Vous êtes sur la page 1sur 13

ESTATUTO DA PM QUESTES AULAS 01 e 02

PROFESSOR LUCIANO TORRES

01 Julgue os itens abaixo de acordo com a LEI N 7.990/2001 (Estatuto da PM do Estado da Bahia), e depois
escolha a sequncia correta:

I - A Hierarquia e a Disciplina so a base institucional da PM. II - Hierarquia a rigorosa observncia das leis , regulamentos, normas e disposies, includo este estatuto, devendo ser cumprida por todos, em todas as circunstncias da vida. III - Disciplina a organizao em carreira da autoridade em nveis diferentes, dentro da estrutura da Polcia Militar, consubstanciada no esprito de acatamento sequncia de autoridade. IV - A situao jurdica dos policiais militares definida apenas pelos dispositivos constitucionais que lhes so aplicveis.

a) H apenas um item verdadeiro b) H apenas dois itens verdadeiros c) H apenas trs itens verdadeiros d) Todos os quatro itens esto corretos e) Todos os quatro itens esto errados

ESTATUTO DA PM QUESTES AULAS 01 e 02


PROFESSOR LUCIANO TORRES

02 So condies e requisitos para o ingresso na polcia militar, exceto:


a) estar em dia com o Servio Militar Obrigatrio b) ter o mnimo de dezoito e o mximo de trinta anos de idade c) ser eleitor e achar-se em gozo dos seus direitos polticos d) possuir a escolaridade ou formao profissional exigida ao acompanhamento do curso de formao a que se candidata, na forma prevista em edital e) possuir estatura mnima de 1,65 m para candidatos do sexo masculino e 1,55 m para as candidatas do sexo feminino

03 Julgue os itens abaixo, e escolha a seqncia correta:


I - Todo cidado, antes ingressar na Polcia Militar, prestar compromisso de honra, no qual afirmar a sua aceitao consciente das obrigaes e dos deveres policiais militares e manifestar a sua firme disposio de bem cumpri-los. II - O compromisso do policial militar ter carter solene e ser prestado pelo policial militar na presena da tropa. III - Graduao o grau hierrquico do Oficial, conferido por ato do Governador do Estado e registrado em Carta Patente.

ESTATUTO DA PM QUESTES AULAS 01 e 02


PROFESSOR LUCIANO TORRES

IV - Graduao o grau hierrquico do Praa conferido pelo Comandante Geral da Polcia Militar. V Pode-se afirmar que o Aluno a Oficial PM pertence a um dos postos de oficiais. a) F, V, V, V, V b) F, V, F, V, F c) F, V, V, V, F d) F, V, V, F, F e) F, V, F, F, F

04 Com respeita precedncia responda o item incorreto:


a) A precedncia entre policiais militares da ativa, do mesmo grau hierrquico, assegurada pela antiguidade no posto ou graduao e pelo Quadro. b) A antigidade em cada posto ou graduao contada a partir da data da assinatura do ato da respectiva promoo ou nomeao, salvo quando for fixada outra data. c) Em igualdade de posto ou graduao, os policiais militares da ativa no tm precedncia sobre os da inatividade. d) Nos casos de nomeao coletiva por concluso de curso e promoo ao primeiro posto ou graduao, prevalecer, para efeito de antiguidade, a ordem de classificao obtida no curso. e) Aspirante Oficial hierarquicamente superior aos praas.

ESTATUTO DA PM QUESTES AULAS 01 e 02


PROFESSOR LUCIANO TORRES

05 So formas de provimento do cargo de policial militar:


a) a nomeao, a demisso, a aposentadoria. b) a nomeao, a deteno, a reserva remunerada. c) a nomeao, a reserva no remunerada, a reserva remunerada.

d) a nomeao, a reverso, a reintegrao. e) a nomeao, a reserva remunerada, a reintegrao.

