Vous êtes sur la page 1sur 12

Motores | Automao | Energia | Transmisso & Distribuio | Tintas

Motores Sncronos

www.weg.net

Motores Sncronos
A WEG oferece solues industriais completas, disponibilizando ao mercado produtos desenvolvidos em conjunto com consultorias internacionais especializadas. Entre os produtos destacam-se os motores sncronos que, por possurem caractersticas especiais de funcionamento, esto sendo utilizados com maior frequncia nas mais diversas aplicaes. A eficincia em aplicaes onde so exigidos, a correo do fator de potncia, altos torques e baixas correntes de partida, velocidade constante em variaes de carga, baixo custo de operao e manuteno, so os principais motivos que resultam na escolha dos motores sncronos para acionamento de diversos tipos de cargas.

Potncias: at 110.000 kW Tenses: 220 a 13.800 V Rotaes: 3.600 a 150 rpm

Projetos Os produtos WEG so projetados com a utilizao de modernos softwares desenvolvidos em parceria com universidades da Europa, Estados Unidos e do Brasil, garantindo projetos otimizados e mxima eficincia dos produtos.

Certificaes/normas A WEG tem seu sistema de qualidade certificado de acordo com os requisitos da norma ISO 9001 e ISO 14001. O sistema de qualidade auditado e certificado pelo Bureau Veritas Quality Institute. Para atender os mais exigentes mercados mundiais, os motores WEG tm certificaes de importantes rgos certificadores como: CSA, BVQI, NBR, ABS e DNV.

Motores Sncronos

www.weg.net

Por Que Utilizar Motores Sncronos?


As aplicaes dos motores sncronos na indstria, na maioria das vezes, resultam em vantagens econmicas e operacionais considerveis devido as suas caractersticas de funcionamento. As principais vantagens so:

Correo do fator de potncia Os motores sncronos podem ajudar a reduzir os custos de energia eltrica e melhorar o rendimento do sistema de energia, corrigindo o fator de potncia na rede eltrica onde esto instalados. Em poucos anos, a economia de energia eltrica pode se igualar ao valor investido no motor.

Velocidade constante Os motores sncronos mantm a velocidade constante tanto nas situaes de sobrecarga como tambm durante momentos de oscilaes de tenso, respeitando-se os limites do conjugado mximo (pull-out).

Alto rendimento Na converso de energia eltrica em mecnica mais eficiente, gerando maior economia de energia. Os motores sncronos so projetados para operar com alto rendimento em uma larga faixa de velocidade e fornecer um melhor aproveitamento de energia para uma grande variedade de cargas.

Alta capacidade de torque Os motores sncronos so projetados com altos torques em regime, mantendo a velocidade constante mesmo em aplicaes com grandes variaes de carga. Maior estabilidade na utilizao com inversores de frequncia Pode atuar em uma ampla faixa de velocidade, mantendo a estabilidade independente da variao de carga (ex.: laminadores, extrusoras de plstico, etc.).

Motores Sncronos

www.weg.net

Aplicaes
Os motores sncronos so fabricados especificamente para atender as necessidades de cada aplicao. Devido as suas caractersticas construtivas, operao com alto rendimento e adaptabilidade a todos os tipos de ambiente, so utilizados em praticamente todos os segmentos da indstria, tais como:
g g g g g g g

Minerao (britadores, moinhos, correias transportadoras e outros) Siderurgia (laminadores, ventiladores, bombas e compressores) Papel e celulose (extrusoras, picadores, desfibradores, compressores, descascadores e refinadores) Saneamento (bombas) Qumica e petroqumica (compressores, ventiladores, exaustores e bombas) Cimento (britadores, moinhos e correias transportadoras) Borracha (extrusoras, moinhos e misturadores)

Motores Sncronos SEF900 (Ex-p), 3.600 kW, 13.200 V Aplicao: Compressores recprocos (petroqumica)

Motores Sncronos SDL800, 3.000 kW, 3.100 V Aplicao: Laminadores (siderurgia)

