Vous êtes sur la page 1sur 10

ARTIGO

Lnguas de Sinais: Identidades e Processos Sociais Grupo de Estudos e Subjetividade

SURDEZ: UM TERRITRIO DE FRONTEIRAS


Madalena Klein Mrcia Lise Lunardi
RESUMO: Este texto apresenta uma discusso quanto centralidade da cultura e sua importncia nas problematizaes cotidianas de grupos culturais na busca do reconhecimento de suas diferenas. Nesse sentido, pretendemos abordar a constituio da essencialidade de uma cultura surda com a tentativa de apresentarmos um deslocamento dessa pureza cultural para um territrio hbrido e de fronteira. Para a construo deste texto vamos nos valer de autores que se aproximam do campo dos estudos culturais e de uma perspectiva ps-estruturalista. Quando nos propomos a trabalhar a surdez a partir desta perspectiva, necessrio rompermos com a busca de uma pureza cultural, da essncia cultural. Propomos um distanciamento da indagao: o que mesmo a cultura surda? nos interessando, sim, pelas condies de possibilidade de diferentes nuances de culturas surdas. Procuramos trazer discusso os discursos dos movimentos das comunidades surdas em favor do reconhecimento das suas diferenas e especificidades culturais, considerando importante problematiz-los e localiz-los em territrios contestados, em que as culturas e as identidades no so fixas, mas sim mveis, fragmentadas e hbridas. Propomos pensar a problematizao de uma identidade surda, de um essencialismo ou mesmo de uma autenticidade a ser definida, para ento pensarmos em cenrios onde os discursos da surdez so levados a cena, e onde constituio de ser surdo deve ser entendido como uma contingncia histrica e cultural. PALAVRAS-CHAVE: Identidades culturais; Culturas surdas; Discursos; Movimentos surdos

DEAFNESS: A TERRITORY OF BOUNDARIES


ABSTRACT This paper presents a discussion about the centrality of culture and its importance on the quotidian problems found by cultural groups searching for the acknowledgement of their differences. Therefore, we intend to approach the essentiality constitution of a deaf culture, as an attempt to move that cultural purity towards a hybrid territory, a territory of boundaries. For writing this paper we have made use of the work by authors who approach the field of cultural studies and of a post-structural perspective. When we set out to perceive deafness from that perspective, it is necessary to stop seeking a cultural purity, the cultural essence. We propose taking a step back from asking what is deaf culture anyway?, and look for possible conditions for the different shades of the deaf culture. We want to discuss the discourse of the movements of deaf communities for the acknowledgment of their differences and cultural specificities, as we consider it important to discuss them and localize them in contested territories, where cultures and identities are not fixed but mobile, fragmented and hybrid. We propose thinking about the issue of a deaf identity, of an essentialism or even an authenticity to be defined, so that we can think of scenarios where the deaf discourses can be carried out, and where the constitution of being deaf must be understood as a historical and cultural contingency. KEYWORDS: Cultural identity; Deaf cultures; Discourses; Deaf movements

ETD Educao Temtica Digital, Campinas, v.7, n.2, p.14-23, jun. 2006 ISSN: 1676-2592.

14

ARTIGO
Lnguas de Sinais: Identidades e Processos Sociais Grupo de Estudos e Subjetividade