06 No so situaes institucionais do policial militar da ativa:


a) os reformados; b) os convocados; c) os praas especiais. d) os agregados; e) os excedentes;

ESTATUTO DA PM QUESTES AULAS 01 e 02


PROFESSOR LUCIANO TORRES

07 Julgue os itens abaixo de acordo com a LEI N 7.990/2001 (Estatuto da PM do Estado da Bahia), e depois
escolha a sequncia correta: I - O policial militar de carreira aquele que se encontra no desempenho do servio policial militar a partir da concluso com aproveitamento, do respectivo curso de formao. II - A agregao a situao na qual o policial militar da ativa deixa de ocupar vaga na escala hierrquica de seu Quadro, nela permanecendo com nmero. III - A agregao se faz por ato do Comandante Geral ou da autoridade por ele delegada, quanto aos praas. IV - considerado ausente o policial militar que, por mais de quarenta e oito horas deixar de comparecer sua organizao policial militar sem comunicar motivo de impedimento. consecutivas V considerado desaparecido o policial militar na ativa, assim declarado por ato do Comandante Geral, quando no desempenho de qualquer servio, em viagem, em operao policial militar ou em caso de calamidade pblica, tiver paradeiro ignorado por mais de oito dias.

a) F, V, V, V, V b) V, F, F, F, V c) V,F, V, F, V d) F, V, V, F, F e) F, V, F, F, F

ESTATUTO DA PM QUESTES AULAS 01 e 02


PROFESSOR LUCIANO TORRES

08 No so critrios utilizados para aferio da estabilidade: a) assiduidade. b) disciplina. c) observncia das normas hierrquicas e tica militar. d) eficcia. e) responsabilidade. 09 So valores institucionais da organizao: a) a eficincia e a eficcia; b) o esprito profissional; c) a aparncia pessoal; d) a auto-estima; e) a solidariedade;

ESTATUTO DA PM QUESTES AULAS 01 e 02


PROFESSOR LUCIANO TORRES

Julgue com C para certo e E para errado os itens abaixo: 10 Comando a soma de autoridade, deveres e responsabilidades de que o policial militar investido legalmente, quando conduz seres humanos ou dirige uma organizao policial militar. 11 - A subordinao o respeito ao princpio da hierarquia, em face do qual as ordens dos superiores, independentemente de manifestamente ilegais, devem ser plena e prontamente acatadas. 12 - As funes de comando, de chefia, de coordenao e de direo de organizao policial militar em caso excepcional e temporariamente podero ser conferidas aos soldados. 13 - O policial militar em funo de comando responde integralmente pelas decises que tomar, pelas ordens que emitir, pelos atos que praticar, bem como pelas conseqncias. 14 - Caber ao superior hierrquico do executante que exorbitar no cumprimento de ordem recebida, a responsabilidade pessoal e integral pelos excessos e abusos que cometer.

ESTATUTO DA PM QUESTES AULAS 01 e 02


PROFESSOR LUCIANO TORRES

15 Julgue os itens abaixo de acordo com relao a violao das obrigaes e dos deveres
policiais militares: I - O policial militar responde civil, penal e administrativamente pelo exerccio irregular de suas atribuies. II - A responsabilidade civil decorre apenas de ato comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuzo do errio ou de terceiros. III - A responsabilidade administrativa resulta de ato omissivo ou comissivo, praticado no desempenho de cargo ou funo capaz de configurar, luz da legislao prpria, transgresso disciplinar. IV - As responsabilidades civil, penal e administrativa podero cumular-se, sendo independentes entre si. V - tratando-se de dano causado a terceiros, responder o policial militar perante a Fazenda Pblica, em ao regressiva, de iniciativa da Procuradoria Geral do Estado.
a) V, F, V, V, V b) V, F, V, V, F c) V,F, V, F, V d) F, V, V, F, F e) F, V, F, F, F

ESTATUTO DA PM QUESTES AULAS 01 e 02


PROFESSOR LUCIANO TORRES

16 So transgresses do policial militar, EXCETO: a) retardar a execuo de qualquer ordem, sem justificativa b) no cumprir ordem legal recebida; c) simular doena para esquivar-se ao cumprimento de qualquer dever, servio ou instruo; d) portar arma sem registro; e) deixar de informar ao superior hierrquico, ao sair de frias, o local onde possa ser encontrado. 17 Com relao s PENALIDADES esto corretos os itens abaixo, EXCETO:
a) Os policiais militares esto sujeitos s sanes de advertncia, deteno e demisso. b) A advertncia ser aplicada, por escrito, nos casos de violao de proibio e de inobservncia de dever funcional previstos em Lei, regulamento ou norma interna, que no justifiquem imposio de penalidade mais grave. c) A deteno ser aplicada em caso de reincidncia em faltas punidas com advertncia e de violao das demais proibies que no tipifiquem infrao sujeita a demisso, no podendo exceder de trinta dias, devendo ser cumprida em rea livre do quartel. d) A penalidade de advertncia e a de deteno tero seus registros cancelados, aps o decurso de dois anos. e) O trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins ensejar pena de demisso.

