Vous êtes sur la page 1sur 31

A demonstrao mais expressiva da inteligncia humana sempre foi a capacidade de imaginar, criar e utilizar ferramentas para executar tarefas

que no seriam possveis usando somente os recursos corporais. O homem faz isso desde os tempos das cavernas criando solues adaptadas para suas necessidades.

Na atualidade encontramos um novo problema: excesso de informao.


Nesse sentido, o ser humano inventou mais uma ferramenta: o computador. E exatamente isso que o computador : uma ferramenta que voc usa para manipular

informaes. Lembre-se sempre disso.

A Tecnologia da Informao (TI) pode ser definida como o conjunto de todas as atividades e solues providas por recursos de computao que visam permitir o armazenamento, o acesso e o uso das informaes. Na verdade, as aplicaes para TI so tantas - esto ligadas s mais diversas reas - que h vrias definies para a expresso e nenhuma delas consegue determin-la por completo. Sendo a informao um patrimnio, um bem que agrega valor e d sentido s atividades a utilizam, necessrio fazer uso de recursos de TI de maneira apropriada, ou seja, preciso utilizar ferramentas, sistemas ou outros meios que faam das informaes um diferencial. Alm disso, necessrio buscar solues que tragam bons resultados, isto , que permitam transformar as informaes em algo de maior valor ainda, principalmente se isso for feito considerando o menor custo possvel.

Os computadores "entendem" impulsos eltricos, positivos ou negativos, que so representados por 1 ou 0. A cada impulso eltrico damos o nome de bit (BInary digiT). Um conjunto de 8 bits reunidos como uma nica unidade forma um byte.
Nos computadores, representar 256 nmeros binrios suficiente para que possamos lidar a contento com eles. Por isso, os bytes possuem 8 bits. s fazer os clculos: como um bit representa dois tipos de valores (1 ou 0) e um byte representa 8 bits, basta fazer 2 (do bit) elevado a 8 (do byte) que igual a 256.

Para que isso acontea, os computadores utilizam uma tabela que combina nmeros binrios com smbolos: a tabela ASCII (American Standard Code for Information Interchange). Nesta tabela, cada byte representa um caractere ou um sinal.

A partir da, foram criados vrios termos para facilitar a compreenso humana da capacidade de armazenamento, processamento e manipulao de dados nos computadores. No que se refere aos bits e bytes, tem-se as seguintes medidas: tabela ASCII EX: 01000001 - A 01000010 - B 01001010 - L 00100011 - # 01010100 T

Na transmisso de dados entre computadores, geralmente usa-se medies relacionadas a bits e no a bytes. Assim, h tambm os seguintes termos:

E assim por diante. Voc j deve ter percebido que, quando a medio baseada em bytes, a letra 'b' da sigla maiscula (como em GB). Quando a medio feita em bits, o 'b' da sigla fica em minsculo (como em Gb).
Como j dito, a utilizao de medies em bits comum para informar o volume de dados em transmisses. Geralmente, indica-se a quantidade de bits transmitidos por segundo. Assim, quando queremos dizer que um determinado dispositivo capaz de enviar, por exemplo, 54 megabits por segundo, usa-se a expresso 54 Mbps (54 Megabits per second - 54 megabits por segundo):

A entrada de dados realizada por diversos dispositivos coordenados pela CPU. Entre eles podemos citar o teclado. O processamento realizado pela prpria CPU. Lembre-se que CPU significa "Unidade Central de Processamento". A sada de dados realizada por vrios dispositivos, sob a coordenao da CPU. Entre eles podemos citar o vdeo e a impressora.

Vejamos ento um pequeno resumo dos conceitos apresentados nesta lio:

PLACA DE CPU - Todo microcomputador possui uma placa principal, chamada de PLACA DE CPU ou PLACA ME. Esta placa contm o microprocessador, a memria e outros circuitos importantes.

Conectores de perifricos Slots de expanso de placa de vdeo PCI Express Slots de expanso PCI

Processador

Pilha da BIOS

Slots Memria RAM

Conecto de dispositivos ATA Conectores para disitivos SATA II

Encaixe fonte de alimentao

RAM - So chips de memria que podem ser lidos e gravados pela CPU a qualquer instante. A CPU usa a RAM para armazenar e executar programas vindos do disco, para ler e gravar os dados que esto sendo processados. Uma outra caracterstica da RAM, que se trata de uma memria VOLTIL. Isso significa que quando o computador desligado, todos os seus dados so apagados. Por essa razo, necessrio que os programas e dados fiquem gravados no disco, que uma memria PERMANENTE.

ROM - a abreviatura de READ ONLY MEMORY, ou seja, "MEMRIA PARA LEITURA APENAS". So chips de memria que podem ser lidos pela CPU a qualquer instante, mas no podem ser gravados. Sua gravao feita apenas pelo fabricante do computador, ou pelo fabricante de memrias. A outra caracterstica importante de ROM que se trata de uma memria PERMANENTE. Seu contedo nunca perdido, mesmo com o computador desligado. Nos microcomputadores, existe um programa muito importante chamado de BIOS (Basic Input-Output System - Sistema Bsico de Entrada e Sada)

O BIOS tem vrias funes, entre as quais, a de realizar a "partida" do computador. Quando ligamos o computador, o BIOS realiza a contagem de memria, faz uma rpida checagem do funcionamento do computador e realiza a carga do Sistema Operacional que deve estar armazenado no disco. O BIOS est gravado em uma memria ROM localizada na PLACA DE CPU.

