Vous êtes sur la page 1sur 35

INSTITUTO DE CINCIAS HUMANAS CURSO DE LETRAS

PORTFLIO DE ESTGIO
TATIANE DE SOUSA SOARES

BELO HORIZONTE MINAS GERAIS - BRASIL 2009

TATIANE DE SOUSA SOARES

PORTFLIO DE ESTGIO

Trabalho apresentado disciplina Ncleo de Interseo Pedaggica III, do Curso de Letras da Pontifcia Universidade Catlica de Minas Gerais, como parte das exigncias da disciplina.

Orientador:

Prof. Maria ngela P. T. Lopes

BELO HORIZONTE MINAS GERAIS - BRASIL 2009

educao

sozinha

no

transforma a sociedade, sem ela tambm pouco a sociedade muda.


Paulo Freire

SUMRIO

Declarao de estgio Termo de Compromisso Folha de Identificao do Estagirio/Folha de Ponto 1 Relatrio de Estgio Capacidades a serem desenvolvidas Relato de experincia Anexos

1 RELATRIO DE ESTGIO

NOME DA INSTITUIO

Escola Municipal Pedro Aleixo Avenida Menelick de carvalho n. 255 CNPJ: 00.702.457/0001-48

NMEROS DE ALUNOS E PROFESSORES 1.620 Alunos (dois turnos) 81 professores (dois turnos) A escola trabalha com Ciclos, cada ciclo tem 3 anos.

Turno da manh 12 Turmas de 4 e 5 ano 9 Turmas de 6 ano 6 Turmas de 9 ano

Turno da Tarde 5 Turmas de 1 ano 7 Turmas de 2 ano 6 Turmas de 3 ano 4 Turmas de 7 ano 5 Turmas de 8 ano A Escola possui alunos de incluso (socializao), e todos tem direito a uma estagiria. 1 aluno cadeirante 1 aluno com baixa viso 1 aluno com pouca audio 1 aluno com problemas mentais A escola participa do Projeto Escola Integrada, no momento atende alunos de 1 ao 5 ano.

MERENDA

A Escola no possui cantina particular, A merenda da escola fornecida pela prefeitura, possui cardpio balanceado feito por um nutricionista e uma vez por semana a Escola recebe a visita de um Supervisor de merenda da PBH. A Escola possui uma horta, que utilizada na complementao da merenda escolar.

FUNCIONRIOS A Escola tem 17 funcionrios que se dividem assim: 4 responsveis pela merenda 3 porteiros 10 responsveis pela limpeza da Escola Na secretaria da Escola trabalham 3 pessoas. No xrox da Escola trabalham 2 pessoas.

ASPECTOS FSICOS A Escola dispe de:


1 auditrio 1 Ginsio 3 Quadras Poli - esportivas Vestirios na Quadra 1 Laboratrio de Informtica, com 20 computadores (utilizado somente quando o professor necessita).

ORGANOGRAMA DA ESCOLA

DIREO

SECRETARIA

EQUIPE PEDAGGICA COORDENAO/ PROFESSORES


ORGANIZAO ESCOLAR

A Escola possui um Colegiado formado por pais, alunos, professores, funcionrios e direo. A Escola no possui Grmio Estudantil. A eleio para direo da Escola era feita de 2 em 2 anos, mas a partir do ano que vem (2009) o mandato ser de trs anos. Na eleio votam os pais, os funcionrios e a comunidade. Este ano haver eleio. A Escola realiza de 15 em 15 dias oficinas de esportes, jogos, etc., com duas horas de durao; e feita com a verba da Prefeitura. O dinheiro arrecadado nas festas realizadas pela Escola revertido para a compra de algo necessrio a Escola, a deciso do que ser comprado tomada pelo Colegiado.

LIVRO DIDTICO ADOTADO SARMENTO, Leila Lauar. Portugus: leitura, produo, gramtica. 2. ed. So Paulo: Moderna, 2006. Obra em 4. V. para alunos de 5 a 8 sries. Suplementado pelo manual do professor. Componente curricular: Lngua Portuguesa.

