Vous êtes sur la page 1sur 8

4 A INFNCIA NO CONTEXTO DA EDUCAO INFANTIL

Ada Polyana Ribeiro Jussara Passo de Oliveira Liene Ribeiro Simes Valdete Cco (Orientadora)
Universidade Federal do Esprito Santo

Resumo: A Educao Infantil, apesar de ser considerada a primeira etapa da Educao Bsica, ainda enfrenta o desafio de estabelecer a sua prpria identidade educativa e, com isso, criar uma ao diferenciada que no escolarize a criana. O estudo tem como objetivo identificar quais so as especificidades da Educao Infantil e o que a diferencia dos demais nveis de ensino. A coleta dos dados foi realizada a partir de um roteiro de entrevista semi-estruturada com dois profissionais que atuam nesse nvel de ensino. Conhecer/investigar a atuao dos sujeitos que trabalham na Educao Infantil necessrio para que a partir dos conhecimentos produzidos seja possvel construir propostas pedaggicas especficas para a pequena infncia. Palavras-chave: Educao Infantil; Pedagogia da Infncia; Educao Bsica.

1. A PROBLEMTICA DO ESTUDO O estudo tem como objetivo identificar quais so as especificidades da Educao Infantil: O que diferencia esta etapa da Educao Bsica dos outros nveis de ensino e, mais especificamente, do Ensino Fundamental? Quais as especificidades da ao educativa? Quais os desafios enfrentados pelos profissionais dessa rea? 1.1 Justificativa A Educao Infantil, apesar de ser considerada a primeira etapa da Educao Bsica, ainda enfrenta o desafio de estabelecer a sua prpria identidade educativa e, com isso, criar uma ao diferenciada que no escolarize a criana. Nesse sentido, preciso conhecer as especificidades da pequena infncia, sua cultura, seu olhar sobre o mundo, para que a ao educativa se efetue com a criana sendo protagonista de sua construo. Por isso, faz se necessrio investigar a prtica dos profissionais da Educao Infantil para que a partir da anlise desses dados seja possvel inferir propostas de mudanas, questionar prticas escolarizantes, buscar prticas mais democrticas e cidads, construir propostas pedaggicas especficas para a pequena infncia e reforar prticas que estejam de acordo com uma proposta educativa diferenciada para essa etapa da educao das crianas.

Revista FACEVV | Vila Velha | Nmero 4 | Jan./Jun. 2010 | p. 4-11

5 2. METODOLOGIA A coleta dos dados foi realizada a partir de um roteiro de entrevista semi-estruturada. As entrevistas ocorreram no local de trabalho dos dois entrevistados, sendo que, um deles atua como professor de msica e a outra uma auxiliar de servios operacionais que auxilia os professores no berrio (ASOs). Ambos trabalham na Rede Municipal de Ensino de Vitria.

3. A INFNCIA NO CONTEXTO DA EDUCAO INFANTIL As distines entre infncia e adultez foram construdas historicamente pela sociedade ocidental, no entanto, essas distines esto permeadas de valores culturais, sociais e econmicos que produzem diferentes infncias a partir dos diferentes contextos em que ela vivenciada (SARMENTO, 2007).
[...] sempre houve vrias infncias, distintas entre si por condio social, por idade, por sexo, pelo lugar onde a criana vivia, pela cultura, pela poca, pelas relaes com os adultos. Mas tambm eram diferentes as infncias dependendo de quem as olhava, de quem as registrava, de quem as comentava, de quem investia nela. (MLLER, 2007, p. 96 )

