Vous êtes sur la page 1sur 13

ndice

1. Empreendedor Individual (EI): quais so as obrigaes? 2. Como se registrar Empreendedor Individual? 3. Quem pode ajudar na formalizao do Empreendedor individual? 4. Que documentos preciso para me inscrever no Portal do Empreendedor? 5. EI, ATENO AO PAGAMENTO MENSAL (DAS) 6. Ok, para abrir meu negcio eu no pagarei nada, e depois? 7. Quais so as condies para se tornar um Empreendedor Individual? 8. Quais so as atividades permitidas ao Empreendedor Individual? 9. E quanto isso vai custar? 10.O EI precisa fazer o tal do Relatrio Mensal? 11.Declarao Anual (DASN-SIMEI) 12.E se o EI no fizer a declarao anual? 13.Os escritrios de contabilidade vo fornecer todos os servios que o EI precisar gratuitamente? 14.Ento o EI vai precisar manter um escritrio de contabilidade? 15.EI precisa cumprir a legislao municipal? 16.O que grau de risco da atividade? 17.Atividades de grau de risco elevado 18.E o alvar municipal para funcionamento do EI ? 19.O que Certificado da Condio de Microempreendedor Individual? 20.Como conseguir o Alvar Definitivo? 21.E a nota fiscal? 22.Como o EI faz para conseguir a nota fiscal de prestao de servios? 23.E se precisar fazer alguma alterao de dados no EI ou dar baixa (fechar)? 24.Empreendedor Individual: Imposto de Renda Pessoa Fsica e Contribuies Sindicais 25.Quando sero feitas Fiscalizaes e Vistorias no EI? 26.Atividades X Permisso Municipal 27.EI, no se esquea, imprima seus documentos 28.Passo-a-passo 29.PORTAL DO EMPREENDEDOR 30.REDE DE APOIO 31.Alguns Benefcios do EI 32.Benefcios Previdencirios

Empreendedor Individual (EI): quais so as obrigaes?


As suas obrigaes bsicas so: Efetuar os pagamentos mensais; Relatrio Mensal: registrar vendas e compras (pode ser de prprio punho); Guardar notas fiscais das compras realizadas; Emitir notas fiscais nas vendas e guardar a segunda via (Obrigatoriamente emitir Nota Fiscal nas vendas para pessoas jurdicas e instituies pblicas)-Realizar a Declarao Anual Simplificada (DANSSIMEI).

Como se registrar Empreendedor Individual?


A inscrio do EI gratuita e s pode ocorrer on-line, isto , diretamente no endereo eletrnico (internet): www.portaldoempreendedor.gov.br ou na Sala do Empreendedor, localizada no Expresso Cidado (Fbrica da Moda). recomendvel buscar auxlio para efetivar essa inscrio, minimizando a possibilidade de eventuais falhas que podero resultar em gastos com alteraes. Consulte a Associao dos Contabilistas de Caruaru e Agreste de Pernambuco (ACCAPE) para mais informaes. Ao finalizar o cadastramentoo CNPJ e o nmero de inscrio na Junta Comercial so obtidos imediatamente em um documento chamado CCMEI.

Quem pode ajudar na formalizao do Empreendedor individual?


A Sala do Empreendedor, a ACCAPE e os escritrios de contabilidade, optantes pelo Simples, da sua cidade podem lhe ajudar gratuitamente: Fornecendo orientaes gerais; Registrando sua empresa como EI, no portal do empreendedor; Explicando sobre como fazer o relatrio mensal; Fornecendo orientaes especficas sobre obrigaes; E auxiliar na primeira declarao anual (DANS-SIMEI), desde que voc tenha as informaes necessrias (relatrio mensal e notas fiscais).

Que documentos preciso para me inscrever no Portal do Empreendedor?


Tenha em mos: RG, CPF ( recomendvel retirar a certido de regularidade do CPF, pela internet) e solicite o certificado de endereo na Prefeitura Municipal (autorizao do exerccio da atividade no local escolhido), evitando assim possveis falhas no registro. As falhas de registro resultam na necessidade de alteraes na Junta Comercial, o que eventualmente poder acarretar gastos.

EI, ATENO AO PAGAMENTO MENSAL (DAS)


O EI deve imprimir o carn com as guias de pagamento (DAS), Documento de Arrecadao do Simples Nacional, disponibilizado no Portal do Empreendedor : (www.portaldoempreendedor.gov.br) A data do vencimento sempre no dia 20 do ms subsequente formalizao. Caso o pagamento no seja realizado na data certa haver cobrana de juros e multa e a necessidade de ser gerado um novo DAS no Portal.

