Vous êtes sur la page 1sur 3

ESCOLA

PROFISSIONAL PAI

AGRCOLA

D. DINIS

FICHA DE TRABALHO

CONTROLO DA QUALIDADE ALIMENTAR


MDULO I ASPECTOS TCNICOS E ECONMICOS DA QUALIDADE ALUNO________________________________________________N_____ANO____TURMA____DATA_______________

Com base no texto A Importncia da Qualidade , responde s seguintes questes:


1. Refere qual a razo pela qual o termo Qualidade , hoje em dia, to falado.

2. A Qualidade est cada vez mais a tornar-se uma necessidade urgente. Concordas com esta afirmao? Justifica a tua resposta.

3. Qual dever ser uma das principais preocupaes de qualquer empresa de produtos ou servios?

4. A Qualidade um meio para as empresas atingirem vrios objectivos. Refere-os

Prof. Maria Joo 1

5. O que devero as empresas fazer para atingir a Qualidade dos seus produtos?

6. Qual o conceito mais importante que se deve ter em conta quando se pensa na Qualidade de um produto?

7. Como avalia o consumidor a Qualidade de um produto?

8. Enuncia 4 definies associadas ao termo Qualidade.

9. Como podem as empresas melhorar/aumentar o nvel de Qualidade dos seus produtos/servios?

10. Ser correcto afirmar que a Qualidade tem sido, desde sempre, uma preocupao constante do Homem? Justifica a tua resposta, dando um exemplo do texto.

Prof. Maria Joo 2

11.

O que se entende por Qualidade Industrial.

12. Quais os diferentes parmetros da Qualidade que contribuem para a definio de Qualidade Industrial. 13. O que entendes por: a) b) c) d) 14. 15. 16. 17. 18. Qualidade comercial? Qualidade de Concepo de Projecto? Qualidade de Conformidade? Qualidade em Servio? Enuncia algumas (seis) funes da Engenharia da Qualidade O que se pretende com o Planeamento da Qualidade? O que entendes por Melhoria da Qualidade? De que modo as empresas podem reduzir os seus custos? Quais os factores que esto na origem dos Problemas da Qualidade?

19. A qualidade, quando conseguida primeira grtis. Concordas com esta afirmao? Justifica a tua resposta. 20. Qual o procedimento correcto a executar quando se detecta um problema no ciclo de fabrico de um produto? Justifica a a tua resposta. 21. a) Em que se baseava, antigamente, a eliminao dos erros / defeitos de fabrico b) Ser esse procedimento o mais correcto? Justifica a tua resposta. c) Como se dever, actuamente, actuar para evitar, ou minimizar os erros / defeitos de fabrico? 22. O que entendes por Gesto da Qualidade? 23. Refere, especificando, quais os Componentes da Qualidade. 24. a) O que entendes por Manual da Qualidade? b) Quais os objectivos inerentes existncia do Manual da Qualidade? 25. a) O que entendes por Certificao? b) Refere quais as vantagens da Certificao de empresas c) Refere quais as vantagens da Certificao de produtos 26. O que entendes por Acreditao? 27. a) O que entendes por Normalizao? b) Refere as vantagens da Normalizao de produtos / servios

Prof. Maria Joo 3

Vous aimerez peut-être aussi