Vous êtes sur la page 1sur 4

SNTESE 4as jornadas cientficas Banco de Moambique Taxa de Cmbio em Moambique No mbito das 4as jornadas cientficas do Banco

de Moambique, cujo tema central foi Taxa de Cmbio em Moambique, a discusso foi levado a cabo em duas partes fundamentais, designadamente, Impacto das Variaes da Taxa de Cmbio na Balana Comercial de Moambique e Crises Cambiais em Moambique e seus Determinantes. Segundo o governador do Banco de Moambique, a eleio desta temtica justificou-se pelo facto de em 2012, assinalar-se a passagem do 25 aniversrio da implementao das primeiras reformas da taxa de cmbio em Moambique, no mbito do programa de Reabilitao Econmica (PRE) e pelos debates e percepes em torno desta matria em especial, nesta fase em que Moambique inicia a explorao de recursos naturais. Neste contexto, poder haver uma maior entrada de capital estrangeiro, o que pode colocar presses no comportamento da taxa de cmbio colocando em causa a competitividade da economia nacional.

Resultados da Discusso Primeiro Estudo: Impacto das Variaes da Taxa de Cmbio na Balana Comercial de Moambique A concluso fundamental do estudo foi de que as variaes na taxa de cmbio no so um factor determinante do comportamento da Balana Comercial de Moambique. Segundo o autor, este fenmeno deve-se essencialmente pelos seguintes motivos: i) rigidez da procura por importaes face as variaes da taxa de cmbio; ii) dependncia de importaes de bens de capital e de outros bens de consumo intermdio necessrios para incrementar o volume de produo interna incluindo de exportao; iii) e pela fraca capacidade de substituio das importaes e a predominncia dos mega-projectos na estrutura das exportaes, com uma produo orientada quase que exclusivamente para o mercado internacional, independentemente das variaes da taxa de cmbio. O estudo conclui tambm que o benefcio social da depreciao do Metical cumulativamente inferior ao seu custo social e ao benefcio social da apreciao. Neste contexto,

o autor recomenda as autoridades monetrias, a privilegiar a apreciao do Metical, pelo menos no curto prazo, tendo em conta os benefcios que a apreciao traz para o conjunto de produtores e consumidores, pela via da reduo dos custos de produo e de consumo e por constituir um mecanismo de acumulao de poupanas e divisas para o Pas. Dado que a depreciao resulta no agravamento do custo das importaes de bens de consumo e de produo de que o pas dependente, o estudo recomenda a interveno do Banco Central no sentido de evitar no curto prazo uma depreciao acentuada, sendo que a longo prazo, a medida sustentvel passa pelo aumento do investimento e produtividade na economia. Comentrios Os resultados apresentados neste estudo ficaram em aberto, devido as criticas que o mesmo teve. Foi crtica ao estudo: A metodologia usada e consequentemente as concluses do mesmo, principalmente no que diz respeito a sugesto da apreciao da moeda no curto prazo. A plenria discutiu o facto de o estudo ter usado uma abordagem de elasticidade. E foram identificados um conjunto de incongruncias no que diz respeito a medio das variveis includas no modelo, o estudo no apresentou os testes diagnsticos da regresso estimada, dentre outros aspectos que de certa forma condicionaram os resultados alcanados.

Segundo Estudo: Crises Cambiais em Moambique e seus Determinantes A concluso fundamental do estudo foi de que a economia moambicana enfrentou, perodos de crises cambiais, determinadas por factores tanto de origem domstica como de origem externa. Da avaliao efectuada com base nos resultados conclui-se que os elementos chaves que podem constituir sinais de aviso prvio dos episdios de crise cambial em Moambique incluem a apreciao da taxa de cmbio real, o crescimento da massa monetria, a diminuio das exportaes em percentagem do PIB, a reduo do PIB real e o elevado dfice fiscal, sendo de recomendar o uso do modelo para avaliaes futuras.

Comentrios A crtica fundamental ao estudo foi de que, o mesmo no alcanou um dos seus objectivos fundamentais (construir um modelo de previso), o mesmo s se limitou em abordar aspectos relativos ao passado, isto , o modelo identificou perodos de crise mas em perodos passados, ficando o desafio de adaptar o modelo para prever crises futuras.

Basicamente, discutiu-se para os dois estudos questes de metodologia. Sendo que as sugestes apresentadas, foram relativas ao aprimoramento das tcnicas usadas, de modo a obterse resultados mais robustos e que sejam teis para os fazedores de poltica.

Analise das Implicaes das Variaes na Taxa de Cmbios no Oramento do Estado De acordo com os resultados dos estudos, pode-se concluir que, as variaes na taxa de cmbio no tm nenhuma ligao com a balana comercial em Moambique, e que a economia moambicana tem verificado perodos de crises cambiais determinados fundamentalmente pela apreciao da taxa de cmbio real, o crescimento da massa monetria, a diminuio das exportaes em percentagem do PIB, a reduo do PIB real e o elevado dfice fiscal. Neste contexto, a politica Oramental/fiscal ter que continuar a pautar por medidas de austeridade e de conteno de custos. Ter que continuar a ser orientada no sentido de uma maior arrecadao de receitas fiscais, de modo a reduzir a dependncia da economia dos recursos financeiros externos, evitando desequilbrios macroeconmicos. Assumido que os resultados alcanados pelos estudos so verdadeiros, uma situao de dfice fiscal pode: Criar condies de uma maior entrada de capitais externos, atravs da tentativa de o governo se financiar recorrendo ao crdito externo esta situao, pode criar presses para uma apreciao da moeda nacional, reduzindo a taxa de cmbio nesta situao, espera-se perda de competitividade da economia, o que poder criar condies de um aumento das importaes,

aumentando o dfice comercial1. Mas de acordo com as concluses do estudo de Manjate (2012), essa depreciao poder no contribuir para uma piora do dfice da balana comercial. Sendo esta uma situao por recorrer no curto prazo, pois, privilegia a sociedade e os produtores que dependem essencialmente das importaes. No caso de o dfice fiscal for financiado com recurso a expanso monetria, ceter paribus, poder criar condies de uma reduo na taxa de juros, o que far com que haja fuga de capitais e consequentemente uma maior procura por moeda estrangeira aumentando a taxa de cmbio nesta situao, espera-se um aumento da competitividade externa da economia, o que poder criar condies de um aumento das exportaes, melhorando o saldo da balana comercial. Mas de acordo com as concluses do estudo de Manjate (2012), esta situao, no ter nenhuma implicao no saldo da balana comercial. Assim, o autor sugere uma situao em que a taxa de cmbio seja apreciada, pelo menos no curto prazo, procurando-se beneficiar os produtores e consumidores. De acordo com Rungo e Pinto (2012) o dfice fiscal poder criar condies de existncia de crises cambiais em Moambique.

Nestas condies o pais encontrar-se-ia numa situao em que a literatura chama de dfices gmeos

Vous aimerez peut-être aussi