Vous êtes sur la page 1sur 13

1

Unidade I: Dos Direitos Humanos

Unidade I Dos Direitos Humanos

1.1. Conceito

O conceito de direitos humanos admite, pelo menos, trs definies diferentes, segundo a concepo que temos do prprio direito, de tal forma que podemos compreend-los a partir de uma perspectiva jusnaturalista, juspositivida ou jusrealista. A concepo jusnaturalista compreende os direitos humanos a partir da idia de direitos naturais, inatos ao ser humano e anteriores ao direito positivado em leis, sendo comum falar-se em reconhecimento e declarao de direitos pela lei. Nesse sentido, possvel observar na Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado, da Revoluo Francesa (1789), referncia expressa a direitos naturais, inalienveis, imprescritveis e sagrados do homem, bem como o uso dos verbos reconhece e declara. No mesmo sentido, a Declarao e Programa de Ao de Viena (1993), expressamente, admite que os direitos humanos e as liberdades fundamentais so direitos naturais aos seres humanos. A concepo juspositivista, por sua vez, compreende os direitos humanos a partir da idia de lei positiva, somente quando expressamente dispostos em norma jurdica de direito positivo, sendo comum falar-se no em reconhecimento, mas em faculdades e pretenses atribudas pela norma, mediante o estabelecimento expresso de um rol escrito de direitos, segundo uma estrutura normativa e com os limites que a prpria lei estabelece. Nesse sentido, os direitos humanos seriam apenas os reconhecidos como direitos fundamentais pela Constituio poltica do Estado, dentro dos limites do ordenamento jurdico interno de determinado pas. No entanto, essa concepo no afasta o reconhecimento de outros direitos oriundos de princpios jurdicos ou tratados internacionais, a exemplo do que se admite na Constituio da Repblica de 1988, art. 5, 2 (com grifos nossos).

Polcia, Sociedade e Direitos Humanos

Unidade I: Dos Direitos Humanos

Os direitos e garantias expressos nesta Constituio no excluem outros decorrentes do regime e dos princpios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a Repblica Federativa do Brasil seja parte. A concepo jusrealista, por fim, compreende os direitos humanos como uma construo histrica, decorrncia de uma afirmao constante de anseios da humanidade, sendo um conceito determinado no tempo e no espao, mutvel, portanto, em confronto com a idia de imutabilidade de direitos naturais. Nesse sentido, os direitos humanos seriam sempre relativos, abertos a novas incorporaes das necessidades sociais, submetidos a novas configuraes jurdicas, segundo as possibilidades reais de determinada situao histrica em uma dada sociedade, igualmente determinada geograficamente.

ENTENDA MELHOR

JUSNATURALISMO ou direito natural (em latim lex naturalis) uma teoria que defende a existncia de um direito cujo contedo estabelecido pela natureza e, portanto, vlido a qualquer tempo e em qualquer lugar. A expresso "direito natural" por vezes contrastada com o direito positivo (conjunto de princpios e regras que regem a vida social de determinado povo em determinada poca), o que lhe permite ser usado, por vezes, para criticar o contedo daquele direito positivo. Para os jusnaturalistas (isto , os juristas que afirmam a existncia do direito natural), o contedo do direito positivo no pode ser conhecido sem alguma referncia ao direito natural. JUSPOSITIVISMO ou positivismo jurdico uma doutrina que considera que somente Direito aquilo que posto pelo Estado, sendo ento esse o objeto que deve ser definido, e cujos esforos sejam voltados reflexo sobre a sua interpretao. Sua tese bsica que o direito constitui produto de ao e vontade humanas (direito posto, direito positivo), e no de imposio divina, da natureza ou da razo, como afirma a corrente jusnaturalista. JUSREALISMO ou realismo jurdico uma doutrina filosfica que identifica o direito com a eficcia normativa, com a fora estatal ou com a probabilidade associada s decises judiciais. Para os realistas jurdicos o Direito no formado por enunciados com contedo ideal acerca do que obrigatrio, mas pelas regras realmente observadas pela sociedade ou impostas pela autoridade estatal.

