Vous êtes sur la page 1sur 5

COMPUTAO EM NUVEM: UM FUTURO PRESENTE

Andressa T.R. Fenilli1, Kssia R.C.Marchi1


1

Universidade Paranaense (UNIPAR) Paranava PR Brasil

andressa.trf@gmail.com, kessia@unipar.br

Resumo. Computao em nuvem uma forma eficiente de armazenar arquivos e torn-los acessveis a partir de qualquer dispositivo com acesso a web. Este assunto que se diz ser o futuro da computao est cada vez mais presente na atual realidade. Este artigo constitui de uma descrio da computao em nuvem apresentando os seus conceitos abordando tambm suas principais caractersticas, modelos de servios e de implantao.

1. Introduo
Computao em nuvem um termo relativamente novo, devido a isso no h uma definio bem consistente sobre o assunto causando ainda muita divergncia de opinies quanto utilizao do termo. Computao em Nuvem uma maneira eficiente de aumentar e tornar flexvel os recursos computacionais [Taurion 2009]. Com o passar dos anos e com a evoluo tecnolgica surgiram diversas necessidades para quem faz uso de tecnologia, entre estas esto: mobilidade, comodidade, compartilhamento de informaes, grande capacidade de armazenamento de dados e diminuio de custos com hardware e software. A computao em nuvem tem por objetivo atender estas necessidades tornando os dados mais acessveis de forma compartilhada e auxiliando na reduo de custos com equipamentos [Taurion 2009]. De acordo com o conceito de computao em nuvem essas necessidades sero atendidas com sua utilizao, pois o arquivo poder ser acessado de qualquer lugar, desde que haja Internet, com conforto e praticidade podendo acessar seus dados de um celular, notebook, PDA, desktop ou qualquer outro dispositivo com acesso a Internet O objetivo deste trabalho compreender o funcionamento da computao em nuvem atravs de uma pesquisa que apresenta seus conceitos, caractersticas, modelos de aplicao e tipos de servios.

2. Computao em Nuvem
Computao em nuvem um modelo til de permitir acesso para o compartilhamento de recursos de computao possvel de configurao como redes, servidores, armazenamento, aplicaes e servios. Estes recursos podem ser configurados de forma rpida e lanados com o mnimo de esforo de gesto ou interao com o provedor de servios [Badger 2011]. Com a utilizao da computao em nuvem ser possvel compartilhar o arquivo podendo este ser utilizado por vrias pessoas e acessado de qualquer dispositivo com acesso a Internet.

Algumas nuvens disponibilizam grande capacidade para armazenamento dos dados, no sendo necessrios gastos excessivos com equipamentos de hardware, pois o armazenamento no feito na mquina na qual o arquivo ser acessado, com isso tambm no h necessidade de instalao de aplicativos pelo fato de que todos eles estaro disponveis em servidores na Web. Existem muitos prs quando se diz respeito computao em nuvens, mas como tudo tem seus contras neste caso no seria diferente. Na Computao em Nuvem existe algo muito incerto quando se trata de segurana na nuvem, pelo fato de tudo estar disponvel para o usurio na rede, existe a possibilidade das informaes sofrerem ataques de pessoas ms intencionadas e usar tais informaes para prejudicar o proprietrio destas.

3. Caractersticas Essenciais
O modelo de computao em nuvem composto por cinco caractersticas essenciais, trs modelos de servio e quatro modelos de implantao [Badger 2011]. Para que a aplicao seja realmente uma aplicao na nuvem ela deve atender suas caractersticas essenciais. Estas caractersticas so: Autoservio sob demanda: O usurio pode abastecer os recursos computacionais sem necessitar de interao humana com o provedor de servio. Acesso por banda larga: Os recursos esto disponveis atravs da Internet e podem ser por mecanismos padronizados independente da plataforma, podendo ser acessado tanto por celulares, notebooks, desktops, etc. Agrupamento de recursos: O provedor de servios agrupa os recursos computacionais (armazenamento, processamento, memria, banda larga e mquinas virtuais) atravs de um modelo multi-tenant que os recursos fsicos e virtuais distribudos dinamicamente de acordo com a necessidade do cliente. Geralmente o cliente no tem controle ou conhecimento sobre a localizao exata de onde os arquivos esto armazenados, mas pode especificar o local em um nvel de maior abstrao como o estado ou o pas. Elasticidade rpida: Os recursos podem ser disponibilizados rapidamente e elasticamente configurados, ou at de forma automtica em alguns casos, aumentando ou diminuindo a quantidade de recursos de acordo com a necessidade do usurio. Servio mensurado: A nuvem controla e aperfeioa de forma automtica a utilizao dos recursos conforme o servio fornecido. O uso dos recursos pode ser controlado e monitorado entre o usurio e o provedor de forma transparente.

