Vous êtes sur la page 1sur 20

Se voc leu o artigo Como funcionam os motores dos carros, sabe que as vlvulas permitem a entrada de mistura ar-combustvel

no motor e a sada dos gases queimados. A rvore de comando de vlvulas utiliza ressaltos (chamados excntricos) que foram as vlvulas a abrir enquanto a rvore de comando gira; molas nas vlvulas as empurram de volta para sua posio fechada. Este um trabalho muito importante e pode ter grande impacto no desempenho do motor em diferentes rotaes. Veja a animao que mostra a diferena entre um comando para alto desempenho e um comando normal.

O comando de vlvulas

Neste artigo, voc aprender como a rvore de comando afeta o desempenho do motor. Temos algumas animaes para mostrar a voc como diferentes disposies do motor, o cabeote com um nico comando de vlvulas (SOHC) e o cabeote com duplo comando de vlvulas (DOHC) de fato funcionam. Abordaremos maneiras interessantes utilizadas por alguns carros para ajustar o comando de modo que ele possa administrar diferentes rotaes de motor com mais eficincia. As peas-chave de qualquer comando de vlvulas so os ressaltos. Enquanto a rvore de comando gira, os ressaltos abrem e fecham as vlvulas de admisso e escapamento de maneira sincronizada com o movimento do pisto. H uma relao direta entre o formato dos ressaltos e a maneira com que o motor opera em diferentes faixas de rotao. Para compreender o porqu, imagine que estamos operando um motor em rotao extremamente baixa, a apenas 10 ou 20 rotaes por minuto (rpm), de modo que leve alguns segundos para que o pisto termine o ciclo. Na verdade, seria impossvel fazer um motor funcionar em rotao to baixa, mas suponhamos que seja possvel. A esta baixa velocidade, ns necessitamos que os ressaltos estejam formatados de modo que:

assim que o pisto comece a se mover para baixo no curso de admisso (chamado de ponto morto superior, ou PMS), a vlvula de admisso se abra e que ela se feche assim que o pisto atinja o ponto mais baixo;

a vlvula de escapamento se abra assim que o pisto atinja o ponto mais baixo (chamado de ponto morto inferior, ou PMI) no fim do curso de combusto, e se feche no momento em que o pisto termine o curso de escapamento. Esta configurao funciona muito bem para o motor desde que ele esteja operando a uma rotao muito baixa. Mas o que acontece se voc aumentar as rpm? Vamos descobrir!

Quando voc aumenta as rpm, a configurao de 10 a 20 rpm para a rvore de comando no funciona bem. Se o motor estiver funcionando a 4 mil rpm, as vlvulas estaro se abrindo e se fechando 2 mil vezes por minuto, ou 33 vezes por segundo. A essas rotaes, o pisto move-se muito rapidamente, portanto, a mistura ar-combustvel que entra rapidamente no cilindro move-se to rpido quanto. Quando a vlvula de admisso abre e o pisto comea seu curso de admisso, a mistura ar-combustvel no tubo de admisso comea a acelerar para dentro do cilindro. No momento em que o pisto alcana o fim do seu curso de admisso, a massa de mistura arcombustvel j est se movendo a uma velocidade consideravelmente alta. Se ns tivermos de fechar abruptamente a vlvula da entrada, toda essa massa ar-combustvel parar e no entrar no cilindro. Deixando a vlvula de entrada aberta por um perodo um pouco mais longo, a inrcia da massa ar-combustvel, em rpida movimentao, continuar a for-la para dentro do cilindro enquanto o pisto inicia seu curso de compresso. Assim, quanto mais rpido estiver girando o motor, mais rapidamente se movimentar o ar-combustvel e por mais tempo necessitaremos que a vlvula de entrada permanea aberta. Necessitaremos tambm que a vlvula se abra mais a velocidades maiores, este parmetro, chamado levantamento, determinado pelo perfil do ressalto. A animao abaixo mostra como um ressalto normal e um ressalto de desempenho apresentam diferentes tempos de operao de vlvula. Observe que os ciclos de escapamento (crculo vermelho) e admisso (crculo azul) sobrepem-se muito mais no ressalto de desempenho. Devido a isso, carros com este tipo de ressalto tendem a funcionar irregularmente em marcha lenta.

Dois diferentes perfis de ressalto: clique no boto abaixo do play para alternar os ressaltos. Os crculos mostram quanto tempo as vlvulas permanecem abertas, azul para admisso, vermelho para escapamento. A sobreposio de vlvula (quando ambas as vlvulas de admisso e escapamento esto abertas ao mesmo tempo) destacada no comeo de cada animao.

