Vous êtes sur la page 1sur 10

Acadmica: ROSILENE DE FTIMA POLLIS

Trabalho acadmico apresentado disciplina eletiva de Jornalismo literrio do Curso de Comunicao Social com habilitao em Jornalismo da Faculdade Maring. Prof Ms. Juliana Fontanella

Bibliografia L vai se o tempo, conta mais de 27 anos, que ele vive com a famlia na cidadezinha de Terra Boa, regio Noroeste do Estado. Carinhosamente apelidado de Teixeirinha pelo chapelo dos tempos em que o sustento vinha da lavoura sob o sol escaldante. Hoje em dia mais chamado de velho Polli. Seus contemporneos na pequena cidade, como ele abriram as primeiras picadas na mata, erguendo casas, criando as cidades nos municpios que esto estampados no mapa do interior do Estado do Paran. Eurides Pollis completou recentemente 73 anos de vida, casado h 52 com Cecilia, com quem teve um casal de filhos. Netos, tambm s dois, os mestios. Nem sempre de condies socioeconmicas ideais, mas com uma biografia que enche de curiosidade os astutos de planto, memria do pioneirismo, bravura e tradio dos que povoaram e deram identidade a essas bandas do Paran. Cabea toda branca, voz rouca, nos passos arrastam as chinelas que ele logo despreza porque gosta dos ps tocando o cho frio, diminuindo o calor. Homem simples, agricultor aposentado, bom de contas hoje nas tardes livres joga cartas com os amigos na praa para se distrair e passar o tempo. Nunca foi de exageros na bebida e parou de fumar assim que se deu conta que aquilo no podia fazer bem. daqueles que d gosto de conversar. Casado h 53 anos com Ceclia, os dois so unha e carne. Mas para quem os v... bate boca aos turbilhes, sem folga, quase uma cultura nos destratos cotidianos. Nos ltimos anos vem fraquejando pouco a pouco. Seu corpo j no lhe obedece na altivez da hiperatividade. O serelepe que no para quieto, de impacincia e frenesi como marcas, tem sido contido pelos comandos cerebrais que andam mudando sozinhos de estao, fazendo girar antenas de captao e redistribuio dos jestos, gostos e trejeitos.

Na vidinha pacata, todo dia visita o stio. No vive sem dar uma olhada em seus bezerros, batizados por nome, cheios de mimos. Bichos e homens se relacionam pelos sentidos aflorados do olfato, sons e tato. A intimidade sem rodeios prova de parceria no campo. Com identidade prpria e jeito de pular a cerca, s o velho os entende. A experincia na lida com os animais para corte, leite, ou reproduo do rebanho fez dele profundo conhecedor da rebeldia animal. Os bichos de criao domstica seguem sob seu domnio e responsabilidade mesmo na idade avanada. E, que ningum duvide: o pacto silencioso mantido entre homem e animal da terra inviolvel, ningum sequer decifra ou chega perto. A comunicao dos que passeiam diariamente pelo campo fresco se faz notar entre um assobio e outro. A conversa animada nos cdigos de linguagem decifrados somente entre os envolvidos, homem e gado, no compasso do farfalhar da grama molhada do sereno matinal, mais que um chamado. Alheia e indiferente aos sentidos da vida que jorra e pulsa noutros ritmos, mas silenciada na calmaria dos passos lentos, plenos de retido, segue a prosa que troca confidncias ao som do impacto das botinas no solo mido. So fiis a seus destinos, homem e bichos seguindo em frente mesmo se o caminho parece sem volta para algum deles, hoje ou amanh. Como saborear a saudade sem a lenta e vagarosa despedida? Para a nica filha o velho um dengo s! Para os netos mestios, ele o v brasileiro. Motoqueiro simplo, amoroso, tricolor paulista ferrenho, se engaja na poltica a cada pleito. Perto dele, silncio coisa rara, sempre aflora uma boa polmica. Argumenta com eloqncia, por mais banal e insignificante que possam ser as opinies diferentes. Difcil se sair de suas indagaes crticas, dotadas de profundidade e sabedoria. Quem ousa desafi-lo? Inegvel habilidade com a matemtica, rpido e certeiro nas contas de cabea que pe em apuros o sobrinho doutor nos clculos pela USP. Avesso aos jogos de azar aprecia apostas sem nenhuma moderao. Por qualquer motivo ou ocasio, banca o palpite.