Motores sncronos verticais A WEG oferece tambm motores sncronos verticais, que podem ser fornecidos com mancais de rolamentos de esferas, de rolos ou de contato angular, lubrificados graxa. Dependendo da aplicao, notadamente quando sujeitos a altas cargas de empuxo axial, podem ser fabricados com mancais de rolamentos lubrificados a leo ou mancais de deslizamento. Os motores sncronos com construo vertical so projetados e fabricados para atender as aplicaes em bombas, britadores, misturadores e outros. Motores sncronos para atmosferas explosivas Para as aplicaes em atmosferas explosivas, a WEG fabrica motores sncronos com caractersticas de seguranas especficas, aptos a operar em locais onde produtos inflamveis so continuamente manuseados, processados ou armazenados. So fornecidos com tipos de proteo Ex-n (no-acendvel) e Ex-p (pressurizado) atendendo as exigncias das normas nacionais e internacionais, sendo testados e aprovados por rgos certificadores reconhecidos mundialmente. Velocidade fixa As aplicaes de motores sncronos com velocidade fixa se justificam pelos baixos custos operacionais, uma vez que apresentam alto rendimento e podem ser utilizados como compensadores sncronos para correo do fator de potncia. Velocidade varivel As aplicaes de motores sncronos com velocidade varivel se justificam em aplicaes de alto torque com baixa rotao e larga faixa de ajuste de velocidade. A construo dos motores para estas aplicaes pode ser com ou sem escovas, dependendo das caractersticas da carga e ambiente. Devido ao maior rendimento, menor tamanho e maior capacidade de potncia, podem substituir motores de corrente contnua em aplicaes de alta performance. Os motores sncronos podem ser especificados com corrente de partida reduzida o que implica em menor distrbio no sistema eltrico durante a partida e reduo nas tenses mecnicas resultantes nos enrolamentos do motor. Para um correto dimensionamento a WEG recomenda aos seus clientes que, para especificar um motor sncrono, fornea todas as informaes necessrias sobre a aplicao. 4 Motores Sncronos

www.weg.net

Caractersticas Construtivas
Carcaa Sua funo principal apoiar e proteger o motor, alojando tambm o pacote de chapas e enrolamentos do estator. Podem ser construdas nos tipos horizontal e vertical e com grau de proteo de acordo com as necessidades do ambiente. A carcaa construda em chapas e perfis de ao soldado, formando um conjunto slido e robusto que a base estrutural da mquina. Todo o conjunto da carcaa recebe um tratamento de normalizao para alvio de tenses provocadas pelas soldas. Esse tipo de construo proporciona excelente rigidez estrutural de maneira a suportar esforos mecnicos provenientes de eventuais curtos-circuitos e vibrao, capacitando o motor a atender as mais severas solicitaes.

Carcaa

Estator Constitudo por um pacote laminado de chapas de ao silcio de alta qualidade, com ranhuras para alojar o enrolamento do estator, que opera com alimentao de potncia em corrente alternada para gerar o campo magntico girante.

Estator

Rotor O rotor pode ser construdo com polos lisos ou salientes dependendo das caractersticas construtivas do motor e de sua aplicao. O rotor completo formado pela estrutura que compe ou suporta os polos, os enrolamentos de campo e a gaiola de partida, que so as partes ativas girantes do motor sncrono. Os polos do campo so magnetizados atravs da corrente CC da excitatriz ou diretamente por anis coletores e escovas. Em funcionamento, os polos se alinham magneticamente pelo entreferro e giram em sincronismo com o campo girante do estator. Os eixos so fabricados em ao forjado e usinados conforme as especificaes. A ponta de eixo normalmente cilndrica ou flangeada.

Rotor

Mancais Em funo da aplicao, os motores sncronos podem ser fornecidos com mancais de rolamento ou mancais de deslizamento.

Mancais de rolamento Estes mancais so normalmente constitudos de rolamento de esferas ou de rolos cilndricos, dependendo da rotao e dos esforos axiais e radiais a que so submetidos, sendo que em algumas aplicaes podem ser utilizados rolamentos especiais. Os mancais de rolamentos podem ser lubrificados leo ou graxa.

Mancais de deslizamento Os mancais de deslizamento podem ter lubrificao natural (auto-lubrificveis) ou lubrificao forada (lubrificao externa).

