Vous êtes sur la page 1sur 7

Trabalho De Histria

A Economia e sociedade colonial Professora: Eliane

Nome:

Numero: 34

Srie: 7 Ano A

Brasil Colnia ou Brasil colonial foi o perodo colonial brasileiro da forma definida pela historiografia, em que o territrio brasileiro era em uma colnia do imprio. Foi marcado pelo incio do povoamento (fim do perodo, em 1530) e no do descobrimento do Brasil pelos portugueses, [1] se estendendo at a sua elevao a reino unido com Portugal, em 1815. Antes do descobrimento pelos europeus alcanado por uma expedio portuguesa -, em 1500, o territrio que hoje chamado de Brasil era habitado por indgenas. A economia do perodo colonial brasileiro foi caracterizada pelo trip monocultura,latifndio e mo de obra escrava, e, apesar das grandes diferenas regionais, manteve-se, no perodo colonial, a unidade lingustica, tendo se formado, nessa poca, o povo brasileiro, juno e miscigenao de europeus, africanos eamerndios, formando uma cultura autctone caracterstica. Em contraste com as fragmentadas possesses espanholas vizinhas, a colnia portuguesa, construda na Amrica do Sul, manteve a sua unidade e integridade territorial e lingustica mesmo aps a independncia, dando origem ao maior pas da regio.

Capitanias hereditrias

Prevendo a possvel invaso do territrio por potncias rivais, a Coroa portuguesa lana mo de um instituto j utilizado na ilha da Madeira: a capitania. A instalao das primeiras capitanias no litoral nordeste brasileiro traz consigo uma conseqncia trgica: os conflitos com os ndios

do litoral que - se at ento foram aliados de trabalho, neste momento passam a ser um entrave, uma vez que disputavam com os recm chegados o acesso s melhores terras. Destes conflitos entre portugueses e ndios o saldo a mortandade indgena causada por conflitos armados ou por epidemias diversas.

A fase do acar e as capitanias hereditrias sculos XVI e XVII

O acar era um produto de grande aceitao na Europa, onde alcanava grande valor de venda. Aps as experincias positivas de cultivo na regio Nordeste do Brasil, j que a cana se adaptou bem ao clima e ao solo, teve incio o plantio em larga escala. Seria uma forma de Portugal lucrar com o comrcio do acar, alm de comear o povoamento do Brasil. Para melhor organizar a colnia, o rei resolveu dividir o Brasil em capitanias hereditrias. O territrio foi dividido em quinze faixas de terras doadas aos donatrios. Estes podiam explorar os recursos da terra, mas ficavam encarregados de povoar, proteger e estabelecer o cultivo da canade-acar. Em geral, o sistema fracassou, em funo da grande distncia da Metrpole, da falta de recursos e dos ataques de indgenas e piratas. As capitanias de So Vicente e Pernambuco, que focaram no cultivo da cana-de-acar, foram s nicas que apresentaram resultados, graas aos investimentos do rei e de empresrios.

Administrao colonial

Aps a tentativa fracassada de estabelecer as capitanias hereditrias, a coroa portuguesa estabeleceu no Brasil um Governo-Geralcomo forma de centralizar a administrao, tendo mais controle da colnia. As capitanias hereditrias fracassadas foram transformadas em capitanias gerais. O primeiro governador-geral foi Tom de Sousa, que recebeu a misso de combater os indgenas rebeldes, aumentar a produo agrcola no Brasil, defender o territrio e procurar jazidas de ouro e prata. Tambm comeavam a existir cmaras municipais, rgos polticos compostos pelos "homens-bons". Estes eram os ricos proprietrios que definiam os rumos polticos das vilas e cidades. O povo no podia participar da vida pblica nesta fase. As instituies municipais eram compostas por um alcaide que tinha funes administrativas e judiciais, juzes ordinrios, vereadores,almotacs e os "homens bons". As juntas do povo decidiam sobre diversos assuntos da Capitania. A capital do Brasil neste perodo foi Salvador, pois a regio Nordeste era a mais desenvolvida e rica do pas. Alm disso, Salvador como cidade litornea, exercia grande papel na facilitao de envio dos produtos canavieiros Europa, via Navios. Posteriormente com a ascenso de outras regies econmicas, outros estados coloniais foram criados, Estado do Maranho e Piau e o Estado do Gro-Par e Rio Negro, com capitais respectivamente em So Lus e Belm. Desta forma, administrativamente o territrio colonial do Brasil disps de trs capitais at

1775: Salvador (alternadamente com o Rio de Janeiro) no Estado do Brasil; So Lus no Estado do Maranho e Piau; e Belm no Estado do Gro-Par e Rio Negro.

A economia aucareira

A base da economia colonial era o engenho de acar. O senhor de engenho era um fazendeiro proprietrio da unidade de produo de acar. [2] Utilizava a mo-de-obra africanaescrava e tinha como objetivo principal a venda do acar para o mercado europeu. Alm do acar, destacou-se, tambm, a produo de tabaco e de algodo. As plantaes ocorriam no sistema de plantation, ou seja, eram grandes fazendas produtoras de um nico produto, utilizando mode-obra escrava e visando o comrcio exterior. O Brasil se tornou o maior produtor de acar nos sculos XVI e XVII. As principais regies aucareiras eram Pernambuco, Bahia, parte do Rio de Janeiro e So Vicente (So Paulo). O pacto colonial imposto por Portugal estabelecia que o Brasil (colnia) s podia fazer comrcio com a metrpole, no devendo concorrer com produtos produzidos l. Logo, o Brasil no podia produzir nada que a metrpole produzisse. O monoplio comercial foi de certa forma, imposto pelo governo da Inglaterra a Portugal, com o objetivo de garantir mercado aos comerciantes ingleses. A Inglaterra havia feito uma aliana com Portugal, oferecendo apoio

militar em meio a uma guerra pela sucesso da Coroa Espanhola e ajudam diplomtica a Portugal, em troca, os portugueses abriam seus portos a manufaturas britnicas, j que Portugal no tinha grandes indstrias. Nessa poca, Portugal e suas colnias, inclusive o Brasil, foram abastecidos com tais produtos. Portugal se beneficiava do monoplio, mas o pas era dependente comercialmente da Inglaterra. O Tratado de Mutuem foi uma das alianas lusobritnicas. A colnia vendia metais, produtos tropicais e subtropicais a preos baixos, estabelecidos pela metrpole, e comprava dela produtos manufaturados e escravos a preos bem mais altos, garantindo assim o lucro de Portugal em qualquer das transaes.

A sociedade colonial

A sociedade no perodo do acar era marcada pela grande diferenciao social. No topo da sociedade, com poderes polticos e econmicos, estavam os senhores de engenho. Abaixo, aparecia uma camada mdia formada por pessoas livres (feitores, capatazes, padres, militares, comerciantes e artesos) e funcionrios pblicos. E na base da sociedade estavam os escravos, de origem africana, tratados como simples mercadorias e responsveis por quase todo trabalho desenvolvido na colnia. Era uma sociedade patriarcal, pois o senhor de engenho exercia um grande poder social. As mulheres tinham poucos poderes e nenhuma participao poltica, deviam apenas cuidar do lar e dos filhos.

A casa-grande era a residncia da famlia do senhor de engenho. Nela moravam, alm da famlia, alguns agregados. O conforto da casa grande contrastava com a misria e pssimas condies de higiene das senzalas

Vous aimerez peut-être aussi