se de Cris. Sua expresso, seu cabelo, seu vestido, tudo reluzia. A garota fez que "sim" com a cabea, ainda olhando para o Ted. Ele estava incrivelmente elegante. - timo! exclamou Marta, contente com a surpresa que tinha preparado. Ou ser que fora o Bob? Um sininho de cristal soou na sala de jantar. - Ah! falou a tia, parecendo mais contente consigo mesma. O jantar est servido. Vamos? Como se estivessem num baile real, Marta ofereceu sua mo a Bob e ele a conduziu com elegncia para a sala de jantar. O pai de Cris levantou sua me da cadeira com a graa de um fazendeiro que ergue um bezerro manco. Os dois riram e David pegou as muletas e as entregou para ela. Sem dizer nada, Ted ofereceu o brao a Cris, entrando na brincadeira de seguirem aos pares para a sala de jantar. Ela hesitou um instante, mas em seguida pegou-lhe o brao. - Voc est bem? perguntou Ted num sussurro. Ela acenou que sim. - Ted, sobre o telefonema hoje. Me desculpe! - Tudo bem! Bem, mesmo. No se preocupe. Mas ela se preocupava. Tinha praticamente desistido de continuar o relacionamento com ele. Na sua cabea, Ted j estava quase noivo de alguma outra menina com quem ia jantar fora noite. Nunca poderia suspeitar de que a garota era ela mesma! Era este o jantar que ele no poderia perder. Sentia-se totalmente sem graa. Chegando mesa, Ted puxou a cadeira para Cris sentar. Em seguida, sentou-se ao seu lado, e colocou o guardanapo branco no colo, como se estivesse acostumado a jantar desse jeito toda noite.

Cris tentou relaxar. Ted parecia to seguro de si, to vontade de fraque num jantar formal. Ela nunca o teria imaginado nessa situao! Havia tanta coisa que no sabia sobre ele! Uma empregada ou funcionria de um bufe trouxe tigelas de sopa fumegante. Creme de brcolis. Bob e Marta levaram suas colheres sopa e notaram que ningum mais os seguia. - Ah sim! exclamou Bob, baixando o talher. Norton, voc d graas por ns? O pai levantou-se e orou agradecendo a comida, o ano vindouro, o que passara e, em seguida, orou em favor de cada um dos que estavam mesa, citando-os nominalmente. Cris nunca ouvira o pai fazer uma orao to eloqente. Desde que haviam mudado para Escondido e a famlia toda passara a frequentar a igreja, muita coisa ganhara vida para eles. - Bem, Norton, voc est se saindo um excelente pregador! exclamou Marta, aps o "amm". O pai tomou uma colherada de sopa. Franziu as sobrancelhas espessas, que pareciam duas lagartas em coliso. - Qualquer um pode orar, Marta. E hoje em dia h tanta coisa pela qual precisamos orar! Marta no respondeu. - claro que, continuou ele, quando se est um pouco enferrujado, no custa nada tentar de novo. Marta baixou devagar a colher. No parecia ofendida: apenas queria ter a ltima palavra. -Alguns de ns fazemos uma segunda e uma terceira tentativas de orar e falar com Deus, mas no obtendo resposta, ficamos "espertos", disse erguendo a colher para dar mais nfase, e desistimos!
Ah, no! Vocs no vo comear uma discusso sobre coisas espirituais agora! No na frente do Ted!

Cris j tinha visto discusses assim entre os seus pais e seus tios. Ela prpria tinha conflitos com eles sempre que lhes falava sobre um compromisso com Deus. Mas hoje a presena do Ted mudava as coisas. - disso que mais gosto a respeito de Deus, disse Ted com seu jeito natural, e quebrando um pedao de po. s vezes ns desistimos dele, mas ele nunca desiste de ns. - No tenho tanta certeza disso, disse Bob. - Lembra-se do rei Davi? perguntou. Ele chamado de "um homem segundo o corao de Deus". Mas ele errou muito na vida: praticou adultrio, assassinato. Assim mesmo, Deus no o largou. Ningum disse nada. Continuaram comendo, escutando educadamente. - E Moiss, continuou Ted. Lembram-se dele? Foi um grande lder, certo? Pois bem, ele matou um egpcio. E tem tambm o Abrao. Mentiroso. Disse que Sara, a mulher dele, era sua irm para que um rei no o matasse e ficasse com ela. - Que crpula! exclamou Cris. - . E Abrao fez a mesma coisa duas vezes. No entanto foi chamado "amigo de Deus"! - Ento o que voc est dizendo, resumiu Bob, que os heris da Bblia eram pecadores, no santos. Na verdade, no eram heris. Apenas gente como ns. - Creio que no era bem isso que ele estava querendo dizer, interveio a me. - No, interps Ted. Era exatamente isso que eu queria dizer. Veja o Pedro, por exemplo. O cara passou trs anos andando com Jesus, e na noite do julgamento de Cristo, ele se acovardou na frente de uma simples empregada e disse que nem conhecia o Senhor! Mas Cristo no desistiu dele! - No vamos ter uma discusso religiosa no jantar, disse Marta, pegando o sininho e tocando-o. A empregada apareceu e tirou os pratos de sopa.

