Vous êtes sur la page 1sur 74

AUTOCAD 2009

Autocad 2009
Viso geral do AutoCAD 2009
Apresentao:

O AutoCAD um programa de CADD (computer Aided Draft and Design Desenho e Projeto Auxiliado por Computador ou somente CAD). A AutoDesk Inc. apresentou a Verso 1.0 do AutoCAD na COMDEX em Las Vegas em novembro de 1982. Por sua arquitetura aberta, torna-se um ambiente ideal para o desenvolvimento de Aplicativos por terceiros, permitindo a utilizao em praticamente qualquer rea de desenho e projeto, tanto como engenharia, arquitetura, agrimensura, indstria, cientfico, design ou qualquer outra aplicao que necessite de desenho e projeto auxiliado por computador.
Equipamento necessrios:

Para utilizar o AutoCad 2009 recomendada a configurao mnima abaixo: Computador PC baseado em processador Pentium IV 1,600 MHz (mnimo). Sistema Operacional Windows XP, Windows 2000, Windows Vista 1 GB de memria RAM e 800 MB em hard-disk disponvel para instalao. Placa de Vdeo de 1024x768 com true color e Monitor colorido Unidade de DVD-ROM para a instalao. Dispositivo Apontador: mouse, TrackBall ou mesa digitalizadora. 1. Introduo: Este curso destina-se a apresentar o AutoCAD, demonstrando os seus principais recursos voltados para o desenho em duas dimenses. Sendo de fundamental importncia deixar bem claro que este curso, antes de mais nada um passo inicial no uso do AutoCAD. Ao longo do curso, o aluno far exerccios de desenhos, para colocar em prtica os comandos que aprendeu em sala de aula. Apenas isto no suficiente para ele ser considerado um operador de CAD veloz, ser um operador de CAD sem prtica para execuo de desenhos rpidos. A sua prtica e velocidades surgiro de acordo com seu interesse e dedicao dentro do curso e fora dele. Tipicamente os usurios de CAD demandam de 25 a 80 horas de trabalho supervisionado, antes que possam operar sozinhos uma estao de trabalho. De 300 a 500 horas so necessrias para que o usurio tenha produtividade equivalente aos mtodos manuais (prancheta), e pelo menos de 800 horas em diante so necessrias para que ele ganhe o status de expert no sistema. No se espante com a complexidade e comandos do programa, hoje ele segue os padres Windows. O AutoCAD, como qualquer outro software digno do nome, um programa cheio de recursos, e com centenas de comandos e variveis de sistema, as tendncias so para que se torne cada vez mais fcil de operar medida que so liberadas no mercado novas Releases. Afinal de contas, os microcomputadores de hoje so 400 vezes mais rpidos do que os primeiros IBM-PC lanados em 1982, e os programas tendem a aumentar seus recursos medida que as mquinas se tornam mais poderosas.

Thiago P. Silva

cad.eng.tps@gmail.com

Autocad 2009
1. Configuraes de visualizao do modo: 2. Para configurao do modo clssico: Workspace Switching (cone com formato de engrenagem, acima da hora do Windows) (Fig. 2). Selecionar AutoCAD Classic (Fig.3)

Fig. 2

Fig. 3

Obs: Configurao indicada para a fcil utilizao das ferramentas dos grupos, DRAW e MODIFY

2. Configurao do fundo da tela A configurao padro de tela do AutoCad fundo preto com linhas brancas. Este padro poder ser selecionado na barra de menu: Tools Options Na janela Options selecione a aba Display e depois click no boto Colors Na janela AutoCad Windows Colors Fig. 4 selecione o padro desejado (Fig. 4)

Thiago P. Silva

cad.eng.tps@gmail.com

Autocad 2009
3. Configurao do cursor A configurao padro do cursor do AutoCad um desenho de duas linhas perpendiculares com um pequeno quadrado na intercesso delas com um tamanho de 5% da tela. Este padro poder ser alterado selecionando na barra de menu: Tools Options Na janela Options selecione a aba Display e depois click no campo CROSSHAIRS SIZE, e digitar 100 para o valor de porcentagem do tamanho do cursor na tela.

Fig. 5

Thiago P. Silva

cad.eng.tps@gmail.com

Autocad 2009
4. Criar Arquivo Para criar um novo arquivo selecione na barra de menu: File New A janela Select Tamplate apresentar formas de criar um novo arquivo, selecione a opo acad, indicada na figura 6.

Fig. 6

Thiago P. Silva

cad.eng.tps@gmail.com

Autocad 2009
5. Dentro do programa AutoCAD 2009
Quando j carregado, o AutoCAD 2009 apresenta a tela semelhante a representao a baixo.Esta tela contm vrios itens que merecem serem estudados individualmente. A tela visvel chamada de tela grfica, onde se visualiza vrias informaes. Um cursor em forma de duas linhas perpendiculares (x-hair) indica o ponto de insero das entidades que sero desenhadas. E vrias outras partes do programa a seguir:

Barra de Ttulo:

Nesta barra aparece o nome do programa e o nome do desenho em edio.

Thiago P. Silva

cad.eng.tps@gmail.com

Autocad 2009
Barra de menu de cones padro (Standard toolbar):

Nesta barra encontra-se is cones de comandos mais utilizados, sendo: New. Save, Print, Print Preview, Spelling, Cut to Clipboard, Copy yo Clipboard, Paste from Clipboard, Match Properties, Undo, Redo, Launch Browser, Object Snap, UCS, Inquiry, Redraw, Aerial View, Named View, Pan Realtime, Zoom Realtime, Zoomt, Zoom previous e Help. Barra de Menu de propriedade de Objetos:

Esta barra permite visualizar e executar principais mudanas em entidades e ambiente de trabalho durante a edio, sendo: Color control, Linetype Control, Lineweight Control Barra de Menu de layer:

Esta barra de ferramentas permite alterao de layer de trabalho e tambm a mudana de layer das entidades, sendo: Layer properties, Make Objects Layer Current, Layers Previous.
Menu em cascata:

Nos itens de menu que tiveram uma seta direita, tem-se a opo de abrir em menus tipo cascata, bastando para isso acompanhar o mouse sobre o texto, e quando o item desejado estiver destacado, Clickcom o boto esquerdo do mouse para executar o comando. Neste tipo de comandos no necessrio completar outros tipos de alternativas para a sua execuo.

Thiago P. Silva

cad.eng.tps@gmail.com

Autocad 2009
Barra de status:

Abaixo da linha de comando, encontra-se a barra de status, onde se visualiza as coordenadas, snap mode, grid display, ortho mode, polar tracking, object snap, object osnap tracking, show/hide lineweight e model ou paperspace e communication center. 6 . Teclas de funes no AutoCAD: Algumas teclas de funes tm uso especfico no AutoCAD, sendo: F1 No Windows esta tecla de Ajuda (help). F2 Alterna-se entre a tela Grfica e tela de texto. F3 Permite ligar e desligar o object snap e tambm quando todos os snap esto desligado, o acesso ao quadro de dilogo Drafting Settings. F4 Alterna o acesso do cursor entre o menu pull-down e sobre a rea de digitalizao quando se utiliza uma mesa digitalizadora. F5 Alterna entre os planos isomtricos (isoplane top, left, right). F6 Liga e desliga o contador de coordenadas. F7 Liga e desliga o GRID, que so pontos visveis na tela, utilizados apenas para a referncia no desenho. F8 Liga e desliga o ORTHO, que permite somente o desenho de linhas ortogonais ao cursor X-hair. Obs: por falta de conhecimento, muitos acham que o AutoCAD s pode desenhar ortogonalmente nos ngulos pr-definidos de 0, 90, 180 e 270, o que no verdade. Pode-se rotacionar o eixo ortogonal para qualquer ngulo desejado, bastando configurar o comando snaping, ou dentro do quadro Drafting Settings, em Snap and Grid, modifique o valor de Angle. F9 Liga e desliga o SNAP, que funciona como um tipo de im no permite manter o cursor fora do snap. F10 Liga e desliga a opo de POLAR, que permite que sejam desenhadas linhas dentro de outros eixos, alm do ortogonal. F11 Liga e desliga o OBJECT SNAP TRACKING, permitindo uma busca acelerada do objeto snap.

Thiago P. Silva

cad.eng.tps@gmail.com

Autocad 2009
7 . Conceitos sobre a rea grfica: Para entender melhor o ambiente de desenho do AutoCAD, deve-se entender alguns conceitos bsicos utilizados no programa (e praticamente em todos os tipos de programas de CAD). GRID: So Pontos visveis na tela, utilizados apenas para a referncia no desenho. Os grids podem ser alterados de aspecto, podendo ter valores de espaamentos diferentes, tanto no X, como no Y.Liga e desliga com a tecla F7 ou pela Barra de Status. SNAP: uma espcie de malha, que no permite que o cursor ande fora dela. Funciona com um tipo de im, prendendo o cursor a esta malha. muito til para um desenho com preciso e velocidade. Liga e desliga com a tecla F9 ou pela Barra de Status. UNIDADE DE TRABALHO: No AutoCAD a unidade de trabalho adimensional, isto , definida pelo usurio, no existe unidade fixa, pode ser, centmetros, metros, polegadas, milhas, ano-luz, etc. Ajusta-se com a opo de Format/units. LIMITE DO DESENHO: Devido ao fato de no ter uma unidade de trabalho fixa, o limite do desenho, tambm no fixo, portanto praticamente infinito. Ajusta-se com a opo de menu Format/drawing limitis. A grif somente aparecer dentro destes limites do desenho. Existe outra opo do comando Limits, que quando estiver ligado no permite desenhar fora dos ZOOM: A tela grfica apenas uma pequena janela que se movimenta sobre o desenho. Pode-se coloc-la sobre qualquer parte dele, com qualquer incremento de visualizao. Pode-se desenhar com preciso um prdio com uma cidade ou estado em torno dele, ou mesmo desenhar uma bactria na cozinha deste mesmo prdio. 8 . Contendo as ferramentas do AutoCad 2009 Menu File: New - apresentado o quadro Create New Drawing. Inicia um novo desenho a partir de um desenho template j configurado (normalmente o desenho acad.dwt), ou permite a escolha de outro desenho template, onde j est definido o tipo de letras, layers, blocos, tipos de linhas, estilos de dimensionamento, etc. Outra opo, comear pelo Wizard, que lhe permite configurar alguns parmetros do desenho e no final inserido um formato vazio. Open - Abre um desenho j existente. Save - Salva a edio corrente. Se no foi dado um nome ao desenho, o AutoCAD lhe pedir um nome. Save As - Salva um desenho sem nome em um arquivo ou renomeia o desenho corrente (ou tambm permite gravar o seu desenho como

Thiago P. Silva

cad.eng.tps@gmail.com

Autocad 2009
template.dwt). Export - Permite exportar arquivos para outros programas CAD. O formato de arquivo mais comum em CAD o DXF (arquivo de Intercmbio de Desenho), por exemplo, pode-se exportar os seus desenhos em arquivos no formato DXF para serem utilizados por um programa de clculo de estrutura ou um programa artstico vetorial como o Corel Draw. Page Setup - Abre o quadro de configurao page Setup, permitindo configurar a impressora a ser utilizada. Tambm permite configurar o espao do modelo (model) ou o espao do papel (layout). Plot Preview - Mostra como o desenho ser visto quando impresso ou plotado. Print (ou plot) - Envia o desenho para que seja impresso em uma impressora grfica, plotter, ou que seja gravado em um arquivo de plotagem para ser levado a um bureal de servio. Tambm permite gerar arquivos em formato .dwf para a utilizao em pginas de Internet. A opo de impresso ser detalhada mais adiante. Drawing Utilities Audit / Recover - Verificar ou Recuperar um arquivo de desenho danificado. Normalmente um erro no desenho do AutoCAD pode ocorrer durante a leitura ou escrita no disco Winchester ou Diskette. Drawing Utilities Purge - Permite eliminar do desenho, elementos de blocos, tipos de linhas, layers, estilo de dimensionamento, de letras que no esto sendo mais utilizados pelo desenho. Send - Envia o desenho para o correio eletrnico(e-mail). Exit - Permite sair do AutoCAD. Se a edio ainda no foi salva, o programa lhe perguntar se ela dever ser salva.

