Vous êtes sur la page 1sur 3

DISCERNINDO NO ESPRITO

MCR 24.03.10 13.02.12 16.10.12

A nossa mente humana possui a incrvel capacidade de receber informaes, tanto do mundo natural como do mundo espiritual. Informaes de fora: atravs dos nossos 5 sentidos. Nossa mente e nossas emoes recebem esta informao natural. (Discernimento natural) 1. Cite 2 exemplos de discernimento natural.

Informaes de dentro: O Esprito Santo transfere o Seu conhecimento ao esprito humano, este por sua vez transmite mente, isto se chama revelao. (discernimento espiritual) Mc 2:5-9 ...E Jesus vendo-lhes a f, disse ao paraltico: filho, perdoados esto os teus pecados. E estavam ali sentados alguns dos escribas , que arrazoavam em seu corao dizendo: Por que diz este assim blasfmia? quem pode perdoar pecados seno Deus? E Jesus conhecendo logo em seu esprito que assim arrazoavam entre si, lhes disse: por que arrazoais sobre estas coisas em vosso orao? Qual mais fcil? Dizer ao paraltico: Esto perdoados os teus pecados, ou dizer-lhe: Levanta , toma teu leito e anda? 2. Cite duas experincias em que voc discerniu espiritualmente.

A partir da infncia, ou mesmo do nascimento, somos treinados para receber e basear nosso conhecimento apenas naquilo que recebemos dos cinco sentidos e para armazenar isso em nossa mente. Depois que nascemos de novo, nosso Pai Celestial pode falar conosco por meio do nosso esprito, e este quadro de interpretao deveria mudar. Entretanto, nossas mentes esto programadas para rejeitar a informao espiritual e basear nossas opinies e atitudes apenas no raciocnio lgico que recebemos do conhecimento natural dos cinco sentidos. Este treinamento e programao foram muito fortes e precisamos fazer uso de nossa liberdade de escolha para mudar a situao. O esprito e a carne lutam entre si pelo controle da alma (onde est a mente os sentimentos e a vontade). Nosso esprito pode reinar em certas reas da nossa vida, enquanto a nossa carne reina em outras. Paulo nos diz que podemos escolher por meio de nossa vontade, que parte da nossa alma, seguir as inclinaes da nossa carne ou a direo do nosso esprito. No geral, continuamos compreendendo a nossa identidade pessoal baseada nas imagens enraizadas profundamente em nossas almas, adquiridas mais uma vez, pelo conhecimento dos cinco sentidos e pelo raciocnio humano. Em outras palavras, eu sou o que a minha mente e as minhas emoes dizem que eu sou. Este o resumo deste discernimento natural. Como resultado temos aqui o

cristo que pode at ter nascido de novo, mas que carnal, e que continua fazendo uso do discernimento apenas natural para discernir coisas que so espirituais. I Co 2:14 Ora o homem natural no aceita as coisas do Esprito de Deus por que lhe so loucura; e no pode entend-las, porque elas se discernem espiritualmente.

MCR 24.03.10 13.02.12 16.10.12

3. Mesmo tendo nascido de novo, se no decidirmos, escolhermos, discernir espiritualmente, entenderemos as coisas espirituais? 4. Sendo assim, em que teremos vantagem sobre o homem natural?

O raciocnio e as emoes humanas no nos levam verdade de quem somos, de quem Deus , de quem so os outros ou de como nos relacionamos com eles. I Co 1:21 Visto como na sabedoria de Deus o mundo no o conheceu por sua prpria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que crem pela loucura da pregao. A nossa prpria sabedoria humana no nos leva a conhecer a Deus. Podemos saber muitas coisas sobre Deus atravs da sabedoria humana, mas poderemos conhecer a Deus apenas atravs de nosso esprito nascido de novo, quer dizer, tendo uma compreenso espiritual. O conhecimento natural serve para discernir as coisas naturais. Mas, para entender as coisas espirituais temos que entend-las (discern-las) espiritualmente. Mas, por que o conhecimento dos cinco sentidos to destrutivo nas reas de identidade pessoal e de relacionamentos? Porque basicamente atravs dos nossos cinco sentidos que a nossa carne nos engana, aprisionando-nos no mundo da alma. Nossas mentes esto programadas para tirar concluses baseadas no conhecimento dos cinco sentidos. Resumindo em uma s palavra - discernimento carnal. Rm 8:6-8 ...porque o pendor da carne d para a morte, mas a do esprito para a vida e paz. Por isso, o pendor da carne inimizade contra Deus, pois no est sujeito a lei de Deus, nem mesmo pode estar. Portanto os que esto na carne no podem agradar a Deus. Precisamos receber a Palavra de Deus no esprito e permitir que nossa mente seja renovada por ela. Somente assim ela poder transformar a nossa vida e a vida de outros. 5. Que tipo de discernimento Nicodemos teve aqui? Jo 3:4

6. Como voc classificaria a concluso a que ele chegou? Como ele deve ter se sentido?

MCR 24.03.10 13.02.12 16.10.12

7. Que tipo de discernimento Pedro teve aqui? Mt 16:16

8. O que isso deve ter produzido na vida dele?

Quando os discpulos compreendiam no esprito eles recebiam revelaes maravilhosas de Deus, mas quando raciocinavam na carne, tiravam concluses ridculas e perdiam a f em Deus. A f movida pela compreenso espiritual, ela vem por discernir as coisas espiritualmente.

Rm 10:17 ... de sorte que a f vem pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus. 9. O que voc discerniu atravs deste versculo?

10. Hoje, qual a imagem que voc est tendo de si mesmo? Como voc est se vendo?

11. E qual a imagem que voc est fazendo dos outros que te rodeiam?

12. Esta viso vem de um discernimento natural ou espiritual?

13. Tem alguma situao que voc est passando e que reconhece que est tendo um discernimento carnal? O que voc vai fazer pra mudar isso?

Vous aimerez peut-être aussi