Qualquer comando ser perfeito apenas a uma rotao do motor. A qualquer outra, ele no operar no mximo de seu potencial. Um comando fixo, portanto, sempre uma soluo de compromisso. por isso que os fabricantes de automveis desenvolveram esquemas para variar o perfil do ressalto de acordo com a mudana de rotao do motor. H diversas configuraes das rvores de comando nos motores. Abordaremos algumas das mais comuns. Voc provavelmente j ouviu a terminologia:

comando de vlvulas nico no cabeote (SOHC);

duplo comando de vlvulas no cabeote (DOHC); comando no bloco (OHV). Vamos comear observando o cabeote com um nico comando de vlvulas. Comando de vlvulas no cabeote Esta configurao denota um motor com apenas uma rvore de comando de vlvulas por cabeote. Assim, se for um motor de 4 cilindros em linha ou de 6 cilindros em linha, ter uma rvore; se for um V6 ou um V8, ter duas rvores (uma para cada cabeote). Os ressaltos movimentam os balancins que pressionam as vlvulas para baixo, abrindoas. As molas retornam as vlvulas para sua posio fechada. Essas molas tm de ser bem fortes porque em rotaes de motor muito elevadas, as vlvulas so empurradas para baixo muito rapidamente e so as molas que as mantm em contato com os balancins. Se as molas no fossem fortes o bastante, as vlvulas poderiam se afastar dos balancins e os golpearia ao voltar. Esta uma situao indesejvel que resultaria em desgaste extra dos ressaltos e dos balancins.

Comando de vlvulas nico no cabeote

Nos motores com um e dois comandos de vlvulas no cabeote, eles so acionados pelo virabrequim atravs de correia ou corrente, chamadas de correia ou corrente de distribuio. Estas correias e correntes necessitam ser substitudas ou ajustadas em intervalos regulares. Se uma correia de distribuio se partir, o comando pra de girar e um ou mais pistes pode atingir as vlvulas abertas.

Danos causados por um pisto atingindo uma vlvula

A imagem acima mostra o que pode acontecer quando um pisto atinge uma vlvula aberta. Duplo comando de vlvulas no cabeote Um motor de cabeote com dois comandos de vlvulas no cabeote possui dois deles ali localizados. Assim, os motores em linha tm dois comandos e os motores em V tm quatro. Geralmente, motores de duplo comando de vlvulas no cabeote possuem quatro ou mais vlvulas por cilindro. Uma nica rvore de comando simplesmente no consegue acomodar os ressaltos necessrios para acionar todas aquelas vlvulas.

A principal razo de se usar um cabeote com duplo comando de vlvulas permitir mais vlvulas de admisso e de escapamento. Mais vlvulas significa que a mistura arcombustvel de admisso e os gases de escapamento podem fluir mais livremente, pois h mais aberturas para que eles entrem e saiam. Isso aumenta a potncia do motor. Comando de vlvulas no bloco Como nos motores de OHC e DOHC, as vlvulas em um motor com comando no bloco esto situadas no cabeote, acima do cilindro. A principal diferena nesse tipo de

motor, chamado de OHV (vlvula no cabeote) que a rvore de comando de vlvulas est dentro do bloco, em vez de no cabeote.

Um motor com comando de vlvulas no bloco

O ressalto movimenta longas hastes longas que sobem atravs do bloco e do cabeote para acionar os balancins. Estas hastes adicionam massa ao sistema, o que aumenta a carga nas molas das vlvulas. Isso pode limitar a rotao dos motores dessa configurao. O comando de vlvulas no cabeote, que elimina esse processo, uma das tecnologias de motor que possibilitaram alcanar maiores rotaes.

Um motor com comando de vlvulas no bloco

A rvore de comando de vlvulas em um motor desse tipo normalmente acionada por engrenagens ou por uma corrente curta. Acionamentos por engrenagens so geralmente menos propensos a quebras do que por correias, que so encontradas freqentemente nos motores de comando de vlvulas no cabeote.

