Vous êtes sur la page 1sur 3

MANUTENO E REPARO - SRIE AS

A - Generalidades
Em caso de avaria imprevista, manuteno programada ou outras razes, ser necessrio a desmontagem do acumulador. importante realizar as operaes na ordem indicada, lembrando-se principalmente que antes de desmontar o acumulador deve-se ter certeza que no exista presso de gs, que deve ser descarregada.

B - Desmontagem do Acumulador
Uma vez retirada toda presso do sistema hidrulico e desinstalado o acumulador do sistema, colocar na posio horizontal em cima de uma bancada, e proceder os seguintes passos: 1 - Tirar as tampas de proteo da vlvula de gs. 2 - Descarregar utilizando o carregador PC/., o possvel resduo de Gs.

1, 2, 3

3 - Desmontar a vlvula de gs e carregador. 4 - Desmontar o parafuso de sangria da vlvula de leo/fluido. 5 - Desenroscar e tirar a porca e anel de ajuste da vlvula de leo/fluido. 6 - Empurrar o corpo da vlvula de leo/fluido para o interior do acumulador e tirar as vedaes. 7 - Tirar o anel Bi-Partido do interior do casco. 8 - Retirar a vlvula de leo/fluido. 9 - Tirar a porca de fixao da vlvula de gs e placa de identificao. 10 - Retirar a bexiga/balo pelo lado da vlvula de leo/fluido, torcendo ligeiramente.

10

Autorizao

Pgina 4

POP-0072

MANUTENO E REPARO - SRIE AS

C - Controle e Limpeza
- Limpar com cuidado todas as peas, inclusive a bexiga/balo e o interior do casco para facilitar um melhor controle. - A bexiga/balo: verificar se no existem indcios de desgaste, furos ou inchaes causados por fluidos no indicados. - A vlvula de leo/fluido: verificar se as partes mveis esto com um movimento livre, as condies da mola, e se a porca de fixao da bucha de freio e vlvula est bem apertada. - Vedaes: verificar se no esto desgastadas. - A superfcie do casco (interno): verificar se no existam irregularidades macroscpicas. aconselhvel a substituio das peas que no estejam em perfeito estado. Lembrando que a bexiga/balo no pode ser reparada.

D - Acoplamento Bexiga/Balo - Vlvula de Gs


Se necessitar substituir bexiga/balo, e a vlvula de gs estiver em bom estado, pode-se montar na nova Bexiga/Balo a antiga vlvula de gs, tomando o cuidado que a vedao da Bexiga/Balo se acople perfeitamente na base/sede da vlvula de gs. Depois se conecta a vlvula apertando com as mos a arruela de borracha, (Dever ser usado muita fora) aps a montagem da vlvula de gs a Bexiga/Balo est pronta para montagem no acumulador.

E - Remontagem do Acumulador
Depois de asegurar-se do bom estado de todas as peas e sua limpeza, pode-se montar o acumulador conforme seqncia

1 - Introduzir a Bexiga/Balo (com ajuda tirante HTVEG-M roscado na extremidade M12x1,5). 2 - Montar a placa de identificao e a porca de trava da vlvula de gs. 3 - Apertar a porca com uma chave fixando a vlvula de gs. 4 - Introduzir a vlvula de leo/fluido e aps o anel BiPartido. 5 - Puxar a vlvula depois de introduzir o anel BiPartido na mesma. Montar as vedaes e anel de ajuste. 6 - Travar com fora a porca da vlvula de leo/fluido (certifica-se que o anel de ajuste esta perfeitamente acoplado). 7 - Montar o parafuso de sangria com a arruela de cobre, colocar no acumulador uma certa quantidade de leo/fluido, o suficiente para lubrificar o interior do acumulador.

Autorizao

Pgina 5

POP-0072

CONTROLE E CARGA
A - Generalidades
Para um funcionamento correto do acumulador necessrio manter a presso de Pr-Carga constante, por isso necessrio controle peridico com o equipamento de recarga e controle serie PC .... O mesmo equipamento tambm deve ser utilizado para o procedimento da PrCarga do acumulador, (aps um reparo, para nova aplicao, etc...) conectando o carregador com uma mangueira flexvel, a uma garrafa de nitrognio seco, ou a um compressor porttil tipo SPN250. Em qualquer caso utilizar somente nitrognio, nunca use oxignio.

B - Controle da Pr-Carga
A operao simples, porm necessrio que seja efetuada corretamente como indicada a seqncia abaixo: - Retirar o acumulador do sistema hidrulico e descarregar o leo/fluido. - Retirar as tampas de proteo das vlvulas de gs. - Antes de instalar o carregar PC/.... verifique se a manopla/boto "A" esta aberta, que a manopla "B" esta fechada, que a vlvula de conexo "C" esta desconectada da mangueira. - Selecionar a conexo correta do carregador com a vlvula de gs, e apertar manualmente a porca giratria "D", sobe a vlvula de gs. - Apertar ou torcer, sem fazer fora, a manopla/boto "A" para ter presso. Se o valor corresponde ao desejado, desmontar o carregador, desenroscando a porca giratria "D", tendo cuidado antes de: -Abrir todo o boto/manivela "A" -Abrir a manopla "B"

C - Diminuio da Pr-Carga
Se o valor da Pr-Carga estiver superior a presso desejada, se descarrega a presso em excesso abrindo a manopla/vlvula "B" para alcanar o valor reservado. Se aconselha descarregar levemente e proceder a leitura depois de alguns minutos de efetuado a operao de descarga, e aps pode retirar o carregador como indicado anteriormente.

D - Aumento e correo da Pr-Carga


Se a Pr-Carga estiver inferior ao valor derivado (ou se vai efetuar a Pr-Carga em um acumulador aps reparo/manuteno) se procede da seguinte forma (o carregador deve estar montado e em posio conforme item "B"). - Montar a conexo/adptador na garrafa de nitrognio. - Conectar a extremidade da mangueira na vlvula "C" do carregador. - Abrir lentamente a vlvula da garrafa de nitrognio mantendo aberto at alcanar a presso ligeiramente superior ao valor desejado, aps fechar a vlvula da garrafa de nitrognio. - Abrir a manopla/balo "A" e descomprimir o carregador com a manopla "B". - Desconectar a mangueira da vlvula "C" - Aguardar alguns minutos para que a presso se estabilize. - Fechar/Apertar a manopla/balo "A" at obter leitura da presso, que devem ser ligeiramente superior a desejado. - Ajustar liberando o gs a presso desejada e remontar o carregador como indicado anteriormente. - Controlar com gua e sabo, para que no haja perda de presso de gs pela vlvula de gs. - Enroscar as tampas de proteo das vlvulas de gs e liberar o acumulador para montagem no sistema hidrulico. Ateno: Quando a presso da garrafa de nitrognio for maior que a presso mxima do acumulador a ser carregado, recomendado a instalao de uma vlvula redutora de presso, evitando possveis danos.

Autorizao

Pgina 6

POP-0072

Vous aimerez peut-être aussi