Vous êtes sur la page 1sur 4

Herdeiros do candombl

Crianas tm a misso de levar adiante a religio dos ancestrais em uma sociedade intolerante
Marcionila Teixeira marcionilateixeira.pe@dabr.com.br Publicao: 31/10/2012 03:00

As longas saias das crianas rodopiam no salo. So rosas, azuis, amarelas. Ao fundo, um som ritmado de meninos e meninas ao ngoma, um tipo de tambor, orienta a dana e o canto entoado aos orixs da casa. Em um terreiro cujas paredes so tomadas por quadros de santos catlicos e imagens de candombl, eles celebram a religio que abraaram para as prprias vidas. Tm entre cinco e 14 anos, mas parecem conhecer a fundo a f que herdaram dos ancestrais africanos. Sentem orgulho do que so, pois assumiram desde cedo responsabilidades dentro de seus terreiros. As crianas do candombl e da jurema so o retrato de uma resistncia praticamente invisvel. Muitas vezes mantida sob segredo dos ouvidos menos tolerantes a religies que no s suas. a criana que herdar nossa beleza, diz um velho provrbio em yorub que originalmente escrito Omo ni y jogn ewa ld wa. A mensagem, no entanto, atravessou os anos incompreendida. Entre os anos 1920 e 1970, por exemplo, as crianas eram proibidas de entrar nos terreiros. Cresci me escondendo embaixo da cama quando a polcia chegava no terreiro da minha me, onde eu morava. Se pegassem a gente, tinha multa e ela podia at perder a nossa guarda, conta Adeldo Paraso, o pai Ivo de Oxum, que foi iniciado na religio aos 10 anos, no terreiro de Xamb, em So Benedito, Olinda, onde est at hoje. Os resqucios daquela poca ainda insistem em permear a vida dos que habitam os terreiros. Um tempo em que seus seguidores eram submetidos a exames de sanidade mental e tinham que apresentar atestados de antecedentes criminais para manter os sales e seus toques. At hoje, muitos dos seguidores da prpria religio no querem iniciar seus filhos ainda crianas por preconceito. Eles acham que cedo para envolver os

filhos em algo to srio. O problema que isso no condiz com a religio. Tirando a criana, tiramos a raiz do terreiro, raciocina Alexandre LOmi LOd, do Centro Cultural Malunguinho.
Intolerncia

Um misto de alegria e devoo invade os meninos e meninas do candombl. Eles cantam e danam assim como pai Ivo (sentado) tambm fez quando pequeno

Uma pesquisa de estudantes de psicologia da Fafire chamada A preparao e iniciao de crianas na comunidade Xamb, em Olinda revela que as crianas de terreiro so vtimas de intolerncia religiosa na comunidade e na escola. Elas demonstram maturidade para reagir s agresses e costumam no revidar com violncia, explica o estudante Ismael Holanda. Segundo ele, outra observao que chama a ateno que em Pernambuco a iniciao acontece muito tarde, quando comparado com outros estados, como a Bahia, onde bebs passam pelo ritual. Na opinio da professora Stela Caputo, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), muitos pais no querem iniciar os filhos cedo porque a religio exige muitas responsabilidades. As tarefas so cotidianas, explica a professora, que acompanhou por 20 anos o crescimento e os depoimentos de meninos e meninas de terreiro.

A hora da iniciao
Publicao: 31/10/2012 03:00

Desde muito cedo, as crianas assumem responsabilidades com a religio

No candombl, o orix quem diz a hora da criana ser iniciada, ou seja, apresentada religio. O primeiro passo botar os bzios para descobrir qual o orix da criana, receber sua mensagem e presente-lo com uma oferenda. O orix como um anjo da guarda, explica pai Ivo. No terreiro tambm feito o batizado ou a lavagem de cabea, como chamado o ritual. Diante de um passado que ainda no foi apagado, muitos adeptos do candombl batizam seus filhos primeiro na Igreja Catlica para depois procurarem o terreiro. Laura Luiza Oliveira, 7 anos, escapou dessa prtica quando tinha um ano. O que Laura mais gosta na religio? Pinto assado, como chamado o frango assado na brasa servido com farofa. Outro ritual feito com crianas o ikenojad, realizado apenas em recm-nascidos. A criana fica em um quarto do terreiro por 15 dias, acompanhada de adultos que cuidam de suas roupas e comidas. O que se passa l dentro semelhante ao que acontece na iniciao do adulto, mas durante geraes permanece em segredo. Em Pernambuco, somente os terreiros mais antigos seguem esse rito.
Respeito

Na opinio de LOmi LOd, a iniciao completa - mesmo para quem participou do ikenojad - somente se d com o iyaw, que pode acontecer por volta dos sete anos. Na verdade, esse chamado pode vir em qualquer idade, explica. Da mesma forma que acontece com o recm-nascido, a criana ou o adulto segue para o quarto. Diz a tradio do candombl, que a famlia deve obedecer o orix, sob possibilidade do menino ou da menina adoecer.

Entrevista >> Stela Guedes Caputo, professora


"Elas sentem orgulho"
Publicao: 31/10/2012 03:00 O que mais lhe chamou a ateno na pesquisa?

Em todos esses espaos, o que percebo que crianas e jovens sabem um vocabulrio riqussimo em yorub, conhecem as folhas e seus usos. Conhecem ritos, danas, mitos, cantigas, artefatos. Nos terreiros elas sentem orgulho porque so respeitadas. O terreiro inverte a lgica adultocntrica que hegemoniza a sociedade e particularmente as escolas. O que vale no candombl a idade inicitica. Por isso h crianas que iniciadas desde cedo tm mais respeito que adultos, com pouco tempo de iniciao.
E como acontece o relacionamento dessas crianas com as escolas?

Esses meninos e meninas so muito importantes no candombl. Possuem cargos gigantescos, conhecimentos imensos. Um menino Ogan, por exemplo, responsvel por tocar os atabaques e convocar os Orixs. Com seus toques especficos que aprende, ele faz a ligao entre o Orun (onde esto os ancestrais e Orixs) com o Aiye (a terra). Sabe o que saber isso? muito importante. Ento essa mesma criana ou jovem que sente orgulho de si e de sua comunidade discriminada na escola, se envergonha, diz que catlica, inventa que est com cncer nos momentos de recolhimento em que precisa ser iniciado e por isso raspa a cabea. Isso fere, machuca. Mas tambm perde a escola que poderia se enriquecer com conhecimentos.
Quais suas sugestes para resolver esse problema?

A disciplina de ensino religioso refora e legitima as condies necessrias para que a discriminao e o racismo aconteam. Mas outros professores tambm podem discriminar porque muitos confundem o espao pblico escolar com o espao privado e ntimo de sua f. A questo deve estar nos cursos de formao de professores para que possamos discutir uma educao multicultural crtica que questione essa sociedade e que de fato repasse uma educao laica e plural no currculo, em todos os espaos escolares, no escolares.

Vous aimerez peut-être aussi