Vous êtes sur la page 1sur 11

1

1. INTRODUO
O desenvolvimento da mquina trmica, no sculo XVIII contribuiu para a expanso da indstria moderna. At ento, os trabalhadores utilizavam-se somente da fora manual, da energia animal, do vento ou da gua. Uma nica mquina a vapor realizava o trabalho de centenas de cavalos. Fornecia a energia necessria para acionar todas as mquinas de uma fbrica. Uma locomotiva a vapor podia deslocar cargas pesadas a grandes distncias em um nico dia. Os navios vapor ofereciam transporte rpido, econmica e seguro (http://www.fisica.ufpb.br). A partir da criao das mquinas trmicas elas foram estudadas e surgiram as teorias dos ciclos termodinmicos. Qualquer srie de processos termodinmicos tais que, ao transcurso de todos eles, o sistema regresse a seu estado inicial um ciclo termodinmico, ou seja, que a variao das grandezas termodinmicas prprias do sistema seja nula. O francs Sadi Carnot enunciou o que ficou conhecido como ciclo de Carnot ou ciclo ideal onde o rendimento mximo (Wylen, 1973). Utilizaremos os conceitos citados no trabalho para elaborar um pr-projeto de mquina trmica a vapor simples que iremos abordar a seguir.

2. FUNDAMENTAO TERICA
2.1 CICLOS TERMODINMICOS Segundo Gaspar (2002), os ciclos termodinmicos so processos que um sistema realiza a fim de se obter trabalho do sistema ou de se realizar trabalho sobre o sistema. Cada tipo de motor, por exemplo, tem um processo diferenciado para que se obtenha trabalho do sistema. Assim o ciclo que rege o funcionamento do motor a diesel diferente do ciclo que rege o motor a gasolina ou lcool. Estes dois ainda so diferentes do ciclo a vapor e esto longe de ser um ciclo ideal. Os dispositivos termomecnicos transformam o calor gerado em potncia e/ou eletricidade e baseiam-se no princpio termodinmico de ciclos, que operam entre fontes em diferentes temperaturas, gerando energia quando trabalham no sentido da temperatura mais alta para a mais baixa (http://coralx.ufsm.br/revce/).

Os ciclos termodinmicos mais empregados so os de Rankine (usa como fluido trmico o vapor), e de Brayton (gs em expanso), alm dos usuais motores trmicos, Diesel e Otto, com queima de combustveis diversos como: leo diesel, gasolina, lcool etlico, leos vegetais, lcool metlico, gs natural, biogs, GLP e gs pobre. A Figura 1.2 mostra esquematicamente os processos que compem cada ciclo (Bejan, 1997).

gerao

trmica caracteriza-se,

entre outras, pelo

baixo

rendimento

termodinmico de converso do potencial existente no combustvel em energia final e,

3 como em vrios outros processos, as perdas constituem-se em calor residual, o que pode ser verificado na Tabela 1.1, onde diferentes processos esto listados com seus respectivos usos e perdas (http://coralx.ufsm.br/revce/).

2.2 CICLO BRAYTON Tambm denominado ciclo de Joule, o processo terico dos motores de turbina a gs. A Figura abaixo d o esquema bsico.

Figura 2.1 - Fonte: http://www.mspc.eng.br/termo/termod0530.shtml

Entre 1 e 2 o ar comprimido de forma adiabtica por um compressor tipo axial. Ao passar pelo queimador ou cmara de combusto (de 2 a 3), o ar se expande devido ao fornecimento de calor pelo processo de combusto. Isso ocorre supostamente sob presso

4 constante porque a forma construtiva da cmara oferece pouca resistncia ao fluxo. O ar aquecido pela combusto movimenta uma turbina num processo teoricamente adiabtico (de 3 a 4). Saindo da turbina, o ar troca calor com o ambiente num processo claramente isobrico (http://www.mspc.eng.br). As Figuras 01 e 02 exibem, respectivamente, os diagramas (aproximados e sem escalas) presso x volume especfico e temperatura x entropia para o ciclo de Brayton, em conformidade com a operao terica vista no tpico anterior.