Ok, para abrir meu negcio eu no pagarei nada, e depois? Quanto pagarei de impostos e contribuies?
O custo da formalizao ser apenas o pagamento mensal do carn (DAS) emitido atravs do portal, que varia de R$ 27,25 a R$ 33,25. Ateno: O valor mensal ser atualizado sempre que o salrio mnimo for reajustado. Os Valores apresentados so baseados no salrio de 2011.

Quais so as condies para se tornar um Empreendedor Individual?


1. Faturamento anual bruto conforme definido pelas medidas governamentais. Confira o teto de faturamento com a rede de apoio; 2. Atividade permitida pela Resoluo CGSN n 58/09; 3. Estabelecimento nico (sem filiais); 4. No ser scio, titular ou administrador de outra empresa; 5. Contratar no mximo um empregado; 6. Estar em condies de optar pelo Simples Nacional. 7.

Quais so as atividades permitidas ao Empreendedor Individual?


As atividades permitidas esto previstas na Resoluo CGSN n 58/2009. So mais de 400 atividades listadas na Classificao Nacional de Atividades Econmicas (CNAE). Confira no Portal do Empreendedor ou com a rede de apoio se a atividade que deseja exercer permitida.

E quanto isso vai custar?


Para abrir ou formalizar sua empresa voc no vai pagar nenhuma tarifa ou taxa. Mas, ateno, alm de precisar cumprir as leis referentes sua atividade, dependendo da atividade, para a segurana, minimamente, voc ter que adquirir um extintor de incndios.Frisando que as demais necessidades que no sejam estritamente ligadas abertura da empresa no sero gratuitas.

O EI precisa fazer o tal do Relatrio Mensal?


Sim. O Relatrio Mensal pode ser impresso atravs do Portal do Empreendedor, e deve ser preenchido todos os meses, anexando: as segundas vias (ou canhotos) das notas fiscais emitidas e as notas fiscais de compra e venda quando houver, alm dos comprovantes quitados do DAS. Estes documentos devem ser guardados por 05 anos pois podem ser solicitados pela Receita Federal, alm dos relatrios serem fundamentais para a realizao da Declarao Anual (DANS) que obrigatria.

Declarao Anual (DASN-SIMEI)


O EI dever todo ano declarar o valor do faturamento do ano anterior, elaborando a Declarao Anual do Microempreendedor Individual (DASNMEI) e envi-la, via internet, Receita Federal. A primeira declarao feita nos escritrios de contabilidade, optantes pelo Simples, gratuitamente.

E se o EI no fizer a declarao anual?


Quem no enviar o documento dentro do prazo paga multa e corre o risco de ter CNPJ bloqueado (tem acesso a crdito prejudicado) Alm disso, no consegue recolher as obrigaes mensais, como contribuio previdenciria e impostos, pois no ser possvel imprimir as guias de pagamento mensal. Assim, ficar sem a cobertura dos benefcios previdencirios e no poder emitir certido negativa de dbitos na Receita Federal.

Os escritrios de contabilidade vo fornecer todos os servios que o EI precisar gratuitamente?


No. Os escritrios de contabilidade, optantes pelo Simples, vo fornecer gratuitamente somente os servios estritamente necessrios para a abertura do EI e o envio da primeira DANS-SIMEI declarao anual, vide pgina anterior. Todos os outros servios sero pagos. Ento o EI vai precisar manter um escritrio de contabilidade? No. Voc pode aprender a fazer o relatrio mensal (DAS) e a declarao anual (DANS-SIMEI) com a ajuda inicial de um escritrio de contabilidade e do prprio portal do empreendedor. Realizar sozinho as obrigaes do EI, ou contratar um escritrio uma opo sua, embora o acompanhamento seja recomendvel especialmente se o EI tiver um empregado. Lembrando que para o EI a contabilidade formal como livro dirio e razo est dispensada. No preciso tambm ter Livro Caixa.

EI precisa cumprir a legislao municipal?


Sim. No se inscreva como EI sem ter a certeza de que est cumprindo as normas e posturas municipais, compreendidos o grau de risco da atividade, aspectos sanitrios, ambientais, tributrios, de segurana pblica, uso e ocupao do solo, atividades domiciliares e restries ao uso de espaos pblicos. Se o municpio encontrar irregularidades insanveis durante a fiscalizao orientadora ou o EI no atender, dentro do prazo, as recomendaes municipais, estar sujeito a multas e at mesmo ao cancelamento ou cassao do alvar.

O que grau de risco da atividade?


Algumas atividades so declaradas, pelo municpio, como de grau de risco elevado para o bem estar da comunidade, e assim s podem ser exercidas aps vistorias prvias. Isto , estas atividades no devem ser registradas como EI, antes de vistorias como a da Vigilncia Sanitria e Corpo de Bombeiros. Veja a seguir, a relao de atividades consideradas de grau de risco elevado em Caruaru, na conformidade do Decreto Municipal n351/11.