Polcia, Sociedade e Direitos Humanos

Unidade I: Dos Direitos Humanos

1.1.1. Definies e terminologia

Apesar da diversidade de concepes acerca dos direitos humanos, Jos Antonio Garcia Becerra (1991, p. 16) chama a ateno para a necessria concepo integral dos direitos humanos, sem abandono das concepes particulares, e apresenta a seguinte definio (traduo livre): Os direitos humanos so uma proteo de maneira institucionalizada dos direitos da pessoa humana contra os excessos do poder cometidos pelos rgos do Estado, alm de uma maneira de promover paralelamente o estabelecimento de condies humanas de vida, assim como o desenvolvimento multidimensional da personalidade humana. Antonio E. Perez Luo entende os direitos humanos como um conjunto de faculdades e instituies que, em cada momento histrico, concretizam as exigncias da dignidade, liberdade e igualdade humanas, as quais devem ser reconhecidas em nvel nacional e internacional (cf. 2007, p. 46). Assim tambm o entendimento de Thomas Fleiner-Gerster, que considera como direitos humanos os direitos supra-estatais do homem que contm exigncias morais que limitam os Estados, mas tambm aceita como direitos humanos aqueles inseridos no interior do Estado do ponto de vista do direito constitucional, embora chamados estes de direitos fundamentais (cf. 2006, p. 95-96). Diante dessa compreenso, relevante a distino entre direitos humanos e direitos fundamentais, que para J. J. Gomes Canotilho pode ser assim feita:
As expresses direitos do homem e direitos fundamentais so frequentemente utilizadas como sinnimas. Segundo a sua origem e significado poderamos distinguilas da seguinte maneira: direitos do homem so direitos vlidos para todos os povos e em todos os tempos (dimenso jusnaturalista-universal); direitos fundamentais so os direitos do homem, jurdico-institucionalmente garantidos e limitados espaciotemporalmente. Os direitos do homem arrancariam da prpria natureza humana e da o seu carter inviolvel, intemporal e universal; os direitos fundamentais seriam os direitos objectivamente vigentes numa ordem jurdica concrecta (2002, p. 393).

Polcia, Sociedade e Direitos Humanos

Unidade I: Dos Direitos Humanos

1.2. Fundamentos e princpios

A dignidade da pessoa humana, nota caracterstica e essencial do significado atual do homem, tem sido referida como fundamento dos direitos humanos, embora no exista consenso sobre essa questo. cO problema da fundamentao dos direitos humanos no uma questo prtica, mas terica. Segundo Noberto Bobbio (2004, p. 23 e ss), a natureza do homem revelou-se muito frgil como fundamento absoluto de direitos irresistveis, sendo que hoje toda busca do fundamento absoluto , por sua vez, infundada, seja porque a expresso direitos humanos muito vaga; seja porque

constituem uma classe muito varivel de direitos, heterognea e com pretenses diversas entre si; seja porque suscitam antinomias entre direitos invocados por pessoas diversas. Da porque sua concluso de que o problema fundamental dos direitos humanos hoje no tanto de justific-lo, mas o de proteg-lo, o que um problema poltico, no filosfico. Apesar das controvrsias, possvel aceitar essa fundamentao, sobretudo porque nos parece tem sido ela propugnada e reafirmada como base dos tratados internacionais de direitos humanos, bem como se encontra afirmado na base dos fundamentos constitucionais da Repblica Federativa do Brasil.

Nesse sentido, observa que a Declarao Universal dos Direitos Humanos (1948) assim principia:
Considerando que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da famlia humana e seus direito iguais e inalienveis o fundamento da liberdade, da justia e da paz no mundo.

Polcia, Sociedade e Direitos Humanos

Unidade I: Dos Direitos Humanos

Igualmente, o recurso dignidade retomado na Declarao e Programa de Ao de Viena (1993), adotada na Conferncia Mundial dos Direitos Humanos, em seu prembulo:

Reconhecendo e afirmando que todos os direitos humanos tm origem na dignidade e valor inerente pessoa humana, e que esta o sujeito central dos direitos humanos e liberdades fundamentais, razo pela qual deve ser a principal beneficiria desses direitos e liberdades e participar ativamente de sua realizao... (grifo nosso)

A Constituio Federal, por sua vez, em seu art. 1, estabelece que a Repblica Federativa do Brasil tem como

fundamento, entre outros, a dignidade da pessoa humana (inciso III). Assim, ainda que no se aceite como fundamento material, a dignidade da pessoa humana tem sido propugnada como fundamento jurdico, como valor-fonte de outros princpios jurdicos.

