Vous êtes sur la page 1sur 5

UM ESTUDO SOBRE A HABILIDADE DE OBSERVAR EXPERIMENTOS: UMA PROPOSTA DE FUNDAMENTAO EM PRESSUPOSTOS DA ATIVIDADE HISTRICO-CULTURAL

Jos Ferreira da Silva Jnior, IFRN, jose.ferreira@ifrn.edu.br Isauro Beltrn Nuez, UFRN, isaurobeltran@yahoo.com.br Agncia de financiamento: CNPq Linha temtica: Formao docente

RESUMO Este trabalho tem por objetivo desenvolver uma proposta de estudo para a formao da habilidade de observar um experimento desenvolvido em aulas de Fsica para o ensino mdio e suas implicaes para o desenvolvimento de uma organizao curricular que inclua o ensino de procedimentos. Fazemos uma reflexo didtica sobre a formao dessa habilidade utilizando os pressupostos tericos da atividade histrico-cultural e a teoria da assimilao por etapas desenvolvidas por L. S. Vygotsky, A. N. Leontiev e P. Ya. Galperin e sob a direo dessa fundamentao, estabelecemos orientaes didticas para a otimizao do processo de ensino e aprendizagem desenvolvido com essas atividades. A investigao indica possibilidades de utilizao da teoria da atividade histrico-cultural em atividades experimentais, seguindo os pressupostos da teoria de Galperin da assimilao por etapas e constitui uma reflexo inicial para a produo de uma orientao para atividades deste tipo com foco na formao de conceitos associadas formao de habilidades e competncias associadas ao ensino de procedimentos. Palavras chave: observao, atividade experimental, assimilao por etapas.

1. A HABILIDADE DE OBSERVAR E AS NOVAS PROPOSTAS DE ENSINO Historicamente, tanto nos cursos de formao inicial de professores como no ensino mdio e notadamente na disciplina de Fsica, o ensino foi desenvolvido de maneira reprodutiva e com maior nfase aprendizagem conceitual, que sozinha no possibilita a prtica das orientaes propostas para o novo ensino mdio brasileiro. De acordo com Nuez e Ramalho (2011), os estudos relativos formao de procedimentos no tem ocupado um lugar central no campo da didtica, ou seja, tradicionalmente, o ensino tem-se orientado transmisso de um corpus conceitual das disciplinas, dos principais modelos e tcnicas. Para esses autores:
Uma das dificuldades que muitos professores apresentam na formao de habilidades diz respeito falta de conhecimento sobre a estrutura procedimental, o conjunto de aes que configuram a habilidade. Assim, geralmente transmitem (treinam) de forma mecnica o saber fazer. Essa limitao no contribui com um ensino de procedimentos pela via de sua compreenso, assim como com a organizao do processo de ensino e de aprendizagem mais adequado natureza das habilidades.

A aprendizagem de contedos conceituais permite o desenvolvimento das competncias de manipular smbolos, imagens, ideias e representaes para um melhor reflexo da realidade. Os contedos conceituais esto relacionados com o aprender a conhecer e possibilitam a construo de uma base terica para o desenvolvimento das mais variadas reas, revelando o carter cientfico do conhecimento. No entanto, a articulao do contedo terico de uma disciplina, caracterizado pelo saber conceitual, com o contedo prtico, o qual inclui o aprender a fazer procedimental, como elemento constituinte das habilidades necessrias para a formao de um cidado melhor preparado para as novas exigncias sociais, ainda muito tmida e na maioria das vezes permanece apenas como orientao curricular. O rigor em ensinar apenas os contedos tradicionais, com foco no conhecimento conceitual, no atende as novas exigncias curriculares e de uma sociedade do conhecimento. De acordo com Briceo (2008, p.78):
No contexto da educao para todos, surge uma cultura cientfica, que contribui na formao de futuros cidados, para que possam se desenvolver em um mundo permeado por avanos cientficos e tecnolgicos, para que sejam capazes de adotar atitudes responsveis, tomar decises fundamentais e resolver problemas cotidianos.