ESTATUTO DA PM QUESTES AULAS 01 e 02


PROFESSOR LUCIANO TORRES

18 Com respeito apurao disciplinar escolha o item correto: a) A autoridade que tiver cincia de irregularidade no servio obrigada a promover a sua imediata apurao mediante sindicncia ou processo disciplinar. b) Quando o fato narrado configurar evidente infrao disciplinar ou ilcito penal, a denncia ser arquivada por falta de objeto. c) A sindicncia dever ser conduzida por dois ou mais policiais militares, que podero ser dispensados de suas atribuies normais, at a apresentao do relatrio final. d) O prazo para concluso da sindicncia no exceder trinta dias, podendo ser prorrogado por metade deste perodo, a critrio da autoridade competente. e) O processo disciplinar sumario destina-se a apurao de falta que, em tese, seja aplicada a pena de demisso. 19 O processo administrativo disciplinar desenvolve-se com as seguintes fases,EXCETO:
a) instaurao, com a publicao da portaria do ato que constituir Comisso Processante responsvel pelo feito; b) lavratura do termo de acusao; c) citao, defesa inicial, instruo, defesa final e relatrio; d) Alegaes Finais e) julgamento.

ESTATUTO DA PM QUESTES AULAS 01 e 02


PROFESSOR LUCIANO TORRES

Julgue com C para certo e E para errado os itens abaixo: 20 A comisso para apurao de Processo Administrativo Disciplinar ser composta por trs policiais militares de hierarquia igual ou superior do acusado. 21 - O prazo para a concluso do processo disciplinar ser de sessenta dias, prorrogvel por igual perodo pela autoridade competente. 22 - A Comisso dever iniciar seus trabalhos, no prazo de cinco dias, contados da data de sua instaurao, s podendo ultrapassar o perodo previsto nesta Lei para sua concluso na hiptese de pedido motivado pelo seu Presidente e despacho fundamentado da autoridade competente, desde que comprovada a existncia de circunstncia excepcional. 23 - Poder participar de comisso cnjuge, companheiro ou parente do indiciando, consangneo ou afim, em linha reta ou colateral, at o terceiro grau. 24 - As reunies e as audincias da Comisso tero carter privado, excetuando-se as sesses de julgamento e os casos em que o interesse da disciplina assim no o recomende. 25 - Em qualquer fase do processo poder ser juntado documento aos autos, antes do relatrio.

ESTATUTO DA PM QUESTES AULAS 01 e 02


PROFESSOR LUCIANO TORRES

Julgue com C para certo e E para errado os itens abaixo: 26 No prazo de vinte dias, contados do recebimento do processo, a autoridade que o instaurou, investida no papel de julgadora, proferir a sua deciso. 27 - O julgamento acatar, sempre, o relatrio da Comisso. 28 - Da reviso do processo no poder resultar agravamento de penalidade. 29 So considerados dependentes do policial militar para efeito de previdncia social, exceto: a) cnjuge ou o(a) companheiro(a); b) os filhos solteiros, desde que civilmente menores; c) os filhos solteiros invlidos de qualquer idade; d) o menor sob tutela. e) os pais invlidos de qualquer idade. 30 So indenizaes devidas ao policial militar no servio ativo, exceto: a) b) c) d) e) transporte de bagagem; auxlio acidente; auxlio creche; auxlio invalidez; auxlio fardamento.

ESTATUTO DA PM QUESTES AULAS 01 e 02


PROFESSOR LUCIANO TORRES

GABARITOS 1-A 2-E 3-B 4-C 5-D 6-A 7-C 8-D 9-E 10-C 11-E 12-E 13-C 14-E 15-A 16-E 17-D 18-D 19-D 20-C 21-C 22-C 23-E 24-E 25-C 26-E 27-E 28-C 29-D 30-C

Vous aimerez peut-être aussi