Vous êtes sur la page 1sur 2

1 RESGATANDO A SUBMISSO Ricardo Barbosa de Souza Alguns anos atrs, um casal de amigos me procurou convidando-me para que celebrasse

seu casamento. Tivemos um tima conversa. Fiquei impressionado no apenas com o amor com que se amavam, mas tambm com a amizade intensa que demonstravam ter um para com o outro. Era um casal crente. Ambos tinham uma sincera e slida base de f. Era tambm um casal moderno, preocupados em construir uma relao que fosse profunda e verdadeira e que ao mesmo tempo respeitasse os limites e as fronteiras de cada um. Gostei da conversa, me pareceu que estavam bem afinados, e estavam. Solicitei que escrevessem seus votos, que juntos trabalhassem os termos de sua aliana, sempre fao isto. Peo para que o casal escreva seu votos, os compromissos que iro assumir diante de Deus e entre si. Foi quando fiz meno dos votos que ouvi uma preocupao que at ento no tinha surgido em nossa conversa - os dois no gostariam de incluir a palavra "submisso" nos votos que iriam assumir. Era compreensvel a preocupao deles. Afinal, nenhuma palavra bblica foi mais mal usada do que esta. Autoridades polticas, pastores, pais, maridos a usaram, e ainda usam, para explorar, manipular e abusar. Ao pedirem que esta palavra no fosse includa na celebrao e que no pretendiam inclua-la nos votos, estavam dizendo no a uma longa histria de dominao e poder que no gostariam de ver repetida no seu casamento. Conversamos bastante sobre este tema. Entendi a preocupao deles. Entendi e concordei. Mas, uma das minhas responsabilidades como pastor tem sido a de resgatar palavras, devolver a elas seu significado e sua beleza. Palavras so as ferramentas do pastor e sua tarefa dar a cada uma delas sua dignidade e valor. No pelo fato de uma palavra ter sido corrompida que devemos jog-la fora, descart-la do vocabulrio. A palavra submisso precisava, naquela conversa, ser recuperada. As lembranas do autoritarismo, das mulheres reprimidas, dos filhos abusados, tornavam a submisso numa palavra execrvel, maldita, repudiada. No entanto, o relato bblico, bem como as mais antigas tradies crists, consideram a submisso uma das mais importantes expresses da experincia espiritual. Ser submisso acolher o outro. O conceito bblico de submisso no hierrquico, mas relacional. No tem nada a ver com estruturas de poder, mas com uma postura para com o outro. Numa estrutura hierrquica, a submisso uma forma de anulao. Numa experincia de entrega e amor, a submisso uma forma de afirmao. Sou mais verdadeiramente quem eu sou quanto mais me entrego ao outro em amor. Quanto mais submisso, mais verdadeiro. Jesus no perde a dignidade de quem ao esvaziar-se a si mesmo, assumir a forma de um servo e humilhar-se. Embora sendo Deus, fez-se igual a ns - mas ao se fazer igual a ns, tornou-se verdadeiramente Deus entre ns. Por causa de sua humilhao, ele foi exaltado e recebeu um nome acima de todo nome. Quanto mais ele se esvaziou e se deu, mais exaltado e dignificado foi.

2 Quando um homem ou uma mulher se entregam em amor, se sujeitam mutuamente e esvaziam-se para receber o outro como ele , acabam por fim afirmando a si mesmo e ao outro. assim que Paulo define a relao de Cristo com a Igreja e da Igreja em relao a Cristo. uma relao de amor e submisso, de entrega e aceitao. Nesta relao, submisso e amor tornam-se sinnimos. Cristo ama a igreja e se entrega a ela. Nesta entrega, ele se doa para a santificar. Como resultado desta entrega e santificao, a Igreja torna-se mais verdadeira. O mesmo acontece quanto um esposo se entrega sua esposa. Nesta entrega, inicia-se um processo de santificao que torna a esposa mais completa, mais humana, mais verdadeira. Ao nos submetermos uns aos outros, tornamo-nos mais verdadeiramente quem somos diante de Deus. Todo processo de submisso que escraviza, diminui, avilta e aprisiona, falso e demonaco. Era contra isto que aquele casal resistia. No entanto, quando olhamos para a relao de ntima e devota submisso que encontramos na comunho entre as trs pessoas da Santssima Trindade, percebemos que um sempre afirma o outro, lana brilho sobre o outro, busca a glria do outro. o Filho que glorifica o Pai em sua entrega de amor para a redeno dos nossos pecados. o Pai que glorifica o Filho em sua ressurreio; e o Esprito que glorifica o Filho e, atravs do Filho, glorifica o Pai. A submisso na comunho trinitria perfeita. Este o modelo proposto na Bblia para os nossos relacionamentos. Quando a Bblia fala de submisso no est propondo uma estrutura hierrquica de poder, mas uma forma de relacionar-se onde o amor amadurecido e a dignidade do outro elevada at a estatura da humanidade real de Cristo Jesus. Embora a histria recente tenha nos deixado um legado traumtico do mau uso da palavra submisso, precisamos resgat-la, devolver a ela sua beleza e verdade. Maridos, esposas, pais, filhos, irmos e irms, no tenham medo de se entregarem uns aos outros, de amar sem querer dominar, de se sujeitarem uns aos outros sem o medo de se perderem. Quem faz isso, ao invs de perder suas identidades, como muitos pensam, ir na verdade afirm-la. E, mais cedo do que imaginam, iro reconhecer que seremos mais verdadeiramente ns mesmos quando nos dermos mais inteiramente aos outros.

Ricardo Barbosa de Souza pastor da Igreja Presbiteriana do Planalto, em Braslia. Eclsia, Ano 5 No. 51 Setembro/2001

Vous aimerez peut-être aussi