Vous êtes sur la page 1sur 8

Pequenas aes gerando grandes solues

Tecnologias Sociais Renda e Resgate Cultural Pagina 2 Comunidades Carentes Pgina 3 Temperando a Evoluo Pgina 4 Beleza e Rusticidade ... Pgina 5 Idias Inovadoras e Curiosidades Pgina 6

Leonam Moreira Desenvolvedor da pimenta Uberabinha

O Acadmico
FATEC 2012
Presidente: Prof. MS Marcia Pinheiro Silva Editores: Leonardo de Cillo, Joo Batista Ferreira, Tiago Campos, June Yuda, Juraci de Gis Reprteres: Leonardo de Cillo, Joo Batista Ferreira, Tiago Campos, June Yuda, Juraci de Gis Designers: Leonardo de Cillo, Joo Batista Ferreira, Tiago Campos, June Yuda, Juraci de Gis

Projeto Interdisciplinar Faculdade de Tecnologia de Jundia FATEC Centro Paula Souza Curso Tecnlogo em Logstica com nfase em Transportes

TECNOLOGIAS SOCIAIS GERANDO RENDA E RESGATE CULTURAL

FATEC Jd Novembro, 2012

O conceito de tecnologia social uma proposta de desenvolvimento que apresenta como soluo aos problemas de uma determinada comunidade ou populao, a aplicao de um conjunto de tcnicas e procedimentos transformadores que se utilizam de conhecimentos tradicionais e saberes populares apoiados por conhecimentos tcnico-cientficos, visando solucionar um determinado problema social. Devem ser obrigatoriamente replicveis, representar solues para incluso social e promover melhoria das condies de vida da populao em que o projeto aplicado. Nos projetos de desenvolvimento apoiados na idia das tecnologias sociais, nada imposto de cima para baixo. Conhecimentos e saberes populares so aproveitados em situaes em que um pequeno empurro dispara a soluo do problema. Este empurro o apoio financeiro do estado, amparado pelos conhecimentos tcnico-cientifcos de universidades e centros de pesquisa pblicos. No Brasil, h vrios projetos com esta viso. As cisternas no semi rido nordestino e o soro caseiro no pas, so exemplos de solues simples que aps serem implantadas todos se perguntam, como que a gente no percebeu isto antes? Uma proposta vivel, de fcil replicabilidade e que pode ser implantada de forma rpida o aproveitamento dos conhecimentos populares acerca da pimenta e o artesanato de fibras naturais. Por todo o pas existe alguma comunidade carente que necessita de apoio para a sua subsistncia. A maioria destas comunidades possui algum tipo de conhecimento do uso culinrio da pimenta e/ou algum tipo de artesanato que utiliza fibras naturais de grande beleza artstica. Comunidades indgenas beira da indigncia com suas cestas e tecidos de fibras, esquecidas comunidades quilombolas com seu conhecimento culinrio ancestral onde a pimenta um ingrediente importante. Um pequeno apoio tcnico e financeiro seria suficiente para se criar centros de artesanato popular, utilizando a pimenta como produto e as fibras naturais como embalagem. O resultado ser um produto artesanal de grande apelo visual e artstico. Venda certa para turistas. A implantao desta iniciativa exigiria a transferncia de tecnologias de otimizao na fabricao de derivados de fibras naturais e o ensino do cultivo e explorao da pimenta em grande escala s comunidade assistidas. Isto alavancaria a produo gerando renda. A proposta de uma iniciativa que una o conhecimento tradicional e popular acerca do cultivo e produo de derivados da pimenta produo de embalagens obtidas atravs do manuseio de produtos naturais com apoio tcnico-financeiro de rgos oficiais, alm de promover a incluso social gerando renda para a sua subsistncia, ajudaria no resgate cultural destas comunidades.
Juraci de Gis 5 Sem. Logstica

NOTCIAS...
Mais do que um novo cultivo, a plantao de pimenta Tabasco vai significar para as 35 famlias do Assentamento Barro Vermelho, em Campo Maior no estado do Piau, uma nova e promissora atividade econmica. A comunidade passa a cultivar o fruto depois que a Prefeitura Municipal a incluiu no projeto de incentivo de Agricultura Familiar, que est sendo desenvolvido com populaes rurais do municpio. A pimenta Tabasco ficou mundialmente famosa devido a sua utilizao no molho que est presente em restaurantes de todo o mundo, sobretudo nos Estados Unidos.
FOLHA DE BOA VISTA, 2008

