Vous êtes sur la page 1sur 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHO-UEMA CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO-CAU ALUNAS: Camila Alves Carvalho Lima 1213124 Hilaziane Czzia Lindoso

Farias 1213118 Arquitetura e Urbanismo do sculo XX Arquitetos do Modernismo e o estilo internacional Tony Garnier Tony Garnier criado em um bairro de operrios, e ligado s causas socialistas dedicou grande parte do seu tempo ao projeto de criao da cidade industrial. Tendo o concreto como base de sua obra, alm do ferro e vidro. Para estudo da cidade industrial, foi escolhida a regio Sudeste, Frana, mais especificamente a cidade de Lyon, onde Tony passou grande parte da vida morando l. Essa cidade Industrial foi criada em 1901, esse planejamento urbano era a planificao do que deveria ser uma cidade moderna. Esse projeto estava relacionado com seu entorno, uma cidade socialista sem muros ou propriedade privada, sem igreja ou quartis, sem delegacia de polcia ou tribunal de justia, uma cidade onde todas as reas no construdas eram parques pblicos. Baseado na ideia de que a arquitetura comea no edifcio e termina no planejamento urbano, com seus inmeros detalhes, projetou casas, escolas, estaes ferrovirias e hospitais, no se perdendo no seu projeto. Le Corbusier reconhecido como um cone do Modernismo, um dos mais importantes do sculo XX. Acreditava no determinismo ambiental, ou seja, se uma residncia fosse funcional, eficiente e lgica, seus habitantes tambm seriam. Para ele o sculo XX a era da mquina, defendendo a ideia da casa como uma mquina para habitao. O Brutalismo um expoente da arquitetura moderna que marca a realidade esttica. Materiais como o concreto bruto, o pedrisco grosseiro e a madeira sem acabamento, criou obras ditas esttica brutalista. A arquitetura purista de Le Corbusier defendia uma arte decorativa e degenerada, em que a arquitetura pudesse estar em sintonia com a vida moderna.

Bauhaus O lugar em que a Bauhaus ocupa revela a histria do surgimento do design moderno, e a relao da arte e a tecnologia das mquinas. Uma escola que tinha como principal meta o funcionalismo de suas criaes. Quando Bauhaus muda-se para Dessau, ela almeja o desenvolvimento de uma esttica moderna do design pela qual promove a simplificao e padronizao da forma. O design constituiu importante rea moderna do conhecimento e da aplicao tecnolgica do homem, a qual teve um desenvolvimento cultural e educacional muito significativo nessa escola, que tinha como lema a construo do futuro. A Bauhaus combatia a arte pela arte, estimulava a livre criao com a finalidade de ressaltar a personalidade do homem e unia a arte tecnologia para atender s demandas da sociedade industrial e da produo em massa. Simplificao dos volumes, geometricismo formal expressando uma esttica incisiva e predomnio de linhas retas. Frank Lloyd Wright Um dos pioneiros da arquitetura moderna, Wright apresenta em sua carreira um grande interesse pela natureza, expresso dos materiais e tecnologia. O uso dos espaos em planos abertos inaugurou os tipos de projetos conhecidos como pradaria, marcada principalmente pela horizontalidade, essas casas com propores achatadas e baixas romperam com o estilo dos subrbios americanos na poca e representam, alm disso, uma nova forma de construir residncias que se sobressaa atravs da prpria simplicidade. possvel notar, sobretudo, a grande ligao que tais casas possuam com o ambiente que seria construda, funcionava de forma que a integrao se torna nica e variava de acordo com o local. Wright projetou uma srie de casas de subrbio denominadas usonianas ou uspicas, eram pequenas casas geralmente de classe mdia sem dependncia de empregados e com uma nica sala de estar e jardim. Elas denotam um prottipo habitacional que envolve um projeto de modo de vida ideal assim visto na concepo de Broadacre City. Outras caractersticas interessantes na obra de Wright o chamado "open space"- visto principalmente nas casas de pradaria primava o espao interno e sua relao com a liberdade e o exterior - e a forma de utilizao dos materiais que priorizava os provenientes da natureza como a pedra e o que mais apreciava a madeira, evidenciando-os em suas obras. Obras como Robie House, Johnson Wax Building, museu Solomon R. Guggenheim, so exemplos notveis de suas obras e Fallingwater house, a Casa da Cascata uma das mais famosas obras da arquitetura moderna e exemplifica notadamente a integrao com a natureza que Wright exaltava.

Frank Lloyd Wright um marco na arquitetura modernista e destacou-se atravs de formas simples e prprias. O rompimento com o estilo do sculo XIX demonstra que as formas vo alm de caixas e possuem imensas possibilidades de formas.

Ludwig Mies van der Rohe Foi um grande arquiteto do sculo XX, professor da Bauhaus e um dos criadores do Estilo Internacional. Influncias como o construtivismo russo o desvencilhou do estilo tradicional da poca o levando ao modernismo como novo estilo, ao passo que se afastou da dependncia do ornamento. A utilizao de uma geometria clara marcou sua arquitetura, assim como o racionalismo. A utilizao do ao e vidro marcou sua carreira, tambm utilizou cimento e estruturas de ao e at materiais nobres. Outra caracterstica predominante era o minimalismo, que presava por uma construo sem excessos e uma ausncia de adereos desnecessrios - a ateno e rigor aos detalhes, alm da funcionalidade na infraestrutura, e tambm as grandes propores e volumes simples ligados s formas planas e geomtricas, com uma sofisticao prpria. A arquitetura funcional onde o projeto deve se basear na posterior funcionalidade, onde a beleza segue esse fundamente naturalmente - ganhou destaque em suas obras, pois Mies van der Rohe produzia estruturas fortemente simplificadas e ligadas intimamente ao detalhe, exemplos de funcionalidade radicais. A casa Farnsworth resume essas caractersticas ao exibir uma superfcie plana funcionalidade em suas formas, e ainda uma ausncia no ornamento.

Estilo Internacional Intimamente ligado ao modernismo, o Estilo Internacional confundese com o movimento. Le Corbusier, Ludwig Mies van der Rohe, Walter Gropius, Marcel Breuer e Philip Johnson so um dos principais representantes. Tal estilo surge da vertente funcionalista do modernismo e refere-se a estilizao da arquitetura. caracterizado pela reduo do ornamento, uma quebra com o passado, valorizao da estrutura interna, novas tecnologias e materiais, composies regulares rigor das propores e prioridade ao plano e o volume. As formas simples e retilneas, tetos planos, lugares abertos para dar ao ambiente a sensao de espao e liberdade tambm so exemplos da expresso do Estilo Internacional.

A estilizao da arquitetura em tal estilo continua em curso, na arquitetura brasileira. O estilo internacional influenciou uma gerao de arquitetos modernistas como Orcar Niemeyer, Lcio Costa e Rino Levi. A influencia de Le Corbusier atravs do uso de pilotis, brises, cores puras criou uma forte tradio no Brasil.

Vous aimerez peut-être aussi