HD Hard Disck Ou disco rgido tambm conhecido como Winchester. a unidade principal de armazenamento de dados em um computador ele instalado dentro do gabinete do computador

O gabinete do computador onde compe todas as principais peas acima citadas Tais como placa me HD, unidades DVD, processador e etc.

Leitor de DVDs CDS e gravador de DVDs e CDs Tambm instalado no gabinete do computador Pendrive unidade de armazenamento mvel que utiliza Para armazenamento um tipo de memria chamada Memria Flash e ligado ao computador atravs da Porta USB (Universal Serial Bus). A memria flash um tipo de memria com caractersticas muito semelhantes memria RAM, apenas com o diferencial crucial de ser no voltil. Em outras palavras, isso significa que ela capaz de preservar os dados armazenados por um longo tempo sem a presena de corrente eltrica. Esse fato a tornou dominante no mercado de dispositivos portteis, tais como pendrives, cartes de memria, celulares e assim por diante.

Tambm so constitudos de memria flash os carto SD utilizados para Cmeras digitais e micro SD para celulares

Unidade de armazemanmento de dados em forma de um disco rgido externo conectado atravs da porta USB Do seu computador.

Transforma a eletricidade normal para uma eletricidade que o computador possa usar. Possui um ventilador para evitar o superaquecimento dos componentes do computador.

As fontes de computador so Bi-volt 110v ou 220v mas para Mudarmos a voltagem necessrio verificarmos a chave de voltagem atrs da fone no gabinete.

O estabilizador de energia estabiliza a energia eltrica certificando se de que s ser enviada a fonte de alimentao a quantidade suficiente, pois um sobre carga de energia ou subcarga poderia fazer com que a placa me do computado e seus componentes se danifiquem ou queimem.

Ateno se ligar um estabilizador de energia a fonte Sempre verifique se a fonte do computador esta ligada Em 110 volts pois o estabilizador recebe 220v e envia a Fonte do computador 110v evitando assim queimar a fonte

No-break um dispositivo dotado de uma ou mais baterias onde armazenado a energia eltrica nele para quando ocorrer interrupo de energia eltrica, o equipamento que esteja a ele conectado no se desligue. O tempo de durao da bateria pode variar dependendo da capacidade de carga da bateria e de quantos aparelhos estejam ligados a ele. Normalmente + ou - 10 minutos.

Mini dim roxa teclado

Mini dim verde Mouse

Entrada cabo de rede

Tomada para cabo de fora

Porta serial entrada parra monitor vdeo

Portas USB

Plug rosa microfone

Plug verde Caixas de som

Descktp computadores de mesa recomendvel sempre serem ligados a um estabilizador de energia.

Notebook compactos pode ser facilmente levados A qualquer lugar pode funcionar na luz ou na bateria Interna que chega durar at 3 horas

Um tablet PC ou simplesmente tablet um dispositivo pessoal em formato de prancheta que pode ser usado para acesso Internet, organizao pessoal, visualizao de fotos, vdeos, leitura de livros, jornais e revistas e para entretenimento com jogos 3D. Apresenta uma tela touchscreen que o dispositivo de entrada principal. A ponta dos dedos ou uma caneta aciona suas funcionalidades. um novo conceito: no deve ser igualado a um computador completo ou um smartphone, embora possua diversas funcionalidades dos dois.

No se assustem pois o Tablet tem uma tendncia breve de ser muito utilizados em empresas e Reparties publicas.

Acho que justo dizermos que um smartphone um celular, uma vez que ele engloba essa funo, porm, as funcionalidades deste pequeno dispositivo mvel vo muito alm disso. Smartphone que traduzindo, significa algo do tipo telefone inteligente, um aparelho celular que engloba muitas das principais tecnologias de comunicao e servios que temos num computador ou em outros dispositivos, como acesso e-mails, mensagens instantneas (como o MSN), internet, GPS, entre outros.

O Hardware,

Material ou Ferramental a parte fsica do computador, ou seja, o conjunto de componentes eletrnicos, circuitos integrados e placas, que se comunicam atravs de barramentos. Em contraposio ao hardware,

o software

a parte lgica, ou seja, o conjunto de instrues e dados que processado pelos circuitos eletrnicos do hardware. Toda interao dos usurios de computadores modernos realizada atravs do software, que a camada, colocada sobre o hardware, que transforma o computador em algo til para o ser humano.

computador precisa, alm das partes fsicas, de programas que faam essa parte fsica funcionar corretamente. Existem vrios programas para vrias funes, como digitar textos, desenhar, calcular, e muitas outras...
Para poder utilizar os programas que tm funo definida (como os citados acima), necessrio que o computador tenha um programa chamado Sistema Operacional. O SO (abreviao que vamos usar a partir de agora para substituir Sistema Operacional) o primeiro programa a acordar no computador quando este ligado, ou seja,quando ligamos o computador, o SO automaticamente iniciado, fazendo com que o usurio possa dar seus comandos ao computador.

So softwares desenvolvidos especi9ficamente com a base do sistema operacional Utilizado e com finalidades diversas com o editores de textos planilhas de clculos Entre outros. Cada um desenvolvido de acordo com sistema operacional utilizado como por exemplo Microsoft Office desenvolvido somente para ser utilizado nos sistemas operacionais Windows da Microsoft. Assim como qualquer outro aplicativo que pode ser desenvolvido para uma finalidade especifica comercial ou empresarial.

http://www.apple.com/br/

www.google.com.br pesquisa www. wikipedia.org enciclopdia livre

Vous aimerez peut-être aussi