1.2.1. Dignidade da pessoa humana

A dignidade o valor intrnseco que emana do homem como fim em si mesmo, nunca como meio para outros homens, ou outros fins. Nicola Abbagnano (2003, p. 276), referindose dignidade, explica-a da seguinte forma: Como princpio da dignidade humana entende-se a exigncia enunciada por Kant, como segunda frmula do imperativo categrico: Age de tal forma que trates a humanidade, tanto na tua pessoa como na pessoa de qualquer outro, sempre tambm como um fim e nunca unicamente com um meio (...). Esse imperativo estabelece que todo

Polcia, Sociedade e Direitos Humanos

Unidade I: Dos Direitos Humanos

homem, alis, todo ser racional, como fim em si mesmo, possui um valor no relativo (como , por exemplo, um preo), mas intrnseco, ou seja, a dignidade. O que tem preo pode ser substitudo por alguma outra coisa equivalente; o que superior a qualquer preo, e por isso no permite nenhuma equivalncia, tem dignidade. Substancialmente, a dignidade de um ser racional consiste no fato de ele no obedecer a nenhuma lei que no seja tambm instituda por ele mesmo. A mortalidade, como condio dessa autonomia legislativa , portanto, a condio da dignidade do homem, e moralidade e humanidade so as nicas coisas que no tem preo.

Segundo Jorge Adame Goddard (1996, p. 149 e ss), a dignidade da pessoa humana pode ser

considerada: a) em sentido ontolgico; b) como transcendncia da pessoa; e c) com relao a outras pessoas. Como categoria ontolgica, a palavra

dignidade significa, entre outras coisas, excelncia ou hierarquia, de tal forma que, quando se fala em dignidade da pessoa humana, diz-se da excelncia ou hierarquia que tem em relao aos demais seres corpreos: a pessoa o melhor de todos eles. Sua dignidade, assim, radica em sua natureza racional. A pessoa constitui, segundo a filosofia tradicional, um bem honesto (bonum honestum), um bem que vale por si mesmo; diversamente, as coisas so um bem instrumental (bonum instrumentale), que valem na medida em que se constituem como meio para alcanar outro bem (nesse sentido, cf. 1996, p. 150 e ss.). Quanto dignidade em relao com a transcendncia da pessoa, Jorge Adame Goddard explica que, por ser cada pessoa dona de si mesma (persona est sui iuris), no sentido de que se possui e se governa, cada um merece que se respeite esse domnio e que seja garantido o desfrute de um mbito de liberdade em que se possa exerc-lo. Nesse caso, considera-se a pessoa sob o aspecto de sua capacidade de autodomnio (nesse sentido, cf. p. 154 e ss.)

Polcia, Sociedade e Direitos Humanos

Unidade I: Dos Direitos Humanos

Considerada em relao a outras pessoas, por fim, a dignidade no se apresenta como significado de superioridade, mas de igualdade. Todos os seres tm a mesma natureza e por conseqncia a mesma dignidade ontolgica (nesse sentido, cf. p. 152 e ss).

