Vous êtes sur la page 1sur 4

LAND QUMICA INDSTRIA E COMRCIO LTDA

Relatrio Analtico Amostra Retirada do Radiador


DATA DE RECEBIMENTO: 08 de Novembro de 2012 MATERIAL: Amostra de material argiloso sem identificao, retirado dos radiadores. OBJETIVO: Identificar o material da amostra atravs de ensaios analticos fsico qumicos, usando de metodologia prpria para tal. PROCEDIMENTOS: Medio de pH Densidade Adensamento Titulaes Dessecao Solubilizao Teor de Ferro Teor de Slica Teor de Cloro / Cloretos Decantao Reatividade Anlises Visuais

RESULTADOS: ANLISES VISUAIS Aspecto inicial: Massa argilosa, no adensada, flocada, no compacta, apresentando resduos descaracterizados de pintura (cascas pigmentadas), sujidades e outras impurezas no identificadas, inodora, se desfaz com facilidade (simples atrito nos dedos), de cor verde escuro, encharcada. Aspecto aps dessecagem: Partculas heterogneas, apresentando precipitaes calcrias ou similar, fragmentos metlicos, resduos de pintura (cascas pigmentadas), fragmentos arenosos, baixa densidade, com facilidade extrema de muita formao de partculas em suspenso (com leve agitao do material), inodoro e com cor verde claro.

Aspecto aps adensamento: Massa compacta, aerada, apresentando nitidamente escamas de material desconhecido em toda a sua composio, inodora, formando partculas em suspenso com extrema facilidade, se desfaz em camadas com leve atrito dos dedos, de cor verde pastel (porm apresenta em diversas partes um tom mais escuro, apresenta, inclusive, fragmentos de material metlico. SOLUBILIZAO Foi adotado experimentalmente o seguinte critrio: 20g da amostra para 80 g de gua deionizada. O material argiloso foi levado agitao de 120 rpm (level 6 do agitador magntico) por aproximadamente 20 minutos. Houve a solubilizao rpida de uma parte da amostra, que aparentemente continha material argiloso; a outra parte no se solubilizou em gua, formando assim uma mistura heterognea. DECANTAO Aps solubilizao, a amostra foi deixada em repouso por 10 minutos. Notou-se a decantao de toda a parte no solvel. A parte que continha o material argiloso, continuou perfeitamente solubilizada junto gua. MEDIO DE pH Aps solubilizao da amostra inicial, retirou-se uma pequena amostra da mistura homognea (desprezando-se a parte que decantou) e verificou-se o pH. Resultado: 6,51. TITULAES Aps solubilizao da amostra inicial, retirou-se uma pequena amostra da mistura homognea para se realizarem as titulaes. Com Fenolftalena No reagente Com Alaranjado de Metila 30,03 DENSIDADE Aps solubilizao da amostra inicial, retirou-se uma pequena amostra da mistura homognea para realizar o ensaio de densidade. Peso especfico: 1,125 Densidade Aparente (tendo como peso especfico da gua 1,00 - Padro) 0,435 ADENSAMENTO 30g da amostra heterognea que se formou aps decantao da amostra solubilizada foi colocada em um vidro de relgio e levada estufa em 300 C por 45 minutos para adensar. Aps adensamento, h fcil disperso do material.

TEOR DE FERRO Foi retirada uma amostra da mistura heterognea (contendo a parte solvel e parte decantada) para anlise de teor de Ferro. Resultado > 2,0 (mximo que temos em escala). Esse resultado se deve presena de material metlico na mistura heterognea, presente na parte decantada. TEOR DE CLORO / CLORETOS Foi retirada uma amostra da mistura heterognea (contendo a parte solvel e parte decantada) para anlise de teor de Cloro. Resultado: 21,32 TEOR DE SLICA Foi retirada uma amostra da mistura heterognea (contendo a parte solvel e parte decantada) para anlise de teor de Slica. Resultado: 3,0. DESSECAO Aps solubilizao, uma amostra de 5g contendo a mistura heterognea (parte decantada e parte solubilizada) foi retirada e levada em papel alumnio estufa, com temperatura de 300 C por 20 minutos.

REATIVIDADE EDTA No reagente. CLORETO DE BRIO 10%: Precipita instantaneamente. NITRATO DE PRATA: Precipita instantaneamente. HIDRXIDO DE SDIO: No reagente. CIDO SULFRICO: No reagente. RESULTADOS Nas anlises fsico qumicas realizadas, constatou-se que o nico resduo de produto presente na amostra so partculas de corante verde, que juntamente com o restante das sujidades e do material argiloso d o tom verde escuro amostra inicial. Esse resultado perceptvel na amostra inicial, mas se torna mais evidente aps adensamento e dessecao, onde podemos observar a ntida variao das tonalidades do corante em partes segregadas do material, devido a exposio a altas temperaturas (h uma queima do corante, devido a exposio do material a uma temperatura acima de 300C).

Mais nenhum resduo de matrias primas usadas para a fabricao do produto foi detectada nas anlises feitas; da mesma forma, no foi detectado nenhum vestgio direto ou indireto do produto acabado nas anlises feitas. ELABORADO POR: ____________________________________________ Ritta Dhessir Dario Guimares CRQ: 03423788 3 Regio Rio de Janeiro, 08 de Novembro de 2012

Vous aimerez peut-être aussi