RELATO DE ESTGIO Realizei meu estgio na Escola Municipal Pedro Aleixo, localizada na Avenida Menelick de Carvalho, n. 255, no bairro Flvio Marques Lisboa, na cidade de Belo Horizonte. Comecei o meu estgio no dia 17/08/09 e terminei no dia 29/10/09 realizando a minha entrada na escola s 07h00min e saindo s 11h00min. A pessoa responsvel pelo meu estgio foi a coordenadora Marilene Rezende formada em Pedagogia. A escola passava por uma reforma dos banheiros dos professores, construam uma nova sala para a coordenao, por isso a coordenadora estava itinerante pela escola. Devido a essa reforma a escola estava uma baguna. Durante o meu estgio em alguns momentos fiquei na coordenao para melhor conhecimento do funcionamento da escola e uma melhor observao dos alunos. Esses momentos em que fiquei com a coordenadora, pude perceber que os alunos, principalmente os do 6 ano, matam muita aula e o pior dentro da escola; alguns chegam at a subir nas rvores da escola para se esconderem da coordenadora e os seus pais no serem chamados.

A coordenadora enfrentava vrios problemas na escola, o mais grave deles era o excesso de falta dos professores, em que na maioria das vezes nunca avisavam a ela. Por isso todo dia havia um nmero muito grande de salas sem professores e no tinha ningum para substituir esses professores nem atividades a serem realizadas pelos alunos. A coordenadora tentou me passar alguns dos problemas existentes na escola:

Alunos que nunca entram em sala; Alunos que pulam o muro da escola para matar aula; Brigas entre alunos; Alunos que no fazem nada em sala e ainda atrapalham a aula; Alunos que entram armados na escola; Falta de comunicao entre ela e a direo da escola; Alunos que vo escola por presena, pois ganham a bolsa escola; Entre outros problemas.

Na minha permanncia na escola pude perceber certo desanimo dos professores, esse desanimo no tenho certeza pode ter sido causado pelo sistema que no fornece material, no fornece dinheiro para uma excurso, no paga muito bem ou se pode ser devido ao desrespeito dos alunos para com os professores. O desanimo dos professores estava to grande que muitos chegaram a dizer para eu desistir dessa vida de professor enquanto eu ainda tinha tempo para fazer isso, que no era para eu acabar com a minha sade por causa de alunos que no estavam interessados em aprender. Discordo um pouco da opinio deles quando dizem que os alunos no esto interessados em aprender, durante o tempo em que fiquei na escola percebi que existem alunos com sede de conhecimento pena que estes sejam uma minoria na escola. O meu estagio em sala de aula foi realizado com turmas da 8 srie, na escola tem seis turmas de 9 ano. Trs ficavam com o professor Jlio e trs com a professora Aparecida, com quem fiz meu estgio. A professora dava aula em trs turmas do 9 ano: 33 A, 33B e 33C. O meu primeiro dia em sala de aula a professora estava lendo com os alunos um texto do livro didtico (texto localizado na pg.93 e 94), Portugus: leitura, produo, gramtica, de Leila Lauar Sarmento, aps a leitura do texto a professora Aparecida pediu para que os alunos fizessem os exerccios do livro relacionados ao texto (exerccios localizados na pg. 95) como no deu tempo de ser terminado em sala os exerccios ficaram como para-casa.

Na correo dos exerccios do texto me surpreendi com o fato de quase nenhum aluno ter feito o exerccio, mas a professora prosseguiu com a correo. Os alunos realizaram tambm uma atividade que a prpria professora elaborou, essa atividade foi realizada em dupla e nela continha exerccios de ortografia, acentuao e oraes coordenadas. A professora deixou que eu corrigisse os exerccios, fiquei assustada com alguns dos exerccios, alguns alunos no sabiam acentuar as palavras e no sabem a grafia correta das palavras, e com relao s oraes coordenadas a maioria dos alunos no conseguiu fazer; no sei se por dificuldade com a matria ou se por falta de ateno as aulas. A professora Aparecida realizou a leitura de alguns causos e pediu aos alunos para que fizessem uma pesquisa sobre causos e apresentassem na prxima aula. O trabalho que os alunos apresentaram ficou muito bom, alguns grupos chegaram at a encenar o causo. Os alunos apresentavam muita dificuldade com a classificao dos sujeitos, ento a professora passou no quadro um exerccio de fixao: Classifique os sujeitos das oraes abaixo: a) A informao no estava correta. b) Assaltaram a residncia do industrial. c) Gasta-se muito nesta cidade. d) Poucas pessoas concordam com a avaliao. e) O jovem ator engraado. f) O lder chamou para uma conversa. g) Todos aqui consideram suas informaes mentirosas. h) pensamos em sair hoje. i) O leo e o tigre so felinos. j) Ventou durante todo o dia. l) Competncia e honestidade so condies exigidas aqui. m) Somos felizes. n) Choveu palavres no recreio.

