Vous êtes sur la page 1sur 3

Informtica

Correio Eletrnico

Prof. Bruno Guilhen

1.1 Correio Eletrnico da Microsoft


Para a troca de mensagens de correio eletrnico entre dois agentes ou para que uma pessoa envie uma mensagem de correio eletrnico para uma ou mais pessoas necessrio que ele se utilize de um gerenciador de correio eletrnico. Na maioria dos casos os usurios utilizam os programas de correio eletrnico do prprio servidor, por exemplo, um usurio que tem e-mail no provedor Terra usa a pgina do Terra (servio de webmail) para gerenciar suas mensagens de correio eletrnico. Essa ao pode ser gerenciada por programas gerenciadores de correio eletrnico a partir do computador do usurio. So exemplos de gerenciadores de correio eletrnico usados no sistema operacional Windows XP: Outlook Express, Microsoft Outlook e Mozilla Thunderbird. Na maioria dos concursos o gerenciador de correio eletrnico mais abordado nas provas o Outlook Express que o programa padro de instalao do Sistema Operacional Windows. Quando uma mensagem enviada a partir do computador do usurio utilizando o gerenciador de correio eletrnico,

essa mensagem sai do computador do usurio e vai at o servidor de correio eletrnico que o usurio configurou. Se um usurio faz a leitura das suas mensagens atravs do servidor BOL, naturalmente ele vai at a pgina do BOL e entra com seu nome de usurio e senha para fazer o envio e recebimento, usando o gerenciador ele configura a ao a partir do seu computador e o gerenciador que envia e/ou recebe do servidor BOL, esse esquema esta representado a seguir:

Computador Usurio

SMTP POP3

Servidor de e-mail

A figura abaixo mostra a Tela de abertura do Outlook Express que ser o programa de correio eletrnico estudado.

Figura 31 Abertura do Outlook Express As pastas locais do Outlook Express. Ao receber e/ou enviar uma mensagem as mesmas passam pelas pastas mostradas na janela de abertura do Outlook que desempenham os seguintes papis:

www.brunoguilhen.com.br

Informtica

Correio Eletrnico

Prof. Bruno Guilhen


Boto enviar/receber executa as aes de enviar e receber os e-mails do servidor de entrada e sada. Abre o catlogo de endereos. Abre a janela de localizao de mensagens em uma pasta.

As principais funes encontradas no boto endereos so:

Caixa de entrada tem a funo de receber todas as mensagens enviadas para o usurio de todas as contas configuradas. Caixa de sada tem a funo de armazenar uma mensagem que foi criada e enviada para o usurio at a mensagem ser totalmente transferida para o servidor. Esta ao pode durar milsimos de segundos se o usurio estiver devidamente conectado ou durar mais tempo se o usurio criar a mensagem, mas no estiver conectado, nesse caso a mensagem ficar armazenada at que o usurio faa a conexo e abra o Outlook. Itens enviados guarda uma cpia de toda mensagem que foi enviada pelo usurio. Itens Excludos toda mensagem que foi deletada dentro das outras pastas do Outlook sero enviadas para esta pasta. Se o usurio apagar uma mensagem desta pasta ela ser eliminada do sistema operacional. Rascunhos tem a funo de armazenar as mensagens que foram gravadas pelo usurio na opo salvar mensagem. Para a janela criada acima tem-se: Abre a caixa de nova mensagem. Cria uma mensagem resposta para o usurio que enviou. Cria uma mensagem resposta para todos os usurios da lista dos campos PARA: e Cc: Encaminha uma mensagem para um usurio a ser escolhido. Ao clicar no boto imprimir abre uma caixa para configurar a impresso. Exclui uma mensagem selecionada e envia para pasta itens excludos.

Boto Novo permite ao usurio inserir um novo contato, um novo grupo e uma nova pasta. Boto Propriedades permite visualizar as propriedades de um contato cadastrado. Boto Excluir permite excluir um contato, pasta ou grupo cadastrado no catlogo de endereos. Boto Localizar permite localizar pessoas cadastradas no catlogo de endereos. Boto Imprimir abre a caixa que permite imprimir dados de um contato cadastrado. Boto Ao permite executar a ao de enviar um e-mail para um contato.

Da janela do Outlook acima ao clicar no mail, ser aberta a janela da figura 32 usurio tem a opo de escrever um inclusive configur-lo com as mesmas edio de um documento do Word.

boto criar eabaixo, onde o texto, podendo ferramentas de

www.brunoguilhen.com.br

Informtica

Correio Eletrnico

Prof. Bruno Guilhen

Figura 32 Janela de criao de nova mensagem no Outlook Express Boto Selecionar verifica os As funes de cada um dos botes desta caixa sero nomes nos campos Para, Cc, apresentados a seguir: Cco sem abrir a agenda de contatos e sublinha os que ele encontra ou substitui pelo Essa funo executa o processo nome para exibio. de envio da mensagem digitada para um ou vrios destinatrios. Essa funo permite que um anexo (documento, imagem, etc) seja incorporado a mensagem que ser enviada. Essa funo associa um nvel de prioridade a mensagem, podendo ser baixa () ou alta (!). Essa funo permite que uma assinatura digital seja incorporada ao texto do e-mail que ser enviado. Essa funo permite inserir a tcnica de criptografia a mensagem enviada. Existe a necessidade de configurar um servidor de criptografia antes. O destino da mensagem. Um clique abre a agenda de contatos O remetente pode enviar uma cpia da mensagem para outros remetentes. Um clique abre a agenda de contatos. O remetente pode enviar uma cpia oculta da mensagem para outros remetentes. Um clique abre a agenda de contatos.

www.brunoguilhen.com.br

Vous aimerez peut-être aussi