Vous êtes sur la page 1sur 3

NIVEIS DE ORGANIZAO BIOLGICA Os seres vivos fazem parte de um sistema organizado em nveis hierrquicos.

Amatria viva constituda por centenas de tipos de t o m o (elementos qumicos), que formam asm o l c u l a s das substncias orgnicas. Estas, por sua vez,c o n s t i t u e m o s d i v e r s o s t i p o s d e o r g a n e l a presentes nas c l u l a s vivas. No casodos seres multicelulares, as clulas renem-se em t e c i d o s , que constituem osd i v e r s o s r g o s corporais. Os rgos compem os s i s t e m a s e estes, em con- junto, formam o o r g a n i s m o .A organizao biolgica prossegue alm do nvel individual. Organismos demesma espcie formam p o p u l a e s . Populaes de diferentes espcies con -vivem e interagem, constituindo as c o m u n i d a d e s b i o l g i c a s (ou b i o c e n o s e s ).A interao de uma comunidade com os fatores ambientais (o bitopo) compe o e c o s s i s t e m a . A mais alta hierarquia biolgica a b i o s f e r a , q u e r e n e o c o n junto de ecossistemas da Terra.

ECOSSISTEMAS A EXTENSO DA BIOSFERA Fundamentos da Biologia Moderna, pg. 13 / Biologia das Populaes - vol. 3 - pg.333 A A biosfera compreende todas as regies da Terra nas quais pode existir vida.No mar h bactrias e animais capazes de viver a mais de 11 mil metros deprofundidade, em fendas ocenicas por onde escapa calor do manto terrestre. Amaior parte dos seres marinhos, porm, vive em profundidades de at 2 milmetros. Certos artrpodes e fungos so capazes de viver em cumes de montan-has, a mais de 7 mil metros de altitude, mas a maioria dos seres terrestres viveem regies que vo do nvel do mar at 2 ou 3 mil metros de altitude.

CADEIA ALIMENTAR E TEIA ALIMENTAR Biologia das Populaes - vol. 3 - pg. 338 A energia ingressa no mundo vivo por meio dos seres fotossintetizantes (cian-obactrias, algas e plantas). Esses seres, pela fotossntese, utilizam a energialuminosa para produzir as substncias orgnicas que lhes servem de alimento econstituem seu corpo. So por isso denominados produtores. Todos os outrosseres dependem direta ou indiretamente dos produtores para viver. Animaisherbvoros com em os produtores e por isso so chamados consumidores primri -o s ; j o s c a r n v o r o s c o m e m o s h e r b v o r o s e p o r i s s o s o c h a m a d o s c o n s u m i - dores secundrios. Pode haver consumidores tercirios, quaternrios etc. Umaclasse especial de organismos a dos decompositores, representados por bactri -as e fungos. Eles se alimentam dos cadveres e reciclam a matria dos ecossis temas. direita, uma seqncia linear de alimentao, denominada cadeiaalimentar. Na natureza as relaes alimentares so complexas, formando asteias ou redes alimentares

CICLOS BIOGEOQUMICOS 25 A CICLO DO CARBONO Fundamentos da Biologia Moderna, pg. 24 / Biologia das Populaes - vol. 3 - pg. 358 BO s t o m o s d e c a r b o n o e n t r a m n o s e c o s s i s t e m a s q u a n d o o g s c a r b n i c o ( C O 2) atm o s f r i c o a s s i m i l a d o p e l o s s e r e s fotossintetizantes (cianobactrias, algas e plan -tas). O carbono assimilado passa a constituir as substncias desses seres e retorna atmosfera de duas maneiras: pela degradao de molculas orgnicas na respirao epela decomposio . Os animais herbvoros assimilam carbono ao comerem os produ -tores. O carbono assimilado pelos herbvoros retorna atmosfera pela respirao epela decomposio. CICLO DO OXIGNIO Fundamentos da Biologia Moderna, pg. 25 / Biologia das Populaes - vol. 3 - pg. 360 O oxignio ingressa nos ecossistemas de vrias maneiras: a) pela fotossntese, tomosde oxignio do CO2 atmosfrico passam a constituir as substncias orgnicas dos produ-tores, sendo transferidos aos consumidores; b) pela respirao, produtore s e consumidores utilizam gs oxignio (O2) como oxidante e liberam tomos de oxignio forma demolculas de gua (H 2O), as quais podem ter seus oxignios incorporados a molculasorgnicas; c) pela absoro de gua do meio e utilizao de seus tomos de ox ignioem molculas orgnicas. O retorno do oxignio ao ambiente tambm ocorre de diver-sas maneiras: pela fotossntese, pela respirao, pela transpirao, pela excreo e pela decomposio. CICLO DO NITROGNIO C Fundamentos da Biologia Moderna, pg. 27 / Biologia das Populaes - vol. 3 - pg. 360 D O nitrognio ingressa nos ecossistemas pela ao de bactrias fixadoras presentes nosolo, na gua ou em ndulos de plantas leguminosas. Com a morte e decomposio dosseres vivos, o nitrognio de suas molculas liberado na forma de amnia (NH3).Bactrias nitrificantes do solo convertem amnia em nitrito, e este em nitrato, processodenominado nitrificao. O nitrato a forma em que o nitrognio mais facilmenteassimilado pelas plantas. Os animais obtm nitrogn io ao comerem as plantas. Parte donitrato formado no solo metabolizado por bactrias denitrificantes, que devolvem onitrognio atmosfera.

BACTRIAS FIXADORAS DE NITROGNIO Biologia das Populaes - vol. 3 - pg. 323 Bactrias fixadoras de nitrognio podem viver em associao mutualstica com clulasdas razes de plantas leguminosas formando ndulos. Os desenhos de 1 a 4 mostram aseqncia de formao de um ndulo. No detalhe (5), clulas da planta infectadas pelasbactrias fixadoras. direita, fotografia de ndulos em razes de uma leguminosa.

AMABIS E MARTHO

Vous aimerez peut-être aussi