Vous êtes sur la page 1sur 7

Janana Noleto Direito Processual Civil

Curso de Resoluo de Questes


1. (ESCRIVO TJ/AM 2005) So auxiliares do juzo, exceto: A. perito; B. depositrio; C. testemunha; D. escrivo; E. oficial de justia.

PERITO

Art. 145. Quando a prova do fato depender de conhecimento tcnico ou cientfico, o juiz ser assistido por perito, segundo o disposto no art. 421. 1o Os peritos sero escolhidos entre profissionais de nvel universitrio, devidamente inscritos no rgo de classe competente, respeitado o disposto no Captulo VI, seo VII, deste Cdigo. 2o Os peritos comprovaro sua especialidade na matria sobre que devero opinar, mediante certido do rgo profissional em que estiverem inscritos. 3o Nas localidades onde no houver profissionais qualificados que preencham os requisitos dos pargrafos anteriores, a indicao dos peritos ser de livre escolha do juiz. Art. 146. O perito tem o dever de cumprir o ofcio, no prazo que Ihe assina a lei, empregando toda a sua diligncia; pode, todavia, escusar-se do encargo alegando motivo legtimo.

DEPOSITRIO E ADMINISTRADOR

Art. 148. A guarda e conservao de bens penhorados, arrestados, seqestrados ou arrecadados sero confiadas a depositrio ou a administrador, no dispondo a lei de outro modo.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

Art. 149. O depositrio ou administrador perceber, por seu trabalho, remunerao que o juiz fixar, atendendo situao dos bens, ao tempo do servio e s dificuldades de sua execuo. ...

ESCRIVO

Art. 141. Incumbe ao escrivo: I - redigir, em forma legal, os ofcios, mandados, cartas precatrias e mais atos que pertencem ao seu ofcio; II - executar as ordens judiciais, promovendo citaes e intimaes, bem como praticando todos os demais atos, que Ihe forem atribudos pelas normas de organizao judiciria; III - comparecer s audincias, ou, no podendo faz-lo, designar para substitu-lo escrevente juramentado, de preferncia datilgrafo ou taqugrafo; IV - ter, sob sua guarda e responsabilidade, os autos, no permitindo que saiam de cartrio, exceto: a) quando tenham de subir concluso do juiz; b) com vista aos procuradores, ao Ministrio Pblico ou Fazenda Pblica; c) quando devam ser remetidos ao contador ou ao partidor; d) quando, modificando-se a competncia, forem transferidos a outro juzo; V - dar, independentemente de despacho, certido de qualquer ato ou termo do processo, observado o disposto no art. 155.

OFICIAL DE JUSTIA

Art. 143. Incumbe ao oficial de justia:

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

I - fazer pessoalmente as citaes, prises, penhoras, arrestos e mais diligncias prprias do seu ofcio, certificando no mandado o ocorrido, com meno de lugar, dia e hora. A diligncia, sempre que possvel, realizar-se- na presena de duas testemunhas; II - executar as ordens do juiz a que estiver subordinado; III - entregar, em cartrio, o mandado, logo depois de cumprido; IV - estar presente s audincias e coadjuvar o juiz na manuteno da ordem. V - efetuar avaliaes

INTRPRETE

Art. 151. O juiz nomear intrprete toda vez que o repute necessrio para: I - analisar documento de entendimento duvidoso, redigido em lngua estrangeira; II - verter em portugus as declaraes das partes e das testemunhas que no conhecerem o idioma nacional; III - traduzir a linguagem mmica dos surdos-mudos, que no puderem transmitir a sua vontade por escrito. Art. 152. No pode ser intrprete quem: I - no tiver a livre administrao dos seus bens; II - for arrolado como testemunha ou serve como perito no processo; III - estiver inabilitado ao exerccio da profisso por sentena penal condenatria, enquanto durar o seu efeito.

2. (DEFENSOR PBLICO DO CEAR 2006) Incumbe ao oficial de justia, entre outras funes, estar presente s audincias e coadjuvar o juiz na manuteno da ordem.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

JUIZ (terceiro imparcial) - Garantias da Magistratura (art. 95, CF): Vitaliciedade Inamovibilidade Irredutibilidade de subsdios -Vedaes aos juzes (art. 95, pargrafo nico, CF) exercer, ainda que em disponibilidade, outro cargo ou funo, salvo uma de magistrio; receber, a qualquer ttulo ou pretexto, custas ou participao em processo; dedicar-se atividade poltico-partidria. receber, a qualquer ttulo ou pretexto, auxlios ou contribuies de pessoas fsicas, entidades pblicas ou privadas, ressalvadas as excees previstas em lei; exercer a advocacia no juzo ou tribunal do qual se afastou, antes de decorridos trs anos do afastamento do cargo por aposentadoria ou exonerao.

3. (ESCRIVO TJ/AM 2005) O juiz, ao representar o Estado na relao processual, tem poderes, deveres e responsabilidades. Assim sendo, assinale a alternativa incorreta. A. O magistrado dever assegurar s partes igualdade de tratamento, ao dirigir o processo. B. O magistrado reprimir qualquer ato contrrio dignidade da justia. C. O magistrado decidir a lide nos limites em que foi proposta. D. O magistrado responder por perdas e danos quando, no exerccio de suas funes, proceder com dolo. E. O magistrado se eximir de sentenciar, caso alegue lacuna ou obscuridade da lei. Art. 125. O juiz dirigir o processo conforme as disposies deste Cdigo, competindo-lhe: I - assegurar s partes igualdade de tratamento; II - velar pela rpida soluo do litgio; III - prevenir ou reprimir qualquer ato contrrio dignidade da Justia; IV - tentar, a qualquer tempo, conciliar as partes. Art. 126. O juiz no se exime de sentenciar ou despachar alegando lacuna ou obscuridade da lei. No julgamento da lide caber-lhe- aplicar as normas legais; no as havendo, recorrer analogia, aos costumes e aos princpios gerais de direito. Art. 127. O juiz s decidir por eqidade nos casos previstos em lei. Art. 128. O juiz decidir a lide nos limites em que foi proposta, sendo-lhe defeso conhecer de questes, no suscitadas, a cujo respeito a lei exige a iniciativa da parte.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