Menu Edit: Localiza-se neste menu os recursos de edio do Windows, como desfazer (undo), refazer (redo), recortar (cut), copiar(copy) e colar (paste). O comando Copy que permite a insero de objetos da rea de transferncia do Windows, ou outros tipos de formatos de dados. Uma boa maneira de ganhar velocidade no trabalho com o AutoCAD uma utilizao constante dos comandos copy e paste. Selecionam-se os objetos com os recursos de grips e faz-se o copy e posteriormente faz-se o paste. Outro modo interessante a utilizao do Paste as block para a criao de blocos rpidos.

Thiago P. Silva

cad.eng.tps@gmail.com

10

Autocad 2009
O comando Copy Link e Paste Special permite utilizar a tecnologia OLE (object linking and embedding) do Windows, inserindo partes de arquivos de outros programas. O comando Clear, o comando eraser do AutoCAD. OLE links permite atualizar, modificar e cancelar links OLE existente. Find permite encontrar um texto no desenho e se necessrio substitu-lo por outro. Menu e Toolbar draw:

Line - Desenha linhas simples. Desenha uma linda de um ponto a outro, e aguarda mais outro ponto para continuar desenhando linhas. Finaliza-se o comando com Enter ou ESC. Para desenhar linhas com medidas exatas, utilize o Snap ligado ou entre com os dados atravs de algum processo de entrada de dados. (Entrada de dados: Veja mais adiante). Construction Line (xline) - uma linha infinita. Permite criar linhas de construo para o auxilio do desenho. Polyline - Desenha linhas contnuas. Tambm permite o desenho de arcos dentro do mesmo comando. muito utilizado tambm para achar uma rea, bastando desenhar um polgono e pedir a sua rea com o comando rea. Poligon - Desenha polgonos, que so polilinhas fechadas, definidas pelo lado, inscrito em um crculo ou circunscrito por um crculo. Retangle - Desenha um retngulo. Pede apenas dois pontos em diagonal na tela. Revcloud - Desenha uma nuvem de reviso. Spline - Cria curvas spline quadrtica ou cbica atravs de matemtica nurbs (nurbs: nonuniform rational B-spline curve). Circle - Desenha crculos pelo centro e raio; centro e dimetro; 2 pontos; 3 pontos; duas tangentes e raio e trs

Thiago P. Silva

cad.eng.tps@gmail.com

11

Autocad 2009
Menu Toolbar Modify:

Est agrupado neste item do menu os comandos de construo, isto , comandos que constroem uma nova entidade a partir de uma j existente, ex: comando copy (diferente dos comandos do grupo MODIFY que apenas modificam as entidades, ex: comando move). Erase - Apaga um entidade ou um grupo de entidades selecionadas. Copy - Copia uma entidade ou um grupo de entidades selecionadas de um ponto base para um ponto final. O copy na verso R-2008 j vem com a opo multiplus como padro permitindo copiar o mesmo objeto vrias vezes. Mirror - Espelha uma entidade ou um grupo de entidades selecionadas por uma linha de espelho definida por dois pontos. A distncia dos objetos a linha de espelho igual. O comando pergunta se mantm ou apaga o objeto original. Rotate - Rotaciona uma entidade ou um grupo de entidades em torno de um ponto base. O comando tem a opo referente que permite a mudana da referencia. Move - Altera a localizao das entidades selecionadas, Para a execuo do comando, selecione um grupo de entidades, d um pick para o ponto incio do movimento e um pick para o fim do movimento. Stretch - Estica as entidades selecionadas. S podem ser utilizados os modos de seleo crossing e Windows (tambm WC e CP) para este comando. (Este comando tambm existe dentro da opo de edio por grips, Veja mais adiante). Trim - Corta linhas, polinhas e arcos em relao outra entidade fronteira. As fronteiras devem estar cruzando as entidades. Extend - Extende uma linha, polilinha ou arco em direo a outra entidade (fronteira). As fronteiras devem estar no alcance das entidades. Break - Quebra linhas, polilinhas, crculo ou arco em um ou dois pontos. Chamfer - Semelhante ao fillet, faz a unio das pontas de duas linhas, polilinhas ou arcos. Tambm permite fazer a concordncia de linhas atravs de um chanfro, com as distncias definidas pelo comando. Fillet - Faz a unio das pontas de duas linhas, polilinhas ou arcos. Tambm permite fazer a concordncia de linhas atravs de um arco, com raio definido pelo comando. Explode - Explode (desagrupa) as entidades como: blocos, polilinhas, hatch, dimensionamento, malhas e slidos. No se deve explodir dimensionamento (cotas). Pode existir no desenho blocos aninhados, isto , blocos criados com outros blocos. Para explodi-los ser necessrio explodi-lo vrias vezes, inicialmente o bloco principal, depois os outros demais blocos internos.

Thiago P. Silva

cad.eng.tps@gmail.com

12

Autocad 2009
Outros comandos de edio: U - Desfaz os comandos executados, um por vez. Cuidado com este comando, pois uma vez feito o recuo na edio no pode mais ser desfeito. Undo - Desfaz os comandos quantas vezes desejadas, at chegar no incio da abertura da edio, Permite criar uma marca tipo memria. Redo - Refaz os comandos que foram desfeitos com U ou Undo. Select - Prepara um grupo de entidades que fica aguardando a ao de um comando. Pode-se utilizar para este comando qualquer modo de seleo dentro dele. (Pega-se o grupo de seleo feito com o comando select, utilizando a opo previous dentro de um comando qualquer). Properties - Faz mudanas diversas sobre as entidades selecionadas, como: cor, layer, posio. (veja o Menu Tools). 8 . Sistema de Coordenadas O AutoCad usa dois sistemas para definir as coordenadas de um ponto na tela: WCS (World Coordinate System): . Define as coordenadas de um ponto nos eixos X, Y e Z. usado para desenhos tridimensionais. UCS (Users Coordinate System) ... Define apenas as coordenas X e Y O Sistema de Coordenadas o mtodo que o AutoCad utiliza para determinar as posies de pontos na tela. Estas coordenadas definem os pontos iniciais e finais dasfiguras desenhadas. Por isso, ao desenharmos na tela do AutoCad devemos nos lembrar que os nossos desenhos tem orientaes, isto , uma coordenada para o incio e outra para o fim. Para determinar a posio de um ponto no Sistema de Coordenas temos as seguintes opes: Coordenadas Retangulares Absolutas Relativas Coordenadas Polares Absolutas Relativas

Thiago P. Silva

cad.eng.tps@gmail.com

13

Autocad 2009
8.1. Coordenadas Retangulares Absolutas Estas coordenadas so medidas em relao a origem, determinada pelo ponto (0,0). So informadas atravs do teclado e separadas por vrgula, digitando-se primeiro o valor da coordenada X e depois o valor da coordenada Y.

Para desenhar estas linhas usaremos o comando LINE, que ser visto mais adiante quando estudarmos os Comandos de Desenho.
Vamos desenhar uma linha comeando no ponto ponto (8,5). Selecione na barra de menu (-4,2) e terminando no

.Draw Line. Na Regio de Comandos surgir a


mensagem Command: _line from Point: Esta mensagem solicita o ponto de incio da linha. Digite 4, 0 e tecle Enter Na Regio de Comandos surgir a mensagem To point: Esta mensagem solicita o prximo ponto da linha. Digite 8,5 e tecle Enter Tecle Enter novamente para encerrar o comando Line.

8.2. Coordenadas Retangulares Relativas Esta coordenada especifica o deslocamento de um ponto em relao ao ponto anterior. Para digitar esta coordenada deve-se digitar o sinal @ antes dos valores de X e Y. Este sistema de coordenadas permite-nos especificar pontos sem saber a posio realdo sistemas de eixos, bastando pensar sempre na posio do prximo ponto em relao ao anterior. Vamos desenhar uma reta cuja distncia a um determinado ponto 9 no eixo X e 5 no eixo Y. Para isso, Selecione na barra de menu:

Thiago P. Silva

cad.eng.tps@gmail.com

14

Autocad 2009 .Draw Line. .Na Regio de Comandos surgir a mensagem


Command: _line from Point: Esta mensagem solicita o ponto de incio da linha. Para determinar este ponto click em um ponto qualquer da tela. Na Regio de Comandos surgir a mensagem To point: Esta mensagem solicita o prximo ponto da linha. Digite @9,5 e tecle Enter Tecle Enter novamente para encerrar o comando Line.

. . . .

8.3. Coordenadas Polares Absolutas Este tipo de coordenadas so traadas em relao origem, que o ponto (0,0). So especificadas por um deslocamento e por um ngulo intermediadas pelo sinal <, sem espaos entre eles. Os ngulos so considerados positivos quando traados no sentido antihorrio ou trigonomtrico e negativos quando traados no sentido horrio. Para traar os pontos da figura ao lado utilizando coordenadas polares Selecione na barra de menu Draw Line. Na Regio de Comandos surgir a mensagem

. . . . . . . .

Command: _line from Point: Esta mensagem solicita o ponto de incio da linha. Digite 0,0 e tecle Enter. Na Regio de Comandos surgir a mensagem: To point: Esta mensagem solicita o prximo ponto da linha. Digite 4<120 e tecle Enter. Na Regio de Comandos surgir a mensagem To point: Esta mensagem solicita o prximo ponto da linha. Digite 5<30 e tecle Enter Tecle Enter novamente para encerrar o comando Line.

Thiago P. Silva

cad.eng.tps@gmail.com

15

Autocad 2009
8.4. Coordenadas Polares Relativas Estas coordenadas especificam um ponto em relao ao ltimo ponto traado, sendo necessrio fornecer a distncia a este ponto e o ngulo com a horizontal. Para digitar estas coordenadas deve-se digitar o sinal @ antes dos valores da distncia e do ngulo. Para traar a reta da Fig.xxx proceda da seguinte forma:

.Selecione na barra de menu .Draw Line. .Na Regio de Comandos surgir a mensagem
Command: _line from Point: Esta mensagem solicita o ponto de incio da linha.

.Para determinar este ponto click em um ponto qualquer da tela. .Na Regio de Comandos surgir a mensagem
To point: Esta mensagem solicita o prximo ponto da linha. Digite @3<45 e tecle Enter Tecle Enter novamente para encerrar o comando Line.

. .

9. Comando Zoom

Este comando tem a finalidade de aumentar ou diminuir a visualizao do desenho na tela.Para aplica-lo, selecione na barra de menu: Wiew - Zoon Para aplicar o Zoon deve-se selecionar uma das opes abaixo, de acordo com a necessidade: Real Time: ... Ao aciona-lo aparece o desenho de uma lupa na tela. Click com o boto esquerdo e, com ele pressionado, arraste para baixo para ampliar o desenho ou para cima para diminui-lo. Previous: ..... Mostra a ltima visualizao Window: ...... Ao aciona-lo deve-se desenhar uma janela colocando dentro dela a parte do desenho que ser visualizado. Esta janela ser enquadrada para ocupar a tela inteira. Dynamic: ..... Mostra todo o desenho. Deve-se selecionar com o mouse a parte do desenho que ser mostrada na tela toda.