APRESENTAO

A surdez vem se constituindo num campo de conhecimento e prticas de significao onde a questo cultural emerge como um dos temas centrais. Este texto pretende apresentar uma discusso quanto centralidade da cultura e sua importncia nas problematizaes cotidianas de grupos culturais na busca do reconhecimento de suas diferenas. Nesse sentido, pretendemos abordar a constituio da essencialidade de uma cultura surda com a tentativa de apresentarmos um deslocamento dessa pureza cultural para um territrio hbrido e de fronteira. O tema cultura vem sendo discutido por diferentes autores e perspectivas, no entanto, para a construo deste texto vamos nos valer daqueles que se aproximam do campo dos estudos culturais e de uma perspectiva ps-estruturalista, uma vez que nos ajudam a problematizar as transformaes na concepo de cultura. Quando nos propomos a trabalhar a surdez a partir desta perspectiva, necessrio rompermos com a busca de uma pureza cultural, da essncia cultural. Propomos um distanciamento da indagao: o que mesmo a cultura surda? nos interessando, sim, pelas condies de possibilidade de diferentes nuances de culturas surdas. Trabalhar nessa perspectiva no simplesmente romper com os binarismos e as metanarrativas, mas procurar problematizar qualquer tentativa de essencializao e cristalizao cultural. Conceitos como descentramento, desterritorializao e reterritorializao cultural nos permitem falar da surdez a partir de um entendimento de hibridismo cultural, que pode ser lido como mescla, mistura, fronteiras que possibilitam diferentes combinaes, diferentes constituies de sujeitos e culturas. Mas ao se falar em hibridismo cultural concordamos com Cameron (1999, p.149):
Ao falar em hibridismo cultural, no estamos me referindo a algum tranqilo processo de integrao de diferenas. Falamos, ao invs, daquilo que Homi Bhabha chama de o prprio retorno da mirada ao olho do poder. Falamos da bricolagem interativa e em plena expanso que constitui a produo do conhecimento ps-colonial que produz descontinuidade e intranqiliza o colonizador.

O que nos propomos apresentar o campo da surdez como um territrio de lutas, um espao de conflitos de identidades, onde os elementos culturais circulam pelas fissuras e rachaduras dessa comunidade, conformando um labirinto de significados.
ETD Educao Temtica Digital, Campinas, v.7, n.2, p.14-23, jun. 2006 ISSN: 1676-2592.

15

ARTIGO
Lnguas de Sinais: Identidades e Processos Sociais Grupo de Estudos e Subjetividade CARTOGRAFANDO OS ESPAOS DE FRONTEIRAS SURDAS

Temos presenciado nos ltimos anos um movimento de resgate e afirmao de culturas e identidades surdas. Aps dcadas de discursos e prticas institucionais de patologizao, reabilitao e normalizao, movimentos de resistncia foram se constituindo a partir de sujeitos surdos que tinham a necessidade de encontrar elementos que pudessem aproxim-los em comunidades onde compartilhassem a mesma lngua e traos culturais comuns. Segundo Wrigley (1996, p. 159)
construir relaes de solidariedade de grupo um projeto poltico de construir e afirmar uma identidade de grupo positiva. Esses so passos cruciais para confrontar o imperialismo cultural e descobrir coisas sobre si mesmo e sobre os outros com quem se sente afinidade.

Esses movimentos de afirmao de culturas surdas tm se apresentado, na maioria das vezes, como forma de cristalizao de um ideal onde a essncia da cultura algo a ser buscado no contato e na aproximao entre esses sujeitos. freqente na literatura sobre a histria dos/as surdos/as e nas diferentes narrativas sobre a constituio da comunidade surda a referncia a uma origem, a um momento de desvelamento de uma identidade e de uma cultura surda. Padden e Humphries (1988) se referem ao Conto de LEpe1, que vem sendo recontado de gerao em gerao, simbolizando a transio de uma situao de isolamento na qual viviam as pessoas surdas para uma vida de comunidade, compartilhando uma lngua e experincias de vida. Essa necessidade de cristalizao vai conformando um discurso acerca do ser surdo, a quem pertence o estatuto de ser nomeado Surdo, com letra maiscula, subjetivado por uma condio cultural2, que, na maioria das vezes, centraliza o uso da Lngua de Sinais, como marca autntica das culturas surdas. Podemos perceber isso, em depoimentos de lideranas das comunidades surdas. Um exemplo pode ser encontrado na revista oficial da Federao Nacional de Educao e

