Vous êtes sur la page 1sur 25

Jos Caldas Gois Jr.

Especialista em Metodologia do Ensino Superior Mestre em Direito Pblico - UFPE

CONTATOS Celular: 98 91445077 E-mail: goisjr@cgadv.com.br

Copyright, 2001. Jos Caldas Gois Jr.

Introduo ao Estudo do Direito.


Jos Caldas Gois Jr.

Copyright, 2001. Jos Caldas Gois Jr.

Unidade III Ordenamento jurdico (10h)


3.1. Definio Direito positivo; 3.2. Problemas do ordenamento jurdico; 3.3. Unidade do ordenamento jurdico 3.4. Coerncia do ordenamento jurdico 3.5. Completude do ordenamento;

Teoria da norma jurdica. . Ementa: Direito objetivo, positivo.. . Objetivos: Entender os conceitos de ordenamento positivo, objetivo e sua importncia para a teoria do ordenamento jurdico. jurdico

Teoria do ordenamento jurdico.


1. O DIREITO POSITIVO. CONCEITOS OPERACIONAIS/JURDICOS FUNDAMENTAIS. Paulo Dourado de Gusmo, um sistema de normas vigentes, obrigatrias, aplicveis coercitivamente por rgos institucionalizados, tendo a forma de leis, de costumes ou de tratados....
Direito positivo x direito natural. Direito natural, aquele que se compe de princpios inerentes prpria essncia humana. constitudo pelos princpios que servem de fundamento ao Direito Positivo. constitudo, no por um conjunto de preceitos paralelos ao Direito Positivo, mas pelos princpios fundamentais do Direito Positivo.

Teoria do ordenamento jurdico.


O Direito Natural no escrito, no criado pela sociedade, nem formulado pelo Estado como o adjetivo natural indica, um direito espontneo, revelado pela conjugao da experincia e razo (no jusnaturalismo teolgico pela experiencia divina) .. constitudo por um conjunto de princpios, e no de regras, seu carter universal, eterno e imutvel e pertencem a todos os tempos, que no so elaborados pelos homens e emanam de uma vontade superior porque pertencem prpria natureza humana. Direito Subjetivo. a situao jurdica de uma pessoa que titular de uma pretenso em relao outra pessoa, da qual possvel se exigir a prestao correspondente.

Teoria do ordenamento jurdico.


O Direito Positivo est dividido em duas classes: a)Direito Pblico b)Direito Privado. Teoria Monista de Hans Kelsen, O Direito Pblico, Hans Kelsen defende a tese de que todo o direito pblico porque produzido pelo Estado, em especial, as normas jurdicas destinadas a disciplinar as relaes entre particulares. E nesse contexto, temos, tambm, a questo da validade das normas jurdicas, em decorrncia dos requisitos tcnicos-formais.
Quando consideramos as normas jurdicas no todo falamos em direito objetivo/positivo. Existe entretanto um sistema global que inclue todas as formas de normatizao social, inclusive as no positivas, que se chama ordenamento jurdico.

Teoria do ordenamento jurdico.


A TEORIA DO ORDENAMENTO JURDICO. Norberto Bobbio, o termo direito entendido como direito objetivo indica portanto um tipo de sistema normativo, no um tipo de norma, pois "s em uma teoria do ordenamento o fenmeno jurdico encontra sua adequada explicao". Assim, a norma jurdica definida a partir do ordenamento, e no o contrrio. Ou seja, no existem ordenamentos porque h normas jurdicas, mas existem normas jurdicas porque h ordenamento. Esse o principal argumento da teoria do ordenamento jurdico. Bobbio, a teoria do ordenamento a nica capaz de oferecer uma resposta satisfatria ao problemas das normas sem sano, ao problema da eficcia e um critrio seguro para distinguir normas meramente consuetudinrias das normas jurdicas.

Teoria do ordenamento jurdico.


Teoria da Norma fundamental -O poder constituinte o poder mximo dentro do ordenamento jurdico. Sendo o poder ltimo, devemos supor, uma norma que atribua ao poder constituinte o direito de produzir normas jurdicas. Essa norma, denomina-se norma fundamental. Uma norma s vlida quando pode ser deduzida de uma norma fundamental, ou seja, a norma fundamental o critrio que permite se afirmar que uma norma pertence a um ordenamento. Norberto Bobbio, o fundamento de validade de todas as normas do sistema.

Teoria do ordenamento jurdico.


Teoria da Antinomia. A antinomia jurdica como fenmeno legal moderno surge como algo inerente ao sistema normativo em que se transformou o direito. de suma importncia caracterizar que justamente por ser o sistema normativo algo mutvel de acordo com as situaes fticas da sociedade humana, motivo pelo qual as antinomias aparecem.