Art. 133. Responder por perdas e danos o juiz, quando: I - no exerccio de suas funes, proceder com dolo ou fraude; II - recusar, omitir ou retardar, sem justo motivo, providncia que deva ordenar de ofcio, ou a requerimento da parte. Pargrafo nico. Reputar-se-o verificadas as hipteses previstas no no II s depois que a parte, por intermdio do escrivo, requerer ao juiz que determine a providncia e este no Ihe atender o pedido dentro de 10 (dez) dias. 4. (AGU PROCURADOR FEDERAL 2006) No direito brasileiro, a livre convico do juiz pode ser formada a partir de intuies subjetivas prprias acerca da verdade dos fatos alegados pelas partes, j que a finalidade da prova formar o convencimento judicial, e o juiz o destinatrio da prova. Art. 130. Caber ao juiz, de ofcio ou a requerimento da parte, determinar as provas necessrias instruo do processo, indeferindo as diligncias inteis ou meramente protelatrias. Art. 131. O juiz apreciar livremente a prova, atendendo aos fatos e circunstncias constantes dos autos, ainda que no alegados pelas partes; mas dever indicar, na sentena, os motivos que lhe formaram o convencimento.

5. (CESPE ANALISTA JUDICIRIO EXECUO DE MANDADOS TJ/DF 2003) Quanto aos poderes do juiz no processo civil, assinale a opo incorreta. A O juiz pode determinar ao advogado de uma das partes que entregue os autos do processo que indevidamente retenha, ainda que no haja requerimento do advogado da parte contrria. B Os poderes de polcia do juiz incluem o de determinar que uma pessoa que esteja tumultuando a audincia seja retirada da sala. C O juiz pode apenar, de ofcio, o litigante de m-f, sem que a hiptese constitua violao ao princpio da imparcialidade do juiz. D O juiz pode, de ofcio, conceder a antecipao da tutela, quando observar que o ru est abusando do direito de defesa. E O juiz pode, de ofcio, determinar a produo de prova para a melhor elucidao dos fatos ainda que o litgio verse sobre direitos disponveis. 6. (DEFENSOR PBLICO DO CEAR 2006) Como regra, o juiz somente decidir por eqidade nos casos previstos em lei. 7. (DEFENSOR PBLICO DO CEAR 2006) Considere que, em um processo, figure como advogado de uma das partes o cunhado do juiz, e que a parte contrria alegue a existncia do incidente. Nesse caso, resta configurada hiptese de suspeio de parcialidade, impondo ao juiz o dever de afastar-se da presidncia do processo.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

IMPEDIMENTO (485, II RESCISO)

Art. 134. defeso ao juiz exercer as suas funes no processo contencioso ou voluntrio: I - de que for parte; II - em que interveio como mandatrio da parte, oficiou como perito, funcionou como rgo do Ministrio Pblico, ou prestou depoimento como testemunha; III - que conheceu em primeiro grau de jurisdio, tendo-lhe proferido sentena ou deciso; IV - quando nele estiver postulando, como advogado da parte, o seu cnjuge ou qualquer parente seu, consangneo ou afim, em linha reta; ou na linha colateral at o segundo grau; V - quando cnjuge, parente, consangneo ou afim, de alguma das partes, em linha reta ou, na colateral, at o terceiro grau; VI - quando for rgo de direo ou de administrao de pessoa jurdica, parte na causa. Pargrafo nico. No caso do no IV, o impedimento s se verifica quando o advogado j estava exercendo o patrocnio da causa; , porm, vedado ao advogado pleitear no processo, a fim de criar o impedimento do juiz.

SUSPEIO

Art. 135. Reputa-se fundada a suspeio de parcialidade do juiz, quando: I - amigo ntimo ou inimigo capital de qualquer das partes; II - alguma das partes for credora ou devedora do juiz, de seu cnjuge ou de parentes destes, em linha reta ou na colateral at o terceiro grau; III - herdeiro presuntivo, donatrio ou empregador de alguma das partes; IV - receber ddivas antes ou depois de iniciado o processo; aconselhar alguma das partes acerca do objeto da causa, ou subministrar meios para atender s despesas do litgio; V - interessado no julgamento da causa em favor de uma das partes.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

Pargrafo nico. Poder ainda o juiz declarar-se suspeito por motivo ntimo. Art. 137. Aplicam-se os motivos de impedimento e suspeio aos juzes de todos os tribunais. O juiz que violar o dever de absteno, ou no se declarar suspeito, poder ser recusado por qualquer das partes (art. 304). Art. 138. Aplicam-se tambm os motivos de impedimento e de suspeio: I - ao rgo do Ministrio Pblico, quando no for parte, e, sendo parte, nos casos previstos nos ns. I a IV do art. 135; II - ao serventurio de justia; III - ao perito; IV - ao intrprete. 1o A parte interessada dever argir o impedimento ou a suspeio, em petio fundamentada e devidamente instruda, na primeira oportunidade em que Ihe couber falar nos autos; o juiz mandar processar o incidente em separado e sem suspenso da causa, ouvindo o argido no prazo de 5 (cinco) dias, facultando a prova quando necessria e julgando o pedido. 2o Nos tribunais caber ao relator processar e julgar o incidente.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

Vous aimerez peut-être aussi