Vous êtes sur la page 1sur 12

Para prxima aula trazer impresso ou no laptop tabela da aula 05 faz parte de trabalho 02

GESTO MANUTENO AULA 04

ALGORITMO DE DETERMINAO DA CRITICIDADE DO EQUIPAMENTO


Inicio A PARADA REPENTINA DO EQUIPAMENTO PROVOCA: ALTA (A) Acidentes Pessoais, Agresses ao Meio-ambiente, Danos Materiais e est sujeito legislao Produtos com defeito, reduo da Velocidade e Reduo da Produo MDIA (B) Exposio a Riscos de Acidentes ao Meio-ambiente ou do Patrimnio e no est sujeito legislao Variao da Qualidade ou da Produtividade BAIXA (C)
A A

SA
B, C

SA

Segurana e Meioambiente

QP
B, C

Nenhum risco
A, B

TO
C

QP

Qualidade e Produtividade

No afeta

OP Dois turnos ou horrio Administrativo Ocasionalmente ou no faz parte do Processo Produtivo


A

C A, B

TO

Taxa de Ocupao

24 horas por dia

OP

B, C

FQ FQ
B, C A, B

OP

Oportunidade de Produo

Cessa todo o Processo

Cessa parte do Processo

No afeta o processo e existe equipamento sobressalente

A B, C

MT

FQ

Frequncia de Quebra

Intervalo menor que 6 meses

Em mdia uma vez por ano

Raramente Ocorre

MT

Fonte: Manuteno Funo Estratgica Manuten Fun Estrat Kardec & Nascif

MT

Mantenabilidade

O tempo e/ou custo do reparo so O tempo e/ou custo do reparo so O tempo e/ou custo do elevados suportveis reparo so irrelevantes

A, B

PREDITIVA PREVENTIVA CORRETIVA ALTA MDIA BAIXA CRITICIDADE DO EQUIPAMENTO

Aula 04 - Objetivos
1. Mtodos aplicados manuteno industrial.
1.1 1.2 1.3 1.4 Manuteno Corretiva No Planejada Manuteno Corretiva Planejada Manuteno Preventiva Manuteno Preditiva Principais tcnicas preditivas 1.4.1 Vibrao 1.4.2 Temperatura

Aula 04 - Objetivos
1.4.3 Inspeo Visual 1.4.4 Anlise de leo 1.4.5 Tcnicas de Inspeo 1.4.6 Deteco de Defeitos em Materiais Metlicos 1.5 Manuteno Detectiva 1.6 Engenharia da Manuteno 2. Consideraes para qual mtodo utilizar.

1. Mtodos aplicados a Manuteno Industrial

1. Mtodos aplicados a Manuteno Industrial Mtodos conforme Viana


Manuteno Corretiva Manuteno Preventiva Manuteno Preditiva Manuteno Autnoma (TPM)

1. Mtodos aplicados a Manuteno Industrial Mtodos conforme Xenos


Manuteno Corretiva Manuteno Preventiva Manuteno Preditiva Melhoria dos equipamentos. Preveno de Manuteno

1. Mtodos aplicados a Manuteno Industrial Mtodos conforme Kardec & Nascif


Manuteno Corretiva No Planejada Manuteno Corretiva Planejada Manuteno Preventiva Manuteno Preditiva Manuteno Detectiva Engenharia da Manuteno

Ferramentas para aplicao dos mtodos de Manuteno Segundo Kardec e Nascif


Manuteno Produtiva Total (TPM) ou Total Productive Maintenance Manuteno Centrada na Confiabilidade (RCM) ou Reliability Centered Maintenance Manuteno Baseada na Confiabilidade (RBM) ou Reliability Based Maintenance

1.1 MANUTENO CORRETIVA

Manuteno Corretiva
Manuteno Corretiva a atuao para a correo da falha ou do desempenho menor que o esperado.
Desempenho deficiente apontado pelo acompanhamento das variveis operacionais. Ocorrncia da falha.

