Vous êtes sur la page 1sur 10

TECNOLOGIA DE COMUNICAO SERIAL E PARALELA

TECNOLOGIA DE COMUNICAO SERIAL


Chamamos de comunicao serial o mtodo de transmisso de dados nos quais cada smbolo que compe a mensagem mandado um de cada vez. Por contraste, comunicao paralela toda aquela na qual um grupo de smbolos enviado simultaneamente. A comunicao serial muito mais confivel e seus problemas com velocidade vem sendo superados com novas tecnologias. Atualmente ele usado em HDs SATA, redes, fibras ticas, mouses e teclados USB e USB 2.0.

TECNOLOGIA DE COMUNICAO SERIAL

PORTAS COM

No projeto original do PC, s haviam duas portas de comunicao serial: COM 1 e COM 2 e a elas foram atribudas as IRQs 4 e 3, respectivamente. Mais tarde chegou-se concluso que mais duas portas seriam teis e ento foram criadas as portas COM 3 e COM 4. Mas no havia interrupes de sobra para atribuir a essas portas, por isso o projeto prev que as novas portas devem "dividir" interrupes com as portas originais. A coisa at hoje ficou da seguinte forma:

PORTAS COM
COM 1 e COM 3 ficaram dividindo a IRQ 4 COM 2 e COM 4 ficaram dividindo a IRQ 3

Em teoria, voc pode perfeitamente utilizar as 4 portas ao mesmo tempo, desde que as 4 portas no precisem usar as interrupes, ao mesmo tempo.

Como regra geral para evitar problemas, deve-se ter em mente o seguinte:

Se voc usar COM 1, no deve usar COM 3; Se voc usar COM 2, no deve usar COM 4;

COMUNICAO PARALELA
A comunicao paralela toda aquela na qual um grupo de smbolos enviado simultaneamente. A comunicao paralela muito mais rpida, mas ela possui um problema grave. preciso sempre garantir que cada bit enviado chegue sempre de forma simultnea aos demais. Se ocorrer atrasos em somente um dos bits, ocorre erro de transmisso e a mensagem precisa ser corrigida ou enviada novamente.

COMUNICAO PARALELA
Isso acaba diminuindo a velocidade de transmisso. Quanto maior a distncia percorrida pelos bits, mais difcil garantir a sincronia. Atualmente, a comunicao paralela utilizada principalmente em circuitos internos do computador e em HDs convencionais embora ela j tenha sido usada em impressoras e perifricos antigos. As portas paralelas ou "LPT

Denominao LPT1 LPT2 LPT3

Endereo Base Interrupo 03BC 0378 0278 IRQ 7 IRQ 5 IRQ 5 ou 7

ENDEREOS DE COM E LPT

As portas seriais (COM) e paralelas (LPT) so um caso especial. Normalmente quando um programa procura por uma placa ele usa seu endereo absoluto, mas quando ele procura por uma porta COM ou LPT ele deve consultar antes uma tabela para saber qual o endereo atual da porta. No caso, COM e LPT so apenas "apelidos" para as posies na tabela onde se encontram os verdadeiro endereos.

ENDEREOS DE COM E LPT


Os endereos padro para as portas COM e LPT so: COM1 3F8 , LPT1 03BC COM2 2F8, LPT2 0378 COM3 3E8, LPT3 0278 COM4 2E8,

EXEMPLOS DE DISPOSITIVOS
Exemplos de dispositivos seriais: Mouse, trackball e dispositivos apontadores em geral;Impressoras (raramente);Modems externos; A cmera digital Kodak DC20; Exemplos de dispositivos paralelos: Impressoras ( o tipo mais comum ); Plotters ( um tipo especial de impressora ); O Zip Drive; As cmeras digitais como a QuickCam;

Vous aimerez peut-être aussi