Sincronia de vlvula varivel Existem algumas maneiras pelas quais os fabricantes de automveis variam a sincronia da vlvula. Um sistema usado em alguns motores da Honda chamado VTEC. O VTEC (Variable Valve Timing and Lift Electronic Control - Controle Eletrnico de Tempos e Levantamento de Vlvulas Variveis) um sistema eletromecnico existente em alguns motores da Honda que lhes permite ter comandos mltiplos. Os motores VTEC possuem um ressalto extra de admisso com seu prprio balancim. Esse perfil de ressalto mantm a vlvula de admisso aberta por mais tempo e com mais levantamento que o outro. Em rotaes baixas, este balancim no conectado a nenhuma vlvula. Em rotaes elevadas, um pisto trava o balancim extra com os dois balancins que controlam as duas vlvulas de admisso. Alguns carros utilizam um dispositivo capaz de mudar o sincronismo da vlvula. Isso no mantm as vlvulas abertas por mais tempo. Em vez disso, abre-as e fecha-as mais tarde ou mais cedo. Isso feito girando o comando frente ou para trs alguns graus. Se as vlvulas de admisso normalmente abrem-se a 10 graus antes do PMS e fecham-se a 190 graus aps o PMS, a durao total de 200 graus. Os tempos de abertura e de fechamento podem ser deslocados usando um mecanismo que gira s o comando, avanando-o ou atrasando-o um pouco enquanto gira. Assim, a vlvula pode se abrir em 10 graus aps o PMS e fechar-se em 210 graus aps o PMS. O fechamento da vlvula a 20 graus aps o PMS bom, mas seria melhor poder aumentar a durao da abertura da vlvula de admisso. A Ferrari tem uma maneira muito boa de fazer isto: os ressaltos do comando em alguns motores da marca so cortados com um perfil tridimensional que varia ao longo do comprimento do ressalto. Em uma extremidade dele fica o perfil menos agressivo e no extremo oposto o mais agressivo. O formato do ressalto sutilmente junta estes dois perfis. Um mecanismo faz deslizar lateralmente a rvore de comando por inteiro, de modo que a vlvula se acople s diferentes partes do ressalto. A rvore ainda gira exatamente como uma normal - mas fazendo o comando deslizar gradual e lateralmente medida que a velocidade e carga do motor aumentam, o sincronismo da vlvula pode ser otimizado.

O sistema de excntrico varivel usado em alguns carros Ferrari

Diversos fabricantes de motor esto fazendo testes com sistemas que permitiriam infinitas variaes no sincronismo da vlvula. Por exemplo, imagine que cada vlvula tivesse um solenide que pudesse abri-la e fech-la usando controle computadorizado em lugar de depender de uma rvore de comando. Com este tipo de sistema, voc obteria o mximo desempenho do motor a cada rotao por minuto. Isso algo para se esperar no futuro...

Matria | Comando de Vlvulas


Um motor de combusto interna resume-se a uma seqncia cronolgica de acontecimentos, os quais resultam em produo de energia. Excluindo as caractersticas de resistncia dos materiais empregados na construo de seus componentes, o ponto chave dos motores a sintonia do giro do virabrequim com a abertura das vlvulas de admisso e escape. Quem manda na abertura das vlvulas o comando de vlvulas, um eixo formado por ressaltos excntricos (descentralizados), tambm chamado de cames, responsveis por empurrar os tuchos e abrir as vlvulas. Este eixo movimentado pelo virabrequim atravs de correia, corrente ou engrenagens.

O quanto a vlvula abre (levante), o perodo que a mesma permanecer aberta (durao) e o intervalo entre o levante mximo da admisso e do escape (lobe center) so grandes responsveis pelo comportamento do motor. Por isso, a escolha sbia do comando vital na preparao. Construo e especificaes Os ressaltos de um comando so matematicamente calculados, desenhados e precisamente usinados no eixo. O design desses cames o que determina o levante e a durao do comando, enquanto a posio entre os cames de admisso e de escape de um mesmo cilindro define o famoso lobe center caractersticas descritas a seguir.Existem modelos do tipo "eixo bruto" e "cpia". Cida Fernandes, da Sam Cams, fabricante de comandos para performance, explica: O eixo bruto pode ser fundido em ferro com liga de nquel ou macio em ao, ambos posteriormente usinados para as dimenses desejadas. Os cpia so um retrabalho feito em cima de comandos originais, onde os cames so retificados para novas medidas. Comandos-cpia construdos com critrio, e a entenda como preciso de usinagem e tratamento trmico adequado, so confiveis e acessveis ao bolso. O levante a medida, expresa em milmetros ou polegadas, que indica o quanto vlvula se distanciar da sede de descanso no cabeote. Teoricamente, quanto maior o levante, maior ser fluxo de ar admitido. Em comandos para tuchos mecnicos, o levante sempre informado com uma determinada folga de vlvula maior, o levante reduzido e, por outro lado, montado menor, o valor ampliado. Comandos hidrulicos, por no necessitarem de regulagem de folga, tm o valor real de levante expresso em suas fichas. A durao a medida em graus do virabrequim de quanto tempo a vlvula permanecer aberta. Quanto maior a durao de abertura das vlvulas, maiores so as chances de colocar ar dentro do cilindro e, conseqentemente, de produzir mais potncia. Para efeito de comparao entre comandos, como no caso do levante, as duraes informadas nas fichas devem utilizar o mesmo mtodo de avaliao. O padro informar a durao a uma folga de 0,005 de polegada. Por exemplo: um comando que tem 274 de durao, ao ser informado a 0,05 indica 234. Um ponto crucial no desempenho do motor, porm considerado apenas por preparadores experientes, o lobe center. Para da cilindro, h cames de admisso e escape. E lobe center exatamente a diferena em graus entre os picos dos dois ressaltos. Para os preparadores, a melhor faixa de lobe center est entre 104 e 115. Como regra geral, as graduaes mais baixas resultam em maior presso no cilindro, pioram a marcha lenta, elevam o pico de torque e melhoram o desempenho em altas rotaes. Valores altos geram torque em baixas rpm, suavizam a lenta e mantm a cura de torque plana. Motores aspirados usam lobe center baixo, enquanto motores turbo agradecem valores acima de 110. Com essas informaes, voc no se tornar o mago dos comandos, mas certamente ser capaz de escolher perfis e andar na frente de muitos adversrios.