A criana um sujeito histrico e, assim sendo, vivncia sua infncia dentro do contexto histrico em que est inserida, compartilhando e produzindo, juntamente com os adultos, os valores culturais, sociais, econmicos e religiosos de seu tempo, ou seja, [...] elas trazem a marca da gerao a que pertencem (AGOSTINHO, 2005 p. 73). Nesse sentido, segundo Lopes e Vasconcellos (2005), as diferentes infncias em seus diferentes contextos produzem diferentes espaos sociais e geogrficos destinados s crianas. Dessa forma, a concepo de infncia atravessada pela dimenso do espao social e do tempo histrico em que o sujeito criana est inserido. Essas dimenses produzem diferentes formas de ser criana e constroem uma subjetividade infantil relativa ao espao, cultural/socialmente, construdo por cada grupo social. Ou seja, existe uma estreita relao entre a vivncia da infncia e o local onde ela ser vivida. Sendo que, as crianas ao se apropriarem dessas diferentes dimenses do-lhes novos significados, reconfiguram e reconstroem seus espaos, criando suas diferentes histrias e geografias. Nessa perspectiva de criao de espaos sociais para a infncia, a educao escolar se tornou um direito da criana e um dever do Estado, tornando o espao institucional da escola um lugar socialmente reservado para as crianas. Dentro desse contexto, a educao de crianas pequenas emerge como um campo educacional que busca construir sua prpria identidade a partir das especificidades e necessidades da pequena infncia.
Assim coloca-se como desafio para ns, profissionais da educao infantil, direcionar o foco de nossas observaes nas crianas e na forma como elas ocupam o espao, vendo como se relacionam com ele, tornando-o lugar, obtendo as possveis pistas que elas mesmas nos fornecem para subsidiar a prtica pedaggica para elas voltada, contribuindo, assim, para a implementao de uma pedagogia da educao infantil. (AGOSTINHO, 2005, p. 63)

Assim sendo, o espao da creche e pr-escola deve ser o espao das crianas e no somente para as crianas, em outras palavras, deve ser um ambiente onde o protagonismo infantil se exera em sua plenitude propiciando a elas a oportunidade de exercer o seu direito a brincadeira, imaginao, ao,
Revista FACEVV | Vila Velha | Nmero 4 | Jan./Jun. 2010 | p. 4-11

6 palavra, construo, significao e ressignificao, enfim, produo das culturas infantis. Certamente, uma das especificidades relativas educao infantil a relao indissocivel entre o cuidar/educar. As instituies educativas e os profissionais que nelas atuam precisam ter clareza
[...] de que essas diferenciam das instituies escolares tanto pelo objeto, que a criana e no sujeito escolar-aluno, como pela definio de suas funes, que so diferentes da pedagogia escolar. Cuidar e educar devem ser atendidos como dimenses importantes que envolvem questes educacionais, pois todo cuidado educativo, no existindo, portanto, momentos diferenciados para cuidar e educar. (SILLER; CCO, 2007, p. 9)

Outro aspecto importante a ser observado na educao infantil o tempo/espao para as brincadeiras. A criana aprende nas mais diversas situaes e as brincadeiras so um poderoso instrumento de aprendizagem para ela. Atravs delas a criana significa e ressignifica o mundo que a rodeia, usa a imaginao, compete, interage com as outras, experimenta a vitria e a derrota, enfim, [...] no h dvida que brincar significa sempre libertao. Rodeadas por um mundo de gigantes, as crianas criam para si, brincando, o pequeno mundo prprio [...] (BENJAMIM, 2002). Tambm preciso considerar alguns aspectos negativos do modelo educacional escolar que no devem ser transposto para a educao infantil, tais como, a rigidez de horrios e do calendrio letivo, a alfabetizao forada, os modelos avaliativos que privilegiam os mais adaptados,
[...] pois preciso evitar que os aspectos mais negativos do Ensino Fundamental, como repetncia e a extrema rigidez didtica, transbordem para a Educao Infantil. O contrrio que seria desejvel: a adoo de um estilo pedaggico mais flexvel e adaptado s caractersticas da faixa etria das crianas com at dez anos de idade. (CERISARA apud SILLER; CCO, 2007, p. 8)

