Vous êtes sur la page 1sur 5

Aquecimento global o aumento da temperatura mdia dos oceanos e do ar perto da superfcie da Terra que ocorre desde meados do sculo

o XX e que dever continuar no sculo XXI. Segundo o Quarto Relatrio de Avaliao do Painel Intergovernamental sobre Mudanas Climticas (2007), a temperatura na superfcie terrestre aumentou 0,74 0,18 C durante o [1] sculo XX. A maior parte do aumento de temperatura observado desde meados do sculo XX foi causada por concentraes crescentes de gases do efeito estufa, como resultado de atividades [2][3] humanas como a queima de combustveis fsseis e a desflorestao. O escurecimento global, uma consequncia do aumento das concentraes de aerossois atmosfricos que bloqueiam parte da radiao solar antes que esta atinja a superfcie da Terra, mascarou parcialmente os efeitos do aquecimento induzido pelos gases de efeito de estufa. Modelos climticos referenciados pelo IPCC projetam que as temperaturas globais de [3] superfcie provavelmente aumentaro no intervalo entre 1,1 e 6,4 Centre 1990 e 2100. A variao dos valores reflete o uso de diferentes cenrios de futura emisso de gases estufa e resultados de modelos com diferenas na sensibilidade climtica. Apesar de a maioria dos estudos ter seu foco no perodo at o ano 2100, espera-se que o aquecimento e o aumento no nvel do mar continuem por mais de um milnio, mesmo que as concentraes de gases estufa [3] se estabilizem. Um aumento nas temperaturas globais pode, em contrapartida, causar outras alteraes, incluindo aumento no nvel do mar, mudanas em padres deprecipitao resultando [4] em enchentes e secas. Espera-se que o aquecimento seja mais intenso no rtico, e estaria associado ao recuo das geleiras,permafrost e gelo marinho. Outros efeitos provveis incluem alteraes na frequncia e intensidade de eventos meteorolgicos extremos, extino de espcies e variaes na produo agrcola. O aquecimento e as suas consequncias variaro [5] de regio para regio, apesar da natureza destas variaes regionais ser incerta. Outra [6][7] ocorrncia global concomitante com o aquecimento global que j se verifica e que se prev continuar no futuro, aacidificao ocenica, que tambm resultado do aumento contemporneo da concentrao de dixido de carbono atmosfrico. O consenso cientfico que o aquecimento global antropognico est a [8][9][10][11] acontecer. O Protocolo de Quioto visa a estabilizao da concentrao de gases de [12] efeito estufa para evitar uma "interferncia antropognica perigosa. Em Novembro de 2009 [13] eram 187 os estados que assinaram e ratificaram o protocolo.

DESTRUIO DO ECOSSISTEMA
A destruio dos ecossistemas est a provocar uma alarmante escassez de gua, indica um relatrio encomendado pela ONU. Os cientistas responsveis por este estudo dizem que h muita gua usada na rega e que as barragens conseguem agora armazenar muito mais gua.
Um grupo de cientistas concluiu que o Homem tem vindo a destruir grande parte dos ecossistemas durante os ltimos 50 anos, provocando, em especial, uma preocupante escassez da gua. Num relatrio encomendado pelas Naes Unidas, os investigadores, apesar de reconhecerem as vantagens para o bem-estar e para o desenvolvimento econmico trazidas pela alterao dos ecossistemas, dizem que esta uma factura alta a pagar. Os cientistas esto preocupados com a duplicao dos furos de captao de gua para a rega e com o facto de as barragens poderem agora suportar quatro vezes mais gua em relao h 40 anos atrs. Desde a II Guerra Mundial houve mais reas convertidas em terrenos agrcolas do que no sculo XVIII e XIX, estando tambm a pesca excessiva no lote das preocupaes destes estudiosos. No relatrio, que demorou quatro anos a ser elaborado, diz-se ainda que a Terra tem menos capacidade para purificar o ar, regular o clima, combater a eroso e fornecer gua doce e limpa.