O conto de LEpe narra a histria do surgimento da primeira escola pblica para surdos em Paris no final do sculo XVIII. Segundo a histria o Abade Lpe, ao encontrar surdos perambulando pelas ruas de Paris, fascinado pela comunicao gestual , inicia um trabalho que resultou na fundao do Instituto Nacional de Surdos de Paris. Interessante que, nas diferentes anetodas e performances deste conto compartilhadas pela comunidade surda, h constantemente a referncia a uma luz no final de um tnel escuro. Esta luz estaria relacionada a possibilidade de encontro e reconhecimento entre os surdos saindo de uma vida obscura e de solido para uma experincia comunitria e cultural. 2 Para essa discusso ver Padden e Humphries (1988), Padden (1993), Wrigley (1996) e Davies (1995). 16 ETD Educao Temtica Digital, Campinas, v.7, n.2, p.14-23, jun. 2006 ISSN: 1676-2592.

ARTIGO
Lnguas de Sinais: Identidades e Processos Sociais Grupo de Estudos e Subjetividade Integrao do Surdo3 (Feneis) em um artigo que procura caracterizar a cultura e as comunidades surdas brasileiras:
Uma pessoa Surda ou ouvinte, que utiliza a variedade lingustica de uma regio e vai se comunicar com Surdos de outra regio, pode no ser bem aceita pois sempre so corrigidas quanto ao uso de alguns sinais, que so considerados errados por j terem um outro, s vezes, somente com alguma variao de configurao. Somente depois de aprender a variedade da regio que esta pessoa ouvinte ou surda totalmente aceita. (grifo nosso) (FENEIS, 1999, p.14)

Nesse mesmo texto tambm encontramos referncia ao pensamento de Carol Padden, surda, sociloga, americana que afirma: membros de uma cultura Surda comportam como as pessoas Surdas, usam as lnguas das pessoas Surdas e compartilham entre si, e com outras pessoas que no so surdas, das crenas das pessoas surdas (FENEIS, 1999, p.14). Seguindo este mesmo entendimento, no depoimento de uma professora surda, encontramos a seguinte afirmativa: (...) Vejo a importncia do surdo conseguir firmar sua identidade. Ela [LIBRAS] d capacidade ao surdo de conseguir ser o que . Ser surda e ter minha identidade como surda tudo o que eu sonhei. (FIALHO, 1999, p.41). Acreditamos que ao se traduzir as culturas surdas, necessrio um descentramento da lngua de sinais como nica expresso autntica dessa cultura4, para no cristalizar a surdez a partir de um nico recorte cultural, para que ela no se torne mais uma forma extica e folclrica de entendimento da surdez. Entender as culturas surdas perceb-las enquanto elementos que se deslocam, se fragilizam e se hibridizam no contato com o outro, seja ele surdo ou ouvinte; interpret-las a partir da alteridade e da diferena. Pensar a idia de uma cultura autntica, pura, como um espao autnomo no se sustenta mais exceto como uma fico til ou uma distoro reveladora (CANCLINI, 1998). A certeza da cultura dos Surdos na singularidade oferece uma nova arrogncia: a projeo de uma forma de uma cultura dos Surdos, uma experincia, e um tipo como o modelo para todos (WRIGLEY, 1996). As questes culturais, entendidas a partir de um espao de fronteira, onde as diferenas se mesclam e se configuram nas relaes de poder, nos permite falar de identidades de fronteira que so constitudas nos espaos intersubjetivos de traduo cultural. Espaos esses

Esta revista produzida e distribuda trimestralmente pela Federao Nacional de Educao e Integrao dos Surdos do Brasil. 4 Com isso no estamos negando, nem deixando de perceber a importncia desse elemento cultural na constituio das comunidades e identidades surdas. 17 ETD Educao Temtica Digital, Campinas, v.7, n.2, p.14-23, jun. 2006 ISSN: 1676-2592.