Por isso, faz se necessrio que a comunidade escolar tenha clareza a respeito do Projeto Poltico Pedaggico da instituio e que ela (comunidade) seja a protagonista do processo de construo, execuo e avaliao da proposta pedaggica da escola.
[...] a construo do seu projeto educativo deve emergir da discusso entre todos aqueles que esto envolvidos em sua composio: administradores, docentes, funcionrios, pais, avs, crianas e a comunidade em geral devem ser ouvidos na elaborao da proposta poltico-pedaggica da escola. (BARBOSA, 2007, p. 78)

O projeto educativo da instituio de educao infantil deve ser construdo coletivamente, pois assim, toda a comunidade estar comprometida na efetivao das propostas pedaggicas, atuando na construo/formao/execuo dos valores ticos, morais, sociais e culturais que deseja colocar em prtica no seu projeto educacional. Um fator importante a ser observado a formao dos profissionais que trabalham na educao infantil, pois,
[...] ainda convivemos com a discusso de que EI requer muitos recursos financeiros que os municpios no dispe e que estes se utilizam de diferentes estratgias para a economia de recursos implicando na constituio da profissionalidade docente e no trabalho realizado com as crianas. (SILLER; CCO, 2007, p. 12)

Uma proposta pedaggica, por mais bem elaborada que seja, depende de profissionais capacitados
Revista FACEVV | Vila Velha | Nmero 4 | Jan./Jun. 2010 | p. 4-11

7 para ser colocada em prtica. Nesse sentido, preciso que toda a sociedade reivindique uma educao de qualidade em todos os nveis de ensino, comeando pela educao infantil que a primeira etapa da Educao Bsica. Portanto, imprescindvel que a [...] educao seja assegurada por profissionais habilitados que possam desenvolver um trabalho de qualidade social com as crianas de 0 a 6 anos [...] (SILLER; CCO, 2008, p. 13).

4. ANLISE DOS DADOS DE PESQUISA 4.1 As sutilezas do trabalho na Educao Infantil O trabalho com crianas pequenas exige dos profissionais que atuam na educao infantil uma dinmica didtica envolvente, sedutora, pois crianas nessa faixa etria, 0 a 6 anos (agora de 0 a 5 anos), tem ainda um curto tempo de concentrao o que exige do professor todo um trabalho de envolvimento para atrair as crianas para as suas propostas de atividades e, alm disso, exige um planejamento flexvel que permita rpidas modificaes, quando necessrias (REDIN, 2007). Foi possvel identificar essas questes na seguinte fala do professor de msica.
Quando eu entrei na escola pblica eu j trabalhava na escola particular, ento eu j tinha toda uma dinmica pra conquistar as crianas. Eu acho que a primeira coisa que eu fao no meu trabalho exatamente conquistar as crianas e, s depois, eu passo a trabalhar de fato. Ento, eu acredito que eu no tenho muita dificuldade com essa questo da receptividade. lgico que voc sempre vai encontrar uma ou outra dificuldade, mas acho que de forma geral sempre bom, sempre positivo. (Professor)

Referindo-se a esse olhar atendo, sedutor, envolvente do professor em relao aos anseios das crianas Tristo (2006) diz que isso faz parte das sutilezas do trabalho na educao infantil. Essas sutilezas devem nortear toda uma prtica pedaggica voltada para uma ao educativa emancipadora, humanizante e cidad. A seguinte declarao parece evidenciar esses aspectos:
O educador tem que gostar do trabalho dele, e ter um bom entendimento sobre a criana, porque se ele no tiver uma educao fundamental, ele no consegue dominar uma criana, com aquele jeito carinhoso que uma criana precisa. (ASOs)

Dessa forma, conforme Siller e Cco (2008), a ao educativa na educao infantil est diluda em uma complexa rede de atitudes, cuidados, aes, interaes que permeiam o cotidiano e no devem ser vistos e tratados separadamente, pois so aspectos da mesma ao educativa.

