Vous êtes sur la page 1sur 2

CINCIA DOS MATERIAIS Jlio Csar de Freitas Almeida Estrutura cristalina

Os materiais slidos podem ser cristalinos ou amorfos. O conceito de estrutura cristalina est relacionado organizao dos tomos de forma geomtrica. As estruturas cristalinas esto presentes em diversos materiais, em que os tomos distribudos dentro de sua estrutura formam uma rede chamada retculo cristalino. Possuem, portanto, estruturas cristalinas os sais, metais e a maior parte dos minerais. As molculas das estruturas cristalinas podem possuir dois tipos de ligaes, as direcionais, em que se incluem as covalentes e dipolo-dipolo e as no-direcionais em que esto as ligaes metlica, inica, van der Walls. As estruturas cristalinas so formadas por clulas unitrias que so sua unidade bsica, pois constituem o menor conjunto de tomos associados encontrados numa estrutura cristalina. H sete tipos de sistemas cristalinos que abrangem as substncias conhecidas pelo homem:

Para cada possvel localizao dos tomos, ons ou molculas em determinados pontos, h uma classificao das estruturas cristalinas em redes de Bravais. Assim, pode-se representar por uma tabela com os dados de uma das sete classificaes acima, de acordo com o material escolhido. caracterstica dos elementos metlicos a transformao de lquido para slido, adquirindo aspecto de estruturas densas, como a cbica de corpo centrado. Quando o mesmo elemento ou composto qumico apresenta diferentes formas cristalinas de acordo com as condies de presso e temperatura, esse fenmeno chamado polimorfismo. Como exemplo tem-se o Ferro (Fe), que pode apresentar as estruturas CFC (cristalina cbica de faces centradas) e CCC (cristalina cbica de corpo centrado), aspecto que deve ser considerado em sua utilizao, como em processos metalrgicos. O carbono tambm um exemplo de elemento polimrfico, presente no diamante, que uma estrutura extremamente dura, e tambm no grafite, que quebradio. A maior parte do conhecimento a respeito das estruturas cristalinas so adquiridas atravs de tcnicas de raio-x, possibilitando a obteno de informaes a respeito da localizao correta de cada tomo. As estruturas cristalinas possuem caractersticas como a piezoeletricidade, que a capacidade de gerar uma corrente eltrica se houver algum tipo de presso mecnica; ferroeletricidade que, embora no conduzam corrente eltrica, de acordo com a sua temperatura desenvolvem a polarizao espontnea, que pode ser invertida possibilitando a utilizao de um campo eltrico externo; efeito piroeltrico em que o

Cbico: em que todos os ngulos so iguais a 90 Tetragronal: em que todos os ngulos so iguais a 90 Ortorrmbico: em que todos os ngulos so iguais a 90 Monoclnico: em que h dois ngulos iguais a 90 e dois ngulos diferentes de 90 Triclnico: em que todos ngulos so diferentes e nenhum igual a 90 Hexagonal: em que dois ngulos so iguais a 90 e um ngulo igual a 120 Rombodrico: em que todos os ngulos so iguais, mas diferentes de 90.

aumento de temperatura causar a polarizao espontnea, em que se poder utilizar o campo eltrico gerado na superfcie do material e so semicondutores. Em funo destas propriedades, os materiais com estruturas cristalinas so amplamente usados pela indstria na confeco de termmetros, transistores, mquinas fotogrficas, relgios e balanas.

Artigo escrito por: Lilian Souza Pereira Fonte: www.infoescola.com/quimica/estrutura-cristalina/

Vous aimerez peut-être aussi