ARTIGO
Lnguas de Sinais: Identidades e Processos Sociais Grupo de Estudos e Subjetividade que so lingisticamente multivalentes, onde se encontram sobreposio de cdigos, e uma multiplicidade cultural em que se inscrevem as diferentes posies de sujeitos (MCLAREN, 1997). Polifnico. Esse o termo que Guattari e Rolnik (1986) toma de emprstimo de Mikhail Bakhtin para traduzir o carter plural da subjetividade. Segundo ele, instncias individuais, quanto coletivas e institucionais vo produzindo a subjetividade, sem que uma instncia domine sobre a outra. Somos atravessados pelos afetos, pelas sensaes, pelas mensagens verbais e visuais. Vamos construindo/constituindo nosso jeito de ser, de sentir, de se relacionar atravs dos agenciamentos daquilo que nos chega dos referenciais cognitivos, mticos, rituais. Tudo que vivenciamos na famlia, na escola, o que nos transmitem pelas mdias, nas nossas relaes amorosas e de trabalho, vo se estabelecendo como referenciais que nos levam a um posicionamento frente s coisas e frente ao mundo. a produo de sentidos, o agenciamento de enunciao, constituindo um territrio existencial. Territrio pode ser relativo tanto ao espao vivido, quanto a um sistema percebido no seio do qual um sujeito se sente em casa. O territrio sinnimo de apropriao, de subjetivao fechada sobre si mesma. Ele o conjunto dos projetos e das representaes nos quais vai desembocar, pragmaticamente, toda uma srie de comportamentos, de investimentos nos tempos e nos espaos sociais, culturais, estticos, cognitivos. (GUATTARI E ROLNIK, 1986). Esse territrio existencial que d sentido existncia em um determinado momento. A subjetividade assumida e vivida por indivduos em suas existncias particulares (GUATTARI E ROLNIK, 1986). Porm, ela no uma produo individual. Ela social e se d nos processos de produo tanto social quanto material. A produo social da subjetividade se d desde sociedades mais simples, como exemplifica Guattari (1986) na escala de uma etnia, por exemplo, chegando a ter uma produo em escala internacional, como no sistema capitalstico5. No somente as relaes sociais e de produo so modeladas pelo sistema capitalstico, mas todo nosso jeito de ser, sentir, se relacionar e amar.

Guattari (1986: 15) utiliza o sufixo stico criando uma expresso que abrange no s o capitalismo dos pases desenvolvidos como tambm o capitalismo perifrico do chamado Terceiro Mundo e as economias at ento ditas socialistas (Socialismo Burocrtico) 18 ETD Educao Temtica Digital, Campinas, v.7, n.2, p.14-23, jun. 2006 ISSN: 1676-2592.