4. Modelos de Servios
A idia de computao em nuvem consiste na disponibilizao de servios atravs da Internet, estes servios so pagos conforme a necessidade de uso (pay-per-use), dando ao cliente a possibilidade de aumentar ou diminuir sua capacidade de armazenamento conforme a quantidade necessria para o uso. Os servios so diversificados, isto um ponto positivo, no qual permite que o cliente adquira os servios mais adequados s suas necessidades, o que tambm pode ser negativo devido maior parte dos servios no ser compatveis entre si [Taurion 2009].

Os sistemas desenvolvidos para a nuvem foram divididos em trs principais subgrupos: SaaS (Software como um Servio): So os softwares disponibilizados aos usurios atravs da Internet, direcionado ao usurio final. Os usurios deste servio no tm contato com os servios pertencentes s camadas abaixo, os custos so reduzidos, pois no necessita de aquisio de licenas de softwares. Os servios podem ser acessados pelo usurio de qualquer dispositivo com acesso a Internet. Muitos destes softwares so usados diariamente sem o usurio saber que est utilizando um servio da nuvem. Alguns exemplos de SaaS so: Google Apps, CRM on-line (Salesforce), Facebook, Linkedin, Sky Drive (Microsoft), etc. PaaS (Plataforma como um Servio): Utilizada para que o usurio possa desenvolver suas aplicaes e disponibiliz-las nas nuvens. PaaS oferece integrao para implementar e testar aplicaes nas nuvens, o usurio no gerencia ou controla a camada, mas controla a aplicao implementada na nuvem. o provedor da PaaS quem fornece o sistema operacional, linguagem de programao e o ambiente de desenvolvimento para o usurio desenvolver suas aplicaes. So Exemplos de PaaS: Google AppEngine, Windows Azure, Aneka Software, Bungee Connect, Heroku, Force.com, Amazon S3, etc. IaaS (Infra-Estrutura como um Servio): O provedor oferece a infraestrutura de armazenamento e processamento, e tem como objetivo principal facilitar o fornecimento de recursos de computao necessrios para criar um ambiente de aplicao. O usurio no administra ou controla a infra-estrutura, mas tem controle sobre os sistemas operacionais, armazenamentos e aplicativos implantados [Sousa 2010]. IaaS baseado em tcnicas de virtualizao, seus recursos podem ser diminudos ou aumentados de acordo com a necessidade do usurio. Os Exemplos de IaaS so: Amazon EC2, Flexiscale, GoGrid, Eucalyptus (open source), Tecla Internet, Cloud Server Locaweb, etc.

A Tabela 1 apresenta os modelos de servios da computao em nuvem e suas permisses de acesso.


Tabela 1 Modelos de Servios de Computao na Nuvem [Snowman 2010] Configurao Local
Aplicaes Intermedirias Framework de Aplicao Sistema Operacional Virtualizao Hardware Conectividade Datacenter

IaaS
Aplicaes Intermedirias Framework de Aplicao Sistema Operacional Virtualizao Hardware Conectividade Datacenter Laranja = Gerenciado pelo Cliente

PaaS
Aplicaes Intermedirias Framework de Aplicao Sistema Operacional Virtualizao Hardware Conectividade Datacenter

SaaS
Aplicaes Intermedirias Framework de Aplicao Sistema Operacional Virtualizao Hardware Conectividade Datacenter