POLUIO DE RIOS E MARES


Todos os tipos de lixo jogados na rua, podem por sua vez ser carregados por alguma tempestade, e levados para algum rio que atravessa a cidade. Quem no viu um monte de coisas flutuando na gua? Mas essa a poluio que enxergamos. A que vemos que causada pelo esgoto das casas, que lana nos rios o resto de comida e um tipo de bactria que deles se alimenta: so as chamadas bactrias aerbicas, elas consomem oxignio e destroem a vida aqutica e alm disso podem causar problemas de sade se forem ingeridas. Outros problemas so as indstrias localizadas ao lado de rios e lagos. S recentemente foram criadas leis para que elas tratem o esgoto industrial, tentando diminuir a quantidade de rios e lagos poludos em todo o mundo, responsveis por muitas "mortes". Os vazamentos de petrleo so uma das piores causas de poluio do mar, pois essa substncia espalha-se pela superfcie das guas, levando anos para ser absorvida, o que gera srios desequilbrios no meio ambiente. Combatendo a poluio das guas Chamamos de gua poluda a que: apresenta cheiro forte provocada pelas substncias qumicas; apresenta cores variadas,como Amarelo, Verde ou Marrom; possui gosto diferente por causa das substncias txicas. As substncias que se misturam na gua so chamadas de agentes poluentes que fazem muito mal aos seres vivos. Veja alguns agentes poluentes da gua: esgotos das cidades, eliminados em rios e mares; detritos domsticos, lanados em rios, riachos, lagos, etc... elementos slidos, lquidos e gasosos leo e lixo que os navios lanam nos mares.

CAUSAS E CONSEQUNCIAS
Vivemos num mundo cada vez mais interconectado. Graas aos veculos de comunicao e a convergncia das mdias, podemos saber o que est acontecendo em vrias partes do planeta ao mesmo tempo. Numa poca assim, marcada tambm pela crescente preocupao com o meio ambiente, fcil nos depararmos com cenas de degradao ambiental que causam repulsa. A percepo do problema muito maior do que o entendimento da causa, ou seja, vemos e nos incomodamos com as consequncias, mas muitas vezes no percebemos que aquela situao trgica formada pelas nossas prprias atitudes. A cena de um rio poludo, lotado de garrafas pet, pneus, sacos plsticos e sucata nos remete lembrana do pescador que iou uma bota em vez dos peixes. Mas no nos preocupamos muito com o fato de jogarmos um toco de cigarro na rua, ou mesmo um papel de bala. Ou, quando estamos com preguia, em vez de jogar o filete de plstico que sela o mao de cigarros no lixo reciclvel - j que ningum est vendo - jogamos ali mesmo num cantinho. Quando estamos com pressa comum estacionarmos em qualquer lugar, sem pensar muito se nossa atitude est prejudicando o trfego de outros veculos. Mas quando estamos voltando para casa, ou mesmo indo para um compromisso urgente, ficamos revoltados com um engarrafamento provocado por cinco ou seis motoristas que por estarem com pressa resolveram estacionar em qualquer lugar sem pensar se esto prejudicando algum. Ou seja, fizeram a mesma coisa que ns fizemos dias antes. Preocupamos com o aquecimento global e sabemos que a emisso de gs carbnico, oriundo da queima de petrleo, um dos fatores que mais contribui para o acmulo de gases potencializadores do efeito estufa. Mas diariamente entramos sozinhos em nossos carros que pesam mais de uma tonelada e em geral comportam cinco pessoas - e percorremos um trajeto pequeno em direo ao trabalho, emitindo tranquilamente nossa cota de CO2. Sabemos muito sobre a importncia de economizar a gua e de como isso fundamental para o equilbrio ambiental do planeta. Mas num dia frio, no resistimos a um banho reconfortante e quentinho. Usufruimos impunemente de uma enorme quantidade gua e deixamos o chuveiro ligado por 15, 20 ou at mesmo 30 minutos. Afinal ns merecemos recuperar as energias e nada melhor que um banho quentinho pra isso.

Vous aimerez peut-être aussi