A Associao Capim Dourado foi criada em 2000 por um grupo de artess do Povoado de Mumbuca, em Mateiros, Tocantins. O objetivo da associao manejar o capim dourado, alm de organizar e estimular a comercializao do artesanato, que constitui a principal fonte de renda das comunidades residentes no interior do Parque Estadual do Jalapo. Com o Projeto Certificao do Artesanato do Povoado de Mumbuca, apoiado pelo PPP-Ecos, a associao pretende atestar a qualidade e a origem dos produtos do capim dourado, por meio do fortalecimento das tcnicas produtivas dos artesos e artess de Mumbuca, visando sua melhor insero no mercado.
CENTRAL DO SERRADO, 2012

COMUNIDADES CARENTES

FATEC Jd Novembro, 2012

Notcias... Dentro de algumas propostas de projetos sociais esto, insero de algumas comunidades carentes, pois nestes projetos nascem o desejo e a necessidade de mudar uma determinada situao que no caso a busca por uma fonte de renda para estas famlias e um meio de resgatar determinada cultura dentro destas comunidades. Apesar de sua grande importncia como elemento de gerao de renda, estes projetos somente atendem a uma parcela das comunidades que est ligada diretamente aos trabalhos atravs de algum conhecimento do manejo ou dos materiais. Fica de fora uma parcela destas comunidades que, ora por desinteresse ora por falta de conhecimento, no participa dos benefcios trazidos por estes projetos. Uma maneira de incluir esta parcela que no compartilha dos benefcios, devido ao desconhecimento de tcnicas de produo a criao de ncleos de produo de artigos derivados da pimenta das comunidades plantadoras acondicionados em embalagens produzidas com os materiais adquiridos em comunidades manufatureiras de fibras naturais. De comunidades indgenas na Amaznia s cooperativas de produo familiar no nordeste, estruturas de insero scio cultural e econmicas de sucesso, esto em pleno funcionamento nas regies ainda carentes do Brasil. Da mesma maneira se d com a explorao, cultivo, extrao e produo de fibras naturais com o intuito de aproveitamento em materiais de consumo turstico. Apesar de ser o estado mais rico do Brasil, em So Paulo ainda existem bolses de subdesenvolvimento. Comunidades que vivem margem da economia produtiva do estado, principalmente de origem indgena. Entre o municpio de Itanham e o bairro de Parelheiros na cidade de So Paulo, comunidades remanescentes do povo Guarani, sobrevivem da venda de lembranas do que restou de sua cultura, nas feiras locais. Na rea rural de Itanham, entre plantaes de bananeiras, existe uma pequena produo de iniciativa particular, que produz materiais derivados da fibra de bananeira. A implantao de uma iniciativa que transferisse tecnologias da fabricao de derivados da fibra da bananeira ao projeto produtor e promovesse o ensino do cultivo e explorao da pimenta as comunidades indgenas, alavancaria a produo gerando renda e ajudando no resgate cultural destas comunidades.

Agri cul tores do baixo S o Fra nci s co, em Al a goa s , a prenderam a lucrar com a col heita da a roeira, uma es peciaria tpica da Ma ta Atl ntica. A pi menta ros a extra da da rvore ba s ta nte va l ori za da . A a roeira a bunda nte na foz do S o Fra nci s co. A pi menta ros a nunca foi rent vel, ma s a hi s tri a mudou a ps a i mplantao da Uni da de Demons tra tiva de Benefi ci a mento Artes a nal, em Piaabuu, onde tra ba l ha m 266 pes s oa s de doi s muni cpios de Al a goa s e doi s de Sergi pe. O pri mei ro pa s s o pa ra quem chega a o l oca l s el eci ona r a pi menta ros a . Os a s s oci a dos s eguem um rgi do processo de quali da de e ca da um pa rtici pa i ndividualmente de todo processo. A expectativa que ca da um receba R$50 por qui l o produzi do. A s a fra que dura qua tro mes es , va i de ma i o a a gos to. Pa ra que a uni dade no fique parada nos outros mes es a a s s oci a o pretende uti l iza r a es trutura pa ra produ o de outros frutos . A a bertura da uni dade foi poss vel com a pa rceri a entre Petrobr s , Ins ti tuto Eco Engenho e Associao dos col etores . PORTAL G1, 2012.

Tiago Campos 5 Semestre - Logstica

A mais forte
TEMPERANDO A EVOLUO FATEC Jd Novembro, 2012 A pimenta mais forte do mundo, segundo o Guiness Book a Bhut Jolokia, que atinge o grau mximo de ardncia na escala Scoville, devendo sempre ser manuseada com luvas.