Manuteno Corretiva
Manuteno Corretiva No Planejada Manuteno Corretiva Planejada

1.1 Manuteno Corretiva No Planejada


Caracteriza-se pela atuao da manuteno em fato j ocorrido, seja este uma falha ou um desempenho menor que o esperado. No h tempo para preparao do servio. Altos custos, pode acarretar perdas de produo, perdas da qualidade do produto e alto custos indiretos de manuteno.

1.1 Manuteno Corretiva No Planejada


Quebra aleatrias podem ter conseqncias bastantes graves para o equipamento, isto , a extenso dos danos podem ser maior. Plantas industriais de processo contnuo (petrleo, petroqumico, cimento, etc..) interromper de forma abrupta para reparar um determinado equipamento compromete a qualidade de outros que vinham operando adequadamente, levando colapso aps a partida ou uma reduo da campanha da planta.

1.2 Manuteno Corretiva No Planejada


Quando uma empresa tem a maior parte de sua manuteno corretiva na classe no planejada, seu departamento de manuteno comandado pelos equipamentos e o desempenho empresarial da Organizao, certamente, no esta adequado s necessidades de competitividade atuais.

1.2 Manuteno Corretiva Planejada


a correo do desempenho menor que o esperado ou da falha, por DECISO GERENCIAL, isto , pela atuao em funo de acompanhamento preditivo ou pela deciso de operar at a quebra.

1.2 Manuteno Corretiva Planejada


Um trabalho planejado sempre mais barato, mais rpido e mais seguro do que um trabalho no planejado e ser sempre de melhor qualidade. A caracterstica principal da manuteno corretiva planejada funo da qualidade da informao fornecida pelo acompanhamento do equipamento.

1.2 Manuteno Corretiva Planejada


A adoo de uma poltica de manuteno corretiva planejada pode advir de vrios fatores. Possibilidade de compatibilizar a necessidade de interveno com os interesses da produo. Aspectos relacionados com segurana a falha no provoca nenhuma situao de risco para o pessoal ou para a instalao.

1.2 Manuteno Corretiva Planejada


Melhor planejamento dos servios. Garantia da existncia de sobressalentes, equipamentos e ferramental. Existncia de recursos humanos com a tecnologia necessria para a execuo dos servios e em quantidade suficiente, que podem, inclusive, ser buscado externamente organizao.

1.3 MANUTENO PREVENTIVA

1.3 Manuteno Preventiva


Manuteno Preventiva a atuao realizada de forma a reduzir ou evitar a falha ou queda no desempenho, obedecendo a um plano previamente elaborado, baseado em INTERVALOS definidos DE TEMPO.

1.3 Manuteno Preventiva


Procura obstinadamente evitar ocorrncia de falhas, ou seja, procura previnir. Em determinados setores, como na aviao, a adoo de manuteno preventiva imperativa para determinados sistemas ou componentes, pois o fator de segurana se sobrepe aos demais.

1.3 Manuteno Preventiva


Como nem sempre os fabricantes fornecem dados precisos para a adoo nos planos de manuteno preventiva, alm das condies operacionais e ambientais influrem de modo significativo na expectativa de degradao dos equipamentos, a definio de periodicidade e substituio deve ser estipulada para cada instalao ou no mximo de plantas similares operando em condies tambm similares.

1.3 Manuteno Preventiva


Os seguintes fatores devem ser levados em considerao para adoo de uma poltica de manuteno preventiva:
Quando no possvel a manuteno preditiva. Aspectos relacionados com a segurana pessoal ou da instalao que tornam mandatria intervenes, normalmente para substituio de componentes.

1.3 Manuteno Preventiva


Por oportunidade em equipamentos crticos de difcil liberao operacional. Risco de agresso ao meio ambiente. Em sistemas complexos e/ou de operao contnua. Ex.: petroqumica, siderurgia, industria automobilstica, etc...

