Vous êtes sur la page 1sur 2

ADMINISTRAO PBLICA E CORRUPO: Quem quem e o que o Brasil precisa fazer?

No devemos confundir servidores pblicos com agentes pblicos. Servidores ocupam cargos pblicos por meio de concursos. Agentes Pblicos ocupam funo de confiana de livre nomeao. Em regra, os escndalos so provenientes de aes imorais e ilegais de agentes pblicos, por fora da interferncia poltica. Ainda que se possa alegar que os indicados possuem capacidade para a funo, eles no possuem autonomia diante de quem o elegeu, passando a fazer parte de um esquema para atender o sistema poltico que indica. Nesse caso, o marco legal deveria punir tambm quem elegeu o agente pblico nomeado que praticou a ilegalidade, em razo do "dever in eligendo". Enquanto no Brasil no implantarmos o "tolerncia zero" para crimes contra a Administrao Pblica e o Patrimnio Pblico, no adiantar qualquer outra norma jurdica.

Nosso problema no falta de legislao, mas sim a falta de uma infraestrutura para combater o "crime organizado" na Administrao Pblica - estruturao legal das aes criminosas - punio severa sem direito a fiana, nos casos de priso - judicirio especializado e direcionado para dar celeridade s solues dos casos - devoluo da importncia roubada - extino das funes de confiana por livre nomeao, devendo estas ser preenchidas, obrigatoriamente, por servidores de carreira - investimento em capacitao - profissionalizao de trs setores: compras, licitaes e contratos e gerenciamento de contratos - polticas bem definidas de Recursos Humanos no Servio Pblico: estrutura remuneratria (o desnvel salarial entre os ministrios para os mesmos cargos no tem explicaes), ascenso funcional por meio de concurso pblico com um percentual de vagas exclusivas para os Servidores de Carreira, motivaes, reteno de talentos. A valorizao dos Servidores Pblicos de carreira um caminho inevitvel para garantirmos a legalidade, moralidade, qualidade e baixo custo na execuo do oramento pblico. Costumo dizer que o Brasil sofre de um grande mal, achar que todos sabem administrar. Por isso a Administrao Pblica no tem administrao e esse fato tem uma consequncia. Assim como na medicina o paciente morre nos casos de mdicos falsos, assim como clientes tem o seu patrimnio diminudo por falta de advogados que no defendem, a Administrao Pblica brasileira mata nas ruas, nos hospitais e nas escolas como se mata nas guerras no mundo asitico, especialmente, no oriente mdio, com algumas diferenas, no Brasil mata-se na democracia e na tolerncia com a imoralidade, l se mata na ditadura e na intolerncia scio religiosa. H no, entanto, uma semelhana em ambos os casos, a vtima uma s, o povo, seja rico, ou seja, pobre. Por essa razo, um marco legal tambm pode muito contribuir para a Administrao Pblica ser administrada. Porque, ou sabe-se fazer administrao, aquela ensinada e aprendida nas universidades e academias cientifica, ou no se sabe, o resto achismo. O achismo pode ter duas procedncias: fruto da ignorncia ou fruto do mau-caratismo. O achismo como fruto da ignorncia, em regra, produz a ilegalidade sem prejuzos ao

errio, embora possa s vezes acarretar em antieconomicidade, este no est associado imoralidade. Por outro lado, o achismo como fruto do mau-caratismo est sempre associado imoralidade como fim, a ilegalidade mero detalhe. Ele vem sempre acompanhado da tentativa de uma mal sucedida justificativa com o jargo interesse pblico. Todo esse contexto administrativo e poltico no Brasil indicam que imprescindvel algumas mudanas no processo de escolhas dos governantes, dando a esse processo um pouco de tcnica gerencial, j que ser por ele que se dar a administrao dos interesses pblicos, ou seja, no processo de escolha do governante deve diferenciar o poltico do gestor. O poltico escolhido pelo voto, e para isso as estratgias so especificas. O executivo de cada pasta escolhido pelo poltico eleito. Por que ele pode colocar qualquer um sem o conhecimento dos eleitores? Administrar exige, alm de muitas outras coisas, a noo de equipe, todos ns sabemos que o poltico candidato para o cargo do executivo municipal, estadual e federal no far nada sozinho. Logo, bastante razovel a vinculao, para efeito de escolha pelos eleitores, do candidato a seus futuros secretrios e ministros, conforme o caso.

O eleitor precisa conhecer a formao, a capacidade e a experincia daqueles que se prontificaro a fazer administrao na Administrao Pblica, ou seja, nas propostas apresentadas pelos candidatos deve constar com quem ele pretende realizar suas propostas e seus projetos. O voto precisa ir um pouco mais alm da estratgia poltica para se conseguir um pouco de estratgia de gesto aps a escolha do poltico, cuja preferncia poder decorrer de forte influncia da capacidade de cada equipe apresentada, dela s podendo se desfazer mediante a substituio por outro da mesma capacidade a ser apresentada no portal do governo e no mais como regra de influencia da escolha, porque esta j se passou, mas pelo compromisso com o eleitor e com o interesse pblico. Isso deve ser um marco legal para o aperfeioamento da Administrao Pblica.

De fato, o interesse pblico se trata com gesto, antes da poltica. A poltica antes da gesto pode fazer uma srie de acordo, mas no tem capacidade de fazer administrao dos prprios acordos que realizou, e dela que o povo precisa para ter seus interesses atendidos, para os quais confia grande fortuna nas mos daqueles que foram escolhidos.

Genildo Gomes de Jesus Advogado Administrativista, especialista em Administrao Pblica pela FGV/RJ, especialista em Gesto Empresarial pelo Instituto de Cincia da Empresa e do Trabalho ISCTE Lisboa Portugal. Faz doutorado em Direito Constitucional na Universidade Federal de Buenos Aires Argentina. Consultor e Professor de Licitaes e Contrataes Pblicas. professorgenildo@gmail.com - www.genildogomes.com.br

Vous aimerez peut-être aussi