Aps esse exerccio os alunos continuaram sem entender como se classifica o sujeito numa orao. Tinham tambm uma dificuldade muito grande em classificar os predicados e a professora no sabia mais o que fazer para tentar ajudar os alunos. Durante a minha permanncia na escola os alunos estavam escolhendo para que escola eles iriam no ano que vem j que este o ltimo ano deles no Pedro Aleixo, como tudo que envolve adolescentes virou uma baguna e a professora perdeu a pacincia com eles e disse que no adiantava eles escolherem as melhores escolas se continuassem daquele jeito, sem querer estudar, sem respeitar o professor e o principal sem fazer as atividades propostas que para a escola que eles vo ano que vem s se passa de ano se estudar coisa que na atual escola deles no era necessrio, pois uma escola plural,o professor obrigado a passar o aluno. A professora Aparecida no utilizava muito o livro didtico, pelo menos durante o meu estgio, ela mesma preparava algumas atividades para os alunos ou ento retirava atividades de outros livros. Durante a minha permanncia na escola a professora trabalhou muito com os alunos interpretao de texto, foi nesse momento em que decide no meu projeto de pesquisa do estgio trabalhar com construo de sentido nos textos, devido a dificuldade que os alunos apresentaram na realizao dessa atividade. A realizao do estgio me propiciou algumas coisas que at ento eu nunca tinha tido contato, como por exemplo, analisar o trabalho pedaggico e psicolgico realizado pelo professor para desenvolver com os alunos as matrias propostas e algumas atividades extra classe, e atravs dessas observaes recolhi dados para quando eu for professora, possa utilizar no meu trabalho.

Capacidades a serem desenvolvidas

Relato de experincia

Durante o meu estgio em alguns momentos pude perceber que a relao da professora com a Coordenao e a Direo um pouco conturbada, devido a discordncia entre algumas atitudes relativas escola e aos alunos. A professora em algumas salas enfrentava problemas como conversas, falta de ateno, desinteresse, piadinhas, etc.. A professora sempre procurou levar para os alunos coisas alm do que estava no livro didtico como cruzadinhas, provas de vestibulares e do ENEM, para os alunos irem se habituando a essas questes. Na minha permanncia na escola pude perceber certo desnimo dos professores, esse desnimo, no tenho certeza pode ter sido causado pelo sistema que no fornece material, no fornece dinheiro para uma excurso, no paga muito bem ou se pode ser devido ao desrespeito dos alunos para com os professores. O desnimo dos professores estava to grande que muitos chegaram a dizer para eu desistir dessa vida de professor enquanto eu ainda tinha tempo para fazer isso, que no era para eu acabar com a minha sade por causa de alunos que no estavam interessados em aprender. Discordo um pouco da opinio deles quando dizem que os alunos no esto interessados em aprender, durante o tempo em que fiquei na escola percebi que existem alunos com sede de conhecimento pena que estes sejam uma minoria na escola. A professora dava aula em trs turmas do 9 ano do Ensino Fundamental: 9 A, 9 B e 9 C. Pude perceber que as aulas mais difceis de serem dadas eram na turma do 9 C devido ao fato de serem alunos que j haviam repito o 9 ano mais de uma vez. As atividades dadas para os alunos variavam entre o livro didtico e os exerccios trazidos pela professora. No livro didtico pude perceber que bem separada gramtica, produo de texto e literatura, o livro dividido em trs partes que estudam respectivamente estes assuntos. Devido ao fato da professora no achar essa a forma mais ideal de ensino de Lngua Portuguesa, ela pegava a teoria do livro mais a prtica ela fazia uma juno das matrias. A professora trouxe para os alunos algumas cruzadinhas, que tinham alguma coisa da disciplina, achei interessante, pois os alunos e a professora se descontraram foi uma aula em que os alunos aliviaram toda a tenso que os cercavam. Os alunos realizaram duas atividades trazidas pela professora a pedido deles; algumas questes de provas do ENEM, j que alguns estavam preocupados com a prova do CEFET.

A realizao do estgio me propiciou algumas coisas que at ento eu nunca tinha tido contato, como por exemplo, analisar o trabalho pedaggico e psicolgico realizado pelo professor para desenvolver com os alunos as matrias propostas e algumas atividades extra classe, e atravs dessas observaes recolhi dados para quando eu for professora, possa utilizar no meu trabalho.

ANEXOS

Vous aimerez peut-être aussi