Vous êtes sur la page 1sur 5

Os princpios da vida

H dois princpios que regem o mundo das pessoas: o princpio do mrito e o princpio do favor.

O princpio do mrito indica um modo de viver segundo a sua prpria fora, segundo o seu saber, e por sua prpria conta. Se sou algum, porque eu me fiz a mim mesmo e por isso mereo ser. Se possuo algo, porque a fora de meus braos me serviram. O princpio do mrito diz: Se quer ser alguma coisa, lute. Se quer possuir algo, conquiste. O mundo no d nada de graa. Portanto, v luta. Do it yourself. E viva do que suas mos lhe alcanarem. Do que alcanar, consuma tudo. Porque, afinal, voc no deve nada a ningum Seno apenas a si mesmo.

O princpio do favor aponta para um modo de viver que reconhece no ser o si mesmo o prprio ponto de partida. Afinal, eu no fiz a mim mesmo, no sustento a mim mesmo, no retenho a prpria vida, nem produzo minha prpria fora. Tudo que sou, sou a partir do que me foi dado ser. E tudo que possuo, porque me foram dadas condies de conquistar. O princpio do favor diz: Tudo lhe foi dado: vida, sade, olhos, ouvidos, natureza, sol, cu, flores, frutos, animais. Cuide de tudo isso. E de tudo que alcanar, Reparta com os demais. Por tudo que receber, Seja grato e gentil. Meu trabalho pessoal,

meu esforo prprio sobre o que me foi dado.

O universo que existe no regido pelo princpio do mrito, porque se assim fosse, ns receberamos apenas o que conquistssemos por nossos mritos. Mas ns nem estvamos aqui para conquistar a primeira proviso, pelo contrrio, Algum causou nossa existncia. Existimos como nos foi dado existir E no de outro modo. Ora, se o comeo no foi por nosso mrito, nada mais o foi, antes tudo pelo favor alheio.

O universo que existe de verdade uma belssima exibio do favor alheio. Ento, este o princpio do universo. O favor, a proviso gratuita, oferecida, Ricamente diversificada, Engenhosamente unificada. Sem que nenhum de ns tenha movido um dedo.

por livre iniciativa de Deus que tudo comeou, quer no universo, quer na vida em geral, quer na vida individual. quer mundo gigantesco, quer nas nanoestruturas, a partir do que foi dado, que vivemos Nos movemos e existimos.

Por isso, quando o homem Jesus disse que Deus concede a chuva e o sol sobre os bons e os maus e, baseado nisso, nos exorta a um estilo de vida, ele est falando do que rege o mundo desde sempre.

Ns fomos amados infinitamente. Atrados fortemente. Doaram-se por ns liberalmente. Fomos perdoados sacrificialmente.

Amar pessoalmente, Doar-se aos necessitados, Repartir generosamente. Emprestar liberalmente, Perdoar infinitamente.

Este estilo de vida apresenta profundas implicaes no relacionamento com Deus, com o prximo e consigo mesmo.

Na relao com Deus, no h o que possamos lhe oferecer em troca do suprimento ou em troca da satisfao de qualquer necessidade. Se tudo veio dEle, a nica resposta que se espera de ns gratido, adorao, louvor e dedicao. Se devemos a Ele o prprio ser, o flego de vida, o que poderamos obter dele por mrito? Amor com amor se paga. Amor infinito de Deus por ns. Amor dedicado a ele acima de tudo.

Na relao com nosso prximo, igualmente feito semelhana de Deus e objeto do mesmo amor e da mesma graa, o que se espera de ns a mesma atitude de cuidado, amor, respeito e dedicao. Somos todos parceiros da mesma graa. Amor com amor se paga. Amor infinito de Deus por ns. O amor que devemos a Deus,

Pagamos ao prximo. Na relao com o si mesmo, Se o si mesmo vem de Deus, Para quem o viverei seno para Deus? Devemos a vida de si mesmo a ele. Devemos nossa humanidade ao prximo. Devemos tudo a Deus e no a ns mesmos.

De onde vem o princpio do mrito? Como surgiu? De uma separao do amor de Deus, do prximo e do si mesmo.

Em relao a Deus, do afastamento do seu favor, por uma atitude que rejeita o favor imerecido e arroga a si direitos que no possui. E autonomia que no pode manter. Do sentimento de no ser filho, no ser dependente. De uma percepo equivocada de autonomia em relao ao nico-Autnomo e Todo-Provedor, Como quem se julga capaz de barganhar com o Poder em p de igualdade.

Em relao ao prximo, do sentimento de superioridade, por meio de uma relao de pesos e medidas impostos ao nosso igual, para que ele merea o nosso favor e considerao. de uma inferioridade incurvel, de uma solido insuportvel, porque vazia de amor.

Em relao a si mesmo da necessidade auto-imposta de granjear mrito a fim de obter o que necessita, sem ter de prestar contas a ningum.

H dois princpios em ao no universo. Um esteve l desde sempre: o favor. Outro foi criado: o mrito. Um garante a vida e o equilbrio: o amor. Outro enregelece os ossos: a morte.

Eu havia desaprendido o favor E me sentia mal Dominado pela grande tristeza. Por mais que perseguisse o mrito, Nunca era suficiente. Fique cansado e achei injusto perseguir o inalcanvel.

Mas Jesus me mostrou o favor. J no pelo muito correr e lutar Que garantirei minha vida. A vida que quer vida. E aquilo que no alcancei mesmo porque no poderia Foi-me dado gratuitamente. E descansei no favor imerecido de Deus.

Vous aimerez peut-être aussi