Vous êtes sur la page 1sur 54

1

alm do inconsciente: sobre a desconstruo heideggeriana da psicanlise

zeljko loparic
unicamp/pucsp

resumo: o presente artigo prope-se a estudar a desconstruo heideggeriana da teoria clnica e da metapsicologia de freud luz do mtodo fenomenolgico construtivo-desconstrutivo. depois de caracterizar a teorizao psicanaltica como devedora da metafsica da subjetividade objetificada, o artigo mostra em que sentido se pode dizer que essa metafsica oculta o modo de ser originrio dos seres humanos para, em seguida, examinar a crtica heideggeriana dos elementos dessa metafsica, embutidos tanto na teoria clnica como na metapsicologia de freud.

palavras-chave: desconstruo, subjetividade objetificada, psicologia clnica, metapsicologia, psicanlise sem metapsicologia.

abtsract: the aim of this article is to study heideggers deconstruction of the freudian metapsychology as well as of his clinical theory by means of the phenomenological method. after characterising the psychoanalytic way of theorising as determined by metaphysics of objectified subjectivity, it proceeds to show in what sense it can be said that this metaphysics conceals the original mode of being of man, in order to examine next heideggers criticism of elements of this metaphysics which became part and parcel of the freudian clinical theory and metapsychology.

key-words: deconstruction, objectified subjectivity, clinical psychology, metapsychology, metapsychology-free psychoanalysis.

1. o conceito fatal de inconsciente

numa carta de 1960 a medard boss, heidegger chama de fatal a distino entre o consciente e o inconsciente (heidegger 1987, p. 319). heidegger concebeu essa idia j muito antes da carta a boss. nas prelees sobre o hino der ister de hlderlin, do semestre de vero de 1942, ao opor a sua concepo ps-metafsica da verdade como abertura ao que rilke chamou de aberto, heidegger afirma:

e visto que, desde a poca moderna, o ser em geral, o homem e a relao entre os dois so pensados como conscincia e a partir de conscincia de si, tudo o que no pode ser posto na conta da conscincia fica empurrado para a esfera do inconsciente e do inacessvel conscincia (ratio). a esse conceito fatal da metafsica moderna de inconsciente reduz-se aquilo que rilke chama o aberto. esse irracional permanece reservado, como domnio, ao sentimento e ao instinto. (ga 53, p. 114; itlicos meus)1

um ano depois, em 1943, nas prelees sobre o incio do pensamento ocidental, dedicadas a herclito, heidegger fala de regio fatal do assim chamado inconsciente (ga 55, p. 132). creio que a distino consciente/inconsciente dita fatal no mesmo sentido em que um erro dito fatal, isto , ruinoso. o presente trabalho prope-se examinar por que e em que sentido heidegger considera desastrosa essa distino clssica da psicologia contempornea, em particular, da psicanlise. embora no tenha sido feita inicialmente por freud, a diviso do psquico [des psychischen] em consciente e inconsciente
1 segundo heidegger, o significado do termo aberto, usado por rilke na oitava elegia de duino, de inspirao nietzscheana, pertencendo, portanto, ao campo semntico da metafsica moderna, enquanto o seu conceito de aberto e de abertura se quer decididamente ps-metafsico (ga 53, p. 113n; cf. ga 54, pp. 226-40 e heidegger 1950, p. 262 ss.).

considerada por ele como pressuposto fundamental como o primeiro shiboleth da psicanlise e usada para definir a metapsicologia como teoria do psiquismo inconsciente (psicologia do inconsciente), em oposio teoria do eu ou do psiquismo consciente (psicologia do eu ou psicologia da conscincia, cf. freud 1923b, gw 13, p. 239).2 em novas conferncias introdutrias psicanlise, freud esclarece que a psicanlise, enquanto psicologia profunda ou psicologia do inconsciente, um ramo da psicologia que, por sua vez, compartilha a viso cientfica do mundo com todas as outras cincias (freud 1933a, gw 15, p. 170). na seqncia, ele acrescenta que, estritamente falando, s existem duas cincias, a psicologia, pura e aplicada, e a da natureza orgnica e inorgnica [naturkunde] (p. 195). como sabido, freud oscilou, ao longo dos anos, entre a formulao psicolgica, mentalista, e a biolgica, fisicalista, da metapsicologia. no presente contexto, levarei em conta apenas a mentalista, pois ela o principal objeto da desconstruo heideggeriana. tendo sido concebidas num erro, essas duas cincias psicolgicas trabalhariam, segundo heidegger, em falso. mas de que tipo de erro se trata? que modo de falsidade est sendo visado? no h uma resposta nica de heidegger a essas perguntas. a sua posio sobre o assunto foi mudando de acordo com o desdobramento da sua pergunta pelo sentido do ser, inicialmente formulada no quadro da analtica do dasein, exposta em ser e tempo, e, em seguida, refeita no horizonte do pensamento inicial, ou melhor, iniciatrio dos pensadores pr-metafsicos (parmnides, herclito e anaximandro) e da poesia psmetafsica de hlderlin. no presente artigo, limitar-me-ei ao exame da desconstruo do conceito de inconsciente a partir da analtica do dasein, elaborada por heidegger nas
2 existem outros shiboleth da psicanlise. em trs ensaios sobre a teoria da sexualidade, na edio de 1920, freud diz que o reconhecimento da significao do complexo de dipo tornou-se o shiboleth que separa os seguidores da psicanlise dos seus adversrios (gw 5, p. 127n). na conferncia 29, freud atribui o mesmo papel sua teoria dos sonhos (freud 1933a, gw 15, p. 6).

discusses sobre os fundamentos da medicina e, em particular, da psicanlise durante os seminrios de zollikon.3

2. dois nveis da teoria psicanaltica freudiana: a psicologia clnica e a metapsicologia

para que se possa compreender a posio assumida por heidegger, preciso explicar, em primeiro lugar, a estrutura da psicanlise freudiana. a teoria psicanaltica foi desenvolvida por freud como um meio de resolver um problema do estudo emprico e do tratamento das neuroses. nos casos de histeria, por exemplo, observa-se a existncia de lacunas nas correntes de atos conscientes.4 freud introduziu o inconsciente para dar conta de tais lacunas. a metapsicologia freudiana a sua psicologia do inconsciente, que nos conduz por trs da conscincia,5 elaborada com o objetivo de pesquisar e explicar os distrbios da vida psquica consciente, observados na prtica clnica. a tese de que o objetivo principal da teorizao psicanaltica o de dar conta das lacunas na conscincia reafirmada, por freud, no incio do seu texto clssico o inconsciente (1915e):

a justificativa para admitir um psiquismo inconsciente e trabalhar cientificamente com essa suposio contestado de vrios lados. contra isso podemos dizer que a suposio do inconsciente necessria e legtima, e que possumos vrias provas da existncia do inconsciente. ela necessria porque os dados da conscincia so lacunares em alto grau; tanto nos seres humanos sadios como nos doentes surgem freqentemente atos psquicos
3 as atas desses seminrios, realizados entre 1959 e 1969, na residncia de boss em zollikon, perto de zurique, foram publicadas em 1987 (cf. heidegger 1987). 4 cf., por exemplo, o rascunho g (masson, org., 1986, pp. 98-106). 5 nas palavras de freud: hinter das bewusstsein fhrende psychologie (carta a fliess de 1898).

que pressupem, para a sua explicao, outros atos que, entretanto, no se manifestam na conscincia. (gw 13, p. 262; itlicos de freud)

em 1923, freud justificar a introduo do inconsciente de forma parecida, pela necessidade de explicar certos fenmenos observados na conscincia. depois de constatar que maioria dos que so formados em filosofia, a idia de um psiquismo [eines psychischen] que no seja tambm consciente to inconcebvel que lhes parece absurda e refutvel pela prpria lgica, ele acrescenta:

creio que isso se deve to somente ao fato de que eles [os formados em filosofia] nunca estudaram os fenmenos da hipnose e do sonho em questo, os quais sem falar dos fenmenos patolgicos foram uma tal concepo. mas a sua psicologia da conscincia tambm incapaz de resolver os problemas do sonho e da hipnose. (freud 1923b, gw 13, p. 239; itlicos meus)

para entender como precede e do que trata a psicologia freudiana do inconsciente, preciso, portanto, explicitar previamente os fatos clnicos, que motivaram a sua introduo. em novas conferncias introdutrias psicanlise (1933a), freud identifica o principal desses fatos:

como sabido, toda a teoria psicanaltica , na verdade, edificada sobre a percepo da resistncia que nos oferece o paciente, quando da tentativa de lhe tornar consciente o seu inconsciente. o sinal objetivo da resistncia o fato de que as suas recordaes falham ou se distanciam muito do tema tratado. o paciente pode reconhecer a resistncia tambm subjetivamente, pelo fato de sentir sensaes dolorosas quando se aproxima do tema.

(1933a, gw 15, p. 74; itlicos meus)

j em 1914, freud enfatizou que o objetivo das tcnicas psicanalticas duplo: do ponto de vista descritivo, o preenchimento das lacunas da memria e, do ponto de vista dinmico, a superao das resistncias relacionadas ao reprimido (gw xxx, p. 207). alm de trabalhar a resistncia, a psicanlise considera como fundamental o fato da represso. no mesmo ano, em histria do movimento psicanaltico, freud escreve:

pode-se dizer, portanto, que a teoria psicanaltica uma tentativa de tornar compreensveis duas experincias que surgem, de maneira inslita e inesperada, quando se tenta reconduzir os sintomas patolgicos de um neurtico s suas fontes: o fato da transferncia e da resistncia. (1914c, gw 10, p. 152; itlicos meus)

aqui, a transferncia adicionada resistncia e represso como fato fundamental.6 na sua auto-apresentao (1925), freud rene todos os fatos clnicos determinantes para a psicanlise, afirmando que os pilares do edifcio doutrinal da psicanlise so a doutrina da resistncia e da represso,7 do inconsciente, da significao etiolgica da vida sexual e da importncia das vivncias infantis (1925d, p. 152). considerada luz dessas observaes, a psicanlise freudiana pode ser vista como uma psicologia clnica que estuda distrbios psquicos do tipo que hoje costumamos chamar de neurticos. na sintomatologia e no tratamento de todos esses atos, retornam
6 como sabido, freud interpreta a transferncia como um modo especial de resistncia. 7 traduzo verdrngung de freud e de heidegger por represso e no por recalque, a fim de guardar o elo semntico entre esse termo e drang, presso. leibniz foi o primeiro pensador a atribuir um drang a foras ativas em toda e qualquer substncia, portanto, tambm s foras que habitam os seres humanos (heidegger 1976a, ga 9, pp. 81-2). um estudo histrico do uso do conceito de trieb, na filosofia alem, encontra-se em loparic 1999a.

regularmente certos fatos bsicos, entre estes a represso, a resistncia e a transferncia. a experincia clnica mostra, alm disso, a conexo regular e inconsciente entre esses fenmenos com a sexualidade e as diferentes fases de desenvolvimento desta; em particular a sexualidade infantil, caracterizada pelo complexo de dipo.8 resultado de uma situao de conflito inevitvel para os seres humanos, esse complexo considerado no somente como fator central na etiologia das neuroses, mas tambm como o ponto em torno do qual se organizam a sexualidade sadia, a subjetividade e as relaes sociais. criada em torno do problema edpico, a psicanlise de freud , antes de mais nada, uma psicologia emprica que abrange, na sua forma mais desenvolvida, alm a teoria das neuroses, o estudo da sexualidade em geral, da constituio do sujeito e da ordem social e cultural. qual o modo de facticidade que a psicologia emprica de freud atribui aos fenmenos que estuda? a resposta : o de um psiquismo (das psychische). para freud, o psiquismo um conjunto de fenmenos ou de processos mentais, conscientes ou inconscientes, de um indivduo ou de um grupo de indivduos, sediados em ou produzidos por uma psique (seele). os processos psquicos so ditos mentais, no sentido de serem atos representacionais carregados afetivamente. a distino entre atos conscientes e inconscientes desse tipo exclusivamente uma questo de percepo, ou seja, uma questo a ser respondida por sim ou no no campo da conscincia (1923b, gw 13, p. 242). o psiquismo , alm disso, um processo natural e a psicologia, uma cincia natural, que, como qualquer outra disciplina elaborada no paradigma galileano, assume o pressuposto ontolgico de que os fenmenos psquicos obedecem s relaes espao-temporais e causais externas, constituindo correntes ou cadeias, cujos elos so atos mentais

