Vous êtes sur la page 1sur 9

Guia prtico do estudante e do profissional de informtica

Este guia foi criado para auxiliar estudantes e profissionais de informtica que ainda possuem dvidas sobre a formao e atuao nesta rea. A partir dele, ser possvel conhecer melhor alguns termos e reas da TI alm de descobrir quais as melhores opes para quem est ingressando neste mercado.

Diferena entre cursos:


De acordo com o Senai, 115 mil vagas de emprego esto abertas na rea de tecnologia por falta de mo de obra especializada. A economia aquecida do pas e eventos como a proximidade da Copa do Mundo e das Olimpadas aumentam ainda mais a demanda por estes profissionais. Pensando nisso, traamos o perfil dos principais cursos de Tecnologia da Informao disponveis no Brasil. Confira abaixo cada um deles e boa sorte em sua escolha. Cincias da Computao O curso mais focado em programao e computao. Nele, o aluno ter muito contato com estrutura de dados, algoritmos, desenvolvimento e anlise de sistemas por exemplo. Normalmente, os formandos deste curso seguem carreiras ligadas ao desenvolvimento de software, segurana da informao e infraestrutura de redes. O curso tem durao mdia de 4 a 5 anos e a concluso costuma exigir a criao de um programa e tambm um trabalho escrito sobre ele. Sistemas da Informao Neste curso, o aprendizado voltado para a soluo de problemas de negcios e necessidades tecnolgicas principalmente do ambiente corporativo. O aluno deste curso ter maior facilidade em lidar com o planejamento e desenvolvimento de sistemas de informao e automao de processos. Durante o curso, ter mais contato com a programao do que com softwares. A durao mdia do curso de 4 anos e meio. Alm das disciplinas tcnicas, o curso dos trs que mais aborda disciplinas como economia e administrao por exemplo. Engenharia da Computao Se comparado com Cincias da Computao e Sistemas da Informao, o curso mais completo dos trs. Especialistas dizem que o engenheiro da computao o nico capaz de criar um computador do zero passando por todas as etapas deste processo sem ter de terceiriz-lo. O aluno deste curso aprender desde os projetos, at o desenvolvimento, chegando at a implementao de processos. O engenheiro da computao ter maior contato com hardwares do que com softwares. O curso tem durao mdia de 5 anos o aluno participa de projetos que incluem o desenvolvimento de equipamentos como chips por exemplo.

Diferena entre Junior, pleno e snior


Quem est procura de emprego ou pelo menos acompanha o mercado de trabalho, j deve ter se deparado com uma classificao muito comum em algumas reas, como a de tecnologia engenharia entre outras. Uma vaga de analista desenvolvedor, por exemplo, pode ser classificada como sendo para jnior, pleno ou snior. Diante disso, saber o que cada um destes termos significa extremamente importante para quem est atento a novas oportunidades de trabalho. Confira abaixo as diferenas bsicas entre estas classificaes: Jnior aquele q tem de 6 meses a 2 anos de experincia. Pleno tem entre 2 e 4 anos de experincia. Snior tem de 4 a 6 anos.

Alguns rgos e empresas ainda classificam o profissional em mais duas categorias. So elas: Master que tem de 6 a 8 anos de experincia. Especialista quando o tempo de experincia supera os 8 anos.

Emprego ou estgio?
Conseguir um emprego ou estgio no Brasil j foi muito, mas muito mais difcil do que hoje. No que seja uma tarefa fcil, mas o cenrio econmico do pas atualmente permite que milhes de brasileiros tenham a oportunidade de encontrar um estgio ou trocar de emprego, por exemplo. Diante da situao atual do pas, com o aumento na oferta dos postos de trabalho algumas dvidas podem surgir. Entre elas, a dvida do que seria melhor: um emprego ou um estgio? Confira abaixo as principais caractersticas das opes e boa sorte. Estgio Exige pouca ou nenhuma experincia. mais voltado para a aprendizagem do que para a produo. Oferece frias remuneradas e vale-transporte. Menor cobrana Menores salrios Emprego Exige na maioria das vezes experincia. totalmente voltado para a produo e o lucro. Oferece frias remuneradas e uma srie de outros fatores que variam de acordo com a empresa. amparado pelas leis da CLT. Maior cobrana. Maiores salrios.