Figura 2.2 - O ciclo-padro de ar Brayton. Fonte: Wylen (1973). p249.

Figura 2.3 - Diagrama de eficincia terica x p2/p1. Fonte: http://www.mspc.eng.br.

O resultado mostra que a eficincia terica do ciclo de Brayton depende da razo de compresso do compressor e de x, que a relao cp/cv do gs. O grfico da Figura 03 d uma viso aproximada da variao da eficincia do ciclo de Brayton com a relao p2/p1.

5 2.3 LEIS DA TERMODINMICA 2.3.1 1 LEI DA TERMODINMICA A primeira lei da termodinmica estabelece, que durante qualquer ciclo percorrido por um sistema, a integral cclica do calor proporcional integral cclica do trabalho. Podese medir igualmente calor e trabalho durante um ciclo, para uma grande variedade de sistemas para vrias quantidades de trabalho e calor. Quando so comparadas as quantidades de trabalho e calor, verifica-se que elas so sempre proporcionais (Wylen, 1973). Basicamente a 1 lei faz o balano de energia no volume de controle.

2.3.2 2 LEI DA TERMODINMICA O principal significado da segunda lei envolve o fato de que processos ocorrem em determinada direo e no na oposta. Uma xcara de caf quente esfria em virtude da troca de calor com o meio, mas o meio no ceder calor para a xcara de caf quente (Wylen, 1973). A segunda lei ainda mostra as possibilidades de trocas trmicas, e os clculos de rendimento.

2.4 DETERMINAO DAS GRANDEZAS 2.4.1 VAZO A vazo pr-estabelecida pelo fabricante do compressor do grupo (compressor Schulz, modelo MS-V-15/230). Deslocamento = 426 lts/min = 0,0071 m/s.

2.4.2 REA DAS MANGUEIRAS A rea determinada atravs da frmula , o dimetro das mangueiras foi

obtido na medio com um paqumetro mitutoyo srie 530 (incerteza = 0,05 mm), obtendo o dimetro da mangueira de entrada 7 mm, e dimetro da mangueira de sada 16 mm.

2.4.3 VELOCIDADE DE ENTRADA E SADA Segundo Fox (1998), a velocidade dada por: .

6 2.4.4 TRABALHO Para Wylen (2002), o trabalho pode ser determinado pela expresso: ,

Como a fonte trmica utilizada pelo grupo no fornece calor ao sistema, obteve-se: , desmembrando a variao de energia interna, encontra-se: . Admitindo que a variao de energia potencial gravitacional e a variao de energia qumica igual a 0, pois a diferena de altura da entrada e sada do fluido desprezvel e pela diferena de temperaturas tambm ser desprezvel, obtemos: A energia cintica encontrada com ( ) ( . ) Por fim a massa (Sears, 1998).

de ar, considerando o mesmo gs ideal mensurada por

Onde: P = 6,5 bar (presso encontrada atravs do manmetro); V = 1,73x10-5 m (Volume do pisto); m = Massa de ar; M = 28,97 kg/kmol (Massa molar segundo: Wylen, 1973); R = 8314 J/kmol.K (Constante universal dos gases); T = 301,25 K (Temperatura obtida experimentalmente, medindo a mesma na sada de ar comprimido do compressor).

2.4.5 RENDIMENTO DO MOTOR O rendimento pode ser encontrado pela 1 e 2 lei da termodinmica por Onde: rps = 30 (obtido experimentalmente, contando o nmero de voltas do virabrequim por segundo) e Potncia do compressor = 2206,5 W (Prestabelecida pelo manual do compressor) e atravs do ciclo brayton como:
( )

onde: P = 6,50 bar e 1,01 bar (Presso mxima e Mnima), k = Relao entre os

calores especficos (cp/cv) que igual a 1,4 (Wylen, 1973).

3. OBJETIVOS
Elaborar um projeto de uma mquina trmica;

Inferir o rendimento de um motor a ar comprimido. Utilizar conceitos de algarismos significativos. Aplicar as leis da termodinmica. Estudar a utilizao dos ciclos termodinmicos
Apresentar em forma de trabalho escrito, nas normas da ABNT, os resultados obtidos.