- Salada de espinafre com molho quente de bacon, anunciou a anfitri, enquanto a salada era servida. - Ento, Ted, voc acredita que Deus no desiste das pessoas, e, sim, que as pessoas que desistem dele? perguntou Bob. Cris no saberia dizer se o tio estava concordando com o Ted ou tentando peg-lo numa armadilha. Ted fez que sim. - claro que tudo se baseia na entrega, na nossa entrega pessoal a Deus. Porque mesmo se errarmos, Deus nos perdoar. Mas s se nos entregarmos a ele e procurarmos o seu perdo. - Mas a gente tem de se arrepender, interrompeu David. A professora da escola dominical disse isso. A gente tem de se arrepender do que fez, no apenas quando somos pegos fazendo coisas erradas, falou arrumando os culos e enfiando um biscoito inteiro na boca. Os pais trocaram olhares de surpresa ao ouvirem o filho. Cris mal acreditava que todos estavam conversando sobre Deus e ningum estava achando ruim nem brigando. - Voc acha, Ted, perguntou Bob, que todas essas pessoas da Bblia que voc mencionou mereciam uma segunda oportunidade, ou deviam ter sido castigadas por aquilo que fizeram, os assassinatos e tudo o mais? - Mereciam morrer. Todos ns merecemos morrer. - Mas Deus lhes deu outra oportunidade? perguntou Bob. - Deu vrias! Veja bem, mesmo depois que uma pessoa torna-se crist, ela ainda erra, explicou o rapaz. - Ento de que adianta? perguntou Marta com voz doce, embora parecesse irritada. Se as pessoas "salvas" no so melhores que as outras, e se todos so "pecadores", conforme voc diz, ento por que vocs que dizem que "nasceram de novo" (e com isso no quero ofend-lo), por que vocs insistem em afirmar que quem

no "nascer de novo" no cristo? Os pais de Cris trocaram olhares de incerteza. Bob olhou para o Ted e Cris pensou: Sabe de uma coisa, tia Marta, essa pergunta tima. Esta semana parece que no fez a
menor diferena o fato de meus amigos serem cristos ou no - principalmente a Trcia. Foi uma confuso geral, apesar de serem todos crentes.

Ted recostou-se na cadeira, e Cris sentiu que ele estava prestes a dar um de seus famosos exemplos. Ela gostava de escut-lo nesses momentos. Achava geniais as suas ilustraes. - como um nen. Quando uma criancinha comea a andar, cai muito. Imediatamente Cris se lembrou da menininha que vira no shopping, quando estava com Marta. - Apesar disso ela no desiste. Fica tentando at melhorar. Mas veja s, se um nen no nascer nunca tentar andar. Cris teve a impresso de ter visto um leve tremor no rosto de Marta, mas continuou escutando. - o que ocorre quando nos tornamos cristos, dizia Ted. No comeo a gente ainda cai bastante porque estamos aprendendo a andar com o Senhor. Quanto mais crescemos, mais peritos ficamos. Mas precisamos "nascer de novo" porque se o nosso lado espiritual no nascer, no pode crescer. Cris baixou o garfo e ficou olhando para o prato, vendo apenas uma mistura de cores. isso a! por isso que ando caindo. Estou apenas aprendendo. Vou melhorar medida que
for crescendo. Est tudo bem. Deus me entende, e ele est bem ao meu lado pra me pegar e levantar toda vez que me arrepender.

Sentiu um alvio to grande que teve vontade de levantar e danar em volta da mesa, dizendo:
No sou um fracasso! Deus me d uma segunda oportunidade!

- E ento, rapaz, falou Bob. A prxima pergunta a seguite: na sua opinio,

quando que a pessoa esgota todas as oportunidades com Deus? - A gente nunca esgota, disse Ted olhando para Marta, que o fitava meio confusa. S esgotamos o tempo. Se a gente morrer sem entregar o corao ao Senhor, a Bblia diz que ficamos separados dele para sempre. O rapaz fechou um pouco os olhos que se encheram de lgrimas, uma expresso que Cris vira nele no enterro do Sam, nas frias passadas. Em seguida, ele baixou o olhar e disse com firmeza: - No inferno no existem mais oportunidades. Marta engasgou com uma folha de espinafre e Bob deu a impresso de estar frustrado, como se esperasse continuar essa discusso teolgica sem chegar a nenhuma concluso e sem ofensas pessoais. Mas no era assim. Seguiu-se um momento em que todos se limitaram a comer silenciosamente, quando ficou claro que Ted lhes dera algo em que pensar. - Esta salada est deliciosa, disse a me de Cris com animao. Voc disse que o molho de bacon? uma delcia! Aos poucos Marta foi reassumindo seu estilo de "comandar tudo", e quando foi servido o galeto recheado ela j tomara as rdeas da conversa. - H quanto tempo voc toca bandolim, Ted? - Uns dois anos. Toco violo desde os seis anos de idade. - E onde estudou? - Meu pai me ensinou. - E o que que seu pai faz? indagou Bob. - Vendas internacionais para uma companhia de computao de Irvine. - Pensei que voc tivesse dito que ele era hippie, disse Cris. Ted deu uma risada. - E foi mesmo, mas depois ele descobriu o dinheiro. Estava a uma rea da vida do Ted que Cris no conhecia. Havia tanta coisa que ela gostaria de saber sobre ele. Comeou a ficar mais vontade e sentindo-se um pouco

menos culpada pelo jeito como o tratara no telefone. Mas ainda continuava a incerteza: o que sou para o Ted? Como ser que vai ficar o nosso relacionamento? Ser que ele veio aqui hoje em cortesia a Marta, ou porque realmente queria minha companhia?

Hora de Conversar 12
- Estava uma delcia! exclamou a me elogiando Marta quando saam da mesa. - Vamos tomar caf na sala? convidou a tia. Entrando na sala viram que o prespio tinha sido mudado para um canto da mesa de caf. No centro, havia uma bandeja de prata com bule, aucareiro, servidor de creme e xcaras de porcelana fina. Ao lado dela, havia outra com doces e biscoitinhos redondos aucarados. - Posso comer doce? perguntou David. - Sirva-se, respondeu Bob. David enfiou um chocolate inteiro na boca e, pela primeira vez na noite, apertou seu boto escondido, acendendo a gravata e chamando a ateno de todos. - Uhmm! Gostoso! disse o garoto, fazendo a gravata piscar e se deliciando com a ateno recebida, quando todos riram. Marta serviu o caf. Cris mordiscava um biscoito e Ted tocou outra msica. Quando ele terminou, o pai de Cris disse: - Se estiver na hora de voc ir, no se constranja! Cris olhou para o Ted, que sorria e apertava a mo de seu pai. - Obrigado, Sr. Norton. A que horas devo trazer a Cris de volta? - Meia-noite e meia.
Vamos festa da Helen! No posso acreditar! Meus pais permitiram que eu v com o Ted!