Motores Sncronos

www.weg.net

Tipos de Excitao
Os motores sncronos necessitam de uma fonte de corrente contnua para alimentar o enrolamento de campo (enrolamento do rotor), que usualmente suprido atravs de uma excitatriz girante sem escovas (brushless) ou atravs de anis coletores e escovas (excitatriz esttica).

Excitatriz brushless (sem escovas) Motores sncronos com sistema de excitao brushless possuem uma excitatriz girante, normalmente localizada em um compartimento na parte traseira do motor. Dependendo da operao do motor, a excitatriz construda por: g Excitatriz com alimentao de corrente contnua no estator g Excitatriz com alimentao de corrente alternada no estator O rotor da excitatriz alimenta o enrolamento da excitao do motor atravs de uma ponte retificadora trifsica girante.

Excitatriz Brushless

Excitatriz esttica (com escovas) Motores sncronos com excitatriz do tipo esttica so constitudos de anis coletores e escovas que possibilitam a alimentao de corrente dos polos do rotor atravs de contato deslizante. A corrente contnua para alimentao dos polos deve ser proveniente de um conversor e controlador esttico CA/CC. Os motores sncronos com excitatriz esttica so mais utilizados em aplicaes com variao de velocidade atravs de inversores de frequncia.

Excitatriz Esttica

Tipos de Refrigerao e Graus de Proteo


Os tipos de refrigerao / proteo mais utilizados nos motores sncronos so:
g g g

IC01 - auto-ventilados, grau de proteo IP23 IC611 - trocador de calor ar-ar, grau de proteo IP54 a IP65W IC81W - trocador de calor ar-gua, grau de proteo IP54 a IP65W

Alm dos tipos de refrigerao citados, os motores podem ser fornecidos com ventilao forada, entrada e sada de ar por dutos, e outros meios de refrigerao, atendendo da melhor forma as caractersticas de aplicao e do ambiente onde sero instalados.

Motores Sncronos

www.weg.net

Acessrios
Os motores sncronos so fornecidos com os acessrios padres necessrios para seu correto funcionamento e monitoramento. Quando da especificao do motor, importante informar os acessrios especiais desejados, para que sejam includos no projeto e fabricao do motor. Acessrios padres g Sensores de temperatura tipo Pt-100 nos enrolamentos do estator g Sensores de temperatura tipo Pt-100 nos mancais g Resistncia de aquecimento g Escova para aterramento do eixo em motores acionados por inversores de frequncia Acessrios especiais Capacitores para proteo contra surtos g Para-raios para proteo contra surtos g Transformadores de corrente (TC) para proteo diferencial g Sensores de vibrao g Indicador de posio do eixo (encoder) g Dispositivo para iamento do motor g Sensores de temperatura para entrada e sada de ar g Indicador de vazamento de gua g Fluxostato para gua g Fluxostato para leo g Visor de fluxo de leo g Visor de fluxo de gua g Unidade hidrulica para lubrificao dos mancais g Sistema para injeo de leo sob presso para partida e parada do motor (Hydrostatic Jacking) g Termmetro para leo (mancais) g Termmetro para gua (trocador de calor) g Termmetro para ar (ventilao) g Placa de ancoragem g Dispositivo de pressurizao (motores Ex-p) g Capacitores para leitura de descargas parciais g Indicador de centro magntico
g

Pt-100

Dispositivo de pressurizao

Motores Sncronos

www.weg.net

Processos de Fabricao
Bobinagem O processo de bobinagem adotado pela WEG especialmente projetado e especificado para a tenso e a aplicao a que o motor se destina. As bobinas dos motores de alta tenso so fabricadas com fio de cobre retangular, prformadas e completamente isoladas com fita porosa de mica. Tambm so utilizadas no processo de bobinagem, fitas condutoras e semicondutoras, que envolvem as bobinas, garantindo as caractersticas adequadas ao nvel de isolamento necessrio.