Thiago P. Silva

cad.eng.tps@gmail.com

16

Autocad 2009
Scale:........... Esta opo atribui um fator de escala ao desenho. Para aplicar a escala digita-se o fator de escala e depois X (2X , 3X, 1.5X, 0.75X, etc) Center:......... Esta opo permite marcar no desenho o que ficar no centro da tela e depois aplicar um fator de escala (2X , 3X, 1.5X, 0.75X, etc) In:................. Esta opo aplica um fator de escala 2X Out:.............. Esta opo aplica um fator de escala 0.5X All: ............... Mostra tudo que foi desenhado dentro dos limites estabelecidos para o desenho. Extents: ....... Mostra tudo que foi desenhado, no importando os limites do desenho.

10. Comandos de DESENHO Os principais opes do comando Draw so: 10.1. O comando LINE

Barra de Menu DRAW LINE

Teclado L

cone

Este comando destina-se ao traado de um ou vrios segmentos de reta, que podem ser desenhados utilizando o teclado, o mouse ou ambos, como vimos quando estudamos os Sistemas de Coordenadas. Vamos desenhar os segmentos de retas da figura ao lado. Para isto, selecione na barra de menu: Draw Line Na Regio de Comandos surgir a mensagem _Line from point: Esta mensagem solicita fornecido o primeiro ponto da linha. Click em um ponto da tela, ou digite as coordenadas do ponto e tecle Enter. Na Regio de Comandos surgir a mensagem To pint: Esta mensagem solicita o segundo ponto da tela. Click em um ponto da tela, ou digite as coordenadas do ponto e tecle Enter. Na Regio de Comandos surgir a mensagem To pint:

Thiago P. Silva

cad.eng.tps@gmail.com

17

Autocad 2009
Esta mensagem solicita o terceiro ponto da tela. Click em um ponto da tela, ou digite as coordenadas do ponto e tecle Enter. Repita esta operao tantas vezes quantas forem os segmentos de reta que sedeseja. Ao final, tecle Enter para encerrar o comando Line.

10.2. O comando RECTANGLE

Barra de Menu
DRAW - RECTANGLE

Teclado
REC

cone

Este comando destina-se ao desenho de retngulos atravs da definio dos cantos inferior esquerdo e superior direito. A desenho feito com este comando uma figura nica e no segmentos de retas agrupados como quando usamos o comando Line. Para efeitos de preciso, o retngulo deve ser construdo definindo o primeiro pontoclicando com o cursor na tela e o segundo informado atravs do teclado pelas Coordenadas Cartesianas Relativas. O AutoCad oferece as seguintes opes para desenho de retngulos 2D: Chanfer: .......Desenha um retngulo com chanfro nos vrtices. Deve ser informadoo comprimento de cada chanfro. Elevation: ....Exclusivo do AutoCad 3D Fillet: ............Desenha um retngulo com arco os vrtices. Deve ser informado o raio do arco. Thickness: ...Exclusivo do AutoCad 3D. Width: ..........Define a espessura da linha usada para desenhar o retngulo.

Thiago P. Silva

cad.eng.tps@gmail.com

18

Autocad 2009
a) 1a Opo: Retngulo sem opes de canto Selecione na barra de menu Draw Rectangle. Na Regio de Comandos surgir a mensagem: Chanfer/Elevation/Filett/Thickness/Width/ <First corner>: Esta mensagem solicita as opes de retngulo. Se no desejar nenhuma opo execute a instruo que est entre <>. Esta instruo informa a prxima providncia, caso no se queira nenhuma opo. Neste primeiro exemplo no queremos opes de vrtice. Click em um ponto qualquer da tela para definir o primeiro vrtice. Na Regio de Comandos surgir a mensagem Other corner: Esta mensagem solicita o segundo vrtice. Digite @10,5 e tecle Enter. O retngulo deve ter a forma da figura acima. b) 2a Opo: Retngulo com opo de chanfro

Selecione na barra de menu Draw Rectangle. Na Regio de Comandos surgir a mensagem: Chanfer/Elevation/Filett/Thickness/Width/ <First corner>: Esta mensagem solicita as opes de retngulo Digite C para para ativar as opes de Chanfro e tecle Enter. Para escolher a opo de desenho deve-se digitar as primeiras letras maisculas do comando que aparecem na Regio de Comandos. Na Regio de Comandos surgir a mensagem: First chanfer distances for retangles: Esta mensagem solicita o tamanho do primeiro chanfro do retngulo. Digite 1.0 e tecle Enter. Na Regio de Comandos surgir a mensagem: Second chanfer distances for retangles: Esta mensagem solicita o tamanho do segundo chanfro do retngulo. Digite 1.5 e tecle Enter. Na Regio de Comandos surgir a mensagem:

Thiago P. Silva

cad.eng.tps@gmail.com

19

Autocad 2009
Chanfer/Elevation/Filett/Thickness/Width/ <First corner>: Esta mensagem solicita outra opo de retngulo ou o primeiro vrtice. Como no temos mais opes, click em qualquer ponto da tela para determinar a primeiro vrtice. Na Regio de Comandos surgir a mensagem Other corner: Esta mensagem solicita o segundo vrtice. Digite @10,5 e tecle Enter. O retngulo deve ter a forma da figura acima. c) 3a Opo: Retngulo com opo de Arco nos vrtices Selecione na barra de menu Draw Rectangle Na Regio de Comandos surgir a mensagem: Chanfer/Elevation/Filett/Thickness/Width/ <First corner>: Esta mensagem solicita as opes de retngulo Digite F para ativar as opes de Fillet (arco) e tecle Enter.

Para escolher a opo de desenho deve-se digitar as primeiras letras maisculas do comando que aparecem na Regio de Comandos.

Na Regio de Comandos surgir a mensagem: Fillet radius for retangles: Esta mensagem solicita o raio do arco. Digite 1.0 e tecle Enter. Na Regio de Comandos surgir a mensagem: Chanfer/Elevation/Filett/Thickness/Width/ <First corner>: Esta mensagem solicita a posio do primeiro vrtice. Click em qualquer ponto da tela para determinar a primeiro vrtice. Na Regio de Comandos surgir a mensagem Esta mensagem solicita o segundo vrtice. Digite @10,5 e tecle Enter. O retngulo deve ter a forma da figura acima.

Thiago P. Silva

cad.eng.tps@gmail.com

20

Autocad 2009
d) 4a Opo: Retngulo com opo de Espessura de linha Selecione na barra de menu: Draw Rectangle. Na Regio de Comandos surgir a mensagem: Chanfer/Elevation/Filett/Thickness/Width/ <First corner>: Esta mensagem solicita as opes de retngulo. Digite W para ativar as opes de Width (espessura da linha) e tecle Enter. Na Regio de Comandos surgir a mensagem: Width for retangles: Esta mensagem solicita a espessura da linha. Digite 1.5 e tecle Enter. Na Regio de Comandos surgir a mensagem: Chanfer/Elevation/Filett/Thickness/Width/ <First corner>: Esta mensagem solicita a posio do primeiro vrtice. Click em qualquer ponto da tela para determinar a primeiro vrtice. Na Regio de Comandos surgir a mensagem Other corner: Esta mensagem solicita o segundo vrtice. Digite @10,5 e tecle Enter. O retngulo deve ter a forma da figura acima.

Obs: O retngulo foi desenhado com a espessura de linha especificada e com arco de raio 1.0, especificado no exemplo anterior. Isto acontece por que as especificaes de chanfro, arco e espessura de linha ficam armazenadas. Para remove-las deve-se especifica-las novamente com valores 0.0.

10.3. O comando POLYGON

Barra de Menu
DRAW-POLYGON

Teclado POL

cone

Thiago P. Silva

cad.eng.tps@gmail.com

21

Autocad 2009
Este comando destina-se ao desenho de polgonos regulares de lados iguais, que podem variar de 3 a 1024 lados. Da mesma forma que os retngulos, os polgonos so tratados pelo AutoCad como uma nica figura. O polgono pode ser construdo de duas formas diferentes: Especificando o tamanho do lado. Especificando o raio do crculo em que est inscrito ou circunscrito.

a) 1a Opo: Especificando o tamanho do lado

Selecione na barra de menu Draw Polygon. Na Regio de Comandos surgir a mensagem: _polygon Number of sides : Esta mensagem solicita o nmero de lados do polgono Digite 6 e tecle Enter. Na Regio de Comandos surgir a mensagem: Edge/<Center of Polygon>: Esta mensagem solicita para escolher entre nmero de lados ou centro do polgono. Digite E para ativar as opes de tamanho do lado e tecle Enter. Na Regio de Comandos surgir a mensagem: First endpoint of edege: Esta mensagem solicita a posio do primeiro vrtice. Click em qualquer ponto da tela para determinar a primeiro vrtice. Na Regio de Comandos surgir a mensagem: Second endpoint of edege: Esta mensagem solicita o segundo vrtice. Digite @4,0 e tecle Enter. O retngulo deve ter a forma da figura acima.

Thiago P. Silva

cad.eng.tps@gmail.com

22

Autocad 2009
b) 2a Opo: Especificando o raio do crculo Selecione na barra de menu Draw Polygon. Na Regio de Comandos surgir a mensagem: _polygon Number of sides : Esta mensagem solicita o nmero de lados do polgono Digite 6 e tecle Enter. Na Regio de Comandos surgir a mensagem: Edge/<Center of Polygon>: Esta mensagem solicita para escolher entre tamanho do lado ou centro do polgono.. Click em qualquer ponto da tela para definir o centro do crculo e tecle Enter. Na Regio de Comandos surgir a mensagem: Inscribed in circle/Circunscribed about circle (I/C) Esta mensagem solicita definir se o polgono ser inscrito ou circunscrito no crculo. Para escolher Inscrito digite I e tecle Enter Na Regio de Comandos surgir a mensagem: Radius of circle: Esta mensagem solicita o o raio do crculo em que o polgono estar inscrito. Digite 4 e tecle Enter. O retngulo deve ter a forma da figura acima. 10.4. Comandos Auxiliares Estes comandos tem a funo de facilitar as tarefas de outros comandos. Os principais comandos auxiliares so:

From Ortho Object SNAP


1.1.1. O comando FROM

Distance rea

Este comando destina-se a determinar com preciso o ponto inicial de um desenho emrelao a outro ponto. Vamos desenhar a linha ao lado, distante a 3 cm na horizontal do vrtice do retngulo e terminando num ponto distante 7 cm na horizontal e 5 cm na vertical. Isto pode ser feito com o comando auxiliar FROM selecionando na barra de menu: Draw Line Na Regio de Comandos surgir a mensagem: _line From point:

Thiago P. Silva

cad.eng.tps@gmail.com

23

Autocad 2009
Esta mensagem solicita o primeiro ponto do traado da linha. Pressione a tecla Shift e, com ela pressionada, click no boto direito do mouse. Quando surgir o menu de opes ao lado, selecione From. Na Regio de Comandos surgir a mensagem: _from Base point: Esta mensagem solicita o ponto de referncia a partir do qual ser fixado o primeiro ponto da linha. Click no vrtice do retngulo. Na Regio de Comandos surgir a mensagem: <Offset>: Esta mensagem solicita o primeiro ponto da linha. Digite @3,0 e tecle Enter. Na Regio de Comandos surgir a mensagem: To point: Esta mensagem solicita o segundo ponto da linha. Digite @4,- 5 e tecle Enter. Tecle Enter novamente para terminar o comando Line. O desenho deve estar como na figura acima. 1.1.2. O comando ORTHO Este comando adequado quando se deseja traar com preciso linhas na horizontal e na vertical. Uma vez acionado, as linhas sero traadas somente nestas duas direes. Para ativar este comando d um click no boto
ORTHO abaixo da Regio de Comandos.

