Vous êtes sur la page 1sur 5

Definies Ao uma liga ferro-carbono contendo geralmente 0,008% at aproximadamente 2,0% de carbono, alem de certos elementos residuais, resultantes

s dos processos de fabricao. Aos teores de carbono at 2,06% Ferros fundidos teores de carbono acima de 2,06% O limite inferior a 0,008% corresponde mxima solubilidade do carbono no ferro temperatura ambiente e o limite superior 2,0% corresponde mxima quantidade de carbono que se dissolve no ferro e que ocorre a 1147 C. O ferro um metal que se caracteriza por apresentar varias fases alotrpicas. A temperatura ou ponto de fuso do ferro 1534 C, abaixo dessa temperatura, o ferro cristaliza de acordo com um reticulado cbico centrado e a forma alotrpica corresponde chamada Delta. Essa forma persiste estvel at que se alcance a temperatura d cerca de 1390 C, nesse instante, ocorre uma redisposio espontnea dos tomos e forma-se um novo reticulado o cbico de face centrada que corresponde forma alotrpica de ferro chamada de Gama. Declinando mais a temperatura a cerca de 910 C, ocorre nova transformao alotrpica, com novo rearranjo atmico, voltando o reticulado a readquirir a forma cbica centrada, essa forma alotrpica chamada Alfa. Abaixo de 910 C, no ocorre mais qualquer rearranjo atmico. No surge, pois, nenhuma nova forma alotrpica. Entretanto, a cerca de 768 C verificase uma outra transformao, ou seja o ferro comea a comportar-se ferromagneticamente. A temperatura de 768 C corresponde o ponto chamado de ponto Curie e a transformao ocorre devido no a um rearranjo atmico, mas sim a um rearranjo dos spins dos eltrons de cada tomo. Quando esse fenmeno se considerava corresponder uma nova forma alotrpica, o ferro era chamado de Beta. Diagrama de equilbrio Fe-C Esse diagrama mostra a liga Fe-C para teores de carbono at 6,7%, geralmente representado at 6,7% de carbono, porque este elemento forma com o ferro o composto Fe3C que contem aproximadamente 6,7% de carbono. Acima de 4,0% a 4,5% de carbono, essas ligas apresentam pequenas ou nenhuma importncia comercial. A parte superior do diagrama em torno do ponto A mostra uma reao de natureza especial, chamada perittica, mas ela no apresenta qualquer importncia comercial.

Nos aos comerciais esto presentes sempre elementos residuais devido aos processos de fabricao, tais como o fsforo, enxofre, silcio e o mangans, mas esses teores de elementos pouco afetam o diagrama Fe-C. O ponto A corresponde ao ponto de fuso do ferro puro, isto , 1534 C, e o ponto D, ainda impreciso, ao ponto de fuso do Fe3C. As linhas AC, CD, AE e EFC corresponde as reaes que ocorrem na passagem do estado liquido ao slido. As linhas GS, SE e PSK, corresponde as reaes que ocorrem no estado slido. O ponto C indica a presena de uma liga euttica, com 4,3% de carbono, sendo a de mais baixo ponto de fuso ou solidificao. O ponto S ( 0,8% de carbono ) chamado de ponto eutetide.

Alotropia do Ferro puro Na temperatura ambiente, o ferro puro apresenta estrutura cristalina cbica de corpo centrado (CCC), denominada ferrita alfa (). A estrutura CCC do ferro (ferrita ) estvel at 912C. Nesta temperatura a estrutura CCC sofre uma transformao alotrpica para a estrutura cbica de faces centradas (CFC), denominada ferro gama () ou austenita. A austenita (CFC) estvel entre 912 e 1394 C. Na temperatura de 1394C ocorre uma nova transformao alotrpica na qual a estrutura CFC da austenita transforma-se novamente em CCC, denominada de ferrita delta (). A ferrita delta () CCC estvel at a temperatura de 1538C, que a temperatura de fuso do Fe puro. Acima de 1538C a estrutura cristalina CCC da ferrita torna-se amorfa, sem ordenao cristalina, caracterizando o estado lquido. O ferro lquido (L) estvel at a temperatura de 2880C, temperatura na qual este passa para fase vapor. Propriedades das Fases e Constituintes presentes em Aos ao Carbono AUSTENITA (do nome do metalurgista ingls Robert Austen) - Consiste em uma soluo slida intersticial de C (com at 2,11%) no ferro CFC. Em aos ao carbono e aos baixa liga s estvel acima de 727C. Apresenta resistncia mecnica em torno de 150 MPa e elevada ductilidade e tenacidade. A austenita no magntica. FERRITA (do latim "ferrum")- Consiste em uma soluo slida intersticial de C (com at 0,022%) no ferro CCC. A ferrita magntica e apresenta baixa

resistncia mecnica, cerca de 300 MPa, excelente tenacidade e elevada ductilidade. CEMENTITA (do latim "caementum")- Denominao do carboneto de ferro Fe3C contendo 6,7% de C e estrutura cristalina ortorrmbica. Apresenta elevada dureza, baixa resistncia, baixa ductilidade e baixa tenacidade. PERLITA (nome derivado da estrutura da madre prola observada ao microscpio)- Consiste na mistura mecnica das fases ferrita (88,5% em peso) e cementita (11,5% em peso) formada pelo crescimento cooperativo destas fases. Apresenta propriedades intermedirias entre a ferrita e a cementita dependendo do tamanho e espaamento das lamelas de cementita.

As reaes relevantes no diagrama Fe-Fe3C no resfriamento Reao perittica - (0,17%C / 1495C) L (lquido) + (ferrita delta) (austenita), Reao euttica- (4,3% de C / 1148C): L (lquido) (austenita) + Fe3C (cementita) Reao eutetide - (0,77% de C / 727C): (austenita) (ferrita) + Fe3C (cementita)

O produto da reao eutetide uma mistura mecnica de duas fases (ferrita e cementita) denominada perlita. Aos eutetides apresentam 0,77% de C. Aos hipoeutetides % de C inferior a 0,77% Aos hipereutetides % de C superior a 0,77%

O campo bifsico ( + ) denominado ZONA CRTICA.

RESFRIAMENTO LENTO DOS AOS HIPOEUTETIDES Para a temperatura ambiente e C0 = 0,30% de C, temos:

A quantidade de gros de perlita ser: ( a quantidade de gros de austenita que sofreu a transformao eutetide)

RESFRIAMENTO LENTO DE UM AO EUTETIDE Para a temperatura ambiente, (0,77% de C) temos:

A quantidade de gros com o constituinte perlita ser de 100%. (que a quantidade de gros de austenita que sofreu a reao eutetide) RESFRIAMENTO LENTO DOS AOS HIPEREUTETIDES Para a temperatura ambiente e C1 = 1,2% de C, temos:

A quantidade de gros com o constituinte perlita ser:

Propriedades mecnicas de alguns constituintes dos aos carbono

Propriedades mecnicas de aos carbono resfriados lentamente (normalizado) em funo de teor de carbono

Vous aimerez peut-être aussi