ARTIGO
Lnguas de Sinais: Identidades e Processos Sociais Grupo de Estudos e Subjetividade O movimento de produo de territrios existenciais pode seguir um ritmo de modelizao, de serializao, onde o indivduo se aliena e se submete ao estabelecido. Porm, tambm pode avanar num ritmo novo, de reapropriao, de criao, de diferenciao ou, como Guattari (1986) denomina, de um processo de singularizao. Esse processo de singularizao no pode ser confundido com uma suposta identidade cultural surda. Esse conceito de identidade cultural, segundo Guattari e Rolnik (1986), reacionrio e acaba no permitindo dar conta do carter composto, elaborado e fabricado dos modos de representao que se constituem dominantes, escapando toda riqueza de sentidos que so produzidos nas diferenas. Ao compreendermos as culturas surdas como hbridas, de fronteiras, constitudas por diferentes subjetividades, no nos referimos simplesmente aos recortes de raa, etnia, gnero, sexualidade, condio social, mas, tambm, aos atravessamentos de uma suposta cultura ouvinte por onde transitam os sujeitos surdos em suas relaes sociais. Nosso entendimento afasta-se de um binarismo, em que cultura surda e cultura ouvinte encontram-se em posies opostas, em relaes de dominao onde o ser surdo passa pelo movimento de negao de uma cultura ouvinte. Nesse contexto, uma questo fundamental a ser discutida, diz respeito reorganizao cultural do poder. Os processos de hibridao nos exigem o registro e anlise das relaes de poder envolvidas em fios que se mesclam, constituindo tramas. O poder no se constitui em relaes verticais: as bipolaridades se esvaem. No se apagam os conflitos; eles so colocados em outro registro, multifocal e mais tolerante. Repensa-se a autonomia de cada cultura com menores riscos fundamentalistas (CANCLINI, 1998). H de se colocar em questo a prpria cultura ouvinte como sendo ela tambm, homognea e pura. Podemos assim pensar em sujeitos surdos constitudos atravs de suas relaes com sujeitos ouvintes, e vice-versa, sem que ambos percam seus recortes identitrios. A cultura surda vista, muitas vezes, como um ideal a ser alcanado, ou seja, passa a ser uma condio de vir a ser, atravs do convvio e das trocas com outros surdos, longe da contaminao ouvintista6. Essa situao freqentemente apresentada nos depoimentos e textos produzidos por lideranas surdas, como encontramos em Perlin (1998, p.56)
J afirmei que ser surdo pertencer a um mundo de experincia visual e no auditiva. Sugiro a afirmao positiva de que a cultura surda no se mistura
O termo ouvintismo foi utilizado por Skliar (1997,1998) para descrever prticas discursivas e dispositivos pedaggicos colonialistas, onde o ser/poder/conhecer dos ouvintes constituem uma norma, no sempre visvel, a partir da qual tudo medido e julgado 19 ETD Educao Temtica Digital, Campinas, v.7, n.2, p.14-23, jun. 2006 ISSN: 1676-2592.
6

ARTIGO
Lnguas de Sinais: Identidades e Processos Sociais Grupo de Estudos e Subjetividade
ouvinte (...) O adulto surdo, nos encontros com outros surdos, ou melhor, nos movimentos surdos, levado a agir intensamente e, em contato com outros surdos, ele vai construir sua identidade fortemente centrada no ser surdo, a identidade poltica surda. Trata-se de uma identidade que se sobressai na militncia pelo especfico surdo.

Essas falas podem ser entendidas como resistncias das comunidades surdas s condies histricas, sociais e polticas que configuraram os discursos sobre a surdez, interferindo nas representaes sobre esses sujeitos e os constitudo como seres deficientes. Essas narrativas vo sendo constitudas a partir de uma estratgia de recusa a uma naturalizao do sujeito surdo deficiente (KLEIN, 1999), substituindo-a, porm, por uma outra essencializao, ou seja, a de um verdadeiro surdo cultural. A comunidade surda ao se opor aos discursos que a localiza na lgica da deficincia e dos discursos ouvintistas, acabam, tambm, excluindo aqueles que no atingem as prerrogativas de uma suposta cultura surda. Ao trazermos para a discusso os discursos dos movimentos das comunidades surdas, em favor do reconhecimento das suas diferenas e especificidades culturais, no pretendemos enquadr-los em juzos de valor, no sentido de dizer se esto certos ou errados, nem negar sua contingncia histrica. Mas, consideramos importante problematiz-los e localiz-los em territrios contestados, em que as culturas e as identidades no so fixas, mas sim mveis, fragmentadas e hbridas.
O ressurgimento da Conscincia dos Surdos, Orgulho dos Surdos e Culturas Surdas foi alcanada ao se valorizar a diferena. Ao se reformular o significado da Surdez em termos positivos, ao se recuperar a autoridade das vidas diretamente vividas, os Surdos em todo o mundo esto fazendo claras declaraes polticas para auto e coletiva determinao. medida que os Surdos se movem para refocalizar sua perspectiva como uma norma, busco simplesmente chamar a ateno para novas formas de excluso que esto espreita. Hierarquias rgidas de organizaes, regras restritivas ou escondidas para participao na tomada de deciso, formas patriarcais de privilgios, racionalismo consciente e inconsciente e divises sexuais de trabalho e salrio todas esto espera da cultura dos Surdos: essas questes devem ser confrontadas.(WRIGLEY, 1996, p.115 )

A partir da perspectiva ps-estruturalista, dos autores at aqui apresentados, podemos pensar na problematizao de uma identidade surda, de um essencialismo ou mesmo de uma autenticidade a ser definida, para ento pensarmos em cenrios onde os discursos da surdez so levados a cena, e onde constituio de ser surdo deve ser entendido como uma contingncia histrica e cultural.

