Vous êtes sur la page 1sur 10

Alimentos

17/out/2009

Conceito, obrigao, modalidades, caractersticas, sujeitos da obrigao, espcies, transmisso da obrigao de alimentar, ao de alimentos, execuo alimentcia.

Veja resumos relacionados


Dissoluo da sociedade e do vnculo conjugal veja mais Conceito No direito, a concepo de alimentos bem ampla, onde a palavra no significa somente alimentos propriamente ditos, mas tambm qualquer necessidade bsica que o ser humano possui para viver em sociedade. Tem-se por alimentos tudo o que indispensvel para o desenvolvimento da pessoa, estando inclusos, alm de alimentao, vesturio e habitao.

Obrigao Alimentar Diz o artigo 1.695 do Cdigo Civil: So devidos os alimentos quando quem os pretende no tem bens suficientes nem pode prover, pelo seu trabalho, prpria mantena, e aquele, de quem se reclama pode fornec-los, sem desfalque do necessrio ao seu sustento. O que este artigo do Cdigo Civil quer nos mostrar que o alimento deve ser pago por aquele que possui condies para tal, levando-se em conta as necessidades do alimentado. Por esse ponto de vista, no se pode deixar que o alimentante passe necessidades para pagar os alimentos devidos, sendo fundamental, portanto, um pouco de bom senso para serem calculados os devidos alimentos. Inclusive, por esse motivo o valor dos alimentos pode ser modificado sempre que necessrio, pois tanto a situao financeira do fornecedor de alimentos quanto as necessidades do alimentado podem variar. Levando-se em conta que a Ao de Alimentos nunca produz coisa julgada, portanto quanto a necessidade do alimentado ou a situao financeira do alimentante se alterarem, pode-se instaurar a Ao Revisional de Alimentos.

Modalidades Segundo o Cdigo Civil, art. 1.694 os parentes, os cnjuges ou companheiros podem pedir uns aos outros alimentos de que necessitem para viver de modo compatvel com a sua condio social, inclusive para atender as necessidades de sua educao. Ou seja, a penso alimentcia pode ser requerida por qualquer espcie de parente, podendo vir de uma vontade espontnea do alimentante, ser institudo em contrato ou por testamento, mas tambm pode vir de uma sentena condenatria por responsabilidade Civil. Alm da possibilidade de alimentos no mbito familiar, o Cdigo Civil regula tambm a necessidade de alimentos em caso de homicdio, onde se diz que a indenizao consiste em prestao de alimentos a quem o morto os devia, levando-se em considerao a durao provvel da vida da vtima (art. 948, II). Tambm so devidos alimentos quando, em caso de ofensa fsica, a vtima tem sua sua capacidade funcional diminuda (art. 950). Classificando os alimentos de acordo com sua finalidade, existem os alimentos provisrios e os regulares. O primeiro mencionado o alimento proveniente de ao de separao, divrcio e alimentos. Nesses casos, a finalidade que o pagamento de alimentos seja mantido durante o curso do processo. Entretanto, esse tipo de alimento pode ser novamente requerido sempre que necessrio, atravs de Ao Revisional de Alimentos, desde que se prove sua necessidade. J o segundo tipo, os regulares, so aqueles pagos de forma peridica. Quanto ao tempo, pode-se classificar os alimentos em futuros ou pretritos. O primeiro diz respeito aos alimentos pagos aps o incio da ao, j os alimentos pretritos so aqueles que antecederam a ao. Entretanto, a Lei brasileira aceita somente os alimentos futuros, pois acredita-se que o direito de pleitear penso em determinado momento, no significa que a penso era necessria no passado, tendo em considerao que o autor esperou at o momento para pedir o pagamento de alimentos. Os alimentos tambm podem ser classificados de acordo com a forma como sero prestados. Pode o alimentante prestar alimentos de forma de penso peridica ou tambm concedendo hospedagem e sustento ao alimentado, sendo essa ltima forma somente admitida em casos derivados de parentesco e no em casos de alimentos decorrentes de casamento ou unio estvel. Em ambas as formas, cabe ao juiz estabelecer a forma mais apropriada.