Aparecer a mensagem <Ortho On>. Para desativa-lo d outro click no mesmo boto ORTHO. 1.1.3. O comando OBJECT SNAP O Object Osnap no um comando de desenho e sim de auxlio no desenho. Ele no traa nenhuma figura geomtrica, mas pode ser grande utilidade no desenho de todas elas com preciso. Ele possui a qualidade de atrair pontos significativos do desenho quando o mouse se aproxima delas, como fim de linhas, centro de linhas, centro de crculos, etc. O Object Snap pode ser configura de duas maneiras:

Thiago P. Silva

cad.eng.tps@gmail.com

24

Autocad 2009
a) 1a Opo: Ativando temporariamente Quando precisar dele em determinado ponto de desenho, pressione a tecla Shift e o boto direito do mouse ao mesmo tempo. Quando fizer isto, ser mostrado o menu de opes da figura ao lado, onde poder ser acionado o Object Snap desejado. Vale lembrar que ele ser ativado apenas para essa operao. Se mais adiante ele se tornar novamente necessrio, teremos que repetir esta operao. Esta forma recomendvel para Object Snaps que no so utilizados com freqncia. b) 2a Opo: Ativando definitivamente Para ativar Object Snaps para ficarem ativos o tempo todo, preceda de seguinte forma: Seleciene Tools Drafting Settings. Ser mostrada a janela Snap Settings ao lado. Ative os Object Snaps desejado e click OK. Este procedimento utilizado para aqueles comandos que so mais freqentemente utilizados. Endpoint .......... Atrai para a extremidade mais prximados objetos. Midpoint........... Atrai para o ponto mdio dos objetos. Center .............. Atrai para o centro de circun-ferncias, arcos e elipses. Node ................ Atrai para um ponto desenhado com o comando point. Quadrant.......... Atrai para o quadrante mais prximo de circunferncias, arcos e elipses. Intersection ..... Atrai para o ponto de interseo de duas linha. Insertion .......... Atrai para o ponto de interseo de bloco ou texto Perpendicular.. Atrai para o perpendicularidade de dois objetos Tangent............ Atrai para o ponto de crculo, arco ou elipse que forme tangente comoutro ponto especificado.

Thiago P. Silva

cad.eng.tps@gmail.com

25

Autocad 2009
Nearest ............ Atrai para o qualquer ponto significativo de um objeto que esteja mais prximo do ponto especificado. Apparent Int .... Atrai para o o ponto que faz interseo aparente entre dois objetos

1.1.4. O comando DISTANCE Este comando destina-se a medir a distncia entre dois pontos. Fornece ainda o ngulo nos eixos XY e sua projeo nestes eixos. Para ativar este comando selecione na barra de menu: Tools Inquire Distance Na Regio de Comandos surgir a mensagem: _dist First point: Esta mensagem solicita o primeiro ponto do traado da linha. Click no primeiro ponto da distncia a ser medida. Na Regio de Comandos surgir a mensagem: Second point: Esta mensagem solicita o segindo ponto da distncia a ser medida. Click no segundo ponto da distncia a ser medida Na Regio de Comandos surgir a informao da distncia entre os pontos, seu ngulo XY e respectivas projees nos eixos X e Y. 1.1.5. O comando REA Este comando destina-se a medir a distncia e o permetro de objetos ou reas especificados. Para ativar este comando selecione na barra de menu: Tools Inquire rea Na Regio de Comandos surgir a mensagem: < First point>/Object/dd/Subtract: Esta mensagem solicita o primeiro ponto da rea da figura. Click em todos os pontos que formam a figura e tecle Enter. O AutoCad considerar que estes pontos esto unidas por uma reta e calcular a rea desta figura. Na Regio de Comandos surgir a o valor da rea e do permetro da figura especificada.

Thiago P. Silva

cad.eng.tps@gmail.com

26

Autocad 2009
10.5. O comando CIRCLE

Barra de Menu DRAW CIRCLE

Teclado
C

cone

Este comando destina-se ao desenho de crculos, que podem ser feitos especificando-se, o raio, um ponto da circunferncia ou digitando os valores. O desenho de crculos pode ser feito atravs da seguinte opes: Center, radius: .......... Especifica-se o centro e o raio. Center, diameter: ....... Especifica-se o centro e o dimetro. 2 Points: ....................Especifica-se os extremos do dimetro. 3 Points: ....................Especifica-se trs pontos do crculo. Tan, Tan, Radius:...... Especifica-se duas linhas (ou outros objetos) tangentes e oraio. Tan, Tan, Tan: ........... Especifica-se trs (ou outros objetos) linhas tangentes e o raio. a) 1a Opo: Center, Radius Selecione na barra de menu: Draw Circle Center, Radius. Na Regio de Comandos surgir a mensagem: _circle 2P/3P/TTR/<Center point>: Esta mensagem solicita o centro do crculo Click no ponto da tela onde ficar o centro do crculo, ou digite sua posio utilizandocoordenadas relativas, e tecle Enter. Na Regio de Comandos surgir a mensagem: _circle 2P/3P/TTR/<center point>: Diameter /<Radius> Esta mensagem solicita o valor do raio. Digite o valor do raio ou mova o mouse. Verifique que o crculo vai-se definindo. Quando tiver atingido o dimetro desejado click novamente na tela que o crculo estar completo. b) 2a Opo: Center, Diameter Selecione na barra de menu Draw Circle Center, Diameter. O procedimento para desenhar o crculo com dimetro anlogo ao do crculo com raio.

Thiago P. Silva

cad.eng.tps@gmail.com

27

Autocad 2009
c) 3a Opo: 2 Points Para este exerccio trace duas retas como na figura ao lado. O objetivo e traar o crculo passando nas extremidades das retas. Selecione na barra de menu Draw Circle 2 points. Na Regio de Comandos surgir a mensagem: _circle 2P/3P/TTR/<center point>: _ 2p First point on diameter Esta mensagem solicita o primeiro dos dois pontos Click no ponto da tela onde ficar o primeiro ponto do crculo, ou digite sua Na Regio de Comandos surgir a mensagem: Second point on diameter Esta mensagem solicita o segundo ponto do crculo. Click no ponto da tela onde ficar o segundo ponto do crculo, ou digite sua posio utilizando coordenadas relativas, e tecle Enter. O crculo dever ter ficado como na fig ao lado.

d) 4a Opo: 3 Points Para este exerccio trace duas retas como na figura ao lado. O objetivo e traar o crculo passando nas extremidades das retas. Selecione na barra de menu Draw Circle 3 points. Na Regio de Comandos surgir a mensagem: _circle 2P/3P/TTR/<center point>: _ 3p First point Esta mensagem solicita o primeiro dos trs pontos Click no ponto da tela onde ficar o primeiro ponto do crculo, ou digite sua posio utilizando coordenadas relativas, e tecle Enter. Na Regio de Comandos surgir a mensagem: Second point Esta mensagem solicita o segundo dos trs pontos Click no ponto da tela onde ficar o segundo ponto do crculo, ou digite sua posio utilizando coordenadas relativas, e tecle Enter. Na Regio de Comandos surgir a mensagem: Third point Esta mensagem solicita o terceiro ponto do crculo. Click no ponto da tela onde ficar o terceiro ponto do crculo, ou digite sua posio utilizando coordenadas relativas, e tecle Enter.

Thiago P. Silva

cad.eng.tps@gmail.com

28

Autocad 2009
e) 5a Opo: Tan, Tan, Radius Este comando possibilita o desenho de um crculo tangente a duas retas, ou outros objetos, fornecendo o raio do mesmo. Para este exerccio trace duas retas como na figura ao lado Selecione na barra de menu Draw Circle Tan, Tan, Radius. Na Regio de Comandos surgir a mensagem: Enter tangent spec: Esta mensagem solicita o primeiro dos dois pontos de tangncia. Click no ponto da tela onde ficar o primeiro ponto tangncia e tecle Enter. Na Regio de Comandos surgir a mensagem: Enter second Tangent spec: Esta mensagem solicita o segundo dos dois pontos de tangncia. Click no ponto da tela onde ficar o segundo ponto tangncia e tecle Enter. Na Regio de Comandos surgir a mensagem: Enter second tangent spec: Radius: Esta mensagem solicita o raio do crculo. Digite o valor do raio e tecle Enter. O crculo dever ter ficado como na fig ao lado. f) 6a Opo: Tan, Tan, Tan Este comando possibilita o desenho de um crculo tangente a trs retas, ou outros objetos Para este exerccio trace trs retas como na figura ao lado Selecione na barra de menu: Draw Circle Tan, Tan, Tan. Na Regio de Comandos surgir a mensagem: _3p First point: _tan to Esta mensagem solicita o primeiro dos trs pontos de tangncia. Click no ponto da tela onde ficar o primeiro ponto tangncia e tecle Enter. Na Regio de Comandos surgir a mensagem: Second point: _tan to Esta mensagem solicita o segundo dos trs pontos de tangncia. Click no ponto da tela onde ficar o segundo ponto tangncia e tecle Enter. Na Regio de Comandos surgir a mensagem: Third point: _tan to

Thiago P. Silva

cad.eng.tps@gmail.com

29

Autocad 2009
Esta mensagem solicita o terceiro dos trs pontos de tangncia. Click no ponto da tela onde ficar o segundo ponto tangncia e tecle Enter. O crculo deve ter ficado como na figura ao lado. 10.6. O comando ARC

Barra de Menu DRAW ARC

Teclado
ARC

cone

Este comando destina-se ao desenho de ARCOS, o que pode ser feito selecionando numa grande variedade de possibilidades. O desenho de arcos pode ser feito atravs das seguintes opes: 3 Points: ...................... Especifica-se trs pontos da trajetria do arco. Start, Center, End: ...... Especifica-se o incio, o centro e o fim do arco. Start, Center, Angle: ... Especifica-se o incio, o centro e o ngulo incluso. Start, Center, Length: . Especifica-se o incio, o centro e o comprimento da corda. tart, End, Angle:.......... Especifica-se o incio, o fim e o ngulo incluso. Start, End, Radius:...... Especifica-se o incio, o fim e o raio do crculo. Start, End, Direction: .. Especifica-se o incio, o fim e o direo da tangente inicil. Center, Start, End: ...... Especifica-se o centro, o incio e o fim do arco. Center, Start, Angle: ... Especifica-se o centro, o incio e o ngulo incluso. Center, Start, Length: . Especifica-se o centro, o incio e o comprimento da corda. Continue: ..................... Desenha um arco conforme o ltimo arco ou linhas desenhadas. Abaixo seguem detalhadas algumas destas opes. a) 1a Opo: 3 Points Selecione na barra de menu Draw Arc 3 Points. Na Regio de Comandos surgir a mensagem: _arc center/<Start point>: Esta mensagem solicita o primeiro dos trs pontos do traado do arco. Click no ponto da tela onde ficar o primeiro ponto e tecle Enter. Na Regio de Comandos surgir a mensagem: _ center/End<Second point>: Esta mensagem solicita o segundo dos trs pontos do traado do arco.