Aquele porto delator Dia desses, ao cair da tarde de uma tera-feira sem sol nem chuva, igual a todos os dias da semana onde nada acontece alm do trivial e das horas que passam sem mudana alguma na rotina da rotina, ele tombou! Pela rua, no movia alma viva (das mortas nem quero saber as paragens). Sem ronco de motor, nem a cantiga do sorveteiro ou vendedor de casco, nada se avistava ou ouvia. Para ele, a impresso de que cara em terreno lunar. Isolamento, incompreenso, surpresa e susto.

- Um mix de tudo, no v? (diria a neta encurtando a Lngua segundo as influncias contemporneas). - Dei pela falta do caminho do vizinho Tiago estacionado na rua (balbuciou o velho). Ele teria sado para fazer as entregas hoje, mas j era tera? (prosseguiu tentando entender o que se passava a sua volta). - Nem o passat que brilha novinho da vizinha eu vi desta vez. Diariamente, ela o retira para lavar e dar brilho l fora, na calada. Tratam o carro feito gente da famlia (sussurava para si mesmo, temendo o eco sem resposta). Naqueles instantes eternos, parecia mesmo que o mundo fora desligado da tomada. Como numa queda de energia, vital. De fato, ela vinha lhe faltando e, naquela profuso de sentidos, o medo que o afligia era por saber o quanto sua energia e controle da mente vinham lhe escapando por entre os dedos. Como acontece com a areia na praia: levada pelo vento, varrida pelo mar, escaldada pelo sol, escavada por mos infantis, por onde andam as fagulhas de meu pensamento? (insistia em vasculhar no seu ntimo aborrecido) A rua deserta e o porto delator foram o cenrio. O mais recente desligamento instantneo durou alguns segundos. Na tal viagem vai para recantos menos nobres e lcidos da memria. A sensao que fica? o vazio, sem lembrana. O pior vem depois. Essa vergonha (pensa cabisbaixo, precisava repousar). No lhe servia o banho frio, sair caminhar ou voltar-se para a lua que despontava no horizonte... At mesmo o ar lhe fugia. Sem aviso, motivo ou sentido, a vida congelara por segundos e apesar de todo o barulho que assustou aos vizinhos, o estrondo no lhe fazia eco. Na verdade, mal se dava conta de ser o responsvel pelo dano que via no porto, lanado ao cho. - Quem fez isso? Perguntou o velho para a mulher diante dele, espantada. Mas Ceclia permaneceu inerte. A impotncia dela diante da perda lentamente dos sentidos no seu amado que envelhece a tomava de assalto, contagiante. A pergunta que ela ento se fazia: - Quando meu Deus vai ser comigo? Surpreso e sem jeito ao recobrar os sentidos, voltou a si com vontade de desaparecer. - Que vontade de evaporar (pensou), assim evitaria explicaes. Sem espera ou preparo, a altivez do velho ancio lhe fugia aos poucos. Agora, tinha como companheira a nefasta lentido que at nas coisas mais comuns, como estacionar o carro, no o deixava em paz. Fizera isso por tantas vezes, anos. - E o porto sempre esteve ali! Fcil de reconhecimento, as perdas so gradativas e suaves, mas no menos avassaladoras. Em sua voz, ora o tom furtivo e abafado. Nos nervos torpes, dodos so paralisados sem reaquecimento a cada movimento. O flego vai rareando, sfrego.