ETD Educao Temtica Digital, Campinas, v.7, n.2, p.14-23, jun. 2006 ISSN: 1676-2592.

20

ARTIGO
Lnguas de Sinais: Identidades e Processos Sociais Grupo de Estudos e Subjetividade AS IDENTIDADES DE FRONTEIRA E OS ESPAOS ESCOLARES

Percebemos que essa discusso sobre culturas hbridas mexe no apenas com os ditos grupos minoritrios, como se somente eles experimentassem as conseqncias das construes identitrias de fronteira: fragmentao grupal, o hibridismo e a entropia (CAMERON, 1999). Essa instabilidade est presente tanto nas comunidades surdas quanto nas comunidades ouvintes consideradas dominantes, colocando em questo os discursos hegemnicos. Assim, uma discusso que pretende localizar os diferentes discursos culturais necessita estar atenta no apenas ao que se refere aos que esto nas periferias (minorias), mas tambm problematizar os que se encontram na metrpole. Essas questes vm atravessando os espaos da educao, configurando diferentes formas de entendermos os discursos educacionais presentes no cotidiano das escolas dos surdos. As perguntas como: qual o conhecimento legtimo, como esse conhecimento constitudo no currculo, que poder ele legitima?: a quem ele se dirige?; e porque se sustenta dessa forma?; so interrogantes que devem ser consideradas na definio das polticas educacionais direcionadas aos grupos culturalmente diferentes. Mas isto no significa simplesmente anexar no currculo novas disciplinas, como por exemplo a lngua de sinais, a histria dos surdos, as identidades surdas, as artes/culturas surdas, como se essas fossem um souvenier, ou seja, elementos exticos, que lembram a passagem turstica por um lugar. Esses so, sem dvida temas importantes nas escolas de surdos, mas que devem possibilitar a problematizao do currculo e das relaes de poder nos espaos escolares. Em nosso entendimento esse tensionamento s possvel se pensarmos a escola como um espao de fronteiras, onde no h demarcao de incio e fim, mas mesclas e hibridismos. A possibilidade de os estudantes surdos viverem em um espao de fronteira a de viver uma experincia anticentradora, na medida que o espao escolar seja constantemente modificado. Nesse espao descentralizado, torna-se possvel questionar, interrogar e historicizar culturas surdas e culturas ouvintes, sem pensar numa sobreposio ou uma superao de uma em relao outra. A questo incide em levantar os interrogantes, que levaram as histrias, culturas e identidades surdas a assumirem uma relao subordinada na configurao escolar existente (LUNARDI, 1998). Diante disso, imprescindvel que essas discusses sejam levantadas ao se pensar uma proposta de Educao para Todos atravs da Escola Inclusiva, to evocada nas atuais polticas educacionais brasileiras. Negar as mltiplas e fluidas identidades, como tambm, os 21 ETD Educao Temtica Digital, Campinas, v.7, n.2, p.14-23, jun. 2006 ISSN: 1676-2592.