4. MATERIAIS E MTODOS
4.1 MATERIAIS A SEREM UTILIZADOS
Motor a combusto dois tempos, modificado para funcionar ar comprimido; Tubulaes em cobre; Vlvula de sada (Cilindro de ao); Pistes (feito em ao); Anis de vedao do pisto; Juntas; Polia da vlvula de sada; Compressor Schulz modelo MS-V-15/230; Mangueira de presso; Paqumetro Mitutoyo srie 530 (0,05 mm); Manmetro Arprex; Termmetro Digital; Parafuso M06x30; Porca 6 mm; Base de madeira.

4.2 FUNCIONAMENTO Aciona-se um compressor ar comprimido, ligando o mesmo a mangueira de presso do motor, formando uma alta presso interna, com a fora da presso exercida o pisto maior descer e consequentemente unidos por um virabrequim o pisto menor sobe. Quando o pisto maior encontra-se totalmente encima, o pisto menor fecha a sada, assim o pisto menor funciona como uma vlvula e quando o pisto maior estiver totalmente embaixo, o pisto menor tende em fechar a entrada de ar comprimido e abrir a sada, formando um ciclo termodinmico.

5. DADOS EXPERIMENTAIS
5.1 RENDIMENTO CLCULADO ATRAVS DAS LEI DA TERMODINMICA

5.1.1 CLCULO DA REA DE ENTRADA E DE SADA DA MANGUEIRA

5.1.2 CLCULO DA VELOCIDADE DE ENTRADA E SADA DE AR

5.1.3 CLCULO DA MASSA DE AR CONTIDA NO PISTO


[ ] * + [ ] * +

= 1,30x10-4 [kg]

5.1.4 CLCULO DO TRABALHO

5.1.5 CLCULO DO RENDIMENTO

9 5.2 RENDIMENTO CLCULADO ATRAVS DO CICLO BRAYTON

[(

10

6. CONCLUSO
A partir dos valores de rendimento obtidos pela equipe, atravs das leis da termodinmica (2,90%) e pelo ciclo brayton (41,25%), pode-se interpretar como uma grande diferena entre ambos. O ciclo brayton diferencia-se em relao aos outros pela busca do rendimento mximo, entretanto entendemos que o rendimento encontrado atravs das leis da termodinmica mais adequado para a nossa mquina trmica, pelo seu clculo envolver mais dados adquiridos experimentalmente e teoricamente pelo grupo.

11

7. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

SONNTAG, Richard Edwin; BORGNAKKE, Claus; VAN WYLEN, Gordon John. Fundamentos da termodinmica / 2002 So Paulo, SP: E. Blucher, 2002.

VAN WYLEN, Gordon John; SONNTAG, Richard Edwin. Fundamentos da termodinmica clssica - 2. ed / 1973 So Paulo, SP: E. Blucher, 1973.

DUBBEL, Heinrich. Manual da construo de mquinas. 13 ed. Hemus editora limitada, 1974.

FOX, Robert W.; MCDONALD, Alan T.. Introduo Mecnica dos Fluidos. 4. ed. Rio de Janeiro: Afiliada, 1998.

SEARS, Francis; ZEMANSKY, Mark W.; YOUNG, Hugh D.. Fsica 2. 2 Rio de Janeiro: LTC, 1998. 508 p.

BEJAN, A., "Transferncia de Calor", Ed. Edgard Blcher Ltda., 1997.

GASPAR, A. Fsica. So Paulo, v.2, tica, 2002.

http://www.fisica.ufpb.br/~romero/objetosaprendizagem/Rived/15cOtto/materiais/ saiba_mais.pdf < Acessado em: 10/12/2011 >

http://www.mspc.eng.br/termo/termod0530.shtml < Acessado em: 10/12/2011 >

http://coralx.ufsm.br/revce/ http://coralx.ufsm.br/cenergia/arquivos_downloads/termodinamica.pdf < Acessado em: 10/12/2011 >

Vous aimerez peut-être aussi