Coisa certeira: a vida lhe impunha freios. Sua memria, em fugas esparsas o abandonava. Zombeteira, tripudiava vez por outra, naquele vexame e um mix com muita vergonha. - J no vivo, envelheo, faleo por instantes! (ele se percebe como um velho doente). O silncio que notou antes na rua, de repetente se via inundado de gente curiosa, toda em volta, aglomerada a comentar estarrecida: - O que houve aqui? Mas como foi isso? O sol caindo no horizonte anunciava o fim do dia. Mais um dia ocioso, no compasso do andar das chinelas. Para aposentados adoecidos, mais repouso em dias que parecem no ter fim, durando mais que uma eternidade! Pelo seu ritmo de outrora, a afobao e ansiedade tidas como impacincia mereciam perdo. J a tal hiperatividade e a agitao em demasia, no era um jeito frentico de agir, mas o denunciavam no laudo neurolgico. Nem tudo estava sob controle no recndito das idias. - Ta chegando minha hora. Estou apagando sem brilho, sem fora. Desfaleo por minutos, envelheo ou morro aos poucos? (comeava a se desesperar o velho intimamente) No dia seguinte, Ceclia mesmo com cuidado para voltar ao assunto e, de visvel constrangimento, com a conta do conserto em mos, arrisca: - Voc no viu o porto fechado, velho?!

A chegada foi de mansinho Nascido em Piraju, Estado de So Paulo, em 19 de outubro de 1939, neto de migrantes que cruzaram o oceano Atlntico em busca de melhores dias que os vividos no incio do sculo passado na regio da Calbria, saudosa Itlia. Era o final dos anos 30 e mal sabia ele que o perodo era de bonana, em pleno desenvolvimento industrial da agricultura brasileira. Porm, no mundo nem tudo ia bem. Foi logo em seguida, a grande depresso americana aps queda da Bolsa de valores em 1929. Por sua vez, o Brasil depositava nos imigrantes italianos a esperana do cultivo das terras cobertas de floresta, flora e fauna. A expectativa com a bravura dos povos europeus era de que fincassem suas razes e tradies como as sementes que brotam no sulco do cho recm aberto. Da derrubada da mata ao preparo e semeadura da terra, por toda parte, vestgios da floresta devastada, jamais levantada do cho. Noutras bandas, a prtica de esportes se popularizava e o uso da bicicleta surgia com promessa de locomoo de sucesso garantido. Nascia o short, vestimenta relax, muito

longe da feira dos trapos que cobriam os rostos de pele clara no campo, enrubescidas sob o sol sem trgua na Colnia dos italianos. A infncia pobre em meio aos cafezais dos anos 40, no combinava na ingenuidade do campo com a crueldade e flagelo que dilacerava o mundo alm mar. A dcada ficou marcada como uma das pocas mais sangrentas de toda a histria mundial. H quem o afirme que teria sido o pior momento do sculo XX. Primeiro, a Grande Depresso e depois, a Guerra. Marca a mesma poca, o genocdio dos judeus liderado pelo tirano Hitler, chanceler na Alemanha. De longe ou perto, o ano de 1939 marca o silncio contido tanto da vida simples e annima que nasce entre camponeses pobres no Brasil, como da morte sangrenta de milhares de vtimas pelo mundo afora, em guerra por territrio. No casebre humilde de madeira do meio rural, mais um italianinho serviria a mo-deobra e lida no campo. De outras bandas, comeava a Segunda Guerra Mundial, condenando morte inocentes impedidos de seguir em suas biografias porque ceifados em suas vidas pela intolerncia e insano poder. Na Itlia, deixada s pressas pelos avos de Eurides, o totalitarismo de Mussolini avanava, seguido na insanidade pelos vizinhos pases europeus. Para a histria ficou registrada a sede pelo poder de Salazar em Portugal, Francisco Franco na Espanha e Stlin na Unio Sovitica. A frente de todos como o pior, Hitler, sempre ele na liderana do mal. Sem escape s atrocidades do perodo com seu time de tiranos, 1939 deu chances as emoes como o amor e a esperana, ao menos no cinema. No filme E o Vento Levou, lanado naquele ano. Foi vez e lugar dos suspiros e afagos, jamais contidos. E, por falar em cinema, embora muito distante da vida de nosso protagonista, Carmen Miranda nos anos 40, iniciava sua carreira nos EUA que a consagraria por 15 anos de sucesso, 13 filmes, mais de 30 discos e incontveis aparies em teatros, programas de rdio e televiso. Notveis por uns cantos do mundo, annimos por outros. Cest La vie! No giro pelo Brasil geopoltico, enquanto a famlia Pollis sobrevivia teimosamente na lavoura com o plantio de caf, na dcada que sucedeu ao nascimento do pequeno, Getlio Vargas chegava ao poder vencendo paulistas e mineiros. No conhecido perodo que ps fim a poltica do caf-com-leite, o estadista suspendeu as eleies no pas durante o Estado Novo que durou at 1945. Do legado, algo de atenuante, Getlio deixou o salrio mnimo dentre outras formas de proteo ao trabalhador no pas. Enquanto isso se passava com os homens pblicos, no mundo annimo, Eurides chegava adolescncia. Tinha responsabilidades desde cedo, agora sem mais desculpas. Ao virar um homenzinho, o segundo filho na sucesso dentre os irmos