Thiago P. Silva

cad.eng.tps@gmail.com

30

Autocad 2009
Click no ponto da tela onde ficar o segundo ponto e tecle Enter. Movimentando o mouse pode-se ver o arco sendo delineado. Na Regio de Comandos surgir a mensagem: End point: Esta mensagem solicita o terceiro dos trs pontos do traado do arco. Click no ponto da tela onde ficar o terceiro ponto e tecle Enter.

b) 2a Opo: Start, Center, End Para este exerccio, desenhe o prospecto de uma porta, como na figura ao lado, utilizando a ferramenta retangle. Selecione na barra de menu Draw Arc Start, Center, End. Na Regio de Comandos surgir a mensagem: _arc center/<Start point>: Esta mensagem solicita o primeiro ponto do traado do arco. Click no ponto A e tecle Enter. Na Regio de Comandos surgir a mensagem: Ccenter/End<Second point>: _c Center: Esta mensagem solicita o centro do arco. Click no ponto B e tecle Enter. Na Regio de Comandos surgir a mensagem: >End point>: Esta mensagem solicita o segundo ponto do traado do arco. Click no ponto C e tecle Enter. O arco deve ter ficado como na figura ao lado. c) 3a Opo: Start, Center, Angle Para este exerccio, desenhe o prospecto de uma porta, como na figura ao lado, utilizando a ferramenta retangle. Selecione na barra de menu Draw Arc Start, Center, Angle. Na Regio de Comandos surgir a mensagem: _arc center/<Start point>: Esta mensagem solicita o primeiro ponto do traado do arco. Click no ponto A e tecle Enter. Na Regio de Comandos surgir a mensagem: Ccenter/End<Second point>: _c Center:

Thiago P. Silva

cad.eng.tps@gmail.com

31

Autocad 2009
Esta mensagem solicita o centro do arco. Click no ponto B e tecle Enter. Na Regio de Comandos surgir a mensagem: Angle/Length of cord/<End point>: _a Included angle: Esta mensagem solicita o ngulo do arco Digite 30 e tecle Enter. O arco deve estar como na figura ao lado. 10.7. O comando POINT

Barra de Menu DRAW POINT

Teclado
PO

cone

Este comando destina-se ao desenho de PONTOS, o que pode ser feito de duas formas. Single Point Multiple Point Antes de partir para o desenho de Pontos, devemos configurar a aparncia que queremos dos pontos. Para isto,selecione na barra de menu: Format - Point Style Na janela Point Style selecione as opes conforme figura ao lado.

a) 1a Opo: Single Point

Esta opo destina-se ao desenho de um nico ponto. Para isto, selecione na barra de menu: Draw Point Single point Na Regio de Comandos surgir a mensagem: _point Point: Esta mensagem solicita o local do ponto. Click no local em que deseja o ponto.

Thiago P. Silva

cad.eng.tps@gmail.com

32

Autocad 2009
b) 2a Opo: Multiple Point Esta opo destina-se ao desenho de mltiplos pontos. Para isto, selecione na barra de menu: Draw Point Multiple point Na Regio de Comandos surgir a mensagem: _point Point: Esta mensagem solicita o local dos pontos. Click nos locais em que deseja o ponto e depois tecle Esc 10.8. Outros comandos de DESENHO:

Barra de Menu
DRAW DONUT DRAW - SPLINE DRAW - ELLIPSE DRAW - RAY DRAW CONSTRUCTION LINE DRAW - MULTILINE DRAW - POLYLINE DRAW POINT - DIVIDE DRAW POINT - MEASURE DRAW - WIPE OUT DRAW REV CLOUD DRAW SKETCH

Teclado
DO SPL EL RAY XLINE ML PL DIV ME -

cone

Thiago P. Silva

cad.eng.tps@gmail.com

33

Autocad 2009
11. Comandos de EDIO Os principais opes do comando Modify so: 10.1. O comando COPY

Barra de Menu MODIFY COPY

Teclado
CO

cone

Este comando permite fazer uma ou mais cpias de um ou mais objetos do desenho sem alterar os originais. a) 1a Opo: Uma nica cpia Para fazer este exemplo, desenhe um pentgono e depois selecione: Modify Copy Na Regio de Comandos surgir a mensagem: Select objects: Esta mensagem solicita selecionar os objetos quedeseja copiar. Click em qualquer ponto do retngulo e depois tecle Enter para informar o AutoCad que terminou a seleo. A figura selecionada deve estar desenhado com traos, sinal de que est selecionada. Na Regio de Comandos surgir a mensagem: <Base point or displacement>/Multiple: Esta mensagem solicita definir um ponto de referncia ou se quer mltiplas cpias. Como queremos apenas uma cpia, click no vrtice inferior direito do pentgono para elege-lo como ponto de referncia. Verifique que movendo o mouse a cpia vai-se delineando (ver figura ao lado). Click no ponto em que deseja a cpia ou escreva suas coordenadas relativas.

Thiago P. Silva

cad.eng.tps@gmail.com

34

Autocad 2009
b) 2a Opo: Vrias cpias Para fazer este exemplo, desenhe um pentgono e depois selecione: Modify Copy Na Regio de Comandos surgir a mensagem: Select objects: Esta mensagem solicita selecionar os objetos que deseja copiar. Click em qualquer ponto do retngulo e depois tecle Enter para informar o AutoCad que terminou a seleo. A figura selecionada deve estar desenhado com traos, sinal de que est selecionada. Na Regio de Comandos surgir a mensagem: <Base point or displacement>/Multiple: Esta mensagem solicita definir um ponto de referncia ou se quer mltiplas cpias. Como queremos vrias cpias, digite M e tecle Enter. Na Regio de Comandos surgir a mensagem: Base point: Esta mensagem solicita definir um ponto de referncia Click no vrtice inferior direito do pentgono para elege-lo como ponto de referncia. Verifique que movendo o mouse a cpia vai-se delineando (ver figura ao lado). Na Regio de Comandos surgir a mensagem: Base point: Second point of displacement: Esta mensagem solicita definir os pontos onde deseja colar as cpias. Click nos pontos onde deseja colar as cpias e depois tecle Esc. 10.2. O comando MOVE

Barra de Menu MODIFY MOVE

Teclado
M

cone

Este comando permite mover de posio um ou mais objetos do desenho Para fazer este exemplo, desenhe um pentgono e depois selecione:

Thiago P. Silva

cad.eng.tps@gmail.com

35

Autocad 2009
Modify Move Na Regio de Comandos surgir a mensagem: Select objects: Esta mensagem solicita selecionar os objetos que deseja copiar. Click em qualquer ponto do pentgono e depois tecle Enter para informar o AutoCad que terminou a seleo. A figura selecionada deve estar desenhado com traos, sinal de que est selecionada. Na Regio de Comandos surgir a mensagem: Base point or displacement: Esta mensagem solicita definir um ponto de referncia. Click no vrtice inferior direito do pentgono para elege-lo como ponto de referncia. Verifique que movendo o mouse a cpia vai-se delineando (ver figura ao lado). Na Regio de Comandos surgir a mensagem: Second point of displacement: Esta mensagem solicita definir o ponto para onde ser movido o objeto Click no ponto onde deseja colar o objeto. 11.3. O comando MIRROR

Barra de Menu MODIFY MIRROR

Teclado
MI

cone

Este comando permite rebater objetos como em um espelho atravs de um determinado eixo. Para fazer este exemplo, desenhe um pentgono e depois selecione: Modify Mirror Na Regio de Comandos surgir a mensagem: Select objects: Esta mensagem solicita selecionar os objetos que deseja refletir. Click em qualquer ponto do pentgono e depois tecle Enter para informar o AutoCad que terminou a seleo. A figura selecionada deve estar desenhado com traos, sinal de que est selecionada. Na Regio de Comandos surgir a mensagem: First point of mirror line: Esta mensagem solicita marcar o primeiro ponto.do eixo de reflexo. Click em um ponto prximo ao pentgono, conforme figura acima, e arraste o mouse para baixo que a reflexo

Thiago P. Silva

cad.eng.tps@gmail.com

36

Autocad 2009
ir se delineando Na Regio de Comandos surgir a mensagem: Second point: Click no ponto onde deseja o eixo de reflexo. Na Regio de Comandos surgir a mensagem: Erase source objects ? Esta mensagem solicita definir se o pentgono original ser apagado N e tecle Enter que a reflexo estar completa.

Digite

11.4. O comando ROTATE

Barra de Menu MODIFY ROTATE

Teclado
RO

cone

Este comando permite rotacionar objetos em torno de um eixo perpendicular ao plano do desenho. Para fazer este exemplo, desenhe um tringulo e depoisselecione: Modify Rotate Na Regio de Comandos surgir a mensagem: Select objects: Esta mensagem solicita selecionar os objetos que deseja rotacionar. Click em um qualquer ponto do tringulo e depois tecle Enter Na Regio de Comandos surgir a mensagem: Base point: Esta mensagem solicita definir um ponto de referncia para a rotao. Click no vrtice inferior direito do tringulo. Verifique que movendo o mouse a rotao ir se delineando conforme figura acima. Na Regio de Comandos surgir a mensagem: <Rotation angle>/Referncia Esta mensagem solicita definir o ngulo de rotao do objeto. Digite 30 e tecle Enter. O tringulo deve estar rotacionado conforme figura ao lado.

Thiago P. Silva

cad.eng.tps@gmail.com

37

Autocad 2009
11.5. O comando EXTEND

Barra de Menu MODIFY EXTEND

Teclado
EX

cone

Este comando permite estender linhas e arcos at outros objetos do desenho. Para fazer este exemplo desenhe linhas conforme figura ao lado e depois selecione na barra de menu: Modify Extend Na Regio de Comandos surgir a mensagem: Select objects: Esta mensagem solicita selecionar os objetos. at os quais as linhas sero alongadas. Click nas linhas horizontais e depois tecle Enter Na Regio de Comandos surgir a mensagem: <Select objects to extend>: Esta mensagem solicita selecionar os objetos que deseja alongar. Click nas linhas verticais e depois tecle Enter. O desenho deve estar conforme figura ao lado. 11.6. O comando OFFSET

Barra de Menu MODIFY OFFSET

Teclado
O

cone

Este comando permite duplicar um objeto colocando-o a uma distncia especificada do original. Ele funciona com linhas, crculos, arcos, polgonos, retngulos e elipses. Para fazer este exemplo desenhe um retngulo conforme figura ao lado e depois selecione na barra de menu: Modify Offset Na Regio de Comandos surgir a mensagem: Offset distance ou Through < Through>: Esta mensagem solicita o valor da distncia que ficar entre o objeto original e o duplicado. Digite 0.5 e depois tecle Enter Na Regio de Comandos surgir a mensagem:

Thiago P. Silva

cad.eng.tps@gmail.com

38

Autocad 2009
<Select object to offset>: Esta mensagem solicita selecionar o objeto que deseja duplicar. Click no quadrado. Na Regio de Comandos surgir a mensagem: Side to offset ? Esta mensagem informar em que direo o objeto ser duplicado. Click dentro do quadrado. O desenho dever estar conforme figura ao lado. 11.7. O comando TRIM

Barra de Menu MODIFY TRIM

Teclado
TR

cone

Este comando permite cortar a parte de um objeto que ultrapassa determinado limite. Para fazer este exemplo desenhe a figura ao lado e depois selecione na barra de menu: Modify Trim Na Regio de Comandos surgir a mensagem: Select objects: Esta mensagem solicita selecionar os objetos que sero cortados e seus respectivos limites. Selecione todas as linhas e depois tecle Enter. Na Regio de Comandos surgir a mensagem: <Select objects to trim>: Esta mensagem solicita selecionar os objetos que sero cortados. Click nas partes das linhas que sero cortadas, identificadas no desenho por a, b, c e d e depois tecle Enter. O desenho dever estar conforme figura ao lado.

