Vous êtes sur la page 1sur 2

PRODUO DE TEXTO: COMO BOM RECEBER UMA CARTA! Enviar e receber cartas muito gostoso!

o! Escrever cartas para algum uma forma de demonstrar carinho. No entanto, infelizmente, com a inveno do computador, internet, e-mails perdemos o costume de mandar cartas para as pessoas queridas e, na maioria das vezes, nos correspondemos, apenas, por mensagens rpidas pelo computador, ou mesmo pelo telefone. Com isso, as correspondncias ficaram frias, sem sentido Nesse trabalho, lembraremos o quanto importante e satisfatrio receber uma correspondncia de algum. Leia a letra da msica a seguir:
Mensagem Edith Veiga Ccero Nunes Aldo Cabral Quando o carteiro chegou E o meu nome gritou Com uma carta na mo, Antes surpresa to rude Nem sei como pude chegar ao porto; Lendo o envelope bonito No seu sobrescrito eu reconheci A mesma caligrafia Que me disse um dia: Estou farto de ti. Porm no tive a coragem De abrir a mensagem Porque na incerteza Eu meditava e dizia: Ser de alegria Ou ser de tristeza? Quanta verdade tristonha A mentira risonha Que uma carta nos traz! E assim pensando rasguei Tua carta e queimei Para no sofrer mais.

A partir da letra da msica, imagine a situao vivida pelo eu-lrico e produza um texto narrativo contando o que aconteceu. Produza um antes, um durante e um depois para a cena apresentada na msica.

Produo de texto: CORRESPONDNCIA


Com base na leitura da Carta da Terra, disponvel na homepage, crie uma carta literria que seja escrita por um personagem bem diferente. Para isso, voc pode criar uma situao real ou fictcia para produzir um texto bem criativo. Escolha uma das situaes a seguir: ( ) Uma personalidade famosa que j tenha falecido, escrevendo uma carta para os adolescentes hoje: Ayrton Sena... ( ) Um animal, objeto ou elemento da natureza pedindo socorro para a humanidade em favor da preservao da vida no planeta Terra (ou quem sabe, o prprio planeta Terra) ( ) Uma carta para a futura presidente do Brasil, pedindo que ela crie projetos para a juventude. ( ) Crie uma resposta para o Menino que mora nesse planeta azul, do poema Classificados poticos Roseana Murray. Classificados Poticos Menino que mora num planeta azul feito a cauda de um cometa quer se corresponder com algum de outra galxia. Neste planeta onde o menino mora as coisas no vo to bem assim: o azul est ficando desbotado e os homens brincam de guerra. s apertar um boto que o planeta Terra vai pelos ares... Ento o menino procura com urgncia algum de outra galxia para trocarem selos, figurinhas e esperanas. E a resposta foi essa: Habitante de outra galxia aceita corresponder-se com o menino do planeta azul. O mundo deste habitante todo feito de vento e cheira a jasmim. No h fome nem h guerra e, nas tardes perfumadas, as pessoas passeiam de mos dadas e costumam rir toa. Nesta galxia ningum faz morte, ela acontece naturalmente como o sono depois da festa. Os habitantes no mentem e por isto os seus olhos brilham como riachos. O habitante da outra galxia aceita trocar selos e figurinhas e pede ao menino que encha os bolsos de esperanas, e no s nos bolsos, mas tambm as mos e os cabelos, a voz o corao, que a doena do planeta azul ainda tem soluo. (Roseana Murray) CAPRICHE!

Vous aimerez peut-être aussi