Atividades de grau de risco elevado


0161-0/01 - Servios de pulverizao e controle de pragas agrcolas; 1013-9/01 - Fabricao de produtos de carnes; 1031-7/00 - Fabricao de conservas de frutas; 1032-5/99 - Fabricao de conservas de legumes e outros vegetais, exceto palmito; 1052-0/00 - Fabricao de laticnios; 1091-1/00 - Fabricao de produtos de panificao; 1094-5/00 - Fabricao de massas alimentcias; 1095-3/00 - Fabricao de especiarias molhos, temperos e condimentos; 1096-1/00 - Fabricao de alimentos e pratos prontos; 1099-6/99 - Fabricao de outros produtos alimentcios no especificados anteriormente; 2061-4/00 - Fabricao de sabes e detergentes sintticos; 3104-7/00 - Fabricao de colches; 3812-2/00 - Coleta resduos perigosos; 4399-1/03 - Obras de alvenaria; 4520-0/06 - Servios de lavagem, lubrificao e polimentos de veculos automotores; 4712-1/00 - Comercio varejista de mercadorias em geral, com predominncia de produtos. Alimentcios, mini-mercados, mercearias e armazns; 4721-1/01 - Padaria e confeitaria com predominncia de produo prpria; 4721-1/02 - Padaria e confeitaria com predominncia de revenda; 4721-1/03 - Comercio varejista de laticnios e frios; 4722-9/02 - Comercio varejista de carnes aougue; 4723-7/00 - Comercio varejista de bebidas; 4784-9/00 - Comercio varejista de gs liquefeito de petrleo; 4789-0/05 - Comercio varejista de produtos saneantes domissanitrios; 5611-2/01 - Restaurantes e similares; 5611-2/02 - Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas; 5611-2/03 - Lanchonetes, casas de ch, de sucos e similares; 5612-1/00 - Servios ambulantes de alimentao; 5620-1/01 - Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas;

5620-1/02 - Servios de alimentao para eventos e recepes bufe; 5620-1/03 - Cantinas servios de alimentao privativos; 5620-1/04 - Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente domiciliar; 8122-2/00 - Imunizao e controle de pragas urbanas; 9602-5/02 - Outras atividades de tratamento de beleza depiladora; 9602-5/01 - Cabeleireiros; 9603-3/04 - Servios funerrios.

E o alvar municipal para funcionamento do EI ?


Automaticamente, com a finalizao do processo de inscrio no Portal do Empreendedor: www.portaldoempreendedor.gov.br, o contribuinte passa a ter Alvar de Licena e Funcionamento Provisrio (de 180 dias) que autoriza o funcionamento imediato do empreendimento, desde que ele esteja cumprindo as legislaes pertinentes, atravs de um documento nico, que o Certificado da Condio de Microempreendedor Individual CCMEI.

O que Certificado da Condio de Microempreendedor Individual?


O Certificado o documento oficial do Empreendedor Individual e vale tambm como Alvar de Licena e Funcionamento Provisrio. Para consegui-lo, o empreendedor aceita um Termo de Cincia e Responsabilidade no qual declara, sob as penas da lei, que entende a legislao e a obedece. Sob as penas da lei significa que, se o EI declarar inverdades no Termo de Cincia ou funcionar com irregularidades, estar sujeito a multas, apreenses e at mesmo ao fechamento do empreendimento, cassao do alvar ou mesmo cancelamento de todos os seus registros.

Como conseguir o Alvar Definitivo?


Procure imediatamente a Sala do Empreendedor, localizada no Expresso Cidado (Fbrica da Moda), tire as suas dvidas e se voc j um Empreendedor Individual, mas est irregular com a legislao municipal, venha regularizar a sua atividade! A Prefeitura Municipal apoia e est disposio do Empreendedor Individual.

E a nota fiscal?
O EI dever obrigatoriamente emitir nota fiscal nas vendas e nas prestaes de servios realizadas para pessoas jurdicas (empresas) de qualquer porte e para instituies pblicas (prefeituras, por exemplo). No precisa emitir nota fiscal para o consumidor final, que pessoa fsica. O EI tambm ficar dispensado da emisso de nota fiscal para pessoas jurdicas quando a pessoa jurdica tomadora emitir uma nota fiscal de entrada.

Como o EI faz para conseguir a nota fiscal de prestao de servios?


O EI deve procurar orientaes sobre a nota fiscal de prestao de servios junto Sala do Empreendedor, localizada no Expresso Cidado (Fbrica da Moda). Neste caso, a Secretaria de Negcios da Fazenda orientar sobre a emisso de Nota Fiscal eletrnica (NFE).

E se precisar fazer alguma alterao de dados no EI ou dar baixa (fechar)?