Correia/Corrente
Motores com corrente usam a mesma para acionar o eixo de comando de vlvulas Vantagens- maior durabilidade,no requer troca (exceto em caso de quebra)menor risco de defasagem. Desvantagens- rudo excessivo,custo elevado e concepo antiga,difcil troca Motores com correia dentada usam a mesma para acionar o eixo de comando de vlvulas Vantagens-rudo baixo,custo baixo,concepo moderna,manuteno fcil Desvantagens-maior risco de ruptura,requer troca a cada 40000km,risco de ficar fora de fase(principalmente em motores 16 vlvulas) A correia dentada (que no transmite o movimento por atrito, mas pela trao exercida pelos dentes da correia sobre os dentes da polia) tem a funo de transmitir a rotao do virabrequim para o eixo que comanda as vlvulas do motor, sem que haja um deslizamento da correia na polia. Se a correia quebrar, o motor pra e no pega nem no tranco. Tentativas podem

danificar peas como bielas, vlvulas e at mesmo o virabrequim.

Antigamente , os caros que tinham comando de vlvulas no cabeote ( SOHC ou DOHC) eram equipados com "correntes" - daquelas do tipo de bicicleta - que faziam muito barulho ( mas os Alfa Romeo eram campees das pistas e usaram estas correntes durante muito tempo). Mas como tudo evolui, a antiga corrente foi substituida por uma correia de borracha - chamada de correia sincronizadora, ou mais popularmente de "correia dentada". Esta tambm nunca vitalcia a no ser que se tome como referncia uma determinada "esperana de vida" em kms. Nesses motores mais antigos que usam corrente,esse componente dura to quanto a vida util do motor e no requer troca, visto que seria preciso abrir o motor!!
6 CADENZA 7 C3 8 SPIN 9 I30 10TRAILBLAZER | CARROS A-Z | NEWSLETTER

PUBLICIDADE

AUTO-SERVIO | REPORTAGENS

JANEIRO 2010

CORREIA OU CORRENTE?
VOC SABE QUAL DOS DOIS O SEU MOTOR USA? ESSA DVIDA PODE CUSTAR CARO DEPOIS POR GUSTAVO HENRIQUE RUFFO LISTA DE MATRIAS POR DATA:

Escolha o ano

ALTERAR O TAMANHO DA LETRA

Um dia o mecnico Pedro Scopino ouviu de uma cliente um pedido que parecia comum. D uma olhada na correia dentada do meu Classe A? Me disseram que, se ela quebrar, vai me dar um grande prejuzo, disse ela. S que o Mercedes-Benz A 160 dela no tinha correia dentada e sim corrente. E no foi s ela que me perguntou isso. Muita gente me pede para trocar correia dentada de Ford Ka e de Toyota Corolla, entre outros. Mas nenhum desses tem correia, tem corrente, diz o mecnico, que dono da Auto Mecnica Scopino e consultor tcnico do Sindirepa, o sindicato dos mecnicos de So Paulo. Como a tal cliente, muitos proprietrios no sabem exatamente o que est sob o cap de seus automveis. Sorte de essa cliente ter encontrado uma oficina honesta pela frente, mas esse desconhecimento pode ser a chance de cair no golpe da correia e pagar por uma troca que nunca foi feita, pois em geral as correntes do comando de vlvulas duram 100 000 km ou mais. Para comear, vale saber para que serve a correia dentada em um motor. Ela movimenta e sincroniza as vlvulas em relao aos pistes. Se a correia se quebrar, as vlvulas param, deixando de admitir o ar e o combustvel e de eliminar os gases da combusto. Como elas param, os pistes se chocam com algumas delas, o que trava o motor. da que vem o alto custo do conserto de que todo mundo fala (e que teme). Aconteceu de um cliente comentar com outro que teve um grande prejuzo ao deixar a correia dentada quebrar e esse comentrio, de boca em boca, leva alguns usurios a vir aqui para trocar a correia, mas nem sempre seus carros tm correia. Podem ter corrente, afirma Scopino. para evitar essa fragilidade que alguns fabricantes optam pela corrente, que faz o mesmo servio que a correia, porm, dura mais. Prejuzo de 4 000 reais O publicitrio Henrique Almeida, 22 anos, sentiu no bolso o que acontece quando uma correia dentada quebra. Fui deixando para depois a troca da correia da minha Marea Weekend 2.0 20V e ela acabou estourando. Isso entortou as 20 vlvulas do motor, uma brincadeira de 4 000 reais, diz o publicitrio. Depois disso, arrumei e acabei vendendo o carro, mas acabei comprando outro Marea, dessa vez sed. A primeira coisa que fiz foi trocar a correia. Almeida rodou 30 000 km com o novo carro e talvez pudesse rodar bem mais com ele, mas prefere no arriscar, algo a que Scopino d razo. A correia dentada fica coberta por uma capa, o que dificulta sua visualizao. raro apresentar rudos estranhos antes da quebra. A manuteno em cima da quilometragem, mesmo, que