Segundo historiadores, as pimentas tiveram sua origem a aproximadamente 7.000 anos AC, na regio do Mxico Central, e as primeiras consumidas foram, provavelmente, coletadas de plantas selvagens. H evidncias que apontam para um cultivo indgena primitivo entre 5.200 e 3.400 AC, colocando as pimentas na categoria de plantas cultivadas mais antigas das Amricas. Cristvo Colombo foi o primeiro europeu a descobr-las em uma de suas viagens para a Amrica em 1493. Ele buscava um substituto para a pimenta preta, condimento favorito na Europa da poca. Sabe-se que, antes da chegada dos espanhis elas j eram utilizadas pelos nativos indgenas como medicamento e os fazendeiros Astecas, at ento, j haviam desenvolvido dzias de variedades. Depois do sal, o condimento mais utilizado no mundo e encontrado em praticamente todos os lugares. Existe uma grande diversidade de tipos: Cambuci ou Chapu de Padre, Cumari do Par, Habanero, Pimenta da Jamaica, Pimenta de Bode, Pimenta de Cheiro, Pimenta do Reino, Pimenta do Reino Verde, Tabasco, entre outras. A pimenta cultivada em todo o Brasil, de maneira razoavelmente uniforme e seu cultivo acabou servindo a projetos de tecnologia social, pois possui caractersticas de agregar rentabilidade s comunidades envolvidas e empregar bastante mo de obra no seu manuseio. Principalmente nas regies Norte e Nordeste do Brasil, tem representado um verdadeiro instrumento de resgate social e cultural em comunidades carentes.

Brasileirinha
A Cumari pequena, muito picante, de baixo aroma, levemente amarga e nativa da mata brasileira.

Frutos alongados
A pimenta dedo de moa, com frutos alongados mais suave que a malagueta e um pouco mais picante que a Jalapenho, desidratada na forma de flocos com sementes recebe o nome de pimenta calabresa.

Leonardo de Cillo 5 Semestre / Logstica

A fibra da juta da Amaznia um material que d um ar de rusticidade, podendo ser utilizado como embalagem e tecido para outros fins. Sua comercializao pode beneficiar as famlias ribeirinhas do Amazonas que trabalham com a produo desta matria.

BELEZA E RUSTICIDADE GERAM GRANDE APELO DE MARKETING EM PRODUTOS FEITOS COM MATRIAS DA NATUREZA FATEC JD Novembro, 2012.

O capim dourado um tipo de fibra que tem um grande apelo visual por sua cor dourada, sendo de origem do Estado de Tocantins, no qual h uma associao que explora a produo de produtos deste material, produzindo alm de embalagens, acessrios femininos, como brincos, pulseiras e colares.

O trabalho com fibra da bananeira vem melhorando a vida de famlias de comunidades rurais de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. O material utilizado para confeco de cestas, enfeites decorativos para casa e at mveis.

A cultural regional e popular de cada Estado nos mostra a grande diversidade do Brasil e que possvel gerar renda atravs do conhecimento popular e do dom dos artesos locais. Existem hoje no Brasil vrios projetos de cooperativas que se utilizam dos materiais oferecidos pela natureza para criar e produzir produtos rentveis as comunidades. E a grande sacada destes projetos so as embalagens rsticas feitas com folhas de bananeiras, capim dourado, juta e tantos outros materiais, que agregam valor artstico ao produto. Segundo pesquisas apontadas em artigos sobre tecnologias sociais, quando as embalagens so produzidas artesanalmente e ligadas a uma determinada cultura local, se transformam em poderosas ferramentas de marketing. Para que isto ocorra, elas tm que atender a seis princpios bsicos de uma embalagem eficiente: visibilidade, utilidade, diferenciao, mensagem direta e nica, meio para forar o consumo e sustentabilidade. Aes e projetos utilizando matrias primas baratas e disponveis na natureza, mostram como a flora do Brasil rica e diversa e mostram que todo este potencial pode ser aproveitado no sustento de muitas famlias, que colocam em prtica o dom do artesanato agregado com o conhecimento regional e popular.

Juni de Almeida Passos Yuda 5 Semestre - Logstica

IDIAS INOVADORAS CURIOSIDADES

Adequao ao Mercado!
Contudo, o nvel de exigncia do consumidor contemporneo, tambm demanda cuidados quanto qualidade do produto ofertado, nesse sentido, os pequenos produtores tm sua disposio o programa de Boas Prticas na Fabricao e Manipulao de Alimentos, que faz parte do projeto de inovao e tecnologia ofertado pelo SEBRAE. Esse projeto desenvolvido por entidades do sistema S (SEBRAE, SENAI, SESI, Sesc, Senac, Senar, Senat, Sest) e objetiva a reduo dos riscos alimentares populao.