1.2.2. Autonomia, inviolabilidade e isonomia

A partir do valor-fonte da dignidade da pessoa humana, que se estabelece como fundamento jurdico, podemos extrair certos princpios de orientao dos direitos humanos. Na doutrina, contudo, no h um consenso sobre tais princpios, havendo um variado catlogo. Apesar de referida mais comumente como fundamento, a dignidade da pessoa humana s vezes igualmente referida como princpio. Antonio Jos Fernandes (2004, p. 09), por exemplo, considera princpios de direitos humanos, alm da dignidade da pessoa, os princpios da liberdade, igualdade, solidariedade (e responsabilidade), autoridade e universalidade. Entretanto, segundo podemos entender, a idia de princpios dos direitos humanos deve decorrer da especificao da dignidade da pessoa, na realidade de suas possveis relaes (consigo mesmo, com as demais pessoas e com o poder), bem como a partir das expresses fundamentais da dignidade (vida, liberdade e igualdade). Assim, podemos trabalhar com os seguintes princpios dos direitos humanos: A) Autonomia da vontade fonte dos direitos relativos liberdade, representa a forma como o homem se expressa e age na sociedade. Nesse sentido, a liberdade consiste em submeter-se exclusivamente s normas por si mesmo estabelecidas, mas com respeito ao outro e sua liberdade, o que somente se pode alcanar por um regime no qual o homem d a si mesmo as leis necessrias convivncia social, sendo comumente a Democracia referida como meio necessrio ao desenvolvimento dos direitos humanos, bem como o Estado de direito como instrumento adequado para regular a sociedade. B) Inviolabidade da pessoa decorrncia imediata da dignidade da pessoa, fonte dos direitos relativos vida, remete-nos necessria proteo do homem, em

Polcia, Sociedade e Direitos Humanos

Unidade I: Dos Direitos Humanos

todos seus aspectos. Nesse sentido, a vida e todas suas expresses devem ser balizadores das aes e decises relativas ao homem. C) Isonomia de tratamento fonte dos direitos relativos igualdade, em seu sentido material, no implica apenas declarao de igualdade de todos perante a lei, mas a realizao dessa igualdade na prtica social das aes do Estado, que deve orientar-se para estabelecer a mxima felicidade de todos sem distino de qualquer natureza.

1.3. Caractersticas

Muitas caractersticas tm se atribudo aos direitos humanos1, ao longo de sua histria, mas quatro so reconhecidamente atuais e merecem anlise pela sua funo estrutural para o entendimento dos direitos humanos contemporneos, sobretudo segundo seu estatuto jurdico internacional. Nesse sentido, Valrio Mazzuoli (2006, p. 484) observa que certas caractersticas dos direitos humanos so tambm comuns aos direitos fundamentais do homem, mas modernamente h algumas provenientes de declaraes e resolues internacionais e discutidas em conferncias especializadas, que se referem mais especificamente aos direitos humanos em sua projeo internacional contempornea. Essas caractersticas foram referidas expressamente pela Declarao e Programa de Ao de Viena, na Conferncia Mundial de Direitos Humanos (1993), em seu item 5, na seguinte forma: Todos os direitos humanos so universais, indivisveis, interdependentes e inter-relacionados. (grifo nosso)

1.3.1. Universalidade

A universalidade dos direitos humanos decorre da dignidade intrnseca de todo homem, de tal forma que so direitos de todos, independentemente de qualquer
Segundo Jos Antonio Garcia Becerra (1991, p. 20 e ss), recorrendo historicamente s contribuies jusnaturalistas, tem-se reconhecido as seguintes caractersticas dos direitos humanos: imprescritibilidade, inalienabilidade, irrenunciabilidade, universalidade, inviolabilidade, efetividade e interdependncia e complementariedade.
1

Polcia, Sociedade e Direitos Humanos

Unidade I: Dos Direitos Humanos

particularidade pessoal (interna) ou cultural (externa) ao homem. Com o universalismo, propugna-se por um mnimo tico irredutvel que independe do lugar e momento em que se discutem os direitos humanos. Trata-se de caracterstica essencial propugnada na Declarao Universal de 1948, que traz consigo o problema concernente prpria fundamentao desses direitos (nesse sentido, cf. Piovesan, 2006, p. 16). Em contraposio universalidade, contudo, correntes relativistas pugnam por uma viso diversa dos direitos humanos, sob o argumento de que a noo de direitos est estritamente relacionada ao sistema poltico, econmico, cultural, social e moral vigente em determinada sociedade. Flvia Piovesan (2006, p. 16-17).explica os argumentos dessa corrente, segundo a qual: Cada cultura possui seu prprio discurso acerca dos direitos fundamentais, que est relacionado s especficas circunstncias culturais e histricas da cada sociedade. No h moral universal, j que a histria do mundo a histria de uma pluralidade de culturas. H uma pluralidade de culturas no mundo, e essas culturas produzem seus prprios valores. Na crtica dos relativistas, os universalistas invocam a viso hegemnica da cultura eurocntrica ocidental, na prtica de um canibalismo cultural.