- Agora vocs vo festa? Deixa eu ir tambm? Por favor? Posso ir junto? choramingava David. - No senhor! disse o seu pai.

- Ah, por que no? - Filho, hoje s vai a Cris. A sua vez chegar tambm e mais cedo que voc pensa. Dirigindo-se ao corredor, Cris sorriu e pensou. Deus, voc sabia disso tudo de
antemo, no ? Por que eu estava to paranica sobre tudo?

Marta seguiu-a. - Cris, voc gostaria que eu lhe emprestasse meus brincos para essa festa? - Claro, respondeu Cris, ansiosa para fazer qualquer coisa no sentido de consertar seu relacionamento com a tia. -Aqui, disse Marta estendendo-lhe uma caixa de veludo azul. Estes brincos so muito especiais. Ganhei do seu tio no nosso dcimo aniversrio de casamento. Aquele ano ns o comemoramos em Paris, e ele me entregou o presente num caf de beira de calada no Champs-lyses. - Em Paris? Verdade?! falou Cris abrindo a caixa e exclamou: Mas so maravilhosos! Tem certeza de que posso? perguntou ela, levantando as jias. Eram cachos de brilhantes e prolas. - claro, Cris. Agora no v desmanchar o meu prazer recusando us-los. o meu jeito de contribuir com algo especial para essa noite memorvel. - Obrigada, tia Marta. Voc demais! E as duas trocaram sorrisos calorosos. Enquanto Marta ajudava a sobrinha a colocar os brincos, disse bem baixinho: - Esta semana foi muito difcil para mim, Cristina. Voc tem a capacidade de atingir o mago de uma pessoa, sabia? A jovem abanou a cabea. - Estou arrependida daquelas coisas que eu disse e que a aborreceram, tia. No sei a hora de calar a boca. Talvez eu devesse ser mais como aquela "mulher silenciosa" da placa do restaurante. - No, minha querida. Continue sendo voc mesma. Voc tem tenacidade, Cris, e jamais deve perder essa qualidade. - No sei bem o que isso, mas espero que seja bom. Marta limpou uns

grozinhos de acar de confeiteiro que ficaram no rosto de Cris: - Sim, bom. E olhando demoradamente os brincos, completou: - As mulheres tenazes sabem dar uma segunda oportunidade aos outros. Cris queria muito dizer alguma coisa profunda e bonita, como no cinema, mas o que lhe veio mente foi: - Ento voc tambm deve ser uma mulher de muita tenacidade. Talvez eu tenha herdado isso de voc. - possvel. - Pronto? perguntou Ted, chegando-se mais prximo delas. - Sim, respondeu Cris, dando um rpido abrao em Marta. Obrigada por ser minha segunda me, tia Marta. Gosto muito de voc. E obrigada pelo emprstimo dos brincos! - Agora podem ir, vocs dois! exclamou Marta, rapidamente mudando de tom. Creio que nem preciso dizer, Ted, que se voc beber demais, no tente dirigir o carro. Ns estaremos acordados; portanto pode nos telefonar, est bem? Ted comeou a rir mas depois percebeu que Marta falava srio. - No se preocupe. Eu no bebo. Verdade! - Bem, mas hoje o reveillon e voc nem sabe o que a Helen vai servir na festa. - Se conhecesse a Helen, nem pensaria nisso, disse Cris. Mas logo em seguida, percebeu que a tia estava se recordando de uma festa a que a garota fora, nas frias passadas, em que rolaram bebidas e drogas vontade. Aquela foi uma experincia que Cris jamais desejaria repetir. - No se preocupe. Ns estaremos muito bem, assegurou Ted. Cris deu tchau para seus familiares na sala e notou que David estava-se esbaldando nos ltimos chocolates com aquela gravata borboleta maluca, que acendia e apagava sem parar.
Sinto muito, David, mas desta vez voc no vai tir-lo de mim. Finalmente, estariam

juntos. Estranho! Embora houvesse tanto assunto que Cris queria conversar com o Ted, eles rodaram os primeiros quarteires a caminho da casa da Helen em silncio total. A garota queria desenvolver a conversa, mas agora que finalmente estavam juntos, no sabia o que dizer. Ser que ele tambm se sentia meio sem jeito? Naquele momento Ted parou num sinal fechado. Cris olhou pelo vidro da frente. Era o lugar deles! Fora ali que ele lhe dera um beijo nas frias passadas. Ser que ele se lembrava? Ser que estava pensando a mesma coisa? O sinal ficou verde e Ted disparou. - Eu queria lhe perguntar uma coisa, disse Ted, quebrando o silncio.
timo. Finalmente! Ele vai iniciar a conversa!

- Ultimamente tenho pensado muito sobre a Alissa. Voc tem notcias dela?
Alissa! Voc anda pensando na Alissa?! E ns?

- Tenho. Alis recebi uma carta dela outro dia, replicou meio sem graa. - Como est ela? - No muito bem, disse Cris, baixando suas defesas e pensando em dar a notcia para o Ted aos poucos. Ela pediu que eu orasse por ela. Est numa pior agora. - Ela precisa de Jesus, declarou Ted. - Concordo, disse Cris, quando estacionavam numa vaga apertada, no final da quadra onde ficava a casa da Helen, mas tambm precisa de pessoas que possam ajudla e ampar-la enquanto passa por tudo isso. - Passa pelo qu? perguntou Ted, desligando o motor e olhando-a de frente. - Ted, ela est grvida. - Grvida? Quanto? - O que voc quer dizer? - De quantos meses? - Cinco. Por qu?

