Vous êtes sur la page 1sur 6

Ar condicionado automotivo.

Ar Condicionado, refrigerao e refrigerante utilizado.


O condicionamento do ar o processo que regula, artificialmente, a temperatura, o fluxo de ar, a umidade e a limpeza do ar de um espao determinado a um nvel desejado. O condicionamento de ar de um veculo busca oferecer um espao confortvel durante a conduo do veculo, com o desempenho adequado, fruto de investigao de processos industriais ou de laboratrio.

A refrigerao um processo que controla a diminuio de temperatura de um espao determinado e mantm esta temperatura baixa com o fim, por exemplo, de conseguir um ambiente agradvel. O conceito de temperatura quente ou fria relativo, significa apenas que um corpo tem mais ou menos calor. Assim, resfriar um determinado ambiente, significa o mesmo que transferir o calor para outra rea.

Posicionamento do sistema de condicionamento de ar no veculo.

Elementos que compem o condicionamento de ar automotivo


Compressor. um dispositivo que, quando acionado mecanicamente, provoca um diferencial de presso no gs, criando um fluxo de refrigerante, fazendo o mesmo circular por todo o sistema. Neste processo, face aos atritos existentes, fundamental a presena de um leo lubrificante. Para o presente trabalho foi escolhido um compressor, dentro da classificao usual dos compressores para condicionamento de ar, de pisto de duplo efeito.

Compressor de disco inclinado

Evaporador. Este trocador de calor, que representa o elemento de refrigerao, faz a troca trmica, entre o gs que passa por seu interior baixa temperatura e presso, e o ar do habitculo do veculo. Para tal o ar do ambiente forado a circular atravs da caixa evaporadora e da vai para os difusores. Condensador. Tem a funo de retirar calor do gs refrigerante que vem do compressor na fase gasoso sob condies de alta presso e alta temperatura. Durante o processo ocorre a mudana de fase, da fase vapor para a fase lquida do refrigerante. Filtro Secador As funes bsicas do filtro secador so: filtrar, acumular e retirar a umidade do refrigerante. No sistema em estudo optou-se por um filtro secador com visor de inspeo, que permite monitorar a fase do fluido refrigerante dentro do circuito de alta presso. Vlvula de expanso. o elemento que regula o fluxo de refrigerante em funo da taxa de evaporao. tambm o elemento que provoca a reduo de alta para uma de baixa presso do fluido refrigerante durante o ciclo de refrigerao. Eletroventiladores. Normalmente tm a funo, principalmente, de controlar o fluxo de ar pelo condensador, auxiliando na retirada de calor do refrigerante, o que implica na reduo da temperatura e condensao do refrigerante. Atualmente os sistemas de condicionamento de ar utilizados na maioria dos veculos adotam o mtodo de refrigerao por compresso de vapor, ilustrado na Figura 2.3 pode a ser visto que o compressor succiona o refrigerante que sai do evaporador, na fase de vapor superaquecido a baixa presso, comprime e recalca a alta temperatura e presso. O refrigerante segue ento pela linha de

descarga at o condensador. Neste, durante a troca de calor com o meio exterior, passa pelas fases de superaquecimento, condensao (bifsica), e subresfriamento. Escoa em seguida atravs da vlvula de expanso, que tem por finalidade regular a vazo de refrigerante e provocar uma perda de carga (presso), levando o refrigerante a fase bifsica, condio na qual entra no evaporador. Neste ponto ocorre, efetivamente, a troca de calor para o resfriamento do reservatrio frio (ar do ambiente condicionado). Aps este processo, o refrigerante, na fase de vapor superaquecido e a baixa presso, retornam ao ponto inicial, para ser novamente succionado pelo compressor, fechando desta forma o ciclo de refrigerao.

Esquema de um sistema de condicionamento de ar automotivo-tpico.

No passado, a maioria dos condicionadores de automvel operava usando o refrigerante diclorofluormetano (CCl2F2), tambm chamado comumente Freon 12 ou R-12. Este foi considerado o fluido ideal em termos de estabilidade e por ser miscvel com determinados lubrificantes. Hoje em dia, sabe-se que o Freon 12 e os outros clorofluorcarbonetos (CFC) so prejudiciais camada de oznio. Como alternativas para substituir os CFCs, as seguintes substncias foram consideradas: - HCFC (hidroclorofluorcarbono) contendo cloro que se quebra antes da atingir a estratosfera. - HFC (hifrofluorcarbono) sem cloro.

Tipos alternativos de CFCs.

O presente trabalho se desenvolve usando o refrigerante R-134a como resposta s preocupaes a respeito ao meio-ambiente. Dentre as substncias apresentadas na Tabela 2.A.1 o HFC134a foi selecionado como refrigerante alternativo para os novos sistemas A/C j que ele oferece baixo potencial de esgotamento de oznio (ODP), baixo potencial de aquecimento global e apresenta caractersticas que so relativamente prximas daquelas do CFC12.

A figura a seguir, mostra a disposio dos componentes principais que compem em um sistema de condicionamento de ar automotivo.

Diagrama dos componentes principais do condicionamento de ar num veculo.

1- Unidade de resfriamento (vlvula de expanso, evaporador) 2- Filtro Secador 3- Motor do ventilador de refrigerao 4- Condensador 5- Embreagem magntica 6- Compressor 7- Motor do ventilador

Vous aimerez peut-être aussi