mais velhos assumia a responsabilidade com os outros que vinham depois dele. E eram oito irmos, quatro delas meninas. A todos ajudou a cuidar, dando exemplo e mediando nas broncas do pai sempre muito severo. Obediente e sereno obedecia ao Crido como verdadeiro sdito (at hoje, diga-se de passagem). Trata-se do primognito. Vale dizer que isso significa deter mais poder como filho, alm de ser o nico com acesso franqueado ao pai. Cultura de italianos, perversa com quem vem depois do primognito na famlia, s perdendo para as mulheres, de notria desvalorizao se levada em conta suas limitaes para o trabalho braal, truculento com as mais frgeis na lida do campo. Nem pensar em descuidar dos irmos menores. O Tato - como chamado o irmo mais velho pelos menores entre a italianada de famlia numerosa doutros tempos Clido no lhe impunha muito respeito porque tem natureza molenga. A autoridade suprema o tornava a primeira voz depois do pai, mas isso era de fcil arranjo. Quem conhece a tradio italiana sabe que sempre aconselhvel saber qual o lugar ocupado na linha sucessria do poder de mando do patriarcado. Deste modo se evitam falsas iluses de fraternidade e justia! ( necessrio que se diga). Na trajetria de cultivo do caf como meeiros, antes do municpio de Terra Boa, situado a Noroeste do Paran a pouco mais de 60 km de Maring, ele acompanhou a famlia que tentou trabalho em Londrina, Mandaguari, Apucarana, Marialva e Sarandi. At finalmente o pai conseguir comprar um pedao de cho, s em 1955, na Jussara. Os anos de luta como empregados em lotes rurais foram marcados pelo trabalho rduo na roa com o pai e irmos. Sem ter como atender s bocas da numerosa famlia que s aumentava a cada ano, no havia o que lastimar. Era preciso mo-deobra para a lida, ento, vinham sem freios os rebentos! Os campos verdinhos, terra cheirando a fertilidade. Sonho de anos se concretizando duras penas, trabalho sem folga nem descanso. A ascenso social dos Pollis est prxima. Deixam a condio de trabalhadores rurais nas terras alheias para lavrar o seu prprio quinho. Longe de um latifndio como tantas fazendas de caf da poca, os pais migrantes finalmente conseguem comprar com muito esforo, um pedao de terra. Eles se tornam sitiantes na Gleba Boa Vista, estrada do Guaatunga. O lote na zona rural de Jussara significou conquista para todo o cl. A data marca o velho Eurides at os dias de hoje. - Mudamos em agosto de 55. (relembra tentando segurar aquilo na memria rareante)