- Eu sabia! gritou Ted, batendo a palma da mo contra o volante. Puxa, isto timo! - Ted! exclamou Cris, mal acreditando na reao dele. Acabei de contar que ela vai ter um bebe! Ele continuou rindo. - Sabe de uma coisa? o filho do Sam! - Do Sam? E como que voc pode ter certeza? - Ela est de cinco meses, certo? Bem, conte para trs. - Sei l. Pode ser daquele outro cara: o Erik. Aquele do Porsche preto que ela ficou conhecendo na festa do Sam. - No. E do Sam. - E como voc sabe? - Conheo o Erik. Ele nunca foi para a cama com ela. Tentou mas no conseguiu. Cris se lembrou do dia que Erik tinha ido casa da Alissa e ficara irritado porque ela estava l. - Ser que foi por isso que o Erik disse tantas coisas ruins para a Alissa no dia que ela foi embora? - Pode ser, falou Ted recostando-se no banco do carro. O claro da luz da rua iluminou o seu rosto, revelando uma expresso de contentamento. - Ted, voc devia ver seu rosto agora! Acho toda essa histria horrorosa, e voc est rindo! Quer dizer, imagine como deve ser difcil para a Alissa estar grvida, sem os pais para ajud-la, e ela nem pode falar com o pai do bebe, porque ele morreu! -Ainda no entendeu? indagou Ted inclinando-se para a frente. Ela est dando vida a esse bebe! O filho do Sam! Ela podia ter abortado. Mas resolveu dar-lhe vida! - Ted, ela engravidou! No uma coisa to boa assim. E voc est agindo como se ela fosse uma herona. Do jeito que eu vejo as coisas, ela errou e agora est sofrendo as consequncias.

- T certo. E est mesmo. Mas todos ns erramos s vezes, de um jeito ou de outro, no erramos? -Bem, sim, mas... - E Deus no nos perdoa e nos d uma nova oportunidade? - No sei se ela j pediu a Deus que lhe perdoasse. - Verdade, e esse seria o primeiro passo. Mas pelo menos ela no tentou resolver o problema abortando. Vai dar vida quela pequena alma, e quem sabe o que essa criana pode vir a ser quando crescer? Ele pode at ser o maior evangelista que o mundo jamais conheceu! - Por que voc acha que vai ser "ele"? - Est bem, ela pode se tornar a maior evangelista que o mundo j conheceu! disse Ted rindo; mas em seguida ficou srio. Puxa, precisamos orar por ela e pelo bebe. Temos de orar para que ela conhea crentes que a ajudem. - Ela j conheceu alguns. Cris lhe falou sobre a Frances e o centro de gravidez de risco. Enquanto ela falava, Ted deu um largo sorriso. - Puxa, mas isso incrvel! - Ted, ainda no entendo por que voc est to contente com tudo isso. Achava que um crente nunca poderia ficar to alegre com o pecado. Ted deu aquela risada calorosa novamente. - No com o pecado que estou alegre, Cris. Voc est totalmente certa. Sam e Alissa nunca deveriam ter dormido juntos. Isso totalmente errado. Na poca, eu soube, e fiquei muito zangado e nervoso. - Voc sabia? - Sim, mas o caso que Deus no fica limitado pelos nossos erros. No est vendo? O Sam e a Alissa criaram uma vida humana. Uma alma! Apesar de terem feito uma coisa errada, criaram algo que vai durar eternamente. Uma alma! exclamou Ted parecendo muito empolgado, prestes a gritar. Uma alma, Cris! Nem os anjos conseguem

isso! Cris arregalou os olhos. Ted era surpreendente. Ele a deixava completamente espantada. Ento ele encarou-a com uma expresso nova: uma expresso de prazer. - Voc sabe que a Alissa foi quele centro de gravidez e procurou uma pessoa crist por sua causa, no sabe? Talvez tenha sido voc quem salvou a vida desse nen! - Mas eu no fiz nada! replicou a garota abanando a cabea. - Voc demonstrou amor e interesse para com ela. Foi uma verdadeira amiga. E isso tem valor! explicou Ted rindo e fazendo aparecerem as covinhas. Vamos l! melhor chegar logo festa. Fique a. Eu abro a porta. Cris se sentia bem de estar com o Ted, apesar de eles terem conversado s sobre a Alissa. Era como se tivesse entrado numa casa aquecida, num dia muito frio. A ira, a dor e a confuso que sentira tarde tinham evaporado. Ted abriu a porta da kombi, pegou sua mo para ajud-la a descer, e continuou segurando enquanto caminhavam at a casa da Helen. Naquele momento no tinha importncia definir ou no o relacionamento deles. Ela no precisava saber o que significava para ele. No agora que estavam de mos dadas e to perto um do outro. - Bem! exclamou Helen ao abrir a porta, estvamos nos perguntando quando vocs dois iam aparecer! Parece que vo ao baile de formatura! Cris sentiu o rosto avermelhar, e Ted tambm parecia no estar acostumado a ver tanta gente prestando ateno ao seu traje. - Onde arrumou o fraque? indagou Helen. - Foi minha me que me deu. Precisei para o casamento dela. Ela uma dessas pessoas que pensam: "Pra que alugar se pode comprar?" - Bem, vocs dois parecem que poderiam estar na capa duma revista. E Cris! Esses brincos so incrveis! So de brilhante mesmo? - Sim. Minha tia me emprestou. Helen continuou a olh-los soltando exclamaes. Ted dirigiu-se sala e se ps a