Atualmente, a alterao de dados ou baixa do EI tem custos na Junta Comercial e os procedimentos para o EI so os mesmos exigidos de todos os demais empresrios Como por exemplo, solicitar a baixa tambm na Prefeitura Municipal para no ficar com pendncias que podem ser cobradas judicialmente. Procure auxlio com a rede de apoio para maiores.

Empreendedor Individual: Imposto de Renda Pessoa Fsica e Contribuies Sindicais (IRPF)


IRPF: O lucro lquido obtido pelo Empreendedor Individual na operao do seu negcio isento e no tributvel no Imposto de Renda Pessoa Fsica -IRPF. Contudo o EI, na qualidade de contribuinte, nos termos da legislao do Imposto de Renda, no est isento de apresentar a declarao anual de ajuste de IRPF. Procure a Sala do Empreendedor, ACCAPE ou um escritrio de contabilidade para orientao. SINDICATO: O EI est dispensado de recolhimento de contribuies sindicais patronais, na conformidade das Leis Complementares n 123/2006 e n 128/2008.

Quando sero feitas Fiscalizaes e Vistorias no EI?


A qualquer momento. Sendo que a primeira visita ser orientadora, desde que no haja a constatao de nenhuma situao grave. A Prefeitura Municipal tambm ir averiguar se as informaes que o empreendedor repassou ao Portal do Empreendedor so verdadeiras. Se houver a constatao de irregularidades ou informaes falsas o EI poder sofrer penalizaes.

Atividades X Permisso Municipal


Vrias atividades no podem ser exercidas em qualquer local e nem em todos os municpios, como por exemplo, o mototaxista, o taxista e o transporte alternativo. Em Caruaru, a legislao permite, mas precisa ter regulamentao junto a Autarquia Municipal de Defesa Social, Trnsito e Transporte - DESTRA. Assim, se o empreendedor colocar este Cdigo Nacional de Atividade Econmica - CNAE, o Portal no vedar, mas se ele no cumprir a lei municipal poder ter cancelada ou cassada sua inscrio de EI. Antes de se registrar no Portal do Empreendedor, procure obter informaes sobre sua atividade na Sala do Empreendedor (Fbrica da Moda).

EI, no se esquea, imprima seus documentos


Atravs do Portal do Empreendedor, o empreendedor dever imprimir o CERTIFICADO DA CONDIO DE MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL que tem a funo de Alvar de Funcionamento Provisrio. Imprimir tambm o Documento de Arrecadao Simplificada (DAS). por meio dele que voc far o pagamento do imposto nico e mensal. possvel gerar, de uma s vez, os DAS do ano inteiro e ir pagando ms a ms. O pagamento ser feito na rede bancria e casas lotricas, at o dia 20 de cada ms.

Passo-a-passo
Definida a atividade que deseja registrar como Empreendedor Individual procure a rede de apoio (vide pgina 15) para: 1. Confirmar se a atividade permitida como EI; 2. Se a atividade no est enquadrada como alto grau de risco (neste caso as vistorias so antes da formalizao/registro EI); 3. Se o local escolhido para exercer tal atividade no tem restries; 4. Conhecer e obedecer s legislaes referentes atividade; 5. Confirmar dados de CPF e endereo para evitar falhas no processo; 6. Obter informaes, entre outras, sobre valor e pagamentos mensais (DAS), relatrios, notas fiscais e declarao anual (DANS-SIMEI); 7. Realizar o registro e imprimir documentos (Certificado e carn DAS, com guias para pagamento mensal); 8. Efetuar pagamentos mensais (DAS) e realizar a declarao anual (DANSSIMEI); 9. Contar com a rede de apoio para auxlio e orientaes.

PORTAL DO EMPREENDEDOR
Acesse o Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br), ele contm um conjunto de informaes sobre conceitos, atividades autorizadas, vantagens e responsabilidades da legalizao do negcio. As informaes abrangem, ainda, orientaes sobre o mercado e formao de preos de vendas, custos e documentos exigidos, telefones e endereos teis. Lembre-se: A partir do segundo ano calendrio, isto , no ano seguinte ao registro de EI, de acordo com a sua atividade, ter os custos municipais com valores diferenciados para renovao de alvar e demais taxas: bombeiro, licena sanitria, etc.

Alguns Benefcios do EI
CNPJ; Abertura de conta, da empresa, em banco; Crdito com juros mais baratos; Endereo fixo da empresa; Negociao de preos e condies nas compras de mercadorias para revenda da empresa; Nota fiscal; Cobertura previdenciria; Possibilidade de participar em licitaes pblicas; Iseno de tributos municipais (Alvar no primeiro ano, IPTU com valor residencial); Iseno de tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL).

Benefcios Previdencirios
Para ter direito aos benefcios, preciso realizar tantas contribuies mensais quanto as necessrias no perodo de carncia. Assim, para obter o auxlio doena, por exemplo, ter que contribuir antes com 12 mensalidades.

Vous aimerez peut-être aussi