4.2 A Educao Infantil est contribuindo para o desenvolvimento das crianas? As creches e pr-escola sugiram a partir do momento em que as mulheres se inseriram no mercado de trabalho, fazendo com que fossem criados espaos onde elas pudessem deixar seus filhos, enquanto estivessem trabalhando. Ou seja, as creches e pr-escolas surgiram a partir de uma necessidade dos adultos, em uma viso assistencialista de atendimento s crianas, sem que houvesse consideraes a respeito de uma ao educativa que visasse o interesse dos pequenos. Mas essa viso assistencialista - j superada a algum tempo nas pesquisas da sociologia da infncia
Revista FACEVV | Vila Velha | Nmero 4 | Jan./Jun. 2010 | p. 4-11

8 produzida por pesquisadores como Sarmento (2007), tambm no aparece na fala dos entrevistados da pesquisa em questo:
Basta voc olhar uma criana que no est na creche e uma criana que est na creche, por exemplo, uma criana de quatro anos que freqenta a escola - creche no CMEI - que freqenta o CMEI e uma criana que no freqenta o CMEI. muito diferente: expresso..., equilbrio... Isso depende muito tambm da escola que se est estudando. [...]. Eu acho que a educao infantil, pensando nesse sentido, se para criana, acho que a escola, o CMEI, o local de criana tambm por conta de oferecer outras questes que a criana talvez no tenha em casa ou na rua ou onde tiver,... no parquinho,...enfim... (Professor) [...] acho que a escola muito importante para o crescimento, o desenvolvimento da criana. (ASOs)

Segundo a percepo dos entrevistados, a educao infantil tem uma importante contribuio no desenvolvimento/crescimento das crianas, ou seja, est cumprindo o seu papel educativo.

4.3 A necessidade de uma pedagogia da infncia A educao infantil um espao privilegiado de aprendizagem para a pequena infncia, tanto psicossocial quanto cognitiva, afetiva e locomotora, pois nele a criana aprende interagindo com os seus pares e com os educadores adultos. No entanto, esse processo de aprendizagem no deve ser confundido com processo de escolarizao (CERISARA apud SILLER; CCO, 2008). nesse sentido, que possvel compreender a seguinte fala:
Por que eu acho que uma tendncia aqui na prefeitura de Vitria, principalmente, de ensinar a ler e a escrever e educao no s ler e escrever. Sabe-se que isso muito importante, a maioria dos professores, faz isso muito bem. Mas no , na minha opinio, no o principal. Eu acho que o ensino infantil muito mais voc est vivenciando aspectos, vrias possibilidades para no Ensino Fundamental voc comear a centralizar, a direcionar um pouquinho mais o trabalho. (Professor)

Nessa perspectiva, segundo Benjamim (2002), preciso ser garantido as crianas o espao/tempo para as brincadeiras, tanto o brincar livremente quanto as brincadeiras direcionadas, tanto uma quanto a outra fazem parte do processo de desenvolvimento/aprendizagem infantil e se relacionam ao importante aspecto da ludicidade que no deve ser negligenciado na educao da pequena infncia. A Educao Infantil, enquanto primeira etapa da Educao Bsica precisa construir sua prpria identidade educativa a partir das especificidades e necessidades das crianas pequenas, construindo uma pedagogia da educao infantil (AGOSTINHO, 2005).
Ento, eu acho que a Educao Infantil ela especfica, ela tem sua especificidade que muito boa..., de voc poder trazer tudo e tudo ser uma novidade, nem tudo n, mas grande parte. Acho que isso facilita muito at no nosso ideal de educao que que a criana saia com o mximo de informao possvel e que essa informao seja de qualidade. (Professor)

A especificidade da educao infantil est no reconhecimento de que a criana est em desenvolvimento em todos os sentidos: cognitivo, locomotor, afetivo, psicolgico, social, sendo que, nenhum desses aspectos devem ser ignorados nessa etapa da educao.
Revista FACEVV | Vila Velha | Nmero 4 | Jan./Jun. 2010 | p. 4-11