8 por essa razo, o paradigma da psicanlise freudiana pode ser chamado de edipiano (cf. loparic 1996, 2002a e 2002b).

singulares.9 na literatura secundria, grnbaum10 tem o grande mrito de ter restabelecido esse ponto, com toda a clareza necessria, contra as interpretaes que vem, na psicanlise, uma mistura indevida entre, por um lado, a cincia da natureza e, por outro, uma teoria da auto-reflexo (habermas),11 ou uma cincia humana do tipo hermenutico (ricoeur).12 mesmo quando trabalha com o sentido, freud o entende de maneira naturalista, como um fato objetivo de natureza, mais precisamente, como uma questo de direo de atos mentais, no levando em conta a distino, caracterstica de muitas teorias nas cincias humanas, entre a explicao causal dos desvios dos cursos normais dos atos psquicos e a compreenso ou interpretao das relaes entre seus contedos. em freud, toda compreenso , ao mesmo tempo, explicao: o que se compreende e interpreta a causa de um sintoma. as interpretaes psicanalticas so explicaes causais do sentido dos sintomas.13 de acordo com isso, os distrbios psquicos so tratados como perturbaes das relaes externas, espao-temporais e causais, entre atos que constituem elos fatuais dessas correntes, que se sobrepem s relaes internas, entre os contedos. nesse contexto, a sade e a doena do ser humano so concebidas como boa ou m ordenao externa entre atos psquicos. sendo assim, a psicanlise deve ser classificada entre as cincias da natureza, como science, no como uma cincia do homem. freud no se oporia a isso, pois negou persistentemente que a psicanlise seja outra coisa que no a extenso da pesquisa

9 sobre esse ponto, cf. freud 1895d, gw 1, pp. 259 e 288. 10 veja grnbaum 1984, introduo. 11 contra a objetificao positivista atribuda a freud, habermas recorre auto-reflexo num sentido prximo ao de hegel. trata-se de uma reinterpretao mal concebida que exemplifica erros de vrias outras avaliaes da psicanlise no campo da filosofia. 12 a crtica objetificao no leva necessariamente hermenutica de ricoeur ou de gadamer, pois existe a alternativa existencial-ontolgica, projetada por heidegger e exemplificada, de maneira no intencional, por winnicott. 13 cf. colby 1958, passim.

ao domnio do psquico,14 sem jamais introduzir uma distino clara e sistemtica entre o emprico e o experiencial, ou entre a cincia fatual fundada na observao e a baseada no ser-com-o-outro.15 a concepo naturalista da doena psquica e da vida humana em geral, assumida por freud, leva inevitavelmente ao problema de achar as causas dos elos faltantes nas correntes da conscincia neurtica. ao tratar esse problema, freud viu que no podia restringir-se a fazer observaes e ensaiar generalizaes empricas do material clnico, mas que precisava de um guia terico-metodolgico mais poderoso. de acordo com a concepo de cincia da escola de helmholtz, na qual foi formado, ele sups que esse guia s poderia ser uma concepo dinmica do psiquismo, de tipo especulativo. alm de refletir urgncias da vida psquica efetivamente observadas e estudadas pela psicologia clnica, o carter propriamente dinmico atribudo por freud ao inconsciente uma decorrncia da exigncia metodolgica segundo a qual as causas de processos naturais tm de ser pensadas no como matrias, mas como foras. essa a razo principal da persistncia de freud na busca de explicaes para lacunas patolgicas a partir de foras quantificveis, que agem num sistema fechado de acordo com leis deterministas, isto , numa mquina (mecanismo) capaz de produzir causalmente todos aqueles fenmenos que hoje costumamos denominar neurticos. eis o contexto que freud produziu a sua metapsicologia. tal como a psicologia clnica, a metapsicologia combina, desde o incio, elementos da metafsica da subjetividade (descartes) concebendo o inconsciente como um conjunto de fenmenos e processos mentais representacionais e afetivos e da metafsica da natureza (galileu, newton)
14 cf., por exemplo, 1933a, gw 15, p. 172. 15 estou tratando aqui da concepo freudiana da psicologia clnica, no do modo como ele efetivamente procedeu com os seus pacientes. no h dvida de que, em muitas ocasies, freud trabalhou como se praticasse uma cincia experiencial e no uma cincia da natureza. precisamente isso que permite a transio, parcialmente executada pelo prprio heidegger, da linguagem cientfica de freud linguagem descritiva apropriada para a exposio de fenmenos experienciais inter-humanos.

10

aceitando, em particular, a tese de um sujeito caracterizado pelas relaes externas, espaciais e causais. de resto, do entendimento comum que o termo metapsicologia foi cunhado por analogia ao termo metafsica (cf. a introduo de j. strachey, sa 3, p. 10). o mtodo usado por freud na construo da sua psicologia do inconsciente basicamente o mtodo especulativo ou mtodo de construes auxiliares, inspirado em kant e freqentemente usado nas cincias naturais na poca de freud.16 esse modo de teorizao sobre as lacunas nas correntes dos atos conscientes, que aparecem na clnica, vale-se de trs pontos de vista: tpico (espacial), dinmico (foras) e econmico (energia), que lhe servem de guia na elaborao de explicaes em termos de conceitos relativos ao aparelho psquico, a foras e a quantidades de energia. a construo terica gerada pelo mtodo especulativo no considerada, por freud, como uma cincia da natureza do psiquismo e da psique, nem como o fundamento ltimo da psicanlise, mas como uma supra-estrutura especulativa17 que consiste em um conjunto de convenes construes auxiliares introduzidas exclusivamente em virtude da sua utilidade metodolgica e heurstica na organizao do material clnico (emprico) disponvel e na busca de novos resultados clnicos. sendo assim, cada parte dessa supra-estrutura pode ser sacrificada ou trocada sem prejuzo ou remorso, no momento em que sua insuficincia for provada.18 embora no sejam nem verificveis nem falsificveis pela experincia direta, as fices heursticas freudianas no so arbitrrias, pois podem revelar-se insuficientes como guias de pesquisa, caso em que devem ser descartadas, sob a nica condio de antes serem encontradas outras fices
16 o modelo bsico seguido por freud na construo da metapsicologia no schellingiano, romntico, no sentido da naturphilosophie, mas kantiano, tendo chegado at freud via herbart, fechner e helmholtz. sobre o kantismo de freud, cf. fulgencio 2001. 17 cf. freud 1925d, cap. 3. 18 ibid.

11

heuristicamente mais frutferas. a metapsicologia deve, portanto, ser distinguida tanto das teorias filosficas (metafsicas) como das empricas (cientficas) do psiquismo e da psique. as ontologias da subjetividade, como as de kant ou de schopenhauer, no so teorizaes descartveis e os seus enunciados, por serem fundantes, no devem ser confundidos com os da metapsicologia freudiana, essencialmente fictcios ou mesmo mitolgicos. da mesma forma, preciso atribuir metapsicologia um status epistemolgico diferente da psicologia clnica, inclusive da freudiana, cujos enunciados no expressam teorizaes especulativas, mas generalizaes empricas sobre os fenmenos observveis de represso, resistncia, transferncia, sexualidade infantil etc. esses enunciados so independentes da metapsicologia e firmemente ancorados na experincia clnica. sendo assim, criticar a metapsicologia no significa criticar a teoria psicanaltica freudiana no seu todo, mas principalmente as teses e os mtodos da sua parte especulativa. no se trata, em particular, de reduzir a psicanlise mera descrio ou mera prtica clnica, mas de sublinhar que as descobertas da psicologia clnica de freud so lgica e epistemologicamente independentes da supra-estrutura metapsicolgica. 19 contudo, no se pode ignorar o fato de essas descobertas, tanto quanto as especulaes metapsicolgicas, serem formuladas numa linguagem devedora da teoria metafsica da subjetividade e objetificadas. a distino entre a especulao metapsicolgica e a descrio psicolgica no deve nos fazer esquecer que ambas so concebidas como teorizaes sobre o psiquismo naturalizado, consciente ou inconsciente, no como cincias hermenuticas. nos dois casos, freud coisifica a subjetividade humana, o que significa que ele aceita, por um lado, o pressuposto da psicologia do seu tempo, herdado da teoria
19 cabe distinguir, em particular, os problemas clnicos, que so resolvidos pela prtica, dos tericos, cuja soluo passa pela especulao.

12

metafsica da subjetividade, de que o ser humano realiza atos de representao afetivamente carregados e, por outro, a suposio, herdada da teoria metafsica da natureza, de que o homem uma entidade situada no espao e no tempo objetivos, externos, em suma, uma mquina movida a foras que obedecem ao princpio de causalidade. a crtica heideggeriana da metapsicologia, na medida em que baseada numa crtica metafsica como tal, far com que os componentes ontolgicos da psicologia clnica de freud tambm cheguem tona e sejam desconstrudos como no-genunos ou no-adequados. a existncia de cada cientista natural, assim como de cada ser humano em geral, sempre fala contra a sua prpria teoria (heidegger 1987, p. 246).

3. a perspectiva desconstrutivo/construtiva heideggeriana sobre o ser do homem, genuinamente haurida dos fenmenos nticos

sendo a metapsicologia o conjunto de especulaes elaboradas a partir de trs pontos de vista mencionados sobre as lacunas entre fenmenos da conscincia, a sua desconstruo no estilo heideggeriano consistir na tentativa de mostrar que os pontos de vista metapsicolgicos no so hauridos originria e genuinamente da estrutura do ser do ser humano, mas das teorias metafsicas. esse estudo dever ser necessariamente completado pelo da psicologia clnica de freud, focalizando duas questes centrais: 1) se a sade e, de um modo geral, a vida dos seres humanos podem ser concebidas, como entende freud, em termos do funcionamento de um psiquismo, isto , de uma subjetividade objetificada e naturalizada e 2) se cabe ver a doena no essencialmente fsica dos seres humanos como um fenmeno psquico, isto , como uma questo de elos fatuais faltantes nas cadeias causais de atos psquicos representacionais, carregados afetivamente.

13

ambos os estudos podem ser feitos tanto no plano filosfico como no cientficopsicanaltico. no presente trabalho, apresentarei as ainda poucos conhecidas crticas da metapsicologia e da psicologia clnica freudianas feitas pelo prprio heidegger, no campo da filosofia, com o objetivo de mostrar que a psicanlise freudiana pode ser caracterizada como um caso particular de teorizao objetificante. segundo heidegger, a estrutura do ser do ser humano pode ser representada pelo seguinte desenho:

no sem interesse cotejar esse retrato do ser humano, feito luz da analtica do dasein elaborada em ser e tempo, com as diferentes representaes grficas do aparelho psquico propostas por freud. uma delas, que data de 1900, a seguinte:

aqui est uma outra, de 1923, que foi ligeiramente modificada nos anos trinta:20

20 cf, freud 1923b, gw 13, p. 252, e freud 1933a, gw 15, p. 85.

