Vous êtes sur la page 1sur 2

Vamos pregar sobre sexo (A bacia das almas - Paulo Brabo).

Pra comeo de conversa: Joo 8:1-11

De onde vem a guerra contra a sexualidade empreendida por sculos pelos cristos? Estoicos: Escola grega fundada por Zeno de Cicio por volta do ano de 300 a.C. Para eles s h contato com a sabedoria na consonncia com a natureza. Tem como bem a retido da vontade, como mal o vcio e o que no for um nem outro indiferente (doena, morte, pobreza, escravido, etc.). Neste sentido sbio visto como aquele que feliz independente das circunstncias, ou seja, aceite seu destino se quiser ser feliz. Neste escopo de ideias os estoicos consideravam que qualquer prazer sensorial maligno, tentador e ameaador ao funcionamento saudvel. O sexo s virtuoso se for para procriao, conforme Sneca (0-65 d.C.), amigo de Paulo (sim, o da Bblia)1. Neste nterim a cristandade (ou seja, ns) acabou abraando a hipervalorizao do celibato e a ideia da abstinncia dentro do casamento como algo da vontade de Deus. Enquanto isso, em Cnticos dos Cnticos 1:1-4 e 4:1-7.

Gnsticos: Foi um movimento religioso e filosfico difuso na Grcia antiga, que passeava por religies e escolas. Criam na existncia de dois deuses, um bom e um mau (dos quais o mau o Deus bblico, chamado de demiurgo), sendo que o mau criou o mundo material. Pregavam que as almas dos homens viviam na Plenoma(mundo de paz e luz), mas que o demiurgo as aprisionaram em corpos humanos. Quando houve a transao desse pensamento para o cristianismo foram feitas pequenas modificaes (deus bom = Deus; deus mau = Diabo; Plenoma = Cu). Porm, os desprezos ao corpo e ao mundo foram aderidos com sucesso. Assim temos,por exemplo,Santo Agostinho, que s admitiu a possibilidade de Ado e Eva terem tido relaes sexuais antes da Queda quando deduziu que esse ato foi sem prazer e para procriao, apenas.
1

Ver MIRANDA, Marcos V. E.; PEREIRA MELO, Jos J. O filsofo e o apstolo: correspondncias entre Sneca e Paulo de Tarso. Disponvel em: <http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/pdf/st13/Miranda,%20Marcos%20Vin%A1cius%20Fernandes.pdf>

Porm, Paulo no trouxe s prejuzos Tito 1:10-16. Cristianismo atualmente: A cristandade, seguindo os passos de filosofias alheias, acabou por se distanciar da mensagem judaica (que era muito menos neurtica com relao ao sexo em relao aos gregos) e de Jesus (que no tinha neura alguma). A moralidade passou a se limitar ao campo da sexualidade.
Jesus no tolerava a mentira, a ganncia, o orgulho e a crueldade; ns toleramos tudo isso, mas quem no se submeter aos nossos elevados padres de moralidade sexual ter de ser excludo do nosso meio (BRABO, 2009, p. 62).

Protestantes toleram a lgica da explorao capitalista e admitem guerras, mas condenam prostitutas e homossexuais. Catlicos no toleram o uso de anticoncepcionais nem casamento de seus lderes, e se embaraam quando h um padre se envolve sexualmente com algum. Acusamos o mundo de ser obsecrado por sexo, mas o que se pode entender diante disso que, aps milnios de nossa obsesso por sexo, os no-cristos acabaram aprendendo conosco. Abraamos uma compreenso que est longe do que Jesus ensinava: nos chama a responsabilidade com nossa vida e com a do prximo. A questo, para Jesus no fazer ou no fazer sexo, mas como est seu corao diante do que voc faz? Que cuidado voc tem com a pessoa a qual voc est se relacionando? Como Jesus realmente se porta diante do assunto?Mateus 21:28-32

Fontes: BRABO, Paulo. A bacia das almas: confisses de um ex-dependente de igreja. So Paulo: Mundo Cristo, 2009. CABRAL, Joo F. P.Os Estoicos. Disponvel em: <http://www.brasilescola.com/filosofia/os-estoicos.htm>. Acesso em 21/11/2012. PETERSON, Eugene H. A mensagem: Bblia em Linguagem Contempornea. So Paulo: Editora Vida, 2011. SOEIRO, Edson. Gnosticismo. Disponvel em: <http://cristaoeducado.blogspot.com.br/2009/07/gnosticismo.html>. Acesso em: 21/11/2012.

Vous aimerez peut-être aussi