deve ser respeitada em relao recomendao do manual do fabricante. Ali muitas vezes se diz para reduzir a recomendao pela metade para utilizao em servio severo. Lembrando: utilizao constante em trnsito considerada uso severo. No espere, portanto, ver a correia gasta ou ouvir algum chiado especfico. Est na dvida? Mande trocar a correia. Carros como o Fiat Palio, o Chevrolet Celta e o VW Gol tm recomendao de troca a cada 60 000 km. Com uso severo, essa recomendao cai para 40000 km. J os Ford Escort 1.8 16V Zetec e o Fiesta 1.4 16V, que tambm usam correia, tm recomendao de troca em 120 000 km. Com uso severo, ela cai para 100 000 km. A diferena na quilometragem de troca no pela qualidade das peas, mas pelo prprio projeto do motor, diz Eduardo de Oliveira Neves, proprietrio da Nipo- Brasileiro Servios Automotivos. Apesar de serem resistentes, as correntes tambm precisam ser substitudas um dia, mas elas tm a vantagem de dar o aviso antes. A troca da correia dentada varia de 40 000 km a 100 000 km, enquanto a troca da corrente pode variar de 100 000 km at quando ela fizer rudo. E muito raro uma corrente quebrar, diferentemente do que ocorre com a correia dentada. Antes de quebrar, os elos de uma corrente fazem barulho durante um bom tempo. A durabilidade maior porque, alm de ela ser feita de ao, ela ainda recebe a lubrificao do leo do motor, afirma Scopino. Como a complexidade na troca mais alta, o valor da substituio da corrente tambm significativamente maior. A troca da correia dentada em um carro popular parte de 400 reais. J substituir a corrente de um Ford Ka, que tem motor Zetec Rocam, custa cerca de 1 000 reais. O COLETIVA Mesmo motores que usam corrente podem utilizar correias, mas para outro objetivo. A funo no sincronizar as vlvulas e sim dar vida a outros equipamentos, como compressor do ar-condicionado, bomba da direo hidrulica, bomba dgua, alternador e por a afora. As correias mais comuns para isso so as V, que recebem esse nome por causa do formato de sua parte interna, em V, para se encaixar bem no sulco das polias. Alm dessa, h tambm a poli-V, que traz diversas fileiras em V (de trs a seis fileiras), uma ao lado da outra, e tambm se presta a movimentar os equipamentos auxiliares, com uma vantagem: uma correia poli-V pode tocar todos os equipamentos de uma vez (a V no se presta a isso). A desvantagem que, se ela arrebentar, todos esses equipamentos param tambm. A vida til dessas outras correias significativamente menor: vai de 20 000 km a 40 000 km. Os preos variam de 15 reais a mais de 150 reais, dependendo do carro e da aplicao.

TROCAR OU NO TROCAR? EIS A QUESTO

Os carros que usam corrente no motor, entre os modelos nacionais, do Mercosul e do Mxico Chevrolet: Ecotec (Captiva) e o V6 3.6 (Omega e Captiva) Ford: todos os motores atuais da marca Honda: todos os motores da marca Nissan: todos os motores da marca usam corrente, exceto o 1.6 da Livina, de origem Renault, que usa correia Toyota: todos os motores da marca