1.3 Manuteno Preventiva


Ser tanto mais conveniente quanto maior for a simplicidade na reposio. Quanto mais altos forem os custos de falhas. Quanto mais as falhas prejudicarem a produo Quanto maiores forem as implicaes das falhas na segurana pessoal e operacional.

Pontos negativos Manuteno Preventiva


Sistemas ou plantas onde o conjunto de fatores no seja suficientemente forte ou claro em prol desta poltica. Introduo de defeitos no existente no equipamento devido:
Falha humana Falha de sobressalentes. Contaminaes introduzida no sistema de leo. Danos durante partida e paradas. Falhas dos Procedimentos de Manuteno

1.4 MANUTENO PREDITIVA

1.4 Manuteno Preditiva


Manuteno Preditiva a atuao realizada com base em modificao de parmetro de CONDIO ou DESEMPENHO, cujo acompanhamento obedece a uma sistemtica.

1.4 Manuteno Preditiva


Seu objetivo prevenir falhas nos equipamentos ou sistemas atravs de acompanhamento de parmetros diversos, permitindo a operao contnua do equipamento pelo maior tempo possvel. Privilegia a disponibilidade medida que no promove a interveno nos equipamentos ou sistemas, pois as medies e verificaes so efetuadas com o equipamento produzindo.

1.4 Manuteno Preditiva


Quando o grau de degradao se aproxima ou atinge o limite previamente estabelecida, tomada a deciso de interveno. Permite a preparao prvia do servio, alm das outras decises e alternativas relacionadas com a produo. Quando a interveno decidida o que se faz, na realidade, uma manuteno corretiva planejada.

1.4 As condies bsicas para adotar a Manuteno Preditiva:


O equipamento, sistema ou instalao devem permitir algum tipo de monitoramento/medio. O equipamento, sistema ou instalao devem merecer esse tipo de ao, em funo dos custos envolvidos. As falhas devem ser oriundas de causas que possam ser monitoradas e ter sua progresso acompanhada. Seja estabelecido um programa de acompanhamento, anlise e diagnstico, sistemtico.

1.4 Os fatores indicados para adotar a Manuteno Preditiva:


Aspectos relacionados com a segurana pessoal e operacional. Reduo de custos pelo acompanhamento constante das condies dos equipamentos, evitando intervenes desnecessrias. Manter os equipamentos operando, de modo seguro, por mais tempo.

Os custos envolvidos na Manuteno Preditiva devem ser analisados por dois ngulos:
O acompanhamento peridico atravs de instrumentos/aparelhos de medio e anlise no muito elevado e quanto maior o progresso na microeletrnica, maior a reduo dos preos. A mo-deobra envolvida no apresenta custo significativo, haja visto a possibilidade de acompanhamento, tambm, pelos operadores.

1.4 Manuteno Preditiva


A instalao de sistemas de monitoramento contnuo on line apresenta um custo inicial relativamente elevado. Em relao aos custos envolvidos , estima-se que o nvel inicial de investimento 1% do capital total do equipamento a ser monitorado e que um programa de acompanhamento de equipamentos bem gerenciado apresenta relao custo/beneficio de 1/5.

1.4 Manuteno Preditiva


No tocante produo, a Manuteno Preditiva a que melhor oferece resultados, pois intervm o mnimo possvel na planta. fundamental que a mo-de-obra da manuteno responsvel pela anlise e diagnstico seja bem treinada. preciso analisar os resultados e formular diagnsticos.

1.4.1 Vibrao
PRINCIPAIS TCNICAS PREDITIVAS 1.4.1. VIBRAO
Um dos mais importantes mtodos de predio em vrios tipos de indstria. Maior nfase de acompanhamento da vibrao esta concentrada nos equipamentos rotativos, para os quais tanto a metodologia de anlise quanto os instrumentos e aparelhos, alm do software de apoio se encontram em um estgio bem avanado.