14

a simples comparao visual dessas imagens permite concluir que, nos retratos traados por freud, o ser humano possui uma forma fechada, representada por algo como uma caixa ou uma vescula, enquanto que, no retrato de heidegger, o homem aparece como uma seta vinda de um espao aberto, vazio, e dirigida para um horizonte semifechado. plausvel pensar que heidegger, ao fazer aquele desenho no quadro negro em 1959, j no primeiro seminrio com o grupo de boss, tinha em vista os desenhos de freud e quis tornar grfica a diferena conceitual entre a sua ontologia do ser humano e a suposta por freud. os comentrios de heidegger sobre o seu prprio desenho parecem confirmar essa interpretao:

este desenho visa to somente deixar claro que o existir humano em seu fundamento essencial nunca apenas um objeto presente em um lugar qualquer, e, menos ainda, um objeto fechado em si. ao contrrio, esse existir consiste em meras possibilidades de apreenso, que so dirigidas para o que se lhe entrega no encontro e que no podem ser apreendidas pela viso ou pelo tato. todas as representaes capsulares objetificantes de uma psique, um sujeito, uma pessoa, um eu, uma conscincia, usadas at o presente momento na psicologia e na psicopatologia, devem desaparecer, na viso daseinsanaltica, em favor de uma compreenso completamente diferente. a constituio fundamental do existir humano, a ser considerada daqui em diante, dever chamar-se ser-o-a [da-sein]21

21 traduzo dasein por ser-o-a seguindo a observao de heidegger de que, em francs, o termo alemo no deveria ser vertido por tre l, como fazem os existencialistas, mas por tre le l, a fim de deixar claro que da [a] no uma indicao de lugar, mas o nome da abertura na qual o ente pode ser presente para o homem, inclusive ele prprio para si mesmo (1987, pp. 156-7).

15

ou ser-no-mundo. entretanto, o a [das da] desse ser-o-a no significa, como se entende vulgarmente, um lugar no espao prximo do observador. o que o existir enquanto ser-o-a significa a manuteno da abertura de uma regio, fundada no poder-apreender as significaes daquilo que se d e que se lhe entrega [sich ihm zuspricht] a partir de sua

claridade. o ser-o-a humano como regio do poder-apreender nunca um objeto meramente presente. ao contrrio, ele no de forma alguma e, em nenhuma circunstncia, algo que deva ser objetificado. (heidegger 1987, pp. 3-4)

esse texto contm os elementos essenciais da construo desconstrutiva fenomenolgica da psicanlise freudiana. temos claramente indicados os aspectos centrais da estrutura ontolgica do ser humano oferecidos por heidegger: como alternativa objetificao naturalista do mesmo e como ponto de partida de uma lgica produtiva heideggeriana, concebida como quadro geral da constituio futura de uma cincia do homem inteiramente nova.22 ao mesmo tempo que aponta para essa tarefa construtiva, o projeto esboado no texto assinala duas tarefas desconstrutivas gerais: a crtica da metafsica da subjetividade e a da metafsica da natureza. essas duas tarefas gerais e intimamente ligadas entre si visto que a metafsica da subjetividade contm, enquanto teoria da representao, os elementos fundamentais de uma objetificao da natureza 23 podem ser desdobradas em uma srie de subtarefas da crtica desconstrutiva de aplicaes e de resultados particulares da teorizao subjetivista objetificante; entre elas, a da desconstruo da psicologia freudiana do consciente e do inconsciente, a nica que nos interessa no presente contexto. a realizao dessa subtarefa permite a apropriao positiva da psicanlise, isto , a transposio dos seus resultados formulados na
22 sobe o conceito heideggeriano de lgica produtiva, cf. ser e tempo, pargrafos 3, 63.b. e 76. alguns elementos dessa lgica foram discutidos em loparic 1999b. 23 esse ponto desenvolvido com toda clareza por kant, em crtica da razo pura.

16

linguagem subjetivista e objetificante para a linguagem cujos termos tm os seus sentidos determinados no campo semntico da lgica produtiva de heidegger.24

4. a crtica desconstrutiva da teoria moderna da subjetividade

a tese ontolgica, de que o ser humano tem a estrutura do ser-no-mundo ou, ainda, de se manter-na-clareira, deve ser tomada como ponto de partida da reconduo da teoria da subjetividade s suas fontes. a posio bsica de heidegger a seguinte: a conscincia pressupe sempre o ser-o-a e no o contrrio. saber e ser consciente movem-se sempre j na abertura do a, sem a qual no seriam possveis de modo algum.25 para evitar mal-entendidos, enfatizo que, tal como a desconstruo heideggeriana de qualquer outro conceito ou teoria, a da teoria da subjetividade e da conscincia no deve ser entendida como negao do fenmeno da subjetividade ou da conscincia, por exemplo, como a tese de que ns no temos conscincia do que estamos fazendo. trata-se de mostrar: 1) que o fenmeno de conscincia no ontologicamente fundamental (crtica a descartes, ao idealismo e fenomenologia de husserl) e 2) que, por isso, os conceitos fundamentais da cincia fatual do ser humano no devem ter os seus significados determinados no campo dos fenmenos da conscincia (o psiquismo), mas no das

estruturas ontolgicas fundamentais genunas, estabelecidas pela analtica existencial. efetivamente, heidegger dedica, em ser e tempo, um esforo considervel ao objetivo de desfazer a concepo arraigada de que a vida humana, incluindo a sade e as suas patologias, pode ser concebida como uma cadeia de atos psquicos: a ordem na seqncia das vivncias que transcorrem no fornece a estrutura fenomenal do existir
24 no que segue, darei alguns exemplos dessa transposio. 25 cf. heidegger 1987, p. 259. nos seminrios, esse tema recorrente; cf., por exemplo, pp. 189 e 203.

17

(1927, p. 291). a vida humana no consiste em uma corrente de vivncias no tempo (p. 373),26 mas num acontecer no mundo. a conexo interna da existncia humana no causal e sim histrica, mais precisamente acontecencial, no sentido especfico explicitado, por heidegger, na segunda parte de ser e tempo. por conseguinte, as lacunas no existir humano no so causais e sim acontecenciais, elas no so causadas, mas ocasionadas e, nesse sentido, motivadas por distrbios da continuidade do estendimento (erstreckung) do existir humano entre o nascimento e a morte. se a nossa ocupao com as coisas fosse apenas uma seqncia de vivncias que transcorrem no tempo, ento, diz heidegger, mesmo que estas fossem firmemente associadas, o encontro com o instrumento no utilizvel seria ontologicamente impossvel (p. 355). um distrbio do nosso modo concreto de ser-no-mundo, que decorre da quebra ou da falta de um instrumento, no nem pode ser vivido como uma lacuna na cadeia de nossas vivncias (atos psquicos representacionais, carregados afetivamente). o que perturbado e o que quebra, nesse caso, o nosso existir, no a nossa representao do nosso existir.27 depois de estabelecer esses pontos, heidegger est em condies de dizer que a origem da pergunta pela conexo do dasein, no sentido de unidade de um encadeamento das vivncias entre o nascimento e a morte, revela a sua inadequao como interpretao existencial originria da totalidade do acontecer do dasein (1927, p. 390).

5. a crtica desconstrutiva da teorizao objetificante em geral e, em particular, da teorizao especulativa sobre o ser humano
26 na sua tentativa de restabelecer a estrutura do ser originria do ser humano, heidegger visa, como problema primrio, explicitar as condies de possibilidade a priori de realizao de uma vida humana, e no as condies de possibilidade da objetificao dessa vida, como fazem kant e freud. 27 esse ponto particularmente importante para se entender o paralelo que existe entre o conceito winnicottiano de intruso (impingement) e os diferentes conceitos heideggerianos de quebra de conexo instrumental, que, segundo os seminrios de zollikon, um dos motivos de distrbios existenciais.

18

a tese central da objetificao da natureza, herdada de galileu, diz: a natureza o encadeamento de movimentos de pontos de massa espao-temporais (1987, p. 198). esse projeto do ser da natureza, cujos conceitos-guia so espao, tempo, movimento, causalidade, foi feito do ponto de vista da calculabilidade, que pode ser expresso pela seguinte pergunta: como devo ver a natureza a fim de poder predetermin-la, a cada momento? (ibid.). o meio principal para assegurar a calculabilidade a reduo das coisas a representidades e, nesse sentido, a objetidades (pp. 165 e 175). a representidade (vorgestelltheit), ainda quando meramente ficcional,28 assegura a mensurabilidade e a manipulabilidade por operaes de clculo. por isso que heidegger dir que a essncia da cincia moderna a ciberntica, a teoria do controle do fluxo de informao nas mquinas e nos animais. o que anteriormente era chamado de conexo causal, hoje se chama informao, diz heidegger (1987, p. 246). essa mudana a marca distintiva da nossa poca:

vivemos numa poca singular, estranha e inslita. quanto mais desenfreadamente a quantidade de informaes aumenta, tanto mais decididamente se amplia o ofuscamento e a cegueira diante dos fenmenos. mais ainda, quanto mais desmedida a informao, tanto menor a capacidade de compreender que o pensamento moderno torna-se cada vez mais cego e transforma-se num clculo sem viso que s tem uma nica chance, a de poder contar com o efeito e possivelmente com o sensacionalismo. (1987, p. 96)

a nossa poca, ofuscada pela informao, deixa-nos cada vez mais cegos para as

28 sobre as fices tericas, cf. heidegger 1987, pp. 5, 145, 165 e 167.

19

formas dos fenmenos nticos. com efeito:

hoje tornou-se difcil, em toda parte, deixar falarem os prprios fenmenos em vez de correr atrs da informao, que tem a peculiaridade de nos impedir, de maneira radical, precisamente o acesso forma, gestalt, ao que prprio do ser dos entes. a informao a insuficincia da viso da forma. (1987, p. 75).

essa constatao do desaparecimento das formas naturais no revela qualquer nostalgia da ontologia grega da morf.29 o que heidegger faz apontar para um desenvolvimento decisivo na histria da metafsica ocidental o fato de o conceito de forma substancial ceder lugar ao conceito de conexo causal e, este ltimo, ao de aparelho: na ciberntica, prevalece hoje o ponto de vista de que a natureza governada pelo aparelho. os homens que assim operam com este aparelho, tambm vo se modificar (p. 24). nnos dias de hoje, a objetificao do homem avanou alm da naturalizao. segundo a formulao original galileana, o homem tornava-se um ponto espao-temporal em movimento (1987, p. 198). j na formulao ciberntica, alm de naturalizado, o homem mecanizado: tanto a mente como corpo so concebidos como aparelhos.30 o que assusta heidegger a possibilidade de o ponto de vista ciberntico deixar de
29 pelo contrrio, heidegger entende que o momento decisivo do esquecimento do ser foi precisamente a interpretao aristotlica da ida de plato pela morf (cf. heidegger 1950, p. 68). 30 um estudo clssico sobre a mecanizao da imagem do mundo encontra-se em dijksterhuis 1961. os efeitos desse processo so visveis, de maneira particularmente clara, na metafsica materialista de deleuze: em toda parte h mquinas, de maneira alguma metaforicamente: mquinas de mquinas, com seus acoplamentos, suas conexes. uma mquina-rgo ligada a uma mquina-fonte: uma emite o fluxo, a outra corta. o seio uma mquina que produz leite, e a boca, uma mquina acoplada nela. a boca do anorxico hesita entre uma mquina para comer, uma mquina anal, uma mquina para falar, uma mquina para respirar (crise de asma) (deleuze e guattari 1976, p. 15).

20

ser apenas uma alternativa que funciona e passar a encobrir a possibilidade de qualquer outra compreenso do ser humano, inclusive as mais tradicionais, como a baseada na teoria da subjetividade: hoje parece que a ciberntica vai se tornando cada vez mais a cincia universal e a conscincia j vista como um fator de perturbao (p. 25). essa supresso do fator conscincia, definidor da subjetividade moderna, j estaria ocorrendo, de acordo com a frmula de norbert wiener: o homem uma informao (wiener 1964, p. 94). essa frmula significa que o homem, enquanto animal falante, deve ser imaginado de maneira que a linguagem possa ser explicada como algo calculvel, isto , que ela possa ser dominada (p. 119). h um processo em curso que faz com que a representao da linguagem no seja determinada a partir dela mesma, a partir do nosso falar um com o outro, mas pela maneira como o computador fala e calcula. o ajuste da linguagem ao computador (p. 268). o estudo, mesmo superficial, dos desenvolvimentos da biologia molecular mostra, de maneira soberanamente clara, a estranha identificao dos processos puramente qumicos e os acontecimentos da comunicao verbal. a informao colocada como a identidade normativa. (p. 346). o formato tecnolgico do saber leva ao domnio da tcnica que, em ltima instncia, visa a produo tecnolgica da coisa-homem, o que significa a autodestruio do homem (pp. 123, 139 e 160).31 a teoria da subjetividade, levada s ltimas conseqncias, desemboca numa concepo do ser humanao que implica a supresso da subjetividade. heidegger mostra isso por meio de uma mini-histria das mudanas do significado da palavra conscincia. no sculo xviii, dizer que algum est consciente ainda significava dizer que ele estava orientado. heidegger prossegue, perguntando:
31 a possibilidade da produo tcnica do ser humano foi trabalhada desconstrutivamente por heidegger desde pelo menos 1939, com implicaes crticas claras contra o biologismo (racismo) do regime de hitler. cf. heidegger 1976a, ga 9, pp. 238-301.