4.4 A escolha dentro da no escolha A construo de uma identidade prpria para a educao infantil um embate poltico-social, pois a sociedade precisa exigir que seja prestado um atendimento pedaggico-educacional de qualidade para as crianas, sendo que, isso demanda em investimentos financeiros em infra-estrutura e contratao de profissionais habilitados. A educao infantil considerada onerosa pelos agentes pblicos o que justifica algumas polticas de reduo de custos que, muitas vezes, podem comprometer o atendimento s crianas como, por exemplo, a contratao de pessoas sem a formao adequada para trabalhar no atendimento s crianas. A seguinte declarao um demonstrativo dessa poltica de reduo de custos atravs da contratao de profissionais no habilitados.
Eu no quis estudar para chegar nesse ponto de ser uma profissional de verdade. [risos] Eu quero dizer professor. Um professor profissional. (ASOs)

O ingresso dos profissionais que atuam na educao segundo Nascimento; Figueiredo; Pedroza; Vargens e Kramer (2005), s vezes, se insere em um contexto de escolha dentro da no-escolha ou escolhas possveis. Ou seja, a oportunidade/necessidade de trabalhar leva esses profissionais a optarem por esse campo profissional. Esse fato pode ser constatado nas seguintes falas:
Eu no fiz o concurso, eu entrei assim: surgiu a vaga e eu entrei. (ASOs) Como voc se tornou professor da Educao Infantil? Concurso pblico. Oportunidade, tinha acabado de formar, prestei concurso e passei..., t a. At porque recm-formado voc precisa trabalhar independente... Se ficar escolhendo demais voc acaba perdendo tempo. (Professor)

Essa opo pela educao infantil, dentro de um contexto de opo possvel, pode estar relacionado ao baixo prestgio social da profisso docente e, mais ainda, a desvalorizao profissional pode ser maior quando esta atuao est relacionada ao trabalho com crianas pequenas. Muito embora, a viso assistencialista esteja (ou devesse estar) superada, a pequena infncia exige cuidados que, em uma sociedade machista como a nossa, relaciona-se ao trabalho, ou melhor, as obrigaes femininas. Dentro desse contexto de discriminao social da mulher e do trabalho feminino, a educao infantil surgiu como um campo de trabalho destinado, ou melhor, dominado por mulheres. A seguinte declarao enfatiza bem essa realidade.
Acho que problema sim por que o meio no te acolhe como deveria, como eu acho que deveria acolher... n. Por que eu acho o meio muito feminista, no no sentido ruim da palavra, porque a estrutura toda pensada com relao a mulher. Quando entra um homem tem muita dificuldade. A minha realidade no essa, mas de repente a realidade de outros colegas, que eu j ouvi, que o banheiro s para mulher, a voc tem que usar. Mas, tipo assim, na verdade, o banheiro seria pouca coisa, mas outras estruturas nas escolas, entendeu? Enfim, as tendncias todas que acontecem, geralmente isso, s vezes assim... Apesar de que eu no me importo muito no, eu vou dando o meu jeitinho e me adaptando [...]. (Professor)

No entanto, possvel inferir que mudanas esto ocorrendo no campo profissional da educao
Revista FACEVV | Vila Velha | Nmero 4 | Jan./Jun. 2010 | p. 4-11

10 infantil, no s pela insero dos homens nesse meio, mas tambm pelo reconhecimento profissional que, ao poucos, vem acontecendo atravs de polticas pblicas de valorizao do trabalho docente, atravs de planos de carreiras que valorizam a formao e no mais o campo de atuao, como a pesquisa de Siller e Cco (2008) constatou.

CONSIDERAES FINAIS
Diga-me e eu esquecerei, mostre-me e eu lembrarei, envolva-me e eu aprenderei! (Provrbio indgena norte-americano)

