Vous êtes sur la page 1sur 3

1.

Resumo

A utilizao de aparelhos eletrnicos portteis gera a necessidade de fontes de energia portteis. Estas fontes de energia, conhecidas como pilhas e baterias, geram eletricidade atravs de reaes qumicas de xido-reduo, observadas pelo experimento a seguir.

2.Objetivos

Esta experincia tem como objetivo a observao de uma reao de xido-reduo atravs da montagem de uma Pilha de Daniell, a identificao dos eletrodos e plos da pilha, o clculo da ddp e a verificao da soma das voltagens quando se liga pilhas em srie, formando baterias.

3.Introduo O homem aprendeu a produzir energia eltrica de vrias maneiras: usando quedas dgua, queimando combustveis fsseis, atravs de reaes nucleares, usando a fora dos ventos, entre outras. No entanto, quando necessitamos utilizar aparelhos portteis como celulares, rdios, laptops e outros equipamentos, utilizamos fontes de energia portteis: pilhas e baterias.Estas fontes geram energia atravs de reaes qumicas de xido-reduo.

As reaes de xido-reduo so aquelas em que o Nox de pelo menos uma das espcies envolvidas no processo sofre alterao. Normalmente uma das espcies sofre oxidao enquanto outra sofre reduo. Se o elemento tem seu Nox aumentado algebricamente, ento ele sofre oxidao; se ele tem seu Nox diminudo algebricamente, ento ele sofre reduo.

4.Parte Experimental

4.1.Materiais e Reagentes

70 mL de soluo CuSO4 1,0 mol/L-1; 70 mL de soluo ZnSO4 1,0 mol/L-1; Copo de porcelana;

Bquer de 250mL;

Placa de zinco (Zn) 10 x 2 cm;

Placa de cobre (Cu) 10 x 2 cm;

2 fios de cobre soldados uma ponta a um jacar e outra ponta a um plugue banana;

1 multmetro;

1 LED (diodo emissor de luz) vermelho. 4.2.Experimento Coloca-se a soluo aquosa de 1,0 mol/L-1 no copo de porcelana e no bquer coloca-se a soluo aquosa de ZnSO4 1,0 mol/L1

. A seguir, introduz-se o copo de porcelana dentro do bquer (deve-se ter o cuidado de no causar transbordamento e

misturar as solues). Aps isso, coloca-se o eletrodo de Cu dentro da soluo CuSO4 (aquosa) e o eletrodo de Zn na soluo ZnSO4 (aquosa). Com o auxlio do multmetro (adequadamente ajustado para a escala de tenso contnua) e dos cabos de cobre, mede-se a ddp (tenso ou fem) desta pilha. Observa-se que o valor apresentado de aproximadamente 1,1 Volts, dado pela frmula: Eo = Eored maior Eored menor

Eo = diferena de potencial; Eored maior = potencial de reduo maior entre os elementos utilizados; Eored menor = potencial de reduo menor entre os elementos utilizados.

Coloca-se, ento, os terminais do LED em contato com os eletrodos da pilha (atentando para a polaridade do mesmo) e notase que ele no se altera, pois no h ddp suficiente para que ele emita luz.. Coloca-se, ento, duas pilhas em srie, tomando o cuidado de conectar o eletrodo positivo (Cu) de uma no eletrodo negativo (Zn) da outra. Mede-se novamente a ddp da bateria e verifica-se que a tenso praticamente dobrou, pois a ddp de uma pinha somou-se da outra, atingindo valores em torno de 2,2 Volts. Agora coloca-se novamente os terminais do LED em contato com o plo positivo de uma pilha ao plo negativo da outra e observa-se que o LED se ilumina. Se juntarmos agora outras pilhas e lig-las em srie umas com as outras, o valor da ddp de cada uma ser somado, permitindo alimentar cargas que demandam uma tenso maior.

5.Resultados e Discusso

Aps colocar as solues nos recipientes, colocamos o copo de porcelana dentro do bquer e ento colocamos a barra de cobre dentro do copo de porcelana, imerso na soluo de CuSO4, e a barra de zinco dentro do bquer, imerso na soluo de ZnSO4. Conectamos o multmetro aos eletrodos e obtivemos a leitura de 1,06 V. Colocamos ento os terminais do LED em contato com os eletrodos da nossa pilha e o mesmo permaneceu inalterado, pois no havia tenso suficiente para ele funcionar.

Solicitamos ao outro grupo que nos emprestasse sua pilha e ligamos a nossa pilha em srie, conectando o eletrodo de cobre de nossa pilha ao eletrodo de zinco da pilha deles, formando uma bateria. Medimos novamente e obtivemos a leitura de 2,12 V. Conectamos, ento, o LED a esta bateria e o LED iluminou-se. Solicitamos mais uma pilha a outro grupo e ligamos em srie com a nossa bateria, obtendo a leitura de 3,15 V.

Como o tempo para a experincia foi curto, no pode ser observada a corroso da placa de zinco, causada pela oxidao, nem a descolorao da soluo CuSO4, causada pela reduo. 6.Concluses

Atravs dos experimentos realizados, conclui-se que a utilizao de reaes qumicas para gerar eletricidade uma excelente alternativa para dispositivos portteis, principalmente hoje, quando j se tem pilhas secas e recarregveis. Tambm concluise que a busca por novas alternativas aos materiais que formam a pilha pode trazer significativas melhoras em rendimento, tenso, corrente e vida til das pilhas existentes na atualidade.

7.Referncias Bibliogrficas D. J. Maia e J. C. A Bianchi, Qumica, Ed. Pearson, So Paulo, 2006; J. B. Russel, Qumica Geral, Ed. Makron Books, vol. 2, So Paulo, 1994.

8.Anexos 1.Respostas das questes propostas durante o experimento. Anexo 1 Respostas s questes propostas durante o experimento 1 No eletrodo de Zn ocorre reduo ou oxidao? Escreva a equao correspondente. R.: Ocorre oxidao. Zn (s) Zn2+(aq) + 2e2 Esse eletrodo o plo positivo ou o plo negativo?

R.: Plo negativo, pois os eltrons saem dele em direo ao eletrodo de cobre. 3 Esse eletrodo o nodo ou o ctodo?

R.: nodo. 4 No eletrodo de Cu ocorre reduo ou oxidao? Escreva a equao correspondente. R.: Ocorre reduo. Cu2+(aq) + 2e- = Cu(s) 5 Escreva a equao que representa a reao global desta pilha. R.: Zn(s) + Cu2+(aq) Zn2+(aq) + Cu(s) 6 Qual a representao oficial desta pilha? R.: Zn(s) | Zn2+(aq) || Cu2+(aq) | Cu(s) 7 Qual o sentido dos eltrons?

R.: Os eltrons fluem do eletrodo de Zn para o eletrodo de Cu, ou seja, do nodo para o ctodo. 8 O que ocorre com as lminas de Zn e Cu?

R.: A lmina de Zn sofre corroso e diminui de tamanho devido oxidao e a lmina de Cu sofre deposio e aumenta de tamanho devido reduo. 9 O que ocorre com a concentrao das solues? R.: A concentrao de ons Zn2+ da soluo ZnSO4 aumenta e a concentrao de ons Cu2+ da soluo CuSO4 diminui. 10 Calcule a fem (Eo) da pilha. R.: Eo = Eored maior Eored menor Eo = 0,34 (-0,76) Eo = 0,34 + 0,76 Eo = 1,1V 11 Se construirmosumabateria formada por seis pilhas deste tipo, em srie, qual seria a fem? R.: 6 x Eo

6 x 1,1

6,6 V

Vous aimerez peut-être aussi