21

[orientado] onde? em um ambiente, entre as coisas, e isso, ao mesmo tempo, significa: orientar-se um estar relacionado com o que dado como objeto. em seguida, [...] as palavras consciente e conscincia recebem o sentido terico de relao com os objetos experienciveis, para kant, com a natureza como mbito sensorialmente experiencivel. depois disso, um outro passo: a assim chamada conscincia emprica, esse orientar-se, tomada pela cincia natural como a possibilidade da calculabilidade dos processos fsicos. (1987, p. 284)

medida que a subjetividade humana objetificada, naturalizada e, por fim, informatizada, a informtica passa a cuidar da determinabilidade dos traos humanos. nesse processo, a informatizao do que humano tem mais peso que a simples objetificao, ou mesmo que a naturalizao. pode-se at dizer que, devido informatizao no s dos assuntos humanos, mas das regies crescentes do nosso meio ambiente a prpria natureza deixou de ser natural. de um modo geral, os frutos da natrureza passam a existir no sentido de artefatos do primeiro dos artfices: a natureza. o que poderamos chamar de natufatualidade fica reduzido a um tipo primitivo de artefatualidade. o mesmo vale para o ser humano visto ciberneticamente: a maternidade est sendo assimilada a um processo antiquado de fabricao dos humanos. o homem est deixando de ser um fato da natureza, no sentido favorecido pelo materialismo tradicional, para tornar-se um artefato natural e, na continuao desse desenvolvimento representada pelas tcnicas atuais de reproduo humana um artefato surreal ou melhor, super-real; sendo assim, a realidade humana passa a ter o sentido de surrealidade ou super-realidade. nos dias de hoje, o homo naturalis cede progressiva e como que fatalmente seu lugar ao homo virtualis.

22

a inadequao da objetificao com essas conseqncias esse o sentido heideggeriano principal da falsidade da concepo moderna da conscincia pode ser usada como argumento no somente contra as teorias empricas do ser humano, mas tambm contra as especulativas; portanto, simultaneamente, tanto na crtica da psicologia freudiana da sade, da doena e da vida humana em geral, como na crtica da metapsicologia. precisamente o que heidegger faz nos seminrios de zollikon. alm de mostrar o carter derivado, objetificante, metafsico e, por conseguinte, a no-aplicabilidade dos termos e dos enunciados da metapsicologia na caraterizao dos modos de ser do ser humano, ele se detm, em particular, na impropriedade de tratar a vida humana como um psiquismo, isto , como fluxo natural de atos psquicos representacionais, conscientes ou inconscientes. chegamos, assim, a um resultado importante: a desconstruo heideggeriana do conceito freudiano do inconsciente uma extenso da sua desconstruo da concepo da existncia humana como corrente de atos (vivncias) representacionais conscientes naturalizados e considerados, no limite, como conjunto de processamentos de informaes,32 concepo herdada por freud e pela psicanlise tradicional da metafsica moderna da subjetividade, junto com o princpio da causalidade (da razo suficiente) e da concepo dinmica da estrutura ontolgica do ser humano.

6. crtica desconstrutiva da psicologia clnica freudiana


32 o modelo ciberntico do psiquismo, a ser usado como quadro geral de referncia para a psicanlise, foi proposto repetidas vezes depois do trabalho pioneiro de e. peterfreund (1971). o conceito informtico de programa de processamento de informao, isto , de algoritmo, diretamente associado calculabilidade e eficcia industrial, , de fato, muito mais prximo da tendncia que governa o desenvolvimento da cincia contempornea que o conceito lacaniano de matemas, de letras, que designam assemblages estticos de coisas heterclitas, cujo valor no parece ser terico nem prtico, mas antes retrico, visto que so introduzidos a partir de consideraes relativas facilidade de ensino e fundao de escolas. esses pontos so destacados, com clareza, em milner 1996, pp. 123 e 159.

23

acabamos de ver elementos da desconstruo heideggeriana da metafsica da subjetividade e da teorizao objetificante em geral. passo aos reparos de heidegger psicologia clnica freudiana. sua principal objeo que a definio da vida humana tanto saudvel como doente, tanto consciente como inconsciente em termos de cadeias de atos mentais, no genuna e no pode ser usada como guia numa cincia fatual bem constituda da natureza humana. em outras palavras, o que heidegger objeta a freud ter concebido o estudo do nosso ser-com-outros, dado na experincia de presena interhumana, como uma cincia emprica, fundada no espelhamento, na tomada de conscincia ou representao consciente de representantes das pulses, isto , de representaes inconscientes, carregadas afetivamente. o que permaneceu esquecido e ocultado nesse procedimento o modo originrio do ser dos fatos estudados, o sentido da sua facticidade. com efeito, a concretitude especfica de certos fatos no-objetificveis, pela sua prpria natureza, pode ser objetificada por ocultamento. esse tipo de engano, que, obviamente, no fatual mas ontolgico, pode ser ilustrado pela seguinte anlise do fenmeno ntico de esquecimento, encontrada nas conversas de heidegger com boss. numa oportunidade, boss observou que, de acordo com a teoria psicanaltica, no caso de [uma mulher] esquecer, por exemplo, uma bolsa, ao sair do quarto de uma pessoa conhecida, expressa-se o desejo inconsciente de poder voltar quele lugar. e perguntou: como heidegger respondeu: se deve descrever fenomenologicamente tal esquecimento?

no esquecer a bolsa, no h inteno inconsciente. entretanto, este ir embora inteiramente diferente do sair do cabeleireiro. justamente porque o homem que ela

24

estava visitando no lhe indiferente, seu sair tal que, ao ir embora, ela ainda, ainda mais e sempre mais, continua l. por ainda estar to junto do homem ao sair, a bolsa nem ao menos est l. neste ir embora, a bolsa fica l porque, enquanto ainda permanecia no quarto, a mulher estava to junto do amante que j ento a bolsa no estava l. aqui, o ir-para-algum-lugar nem existe. (heidegger 1987, pp. 213-4)

essa

descrio

do

fenmeno

ntico

do

esquecimento

chamada

fenomenolgica por ser feita numa linguagem inspirada no estudo heideggeriano dos fenmenos ontolgicos que caracterizam os seres humanos, em particular, no carter situacional do nosso ser-no-mundo. o trao distintivo dessa descrio a substituio dos termos que designam atos ou atitudes psquicas (desejo, inteno) pelas descries dos comportamentos de um ser humano numa situao (mundo ou ambiente). essas descries no so behavioristas, porque o comportamento no considerado um fato natural observvel externamente, mas como um modo de ser concreto do ser-no-mundo. a descrio fenomenolgica do exemplo acima contrastada por heidegger com a descrio objetificante, tal como ela deveria ser praticada pela psicanlise:

na hiptese freudiana, largar algo num lugar destacado como um fato que precisa ser explicado. esse fato de largar constatado externamente. a prpria mulher no larga a bolsa inconscientemente, porque a bolsa nem est l e s se pode largar algo que est l. (ibid.)

aqui temos uma ilustrao admiravelmente clara da diferena entre um modo de falar descritivo que se move no campo semntico do conceito heideggeriano do ser-no-

25

mundo e o modo psicanaltico de descrever os fatos, inspirado na teoria da subjetividade objetificada. a diferena na descrio implica uma diferena no modo de teorizao: a teoria cientfica inspirada em heidegger busca estabelecer a ordenao sistemtica das interpretaes da experincia no-objetificante,33 um estudo sistemtico das situaes concretas pelas quais passam e nas quais se detm os seres humanos vistos como casos concretos do ser-no-mundo; a psicanlise naturalista busca as causas. heidegger esclarece:

a estria da inteno inconsciente uma explicao, em oposio interpretao fenomenolgica. essa explicao uma pura hiptese, e de modo algum contribui para a compreenso do prprio fenmeno do largar algo como tal. (ibid.)

no contexto da fenomenologia heideggeriana, cabe, portanto, distinguir duas concepes ontologicamente diferentes do fato do esquecimento: 1) o esquecimento como um fato constatvel externamente, ou seja, como um fato objetificado, a ser explicado causalmente pela ao de um fator dinmico (desejo ou inteno inconsciente) e 2) o esquecimento como um fato dado na e pela preocupao com os outros, isto , como um fato s acessvel numa relao inter-humana que s pode ser interpretada como um modo de se comportar numa situao concreta do ser-no-mundo-com-outros. conseqentemente, cabe tambm, segundo heidegger, distinguir entre cincias fatuais empricas, objetificantes, e cincias fatuais experienciais, no-objetificantes. as primeiras, visto que tratam os fatos como se fossem fenmenos naturais, pertencem, de direito, cincia da natureza,34 e as
33 esse conceito de cincia ntica no-objetificante encontra-se na p. 259 dos seminrios. 34 heidegger usar ocasionalmente o termo ingls science para referir-se cincia da natureza, tanto material e animal como humana. a psicologia, que objetifica o ser humano como algo (um aparelho) psquico, uma science, no uma cincia do homem (1987, p. 24; cf. p. 177).

26

segundas, cincia do homem, cincia inteiramente nova, que ainda no existe, mas cuja construo exigida pela analtica heideggeriana do dasein. heidegger oferece consideraes desconstutivo-reconstrutivas sobre vrios outros conceitos da psicologia emprica, alguns dos quais so de interesse especial para a psicanlise, entre eles, os de representao e de afeto, entidades psquicas que, segundo freud, so os representantes das pulses (triebrepresentanzen) na conscincia e no inconsciente.35 uma das suas crticas ao primeiro desse dois conceitos consiste na rejeio decidida do uso dos conceitos de estmulo (excitao) sensorial e de representao, tal como feito na psicologia.36 a tese fundamental de heidegger pode ser ilustrada pelo seguinte exemplo: em primeiro lugar e sempre, na vida cotidiana, eu ouo uma motocicleta, um canto de pssaro, um sino de igreja, e no um estmulo acstico (1987, p. 186). se assim, ento no h como evitar a concluso de que a teoria do surgimento de representaes (vorstellungen) a partir de estmulos sensoriais pura mistificao, isto , fala-se de coisas no legitimadas, que so puras invenes, construes a partir de uma postura calculadora, causal-terica, explicativa face ao ente. uma reinterpretao [distorcida] do mundo (p. 206). heidegger esclarece:

quando se comea a explicar a percepo do quadro negro a partir de estmulos sobre os sentidos, claro que j se viu o quadro negro. onde fica, nesta teoria dos estmulos sensoriais, o simples ? nem mesmo o maior acmulo e intensidade possvel de
35 freud escreve: uma pulso jamais pode tornar-se objeto de conscincia, mas to somente a representao [vorstellung], que o seu representante. [...] se a pulso no se prendesse a uma representao ou se no aparecesse como um estado afetivo [affektzustand], nada poderamos saber dela. freud 1915e, incio do cap. i. 36 no presente contexto, estou me restringindo a resumir as crticas de heidegger teoria da representao que se encontram nos seminrios de zollikon. convm lembrar que essas crticas ocupam um lugar de destaque em todas a obra de heidegger.