Sistema de isolamento O sistema de isolamento WEG MICATHERM baseado no processo Vacuum Pressure Impregnation (VPI), desenvolvido em conjunto com os mais renomados fornecedores de materiais isolantes do mundo. Utilizando resinas epxi especiais, este sistema garante a perfeita isolao da bobinagem dos motores, em um processo totalmente isento de emisso de gases nocivos atmosfera. O processo VPI, por muitos anos, tem mostrado sua eficincia e confiabilidade em mquinas eltricas girantes nas mais variadas aplicaes. O sistema de isolamento aplicado em mquinas de baixa e alta tenso que utilizam bobinas pr-formadas de 380 a 15.000 V.

Balanceamento A WEG possui equipamentos que permitem realizar o balanceamento em at 3.600 rpm. Balanceadores computadorizados permitem o balanceamento acurado dos rotores. Como consequncia, os motores WEG apresentam nveis de vibrao muito reduzidos. O balanceamento padro feito em dois planos, porm a WEG pode efetuar balanceamento em trs planos quando necessrio ou quando especificado pelo cliente.

Calandra

Corte a laser

Corte plasma

Torno vertical

Bobinagem

Impregnao VPI

Laboratrio de ensaios

Motores Sncronos

www.weg.net

Ensaios
Os motores sncronos so ensaiados de acordo com as normas NBR, IEC, NEMA, IEEE e API no moderno laboratrio capacitado para testar motores de mdia e alta tenso com potncia de at 20.000 kVA e tenses at 15.000 V, com monitoramento totalmente informatizado e controles de alta preciso. Os ensaios so divididos em trs categorias: ensaios de rotina, tipo e especiais. Ensaios de rotina g Inspeo visual g Resistncia hmica dos enrolamentos g Inspeo nos detectores de temperatura e resistncia de aquecimento g Marcao dos terminais e sequncia de fases g Equilbrio entre fases g Nveis de vibrao g Saturao em vazio g Curto-circuito trifsico permanente g Rotor bloqueado g Tenso aplicada g Resistncia do isolamento Ensaios de tipo Elevao de temperatura g Curva em vazio (curva V) g Sobrevelocidade g Determinao de perdas e rendimento g Determinao das reatncias g ndice de polarizao
g

Ensaios especiais Nvel de rudo g Tenso no eixo


g

Laboratrio de teste

Sala de controle

Motores Sncronos

www.weg.net

Assistncia Tcnica
A WEG disponibiliza para seus clientes servios de assistncia tcnica, responsveis por todo o suporte ps-venda. Fazem parte destes servios o atendimento de consultas em geral e atendimento em campo, incluindo diagnstico, comissionamento de mquinas e planto 24 h. A assistncia tcnica dispe de uma equipe treinada e experiente, apta as mais diversas situaes de campo e suporte remoto, utilizando equipamentos de ltima gerao, trazendo confiabilidade aos resultados. Disponibiliza ainda sua rede de assistncia tcnica autorizada, presente em todo o Brasil e no mundo.

Servios
A WEG, lder no mercado de motores e geradores, oferece tambm servios de reviso, recuperao e repotenciao em mquinas eltricas de mdio e grande porte executado na fbrica ou no campo, inclusive de outras marcas, conforme segue:
g g g g g

Motores e geradores de corrente contnua at 10.000 kW; Motores de induo trifsicos (gaiola ou anis) at 50.000 kW (baixa, mdia e alta tenso); Motores sncronos (com ou sem escovas) at 50.000 kW (baixa, mdia e alta tenso); Turbogeradores; Hidrogeradores.

Quando executa servios de reparos, a WEG dispe da mesma tecnologia e processos utilizados na fabricao de mquinas novas.

Partes e Peas
Aps anos em servio, os motores sncronos precisam de recuperao para continuar funcionando adequadamente. Para esta recuperao aconselha-se a utilizao de peas originais fornecidas pelo fabricante. A equipe WEG est a disposio para um pronto atendimento e auxiliar na identificao correta dos componentes.

10

Motores Sncronos

www.weg.net

Motores Sncronos

11

Grupo WEG - Unidade Energia Jaragu do Sul - SC - Brasil Telefone: (47) 3276-4000 energia@weg.net www.weg.net www.youtube.com/wegvideos @weg_wr

Cd: 50005369 | Rev: 06 | Data (m/a): 05/2012 Sujeito a alteraes sem aviso prvio. As informaes contidas so valores de referncia.

Vous aimerez peut-être aussi