Vous êtes sur la page 1sur 8

Eletroqumica Parte I: Eletroqumica qualitativa A Eletroqumica definida como sendo oestudo das reaes de xido-reduo que produzem ou so produzidas

pela corrente eltrica, ou A Eletroqumica a parte da qumica que estuda o relacionamento entre a corrente eltrica e as reaes qumicas. Os principais fatores estudados por ela so: Produo de corrente eltrica, atravs de uma reao qumica: pilha. Ocorrncia de uma reao qumica pela passagem da corrente eltrica: eletrlise. Nas pilhas e acumuladores ocorrem reaes espontneas que produzem corrente eltrica; pelo contrrio, nos processos de eletrlise ser a corrente eltrica que ir produzir uma reao qumica (no espontnea). Para melhor entendermos a eletroqumica, vamos recordar alguns conceitos sobre oxidao e reduo.

Oxidao: acontece quando uma espcie qumica perde eltrons na reao.

Ex: Zno Zn2+ + 2e-.....(oxidao do Zn). Nox do Zn aumentou de 0 a 2

Reduo: acontece quando uma espcie qumica recebe eltrons na reao.

Ex. Cu2+ + 2e- Cuo....(reduo do Cobre) Nox do cobre diminuiu de 2 a 0

Reao de oxi-reduo aquela em que h transferncia de eltrons, ou seja, reao na qual ocorrem oxidao e reduo simultnea. tambm chamada de reao redox. Ex. Zno + Cu2+ Zn2+ + Cuo A oxidao e reduo so sempre simultneas

Exemplo:

O sdio se oxidou, pois perdeu um eltron (e o redutor, pois reduziu o cloro), seu Nox aumentou de zero para +1. O cloro se reduziu, pois ganhou um eltron (e o oxidante, pois oxidou o sdio), seu Nox diminuiu de zero para -1. Agente oxidante ou oxidante: o elemento ou substncia que provoca oxidaes (ele prprio se reduzindo) e tem o Nox diminudo.

Agente redutor ou redutor: o elemento ou substncia que provoca redues (ele prprio se oxidando) e tem o Nox aumentado. Nmero de oxidao: para compostos inicos, a prpria carga do on, para compostos moleculares, a carga eltrica terica que o tomo adquiriria se houvesse quebra da ligao covalente, ficando os eltrons com o tomo mais eletronegativo. A soma dos Nox de todos os tomos, numa molcula, zero. A representao esquemtica a seguir resume esta conceituao: Reduo N de oxidao... -5 - 4 -3 -2 -1 0 +1 +2 +3 +4 +5... Oxidao Regras prticas para a determinao do nmero de oxidao: O Nox do hidrognio sempre +1 (exceto nos hidretos metlicos, como NaH, CaH2 etc onde vale -1). O Nox do oxignio sempre -2 (exceto nos perxidos, como H2O2, Na2O2, etc., nos quais vale -1). Os halognios, em compostos binrios, apresentam Nox igual a -1. Os metais alcalinos e alcalinos terrosos apresentam Nox fixo e invarivel igual a +1 e +2, respectivamente. O alumnio apresenta Nox igual a +3. A prata apresenta Nox igual a +1. Cdmio e zinco apresentam Nox igual a +2. A Srie da Reatividade Qumica Analisando resultados experimentais verifica-se que existe uma determinada ordem para que uma reao redox ocorra, isto , no basta simplesmente juntar duas espcies qumicas: um metal e uma soluo. A natureza impe condies para que haja reao entre um determinado par de metal/caton. Podemos dispor os metais em uma seqncia que indique a preferncia em ceder eltrons, ou, como chamada, uma srie de reatividade qumica. Facilidade de oxidao Au Hg Ag As Cu H2 Pb Sn Ni Fe Cr Zn Al Mg Na Ca Ba K Um processo onde ocorrem reaes de xido-reduo Quando se coloca uma barra de cobre em uma soluo aquosa de nitrato de prata (AgNO 3), nota-se que o cobre vai ficando recoberto por uma fina camada de prata metlica: Ag 0 e a soluo que era incolor, vai ficando azulada devido a presena de ons de cobre(Cu2+). A reao do processo pode ser representada como:

Cu0(s) + 2 AgNO3(aq) Cu(NO3)2(aq) + 2 Ag0(s) Nesta reao tem-se: aumento do Nox do cobre de 0 a 2 diminuio do Nox da prata, do AgNO3, de 1 a 0 a conservao dos ons NO3-. Na forma inica, o processo pode ser representado por: Cu0(s) + 2 Ag+ (aq) Cu2+ (aq) + 2 Ag0(s)