27

estmulos faz aparecer o . este j est pr-dado em todo ser-estimulado. (ibid.)

do mesmo modo, heidegger desfaz os afetos: o

prprio termo afeto

devastador. af-ficere = fazer algo a, afetar. o prazer no me provocado, esta afinao (gestimmtheit) pertence ao meu relacionamento exttico, do meu estar-no-mundo (p. 211). essa redescrio do conceito de afeto da psicologia e da metafsica da subjetividade exemplificada pelo caso de uma jovem paciente de boss que deixa de se angustiar diante do namorado e passa a sentir prazer indo ao seu encontro:

o homem que vem ao encontro no provoca a afinao prazerosa, ao passo que anteriormente, na poca da doena, ele teria provocado medo. no foi ele, o homem, que mudou, mas ela, a mulher. mais exatamente, toda sua relao com o mundo tornouque as pessoas e, especialmente este homem, vm ao seu

se diferente, na medida em

encontro de modo diferente, isto , de acordo com esta nova abertura. ela [a paciente] tornou-se livre para um poder-ser-afinado prazeroso. o ser-afinado prazeroso no provocado pelo homem, mas preenchido por ele. o poder-ser-afinado prazeroso realizvel e realizado por sua presena. (1987, p. 211; itlicos meus)

nas conversas com boss, heidegger segue esse mesmo padro de argumentao, seguido de exerccios desconstrutivos sobre outros conceitos clnicos de freud. em todos eles, observamos a tentativa de fazer a transio da terminologia cientfica usual da psicologia, cujo domnio de interpretao so as entidades psquicas naturalizadas e objetificadas, para a linguagem da descrio de fenmenos, referida ao campo de fenmenos delimitado pela analtica existencial-ontolgica exposta em ser e tempo, em

28

particular, pelo conceito de ser-no-mundo. alm de introduzir termos descritivos novos, essa transio redefine o significado dos termos usuais. o termo introjeo, por exemplo, comumente referido a uma operao mental, reinterpretado, no campo de fenmenos circunscritos pelo termo ser-no-mundo, da seguinte maneira:

quando a criana imita a sua me, ela se orienta seguindo a me. ela realiza o ser-no-mundo da me. ela s pode fazer isto na medida em que ela mesma um ser-no-mundo. a criana absorvida no comportamento da me. ela absorvida nos modos de ser-no-mundo da me. isso o exato oposto de uma introjeo da me. a criana est fora, ainda presa nos modos de ser-no-mundo de um outro ser humano, sua me. (1987, p. 208)

a projeo, que igualmente vem sendo pensada como operao mental, reapresentada da seguinte maneira:

a assim chamada projeo apenas uma manobra de despistamento com a qual a gente desvia representao usual, de si e se defende do reconhecimento do poder-ser-mau. na psicolgica, de uma projeo tudo coisificado. (1987, p. 210)

heidegger fez o mesmo exerccio de transio sobre vrios outros termos descritivos da psicologia e mesmo da clnica freudiana. sobre a regra fundamental, por exemplo, heidegger observa:

a regra fundamental de freud est longe de ser uma indicao fenomenolgica. ela deixa justamente de determinar o carter de ser do ser-homem dos seres humanos que se expressa

29

sem ressalvas. se houvesse um vestgio sequer de determinao fenomenolgico-ontolgica nesta regra fundamental, freud deveria t-la preservado do desvio pela sua teoria. (ibid., p. 282)

s se pode lamentar heidegger ter-se limitado a dar exemplos desse tipo de exerccio desconstrutivo e no ter procedido, nesse esforo, de maneira sistemtica. ele forneceu, entretanto, transposies de dois conceitos referentes aos fatos identificadores da psicanlise o da represso e o da transferncia. redescreve a represso como segue:

ento o reprimir [das verdrngen] mostra-se como um daqueles modos de comportamento possveis do ser humano que so caracterizados por no admitir aquilo que lhe diz respeito, oprimindo-o. reprimir desviar o olhar de..., fugir de..., e, portanto, no um afastar, representado mecanicamente, de estados psquicos, um fazer desaparecer algum material psquico. na represso, o que diz respeito pessoa to pouco removido que, pelo contrrio, atinge tanto mais quem reprime e de forma particularmente obstinada. no querer reprimir, intensifica-se precisamente a afluncia daquilo que est para ser reprimido. o fenmeno da represso s pode ser visto em sua particularidade quando trazido vista, de antemo, como uma relao intramundana exttico-intencional com

coisas, com seres vivos e com outros seres humanos. (1987, p. 357)37

num outro trecho, l-se:

na represso [verdrngung] de freud, trata-se da representao que fica escondida. no caso do retraimento, trata-se do prprio fenmeno. o prprio fenmeno retira-se do

37 ainda sobre a represso, cf. heidegger 1987, pp. 214 e 257.

30

mbito da clareira e inacessvel, mas de tal maneira que tambm a inacessibilidade como tal deixa de ser experiencivel. aquilo que se oculta permanece o que , seno eu no poderia voltar a ele. (1987, p. 229)

os fenmenos de represso, do reprimido e de volta do reprimido, comentados por heidegger, so obviamente os fatos clnicos considerados por freud como os shiboleths, identificadores visveis, empricos, da psicanlise. heidegger est longe, portanto, de negar sua existncia ou importncia clnica. ele tampouco prope uma psicologia que dispensasse o uso de termos descritivos desses fenmenos urgenciais.38 sua inteno no substituir a psicologia freudiana por uma outra, mas redefinir o significado dos termos da linguagem descritiva de freud significado inicialmente especificado na regio de fenmenos psquicos naturalizados num outro campo semntico, o de modos de realizao ou, como heidegger diz, de perfazimento39 do ser-no-mundo.40 heidegger no contesta as descobertas empricas de freud, ele objeta o modo como estas so apresentadas, a saber, a linguagem inspirada na teoria metafsica da subjetividade e no projeto de objetificao da natureza. no presente caso, a posio de heidegger poderia ser resumida dizendo que o termo represso no designa um modo de lidar com representaes, mas um tipo de relao com as coisas elas mesmas, em particular com os seres humanos com os quais estamos convivendo num mundo compartilhado. quem reprime habita um mundo do qual ele mesmo retirou certas pessoas ou coisas, de tal modo que essa retirada ficou-lhe inacessvel.
38 em vrios contextos, winnicott substitui a palavra drive (que, em ingls, traduz o alemo trieb, pulso) pelo termo urge (1965b, cap. 23). seguindo esse modo de falar, os fenmenos clnicos e os fenmenos da vida comum, chamados de pulsionais ou dinmicos pela psicanlise, podem ser redescritos, numa linguagem no comprometida com a metafsica das foras, como urgenciais. de acordo com essa mesma linha de pensamento, a pulsionalidade desconstruda pode ser denominada urgencialidade. 39 em alemo: vollzugsweisen. 40 como se sabe, o ser-no-mundo um elemento central da estrutura do ser do ser humano. a estrutura inteira do ser do ser humano contm ainda o ser-para-a-morte, ou seja, precisamente a dimenso de transcendncia do ser-no-mundo.

31

o que se oculta e o que, por isso, volta o prprio reprimido, no a sua representao. o ponto essencial da crtica heideggeriana da teoria psicanaltica consiste precisamente em dizer que as nossas relaes efetivas com as coisas e com os outros no devem ser substitudas por relaes com representaes, ainda menos com representaes submetidas a leis mecnicas. sendo assim, a semntica dos conceitos descritivos dos fenmenos de represso deve ser modificada de maneira a permitir que seja pensvel a nossa relao existencial com as coisas, os seres vivos e os outros seres humanos, no mundo em que habitamos. a desconstruo heideggeriana remete esses conceitos ao campo de manifestao que lhes prprio o de perfazimentos do nosso ser-no-mundo e reconstri o seu significado nesse mesmo campo semntico. trata-se, no essencial, de ver, no lugar de uma mecnica ou dinmica psquica, as relaes exttico-intencionais com o mundo e de apresent-las devidamente (1987, p. 357). o segundo elemento identificador da psicanlise a transferncia. de novo, heidegger est longe de negar esse fato descoberto pela psicanlise:

o essencial que o ser humano que transfere, no sentido psicolgico, est amarrado numa determinada afinao,41 a partir da qual ele no pode fazer outra coisa do que encontrar, como algum odiado [por exemplo], uma pessoa que tem a ver com ele e que vem ao seu encontro. este no-poder-diferentemente tambm um poder-ser e, pois, um elemento constituinte do meu dasein. (1987, p. 210)

concedido isso, heidegger prossegue mostrando que h um erro em pensar que o ser humano transfere algo de dentro para fora, dado que, devido estrutura ontolgica, o
41 em alemo: gestimmtheit; termo que a redescrio heideggeriana de afeto (affekt) ou sentimento (gefhl). aqui temos mais um exemplo da sua desconstruo da linguagem da teoria da subjetividade.

32

homem desde sempre fora-de-si:

o envolvimento [befindlichkeit] ou afinao [gestimmtheit] um carter fundamental do dasein e faz parte de todo comportamento. todo comportamento j ,

antecipadamente, sempre afinado e, por isso, no tem sentido falar de transferncia. nada precisa ser transferido, pois, em cada caso, a afinao, somente a partir da qual e de acordo com a qual tudo que vem ao encontro pode mostrar-se, j est sempre a. dentro da afinao de cada hora mostra-se, para ns, tambm um ser humano que vem ao nosso encontro, de acordo com esta resoluo (afinao).42 (ibid.)

um ltimo exemplo: a histria psicanaltica da vida no histria nenhuma, mas uma cadeia causal naturalista, uma cadeia de causa e efeito, e, alm disso, construda (1987, p. 202). na seqncia do texto, heidegger remete sua teoria da historicidade, melhor dito, da acontecencialidade, desenvolvida em ser e tempo, pargrafo 72, para uma explicitao originria e genuna da estrutura do acontecer do ser humano. nesse contexto que heidegger tambm critica o conceito freudiano de anlise, por ser concebido por analogia decomposio de objetos naturais em elementos (1987, pp. 48 e 156), seguindo o exemplo da qumica.43 a desconstruo heideggeriana da psicologia clnica de freud consiste, portanto, na transposio de uma cincia fatual emprica, objetificante, numa cincia fatual experiencial, no-objetificante. essa transposio no visa introduzir termos novos ou eliminar termos e enunciados descritivos existentes, mas, antes de mais nada, redefinir os seus significados fatuais. qual a relevncia desse exerccio essencialmente semntico, de substituio de
42 no original: entschlossenheit (gestimmtheit). 43 uma das inspiraes dessa concepo o eleatismo de freud, emprestado de empdocles.

33

uma linguagem descritiva por outra? do ponto de vista filosfico-terico, ele representa uma tentativa de ampliao do domnio de aplicao dos conceitos e das teses da analtica existencial de ser e tempo. do ponto de vista meramente cientfico, entretanto, esse tipo de redescrio s se justifica se favorecer o crescimento do saber fatual psicanaltico. conforme disse anteriormente, o propsito do presente artigo no exibir as virtudes heursticas da analtica existencial de heidegger, mas mostrar as mudanas que ela introduz no edifcio da psicanlise freudiana. a questo de saber se tais mudanas so frutferas s pode ser decidida pela prpria psicanlise, no pela filosofia.

7. crtica desconstrutiva da metapsicologia freudiana

passemos agora explicitao dos principais pontos da crtica desconstrutiva heideggeriana da metapsicologia de freud, tal como apresentada nos seminrios de zollikon. alm de retomarem a destruio da teoria psicanaltica da subjetividade operao que no faz mais do que aplicar os resultados da crtica heideggeriana da teoria moderna da subjetividade aos representantes das pulses na conscincia, esses pontos incluem os diferentes aspectos da crtica da objetificao, alguns deles genricos, tais como a causalidade, a explicabilidade universal e as explicaes dinmicas, e outros, especficos, entre eles, os trs pontos de vista constitutivos da metapsicologia, o tpico (espacializante), o dinmico (as foras) e o quantitativo (o energtico).