Teoria do ordenamento jurdico.


Para tanto deve o jurista solucionar o conflito e sempre lutar pelo estabelecimento da unidade lgica do sistema. As palavras de Paulo Dourado de Gusmo nos tornam clarividentes estes ensinamentos: "Pode-se dizer que um dos objetivos da cincia do direito construir o sistema jurdico, por muitos denominado ordenamento jurdico. O direito encontra-se disperso em vrias normas, aparecidas em pocas diferentes, destinadas a satisfazer necessidades criadas por variadas situaes sociais e a solucionar os mais diversos conflitos de interesses

Teoria do ordenamento jurdico.


Sistema jurdico , pois, a unificao lgica das normas e dos princpios jurdicos vigentes em um pas, obra da cincia do direito. Para obt-la, elimina o jurista contradies porventura existentes entre normas e entre princpios; estabelece hierarquia entre as fontes do direito, escalonando-as; formula conceitos, extrados do contedo das normas e do enunciado nos princpios, agrupa normas em conjuntos orgnicos e sistemticos, levando em conta a funo que devem elas cumprir, como o caso das instituies; estabelece classificaes, ou seja, aponta o lugar de cada norma no sistema.

Teoria do ordenamento jurdico.


A construo do sistema por objetivo, nota Cogliolo, descobrir os pontos obscuros e contraditrios ou incompletos contidos nos princpios e nas normas, bem como harmonizar e coordenar as finalidades opostas de dois ou mais institutos".

Teoria do ordenamento jurdico.


Teoria das Lacunas. Carlos Cossio, as teorias que tentam explicar as lacunas do direito so as seguintes: Realismos ingnuo. A lei criada para resolver conflitos sociais que surgem das mais variadas relaes jurdicas, mas, entre a data da criao da lei e sua publicao ocorrem situaes as mais diversas que muitas vezes escapam viso do legislador. E assim ocorrem espaos vazios, brancos, no texto legal. Segundo o jurista Vellado Berron a tese do Realismo Ingnuo sobre a existncia das lacunas tem por finalidade justificar o arbtrio dos juzes, ou seja, os julgadores s podem se valer da integrao quando houver omisses na legislao.

Teoria do ordenamento jurdico.


Teoria do Empirismo Cientfico: uma teoria que tem base na chamada norma de liberdade, segundo a qual tudo o que no est proibido est juridicamente permitido. Est teoria tenta explicar a inexistncia de lacunas no ordenamento jurdico. Teoria do Ecletismo: segundo essa corrente, as lacunas s existiriam na lei, mas, de forma nenhuma no ordenamento jurdico, o qual um sistema repleto de critrios de aplicao das normas jurdicas. a corrente de pensamento que predomina na doutrina.

Teoria do ordenamento jurdico.


Teoria do Pragmatismo: uma corrente que reconhece a existncia de lacunas no ordenamento jurdico. Contudo, os defensores dessa corrente entendem que o Direito dispe de frmulas para regular todos os conflitos sociais. a corrente que predomina entre os juzes e tribunais. Teoria do Apriorismo Filosfico: tese defendida por Carlos Cossio, o qual entende que a ordem jurdica no tem lacunas. uma teoria que aparenta semelhana com a Teoria do Empirismo Cientfico, mas, h se diferencia na fundamentao, vez que para esta o Direito concebido como soma de regras jurdicas. Contudo, segundo Carlos Cossio O Apriorismo Filosfico concebe a ordem jurdica como uma estrutura totalizadora, de onde resulta que um Regime de Direito Positivo uma totalidade e, por conseguinte, que no h casos fora do todo, porque, do contrrio, o todo no seria o todo.

Teoria do ordenamento jurdico. Unidade, coerncia, completude.


Postulado da Plenitude da Ordem Jurdica. No Mundo do Direito Positivo, do ponto de vista prtico, vigora o Postulado da Plenitude da Ordem Jurdica, segundo o qual, o Direito Positivo pleno de respostas e solues para todas as questes que surgem no meio social. 1 Exemplo: CPC, Art. 126 - O juiz no se exime de sentenciar ou despachar alegando lacuna ou obscuridade da lei. No julgamento da lide caber-lhe- aplicar as normas legais; no as havendo, recorrer analogia, aos costumes e aos princpios gerais de direito. 2 Exemplo: Lei de Introduo ao Cdigo Civil, (alterada pela Lei n 12.376, de 2010) Art. 4 Quando a lei for omissa, o juiz decidir o caso de acordo com a analogia, os costumes e os princpios gerais de direito. Lei de Introduo s
normas do Direito Brasileiro.