Thiago P. Silva

cad.eng.tps@gmail.com

39

Autocad 2009
11.8. O comando FILLET

Barra de Menu MODIFY FILLET

Teclado
F

cone

Este comando executa arredondamentos em cantos de objetos criando um arco de raio determinado pelo usurio. Para fazer este exemplo desenhe a figura ao lado e depois selecione na barra de menu: Modify Fillet Na Regio de Comandos surgir a mensagem: Polyline/Radius/Trim <Select first object>: Esta mensagem solicita determinar o raio ou fazer o arredondamento usando o raio definido pelo AutoCad. Digite R para definir o raio do arredondamento e depois tecle Enter. Na Regio de Comandos surgir a mensagem: Enter fillet radius: Esta mensagem solicita que seja digitado o raio do arco de arredondamento. Digite 0.5 para valor do raio e depois tecle Enter. Tecle Enter novamente para reiniciar o comando fillet. Na Regio de Comandos surgir a mensagem: <Select first object>: Esta mensagem solicita que seja selecionado o primeiro objeto do arredondamento. Click na linha identificada no desenho por a Na Regio de Comandos surgir a mensagem: Select second object: Esta mensagem solicita que seja selecionado o segundo objeto do arredondamento. Click na linha identificada no desenho por. Est feito o arredondamento do encontro das linhas a e b. Repita esta operao para o restante do desenho, que dever ficar como na figura ao lado.

Thiago P. Silva

cad.eng.tps@gmail.com

40

Autocad 2009
11.9. O comando CHANFER

Barra de Menu MODIFY CHANFER

Teclado
CHA

cone

Este comando executa chanfros em cantos de objetos de tamanhos determinados pelousurio. Para fazer este exemplo desenhe a figura ao lado e depois selecione na barra de menu: Modify Chanfer Na Regio de Comandos surgir a mensagem: Polyline/Distance/Angle/Trim/Method <Select first line>: Esta mensagem solicita determinar os tamanhos dos chanfros ou fazer o chanfro usando os valores definidos pelo AutoCad. Digite D para informar que vamos definir os tamanhos doschanfros e depois tecle Enter. Na Regio de Comandos surgir a mensagem: Enter first chanfer distance: Esta mensagem solicita que seja digitado o tamanho do primeiro chanfro de arredondamento. Digite 0.5 para valor do primeiro chanfro e depois tecle Enter. Na Regio de Comandos surgir a mensagem: Enter second chanfer distance: Esta mensagem solicita que seja digitado o tamanho do segundo chanfro de arredondamento. Digite 1.0 para valor do segundo chanfro e depois tecle Enter. Tecle Enter novamente para reiniciar o comando chanfer. Na Regio de Comandos surgir a mensagem: Polyline/Distance/Angle/Trim/Method <Select first line>: Esta mensagem solicita determinar os tamanhos dos chanfros ou fazer o chanfro usando os valores j informados. Click na linha identificada no desenho por a. Na Regio de Comandos surgir a mensagem: Select second line: Esta mensagem solicita que seja selecionado o segundo objeto do arredondamento. Click na linha identificada no desenho por b. Est feito o chanfro do encontro das linhas a e b. Repita esta operao para o restante do desenho, que dever ficar como na figura ao lado.

Thiago P. Silva

cad.eng.tps@gmail.com

41

Autocad 2009
11.10. O comando EXPLODE

Barra de Menu MODIFY EXPLODE

Teclado
X

cone

Este comando executa decompe objetos, como retngulos e polgonos, em objetos primrios como linhas e arcos. Para fazer este exemplo desenhe um retngulo usando a ferramenta Rectangle. Click em qualquer lado do retngulo e verifique que ele ficar todo selecionado conforme figura ao lado. Depois tecle Esc at a figura no esteja mais selecionada e depoisselecione na barra de menu: Modify Explode Na Regio de Comandos surgir a mensagem: Select objects: Esta mensagem solicita selecionar os objetos que sero explodidos. Click em qualquer parte do retngulo e ele ser explodido emsegmentos de linhas. Agora click no lado esquerdo do retngulo e ver que somente este estar selecionado, mostrando que afigura foi desmembrada em quatro linhas, como se tivesse sido desenhada com a ferramenta Line, conforme figura ao lado.

11.11. O comando ARRAY

Barra de Menu MODIFY ARRAY

Teclado
AR

cone

Este comando faz mltiplas cpiasdo mesmo objeto distribuindo-as formando um retngulo ou um crculo. a) 1a Opo: Com distribuio Retangular Para fazer este exemplo desenhe quadrado com lados igual a 1 e depois selecione na barra de menu: Modify Array Na tela aparecer a janela abaixo para criao de mltiplas cpias(ARRAY), por padro, a opo Rectangular Array, j estar selecinada:

Thiago P. Silva

cad.eng.tps@gmail.com

42

Autocad 2009

Select objects: Este cone solicita que seja selecionado os objetos que sero copiados, Clique neste para selecionar os objetos. Selecione o objeto que ser reproduzido e tecle Enter. Em ROWS ser indicado a quantidade de linhas e em Columns a quantidade de colunas, digite 4 para ambas. Offiset distance and dictions: Neste campo que ser configurado a distncia entre as colunas, linha e o ngula que o objeto ser rotacionado ao ponto selecinado. Digite 2 no campo Row offset. Digite 2 no campo Column offset.: Digite 0 no campo Angle offset e clique em OK. O resultado final ser mostrado como a figura lado.

b) 2a Opo: Com distribuio Polar

Para fazer este exemplo desenhe crculo com raio igual e 3 e um retngulo de lado igual a 1, conforme figura ao lado, e depois selecione na barra de menu:

Thiago P. Silva

cad.eng.tps@gmail.com

43

Autocad 2009
Modify Array Na tela aparecer a janela abaixo para criao de mltiplas cpias(ARRAY), por padro, a opo Rectangular Array, j estar selecinada, ento marque a opo Polar Array:

Select objects: Este cone solicita que seja selecionado os objetos que sero copiados, Clique neste para selecionar os objetos. No campo Center point, ser especificado o ponto central (eixo) que o objeto selecionado ser rotacionado. Method and values neste campo que iremos informar a quantidade de objetos e ngulo. Digite 10 no campo Total number of items (Numro total de itens). Digite 360 no campo Angle to fill (ngulo para preencher). O resultado final ser mostrado como a figura lado.

Thiago P. Silva

cad.eng.tps@gmail.com

44

Autocad 2009
11.12. Outros comandos de EDIO:

Barra de Menu
MODIFY BREAK MODIFY ERRASE MODIFY UNDO MODIFY REDO MODIFY SCALE MODIFY STRETCH MODIFY LENGTHEN MODIFY OBJECT - POLYLINE MODIFY OBJECT - SPLINEDIT MODIFY OBJECT - MULTILINEDIT MODIFY 3DOPERATIONS

Teclado

cone

LEN PE SPE X AL

Thiago P. Silva

cad.eng.tps@gmail.com

45

Autocad 2009
12.

Formatao de Linhas Teclado


LT

Barra de Menu FORMAT LINETYPE

cone

O AutoCad dispe de vrios tipos de linhas para possibilitar um desenho elaborado. Para selecionar o tipo de linha, selecione na barra de menu: Format Linetype. Aparecer a caixa de dilogo Linetype Manager abaixo. A seguir, a descrio de seus componentes:

Linetypes filters--- Permite escolher quais linhas sero mostradas no quadro. Currente ------------- Para selecionar um tipo de linha e torna-lo corrente, isto , ativo, deve-se clickar sobre seu nome na lista de Linetype e depois dar um click no boto Current. Linetype:----- Podem ser listadas todas as linhas carregadas no desenho em uso, com sua aparncia e descrio. Aparecem tambm as opes ByLayer e Bylock. ByLayer: Nesta opo os desenhos feitos tero o tipo de linha configurado no layer em que foram construdas.

Thiago P. Silva

cad.eng.tps@gmail.com

46

Autocad 2009
Load----------- Acessa o quadro de dilogo Load or Reload Linetypes ao lado, que permite carregar outros tipos de linhas para serem utilizadas no desenho. Deatails ------ Acessa uma outra parte do quadro de dilogo Load or Reload Linetypes abaixo, que permite configurar alguns parmetros adicionais.

Name------------------------ Caso alguma linha esteja selecionada na lista de linhas possvel alterar seu nome nesta opo. Description --------------- Da mesma forma que o nome, pode-se alterar a descrio da linha. Global Scale Factor ---- Mostra o fator de escala global dos tipos de linha. Para alterar este fator basta apagar o valor corrente e digitar o novo valor de escala. A escala padro do programa 1. Para aumentar os traos deve-se digitar um valor superior a 1. Para diminuir os traos deve-se digitar um valor entre 0 e 1. Current Object Scale -- Permite alterar a escala do tipo de linha dos novos traosque sero criados. O valor aqui digitado ser multiplicado pelo Global Scale Factor e s ter validade para os novos objetos criados a partir de ento. ISO Pen Width ----------- Determina a escala de uma das linhas da lista, de padro ISO. Use paper space units for scaling ----- Determina se a escala nos dois ambientesde trabalho (modelo e papel) ser a mesma.

Thiago P. Silva

cad.eng.tps@gmail.com

47

Autocad 2009
12.1. Propriedades das Linhas

Barra de Menu MODIFY PROPERTIES

Teclado
MO

cone

Uma vez feito um desenho com um determinado tipo de linha possvel alterar apenas uma parte dele atravs das Propriedades das Linhas. Para isto, proceda da seguinte forma: Selecione no desenho as linhas que sero alteradas. Selecione na barra de menu Modify Properties. Aparecer o quadro de dilogo Modify Line ao lado. Faa as alteraes que se deseja e click OK. As alteraes s tero efeito sobre as linhas selecionadas Vamos construir, a ttulo de exerccio, as linhas do quadro abaixo. Para isto, proceda da seguinte forma: Abra um arquivo novo. Vamos trabalhar no Layer 0, o nico que aparece quando se abre um novo arquivo. Desenhe um quadrado de lado 100, dentro do qual vamos desenhar as linhas.

Linha 1:
Desenhe a linha com a ferramenta Line, pois esta uma linha contnua, portanto padro.

Linha 2:
Selecione na barra de menu Format Linetype. No quadro de dilogo Layer & Linetype Properties click no boto Load para acessar o arquivo de linhas. No quadro de dilogo Load or Reload Linetypes (figura ao lado) click na linha Dashed2 e depois click OK para fechar o quadro de dilogo. No quadro de dilogo Layer & Linetype Properties click na linha Dashed2, depois click no boto Current para para torna-la ativa e click OK para fechar o quadro de dilogo. Desenhe a linha com a ferramenta Line, que dever ficar como no quadro acima.

Thiago P. Silva

cad.eng.tps@gmail.com

48

Autocad 2009
13.

Criao de Textos

Antes de iniciar a digitao do texto deve-se selecionar a fonte, o estilo e o tamanho da letra que sero utilizados em todo o desenho, tanto nos textos quanto nas dimenses das cotas.