Comando de vlvulas

O sistema de comando das vlvulas (distribuio) concebido para que cada uma delas abra e feche no momento apropriado do ciclo de 4 tempos, se mantenha aberta o perodo de tempo necessrio para possibilitar uma boa admisso da mistura gasosa, a completa expulso dos produtos da combusto e funcione suave e eficientemente nos mais variados regimes de rotao do motor. H vrias formas de atingir estes objetivos. No sistema de balancins acionados por hastes impulsoras os tuchos recebem movimento de uma rvore de comando de vlvulas situada no interior do bloco. O virabrequim aciona a rvore de comando de vlvulas por intermdio de uma corrente, ou por um conjunto de engrenagens ou ainda por correia dentada, numa relao 2:1, ou seja, enquanto o virabrequim d duas voltas, a rvore de comando das vlvulas completa uma. Para um bom funcionamento, as vlvulas devem, ao fechar, ajustar-se perfeitamente s suas sedes. Para tal, deve existir uma folga entre a vlvula fechada e o seu balancin. Esta folga, que normalmente maior na vlvula de escapamento do que na de admisso, tem em conta a dilatao da vlvula quando aquecida.

O sistema de ignio deve soltar uma fasca em cada vela no momento preciso, de acordo com a distribuio que faz abrir e fechar as vlvulas no momento exato. O distribuidor, que funciona sincronizado com as vlvulas, tem por funo distribuir a corrente de alta tenso at s velas e normalmente acionado por engrenagens a partir da rvore de comando ou do vilabrequim. Os motores mais modernos no possuem distribuidores e esse processo feito eletronicamente.

Tucho
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Nota: Se procura pelo futebolista brasileiro nderson Cordoval de Barros, veja Tucho (futebolista).

Este artigo ou seo precisa ser wikificado (desde dezembro de 2011). Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.

Esta pgina ou seco no cita nenhuma fonte ou referncia, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro d Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por m rodap. Encontre fontes: Google notcias, livros, acadmico Scirus Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Tuchos Hidrulicos so componentes semelhantes a amortecedores (em seu funcionamento) utilizados em motores combusto. Destinam-se a eliminar a folga de trabalho entre o comando-devlvulas e a vlvula propriamente dita.

[editar]Tuchos

hidrulicos

Os tuchos hidrulicos so usados para eliminar a folga existente entre a vlvula e o balancim, tornando o funcionamento mais silencioso, visto que trabalha com folga-zero e possui regulagem automtica, do que quando se utiliza tuchos mecnicos, e impedir que o motor exceda em RPMs, evitando a flutuao das vlvulas e eventual quebra do motor. Amplamente utilizados nos veculos GM Opala[1] e Ford Maverick, por exemplo. Diferentemente dos tuchos mecnicos, onde devemos regular com uma folga predeterminada pelo frabricante, usando para isto um clibre de lminas. Os tuchos hidrulicos eliminam esta folga, pois funcionam com a presso e o fluxo do leo, possuindo a chamada "regulagem automtica". Normalmente no requerem ajuste ou regulagem, porm com o tempo de uso e funcionamento podem se degastar e at mesmo engripar, devido formao de borra de leo em seu interior. Donde surge o som caracterstico de "vlvula batendo". Nestes casos, basta verificar a folga indicada no manual do fabricante e reajustar (tucho mecnico). No caso dos tuchos hidrulicos, deve-se primeiramente desengripar os tais. Aps retirados do motor, frios de preferncia, devem ser desmontados retirando-se primeiramente o anel-de-segmento que se encontra no topo do mesmo. Aps retirar todo o leo de seu interior, a limpeza pode ser feita com gasolina ou gua-raz, retirando-se toda a impregnao. Antes da montagem intessante pulveriz-los com wd-40 ou similar. No se deve encher de leo para montar, pois eles vo se encher "carregar" nas primeiras viradas do motor. Ajuste no motor: na condio com os tuchos descarregados -aps a limpeza- voc deve regular a folga em zero, e isto se d quando a vareta de