Caractersticas - Direito pessoal e intransfervel: no possvel transferir ou ceder a algum o direito de receber alimentos, pois os alimentos visam preservar a vida do necessitado;

- Irrenunciabilidade: segundo o art. 1.707 do Cdigo Civil, o necessitado pode at no exercer o direito de receber os alimentos, porm vetado que este renuncie ao direito. E ainda completa o artigo mencionado: ...sendo o respectivo crdito insuscetvel de cesso, compensao ou penhora.. Entretanto pode-se renunciar aos valores de alimentos j vencidos e no pagos; - Impossibilidade de restituio: No existe o direito a repetio de alimentos. Segundo Slvio de Salvo Venosa: pagamento de alimento sempre bom e perfeito, ainda que recurso venha modificar deciso anterior . Tendo como exceo casos onde ocorre o erro sobre a pessoa, tendo ento o necessitado direito restituio; - Incompensabilidade: segundo o artigo 373, II do Cdigo Civil no pode haver compensao de alimentos, tendo em vista que o principal objetivo dos alimentos suprir as necessidades do alimentado; - Impenhorabilidade: pela mesma razo mencionada acima, o fato dos alimentos estarem destinados sobrevivncia do necessitado, os alimentos no podem ser penhorados, entretanto tal regra no atinge os frutos de tais alimentos; - Impossibilidade de transao: o carter personalssimo do direito de alimentos afasta a possibilidade de transao desse direito. Entretanto, quando houverem alimentos j devidos pode ocorrer a transao pois j se trata de direito disponvel; - Imprescritibilidade: Apesar da pretenso para prestaes alimentares prescreverem em 02 anos, segundo art. 206, pargrafo 2 do Cdigo Civil, o direito a alimentos imprescritvel, podendo em qualquer momento de sua vida, uma pessoa requerer alimentos. O direito a receber alimentos, nasce da necessidade diante de determinada situao; - Variabilidade: a prestao de alimentos pode variar de acordo com a situao econmica, tanto do necessitado quanto do alimentante; - Periodicidade: os alimentos so pagos sempre periodicamente, atendendo assim, sua finalidade de promover a subsistncia do necessitado. No se admite que os alimentos sejam pagos de uma nica vez ou ento que o perodo seja muito longo, pois nesses casos no estariam de acordo com a natureza da obrigao e tambm, em caso de pagamento nico, o necessitado pode no saber administrar tal valor levando a novo pedido de alimentos; - Divisibilidade: A responsabilidade de alimentar pode ser dividida entre vrios parentes, assim vrias pessoas podem contribuir com determinada quantia, de acordo com o possvel, diante de sua situao financeira.

Sujeitos da Obrigao de Alimentar

Quando os alimentos devidos so derivados de parentesco, o direito a prestao de alimentos reciproco, tendo a obrigao o parente mais prximo. Quando existem vrios parentes de mesmo grau, a obrigao de prestar alimentos no ser solidria entre eles e sim divisvel, podendo cada um arcar com parte do valor devido, de acordo com sua situao financeira. Segundo o art. 1.698 do Cdigo Civil, se o parente que deve alimentos em primeiro lugar no suportar totalmente o encargo, sero chamados a concorrer os de grau imediato; sendo vrias as pessoas obrigadas a prestar alimentos, todas devem concorrer na proporo de seus respectivos recursos, e, intentada ao contra uma delas, podero as demais ser chamadas a integrar a lide. Analisando pelo artigo mencionado, tem-se o princpio da divisibilidade da obrigao alimentcia, onde permitido que, em um mesmo processo, vrios alimentantes integrem a lide. Quando no existem ascendentes, caber aos descendentes a prestao de alimentos, levando-se em conta que primeiramente so chamados a prestar alimentos os parentes em linha.

Espcies de Alimentos Prestados

Aos filhos menores: Segundo art. 1.703 do Cdigo Civil, aps a separao dos pais dever dos mesmos arcar com a subsistncia do menor, de acordo com seus recursos financeiros. Segundo Slvio de Salvo Venosa, tambm ao nascituro possvel prestao alimentcia, sob o fundamento de que a Lei ampara a concepo. Quanto aos filhos tidos fora do casamento, o processo pode ocorrer em Segredo de Justia, se assim for requerido e o juiz deferir. Nesses casos, muitas vezes ocorre a ao de investigao de paternidade cumulada ao pedido de alimentos Aos Filhos Maiores, Pais e Irmos: Quanto aos filhos maiores, costuma-se entender que o dever de alimentos cessa quando os filhos atingem a maioridade, ou ento at completarem estudo superior ou profissionalizante em idade razovel, pois segundo o Cdigo civil, os alimentos compreendem tambm a educao. Nesse sentido, poder a relao de parentesco entre pais e filhos ao invs do ptrio poder determinar a prestao de alimentos. No caso de irmos (unilaterais ou bilaterais), podem requerer alimentos caso no existam ascendentes ou descendentes em condies de prestarem alimentos. Parentes com situao econmica carente, tambm podem requerer alimentos. Em Razo de Casamento: Segundo o Cdigo Civil (CC), os cnjuges devem prestar-se mtua assistncia. Vendo os artigos 1.702 e 1.704 do CC, temos claramente que, caso o cnjuge no seja o responsvel pela separao e necessitar de alimentos, dever seu companheiro (ou ex-companheiro) lhe prestar alimentos. Nos casos mencionados no necessria a separao do casal para existir o pedido de alimentos, bastando apenas que se prove que as necessidades de um dos cnjuges no est sendo suprida pelo outro, que teria condies de faz-lo. No caso do cnjuge culpado pela separao necessitar de alimentos, o outro cnjuge s ter a obrigao de alimentar, caso o necessitado no possua parentes em condies de