7.1 a desconstruo do princpio de causalidade

o ponto de partida da desconstruo do trao objetificante da metapsicologia

34

encontra-se claramente expresso na seguinte frase: a metapsicologia de freud a transferncia da filosofia neokantiana para o ser humano. de um lado, ele [freud] tem as cincias naturais e, do outro, a teoria kantiana da objetidade (1987, p. 260). logo em seguida, heidegger explica o efeito objetificante do uso que freud faz do princpio de causalidade:

ele [freud] postula, tambm para os fenmenos humanos conscientes, a ausncia de lacunas na explicabilidade, isto , a continuidade das conexes causais. por no haver tal coisa na conscincia, ele precisa inventar o inconsciente, no qual no devem existir lacunas nas conexes causais. o postulado a explicabilidade universal do psquico, sendo que explicar e compreender no so distinguidos. esse postulado no tirado dos prprios aparecimentos psquicos, pois trata-se de um postulado da cincia moderna da natureza. o que, em kant, transcende a percepo, por exemplo, o estado de coisas de que uma pedra se torna quente, porque o sol brilha, , em freud, o inconsciente. (1987, p. 260)

quando freud introduz o inconsciente, o princpio que guia pertenceria, portanto, lgica produtiva que comanda a teorizao nas cincias naturais e que foi elaborada, de maneira paradigmtica para a modernidade, por kant. um dos princpios fundamentais desse modo de teorizao o de causalidade, responsvel, segundo heidegger, pela inveno freudiana do inconsciente dinmico, isto , do inconsciente como fator causal. esse princpio, aceito no somente por freud, mas, de modo geral, pela cincia da natureza no seu todo,44 repousa sobre uma determinada concepo de realidade, segundo a qual s efetivamente real e verdadeiro aquilo que obedece ao princpio do fundamento, isto , da
44 heidegger dir que nem mesmo o princpio de indeterminao de heisenberg tira o primado do princpio de causalidade utilizado nas cincias naturais (1987, p. 177).

35

razo suficiente. a causalidade , portanto, uma determinao ontolgica de entes caracterizados por um determinado modo de ser o de objetos do nosso entendimento terico (1987, p. 28-9). tomado em conjunto com todos os outros princpios do entendimento puro, constitutivos da cincia da natureza, o princpio kantiano de causalidade explicita a estrutura ontolgica da objetidade natural, isto , daquilo que vale como objeto desse tipo de teorizao. no essencial, a crtica heideggeriana do determinismo consiste em dizer que se trata de um erro categorial: o determinismo s faz sentido relativamente a entes que so coisas e, alm disso, coisas objetificadas. ora, o ser humano no coisa alguma; num certo sentido, no nem mesmo um ente, mas um acontecente, cujo acontecer no um processo causal. uma das razes para se dizer isso a seguinte: o ser humano que sabe de si, sabe que no h nada que fundamente ou explique o seu estar-a-no-mundo. qualquer tentativa terica de explicar o porqu do existir humano e dos seus modos j coisificao objetificante. o seu sentido existencial-ontolgico a fuga de si-mesmo e a sua prpria finitude.45

7.2 a desconstruo do aparelho

o ponto de vista tpico pede que se proceda espacializao da existncia humana, sua instalao na tridimensionalidade euclideana, como condio de sua mecanizao. de fato, a primeira tpica espacializa o processo temporal de regresso. a segunda, a estrutura da conscincia, se aceitarmos a tese de heidegger de que a diviso da psique em instncias psquicas, ego, id e superego, feita na segunda tpica, no
45 interessante notar que freud defende, ocasionalmente, uma posio parecida com esta de heidegger (1920g, cap. 6).

36

oferece mais do que uma outra designao para a sensibilidade, o entendimento e a razo da lei moral ou o imperativo categrico (1987, p. 220). creio que freud no teria muito que objetar a essa apreciao, pois ele prprio admite que, caso nos acomodemos linguagem comum, permitido dizer que o eu representa a razo e a ponderao, e o id as paixes ainda no domadas racionalmente (freud 1933a, p. 513). nos seminrios, a principal observao crtica de heidegger sobre o conceito de aparelho psquico partiu da seguinte observao de um dos participantes: freud queria transferir a causalidade das cincias naturais para o psquico. assim chegou idia de um aparelho, de uma concepo mecanicista (1987, p. 24). heidegger comenta: o estranho que isto realmente funciona!, e acrescenta:

mas ser que o que resulta da algo sensato? [...] o que psquico? pergunta-se pelo desenrolar, pelas mudanas no psquico, mas no pelo que o psquico . como que o homem visto nesse contexto? o estranho que se possa ver o homem assim mas ser que cabe? ou ser que no preciso tambm? (1987, p. 24)

esta observao completada por uma outra: a de que, em freud, o psiquismo representado como um aparelho sem histria e atemporal (1987, p. 276). em suma, a concepo do aparelho psquico no pode ser tomada por genuna, visto que o homem no nem uma mquina, nem um psiquismo, mas um ser-no-mundo, caracterizado por uma temporalidade originria exttica, no redutvel ao espao externo matemtico-fsico, e por uma acontecncia, no submetida ao princpio de causalidade.

7.3 a desconstruo das pulses

37

j nos primeiros seminrios, heidegger enfatizava que, para a psicanlise, o princpio de causalidade fundamenta o de explicabilidade universal dos fenmenos psquicos e que este ltimo associado a uma suposio ontolgica adicional, a de que as lacunas na conscincia so geradas pelas foras, meramente supostas, que agem de acordo com leis deterministas. dessa maneira, o princpio de explicabilidade universal do psquico torna-se o princpio de explicaes dinmicas. ambos os princpios (o da explicabilidade universal e o das explicaes dinmicas) foram formulados por kant, portanto, muito antes de freud (1987, p. 31). na sua desconstruo, heidegger dir, em primeiro lugar, que o conceito de fora na psicanlise uma transferncia do conceito de fora introduzido por leibniz na metafsica e, por extenso, na cincia natural (fsica). j em kant, as foras no so mais tratadas como entidades efetivas, mas como objetos das idias da razo, idias que, mesmo no tendo significado emprico algum, so, no obstante, princpios extremamente teis na conduo e na organizao dos resultados da pesquisa. nesse ponto, freud um kantiano, com a diferena de que ele trata as foras psquicas no como objetos de idias da razo pura, mas como referentes de construes auxiliares metodologicamente necessrias.46 a pergunta que guiar a dmarche desconstrutiva de heidegger, nesse caso, a seguinte: em que medida o conceito metafsico de fora pode ser mantido como parte da estrutura ontolgica que torna possvel os aparecimentos nticos pelos quais se manifesta, concretamente, um ser humano?47 diante de qualquer tentativa de reduzir os fenmenos nticos tais como querer, desejar, pender e pressionar a pulses (triebe), deve-se contra-argumentar, perguntando: ser que o ser humano, ele prprio, est
46 mais detalhes sobre esse ponto foram desenvolvidos em loparic 1999a. cf., ainda, fulgencio 2001. 47 decerto, a mesma pergunta poderia ser feita com respeito aos entes em geral.

38

mesmo a, em toda essa construo da teoria freudiana da libido? (1987, p. 217). a resposta inequvoca no,48 baseada na seguinte considerao que explicita o ponto de partida da sua reviso desconstrutiva do conceito metapsicolgico de pulso:

pulso [trieb] sempre uma tentativa de explicao. entretanto, a tarefa inicial no jamais a de tentar oferecer uma explicao, mas a de dirigir nossa ateno, em primeiro lugar, para o que o fenmeno, que se quer explicar, na verdade , e como ele . com pulses, tenta-se sempre explicar algo que nem ao menos foi olhado. as tentativas de explicao de fenmenos humanos a partir de pulses tm o carter metodolgico de uma cincia, cuja regio temtica no o ser humano, mas sim a mecnica. por isso, fundamentalmente discutvel, se um mtodo, to determinado por uma objetividade nohumana, pode, na verdade, ser apropriado para enunciar o que quer que seja sobre o ser humano enquanto ser humano. (1987, p. 217)

na tentativa de entender melhor essa caracterizao desconstrutiva do conceito de pulso, boss perguntou a heidegger, numa conversa em 1963, na siclia, se ele no se sentiu pressionado e impelido a ter esta conversa sobre a psicanlise de freud (1987, p. 196). heidegger respondeu:

o anseio por esta conversa determinado pela tarefa que tenho diante de mim. isto o motivo, o porqu. o determinante no uma presso [drang] ou pulso [trieb] que me impulsiona e pressiona por trs para isso ou aquilo, mas sim algo que est minha frente, uma tarefa na qual estou empenhado, de que sou encarregado. isto, esta relao
48 creio que freud no teria nenhuma objeo a essa resposta, pois ele afirmou, nas novas conferncias introdutrias psicanlise, que o esprito e a psique [geist und seele] so objeto da pesquisa cientfica, exatamente da mesma maneira que quaisquer outras coisas estranhas ao homem (gw 15, p. 172; itlicos meus).

39

com algo de

que sou encarregado, s possvel, por sua vez, se eu estiver adiante

de mim mesmo, assim como, por exemplo, o senhor est adiante de si em relao s conferncias de harvard, para as quais o senhor est convidado. seu futuro poder-ser na universidade de harvard, na amrica, diz-lhe respeito agora, constantemente, e vem ao seu encontro. se dissermos a respeito disto: algo me pressiona, ento isso j uma reinterpretao e coisificao em termos de um processo, uma interpretao inadequada. no caso da nossa conversa, no se trata de um processo psquico indefinido, nem tampouco de uma entidade pulsional mitolgica49 (freud) que me impulsiona, mas sim de algo bem determinado em nossa existncia, isto , de um determinado poder-estarno-mundo, para o qual ns temos decidido, no sentido de termo-nos aberto para isto. ns concordamos com este estar-aberto, aceitamo-lo. (ibid.)

seguindo essa mesma linha de anlise, heidegger redefine o conceito de presso que, de acordo com freud, uma das notas caractersticas de toda pulso, dizendo: o que pressiona o dasein. o que pressiona o prprio ser-no-mundo (1987, p. 219). logo em seguida, heidegger d o seguinte exemplo de um modo concreto de existir pressionado pelo dasein: o manaco, que impulsionado a saltar de uma coisa para outra, quer devorar tudo. o dasein s existe neste apoderar-se. isso no um deixar-se-levar, mas um arrebatamento e um apossamento. na mesma chave que heidegger reinterpreta os termos para atos psquicos volitivos, tais como querer, desejar, pender e pressionar. a psicologia usual, inclusive a psicanlise,

toma o querer, o desejar, o pender e o pressionar como formas da atividade psquica,


49 no original: mythologisches triebwesen.