ARTIGO
Lnguas de Sinais: Identidades e Processos Sociais Grupo de Estudos e Subjetividade espaos de fronteiras culturais no interior das prticas e das polticas educacionais, continuar a representar cultura e identidade em termos estticos e a-tericos. Pensar a escola a partir de uma perspectiva das culturas hbridas no se refere a um tranqilo processo de integrao de diferenas, mas de um espao de lutas e constantes resignificaes. Essa reorganizao dos cenrios culturais e os cruzamentos constantes das identidades exigem dos educadores e pesquisadores do campo da educao investigar de outro modo as ordens que sintetizam as relaes materiais e simblicas entre os grupos (CANCLINI, 1998). Os hibridismos, as situaes fronteirias encontram-se instauradas no nosso cotidiano. Convivemos em um espao no qual as fronteiras so constantemente deslocadas, fragilizadas e em que nossas identidades vo se configurando a partir de mltiplos repertrios. Esse cenrio nos coloca diante de um territrio movedio, instvel, onde a histria se move em muitas direes, toda concluso est atravessada pela incerteza.

REFERNCIAS BHABHA, H. K. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998. CAMERON, M.. Os usos da cultura. In: SILVA, Luis Heron. Sculo XXI: qual conhecimento? qual currculo? Petrpolis: Vozes, 1999, p. 148-156. CANCLINI, N. G. Culturas Hbridas: estratgias para entrar e sair da modernidade.(traduo A R. Lessa e H. P. Cintro). So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo, 1998. FENEIS. A cultura e a Comunidade dos Surdos Brasileiros. Revista da Feneis, n. 3, p.14-15, julho/setembro, 1999, FIALHO, C.. Minha experincia. In: BERGAMASCHI, Rosi I., MARTINS, Ricardo V. DISCURSOS ATUAIS SOBRE A SURDEZ: II ENCONTRO A PRPOSITO DO FAZER, DO SABER E DO SER NA INFNCIA. Canoas: La Salle, 1999, p. 39-41 GUATARRI, F & ROLNIK, S. Micropoltica: cartografias do desejo. 5 ed. Petrpolis: Editora Vozes, 1986. KLEIN, M. A formao do surdo trabalhador: discurso sobre a surdez, a educao e o trabalho. Porto Alegre: UFRGS/FACED, 1999. (Dissertao de Mestrado) LUNARDI, M. L. Educao de surdos e currculo: um campo de lutas e conflitos. Porto Alegre: UFRGS/FACED, 1998. (Dissertao de Mestrado) CLAREN, P.. Multiculturalismo crtico. So Paulo: Editora Cortez, 1997

ETD Educao Temtica Digital, Campinas, v.7, n.2, p.14-23, jun. 2006 ISSN: 1676-2592.

22

ARTIGO
Lnguas de Sinais: Identidades e Processos Sociais Grupo de Estudos e Subjetividade PERLIN, G. T. Identidades surdas. In: Skliar (Org.) A Surdez: um olhar sobre as diferenas. Porto Alegre: Ed. Mediao, 1998, p.51-73. SKLIAR, C. B. Os Estudos surdos em educao: problematizando a normalidade. In: Skliar (org.) A Surdez: um olhar sobre as diferenas. Porto Alegre: Ed. Mediao, 1998, p.1-32. WRIGLEY, O. The politics of deafness. Washington, D.C.: Gallaudet University Press, 1996. (texto traduzido para uso e Seminrio Avanado).

MADALENA KLEIN Doutora e mestre em Educao pelo PPGEdu/UFRGS. Professora e pesquisadora do Instituto de Cincias Humanas, Letras e Artes do Centro Universitrio Feevale/RS. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Educao,Cultura e Trabalho. E-mail: mdklein@ig.com.br MRCIA LISE LUNARDI Doutora e Mestre em Educao pelo PPGEdu/UFRGS. Professora Adjunta do Departamento de Educao Especial. Coordenadora do Curso de Especializao Distncia em Educao Especial e professora Programa de Ps Graduao em Educao da mesma Universidade. Artigo recebido em: 20/02/2006 Artigo publicado em: 15/06/2006

ETD Educao Temtica Digital, Campinas, v.7, n.2, p.14-23, jun. 2006 ISSN: 1676-2592.

23

Vous aimerez peut-être aussi