Teoria do ordenamento jurdico. Unidade, coerncia, completude.


O ordenamento jurdico inclui todas as normas de todas as fontes. (Paulo Nader). Miguel Reale, o sistema de normas jurdicas in acto (compreendendo os seus contedos e projees), inclusive regras de lacuna e as negociais. Plenitude, o sistema deve encerrar em si as possibilidade de soluo para todas as questes que surgirem na vida de relao social, suprindo, inclusive as lacunas deixadas pelas fontes do direito. Sistema legal diferente de Ordenamento jurdico.

Teoria do ordenamento jurdico. Unidade, coerncia, completude.


a subordinao Constituio Federal e a conjugao entre as normas que determina a estrutura do ordenamento jurdico. No modo de conceber o ordenamento jurdico j est implcita a sua fundamentao. a) Teoria da concepo lgico-normativa de kelsen; b) Teoria histrico-cultural ou tridimensional de Miguel Reale.

Teoria do ordenamento jurdico. Unidade, coerncia, completude.


ELEMENTOS CONSTITUTIVOS: - Norma jurdica. Elemento nuclear do ordenamento, diretriz prescritiva de organizao e conduta. Modelo jurdico. Normas de maneira unitariamente coordenada. Ex. Arts. 2 e 6 das LICC Processo de vigncia e eficcia de uma norma legal.

- Instituto jurdico. Normas que adquirem estabilidade. Ncleos de normas da mesma naturezas em virtude de uma comunho de fins. Ex. Penhor, hipoteca, falncia, usufruto.

Teoria do ordenamento jurdico. Unidade, coerncia, completude.


ELEMENTOS CONSTITUTIVOS: - Instituio jurdica. correspondem, de maneira mais acentuada, a uma estrutura social que no oferece apenas uma configurao jurdica, mas se pe tambm como realidade distinta, de natureza biologica, econmica etc. Ex: Famlia, propriedade privada, sindicatos, Estado. - Sistemas. exigncias lgicas, ditadas pela correlao dos fatos e das razes de sua disciplina, segundo espcies, gneros e classes. Consuetudinrio, jurisdicional e negocial. TEORIA DA JURDICOS. PLURALIDADE DOS ORDENAMENTOS

Teoria do ordenamento jurdico. Unidade, coerncia, completude.


ELEMENTOS CONSTITUTIVOS: - Instituio jurdica. correspondem, de maneira mais acentuada, a uma estrutura social que no oferece apenas uma configurao jurdica, mas se pe tambm como realidade distinta, de natureza biologica, econmica etc. Ex: Famlia, propriedade privada, sindicatos, Estado. - Sistemas. exigncias lgicas, ditadas pela correlao dos fatos e das razes de sua disciplina, segundo espcies, gneros e classes. Consuetudinrio, jurisdicional e negocial.

Teoria do ordenamento jurdico. Unidade, coerncia, completude.


TEORIA DA JURDICOS. PLURALIDADE DOS ORDENAMENTOS

Estruturas sociais - repetio constante de certos atos ou comportamentos correlacionados, visando alcanar objetivos mais ou menos permanentes, envolvendo interesses individuais ou grupalistas. (Betioli)... ordenao de elementos interdependentes, ligados entre si, em razo de certons fins que se querem atingir. (Reale, 107).Ex: A famlia, um sindicato, uma associao de moradores. Quando a estrutura social se pe como padro ou razo de comportamentos futuros, um modelo social, ela assume as caractersticas de um estrutura normativa.

Teoria do ordenamento jurdico. Unidade, coerncia, completude.


TEORIA DA JURDICOS. PLURALIDADE DOS ORDENAMENTOS
Um modelo jurdico mais do que uma fonte. Pois enquanto a fonte tem um carter apenas gentico, onde nasce a norma, o modelo tem um carter prospectivo, ele diz como deve nascer a norma visando a realizao futura de certo objetivos. Portanto os modelos do direito, enquanto estruturas normativas resultantes da experincia jurdica podem ocorrer sob duas espcies (Reale): a) Modelos juridicos (dotados de fora prescritiva, resultam das fontes) e b) Modelos dogmticos (dotados de fora indicativa ou persuasiva corresponde chamada doutrina, fruto da cincia jurdica).

Jos Caldas Gois Jnior

PABX 98 3313 7978 E-mail: goisjr@cgadv.com.br Av. Grande Oriente, Q. 31, C. 02 Renasncena

Vous aimerez peut-être aussi