Azul Marinho = Gerenciado pelo Fornecedor de Nuvem

5. Modelos de Implantao
Os modelos de implantao permitem ao usurio usar as tecnologias disponibilizadas na nuvem de acordo com as necessidades do usurio. Existem diferentes tipos de modelos para definir qual modelo vivel, necessrio analisar o processo de negcios, tipos de informaes a serem armazenadas e nvel de viso desejado para adotar o modelo mais apropriado. Os tipos de nuvem (modelos de implantao) podem ser divididos em: pblico, privado, hbrido e comunitrio. Nuvem Pblica: A infra-estrutura disponibilizada pelo pblico em geral, pode ser acessada por qualquer usurio que tenha o conhecimento de onde o servio est localizado. A nuvem pblica controlada pelo provedor que est disponibilizando o servio, sendo este responsvel pela instalao, manuteno, gerenciamento e o abastecimento dos recursos necessrios. O usurio no tem controle sobre a nuvem pblica, no sendo interessante aos usurios que necessitam de que seus processos sejam estritamente seguros. Nuvem Privada: Uma nuvem privada possui os mesmos benefcios de uma nuvem pblica, mas com uma diferena ela construda exclusivamente para um nico usurio, ou seja, o controle no fica sob responsabilidade do provedor e sim da organizao que faz uso da nuvem. Este modelo oferece maior grau de controle, confiabilidade, desempenho e segurana, esta nuvem pode ser local ou remota e outras organizaes no possuem acesso aos servios. Nuvem Comunitria: A nuvem comunitria tem sua infra-estrutura compartilhada por organizaes com interesses em comum, entre estes interesses esto os valores como a misso, requisitos de segurana, polticas, etc. Estas organizaes partilham os acessos e as aplicaes nas nuvens. Nuvem Hbrida: A nuvem hbrida a combinao de duas ou mais nuvens. So ligadas pela padronizao ou pela propriedade tecnolgica, permite a portabilidade de aplicaes e dados. Geralmente o usurio busca terceirizar as informaes no crticas para a nuvem pblica a serem controladas pelos provedores e os servios crticos permanecem na privada sob seu controle.

6. Metodologia
Para o desenvolvimento deste trabalho foi realizada extensa reviso bibliogrfica em livros, artigos cientficos e publicaes em sites. A partir destas referncias foi realizada a pesquisa que resultou neste artigo.

7. Concluso
A computao em nuvem est presente no nosso cotidiano, muitas vezes utilizamos seus servios sem saber que se trata de computao em nuvem, servios estes comumente utilizados por vrias pessoas como os aplicativos do Google, Hotmail e Facebook. Mas para que a computao em nuvem seja amplamente adotada, tanto por usurios comuns quanto corporativos, as empresas que fornecem servios nas nuvens devem

avaliar e estudar maneiras de acabar com as fragilidades em respeito segurana tornando a nuvem um ambiente totalmente seguro para dar mais confiana pra quem faz uso dos servios. Este artigo abordou a computao em nuvem de forma resumida apresentando seus conceitos para obter um melhor entendimento sobre o assunto. A partir desta compreenso o intuito e aprofundar mais sobre o assunto para que possam ser desenvolvidas aplicaes utilizando o modelo de computao em nuvem.

Referncias
Badger, L. et al. (2011) DRAFT Cloud Computing Synopsis and Recommendations, http://csrc.nist.gov/publications/drafts/800-146/Draft-NIST-SP800-146.pdf, Acesso em 15/05/2011.

Cambiucci, W. (2010) Computao em Nuvem: algumas perguntas sobre desafios em projetos, http://blogs.msdn.com/b/wcamb/archive/2010/05/07/computa-o-emnuvem-a. aspx, Acessado em 14/05/2011. Dios, I. (2011) Casos de Uso de Cloud Computing, http://www.aunclicdelastic.com/cloud-computing/casos-de-uso-de-cloud-computing, Acesso em: 12/05/2011. Martins, A. (2010) Fundamentos de Computao Nuvem para Governos, http://www.serpro.gov.br/wcge/artigos/Artigo-Fundamentos de Computacao Nuvem para Governos.pdf, Acesso em: 12/05/2011. Pontes, V. (2010) Nuvens Pblicas, Privadas e Hbridas, http://www.winbrasil.com.br/sem-categoria/nuvens-publicas-privadas-e-hibridas, Acesso em: 12/05/2011. Snowman, G. (2010) Diferena nos tipos de Computao nas Nuvens, http://www.solidq.com/sqj/pt/Documents/2010_August_Issue/SQJ 002 pag. 4044.pdf, Acesso em: 01/06/2011. Sousa, F.R.C. et al. (2009) Computao em Nuvem: Conceitos, Tecnologias, Aplicaes e Desafios, http://www.es.ufc.br/~flavio/files/Computacao_Nuvem.pdf, Acesso em: 14/05/2011. Taurion, C. (2009) Cloud Computing: computao em nuvem: transformando o mundo da tecnologia da informao, Editora Brasport: Rio de Janeiro, Brasil. Zangh, Q. et al. (2010) Cloud Computing: state of the art and research challenges, http://www.es.ufc.br/~flavio/files/Computacao_Nuvem.pdf, Acesso em 12/05/2011.

Vous aimerez peut-être aussi