acionamento se encosta no balancim e no tucho, observe que ela deve estar encostada, e no apertada. Faa isto com todos, observando sempre que para cada cilindro, a regulagem deve ser feita na posio em que os cames do comando de vlvulas NO esto empurrando os tuchos para cima, portanto o ajuste se procede em um cilindro por vez. Feito isto e colocadas as tampas de vlvulas no devido lugar funcione o motor, note que a princpio ele vai fazer barulho de batida, mas no se preocupe pois logo os tuchos se "carregam", enchem de leo, e o som de batida some; aguarde ento o motor atingir a temperatura normal de funcionamento, aps isto proceda a regulagem definitiva da folga. Abra a tampa que d acesso aos balancis e Reaperte os parafusos reguladores, como anteriormente, um cilindro por vez, na posio em que os tuchos, e os cames do comando de vlvulas estiverem abaixados. No caso dos motores Opala 4 cilindros, o reaperto deve ser de 1/4 at 1 volta no parafuso, e nos motores de 6 cilindros deve ser de 1/2 at 1 volta. Note que assim, em regime de alta rotao, os tuchos tendem a se descarregar, evitando que o motor exceda em RPM, e por conseguinte quebre, esta a funo do tucho, portando voc ira perceber que ao "esticar" ao mximo uma marcha, o motor ir "cortar" evitando a rotao mxima e danos ao motor, mesmo assim evite trabalhar com o mximo giro de seu motor. Note que ao reapertar os parafusos reguladores, quanto menor for o reaperto maior ser a rotao final do motor. Partida a frio, nota-se som de vlvula batendo, isto normal, visto que ao esfriar os tuchos se descarregam, a batida pra com o motor quente. Os tuchos hidrulicos originais no funcionam bem acima de 4500 rpm e tendem a "esvaziar" quando o motor utilizado esportivamente, equiparam a maioria absoluta dos motores Opala, exceto motores SS, que usam tuchos mecnicos. Relata-se a existncia de tuchos hidrulicos melhores que os originais, fabricados por empresas como a Iskenderian, Crane, Crower, Sealed Power e a Competition Cams. A principal diferena destes modelos que suportam mais abusos de rotaes e temperatura sem perder a presso de leo interna nos tuchos, agentando a utilizao esportiva at 6000 rpm em alguns modelos (9000RPM Sealed Power). A grande vantagem em utilizar os tuchos hidrulicos o silncio de operao, pois a folga zero, deixando o motor mais "crespo" e rpido nas respostas, principalmente em baixas e mdias rotaes. Concluido todo este procedimento, incluindo reaperto do parafuso regulador em at 1(uma) volta,caso haja ainda som de batida faz-se necessria a substituio dos tuchos. Para uso esportivo, ou de performance, recomenda-se uso de balancins, ou balanceiros, roletados.

Vlvula (motor)
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Figura 1-Esquema de um cilindro com as vlvulas no topo.

A vlvula de um motor de combusto interna um dispositivo que visa permitir ou bloquear a entrada ou a sada de gases dos cilindros do motor.
ndice

1 Constituio e funcionamento 1.1 Vlvulas desmodrmicas 1.2 Controle eletrnico 2 Tipo de vlvulas 3 Disposio e nmero de vlvulas por cilindro 4 Nmero de vlvulas 5 Performance das vlvulas a alta rotao 6 Desgaste das vlvulas 7 Referncias

Constituio e funcionamento

Identificao de componentes.

A vlvula constituda por uma cabea em forma de disco (1 na imagem da figura ao lado) fixa a uma haste cilndrica (2). A haste desliza dentro de uma

guia (7) constituda por metal que provoque reduzida frico (ex: ferro fundido, bronze). O topo da haste est em contacto mecnico com um impulsor (4) que, accionado pelo came ou excntrico (5) da rvore de cames, provoca a sua abertura, possibilitando fluxo (entrada ou sada) de gases do motor.[1] Uma mola (3) assegura que a vlvula feche assim que cesse a presso mecnica do came. Em alguns motores, esse regresso da vlvula sua posio de repouso sobre o assento (6, sede da vlvula) feito por comandos pneumticos, e no mecnicos.
Vlvulas desmodrmicas

Alguns motores de competio - da Mercedes Benz em meados dos anos 50 e actualmente os das motos Ducati - tm um tipo de vlvulas em que o movimento de fecho tambm forado pelo excntrico da rvore de comando de vlvulas, no existindo assim a mola de retorno. Este sistema chamado de desmodrmico, por derivao do grego desmos (controlado, ligado) e dromos (curso, percurso).[1][2]pg.58
Controle eletrnico

Sistemas como o Honda VTEC e o BMW Valvetronic possibilitam controlar eletronicamente a abertura das vlvulas.[3][4] Tal controle pode aumentar a eficincia do motor, dado que, com o comando mecnico (pela rvore de cames), algumas rotaes so mais favorecidas do que outras, a depender do ngulo entre cames de admisso/exausto.
Tipo de vlvulas

Figura 3-Animao de vlvulas em funcionamento.

Num motor de combusto interna existem dois tipos de vlvulas:


as vlvulas de admisso( direita na figura 3), que controlam a entrada de mistura gasosa no cilindro do motor, e as vlvulas de escape( esquerda), que permitem a sada dos gases aps a exploso.