prestar alimentos e no possa trabalhar. A mesma situao ocorre caso ambos os cnjuges seja culpados. Na Unio Estvel: Conforme diz a Constituio Federal em seu artigo 226, pargrafo 3, a Unio Estvel hoje em dia, protegida como entidade familiar. Portanto, atualmente as normas para Unio Estvel, com relao a alimentos, so as mesmas colocadas para o casamento, j mencionadas anteriormente.

Sobre a Transmisso da Obrigao de Prestar Alimentos A obrigao de prestar alimentos transmite-se para os herdeiros, de acordo com o artigo 1.700 do Cdigo Civil. Entretanto, tal prestao no deve dispor de seus prprios bens para alimentar o alimentado pelo falecido, levando-se em conta que o dever de prestar alimentos cabe ao esplio. Por isso to importante que seja feito o inventrio, para que possa ser diferenciado o que patrimnio prprio e o que foi recebido por herana, cabendo ao credor tomar medidas para a manuteno da penso de acordo com a herana. Sendo que, a situao colocada acima s ser aceita em casos onde a ao foi proposta antes da morte do alimentante ou se j havia sido firmada a deciso judicial. Em funo do legislador ter sido obscuro no artigo que regula a transmisso de alimentos, existem interpretaes onde se afirma que a obrigao de alimentar devem ser recebidas pelo alimentado integralmente e incondicionalmente, e outra corrente que acredita que s devem ser pagas as parcelas vencidas at a morte do alimentante.

Da Ao de Alimentos A ao de alimentos, quando proposta sozinha feita por um rito sumrio especial, onde fundada em provas j constitudas. Tais provas necessitam comprovar a relao de parentesco entre duas pessoas e tambm atestar a necessidade de uma delas de receber alimentos da uma outra pessoa, sendo que esta segunda precisa possuir condies para fornec-los. Tal ao pode ser ajuizada pelo interessado, por seu representante legal e pelo Ministrio Pblico, em favor de menores de 18 anos, sempre que houver necessidade. Segundo Slvio de Salvo Venosa o autor pode dirigir-se ao juzo pessoalmente ou por advogado, provando apenas o parentesco e a obrigao de alimentar do ru. Se o autor no indicar advogado para assisti-lo o juiz far a designao. Em casos de alimentos provisrios, eles podem ser revistos em qualquer momento e so devidos at que haja uma deciso final. Tambm observado na lei que regula a ao de alimentos, que tal deciso judicial nunca transita em julgado, podendo sempre ser revista em qualquer momento.

Execuo Alimentcia

A priso civil por dvida s existir quando o inadimplemento for voluntrio e inescusvel, de obrigao alimentcia e depositrio infiel, conforme preceitua a Constituio Federal. Portanto, caso o alimentante deixe de efetuar o pagamento correto dos alimentos, o juiz pode tomar as providncias para que tais alimentos sejam pagos, inclusive decretando a priso por ate 60 dias do devedor. Alm da priso existem outras formas de executar-se a penso alimentcia, como o desconto em folha de pagamento, caso o devedor esteja empregado e devidamente registrado. Quando for feita a execuo da sentena, o devedor ser citado para, em 3 dias, realizar o pagamento devido ou ento se justificar, explicando o motivo de no poder realizar tal pagamento. Ento, caso o alimentante no realize o pagamento nem se justifique, o juiz ir decretar a priso. No caso de priso, a jurisprudncia tem acatado tal deciso apenas para os casos de penses alimentcias vencidas nos ltimos 03 meses. Alimentos Gravdicos A Lei 11.804/08 trouxe nova modalidade de alimentos - os alimentos gravdicos. Ela disciplina o direito de alimentos da mulher gestante e do nascituro, bem como a forma como ser exercido. Os alimentos gravdicos, assim, compreendero os valores suficientes para cobrir as despesas do perodo de gravidez, da concepo ao parto, e at mesmo as referentes a alimentao especial, assistncia mdica e psicolgica, exames complementares, internaes, parto, medicamentos e demais prescries preventivas e teraputicas indispensveis. Desse modo, o futuro pai que dever prover ao sustento do nascituro. Com efeito, convencido da existncia de indcios da paternidade, o juiz fixar alimentos gravdicos que perduraro at o nascimento da criana, conforme o binmio necessidade-possibilidade. Para tanto, o ru ser citado para apresentar resposta em 5 dias. Outrossim, aps o nascimento com vida, os alimentos gravdicos ficam convertidos em penso alimentcia em favor do menor at que uma das partes solicite a sua reviso. Na aplicao da referida Lei, ser utilizado subsidiariamente o Cdigo de Processo Civil e a Lei de Alimentos (Lei 5.478/68). Bibliografia VENOSA, Slvio de Salvo. Direito Civil, Direito de Famlia. Editora Atlas, sexta edio, 2006. Histrico de atualizaes deste contedo