1.4.1 Vibrao
Vibrao esta presente em qualquer sistema medida que este responde a uma excitao. Isso vlido para um eixo de compressor centrfugo, a asa de um avio em vo, as molas de um vago de trem, ou ainda uma estrutura sujeita ao do vento.

1.4.1 Vibrao
Os parmetros de vibrao relacionados com mquinas rotativos so usualmente expressos em termos de deslocamento, velocidade e acelerao. As trs representam o quanto o equipamento esta vibrando.

1.4.1 Vibrao
A freqncia outra varivel de importncia na anlise de vibrao, que ajuda a identificar a origem da vibrao, ou seja, o que esta causando a vibrao. Finalmente, a fase indica onde o ponto pesado se encontra em relao ao sensor de vibrao

1.4.1 Vibrao
Sensores - Trs tipos de sensores so comumente utilizados para medio de vibrao em mquinas rotativas:
Probe de deslocamento sem contato. Pick-up de velocidade Acelermetros

1.4.2 Temperatura 1.4.2 TEMPERATURA


um dos parmetros de mais fcil compreenso e o acompanhamento da sua variao permite constatar alterao na condio de equipamentos, componentes e de prprio processo.

1.4.2 Temperatura
Algumas aplicaes:
Temperatura de mancais em mquinas rotativas. A elevao de temperatura nos mancais pode ser resultado de desgaste ou problemas relacionados com a lubrificao. Temperatura da superfcie de equipamento estacionrios. A elevao de temperatura pode indicar danos ao isolamento, como queda de refratrio.

1.4.2 Temperatura
Temperatura em barramentos e equipamentos eltricos. Normalmente associados ao mau uso. O acompanhamento de temperatura em equipamentos eltricos um mtodo preditivo que permite localizar e acompanhar defeitos incipientes.

1.4.2 Temperatura
Principais Mtodos de Medio de Temperatura
Termmetro de Contato Fitas indicadoras de temperatura Giz indicador de temperatura Tinta termo-sensvel Medio de temperatura por radiao
Termografia

1.4.2 Temperatura
Pirmetro de radiao Pirmetro tico Sistemas Infravervelho Radimetros Termovisores e Termografia

1.4.3 Inspeo Visual


Tcnica subjetiva, uso fundamental para definio de condio de equipamentos, componentes e estruturas. Necessidade de inspeo nos internos sem desmontagem dos equipamentos, de permitir a visualizao em locais de difcil acesso, alm de possibilitar conforto, propiciou o surgimento de diversos equipamentos/instrumentos de reflexo e pticos.

1.4.3 INSPEO VISUAL

1.4.3 Inspeo Visual


Inspeo interna.
Pontas de prova de 2 a 15 mm de dimetro Pontas de prova refletivas. Espelhos manuais Endoscpios Fibras pticas

1.4.3 Inspeo Visual


Inspeo Superficial
Lupa manual Lentes Microscpios Periscpios Pontas de prova de segurana Inspeo de equipamentos rotativos e tubulao.

1.4.4 Anlise de leo


Anlise Tradicional Ferrografia

1.4.5 Tcnicas de inspeo


Estroboscpio Deteco de Vazamento Medio de espessura Medidor de pulsos de choque Alinhamento de Mquinas Rotativas

1.4.6 Deteco de Defeitos em Materiais Metlicos


Ultra-som Lquido Penetrante Partcula Magntica Corrente Parasita Inspeo Radiogrfica Emisso Acstica

1.5 MANUTENO DETECTIVA

1.5 Manuteno Detectiva


Manuteno Detectiva a atuao efetuada em sistemas de proteo buscando detectar FALHAS OCULTAS ou no perceptveis ao pessoal de operao e manuteno.
Exemplo simples e objetivo o boto de teste de lmpadas de sinalizao e alarme em painis. cada vez maior a utilizao de computadores digitais em instrumentao e controle de processo nos mais diversos tipos de plantas industriais.