conversar com os rapazes. Trcia, que estivera sentada no sof ao lado do Douglas, aproximou-se de Cris. - Ol! disse. Estava muito bonita com uma blusa cor-de-rosa e o cabelo castanho encaracolado e cheio, solto. - Vamos cozinha pra conversar um pouco? pediu. - Claro, respondeu Cris, seguindo-a at a um canto da cozinha, perto da janela. - Quero pedir desculpas, Cris. Fui grosseira com voc naquela noite no Richie's. Estou muito sentida. - Est tudo bem, Trcia. No se preocupe. - Tem certeza? Sem ressentimentos? - Sim, definitivamente. E voc precisa saber que eu no estava tentando chate-la quando patinei com o Douglas. Nem sabia que voc gostava dele. - Eu sei. No contei pra voc, lembra? falou Trcia com seu sorriso costumeiro. - Bem, talvez voc devesse ter contado, disse Cris, com uma leve gargalhada. A eu teria ficado bem longe dele! Trcia tocou no brao da Cris. - No, no quero que se afaste do Douglas nem de ningum, s porque eu ou outra pessoa gosta de algum deles. O melhor que todos possamos ficar juntos sem essas brincadeiras de despertar cimes. E eu acabei fazendo exatamente isso no dia que fomos ao rinque de patinao! Depois fiquei to irritada comigo mesma! No foi uma grande besteira? - No. Sei exatamente como essas coisas acontecem. J estive nessa. - Bem, Cris, se um dia voc me vir fazendo uma besteira dessas de novo, pode me dar um tapa; promete? As duas riram. Naquele momento o Douglas se aproximou e comentou: - Cris, voc est muito bonita!

Impulsivamente, Cris passou o brao em volta do pescoo do rapaz, do jeito que ele abraava todo mundo, e lhe deu um rpido abrao. Da virou para a Trcia: - Assim pode, no pode? - Claro! E assim que as coisas devem ser entre ns! - Por que fez isso? indagou Douglas. - Porque voc o cara mais atencioso que conheo. Douglas olhou para a Trcia e perguntou: - Ser que mandei flores para ela ou alguma coisa assim sem saber? - No, no, no! exclamou Cris. Quando voc foi l em casa e me contou que iria sair com a Trcia, mas que ainda queria ser meu amigo, achei a coisa mais doce! Continuo me sentindo muito bem em sua companhia, apesar de voc e Trcia estarem namorando. - Puxa, que legal, Cris! exclamou o rapaz. Helen apareceu na cozinha naquele momento, e disse: - "Legal"? Voc ainda usa o termo "legal", Douglas? Eles no lhe ensinam palavras novas na faculdade? - Ei, manera a! Legal uma palavra legal. - Vamos l, turma! gritou Brian da sala. Vamos jogar "Ganha, Perde ou Empata".

Para Sempre 13
Cris acabou ficando no time da Helen, Douglas, Trcia e Brian. O Ted estava no time oposto. Desenhavam com canetas hidrogrficas num grande bloco branco. Com quinze minutos o grupo do Ted estava bem frente do outro. - Essas frases so difceis demais para nossa turma! reclamou Helen. Eles no tm palavras como "legal" ou "massa". O Douglas acertaria muito mais depressa! Todos deram risadas e de um salto Douglas agarrou a Helen pelos ombros, e gritou: - Vamos l, minha gente! Vamos jog-la na piscina! Ted e os outros se levantaram e agarraram-na. Ela gritou e esperneou at que a pusessem de volta no cho. Cris olhava o Ted, e se perguntava por que fora que naquela tarde pensara em risc-lo para sempre da sua lista de amigos. Ele era amigo de todos, mas para ela representava muito mais. Ele havia demonstrado isso arranjando aquele caf da manh na praia e indo ao jantar da tia Marta. Por que ela precisava definir o relacionamento? Era mais do que "gostar", mas ainda no era "amar" de verdade. Estavam em algum ponto entre os dois vocbulos. L pelas onze, Helen chamou todo mundo para ir ao quintal, onde havia uma fogueira perto da piscina. Distribuiu marshmallows e cabides de arame. Na mesa de piquenique, havia bolachas e barras de chocolate. A turma comeou a fazer s'mores*.
* s'mores - uma tradio americana de acampamentos em que as pessoas torram os marshmallows no espeto sobre a fogueira e fazem "sanduche" com as bolachas, os marshmallows derretidos e o

chocolate. (N. da T.)

Douglas logo comeou a fazer gracinhas, dobrando seu cabide de arame ao meio. - Trcia, me d dois marshmallows. Cad o Ted? Onde ele foi parar? - To aqui, Douglas, respondeu Ted, da mesa onde estava. Douglas colocou o arame sobre a cabea e um marshmallow em cada extremidade, cobrindo-lhe as orelhas. - Ted, olhe s. Nmero quinze. Protetores de orelha. Ted deu tanta risada que o biscoito que tinha na mo se esmigalhou. Segurando o lado, as lgrimas escorriam-lhe pelo rosto. Cris nunca tinha visto o Ted rir tanto. - No entendi, disse Helen, olhando para o Douglas, depois para o Ted. - um livro bobo, que o Ted deu para o Douglas de Natal, explicou Trcia, abanando a cabea. - O Ted deu esse livro para o Douglas? perguntou Cris. - Deu... Voc j viu? E alguma coisa sobre o que fazer com hamsters mortos, explicou Trcia. - Credo! Que nojo! gritou Helen com sua vozinha estridente. - . Eu conheo, replicou Cris, chegando seu arame ao fogo e torrando os seus marshmallows. - O Ted me deu o mesmo livro, reclamou Trcia. Voc no acha que muito esquisito um cara dar um livro desse para uma garota? - . Deve ser mesmo, concordou Cris. Esquisito, mas legal. Os rapazes gostam de dar
esse tipo de presente para os amigos. Provavelmente o Rick me v como uma colega, uma amiga. Mas ento, por que ele me beijou? No se beija quem apenas colega!