17/out/2009 Revisado e atualizado de acordo com a Lei 11.804/08. 19/mar/2007 Publicado no DireitoNet.
Crticas ou sugestes sobre este contedo? Clique aqui.

topo

Veja mais contedo relacionado


Peties Resumos Roteiros Contratos

Reconhecimento de unio estvel c.c. dissoluo 22/mai/2009. Conviventes decidem dissolver a sociedade de fato instituda h alguns anos, estabelecendo desde j as regras quanto aos alimentos, a guarda dos filhos e a partilha de bens. Divrcio litigioso - Contestao 06/abr/2009. Marido contesta ao de divrcio proposta pela esposa no que diz respeito guarda do filho, alimentos e partilha de bens. Supresso de autorizao paterna para viagem do menor ao exterior 03/nov/2008. Menor, por intermdio de sua genitora, requer autorizao judicial para realizar viagem ao exterior, uma vez que seu genitor negou-lhe tal consentimento. Oferta de alimentos 13/ago/2007. Genitora se recusa a fornecer recibo ao pai do menor, em razo dos alimentos prestados por este, que entra com ao para que os mesmo sejam descontados diretamente em sua folha de pagamento. Alimentos - Fase de conhecimento - me pede para o filho 04/jun/2007. Me requer alimentos do filho por encontrar-se em situao de necessidade.

Oferta de alimentos 24/mai/2007. O Requerente pretende a fixao da prestao alimentcia em prol de seu filho, mediante desconto em folha de pagamento junto a empregadora do alimentante. Guarda de menor c.c alimentos 18/mai/2007. Pai pede a guarda do filho menor e oferece alimentos a sua genitora. Investigao de paternidade c/c alimentos 08/mai/2007. Autor pede a declarao de que o requerido seu pai e a condenao deste na prestao de alimentos. Anulao do registro civil c.c. exoneratria de alimentos 13/fev/2007. Autor deseja a anulao do registro civil do requerido em decorrncia do autor no ser o seu verdadeiro pai biolgico. Pleiteia, tambm, a exonerao da obrigao alimentcia em relao ao Ru. Alimentos - Requeridos ao av paterno 12/fev/2007. Me do menor passa por dificuldades financeiras em virtude do falecimento do pai da criana e da perda de seu emprego, assim ela requer que o av paterno ajude pagando penso seu filho. Alimentos - Requerido contribui informalmente para o sustento do menor 18/set/2006. Requerido contribui para o sustendo do filho, mas no deposita o auxlio com pontualidade, fazendo com que o menor passe por necessidades materiais. Assim, a me deseja a regulamentao da obrigao alimentcia. Alimentos - Contestao 08/ago/2006. Requerido alega que no tem condies de pagar os alimentos pois encontrase desempregado. Alimentos Requeridos por filha maior

28/jul/2005. Autora maior, mas no tem condies financeiras, nem fsicas que a possibilitem trabalhar, assim, requerer alimentos de seu pai, que possui condies de arcar com tais despesas. Expedio de ofcio ao INSS para reteno dos alimentos 06/jun/2003. Pedido de expedio de ofcio ao INSS para que seja determinando a reteno da penso alimentcia na fonte de pagamento do alimentante.

Novos Resumos
Crimes de preconceito de raa e cor Crimes e contravenes contra a economia popular II Crimes e contravenes contra a economia popular I veja mais

ltimas atualizaes
Embargos de terceiros Fiana (Civil) Poder familiar veja mais

Home | Advogados | Artigos | Concursos | Dicionrio | Empregos | Eventos | Notcias | Contratos | Jurisprudncia | Legislao | Peties | Resumos | Roteiros | Smulas | Testes Explore o site | Tpicos | Compre crditos | Quem somos | Termo de Uso | Ajuda | Contato

2011 Todos os direitos reservados.

Vous aimerez peut-être aussi