40

como atos e pulses psquicos, sendo que a psique pensada como um mbito interior existente por si. entretanto, a partir de tais fenmenos psquicos [psychismen], nunca se chega estrutura do cuidado, ao ser-no-mundo. pode-se dizer, sem dvida: o querer um ato emocional da conscincia. mas esse enunciado permanece sem

considerar o ser-no-mundo. ao contrrio, os fenmenos do tipo: eu desejo algo so fundados na estrutura do cuidado. (1987, p. 217)

a anlise do fenmeno ontolgico, que a estrutura do ser do ser humano, mostra que o querer, o desejar, o pender e o pressionar no so fenmenos psquicos mentais, no sentido de freud e da psicologia moderna, mas

modificaes dos trs momentos estruturais do cuidado, a saber, do ser-adiante-de-si, do ser-desde-sempre-j e do ser-junto.... nessas modificaes, nenhum dos trs elementos da estrutura jamais fica perdido. eles tambm esto presentes no modo do no-dizer-respeito, da indiferena ou at da defesa. (1987, p. 219)

isso quer dizer que, na linguagem da analtica existencial, os modos volitivos do psiquismo o querer, o desejar, o pender e o pressionar etc. podem ser construdos fenomenologicamente como modos de perfazimento do ser-no-mundo, elemento central da existncia humana, sem o recurso s pulses. alm de retomar a objeo de coisificao do ser humano operada pela teoria freudiana das pulses, esses textos indicam, portanto, a alternativa ontolgica heideggeriana para o conceito metafsico de pulso.50 o ser humano comporta-se desta ou daquela maneira no mundo compartilhado
50 s trato aqui da alternativa de heidegger para o ponto de vista dinmico da metapsicologia. no considerarei separadamente o ponto de vista energtico pelo fato de heidegger no o considerar de maneira isolada. com isso nada se perde quanto ao sentido e ao alcance da desconstruo heideggeriana da

41

no por ser impulsionado de trs, pelas costas, a tergo, mas por existir como algum que tende para algo e que, por isso, sempre adiante de si. em termos temporais, o dasein movido, motivado pelo futuro, e no causalmente determinado pelo passado. aqui surge naturalmente a pergunta: como que heidegger pode dizer isso diante do fato experiencial de que o nosso passado determina, de mltiplas maneiras, o nosso presente e o nosso futuro? essa pergunta foi respondida j em ser e tempo. conforme o pargrafo 74 desse livro, o primado do passado deve-se ao fato de o ser humano s poder ser-adiante-de-si retomando o que foi, o que tem sido. a relao com o futuro, com o seradiante-de-si pode, entretanto, ser encoberta e, no mais das vezes, encoberta. em conseqncia disso, pessoas podem passar a viver s ou predominantemente no passado ou no presente, perdendo, dessa maneira, a seu verdadeiro si-mesmo. esse ltimo caso exemplificado por heidegger da seguinte maneira:

o manaco tambm atropela o ser-adiante-de-si, na medida em que no reflete sobre aquilo que ele pode ser de maneira prpria. por isso, o seu ser-adiante-de-si imprprio. o imprprio tem sempre a aparncia do prprio, por isto, o manaco pensa que, agora, ele propriamente ele ou si mesmo. (ibid.)

o importante notar que a atribuio do primado ao passado e a modificao encobridora do futuro, acompanhadas de constituio do si-mesmo imprprio, no so atos psquicos, quer conscientes, quer inconscientes, mas os modos de ser do dasein aos quais ele pode ter perdido todo acesso. a explicitao desse ponto que nos levaria
metapsicologia.

42

ao estudo da concepo heideggeriana do no-consciente originrio, alternativa positiva ao inconsciente freudiano no pode ser feita no quadro do presente artigo. devemos satisfazer-nos com a exposio da parte desconstrutiva do seu dilogo com freud.

8. a alternativa heideggeriana para o conceito freudiano de inconsciente

em conseqncia da sua desconstruo dos pontos de vista usados por freud na articulao da metapsicologia, heidegger vai alm do inconsciente freudiano, colocando-se aqum da metafsica da subjetividade naturalizada e da psicologia concebida como cincia emprica desse tipo de entidade. ele deixa claro ter avistado, aqum da psicologia clnica e da metapsicologia do criador da psicanlise, um noconsciente originrio, essencialmente diferente do consciente psquico, que um fenmeno derivado. o resultado geral a que leva a desconstruo do significado dos conceitos que designam as urgncias do existir humano est resumido na seguinte frase: a psicanlise s v, do dasein, sua modificao na queda na e para dentro da presso. ela coloca essa modalidade estrutural como o propriamente humano e a coisifica como pulsionabilidade (1987, p. 219).51 cabe perguntar se a objeo de freud, mencionada anteriormente, contra aqueles que rejeitam a idia do inconsciente psquico vale tambm para heidegger. conforme vimos, freud se defende dos formados em filosofia que consideram o primeiro shiboleth da psicanlise a distino entre o psiquismo consciente e inconsciente uma idia inconcebvel e refutvel dizendo que eles desconhecem os problemas clnicos estudados
51 em heidegger, o ser humano no movido por foras, mas por um ter-que-ser, pelo cuidado pelo ser, que no uma fora.

43

pela psicanlise. note-se que freud no pode estar se referindo a filsofos em geral, pois no poucos, incluindo alguns dos mais significativos (kant, schopenhauer, nietzsche) e outros menos conhecidos (n. v. hartmann e th. lipps) aceitavam a tese do psiquismo inconsciente e mesmo dinmico. kant, por exemplo, sustenta que a razo pura prtica age sobre a vontade e o livre arbtrio mediante a representao a priori da lei moral, ao mesmo tempo em que nega que essa causalidade psquica (mental) interna possa ser experienciada diretamente. s sabemos dela pelos seus efeitos sensveis, em particular, pelo sentimento de respeito que causa em ns. de resto, precisamente esse pressuposto que permite a freud embutir a lei moral na sua teoria da estrutura do psiquismo, dizendo, que o imperativo categrico de kant o herdeiro direto do complexo de dipo.52 lipps, por sua vez, afirma: no existe nenhum conceito do psquico e nenhuma definio da psicologia sem o psquico inconsciente (lipps 1897, p. 155). e por qu? porque o inconsciente se revela como a base universal da vida psquica (ibid., p. 158). esse inconsciente dinmico? sim, pois o principal interesse em consider-lo vem precisamente da necessidade de ordenar os fatos da experincia imediata num encadeamento causal ou de conceitu-los na sua conformidade com as leis [causais] (p. 148). com essa preocupao em mente, lipps vai dar destaque sua constatao de que as representaes passadas ainda agem [...] em mim agora, sem que elas me sejam presentes como representaes conscientes ou atuais (p. 156). quem so, ento, os filsofos que freud tem em vista? sem dvida, os formados na tradio idealista. em particular, os fenomenlogos da escola de brentano e husserl, que, de fato, definiam os fenmenos psquicos, em oposio aos fenmenos fsicos, pela intencionalidade e conscincia de si. como heidegger se diz fenomenlogo, estaria ele
52 cf. freud 1924c, gw 13, p. 380; cf. ainda freud 1923b, gw 13, p. 263.

44

tambm, por antecipao, na linha do tiro da crtica de freud? aqui cabe ponderar que heidegger, apesar de se dizer praticante do mtodo fenomenolgico, no concorda com brentano e husserl em trs pontos essenciais, a saber: 1) ele rejeita, como no-originria, a diviso de fenmenos em psquicos (intencionais) e fsicos (no intencionais), 2) ele no aceita que os modos de ser do ser humano possam ser tratados como fenmenos psquicos e 3) por isso mesmo, ele recusa a diviso desses modos de ser do homem em conscientes e inconscientes. heidegger considera fatal a distino entre o consciente e o inconsciente no por pensar que todos os modos de ser do ser humano so, por definio, conscientes, mas por acreditar ter mostrado, em ser e tempo, que esses modos, devido sua estrutura ontolgica, no podem ser definidos no domnio de atos mentais (representacionais). a distino freudiana entre o consciente e o inconsciente mal concebida: os fenmenos mencionados no so, propriamente falando, nem conscientes nem inconscientes, porque no so atos psquicos (psiquismos), mas modos de perfazimento do elemento central da estrutura ontolgica do ser humano, do ser-no-mundo. a analtica existencial de ser e tempo desconstri a distino-shiboleth freudiana no por ela ser absurda, mas por ser ontologicamente imprpria e, por isso, encobridora. a mudana, operada por heidegger, do modelo ontolgico da regio dos entes estudados pela psicanlise, acompanhada de conseqncias metodolgicas importantes: as estruturas ontolgicas do ser humano no devem ser transformadas em objeto de hipteses ou suposies, como ocorre na metapsicologia de freud, mas aceitas como um fenmeno genuno no-sensvel, acessvel to somente para um ver do tipo fenomenolgico e descritvel em conceitos que pertencem analtica do dasein. 53 isso
53 uma das tarefas abertas pela presente interpretao da desconstruo heideggeriana do inconsciente freudiano ser a de examinar como os resultados de heidegger se casam com a concepo do inconsciente de winnicott.

45

implica que heidegger no poder limitar-se a reinterpretar os significados da linguagem metafsica da metapsicologia tal como fez, conforme vimos anteriormente, com a linguagem descritiva da psicologia clnica de freud , no tendo outra escolha seno concluir que a linguagem da metapsicologia tem de ser abandonada em bloco e que o seu papel no paradigma da psicanlise deve ser desempenhado pela linguagem da analtica existencial.54 depois de heidegger, portanto, as dificuldades filosficas da psicanlise no so mais as mesmas que as encontradas na poca de freud. elas no decorrem do idealismo, mas do fato de heidegger, assim como wittgenstein e outros filsofos decisivos do sculo xx, pensarem a existncia humana de maneira muito diferente de kant e dos ps-kantianos. a facticidade humana no mais como na metafsica da subjetividade e na psicologia emprica determinada por esta o conjunto de efeitos causais de representaes puras ou empricas, conscientes ou inconscientes. na medida em que ultrapassou o princpio da causalidade das representaes, sustentado pela metafsica da subjetividade princpio que abre a perspectiva de conceber a cadeia de atos representacionais, conscientes ou no, como fluxo de informao no aparelho psquico humano , a filosofia contempornea vem forando a psicanlise a reconhecer como datados os pressupostos ontolgicos centrais do paradigma freudiano ou, pelo menos, a encarar, com seriedade, as conseqncias coisificantes desses pressupostos. ao mesmo tempo, abre-se uma alternativa para o futuro: assim como as metafsicas da subjetividade e da natureza precederam e abriram o caminho da psicanlise freudiana, tambm possvel esperar que os resultados positivos da desconstruo dessa metafsica venham a ser usados, pela psicanlise, na busca de novas
54 sabe-se que, na obra de winnicott, a linguagem da especulao metapsicologica substituda por um modo de dizer que se limita descrio de experincias possveis para os indivduos humanos, de acordo com a fase do amadurecimento atingida.

46

vias de crescimento. ao invs de se dedicar ao conserto de aparelhos e de mecanismos psquicos programados pela natureza ou pelo acaso, sendo, de acordo com a interpretao ciberntica, reprogramveis com a ajuda dos psicanalistas , a psicanlise ter recuperado a chance de se ocupar de seres humanos que tm dificuldades em crescer e em exercer a sua liberdade.

9. uma entrada na lgica produtiva de heidegger para uma cincia do homem completamente nova

a estrutura do homem como ser-no-mundo no serve apenas como ponto de partida da desconstruo da psicanlise; ela oferece, ao mesmo tempo, o fundamento do que poderamos chamar de lgica produtiva de heidegger, isto , do seu projeto de uma cincia do homem inteiramente nova.55 podemos mostrar como se trabalha com esta lgica examinando os comentrios de heidegger a respeito da doena psquica e da relao teraputica. a doena psquica uma privao, resultante de um distrbio. mas preciso entender bem de que privao e de que perturbao se trata. no da privao de uma propriedade objetiva do mundo, por exemplo, da continuidade do mundo (1987, pp. 253 e 256), nem de uma perturbao das relaes temporais ou causais entre os atos psquicos. trata-se da privao da adaptao e da liberdade, decorrente de uma perturbao da relao existencial-ntica com o mundo (p. 256).56 essa relao pode ser perturbada de vrias maneiras, por exemplo, pelo distrbio da conexo instrumental, devido quebra ou falta de certas coisas. ou ento, visto que o ser
55 a linguagem de uma cincia do homem , segundo a sua prpria natureza, plurvoca (vieldeutig), assim como , por exemplo, a linguagem da poesia (heidegger 1987, p. 184). na cincia do homem, no h conceitos unvocos, necessrios para garantir a calculabilidade (p. 180). 56 em ltima instncia, trata-se sempre de relaes do ser humano com o tempo (1987, p. 229).

