Vous êtes sur la page 1sur 3

PROGRAMA ELEITORAL2012

1. 2. 3. Neste documento esto concentrados os pontos mais importantes da proposta poltica e econmica do CDS-PP. Este programa no nem longo, nem curto: completo e focado. Procura apontar os problemas e sugerir solues, de acordo com as necessidades do pas. As medidas propostas esto organizadas tematicamente, sector a sector. No nos limitamos a criticar, procuramos indicar uma forma de governar.

Economia
Sofremos uma grande dependncia energtica na rea dos combustveis. Pagamos mais pela electricidade e pelo gs do que todos os outros pases da Unio Europeia. As nossas pequenas e mdias empresas esto numa situao muito dbil. No somos economicamente harmnicos a nvel geogrfico. Nos dias de hoje vo aparecendo novas formas de trabalhar, novas apetncias tcnicas que Portugal tem a obrigao de usar de forma eficaz. Devemos incentivar a inovao atravs da formao. preciso suportar as empresas que albergam nos seus quadros recm-licenciados, incentiv-las a aproveitar os mais recentes valores da sociedade portuguesa. Simultaneamente, valorizamos os recursos naturais do nosso pas. Ao nvel da pesca e da agricultura, que no devem ser esquecidas, deve estimular-se a produo nacional. Outras reas muito importantes so a silvicultura e a pasta de papel. Mas ateno: ao contrrio daquilo que tem vindo a ser feito nos ltimos anos, no se pode ignorar o ambiente em prol da prosperidade econmica. O futuro joga-se tambm no ambiente e na sua preservao.

Educao
Ao longo dos ltimos anos, vrios so os pontos negativos na educao portuguesa. Comeando pelo crescente facilitismo no sistema educativo em geral, passando pela descredibilizao do professor, e acabando na injustia inerente ao processo de avaliao dos professores. O grau de facilidade dos exames, as condies das escolas e os problemas na carreira docente so problemas que chamam ateno de qualquer cidado. Entendemos, por isso, que dever do CDS-PP contribuir para um debate profundo sobre este tpico. Propomos a valorizao de reas to sensveis como a Lngua

PROGRAMA ELEITORAL2012
Portuguesa e a Matemtica, porque so elas que fornecem as bases para o desenvolvimento de outras matrias relevantes. H que investir na aprendizagem. A educao no pode, em momento algum, sofrer os efeitos da crise. No s porque dela esto dependentes milhares de famlias em Portugal, mas sobretudo porque na educao que est o futuro. Cortar na educao , por isso, cortar no futuro. Devem intensificar-se esforos no sentido de auxiliar os mais desfavorecidos a perseguirem uma educao melhor. Sabemos que milhares de pessoas desistem de estudar por motivos econmicos e sabemos ainda que so cada vez mais os portugueses nessa situao. Por isso, entendemos que devem reforar-se os apoios aqueles que menos tm. A educao deve ser igualitria e deve ser o Estado a lutar por essa igualdade. Ao mesmo tempo, deve ser justa e atender aos diferentes estratos sociais e econmicos existentes na sociedade portuguesa.

Justia
Antes de ser um servio, a justia sobretudo um direito fundamental dos cidados. Ora, para que a justia possa servir os cidados, fundamental torn-la livre de todos e quaisquer elementos que possam condicionar a sua actuao, seja de que forma for. No possvel que vivamos neste clima de desconfiana, at porque a crise da justia a crise do Estado. Em primeiro lugar, deve reforar-se a capacidade de resposta dos tribunais judiciais, at porque s assim se conseguir alcanar a eficcia do sistema judicial e, por conseguinte, a sua credibilizao. Depois, h que resolver a questo da autoridade nos tribunais. Para isso, devem ser realizados esforos no sentido de perceber, junto das entidades representativas do sector, quais os problemas que interferem no normal funcionamento dos tribunais. Relativamente ao recrutamento de magistrados, acreditamos que devem ser tomados esforos no sentido de tornar a sua carreira atractiva e capaz de chamar os melhores estudantes, das melhores universidades. Para isso, importa implementar um rigoroso sistema de avaliao do sistema, com reflexos directos na remunerao. Pensamos ainda que se deve reforar a aposta nos departamentos de consulta e informao jurdicas, como forma de combater o litgio.

PROGRAMA ELEITORAL2012
Sade
A sade um sector fundamental da sociedade, na medida em que representa um bem comum. Por isso, entendemos que deve repercutir fortes valores de justia social. As polticas na rea da sade tm de ser dirigidas ao utente, ao cidado. Em primeiro lugar, h que reavaliar a reforma do servio de urgncias. Fechar centros de sade sem fornecer alternativas no uma soluo. At porque, nos ltimos anos, se vem assistindo a uma melhoria das condies de vida, com progressos medicinais e tecnolgicos ao nvel do diagnstico e teraputica. No podemos desaproveitar este perodo de progresso. A sade deve servir o utente e no servir-se dele. Assim sendo, so nossos objectivos: proporcionar melhores cuidados de sade, tendo em vista parmetros de proximidade populacional; defender a acessibilidade dos portugueses aos cuidados de sade, nomeadamente no que diz respeito s listas de espera cirrgicas; reforar os esforos no sentido de combater o VIH/SIDA.

Turismo
Os sucessivos erros dos ltimos Governos vieram estrangular o turismo em o turismo tornou-se demasiadamente dependente da crise e evidente a ausncia de estratgia no que diz respeito aposta em mercados alternativos. Por isso, deve apostar-se na qualificao da nossa oferta turstica. S assim ser possvel reforar a posio de Portugal como destino turstico de excelncia e s assim se podem abrir portas a novos investidores e produtos. O turismo tem de ser protegido dos interesses regionais dspares, pelo que h que trabalhar no sentido de o tornar numa plataforma de consenso, e no de discrdia. Como parte complementar do turismo, no deve ignorar-se o problema da restaurao. Vamos propor a alterao da taxa IVA aplicvel a este ramo empresarial, baixando-a para 5%. O caminho para o crescimento no , nem pode ser, o caminho do aumento inconsciente de preos. O problema-base no fica solucionado e incentivam-se polticas de evaso fiscal, que em nada contribuem para o desenvolvimento turstico do pas.

Vous aimerez peut-être aussi