Os novos contedos curriculares de cincia convergem para uma melhor articulao entre contedos conceituais, procedimentais e atitudinais. No caso de nosso estudo, optamos por investigar a observao como habilidade ou procedimento da cincia e sua correta transferncia para o ensino de Fsica. Habilidades como explicar, descrever ou classificar j esto presentes desde os primeiros contatos que o estudante tem com as cincias naturais de uma forma causal e imediata, no entanto, com a chegada ao ensino mdio, a complexidade da disciplina promove a necessidade da identificao de relaes mais gerais e a introduo de modelos explicativos especficos da Fsica (BRASIL, 2006). A capacidade de observar um fenmeno perde, aos poucos, a caracterstica da liberdade do senso comum e passa a ser um procedimento que possui pautas e roteiros definidos com a inteno de obter um resultado ou atingir uma meta. Uma discusso crucial para esse tema sobre o carter pessoal da observao: possvel que diferentes pessoas realizem a mesma observao e tenham opinies diferentes sobre o que foi observado? Qual a dependncia que a observao tem em relao estrutura cognitiva, competncias, interesses, crenas e valores do sujeito que observa? possvel propor um modelo de ensino-aprendizagem centrado na formao da habilidade de observar um experimento? Propomos como objetivo principal deste trabalho promover uma reflexo didtica sobre a habilidade de observar um experimento e suas implicaes curriculares e na

formao inicial do professor de Fsica. Tomamos como referencial a teoria da assimilao por etapas da atividade histrico-cultural a partir das contribuies de L. S. Vygotsky, A. N. Leontiev e P. Ya. Galperin, de maneira a amparar uma proposta de ensino-aprendizagem. 2. INDICAES DA TEORIA DA ASSIMILAO POR ETAPAS SOBRE A FORMAO DA HABILIDADE DE OBSERVAR UM EXPERIMENTO A teoria da assimilao por etapas, proposta por P. Ya. Galperin, constitui-se como parte integrante da psicologia histrico-cultural, embasada no enfoque filosfico materialista histrico dialtico. Galperin (2001, p.85) justifica sua teoria assimilao por etapas da seguinte maneira:
Aprendizagem toda atividade cujo resultado a formao de novos conhecimentos, habilidades, hbitos naquele que a executa, ou aquisio de novas qualidades nos conhecimentos, habilidades, hbitos que j possuam. O vnculo interno que existe entre a atividade e os novos conhecimentos e habilidades residem no fato de que, durante o processo da atividade, as aes com os objetos e fenmenos formam as representaes e conceitos desses objetos e fenmenos.

Listamos e apresentamos resumidamente a seguir as etapas propostas por Galperin. 2.1 Etapa motivacional Esta a etapa que deve estar includa em todo o processo, no apenas no incio. A diferena proposta aqui que para que uma atividade realmente possa promover a aprendizagem necessrio que haja motivos, ou seja, que a aprendizagem seja determinada por valores que apoiam e justificam o estudo. Neste caso, no se trata apenas de apresentar um aparelho sofisticado para o aluno, mas auxili-lo na tarefa de o que e como observar, por que fazer tal observao, quais as implicaes de observar tal situao para a histria e o desenvolvimento da cincia e da tecnologia. O importante no s responder a uma atividade, a implicao entre as necessidades dos alunos e o produto final alcanado. onde entra em jogo a motivao. Para Talzina (1988):
A atividade do sujeito sempre responde a alguma necessidade sua, est dirigida ao objeto capaz de satisfazer esta necessidade. Este objeto impulsiona e dirige a atividade do sujeito. O estudo representa uma atividade propriamente dita s quando satisfaz a necessidade cognitiva.