Ela e Rick eram colegas. Tinham forado um pouco seu relacionamento para se tornar algo que no era, tentando ser romnticos. claro que isso no exclua a hiptese de um dia serem namorados. Mas esse definitivamente no era o caso agora, e era bobagem fingir que era, ou deixar os outros tentarem convenc-los disso. Ela gostava do Rick e queria voltar a ser uma boa colega para ele. Dar uma segunda chance amizade deles. Dar o tempo que fosse necessrio para que crescesse naturalmente, sem tentar

transformar essa amizade em algo que no era. Teve a impresso de que um peso tinha sido tirado de seus ombros. Agora sabia o que tinha dado errado. Embora no soubesse ao certo como poderia consertar as coisas, no desistiria enquanto no tivesse resolvido tudo. Afinal de contas, ela era uma pessoa de muita "tenacidade", ou no era? Enquanto Cris estava imersa em seus pensamentos, seus marshmallows se queimaram, mas ela no se importou. "Descascou" a parte queimada e tentou de novo, assando o miolo visguento. Era assim que ela fazia, de propsito, quando era criana. Aprendera a deixar queimar camada por camada e ir descascando at permanecer apenas o miolinho do marshmallow. - Cuidado! Esto pegando fogo! exclamou Ted, aproximando-se dela, os olhos ainda brilhando das lgrimas do ataque de riso que tivera. Cris tirou o arame do fogo e soprou. Ted ficou a olh-la. Ela descascou a crosta queimada e enfiou o marshmallow na boca. - Tentando dar uma segunda chance ao marshmallow, hein? brincou Ted, quando ela colocou o espeto novamente no fogo. - Acho que todo mundo merece uma segunda oportunidade; at mesmo os marshmallows. Naquele momento Douglas chegou no quintal com uma enorme caixa nas mos. - Olhem s, minha gente! Fogos! Guardei desde o Quatro de Julho*. Vamos ver se ainda funcionam.
* Dia da Independncia dos Estados Unidos, comemorado com

fogos de artifcio. (N. da T.)

Terminaram de comer os s'mores pegajosos e todo mundo pegou rojes e os acendeu na fogueira. De repente surgiram brilhos de luz por todo lado e o grupo riu girando os flashes faiscantes. Mas eles duraram apenas alguns minutos e depois todos jogaram os pauzinhos que

sobraram na fogueira. Alguns entraram, enquanto outros tostavam um ltimo marshmallow. Cris estava perto da pia na cozinha, lavando as mos, quando Ted chegou perto dela e perguntou: - Vamos embora? Ela olhou-o surpresa. - Ainda no meia-noite. No quer ficar? - Prometi levar voc de volta antes de meia-noite e meia. Acho que devemos ir agora. - Tudo bem, disse Cris, sem entender bem a razo de estarem indo embora to cedo. Despediram-se da Helen e dos outros. Enquanto Ted manobrava a kombi para sair da apertada vaga onde a tinha estacionado, Cris disse: - Muito obrigada por tudo, Ted. Por ter ido jantar conosco e ter-me trazido festa. - Mas voc gostaria de ter sabido antes o que estava acontecendo, no gostaria? Cris ficou surpresa de que ele adivinhasse to bem os seus sentimentos. - , gosto de surpresas, mas fiquei bastante insegura sem saber quando me encontraria com voc e quando poderamos conversar. - Foi por isso que quis sair mais cedo da festa. Queria que tudo ficasse bem acertado entre ns. - E ficou? - No que me toca, ficou. Nada mudou. E com voc, est tudo bem? Cris recostou-se no banco. - Provavelmente a pergunta meio boba, e provvel que eu me arrependa de ter falado, mas Ted, o que foi que no mudou? Quer dizer, o que que ns somos? - O que que ns somos? ele repetiu a pergunta olhando para ela. - Somos apenas amigos, mais que amigos, colegas chegados ou o qu? - Acho que no existe uma palavra que defina isso. Est entre a "amizade" e o

"namoro", como voc e a Trcia falaram outro dia l em casa. - E o que isso quer dizer? indagou Cris, esperando que no estivesse sendo atrevida demais por perguntar. - Significa que eu gosto muito de voc, Cris. Significa tambm que no quero afast-la de seus outros amigos. - Como quando estvamos patinando? - Exatamente. Voc e o Douglas estavam-se divertindo. Eu no queria ficar entre os dois. Mas sinceramente, eu me senti deixado de lado. Achava que passaramos a tarde juntos. Cris sentiu uma ponta de tristeza quando ele disse isso. - Ted, eu tambm queria passar o dia com voc. Mas deu tudo errado. E da, no dia seguinte quando voc passou de carro por minha casa e o Douglas estava cheirando o meu cabelo... Ted riu. - Ento era isso que ele estava fazendo? - Eu tinha feito permanente e meu cabelo estava com perfume de ma verde. O rapaz riu novamente. - Puxa! Quando passei por l e vi vocs dois, senti como se tivesse comido mas verdes! Cris tambm deu risada. - Ted, sinto muito que tenham acontecido essas confuses todas. - Acho at que foi bom. Me fez pensar sobre um monte de coisas. Mais tarde eu me encontrei com seu tio no posto de gasolina e ele me convidou para o jantar. Disse que provavelmente eu poderia levar voc festa da Helen se pedisse pessoalmente ao seu pai, e foi o que fiz hoje tarde. Quando ele respondeu que podia, eu ia perguntar a voc, pois parecia estar muito nervosa na hora que telefonou. Mas o David disse que voc estava no quarto e que no era para ele mencionar o meu nome nunca mais para voc... concluiu Ted com um sorriso.