A criana ao longo da histria humana tem sido considerada um infante, aquele que no tem fala, no tem voz. O primeiro passo para a construo de novas prticas educativas, aonde a criana seja protagonista de sua prpria histria, dar voz a ela para que mostre aos adultos o mundo a partir de seu olhar. A histria da educao escolar foi construda a partir dos objetivos e concepes adultas a respeito das crianas. A escola cumpre (ou deveria cumprir) o papel de compartilhar a cultura produzida por todos, mas, em uma sociedade elitista, machista, racista e adultocntrica a produo cultural dos grupos dominados: mulheres, no brancos e crianas, ignorada - no tem voz. Nesse contexto, uma nova concepo educativa que valorize o protagonismo infantil, precisa estar atenta a essa produo cultural que realizada por esses grupos dominados, inclusive as crianas. A ao educativa precisa ser concreta, efetiva e deixar de configurar apenas o campo terico dos ideais educativos de uma nova sociedade e de um novo Homem/Mulher. A construo de uma identidade prpria para a Educao Infantil exige abertura para esse olhar curioso e fascinado que a criana tem sobre o mundo. Exige um esforo para vencer os preconceitos existentes, as perversas relaes de poder que inferiorizam, anulam e destroem, enfim, exige que sejam colocados em prtica os ideais de construo de uma nova sociedade mais justa e igualitria, pois como afirma o provrbio indgena norte-americano, o ato de educar ao, envolvimento, comprometimento, ou seja, no se educa com discursos, no se educa sem atitudes concretas.

Referncias: AGOSTINHO, K. A. Creche e pr-escola lugar de criana? In: FILHO, A. J. M. (Org.). Criana pede respeito: temas em educao infantil. Porto Alegre: Mediao, 2005, p. 63-75. BARBOSA, M. C. S. Projeto Poltico Pedaggico para a educao infantil. In: REDIN, E.; MLLER, F.; REDIN, M. M. (Org.). Infncias, cidades e escolas amigas das crianas. Porto Alegre: Mediao, 2007, p. 77-82. BENJAMIM, Walter. Reflexes sobre a criana, o brinquedo e a educao. 1. ed. So Paulo: Editora 34, 2002. LOPES, J.M.; VASCONCELLOS, T. Geografia da infncia: reflexes sobre uma rea de pesquisa.
Revista FACEVV | Vila Velha | Nmero 4 | Jan./Jun. 2010 | p. 4-11

11 Juiz de Fora: FEME, 2005. MLLER, Vernica Regina. Histria de crianas e infncias: registros, narrativas e vida privada. Petrpolis: Vozes, 2007. NASCIMENTO, A.; FIGUEIREDO, F.; PEDROZA, G.; VARGENS, P.; KRAMER, S. Nos relatos de professores, conquistas e ambiguidades da educao infantil. In: KRAMER, S. Profissionais da educao infantil: gesto e formao. So Paulo: tica, 2005, p. 37-54. REDIN, M. M. Planejando na educao infantil com um fio de linha e um pouco de vento. In: REDIN E, MLLER F. e REDIN, M. M. (Org.). Infncias: cidades e escolas amigas das crianas. Porto Alegre: Mediao, 2007, p. 83-89. SARMENTO, Manuel J. Visibilidade social e estudo da infncia. In: VASCONCELLOS, Vera M. R. (Org.). Infncia invisvel. Araraquara: Junqueira & Martins, 2007, p. 25-49. SILLER, R. R.; CCO. O ingresso de profissionais na educao infantil: o que indicam os editais dos concursos pblicos. In: 31 Reunio Anual da ANPED: Constituio Brasileira, Direitos Humanos e Educao, 2008, Caxamb, 31 Reunio Anual da ANPED: resumos. Rio de Janeiro, ANPED, 2008. p. 98-98. Disponvel em: <http://www.anped.org.br/reunioes/31ra/1trabalho/GT07-4250--Int.pdf>. Acesso em: 30 de out. de 2009. TRISTO, F. C. D. A sutil complexidade das prticas pedaggicas com bebs. In: Filho, A. J. M.; TRISTO, F. C. D.; RECH, I. P. F.; SCHNEIDER, M. L. Infncia plural: crianas do nosso tempo. Porto Alegre: Mediao, 2006, p. 39-58.

Revista FACEVV | Vila Velha | Nmero 4 | Jan./Jun. 2010 | p. 4-11

Vous aimerez peut-être aussi