A vida passa como num relance Quem na atualidade tem acesso fcil a computador, celular, microondas, televiso de tela plana, refrigerador, entre tantos outros aparelhos eletrnicos do nosso cotidiano atual, no imagina como o pessoal do campo vivia sem estas facilidades por dcadas. At o final da dcada de 50, a televiso no fazia parte da realidade da sociedade brasileira. Naqueles anos, os Pollis desconheciam a serventia do aparelho que mostrava imagens que at conversavam com eles, de pertinho. A novidade da TV em bateria recarregvel, similar s dos carros, chegaria ao meio rural s muito tempo depois. Primeiro foram as TVs em preto e branco, quase nada de polegadas no monitor, chamadas bateria. Depois, com tela fixa externa ao aparelho nas cores ou azul, ou vermelha ou verde, tudo o que se conseguia enxergar vinha acoplado num destes tons. Era tamanho o fascnio com aquele retngulo nos idos de 1970 que vizinhos em comitiva e a p, atravessavam pinguelas sem corrimes, noite, s para ver algum programa de TV na casa dos poucos abonados que j possuam a preciosidade na Gleba do entorno rural. Enquanto no chegava a invaso aliengena do aparelho de TV encantando como serpente a todos, de ancies crianada, como diverso se rezava o tero na casa dos vizinhos. A pesca noturna atrs de rs no riacho dos fundos do stio tambm lembrada pelo velho Pollis. Aos finais de semana, praticamente s no domingo, no descanso merecido se jogava bola no cho de grama rasa, batido. Campo de terra vermelha que do solo levantava um poeiro na hora da correria desenfreada, dos loucos pela bola, sedentos pelo lazer. Raro deleite, tempos de tamanhas agruras. No tardou na juventude, o desejo de formar a prpria famlia, ter sua terrinha, seguir o desenho tracejado h muito para seu destino. Bom com a bola de futebol, assim como com a bocha, no campinho da Boa Vista Eurides e os irmos disputavam com os vizinhos de Gleba, campeonatos e torneios para passar o tempo e desenvolver o fsico, j to surrado com a lavoura arcaica. Se por um lado a carroa de trao animal era o top de linha em meio de transporte familiar ajudando imensamente no trabalho mais pesado porque facilitava a vida dos agricultores do plantio colheita, por outro o sucesso do momento, 1953, consistia em desfilar com a magrela. Jovem esbelto e a procura de namorada, com status l em cima, Eurides foi um dos primeiros entre os amigos a ter uma bicicleta. Ningum perto dele sabia do tal russo Yuri Gagarin. Na verdade nem davam muito crdito para aquilo do homem ter pisado

l na Lua (em 1969), mas que chegava s nuvens sob a bicicleta s de pensar na morena de olhos verdes que se mudou para o outro lado do rio Canania, ah, nisto ele quase levitava. Sobre o movimento hippie na dcada de 60, ficou sabendo que era uma esquisitice do povo da cidade. Jeito que no servia para o mundo caipira do povo do interior. O mximo que se aproximou de substncias psicoativas foi com o cigarro, primeiro o de palha, depois o de pacote. O costume copiado dos mais velhos o ajudava a descansar, abrandando o cansao dirio. Fumou muito, por muitos anos. Guardou de lembrana para comemorar a luta que venceu contra a dependncia do tabaco, a binga que ascendia os vrios cigarros consumidos diariamente at os seus 30 anos de vida.

Deixem nossos meninos em paz Eurides de uma famlia com a cara do Brasil da poca, de populao rural, voltado ao trabalho do campo e a uma vida simples, com quase nenhuma tecnologia disposio, com exceo do rdio. - Tudo o que se sabia era notcia que vinha pelo rdio (lembra o velho com um radinho de pilhas grudado ao ouvido, tentando sintonizar). Ele se lembra como fato recente do suicdio de Getlio Vargas, do Golpe Militar de 64. Veio a sua mente, a imagem em que as mulheres faziam prece pela Paz. Vestidas com vu e de rosrios em punho clamavam proteo aos cus, enfileiradas em procisso at a capela. Pediam clemncia para que o Brasil no entrasse em guerra. Sabiam que seus filhos seriam os primeiros levados para servir Ptria. No se falava noutra coisa que no fosse o medo de guerra e da revoluo. Tudo se ouvia acompanhado do chiado do rdio, colado ao ouvido ou do mais alto posto da casa. Lugar, alis, ocupado pelas TVs que subiram ao ponto mais estratgico dos lares brasileiros, reinando soberanas no mais alto de seu pedestal. As mulheres em procisso imploravam ao sagrado que os inimigos os deixassem seguir trabalhando, arduamente, mas em paz. Sabiam de onde os antepassados vieram e porque se resignaram s novas condies de vida da Amrica (do Sul). Temiam mais que tudo a fome, a misria e as doenas. Viriam seus filhos servindo de alvo em lutas que no eram deles, nem nas quais podiam vencer. S restava reunir foras para fugir em disparada ou o credo.