13.1. Formatao da Fonte Para inciar o processo de formatao da fonte, selecione na barra de menu: Format Text style Aparecer a janela Text style conforme figura ao lado. Preencha esta janela da seguinte forma: Font Name:Times New Roman Font Style: Regular Height: ...... 0.0 A digitao de textos no AutoCad pode ser feita atravs de dois comandos: Single Line Text Multiline Text 13.2. Single Line Text

Barra de Menu
DRAW TEXT SINGLE LINE TEXT

Teclado
DTEXT

cone

Este comando utilizado preferencialmente quando se deseja escrever pequenos textos, como a identificao dos cmodos, reas ou dimenses. Para escrever um texto com Single Line Text, selecione na barra de menu:

Thiago P. Silva

cad.eng.tps@gmail.com

49

Autocad 2009
Draw Text Single Line Text Na Regio de Comandos surgir a mensagem: [Justify/Style]: Esta mensagem solicita marcar o ponto onde o texto inicia Click no ponto do desenho onde ficar o incio do texto. Na Regio de Comandos surgir a mensagem: Height<2.5000>: Esta mensagem solicita o tamanho do texto. Click Enter para aceitar o valor default Na Regio de Comandos surgir a mensagem: Ratation angle<0>: Esta mensagem solicita marcar o ngulo de rotao do texto. o Click Enter para aceitar ngulo 0 Na Regio de Comandos surgir a mensagem: Text: Esta mensagem solicita digitar o texto. Digite Quarto de Banho e tecle Enter. Tecle Enter novamente para encerrar o comando. Para mudar o texto de posio, proceda da seguinte forma: Selecione o texto clicando sobre ele. Click no quadrado que aparece no canto inferior esquerdo (ver figura acima) e arraste-o para a posio desejada. Click Esc para terminar.

Uma vez terminada a digitao do Single Line Text, possvel alterar o texto,as dimenses, a cor, o ngulo de rotao, etc.

Thiago P. Silva

cad.eng.tps@gmail.com

50

Autocad 2009
Para efetuar estar alteraes, proceda da seguinte forma: Selecione o texto Selecione na barra de menu Modify Properties. Aparecer a janela Modify Text conforme figura ao lado. Altera as propriedades conforme abaixo: ...Color: ----------------Azul ...Height: ---------------0.8 ...Ratation: ------------15 ...Width Factor: ------1.3 Isto feito, o texto dever estar como na figura abaixo.

13.3. Multiline Text

Barra de Menu DRAW TEXTEMULTILINE TEXT

Teclado
MTEXT

cone

Para textos maiores que a identificao dos cmodos, reas ou dimenses recomendvel usar o comando Multiline Text. Para escrever um texto com Multiline Text, selecione na barra de menu: Draw Text Multiline Text Na Regio de Comandos surgir a mensagem: Specify first corner: Esta mensagem solicita marcar o canto superior esquerdo da caixa que conter o texto. Click no ponto do desenho onde ficar o incio do texto. Na Regio de Comandos surgir a mensagem: Specify opposite corner or [Height/Justify/Rotation/Style/Width]

Thiago P. Silva

cad.eng.tps@gmail.com

51

Autocad 2009
Esta mensagem solicita marcar o canto inferior direto da caixa que conter o texto. Antes de marcar este ponto pode-se especificar a altura, alinhamento, rotao, estilo e espessura do texto. Click no ponto do desenho onde ficar o fim do texto. Aparecer a janela Multiline Text Editor, conforme figura abaixo. Digite o texto, formate-o e depois de um clique do lado de fora da caixa de edio do texto.

O texto dever estar como na figura abaixo a esquerda.

Uma vez terminada a digitao do Multiline Text, possvel alterar o texto, as dimenses, a cor, o ngulo de rotao, etc. Para efetuar estar alteraes, proceda da seguinte forma: Selecione o texto Selecione na barra de menu Modify Properties. Aparecer a janela Modify Textabaixo. Altere o texto e aspropriedades como desejado e depois tecle OK.

Thiago P. Silva

cad.eng.tps@gmail.com

52

Autocad 2009
14.

Criao de Cotas Barra de Menu Teclado


DDIM

cone

FORMAT DIMENSION STYLES

O processo de dimensionamento de cotas semelhante ao dimensionamento de texto,embora mais complexo por envolver um maior nmero de variveis. Antes de comear o processo de traado das cotas, necessrio formatar todos os parmetros envolvidosno processo. Para formatao das cotas, selecione na barra de menu: Format Dimension Style Aparecer a janela Dimension Styles abaixo, com todas as opes de dimensionamentos, dos quais os mais usados so:

14.1. Dimensionamento Para facilitar o estudo do dimensionamento linear, so mostrados na figura abaixo alguns parmetros deste dimensionamento.

Para iniciar a formatao das cotas lineares, selecione na barra de menu: Format Dimension Style

Thiago P. Silva

cad.eng.tps@gmail.com

53

Autocad 2009
Aparecer a janela Dimension Styles mostrada acima, clique em modify

a) Lines
neste quadro que definida a forma das linhas de dimensionamento.

a1)Quadro Dimension Line (linha base base da cota)


Color: Cor da Dimension Line Baseline spacing Configura o espao entre o desenho e a base da cota. LineType Define o tipo de Linha para a cota. Lineweight Define a espessura da linha a2)Suppress: 1st: ---Suprime a primeira metade da Dimension Line 2st: ---Suprime a segunda metade da Dimension Line Extension lines: Este campo segue as mesmas regras do campo acima, mas com aplicao nas linha verticais da cota.

Thiago P. Silva

cad.eng.tps@gmail.com

54

Autocad 2009
b)Symbols and Arrows
Arrowheads Caixa para configurao do smbolo que ser utilizado na cota atual. First Seleo do estilo de smbolo para o comeo da cota. Second Seleo do estilo de smbolo para o fim da cota. Leader Seleo do estilo de smbolo para liderana da cota. Arrow size Seleo do tamanho do smbolo.

Center Markers Marcao do ponto central de uma circunferncia, raio, dimetro, etc. None Sem marcao de centro. Mark Com marcao de centro. Line Usa uma linha que vai do centro at a cota.

Thiago P. Silva

cad.eng.tps@gmail.com

55

Autocad 2009
c) Text

Text appearance Formatao do aspecto do texto, como, estilo de linha, cor,altura, etc.

Text style Escolha do estilo de texto Text color Cor do texto Fill color Cor de preenchimento Text height Altura do texto

Text placement Colocao de textos(Posio) Vertical O texto poder ficar centralizado, acima ou por fora da linha de base. Horizontal O texto poder ficar centralizado, acima ou por fora da linha de base.

Thiago P. Silva

cad.eng.tps@gmail.com

56

Autocad 2009
d) Primary Units Linear dimensions Onde iremos formatar casas decimais e formato das unidades. Uniti format Seleciona o formato das unidades. Precision Configura a quantidade de casas decimais.

Thiago P. Silva

cad.eng.tps@gmail.com

57

Autocad 2009
15.

Criao de Texturas (Hachuras) Barra de Menu Teclado


H

cone

DRAW - HATCH

Em muitas aplicaes comum utilizarmos hachuras de algum tipo para preencher uma rea. O tipo de hachura pode ajudar a diferenciar, por exemplo, o material que feito o objeto. O AutoCAD fornecido com uma biblioteca de hachuras padros contidas no arquivo ACAD.PAT. Podemos hachurar reas com estes padres complexos definidos pelo usurio (curso de Personalizao do AutoCAD) ou a partir de um padro simples definido no momento do desenho. Hachuras so compostas de uma ou mais linhas, contnuas ou tracejadas, desenhadas em um ngulo e espaamento definido. A hachura repetida at que toda a rea necessria seja preenchida. Embora as linhas tracejadas possam dar a impresso que o AutoCAD est usando algum LINETYPE para o desenho das hachuras, na realidade cada segmento uma entidade separada. As hachuras devem ser criadas com o tipo de linha CONTINUOUS definido como corrente. Como as hachuras podem conter centenas de linhas, o AutoCAD as agrupa em BLOCKS internos sem nome. Portanto, se quisermos selecionar uma hachura para edio, basta apontar para qualquer uma das linhas. Definindo a Fronteira da Hachura O hachuramento trabalha em regies do desenho delimitada por uma fronteira feita de LINE, ARC, CIRCLE ou POLYLINE. O AutoCAD determina a rea a ser hachurada projetando as arestas selecionadas no plano XY do UCS corrente. Quando estivermos hachurando uma rea, podemos utilizar qualquer um dos mtodos usuais de seleo do objetos. As entidades que formam a fronteira das hachura devem se interceptar nas suas extremidades. Se uma das fronteiras da hachura se estende alm da outra fronteira, a primeira deve ser partida em dois segmentos. Ento selecionamos os segmentos apropriados e o hachuramento pode ser feito normalmente. O hachuramento de uma rea fechada pode ser afetado pela presena de outra entidade dentro da fronteira. Entretanto, o hachuramento conhece apenas as entidades que foram selecionadas pelo mecanismo de seleo de objetos uma seleo do tipo Window garantir que toda a estrutura interna seja respeitada.

Thiago P. Silva

cad.eng.tps@gmail.com

58

Autocad 2009
A Hachura do AutoCad consiste no preenchimento de uma determinada rea com um padro de texturas. Como se trata de uma tarefa de preenchimento, as reas a serem hachureadas devem estar completamente fechadas. Para acessar este comando, selecione na barra de menu: Draw Hacht. Aparecer a janela Boundary Hacth abaixo.

Estilos de Hachuramento

Se o espao dentro da fronteira estiver vazio, ou nenhum dos objetos internos tiver sido selecionado, a rea simplesmente hachurada como padro escolhido. Se algum objeto dentro da fronteira foi escolhido, o resultado depender do estilo do hachuramento. Trs estilos so disponveis. Para exemplific-los, considere a figura abaixo, onde as entidades foram selecionados por uma janela tipo Window. A cada objeto encontrado no interior da fronteira a hachurar, ele liga/desliga o hachuramento. O estilo outhermost (mais externo) desliga o hachuramento assim que encontrar um objeto no interior da fronteira, no o ligando novamente. O terceiro estilo o ignore, onde toda a estrutura interna fronteira desprezada. Este estilo muito utilizado quando temos que hachurar um BLOCK, ignorando sua estrutura externa. Hachuramento de Entidades Especiais As entidades do tipo TEXT, ATTRIBUTE, SHAPE, TRACE e SOLID se

Thiago P. Silva

cad.eng.tps@gmail.com

59

Autocad 2009
comportam de maneira diferente quando submetidas a hachuramento. Se uma linha de hachura passa sobre elas, a linha ser automaticamente desligada (a menos que o estilo seja ignore). De fato, estas entidades se comportam como se houvesse um retngulo envolvendo-as, de modo a haver uma margem entre a hachura e a entidade, facilitando sua legibilidade. Veremos agora o comando responsvel pela criao de Hachuras. BHATCH Descrio: Este comando permite ao usurio criar uma hachura, utilizando um quadro de dilogos para obter maior interao com o usurio. Sintaxe: Na linha de comandos do AutoCAD, digite BHATCH. Command: BHATCH Neste quadro de dilogos possumos uma srie de botes e comandos responsveis para um hachuramento do desenho. Veremos cada passo para executar este comando com sucesso. Possumos ento o campo Pattern Palette Neste campo podemos definir o tipo de hachura padro.