1.5 Manuteno Detectiva


So sistemas de aquisio de dados, controladores lgicos programveis, Sistemas Digitais de Controle de Distribudos SDCD Multi-loops com computador supervisrio e outra infinidade de arquitetura de controle somente possvel com o advento de computadores de processo.

1.5 Manuteno Detectiva


Sistemas de shut-down ou sistemas de trip garantem a segurana de um processo quando esse sai de sua faixa de operao segura. Esses sistemas de segurana so independentes dos sistemas de controle utilizados para otimizao da produo .

1.5 Manuteno Detectiva


Foque centrado basicamente na confiabilidade, importante que estejam bem claras as seguintes particularidades:
Os sistemas trip ou shut-down a ultima barreira entre a integridade e a falha. Sistemas so projetados para atuar automaticamente na eminncia de desvios que possam comprometer as mquinas, a produo, a segurana no seu aspecto global ou o meio ambiente.

1.5 Manuteno Detectiva


Os componentes dos sistemas de trip ou shut-down, como qualquer outro componente, tambm apresentam falhas.
No-atuao Atuao indevida.

1.6 ENGENHARIA DE MANUTENO

Especialistas fazem verificaes no sistema, sem tir-lo de operao, so capazes de detectar falhas ocultas, e preferencialmente podem corrigir a situao, mantendo o sistema operando.

1.6 Engenharia de Manuteno


Quebra de paradigma na Manuteno, praticar a engenharia de manuteno significa mudana de cultura. Engenharia de Manuteno significa perseguir benchmarks, aplicar tcnicas modernas, nivelar com a manuteno do Primeiro Mundo.

1.6 Engenharia de Manuteno


deixar de ficar consertando continuamente, para procurar as causas bsicas. Modificar situaes permanentes de mau desempenho Deixar de conviver com os problemas crnicos, melhorar padres e sistemticas. Desenvolver a manutenibilidade, dar feedback ao projeto Interferir tecnicamente nas compras.

2. Consideraes Finais
Em qualquer planta ou instalao sempre haver lugar para os diversos tipos de manuteno. Os tipos de manuteno a ser adotado uma deciso gerencial e est baseada nos seguintes fatores:

2. Consideraes Finais
a)

Importncia do equipamento do ponto de vista:


Operacional Segurana pessoal Segurana da instalao Meio ambiente

b)

Dos custos envolvidos:


No processo No reparo/substituio Nas conseqncias da falha

2. Consideraes Finais
c) d)

2. Consideraes Finais
Tipo de Manuteno Corretiva No Planejada Preventiva Preditiva e monitoramento de condies/ corretiva planejada Custo US$/HP/Ano 17 a 18 11 a 13 7a9

Na oportunidade Na capacidade de adequao do equipamento/instalao favorecer a aplicao deste ou daquele tipo de manuteno (adequabilidade do equipamento).

Fonte: Kardec & Nascif Manuteno Funo Estratgica Manuten Fun Estrat

2. Consideraes Finais
HP (Horse Power) a potncia instalada O custo da Corretiva No Planejada , no mnimo, o dobro da manuteno Preditiva/Corretiva planejada.

Reviso
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8.

Cite os 6 mtodos de Manuteno? Quais vantagens da Manuteno Corretiva Planejada do que a No Planejada? Em quais aspectos a mandatrio a aplicao de manuteno preventiva? Quais as diferenas bsicas da Manuteno Preventiva em relao a Preditiva? Quais so as principais tcnicas da Manuteno Preditiva? O que Manuteno Detectiva? Deixar de ficar consertando continuamente, para procurar as causas bsicas, fundamental em qual mtodo de Manuteno? Quais fatores so fundamentais para definir qual tipo de manuteno utilizar?

Vous aimerez peut-être aussi