- De novo, no! Clamavam as mulheres, at mesmo sem saber o que as movia j to distante e ao mesmo tempo, to presente. Revivido na memria, nos sentidos apavorados com o cheiro de guerra e morte, invadindo todo o ar.

Malas prontas No Brasil agrcola, o xodo rural levou parte daquela gente para as grandes cidades. poca, nem eram grandes centros urbanos, metrpoles como conhecemos hoje. Com esta fuga em massa vieram os problemas sociais que at hoje carecem de enfrentamento pelo Estado como a falta de moradia, assistncia social (sade e educao), de transporte coletivo de qualidade, sem falar nos nveis de desemprego. J a italianada no desistiu ante as agruras da vida no campo e, instalados no interior do Paran no se abateram. A vida seguia seu curso afinal, os filhos mais velhos cresciam se tornando mo-de-obra familiar. Era o que bastava para os irmos pequenos no perecerem. Com a infncia encurtada pelas obrigaes com o trabalho desde muito cedo, a juventude batera a porta de nosso velho Pollis trazendo a responsabilidade cobrada para a constituio de sua prpria famlia. Antes, porm, era preciso conhecer uma bela moa, namorar. Os bailes de igreja no lhe davam grande vantagem porque danar nunca foi uma virtude sua para lamento da (futura) esposa que at hoje suplica em deslizar pelos sales, ora os da Terceira Idade. A Igreja So Judas Tadeu em Terra Boa, marco da devoo ao padroeiro do municpio. Seu nome alude ao proco casadoiro de outros tempos. O padre Tadeu, em 1960, foi o responsvel pela beno de Eurides com a Ceclia. Mas como no se pode esperar discrio em italianos, as juras de amor eterno foram testemunhadas por toda a comunidade da regio em 15 de outubro. As malas prontas no tinham muito peso. - Juntados os trapinhos (se contorcem em risos os dois idosos ao falar da data). Todos da regio no casamento dos dois no nenhum exagero. S de noivos foram 17 casais na mesma cerimnia coletiva. Isso sem contar os padrinhos! A fila de gente enfatiotada se arrastava pelo pasto afora (lembra Ceclia risonha). Coisa bonita de se ver e recordar nos tempos e costumes de outrora. A festa foi animada e varou a madrugada. Regada a leitoa, frango assado e muito macarro, nem a chuva atrapalhou. O padrinho arrumou um jeep para vencer as estradas de terra cheias de lama. Enduro a frceps! J a noiva, conduzida como

princesa no Opala V8, de fazer inveja. O cortejo que seguiu os recm casados no sbado, buzinava num verdadeiro corredor automotivo, muitos fuscas. O cordo dos noivos, a primeira valsa dos noivos, foi tudo 100%. Diz nosso velho ainda emocionado. Sua memria no o abandona nas emoes passadas, s falhando em esparsos momentos do presente. Contam ele e Ceclia, animados, 52 anos depois, que o dia do casamento deles deu um susto na famlia. O compadre Zezinho e esposa Irene, eram casados h apenas um ano antes deles porque a Ceclia mais nova e s podia se casar depois que a irm mais velha na ordem de filiao (de novo coisas de italianos). Eles danaram at as trs horas da madrugada, se divertindo muito, quase ainda em lua de mel, inclusive animados mesmo tendo que atravessar a pinguela do rio para voltar para casa a p sob a luz da lua. Nada mais natural para a poca se a Irene no estivesse nos seus nove meses de gravidez e a primeira filha do casal nascendo na manh do dia seguinte, s 9 horas. Mal raiou o dia aps o casamento dos dois, naquela ressaca e cansao da festana e os recm casados recebiam a notcia de que a sobrinha mais velha de Ceclia nascera naquela manh de domingo. Desde ento, as festas deles se misturam. So anos de casamentos, nascimentos com muito barulho e arruaa da fala alta e de muitos ao mesmo tempo. Tambm no economizam em abraos e sorrisos largos. Tudo base de macarro, leitoa e frango assado! Disso ele no vai nunca se esquecer at o fim de seus dias, posso jurar!

Vous aimerez peut-être aussi