1.3.2. Indivisibilidade e interdependncia

Apesar da variedade de direitos humanos, bem como do seu surgimento em etapas, postula-se por uma compreenso unitria e uma relao de indivisibilidade entre suas diversas espcies, de tal forma que a concretizao de um direito passa necessariamente pela realizao de outro. Assim, sendo o homem uma existncia integral, no se realizam os direitos em partes como se fosse possvel dividir o homem em existncias parciais. H uma relao de indivisibilidade entre todos direitos. Segundo Andr de Carvalho Ramos, a indivisibilidade diz respeito necessria proteo unitria dos direitos, pois consiste na constatao de que todos os direitos humanos devem ter a mesma proteo jurdica, uma vez que so essenciais para uma vida digna (2005, p. 199).

Polcia, Sociedade e Direitos Humanos

10

Unidade I: Dos Direitos Humanos

interdependncia

costuma

ser

referida

como

conseqncia

da

indivisibilidade, entendida como mtua dependncia entre os direitos humanos protegidos, pois o contedo de um pode vir a se vincular ao contedo de outro, demonstrando a interao e a complementariedade entre eles, bem como que certos direitos so desdobramentos de outros (nesse sentido, cf. Tavares, 2005, p. 203). Em sentido um tanto diverso, pode-se entender a interdependncia dos direitos humanos em relao democracia e ao desenvolvimento, tal como suscitado na Declarao e Programa da Ao de Viena (1993), item 8:
A democracia, o desenvolvimento e o respeito aos direitos humanos e liberdades fundamentais so conceitos interdependentes que se reforam mutuamente. A democracia se baseia na vontade livremente expressa pelo povo de determinar seus prprios sistemas polticos, econmicos, sociais e culturais e em sua plena participao em todos os aspectos de suas vidas. Nesse contexto, a promoo e proteo dos direitos humanos e liberdades fundamentais, em nveis nacional e internacional, devem ser universais e incondicionais. A comunidade internacional deve apoiar o fortalecimento e a promoo de democracia e o desenvolvimento e respeito aos direitos humanos e liberdades fundamentais no mundo inteiro.

Noberto Bobbio, por sua vez, estabelece uma relao de interdependncia entre paz, democracia e direitos do homem. Segundo ele (2004, p. 01 e ss):
Direitos do homem, democracia e paz so trs momentos necessrios do mesmo movimento histrico; sem direitos do homem reconhecidos e protegidos, no h democracia; sem democracia, no existem as condies mnimas para a soluo pacfica dos conflitos. Em outras palavras, a democracia a sociedade dos cidados, e os sditos se tornam cidados quando lhes so reconhecidos alguns direitos fundamentais; haver paz estvel, uma paz que no tenha a guerra como alternativa, somente quando existirem cidados no mais apenas deste ou daquele Estado, mas do mundo.

A respeito da paz, e sua relao de dependncia com os direitos humanos, relevante discurso contido na justificativa da Carta da ONU, no referir ao objetivo de preservar a humanidade do flagelo da guerra. Assim, consta na Carta:

Polcia, Sociedade e Direitos Humanos

11

Unidade I: Dos Direitos Humanos

NS, OS POVOS DAS NAES UNIDAS, RESOLVIDOS a preservar as geraes vindouras do flagelo da guerra, que por duas vezes, no espao da nossa vida, trouxe sofrimentos indizveis humanidade, e a reafirmar a f nos direitos fundamentais do homem, na dignidade e no valor do ser humano, na igualdade de direito dos homens e das mulheres, assim como das naes grandes e pequenas, e a estabelecer condies sob as quais a justia e o respeito s obrigaes decorrentes de tratados e de outras fontes do direito internacional possam ser mantidos, e a promover o progresso social e melhores condies de vida dentro de uma liberdade ampla.

E PARA TAIS FINS, praticar a tolerncia e viver em paz, uns com os outros, como bons vizinhos, e unir as nossas foras para manter a paz e a segurana internacionais, e a garantir, pela aceitao de princpios e a instituio dos mtodos, que a fora armada no ser usada a no ser no interesse comum, a empregar um mecanismo internacional para promover o progresso econmico e social de todos os povos.