O cobre sofreu oxidao de acordo com: Cu 0 Cu2++ 2e- (esta semi-reao mostra que, para se oxidar, cada tomo de cobre perde 2 eltrons. A prata sofre reduo de acordo com: Ag++ e- Ag0 (esta semi-reao mostra que, para se reduzir, cada on de prata ganha 1 eltron. Como necessria a presena de ons Ag+ para que o cobre se oxide dizemos que o agente oxidante Ag+ e que o agente redutor (responsvel pela reduo do on Ag+) o Cu0. Semi-equao de oxidao: Cu0 Cu2++ 2eSemi-equao de reduo: 2Ag++ 2e- 2Ag0 Equao global: Cu0 + 2 Ag+ Cu2+ + 2 Ag0 Redutor: oxida-se perde eltrons aumenta Nox Resumindo:

Oxidante: reduz-se ganha eltrons diminui Nox Pilhas Pilha qualquer dispositivo no qual uma reao de oxirreduo espontnea produz corrente eltrica. Uma pilha (ou clula eletroqumica ou clula voltaica ou galvnica) um gerador de corrente eltrica. A idia geral de funcionamento das pilhas eltricas separar o oxidante do redutor, de tal modo que os eltrons sejam cedidos pelo redutor ao oxidante, atravs de um fio condutor externo pilha. a maneira de realizar essa tarefa, bem como as diferentes reaes de oxi-reduo que so utilizadas, que d origem aos vrios

tipos de pilhas eltricas. Em qualquer pilha est acontecendo uma reao de xido-reduo espontnea G( < 0). A primeira pilha foi criada em 1800, por Alessandro Volta, que utilizava discos de cobre e zinco, separadas por algodo embebido em soluo salina. Os discos foram chamados de eletrodos, sendo que os eltrons saam do zinco para o cobre, fazendo uma pequena corrente fluir. Em 1836, o qumico britnico John Frederick Daniell construiu uma pilha com eletrodos de cobre e zinco, mas cada eletrodo ficava em uma cela individual, o que aumentava a eficincia da pilha, pois ela possua um tubo que ligava as duas cubas, este tubo foi chamado de ponte salina. Esta pilha ficou conhecida como pilha (ou clula eletroqumica) de Daniell. Essa pilha baseia-se na seguinte reao de xi-reduo: Zn0 + CuSO4 ZnSO4 + Cu0 ou abreviadamente: Zn0 + Cu2+ Zn2+ + Cu0 As reaes de oxirreduo podem ser monitoradas quando introduzimos um voltmetro num circuito, no qual as semi-reaes de oxidaes e de reduo esto separadas. Um voltmetro um instrumento que mede a capacidade ou potencial de uma pilha (ou qualquer outra fonte de tenso) impulsionar os eltrons atravs de um circuito externo, no qual normalmente efetuaro algum trabalho til tal como a produo de luz, calor ou gerao de um campo magntico, que deflete um ponteiro. O voltmetro ligado aos terminais de diferentes clulas galvnicas nos diz os potenciais em unidades de Volt (V) de cada pilha e, portanto, d uma indicao da capacidade de cada uma delas de realizar trabalho.

A montagem esquemtica da pilha de Daniell pode ser vista na figura 1 abaixo.

Meia clula de zinco(Zn0/Zn2+) Meia clula de cobre(Cu2+/Cu0) Figura 1: Montagem esquemtica da pilha de Daniell nodo o eletrodo que emite eltrons para o circuito externo, ou seja, no qual h oxidao (perda de eltrons). o plo negativo da pilha.

Ctodo o eletrodo que recebe eltrons do circuito externo, ou seja, no qual h reduo (ganho de eltrons). o plo positivoda pilha. Ponte salina: A ponte salina consiste num tudo de vidro que contm gelatina saturada com um sal, como o KNO3, KCl, etc. A ponte salina serve para permitir o escoamento de ons de uma semi-cela para outra. Na medida em que a pilha vai funcionando, verifica-se a tendncia de se formar um excesso de ons Zn2+ no eletrodo de zinco. No eletrodo de cobre h a tendncia de ficar um excesso de ons NO3-, pois ocorre reao de reduo dos ons Cu2+. Esses excessos de carga bloqueariam a pilha se no existisse a ponte salina, que permite o escoamento dos ons em excesso. A ponte salina, ento, completa o circuito, permitindo o fluxo de eltrons quando os ons Zn2+ so introduzidos no compartimento andico e os ons Cu2+ deixam o compartimento catdico. No processo eletroqumico haver perda de massa no anodo e ganho de massa no catodo. Descarte correto de pilhas e baterias A preocupao com uma coleta separada para as pilhas e baterias no sem importncia, apesar de parecerem inofensivas, o descarte incorreto delas pode acarretar srios problemas ambientais. Veja por que:

Problema ambiental das pilhas e baterias:

Na ltima dcada, o uso de aparelhos eletrnicos se proliferou de forma intensa e, em consequncia, atualmente existe um mercado muito grande de pilhas e baterias dos mais diversos modelos, tamanhos e tipos. O Brasil produz cerca de 800 milhes de pilhas por ano, segundo dados da Abinee (Associao Brasileira da Indstria Eltrica e Eletrnica). Estima-se que cada brasileiro consuma menos de 5 pilhas comuns por ano. Outro agravante que o tempo de vida til desses equipamentos muito pequeno. Nos pases desenvolvidos, essa vida til caiu de seis para apenas dois anos entre 1997 e 2005. Por exemplo, a cada ano, 1,5 bilho de celulares so substitudos; ento, imagine quantas baterias de celulares so descartadas anualmente.

O resultado de tudo isso que por desinformao, por descuido ou por falta de polticas pblicas de gesto desse tipo de resduos, os consumidores descartam as pilhas e as baterias (bem como os aparelhos eletrnicos) no lixo comum. O problema do descarte desses materiais que muitas pilhas utilizam metais pesados, que so aqueles considerados txicos, corrosivos e reativos, agredindo demasiadamente o ambiente, tais como mercrio, chumbo, cdmio e nquel.

Nos lixes ou nos aterros sanitrios as pilhas e baterias se oxidam em resultado da exposio ao sol e chuva. Com isso, o invlucro rompido e os metais pesados se misturam ao chorume do lixo. A chuva leva esse lquido e os metais pesados penetram no solo, atingem o lenol fretico, riachos e crregos. As plantas e produtos agrcolas so contaminados pelo solo ou pela sua irrigao. Com isso, os animais e as pessoas podem ingerir alimentos contaminados.

Bateriase pilhas em um centro de reciclagem em Fairfax, EUA 2009.* Os organismos vivos no conseguem eliminar esses metais pesados depois que so absorvidos, eles so cumulativos, ficando depositados em alguma parte do corpo e provocam uma srie de complicaes. Os efeitos sade causados por alguns desses metais so alistados abaixo:

Como fazer o descarte correto:

Levando em conta o risco que o descarte inadequado de pilhas e baterias traz ao meio ambiente e ao ser humano, vrios pases tm se preocupado com essa questo. No Brasil o descarte e o gerenciamento ambientalmente adequado de pilhas e baterias usadas so disciplinados pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente CONAMA. Uma das legislaes vigentes impe a reduo dos nveis de materiais txicos presentes nas pilhas e baterias. De acordo com a resoluo do Conama, as pilhas que atendem aos limites estabelecidos por lei podem ser jogadas no lixo comum e levadas a aterros sanitrios devidamente licenciados. Alm disso, os fabricantes e importadores devem identificar os produtos, com registro na embalagem e os seguintes cones que mostram que o produto pode ser descartado no lixo domstico:

J no caso de pilhas que no possuem esse tipo de cone e que possuem um smbolo de cesto de lixo cortado por um X, no devem ser lanadas no lixo comum, mas sim devolvidas ao vendedor, representante ou fabricante, para o descarte apropriado. Infelizmente, porm, nem todas as pilhas seguem esse padro, principalmente aquelas que chegam ao pas por meio de contrabando. Ainda assim, mesmo que estejam de acordo com a legislao, so milhares de pilhas descartadas, que, juntas, somam uma quantidade considervel de substncias txicas.

Reciclagem das pilhas e baterias no Brasil:

A reciclagem de pilhas no Brasil feita somente por uma empresa (Suzaquim), que recicla 6 milhes de pilhas e baterias por ano (menos de 1% do total comercializado). O processo de reciclagem, resumidamente, passa pelas seguintes etapas: 1. Seleo e separao de tipos de pilhas e baterias semelhantes que so enviados ao processo de reciclagem adequando; 2. Separao da carcaa de plstico que enviada para ser reciclada por outras empresas; 3. Separao dos metais, como o ao, do p qumico, por meio da moagem. O ao mandado para outras empresas de reciclagem;

4. 5.

O p qumico passa por reaes de precipitao em um reator qumico; Filtragem e prensagem para separar lquidos e slidos;

6. Calcinao dos slidos, isto , decomposio de substncia sem oxidao em um forno de calcinao ou calcinador; 7. 8. 9. Nova moagem dos slidos calcinados; So obtidos como produtos sais e xidos metlicos usados em tintas, cermicas etc.; Os resduos gerados nesse processo so tratados para no agredirem a natureza.

Alm disso, no Brasil, algumas empresas de baterias de celulares recolhem esse material, enviando-os para empresas de reciclagem fora do Brasil, como a Umicore.

Vous aimerez peut-être aussi