47

humano essencialmente necessitado de ajuda, pela perda do amparo materno (geborgenheit bei der mutter). nesse ltimo caso, o ser-no-mundo no fica modificado em virtude de um modo especfico do ser-junto-das-coisas, mas pelo fato de o modo, determinado e concreto, do seu ser-com-outros sofrer danos. como o ser-no-mundo sempre tambm um ser-si-mesmo, pois os dois se formam juntos (p. 220), toda perturbao da relao com o mundo implica a perturbao do si-mesmo, da ipseidade ou da simesmidade (selbstheit). essa perturbao, por sua vez, consiste na ameaa ou mesmo na quebra da estabilidade (p. 256), que implica, em ltima anlise, a quebra da continuidade da acontecencialidade (kontinuitt der geschichtlichkeit, pp. 288-9). as interrupes patgenas da relao com o mundo no devem ser preenchidas por hipteses nem, menos ainda, por especulaes sobre as causas dessas interrupes. a lgica produtiva de heidegger recomenda que o primado seja dado experincia dessas interrupes, de acordo com a exigncia geral da teorizao sobre o ser humano como tal enquanto dado na experincia de si (1987, p. 52). nenhuma construo terica, nenhum termo sem sentido experiencial para um paciente, pode ser usado pelo analista na formulao do seu saber sobre o paciente. a relao teraputica no deve ser encarada como um campo de experimentao, dirigida por teorias abstratas, mas como lugar de experienciao dos distintos modos fatuais do ser-no-mundo; o setting analtico no deve ser transformado em um laboratrio de testes de hipteses ou de explicaes causais, mas preservado como uma situao na qual o que est em jogo a concretizao das estruturas ontolgicas que possibilitam que o ser humano seja ser humano. da se seguem conseqncias importantes para o processo de cura e para a terapia. a mera verbalizao no pode remediar as perturbaes entendidas da maneira indicada. a cura passa essencialmente pelo restabelecimento efetivo da relao adaptativa com o mundo, baseada

48

no estar-com o paciente no envolvimento, no sich-einlassen do terapeuta na condio do paciente (p. 143).57

10. perspectivas de uma psicanlise sem metapsicologia

por motivos filosficos, heidegger prope uma psicanlise sem psiquismo e sem metapsicologia, livre da metafsica da subjetividade objetificada. qual a chance dessa proposta vencer? conforme j disse anteriormente, essa pergunta no pode ser respondida, nica e exclusivamente, no interior e pelos meios da desconstruo filosfica da psicanlise freudiana. do ponto de vista cientfico, a contribuio de heidegger s importante na medida em que deixa claro que existe um quadro ontolgico, diferente do pressuposto pela lgica produtiva de kant e a metapsicologia de freud, no qual possvel redefinir os termos da linguagem objetificante e naturalista da psicologia clnica de freud. uma parte da resposta a essa pergunta sem dvida, a mais importante deve vir da prpria psicanlise, pois trata-se de mostrar que a reformulao heideggeriana da linguagem da psicanlise permite novos desenvolvimentos dessa disciplina. para tanto, faz-se necessrio mostrar, em primeiro lugar, que a psicologia clnica freudiana est em crise, e, em segundo lugar, que existem alternativas cientficas positivas para sair dessa crise. heidegger sabia muito bem que, enquanto filsofo, ele s podia contribuir para a tarefa de modificao da semntica da linguagem descritiva da psicanlise. essa foi a razo pela qual ele instigou m. boss a mostrar, partindo da sua experincia mdica, a necessidade de repensar a prtica clnica em conceitos emprestados ou ento desenvolvidos a partir da analtica heideggeriana do dasein. de acordo com os conselhos de heidegger, dados numa
57 a relao teraputica discutida por heidegger no seminrio do dia 8 de julho de 1965 (1987, pp. 131-46).

49

carta escrita no final do ano de 1967, a publicao do livro os fundamentos da medicina e da psicologia, em que boss planejava revolucionar a medicina e a psicologia, deveria ser adiada no somente por precisar de esclarecimento e reformulao dos fundamentos, mas tambm para que boss tivesse tempo de, escreve heidegger,

apresentar o rico material de sua experincia mdica de forma a indicar, implicitamente, que os fundamentos so imprescindveis e despertar a necessidade deles. o senhor mesmo cria para si a vantagem de poder remeter o leitor, nos fundamentos, a uma rica experincia e, assim, dar maior substncia s reflexes sobre questes de princpio. (1987, p.

352; itlicos meus)

ocorre que, no seu livro,58 boss no executou essa tarefa. ao invs de despertar a necessidade por essas teses a partir dos problemas clnicos concretos, limitou-se, no essencial, a aplicar clnica as teses da analtica existencial de heidegger, expostas em ser e tempo.59 o que se pode notar, entretanto, que a prpria psicanlise, forada pelos problemas observados na clnica, desenvolveu-se numa direo que a aproxima, de maneira significativa, das teses que fazem parte do projeto heideggeriano de uma lgica produtiva da cincia do homem em geral. o principal responsvel por esse desenvolvimento d. w. winnicott, seguido de muitos outros, entre eles, roy schafer e heinz kohut, nos eua, e de vrios psicanalistas atuantes na amrica latina.60 possvel mostrar que a crtica

58 este livro foi publicado por boss em 1971 com o seguinte ttulo: grundriss der medizin und der psychologie (bern, hans huber). 59 o prprio heidegger no alimentava muita iluso quanto s chances de sucesso da sociedade sua de daseinsanlise, criada em 1971 por boss, pois, numa carta de maro desse mesmo ano, ele assinala que a escassa fenomenologia est entorpecendo no dogmatismo (1987, p. 361). 60 os trabalhos dos membros do grupo de pesquisa em filosofia e prtica clnicas (gpfpp) da pucsp (cf., por exemplo, dias 1998) oferecem exemplos do desenvolvimento da psicanlise no brasil segundo as perspectivas do paradigma winnicottiano.

50

heideggeriana da metapsicologia de freud se coaduna com a posio, contrria metapsicologia, assumida por winnicott dentro da psicanlise. os principais pontos desconstrutivos que heidegger e winnicott tm em comum so a recusa da concepo do distrbio patolgico humano, no meramente fsico, como lacuna na conscincia, recusa acompanhada da redefinio do conceito de inconsciente61 e da rejeio do modo de teorizao especulativo. dessa maneira, abre-se a perspectiva de uma sntese entre a redescrio winnicottiana da psicanlise como uma psicologia dinmica, 62 e a reconstruo dessa psicologia em termos da analtica existencial heideggeriana. nesse aspecto construtivo, tanto heidegger como winnicott propem a substituio do mtodo especulativo pelo descritivo, em dois nveis, ontolgico e ntico (fatual), de forma que a linguagem descritiva do paradigma winnicottiano pode, proveitosamente, ser aproximada da linguagem experiencial inspirada em ser e tempo. o paralelo entre a transposio heideggeriana da psicologia psicanaltica de freud e os resultados da redescrio winnicottiana da mesma abre campo para articulaes futuras de um novo paradigma para a psicanlise, livre da tutela da metafsica da subjetividade objetificada. alm de ser filosoficamente mais genuno, esse paradigma ps-metafsico, proposto nos escritos do filsofo alemo e do psicanalista ingls, parece, conforme indicam as pesquisas de winnicott e de seus seguidores, ser tambm mais eficiente do que o paradigma ottocentista de freud na resoluo de problemas clnicos.

61 em winnicott, o no-consciente originrio no concebido como o reprimido (o que aconteceu, mas no devia) e sim como o no-acontecido (o que no aconteceu, mas precisava). 62 sobre o conceito winnicottiano de psicologia dinmica, cf., por exemplo, winnicott 1988, pp. 33-4.

51

referncias bibliogrficas

colby, kenneth m. 1958: causal correlations and clinical interpretation. in: paul (org.) 1963, pp. 187-99. deleuze, gilles e guattari, flix 1976: o anti-dipo. rio de janeiro, imago. dias, elsa oliveira 1998: a teoria winnicottiana das psicoses. tese (doutorado em psicologia). pontifcia universidade catlica, so paulo. dijksterhuis, e. j. 1961: the mechanization of the world picture. oxford, oxford press. freud, sigmund (e breuer, joseph) 1895d: estudos sobre a histeria. gw 1. 1900a: a interpretao dos sonhos. gw 2/3. 1905d: trs ensaios sobre a teoria da sexualidade. gw 5. 1914c: introduo do narcisismo. gw 10. 1915e: o inconsciente. gw 10. 1920g: alm do princpio do prazer. gw 13. 1923b: o ego e o id. gw 13. 1924c: o problema econmico do masoquismo. gw 13. university

52

1925d: auto-apresentao. gw 14. 1933a: novas conferncias introdutrias psicanlise. gw 15. 1940b: algumas lies elementares de psicanlise. gw 17. 1962: aus der anfngen der psychoanalyse. frankfurt/m, fischer. 1968: gesammelte werke (gw). 18 v. frankfurt/m, fischer. 1975: studienausgabe (sa). 10 v. mais 1 suplemento (eb). frankfurt/m, fischer. fulgencio, leopoldo 2001: o mtodo especulativo em freud. tese de doutorado, pucsp, programa de estudos ps-graduados em psicologia clnica. grnbaum, adolf 1984: the foundations of pyschoanalysis: a philosophical critique. berkeley, university of california press. 1993: validation of the clinical theory of psychoanalysis. madison, connecticut. heidegger, martin 1927: sein und zeit. tbingen, niemeyer. traduo brasileira: ser e tempo. 2 v. petrpolis, vozes, 1989. 1950: holzwege. frankfurt/m, klostermann. 1954: vortrge und aufstze. pfullingen, neske. 1969: zur sache des denkens. tbingen, niemeyer. 1975 [1927]: die grundprobleme der phnomenologie. ga 24. frankfurt/m, klostermann. 1976a: wegmarken. ga 9. frankfurt/m, klostermann. 1976b [1925/26]: die frage nach der wahrheit. ga 21. frankfurt/m, klostermann. 1979 [1925]: prolegomena zur geschichte des zeitbegriffes. ga 20. frankfurt/m, klostermann. 1984: hlderlins hymne der ister. ga 53. frankfurt/m, klostermann. 1987: zollikoner seminare. frankfurt/m, klostermann.

53

habermas, jrgen 1968: erkenntnis und interesse. frankfurt/m, suhrkamp. kohut, heinz 1988: a restaurao do self. rio de janeiro, imago. lipps, theodor 1897: der begriff des unbewussten in der psychologie. records of the iii international congress of psychology, mnchen, 1897. traduo brasileira: o conceito de inconsciente na psicologia. natureza humana, v. 3, n. 2, 2001. loparic, zeljko 1995: tica e finitude. so paulo, educ. 1996: winnicott: uma psicanlise no-edipiana. percurso, ano 9, n. 17, pp. 41-7.

1999a: o conceito de trieb na psicanlise e na filosofia alem. in: machado (org.) 1999, pp. 97-157. 1999b: heidegger and winnicott. natureza humana, v. 1, n. 1, pp. 103-35. 2000 [1982]: a semntica transcendental de kant. campinas, cle/unicamp. 2002a: winnnicotts paradigm outlined (i), revista latinoamericana de psicopatologia fundamental, v. 5, n. 1 (no prelo). 2002b: winnnicotts paradigm outlined (ii), revista latinoamericana de psicopatologia fundamental, v. 5. n. 2 (no prelo). machado, jorge a. t. (org.) 1999: filosofia e psicanlise um dilogo. porto alegre, edipuc. masson, jeffrey m. (org.) 1986: correspondncia completa de sigmund freud e wilhelm fliess: 1887-1904. rio de janeiro, imago. milner, jean-claude 1996: loeuvre claire. lacan, la sience, la philosophie. paris, seuil. paul, louis (org.) 1963: psychoanalytic clinical interpretation. london, the free press of glencoe. peterfreund, emanuel 1971: information, systems and psychoanalysis. an evolutionary biological approach to psychoanalytic theory. new york, international

54

universities press. schafer, roy 1976: a new language for psychoanalysis. new haven, yale university press. wiener, norbert 1964: mensch und menschmachine. kybernetik und gesellschaft. frankfurt/m, fischer. winnicott, donald w. 1965b: maturational processes and facilitating environment. london, the hogarth press. 1988: human nature. london, free association books.

Vous aimerez peut-être aussi