2.2 Etapa de estabelecimento da base orientadora da ao (B.O.A.) Optamos pelo terceiro tipo de base orientadora da ao cuja composio completa e generalizada. Nesta forma de orientao busca-se a generalizao dos

conhecimentos a partir de sua essncia, formulando-se as invariantes do conhecimento, e os procedimentos operacionais para a correta execuo da atividade, que chamamos de invariantes da atividade. Esta forma de orientao permite assimilar conhecimentos concretos a partir de esquemas gerais, garantindo aos estudantes um direcionamento para as qualidades essenciais do objeto de estudo, com isso a aprendizagem ocorre de forma rpida e com poucos erros e uma observao pode subsidiar outras a partir das invariantes deste procedimento. 2.3 Etapa da formao da ao no plano material ou materializado Esta etapa consiste em formar o plano material ou materializado na aquisio de uma atividade nova para o aluno. nela que se garante o acesso deste composio operacional e a lgica interna de uma ao bem como a possibilidade de exercer o controle objetivo do cumprimento de cada operao que forma a atividade que se est construindo. Uma forma de apresentar esse plano por meio das fichas de estudo ou mapas de atividade os quais apresentamos como exemplo na tabela 1 a atividade de observar um experimento de pndulo simples.
Tabela 1 - mapa de atividade de observar um experimento de pndulo simples CONCEITO Caractersticas necessrias e suficientes objeto preso a um fio. oscilar em uma e dimenso. formar ngulos menores que 5. massa associada. comprimento associado. perodo de oscilao associado. relao matemtica inexistente entre perodo de oscilao e massa (o perodo de oscilao no depende da massa). O quadrado do perodo de oscilao diretamente proporcional ao comprimento do pndulo. AES Verificar se o objeto tem as caractersticas assinaladas. Assinalar o resultado da verificao como + = presente - = ausente ? = no sabe Avaliar o resultado de forma que se forem satisfeitas todas as caratersticas a resposta ser positiva.

2.4 Etapa de ao na linguagem falada A etapa de formao da ao no plano da linguagem falada consiste na assimilao parcial da habilidade, que j pode ser percebida na forma verbal externa. O aluno deve resolver a tarefa de forma oral ou utilizando a linguagem escrita e deve se comunicar, sobre o contedo da atividade em voz alta. Para o caso da habilidade de observar, no possvel extrair essa informao diretamente. nesse momento que o aluno deve apresentar o resultado do que est

aprendendo, fazendo uso da descrio e da explicao que so outras habilidades investigativas. 2.5 Etapa mental Esta etapa a forma superior onde a ao se realiza para si. Os elementos estruturais, as representaes, os conceitos e as operaes, necessrios formao da habilidade de observar, foram assimilados de forma que os problemas associados possam ser resolvidos mentalmente. 3. CONSIDERAES FINAIS As indicaes da teoria de Galperin para a compreenso do processo de ensino e aprendizagem nos permitem formular orientaes pedaggicas para a prtica das atividades experimentais em que seja necessrio utilizar as habilidades de investigao. Destaca-se, nesse trabalho, o papel que tem a orientao como elemento imprescindvel desde o planejamento, durante a execuo e at a avaliao do processo de ensino. A atividade experimental pode ser um recurso eficiente de aprendizagem quando permite a correta articulao entre contedo conceitual e o ensino de procedimentos, permitindo que o estudante possa ao mesmo tempo trabalhar o contedo especfico da disciplina de Fsica e explorar as tcnicas que consagraram esse conhecimento como cincia experimental.

REFERNCIAS BRASIL. Ministrio da Educao e Cultura. Secretaria de Educao Mdia e Tecnolgica. PCN+ Ensino Mdio: orientaes educacionais complementares aos Parmetros Curriculares Nacionais - Cincias da Natureza, Matemtica e suas Tecnologias. Braslia: MEC/SEMTEC, 2006. BRICEO, Z. D. Prtica pedaggica em la construccin del conocimiento de las Ciencias naturales. In: Revista Eletrnica de Humanidades, Educacin y Comunicacin Social. Edicin No 5, ao 3, 2008, p. 77-90. GALPERIN, P. Ya. La direccin del processo de aprendizaje. In: ROJAS, L. Q. (Comp.). La formacin de las funciones psicolgicas durante el desarollo del nio. Tlaxcala: Editora Universidad Autnoma de Tlaxcala, 2001, p.85-92 NUEZ, I. B. RAMALHO, B. L. A formao de habilidades no contexto escolar: contribuies da teoria de p. ya. Galperin. 34 Reunio anual da ANPED Educao e Justia Social. Natal/RN. 2011. TALZINA, N. F. Psicologia de la enseanza. Editora Progresso, Moscou, 1988.

Vous aimerez peut-être aussi