O cultivo de pimenta de forma familiar, pela alta demanda de mo de obra necessria, A ideia de que pimenta, notadamente um fator de gerao de renda, apenas um sendo, portanto, de relevncia social nas condimento, torna-se comunidades onde se verifica o cultivo. obsoleta nos dias atuais. Podemos citar o projeto PIMIM. A pimenta j no mais Esse projeto verificado na comunidade de considerada apenas um Vista Alegre, em Roraima, e feito condimento, tambm preferencialmente pelas mulheres. O intuito um poderoso remdio o de que as mulheres mais velhas repliquem o contra o colesterol, conhecimento das tcnicas de plantio s mais doenas de estmago, novas, e assim promovam o resgate cultural doenas cardiovasculares da comunidade. e dor de cabea. Ela O projeto objetiva o resgate cultural do cultivo uma excelente fonte de da pimenta, que foi caracterstico da Clcio, Ferro e Vitamina comunidade, e agregue a obteno de renda C e A. familiar. Os ps de pimenta so assistidos com irrigao e garantem a produtividade durante Afinal, pimenta faz mal todo o ano. Tambm as variedades Murupi, Malagueta e Olho de Peixe so para o estmago? Tudo utilizados para a fabricao da Jiquitaia, a pimenta em p, que comercializada indica que no. Comer em mercados e feiras de Boa Vista. A fabricao da Jiquitaia demanda que as pimenta durante as pimentas sejam secadas por no mnimo uma semana no Sol, ou colocadas durante refeies no vai levar duas horas em forno. Aps a secagem, elas so modas (pilo ou nenhuma pessoa com liquidificador/triturador) e acrescenta-se sal. Tambm a prefeitura de Boa Vista gastrite para o hospital. oferece um curso sobre o manejo da pimenta para a comunidade interessada. Esse Mas o molho certamente mesmo projeto, anteriormente era conhecido com o nome de projeto Didia que vai! Isso por que o molho na lngua Wapixana, significa pimenta. de pimenta contm cido Outro exemplo da aplicao do cultivo da pimenta, com a finalidade de inse ro actico, o conhecido social e obteno de renda, mostrado pelo tcnico agrcola Leonam Moreira, de vinagre. Como todos Uberaba (M.G.). Ao procurar um meio de possibilitar renda a famlias carentes, sabem, o vinagre uma realizou um experimento com o cruzamento de vrios tipos de pimenta, e acabou substncia corrosiva, no por descobrir uma nova espcie, que foi originada pela polinizao cruzada das recomendada para quem pimentas malagueta e bode-roxa. Esta nova espcie foi batizada de Uberabinha, tem algum problema de nome tambm que deu origem a um projeto de agricultura familiar, com claro estmago. cunho social. O produto obtido despertou interesse no Brasil, por suas caractersticas de resistncia s pragas e o dobro de produtividade de frutos, e sem a utilizao de agrotxicos em todo o processo. Essa pimenta apresenta um manejo diferenciado, livre de agrotxicos como foi citado, e as famlias de baixa renda inseridas no projeto, tero apoio de uma cooperativa, ligada a uma empresa da iniciativa privada, que fornecer as mudas, os insumos e o acompanhamento tcnico do cultivo, comprometendo-se a comprar a produo destas famlias. Uma lavoura de 1000 ps de pimenta pode gerar uma renda mensal de at dois salrios mnimos. Um diferencial que agrega tambm valor ao cultivo de pimentas a possibilidade de esta cultura ser realizada de forma orgnica, caracterstica que agrega tambm valor ao produto final, e tambm minimiza o custo adicional com pesticidas e (ou) fertilizantes. Joo B. Ferreira - 5 Sem. Logstica.

CONCEITUAES REVISTAS!

FATEC Jd Novembro, 2012

PEQUENAS AES GERANDO GRANDES SOLUES

O TTULO DESTE TRABALHO DEMONSTRA COMO PEQUENAS AES PODEM TRANSFORMAR O COTIDIANO DE POPULAES QUE CARECEM DE RENDA, INSERO SOCIAL, E PERSPECTIVAS, MAS ACIMA DE TUDO, DE ESPERANA E DIGNIDADE. O CONCEITO DE TECNOLOGIA SOCIAL EMPREGADO MOSTRA QUE VIVEL A SOLUO DE PROBLEMAS DE UMA DETERMINADA POPULAO PARTIR DE IDIAS INOVADORAS, MAS AO MESMO TEMPO SIMPLES, COM A UTILIZAO DE CONHECIMENTOS E SABERES POPULARES. A UNIO DO CONHECIMENTO TRADICIONAL E POPULAR SOBRE O CULTIVO DE PIMENTA PROMOVE A INCLUSO SOCIAL, E GERA RENDA PARA A SOBREVIVNCIA DESTAS COMUNIDADES, E AO MESMO TEMPO RESGATA A CULTURA DAS MESMAS.

Vous aimerez peut-être aussi