Vous êtes sur la page 1sur 4

Direito Penal VI

ART. 317 CORRUPO PASSIVA


Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem. Pena: recluso, de 2 a 12 anos. A corrupo passiva pode ser considerada uma forma de mercancia de atos de ofcio que devem ser realizados pelo funcionrio pblico. Objeto jurdico: procura-se, com o dispositivo, impedir que os funcionrios pblicos passem, no desempenho de sua funo, a receber vantagens indevidas para praticar ou deixar de praticar atos de ofcio. Afeta o correto desempenho da funo pblica, o desenvolvimento regular da atividade administrativa. OBS.: a corrupo no necessariamente um crime bilateral. O oferecimento de vantagem indevida pelo particular configura s o crime de corrupo ativa (art. 333), independentemente da aceitao do funcionrio pblico. Se o funcionrio solicita vantagem indevida ao particular, o crime de corrupo passiva j se configurar. O CP optou por prever um tipo penal para o corruptor e um tipo penal para o corrompido. Exceo teoria unitria adotada pelo Cdigo Penal no concurso de pessoas: cada um dos participantes responde por delito autnomo. OBS.2: pode haver concomitantemente corrupo ativa e passiva: na conduta do funcionrio que recebe a indevida vantagem, pressuposto necessrio que haja anteriormente a ocorrncia do delito de corrupo ativa na modalidade oferecer vantagem indevida a funcionrio. OBS.3: o crime de corrupo passiva se configura ainda que o corruptor seja menor de idade ou penalmente incapaz. OBS.4: Ser corrupo passiva prpria quando o ato que o funcionrio pratica ou deixa de praticar ato de ofcio para beneficiar algum e esse ato for ilegtimo, ilcito ou injusto. Ex.: funcionrio do

cartrio solicita vantagem indevida para suprimir documento do processo judicial. (Pode haver concurso com o crime do art. 305). Ser corrupo passiva imprpria quando o ato justo, legtimo e lcito. Ex.: oficial de justia solicita vantagem econmica ao advogado para dar cumprimento ao mandado judicial com prioridade. OBS.5: nada impede que o funcionrio pratique ou deixe de praticar um ato na expectativa de receber vantagem indevida, vindo esta a ser oferecida e recebida posteriormente ao ato. No preciso que haja prvio acordo de vontades entre o funcionrio e o particular. Ao nuclear: 1) solicitar: pedir, manifestar que deseja algo. No h o emprego de qualquer ameaa implcita ou explicita. A vtima cede ao pedido por deliberada vontade. Prescinde-se da entrega efetiva da vantagem, bastando a solicitao. 2) Ou receber: aceitar, entrar na posse. O agente no s aceita a proposta como recebe a vantagem indevida. condio essencial para sua existncia que haja anterior configurao do crime de corrupo ativa, ou seja, o oferecimento de vantagem indevida. Sem a oferta do particular, no h que se falar em recebimento de vantagem. 3) Ou aceitar promessa de recebe-la: basta que o funcionrio concorde com o recebimento da vantagem. No h o efetivo recebimento dela. Tambm essencial para a existncia desse crime que haja anterior promessa de vantagem indevida a funcionrio pblico, ou seja, corrupo ativa. OBS.: a solicitao e o recebimento podem ser feitos por interposta pessoa. OBS.2: indispensvel para a configurao do delito que a solicitao, o recebimento ou a aceitao de vantagem seja realizada pelo funcionrio pblico em razo da funo (ainda que fora dela ou antes de assumi-la). A vantagem uma contraprestao realizao ou absteno de algum ato de competncia exclusiva do funcionrio pblico, o chamado ato de ofcio. Ex.: mesmo que seja funcionrio do Detran, no comete o crime se solicitar dinheiro para tirar carta de motorista se no for atribuio dele. Pode ser outro crime (art. 332), se a qualidade de funcionrio facilite a ilegalidade, ou estelionato, se no tem como influir em nada para obter o benefcio.