Cris abaixou a cabea. - No acredito! Eu estava no quarto, nervosa e irritada por nada enquanto voc estava l embaixo na sala! D pra acreditar? Me comportei como uma imatura! - No tem importncia. Eu estava mais ou menos assim naquele dia no Richie's. Os dois ficaram em silncio alguns momentos. Depois Cris disse: - . Acho que ainda no sabemos direito o que somos. - Somos amigos, Cris. Amigos de verdade. Amigos leais. O que isso significa exatamente, vamos ter de aprender medida que continuarmos o relacionamento. Uma coisa eu sei: acontea o que acontecer conosco, haja o que houver no futuro, vamos ser amigos pra sempre. - Penso a mesma coisa, Ted, falou Cris em voz delicada e sincera. No importa onde estamos entre o "gostar" e o "amar", e o que vai acontecer depois. Tambm quero ser sua amiga pra sempre. Naquele momento, Ted parou num sinal fechado. Sem dizer nada, desligou a kombi, abriu a porta, saltou para fora e correu para o lado da Cris. Abriu a porta do lado dela e agarrou a mo da garota, dizendo: - No acredito! perfeito! - O qu? Ted! O que que voc est fazendo? Puxando Cris pela mo, tirou-a da kombi e conduziu-a para a frente onde os faris iluminavam os dois destacando-os como se estivessem sob holofotes. - isso mesmo! Estamos em algum ponto no meio dos dois extremos. E mais ou menos como estar num cruzamento movimentado, no meio da rua! Os olhos de Cris correram do Ted para o sinal de trnsito. Foi ento que percebeu. Era o "lugar" deles! Estavam bem no meio do cruzamento. Ted enfiou a mo no bolso do fraque e tirou uma caixinha retangular amarrada com uma fita branca. Com a animao de um garotinho, disse: - Eu no sabia qual era a melhor hora para lhe dar isto, mas parece que tanto faz

agora ou qualquer outra hora. Vamos! Abra! Os carros zarpavam ao lado deles. Cris riu alto. S mesmo o Ted para fazer isso! Arrancou a fita e o papel. Dentro havia uma pulseira com uma delicada plaquinha de ouro. - Ted, linda! - Leia o que est gravado. Ela virou-a para a luz do carro e leu a plaquinha de ouro: Para Sempre. O sinal abriu e o carro atrs deles buzinou. Ted deu a volta no carro e acenou para que o ultrapassassem, como se fosse um guarda de trnsito. Ela sabia que todo mundo estava olhando-a, ali de p, toda produzida, com o vestido preto de festa e os brincos de brilhantes de sua tia, segurando a caixinha de presente numa mo e a pulseira de ouro na outra. Mas no se importava. Estava bem no meio da rua, bem no meio do seu relacionamento com o Ted, e era bem onde ela queria estar: nem mais para um lado, nem mais para o outro. E no momento, nada mais tinha importncia. - Deixe que eu ajudo a colocar, disse Ted prestativo, voltando para onde Cris estava. Colocou a pulseira no brao dela, abriu o minsculo fecho e, aps vrias tentativas, conseguiu fechar com segurana. Pegou ento a sua mo, e disse: - Estou realmente sendo sincero nisso, Cris. No importa o que vier depois, no importa se voc conhecer outros caras, ou se ficarmos distanciados por muitos quilmetros. Um pedao de voc estar sempre aqui, afirmou batendo levemente no peito. Voc est no meu corao. minha amiga. Sinceramente no sei o que vai acontecer daqui pra frente, mas no estou preocupado. Deus sabe. Vamos passar a eternidade com ele. Com esta pulseira, estou querendo dizer: "Aqui est a minha amizade. Prometo sempre ser seu amigo. sua para sempre." Cris ficou emocionada. Nunca imaginara que Ted fosse to romntico. Se bem

que no era tudo s emoo. Era slido e bem pensado. E o mais surpreendente era que embora no momento ela estivesse se sentindo incrivelmente ligada a ele, tambm se sentia bem mais prxima de Deus. De repente um estrondo ecoou a algumas quadras dali, seguido de buzinadas, gritos e um foguete brilhante voando pelo cu. - Deve ser meia-noite, disse Cris. Feliz Ano Novo, Ted. Ele sorriu e envolveu-a nos braos. - Feliz para sempre, Cris. Ento ele a beijou duas vezes. Primeiro nos lbios, um beijo rpido e terno, no meio da rua, na frente do farol da Kombi Nada. Em seguida conduziu-a de volta para o carro e abriu a porta. A beijou-a novamente. Dessa vez, no lado direito da testa, meio no cabelo, meio na sobrancelha. Foi um beijo doce. Terno, cuidadoso, protetor. Correu ento para o seu lado do carro, fazendo sinal para o veculo que estava atrs deles e gritando: - Feliz Ano Novo pra vocs tambm, amigos! Engatou a marcha e arrancou, mal conseguindo sair antes de o sinal fechar novamente. Cris girava o punho para diante e para trs, olhando a pulseira pegar os reflexos da luz. - Gostei demais dessa pulseira, Ted! Ele ergueu o queixo um pouco mais num gesto de satisfao. - Estou contente de que tenha gostado. Desculpe o atraso. Levei muito tempo para decidir sobre o que ia gravar nela. - E por que "Para Sempre"? - Tirei de Primeira Joo. Lembra que a Trcia disse que queria que lssemos esse livro e quando nos reunssemos conversssemos sobre o que aprendemos? Bom, apesar de no termos reunido, eu o li algumas vezes.