Esse mesmo objetivo reafirmado na Declarao e Programa da Ao de Viena (1993).


Os esforos do sistema das Naes Unidas, para garantir o respeito universal e a observncia de todos direitos humanos e liberdades fundamentais de todas as pessoas, contribuem para a estabilidade e bem-estar necessrios existncia de relaes pacficas e amistosas entre as naes e para melhorar as condies de paz e segurana e o desenvolvimento social e econmico, em conformidade com a Carta das Naes Unidas.

1.3.3. Inter-relacionariedade

Considerando que os direitos humanos so promovidos e protegidos por diversos sistemas jurdicos internacionais e nacionais, no se pode entend-los de forma dicotmica, mas, ao contrrio, de forma a interagirem em favor de sua garantia (nesse sentido, cf. Mazzuoli, 2006, p. 523). Nesse sentido, relevante a tese do critrio pro homine, pelo qual, na anlise dos diversos sistemas e suas normas, deve prevalecer a que melhor proteja o homem em suas relaes jurdicas. Dessa forma, no se deve considerar as normas em relao
Polcia, Sociedade e Direitos Humanos

12

Unidade I: Dos Direitos Humanos

de hierarquia, mas em relao de coordenao em favor da maior proteo possvel do homem.

1.4. Classificao

Dentre as vrias classificaes possveis dos direitos humanos, destacamos as seguintes: 1) quanto ao sujeito titular dos direitos; 2) quanto ao contedo ou objeto dos direitos; 3) quanto ao surgimento dos direitos (Becerra, 1991, p. 44 e ss.) Segundo o sujeito titular do direito, observa-se que: a) h direitos humanos conferidos a todos os homens, sem distino de qualquer natureza; e b) h outros que so conferidos em funo de uma particularidade desse homem, segundo sua posio, funo ou relao social (mulher, criana, idoso, deficiente e outras minorias). Com relao ao contedo ou objeto do direito, h vrias classificaes propostas, mas a que se tem observado nos tratados internacionais (da ONU e da OEA, p. ex.) se refere a dois grupos de direitos, que so tratados de forma diferente: a) direitos civis e polticos (vida, liberdade, igualdade, segurana, participao poltica etc.); b) direitos sociais, econmicos e culturais (sade, educao, moradia, previdncia etc.). Em relao ao momento de surgimento dos direitos, fala-se em geraes de direitos humanos, no sentido de evoluo dos direitos, a partir dos mais fundamentais, que surgem como necessidade de uma determinada poca. a) Direitos de primeira gerao so os direitos civis e polticos clssicos, surgidos no constitucionalismo moderno, no mbito do Estado Liberal, a partir da Declarao de Direitos de 1789, com a Revoluo Francesa;

b) Direitos de segunda gerao so os direitos sociais, econmicos e culturais, surgidos no mbito do Estado Social, como resposta ao regime liberal, a partir de Constituies sociais como a mexicana de 1917 e a alem de 1919; c) Direitos de terceira gerao so direitos de titularidade coletiva ou difusa, como o direito ao meio ambiente sadio e direito ao desenvolvimento, tendo em vista futuras geraes;

Polcia, Sociedade e Direitos Humanos

13

Unidade I: Dos Direitos Humanos

Atualmente, j se fala em direitos de quarta gerao, como conseqncia do movimento de globalizao econmica, tendo por objetivo assegurar direitos democracia, informao e ao pluralismo (cf. Bonavides, 2007, p. 570 e ss.) Essa ltima classificao, que tem sido criticada por seu conflito com a indivisibilidade dos direitos humanos, remete-nos mais a uma perspectiva histrica dos direitos humanos. Da porque se tem falado mais em dimenses do que em geraes. As geraes sugerem uma seqncia de direitos que vo sendo sucedidos por outros, substitudos; a idia de dimenso traduz, na verdade, relao de complementariedade dos direitos, em que os seguintes agregam valores aos anteriores, e todos em conjunto formam o arcabouo completo dos direitos humanos.

Polcia, Sociedade e Direitos Humanos

Vous aimerez peut-être aussi