Ex.2: investigador de polcia que solicita vantagem para no instaurar inqurito policial. A instaurao de IP no ato de competncia de investigador nem est relacionado ao exerccio de sua funo. Podemos pensar, eventualmente, no crime de 332 (mas nesse engana que vai influenciar e no vai) ou 321 (pode ser praticado por qualquer um). Objeto material: vantagem indevida. Pode ser de cunho patrimonial, moral, sentimental, sexual etc. Hungria: patrimonial. Elemento normativo: a vantagem deve ser indevida, ou seja, no autorizada legalmente. Ex.: reembolso de quantia que no exceda o que foi dispendido pelo servidor para a realizao da diligencia (combustvel) o pagamento indevido, mas no se pode falar em vantagem, pois houve mero reembolso, sem qualquer lucro para o agente. Ex.2: cartorrio que aceita garrafa de vinho no final de ano: costume perfeitamente aceito e inserido no mbito da adequao social. O fato atpico porque no fere o objeto jurdico tutelado pelo tipo. Sujeito ativo: crime prprio que s pode ser cometido pelo funcionrio pblico em razo da funo. Nada impede a participao do particular ou de outro funcionrio, mediante induzimento, instigao ou auxlio. O particular que oferece ou promete vantagem indevida ao funcionrio pblico responde pelo crime de corrupo ativa. Regras especiais: - fiscal de rendas: tributo ou contribuio social art 3., II, Lei 8.137/90. - testemunha, perito, ou intrprete judicial: art. 342, 2., CP. - jurado: art. 317, CP. Sujeito passivo: o Estado. O particular tambm pode ser sujeito passivo na hiptese em que no pratica o crime de corrupo ativa. Ex.: quando o funcionrio solicita a vantagem indevida ao particular. Elemento subjetivo: dolo. necessrio que o funcionrio tenha cincia de que a vantagem, objeto do crime, no lhe devida. Elemento subjetivo do tipo (dolo especfico): para si ou para outrem na hiptese em que o dinheiro se reverteu em proveito da prpria administrao pblica, no se fala no crime. Caracteriza-se ato de improbidade administrativa, previsto no art. 11, I, da Lei 8.429/92.

Consumao: crime formal. Ocorre com o ato de solicitar, receber ou aceitar promessa de vantagem indevida. No necessrio que o particular entregue a vantagem nem que o funcionrio, ao aceitar a promessa, posteriormente receba a vantagem. Tambm no preciso que o funcionrio pratique ou se abstenha de praticar o ato funcional. Se isso ocorrer, ser exaurimento do crime, e constitui condio de maior punibilidade. No h flagrante preparado, e sim esperado, na hiptese em que o funcionrio surpreendido no momento em que recebe a vantagem indevida, uma vez que o crime j se consumou anteriormente com a solicitao ou aceitao da promessa. Tentativa: de difcil ocorrncia, mas no impossvel. Basta que o iter criminis possa ser cindido. Ex.: solicitao feita por carta. Causa de aumento de pena: art. 317, 1.. Trata-se de forma mais grave do crime de corrupo passiva, vez que a conduta do funcionrio vai alem do recebimento da vantagem indevida, pois ele efetivamente: a) retarda a prtica do ato: desrespeita o prazo para a sua execuo; b) deixa de praticar o ato c) pratica infringindo dever funcional: acao contrria ao seu dever de ofcio. So hipteses de exaurimento do crime, mas que funcionam como causa de aumento de pena. Forma privilegiada: art. 317, 2. Trata-se de conduta de menor gravidade, na medida em que o agente pratica, deixa de praticar ou retarda ato de ofcio no em virtude do recebimento de vantagem indevida, mas cedendo a pedido ou influencia de algum, para satisfazer interesses de terceiro ou para agradar ou bajular pessoas influentes. Art. 327, 2. - causa de aumento de pena.

Vous aimerez peut-être aussi