- Eu tambm li, disse Cris. - O que entendi que o amor de Deus permanece para sempre, e assim que ele quer que nos amemos. - Legal. Pena que no tivemos oportunidade de conversar sobre isso. - Hoje tarde falei com o Douglas e Trcia a esse respeito. Eles me ajudaram a fazer o embrulho. Cris entendeu que fora essa a razo de Douglas e Trcia terem estado na casa do Ted tarde, quando ela telefonou. Puxa, e ela tinha feito uma poro de dedues erradas! Ainda bem que Ted era um cara tranquilo e perdoador. Depois de tudo que ela falara ao telefone, qualquer outro teria dito "Tchau pra voc!" - Obrigada, Ted, disse ela, colocando a mo de leve no ombro dele. - Por nada! - Quero dizer, obrigada pela pulseira, mas obrigada tambm por no ter me mandado "passear" mesmo quando eu estava insuportvel. - Eu j lhe perdoei. Vamos deixar pra l, est bem? Vamos nos dar uma segunda chance. Chegaram em frente da casa de Bob e Marta, e Ted desceu para abrir a porta para Cris. Colocou o brao no ombro dela e foram andando devagarinho at a porta da frente. A certa altura Ted inclinou a cabea para trs, olhou para o alto e parou. Cris passou o brao na cintura dele e olhou para cima tambm. O cu se estendia como veludo negro, salpicado de mil diamantes cintilantes. - Sabe, ali que Deus espalha os nossos pecados quando os confessamos. Ele diz "quanto dista o Oriente do Ocidente", assim afasta de ns as nossas transgresses. E ficaram a contemplar maravilhados a imensido do cu. - Quando eu era pequena, sussurrou Cris, achava que noite o cu era um cobertor preto bem grande que separava o cu da terra, e que as estrelas eram furinhos que os anjos tinham feito no cobertor para poderem olhar pra gente.

Ted deu-lhe um aperto no ombro e riu. - s vezes voc me surpreende demais, Cris! - Ah ? disse ela e afastou-se um pouquinho, para encar-lo. Ted, voc me deixa totalmente desnorteada quase que o tempo todo! - timo! replicou ele, puxando-a de volta para junto de si e caminhando em direo porta. E assim mesmo que deve ser. Ser que eles acharo ruim se eu entrar, mesmo sendo tarde? Deixei meu bandolim na sala. - Acredito que no, disse Cris. Pode ser que minha tia at lhe aplique um teste pra ver se bebeu! Os dois riram e entraram, encontrando toda a famlia ainda na sala de televiso. No momento em que entraram, o pai de Cris olhou o relgio. - Chegaram cedo! - Devemos sair e voltar mais tarde? brincou Cris. - Claro que no! replicou sua me que estava recostada no sof; e virando-se para eles, indagou: Como foi a festa? - tima, disse Cris. Fizemos algumas brincadeiras e depois assamos marshmallows em uma fogueira no quintal. Douglas trouxe uma caixa de fogos de artifcio e nos divertimos bastante. - Tenho de reconhecer que essa uma maneira muito melhor de comemorar o Ano Novo do que beber at ficar tonto! comentou Marta. Voc deve se sentir muito grata por ter bons amigos assim, Cris. - E me sinto, tia, respondeu ela, olhando para o Ted. Acredite, sou muito grata. Ted retribuiu-lhe o sorriso e disse: - Preciso pegar o meu bandolim. Ainda est na sala? - Sim, claro! Ento ele fez algo que deixou Cris muito satisfeita. Atravessou a sala e cumprimentou o pai e o Bob, depois beijou o rosto de Marta e agradeceu-lhe pelo jantar.

Bateu a palma da mo na do David, e se abaixou perto do sof para dar um rpido beijo no rosto da me de Cris. - Agradeo a todos por deixarem que eu fizesse parte da famlia hoje, disse. Talvez somente a Cris soubesse o quanto era importante para Ted estar com uma famlia nessa poca festiva. - Voc sempre ser bem-vindo em nossa casa, disse Marta. E falo isso com toda sinceridade. - Ns dizemos o mesmo, afirmou o pai de Cris. Venha visitar-nos um dia desses. Cris mal podia acreditar no que ouvia! Seu pai estava convidando o Ted para ir casa deles! - Obrigado. Irei. melhor me despedir agora. At logo! Ted foi rapidamente sala de visitas enquanto Cris o esperava porta da entrada. Com o bandolim numa das mos, deu-lhe um abrao e disse: - , parece que vou ter de ir a Escondido um dia desses. - Mais tarde? indagou Cris brincando. Ele sorriu e disse: - Sim, mais tarde, Cris. A seguir deu-lhe um beijo carinhoso, em parte na testa, parte no cabelo. Ento, quando fechava a porta, perguntou com ar zombeteiro: -Ah! mas verdes, hein? S depois que a porta estava totalmente fechada foi que Cris compreendeu, e quando entendeu, deu uma risada alta. O corao estava leve, contente, de bem com a vida. - No se preocupem, gente! Ele s beijou na cabea dela! gritou David para os outros que se encontravam na sala de televiso, a ponta do nariz franzido aparecendo no canto da porta. - Seu atrevido! gritou Cris e comeou a correr atrs dele, atravessando a sala de jantar e a cozinha. Vou dar um curto-circuito nessa sua gravata borboleta!

- Tente se puder, sua cara de besouro! gritou o garoto desafiando-a e postando-se atrs do balco da cozinha. - Ei, vocs dois! Chega! ressoou a voz do pai no corredor. Est na hora de dormir! Reassumindo a pose, Cris alisou o cabelo e passou pelo pai, com David logo atrs, ainda tentando arrancar o lao do cabelo dela. - Boa noite pra todos, disse ela ao p da escada. E boa noite, David. Espero que no sonhe com um besouro preto que come garotinhos! - Ah ?! fez ele enrugando a cara. Espero que... que voc nem consiga sonhar! Cris subiu a escada flutuando. E quem precisa sonhar? Hoje a vida real fora melhor do que qualquer sonho. Ento, s para certificar-se de que tudo aquilo realmente tinha acontecido, tocou a pulseira e passou o dedo sobre a gravao "Para Sempre".
Pra sempre, Senhor. Sentiu o corao comover-se, ditando-Ihe as palavras da orao: Acontea o que acontecer, e seja o que for que o Senhor planejou para mim, e acontea o que acontecer entre mim e o Ted, quero que o Senhor saiba que sou tua. Sou tua, Deus, pra sempre.

***

Vous aimerez peut-être aussi