Vous êtes sur la page 1sur 2

Semana da Arte Moderna

Com o objetivo de discutir a identidade nacional, compreender a cultura brasileira e os rumos das artes, artistas e intelectuais organizaram nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de So Paulo, a Semana de Arte Moderna - marco do movimento modernista no Brasil. O evento, que tambm envolveu representantes de outros segmentos da sociedade -polticos, educadores, empresrios e trabalhadores-, acabou trazendo tona discusses sobre os rumos da nao, propostas de reforma da Constituio de 1891 e at da sociedade. Na poca, a Europa ocupava uma posio de vanguarda e, sob essa influncia, teve incio a discusso de uma nova identidade artstica para o pas. A semana comeou com uma conferncia do escritor Graa Aranha, intitulada "A emoo esttica da arte moderna", e contou com diversas outras participaes de escritores, pintores, escultores e msicos, a exemplo de Mrio de Andrade, Oswald Andrade, Menotti Del Picchia, Lus Aranha, Srgio Buarque de Holanda, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Vitor Brecheret, Wilhelm Haerberg e Heitor Villa-Lobos. Houve vaias e crticas, especialmente dos defensores do academicismo, mas o saldo foi a entrada do Brasil na modernidade. Embora o movimento modernista no se resuma Semana de Arte Moderna ou a So Paulo, foi esse evento que disseminou as idias que expressavam os tempos modernos - o arrojo, o dinamismo e a simplicidade na comunicao. O evento fez mais: denunciou a alienao das camadas cultas em relao realidade do pas e criticou as desigualdades sociais -assuntos que, mesmo um sculo mais tarde, permanecem atuais no Brasil.

Caractersticas da Arte Moderna


Objetivando romper com os padres antigos, os artistas modernos buscam constantemente novas formas de expresso e, para isto, utilizam recursos como cores vivas, figuras deformadas, cubos e cenas sem lgica. O marco inicial do movimento modernista brasileiro foi a realizao da Semana de Arte Moderna de 1922, onde diversos artistas plsticos e escritores apresentaram ao pblico uma nova forma de expresso. Este evento ocorreu no Teatro Municipal de So Paulo. No foi fcil para estes artistas serem aceitos pela crtica que j estava acostumada com padres estticos bem definidos, mas, aos poucos, suas exposies foram aumentando e o pblico passou a aceitar e entender as obras modernistas. A Arte Moderna est exposta em muitos lugares, em So Paulo ela pode ser vista no Museu de Arte Moderna, nas Bienais e tambm em outras formas de exposies que buscam estimular esta forma de expresso.

Artistas
Destacam-se como artistas modernistas: Di Cavalcanti, Vicente do Rgo, Anita Malfatti, Lasar Segall, Tarsilla do Amaral e Ismael Nery.

Di Cavalcanti Baile Popular

Pr-modernismo
Esse incio de sculo foi marcado por vrias invenes e descobertas que influenciaram toda a humanidade. O Brasil vivia sob o regime da chamada Repblica do Caf com Leite e foi uma poca marcada por revoltas e conflitos sociais: Revolta da Armada, Revolta de Canudos, Cangao, Revolta da Vacina, Revolta da Chibata, Guerra do Contestado. Apesar disso, surgiram tambm vrias manifestaes artsticas tanto na msica, na pintura e na literatura. Vrios escritores brasileiros que surgiram nessa poca adotaram uma postura mais crtica diante dos problemas sociais. Atravs de seus escritos, Euclides da Cunha, Monteiro Lobato, Graa Aranha e Lima Barreto (principais autores desta poca) investigaram e questionaram a realidade brasileira. Autores Pr-Modernos Euclides da Cunha (1866 1909) Foi colaborador do Jornal O Estado de S. Paulo e por conta disso, em 1887 foi para Canudos cobrir a rebelio. Obras: Os Sertes (1902); Contrastes e Confrontos (1907); Peru versus Bolvia (1907); Margem da Histria (1909 obra pstuma). Euclides da Cunha tambm foi professor do Colgio Pedro II. Morreu assassinado em 1909 pelo suposto amante da sua esposa. Lima Barreto Afonso Henriques de Lima Barreto nasceu em 1881 no Rio de Janeiro e faleceu em 1922. Foi jornalista, cronista, contista e escreveu romances. Suas obras possuem o relato realista da sociedade carioca do incio do sculo. Seu estilo simples e comunicativo. Foi valorizado pelos modernistas e hoje considerado um dos maiores nomes da nossa Literatura. Levou uma vida triste e j no final de sua trajetria de vida se entregou boemia e foi internado em um hospcio. Algumas Obras: Triste Fim de Policarpo Quaresma (1915); Recordaes de Escrivo Isaas; Caminha (1909); Numa e a Ninfa (1915); Clara dos Anjos (1948); Histrias e Sonhos (1956 contos) - Bagatelas (1923 crnicas); Monteiro Lobato (1882 1948) O maior nome da Literatura Infantil Brasileira. Obras: Reinaes de Narizinho; Idias de Jeca Tatu; Urups; Cidades Mortas Graa Aranha (Maranho 1868 RJ 1931) Era membro da Academia Brasileira de Letras, porm criticou seu conservadorismo e ficou ao lado da nova gerao de artistas que surgiram com a Semana de Arte Moderna em 1922. Obras: Cana (1902); Malazarte (1911); A esttica da vida (1920); O esprito moderno (1925); A viagem maravilhosa (1929) Alm desses escritores podemos destacar tambm Augusto de Carvalho Rodrigues dos Anjos, ou Augusto dos Anjos como mais conhecido. Sua obra marcada pelo pessimismo, pela angstia e pelo medo. considerado um poeta de transio procura de novos caminhos. Falou sobre morte e decomposio da matria usando um vocabulrio cientifico. Sua obra est reunida no livro Eu (1912).

Bibliografia:
educacao.uol.com.br www.suapesquisa.com.br www.infoescola.com/literatura/pre-modernismo/

Vous aimerez peut-être aussi