Thiago P. Silva

cad.eng.tps@gmail.com

60

Autocad 2009
Pattern: Permite abrir um quadro de dilogos que permite a seleo de um tipo de hachura existente dentro do AutoCAD, permitindo ao usurio executar este estilo selecionado. Predefined: Permite ao usurio utilizar os estilos de hachuras do prprio AutoCAD. User-Defined: Permite ao usurio utilizar um estilo de hachura criado por linhas paralelas, o AutoCAD interpreta o segmento de reta como sendo o ativo no momento. Custom: Especifica um padro customizado e criado pelo usurio estabelecido em um arquivo com extenso .PAT. Possumos ento o campo Pattern Properties. Neste campo podemos definir as configuraes do tipo de padro escolhido. ISO Pen Width: Especifica a escala padro ISO com base na espessura selecionada. Essa opo s estar disponvel se for selecionado um padro ISO. Pattern: Permite selecionar pelo nome do tipo de hachura, esta hachura ser a hachura desenhada. Custom Pattern: Permite especificar um nome de hachura customizado, isto , um tipo de hachura criado pelo usurio em um arquivo com extenso .PAT. Scale: Permite ao usurio estabelecer uma escala para o tamanho do tipo de hachura desenhada. Angle: Permite ao usurio determinar um ngulo de inclinao para a hachura desenhada. Spacing: Disponvel somente em um tipo de hachura User-Definned. Determina oespaamento de um segmento a outro. Double: Disponvel somente em um tipo de hachura User-Definned. Permitindo ao usurio criar uma hachura dupla, isto , uma hachura perpendicular a que est no monento. Boundary Permite que o usurio trabalhe com as fronteiras da rea onde ser hachurada. Pick Points: Permite que o usurio selecione a rea que ser hachurada, atravs de um pick com o mouse, esta rea dever estar fechada para obter resultado positivo. Select Objects: Permite que o usurio selecione a rea que ser hachurada, atravs de seleo de objetos com o mouse, esta rea dever estar fechada e os objetos devem estar agrupados com as extremidades ligadas umas as outras para obter resultado positivo. Remove Islands: Permite remover objetos ilha, que na realidade so objetos que esto dentro da rea onde ir desenhar a hachura, devemos remov-los se tivermos necessidade da hachura passar por cima desse objeto. View Selection: Permite ao usurio visualizar a sua rea de hachura. Advanced: Abrir um quadro de dilogos onde o usurio poder fazer as mais variadas configuraes como veremos em seguida. Este comando permite aumentar a velocidade do AutoCAD na hora de fazer hachuras em desenho grandes, redefinindo uma srie de parmetros.

Thiago P. Silva

cad.eng.tps@gmail.com

61

Autocad 2009
16.

Criao de Blocos

Um Bloco consiste de um conjunto de objetos agrupados em uma nico objeto. Eles podem ser armazenados em arquivos e utilizados a qualquer hora em qualquer projeto. Um bloco poder reinserido quantos vezes forem necessrias, pode ser movido, rotacionado, expandidos e explodidos. Os blocos podem ser criados no desenho em que se est trabalhando ou importados de um arquivo existente. O primeiro passo para criar um bloco e desenhar todos osseus componentes ou utilizar um bloco existente e altera-lo. Para desenvolvermos esta captulo, crie a figura ao lado.

Barra de Menu
DRAW BLOCK - MAKE

Teclado
WBLOCK

cone

Trata-se aqui de criar blocos no desenho em que se est trabalhando, podendo ser inserido inmeras vezes, porem somente neste desenho.Quando o arquivo que contm o desenho forfechado, o bloco no estar disponvel para ser inserido em outros trabalhos. Para criar o bloco, selecione na barra de menu: Draw Block - Make Aparecer a janela Block Definition ao lado. Name: Nome do bloco que ser criado. Pode conter at 31 caracteres e o bloco ser identificado por este nome a partir de agora. Neste nosso exemplo escreva Bloco de Teste. Select Point: Dando um click neste boto, a janela

Thiago P. Silva

cad.eng.tps@gmail.com

62

Autocad 2009
Select Objects: Dando um click neste boto, o desenho ser ocultado temporariamente, deixando a mostra todo desenho para podermos selecionar a parte do desenho que ser transformada em bloco. Selecione todo o desenho e depoistecle Enter. A criao do bloco est completa. Tecle OK. Para inserir o bloco no desenho, selecione na barra de menu: Insert Block Aparecer a janela Insert ao lado. Click no boto Block e selecione o bloco Bloco de Teste que acabamos de criar. Depois click OK para fechar a janela Defines Blocks. Click OK para fechar a janela Insert. Na Regio de Comandos surgir a mensagem: Insertion point Esta mensagem informar o ponto de insero do bloco Click no ponto do desenho onde ficar o bloco. Na Regio de Comandos surgir a mensagem: Insertion point X scale factor <1> Esta mensagem solicita o fator de escala do bloco que ser inserido Tecle Enter .para aceitar o fator 1 proposto Na Regio de Comandos surgir a mensagem: Y scale factor(default = X) Esta mensagem solicita o fator de escala de Y Tecle Enter .para aceitar o fator de escala igual ao de X conforme sugerido. Na Regio de Comandos surgir a mensagem: Rotation angle <0>: Esta mensagem solicita o ngulo de rotao do bloco. o Tecle Enter .para aceitar o valor 0 conforme sugerido. O bloco dever ter sido inserido no desenho na posio especificada.

O bloco s poder ser usado no desenho em que foi criado. Parautiliza-lo em outros desenhos, o bloco dever ser salvo em um arquivo

Thiago P. Silva

cad.eng.tps@gmail.com

63

Autocad 2009
16.2. Blocos em Arquivo

Barra de Menu

Teclado
WBLOCK

cone

Uma vez criado o bloco no desenho, ele pode ser armazenado em um arquivo para ser usado em outros desenhos. O comando para armazenar um bloco em arquivo s est disponvel no teclado. Para isto, proceda da seguinte forma: Digite WBLOCK na Regio de Comandos e tecle Enter Aparecer a janela Write Block .abaixo.

Selecione o desenho clicando no cone Select objects que est no quadro Objects.
No quadro Base poit clique em Pick point para selecionar o ponto do desenho que ser a base: Destination No quadro Destination ser o caminha que indicaremos para salvar o bloco do desenho selecionado. Clique no cone no campo File name and path, para especificar o caminho(destino) que ser salvo o arquivo, abrir uma nova janela como mostrada abaixo, onde vamos salvar o bloco do desenho selecionado: Insert unitis: Onde vamos selecionar a unidade mtrica do bloco.

Thiago P. Silva

cad.eng.tps@gmail.com

64

Autocad 2009
Browser for Drawing File. O Navegador de arquivo do desenho, quadro que iremos selecionar o local de destino e o nome do arquivo. Save in: Onde ser salvo o arquivo. File name: onde escreveremos o nome do arquivo.

Para inserir um bloco de arquivo, selecione na barra de menu:


Insert Block Na janela Insert clique no boto Browser Na janela Select Drawing File selecione o nome do arquivo exemplo.dwg e depois clique no boto Open. Clique no ponto em que deseja inserir o desenho respeitando as instrues da Regio de Comandos quanto a posio, escala e ngulo do bloco no desenho.

Thiago P. Silva

cad.eng.tps@gmail.com

65

Autocad 2009
17.

Criao de Layers

Barra de Menu
FORMAT-LAYER

Teclado
LA

cone

Um recurso muito til no AutoCad a utilizao de camadas para desenvolver o desenho. Estas camadas funcionam como se fossem papis transparentes perfeitamente superpostos, com cada parte do desenho feito em uma dessas folhas transparentes. O desenho ser feito sempre no nvel corrente e todos os nveis podem ser ocultos deixando visvel apenas aqueles que so necessrios no desenvolvimento das vrias partes do desenho. Cada nvel possui uma cor e um tipo de linha, faciclitando assim sua identificao no monitor. Todo desenho ao ser iniciado possui o Nvel 0. Seus elementos so desenhados na cor branca com tipo de linha contnuo. O Nvel 0 no pode ser deletado nem renomeado, podendo entretanto ficar em branco. Para iniciar a construo de Layers, selecione na barra de menu: Format Layer Surgir a janela Layer & Linetype Properties abaixo, contendo apenas a Layer 0. Ser mostrado a seguir o significado de cada smbolo, identificados pelos nmeros .

Thiago P. Silva

cad.eng.tps@gmail.com

66

Autocad 2009
On/Off.Liga/Desliga a visualizao do Layer. Com a lmpada
acessa o layer estar ligado e poder ser visto na tela e o desenho poder ser alterado. Com a lmpada apagada o layer estar desligado e no poder ser visto na tela. Freeze.O cone Sol indica que o nvel est no modo Thaw (Descongelado) e o cone Neve indica que est no modo Freeze (Congelado). A opo Freeze, alem de deixar o layer invisvel, faz com que o AutoCad no o leve em considerao na hora de uma regenerao, ficando portanto mais rpido. Este recursos utilizado em nveis muito carregados, como por exemplo os que contm hachuras, que tornam o AutoCad lento. A opo Thaw desativa a opo Freeze. Lock/Unlock. A opo Lock (cadeado fechado) deixa o layer visvel, porm seu desenho no poder ser editado. Com a opo Unlock (cadeado aberto) o layer pode ser editado normalmente.

Color. Ao se dar um click sobre este boto aparecer a paleta de cores


para selecionar a cor do nvel selecionado. Existem duas formas de selecionar a cor desejada a) Dando um click sobre a cor escolhida b) Digitando o nome da cor no quadro Color (somente para as cores bsicas) ou o nmero da cor para as cores mais complexas.
A utilizao das cores muito importante no AutoCad. Primeiro porque fcil identificar o layer em que se est trabalhando e depois porque atravs das cores que definida a espessura dos traos quando o desenho for impresso.

Linetype. Permite escolher um tipo de linha para cada layer. A linha


padro contnua e para se alterar este padro basta dar um click sobre o nome da linha que se deseja mudar que surgiro quadro de dilogo Select Linetype. Para maiores informaes consulte o captulo Alterao dos tipos de Linha.

Lineweight. Permite a alterao da espessura da linha do layer.

Thiago P. Silva

cad.eng.tps@gmail.com

67

Autocad 2009
Para criar um novo layer, proceda da seguinte forma: Clique no boto New da caixa de dilogo Layer & Linetype Properties acima. Surgiruma linha de um novo layer de nome Layer1. Substitua o nome do layer por um nome apropriado e especifique todos os atributos conforme acima.

Thiago P. Silva

cad.eng.tps@gmail.com

68

Autocad 2009

Seria trabalhoso e desnecessrio desenh-lo em tamanho menor, por isso, utilizamos uma forma de diagrama reduzido,denominado esquema unifilar, onde os dispositivos de comando, proteo, fontes de consumo, condutores etc.,representados so como nos exemplos abaixo:

Lmpada Interruptor Tomada

Thiago P. Silva

cad.eng.tps@gmail.com

69

Autocad 2009
Segue abaixo alguns smbolos que utilizaremos na criao de projetos eltricos.

Thiago P. Silva

cad.eng.tps@gmail.com

70

Autocad 2009

Thiago P. Silva

cad.eng.tps@gmail.com

71

Autocad 2009
Exemplo de uma planta geral de instalao de luz de residncia. Trata-se de instalao tubulada em eletrodutos, alimentada por sistema monofsico.

Exemplo de uma planta geral de instalao de luz com instalao aberta em isoladores.

Thiago P. Silva

cad.eng.tps@gmail.com

72

Autocad 2009

Thiago P. Silva

cad.eng.tps@gmail.com

73

Autocad 2009

Thiago P. Silva

cad.eng.tps@gmail.com

74

Vous aimerez peut-être aussi