Alguns motores a cabea da vlvula de admisso tem uma dimenso superior de escape visando facilitar a entrada de gases no cilindro. A cabea das vlvulas de admisso atinge uma temperatura de cerca de 250 C e a sua haste sujeita a cerca de 100C, enquanto que as vlvulas de escape atingem temperaturas bastante superiores: 750 na cabea da vlvula e 400 na respectiva haste.[1]pg.108. A elevada temperatura das vlvulas de escape faz com que algumas delas sejam ocas, tendo no interior sdio que, fundido a cerca de 100 C e deslocado pelo movimento alternado da vlvula, permite que o calor gerado se dissipe rapidamente e a vlvula seja sujeita a um menor desgaste.[1][5]pg.50
Disposio e nmero de vlvulas por cilindro

As vlvulas podem ter duas disposies face aos cilindros:


laterais tambm chamadas simplesmente SV, acrnimo do ingls Side Valve, ou cabea(ou cabeote no Brasil) chamadas OHV acrnimo de OverHead Valve.

Hoje em dia mais de 97% dos motores possuem as vlvulas cabea.[1]pg.52


Nmero de vlvulas

De forma a aumentar a eficincia dos motores, cada cilindro pode ter mais do que duas vlvulas, sendo frequentes cilindros com quatro vlvulas, duas de admisso e duas de escape. Os automveis so por vezes identificados pelo nmero total de vlvulas que os seus motores possuem: um motor de quatro cilindros com quatro vlvulas por cilindro denomina-se um "motor de dezesseis vlvulas"(16 V), sendo um motor de 6 cilindros com 4 vlvulas denomina-se um 24V.

Performance das vlvulas a alta rotao

Cabea do motor desmontada, mostrando as vlvulas.

Num motor a quatro tempos cada vlvula abre e fecha durante cada duas voltas da cambota ou virabrequim do motor. Em um motor a 6.000 rpm, portanto, as vlvulas so atuadas 3.000 vezes por minuto, ou 50 vezes por segundo. A esta elevada velocidade a prpria inrcia da mola pode impedi-la de fechar totalmente e provocar vibraes que impeam o fecho correcto das vlvulas, prejudicando a performance do motor. Para ultrapassar esta dificuldade, alm dos comandos hidrulicos ou desmodrmicos j referidos, podem ser usadas tambm duas molas concntricas. Assim, alm de proteger-se o motor no caso de quebra de uma mola, fica assegurado um funcionamento mais suave a altas rotaes.[1]pg.57
Desgaste das vlvulas

Nos motores mais antigos, a operao de mudana de vlvulas tinha que ser efetuada com regularidade devido ao elevado desgaste provocado pelo seu funcionamento. A gasolina com adio de tetraetilchumbo (agora proibida na Unio Europeia e no Brasil) reduzia este problema, pois o chumbo depositava-se no assentamento das vlvulas. O uso de ligas de ao mais resistentes e o revestimento das cabeas e sedes das vlvulas com estelite vieram tornar a operao de mudana de vlvulas desnecessria, tornando obsoleto o tetraetilchumbo
Motor OHV 4 cilindros em linha 8 vlvulas

OHV (OverHead Valve) um motor, onde o comando de vlvulas instalado dentro do bloco do motor e as vlvulas so operadas por meio de balancins e varetas. Apesar de um design desatualizado, tem sido utilizado com sucesso por dcadas. Um motor OHV muito simples, ele tem tamanho mais compacto e provou ser durvel. O lado negativo que difcil controlar precisamente o comando de vlvulas em altas rotaes, devido maior inrcia causada pela maior quantidade de peas mveis. Alm disso, muito difcil de instalar mais de 2 vlvulas por cilindro, ou implementar algumas das mais recentes tecnologias como o comando varivel de vlvulas - algo que pode ser feito facilmente em um motor DOHC.

Motor OHV ou SOHC 4 cilindros em linha 8 vlvulas

SOHC (Single OverHead Cam) um motor onde o comando de vlvulas instalado na cabea do cilindro e as vlvulas so operados por balancins ou diretamente atravs de tuchos (como na foto). A vantagem que as vlvulas so operadas quase diretamente pelo comando de vlvulas, o que torna mais fcil para alcanar o timing perfeito em altas rotaes. tambm possvel instalar trs ou quatro vlvulas por cilindro. A desvantagem que um motor SOHC requer uma correia dentada ou corrente com componentes relacionados, tornando o projeto mais complexo e mais caro.

Motor DOHV 4 cilindros em linha 16 vlvulas

DOHC (Double OverHead Cam) A configurao DOHC usada na maioria dos carros modernos pois possvel instalar mltiplas vlvulas de admisso e escape. Um motor DOHC pode "respirar" melhor, o que significa que ele pode produzir mais potncia com menor volume do motor (menos cilindrada cbica). Prs: Alta eficincia, possvel instalar mltiplas vlvulas por cilindro e adotar um comando varivel de vlvulas. Contras: Design mais complexo e manuteno mais cara.

Vous aimerez peut-être aussi