Bacharelado ou tecnlogo?
O nmero de faculdades no Brasil cresce em ritmo acelerado e a busca por alunos tornou-se uma verdadeira busca por consumidores. A rea acadmica agora um mercado, e como em qualquer outro ramo da economia existem empresas boas e ruins. Soma-se a isso um novo formato de curso, conhecido como tecnlogo. E sobre ele que vamos falar neste artigo. Com tantas opes de faculdades e cursos, qual a melhor escolha? Bacharelado Durao mdia 4 anos. Aborda um nmero maior de disciplinas, e algumas delas de forma superficial. Todos os concursos pblicos em nvel superior aceitam o Bacharelado como comprovante de 3 grau. Tecnlogo Durao mdia 2 anos e meio. Aborda um nmero reduzido de disciplinas, porm com grande nfase em cada uma delas. Alguns concursos pblicos exigem que a carga horria do curso de nvel superior seja maior que a disponibilizada em cursos Tecnlogos.

Algumas das linguagens mais populares da programao


Java - Surgiu na dcada de 90, o java se difere das linguagens comuns porque ao invs de ser compliada para um cdigo nativo, ela compliada e executada por uma mquina virtual. PHP Surgiu por volta de 1994 e ideal para instalao e uso em servidores web. uma linguagem simples e bastante usada em sites. Ela se difere de outras porque seu cdigo executado no servidor e envia ao cliente somente o HTML puro. .NET - O .NET ou Dotnet foi desenvolvido pela Microsoft em 2002 e serve de base para aplicaes como c++, c# e Visual Basic. Seu funcionamento se d por uma mquina virtual, semelhante ao que acontece com o JAVA. Ruby O Ruby foi desenvolvido na dcada de 1990 no Japo. Ela surgiu para ser usada como script e o Ruby era melhor que linguagens semelhantes pois suporta programao funcional, orientada e objetos. C++ A linguagem C++ surgiu em meados de 1983 como uma extenso da linguagem C. Nos anos 1990 se tornou uma linguagem de programao muito popular.

Voc no quer, mas


Manuteno - Algumas profisses fogem do padro da medicina, do direito, do jornalismo e isso gera certa confuso para algumas pessoas. Por conta disso, melhor voc se acostumar porque aquele tio, ou sua me, ou seu av ou qualquer outra pessoa certamente pedir para voc que estuda banco de dados e cdigos binrios, trocar a fonte ou o pente de memria de um PC. Isso se no cair no seu colo a reinstalao ou formatao do Windows, j que voc o cara do computador. Gravaes de DVD e CD No precisa explicar muito, ao ingressar em uma faculdade de tecnologia voc automaticamente se torna um gravador de DVDs e CDs profissional para seus parentes da velha guarda. Assistncia e manuteno em celulares e cmeras fotogrficas Assim como acontece nos PCs, voc automaticamente ser transformado em um tcnico especializado em assistncia de aparelhos celulares de qualquer natureza e cmeras fotogrficas, assim como filmadoras. Emails e vrus Voc ser constantemente questionado se algum email vrus. Internet Explorer No, voc no o nico. Nove em cada dez desenvolvedores odeiam o Internet Explorer. Voc vai se perguntar todos os dias o que leva algum a usar o navegador da Microsoft e isso se perpetuar at o fim dos tempos sem que voc encontre a resposta. Impressoras incrvel como as pessoas acham que quem faz sistemas, engenharia de software e computao so a mesma coisa que manuteno de computadores. Porm, inacreditvel como algum acha que, alm disso, voc tcnico em impressoras tambm! E acredite isto mais comum do que parece.

Concluso
Voc no deve escolher sua carreira levando em conta apenas o mercado e a oferta de trabalho. preciso pensar no que voc gosta, na sua aptido, nos seus projetos. Quem escolhe trabalhar com informtica, TI, tecnologia, escolhe o que novo, o que moderno e acima de tudo desafiador. Assim como em qualquer profisso, momentos de tenso, stress e fracassos certamente ocorrero, mas a recompensa vem quando voc sabe que est trabalhando em algo que certamente tornar a vida das pessoas mais fcil e prtica. Trabalhar com tecnologia isso. Boa sorte!

Vous aimerez peut-être aussi